News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 26/05

Started by JotaCC, 26 de May de 2011, 07:29

Previous topic - Next topic

JotaCC

Croata Sharbini na mira

Anas Sharbini estará debaixo da órbita bracarense. O médio-ofensivo croata joga no Hajduk Split, vice-campeão croata, e agrada a António Salvador e seus pares, que até já terão sondado o presidente daquele clube no sentido de saber quais as condições para contratar o jogador de 24 anos de idade.

Sharbini nunca jogou noutro país, mas é bastante reputado na Croácia, país onde se estreou com 18 anos pelo Rijeka. Entre os 20 e 21 brilhou de forma intensa, com 25 golos em 55 jogos, muito para um jogador que não é ponta-de-lança, embora possa actuar como segundo avançado ou extremo esquerdo. No início da época seguinte, e depois de um hat trick no primeiro jogo pelo Rijeka, mudou-se para Split, onde agora completou a segunda época, com cinco golos em 20 jogos.

Sharbini é descrito como um criativo, bom no drible e com facilidade em usar os dois pés. Internacional croata pelas selecções jovens quer dar o salto e o mercado português é apelativo, ganhando o Braga mais expressão depois da fama granjeada com a prestação na Liga Europa.

Nesta fase, falta saber quanto custa um jogador que mantém contrato e é dos maiores activos do Hajduk Split. O Braga não está especialmente necessitado de um médio-ofensivo nem de um extremo esquerdo, pois mantém no plantel Mossoró, Alan, Ukra e Paulo César, além da possível integração de Pizzi e Yazalde. Mas já se sabe que Salvador está sempre aberto a excelentes negócios e a receber jogadores que possa potenciar para ganhar mais dinheiro no futuro. Anas Sharbini, pela idade e qualidade, encaixa perfeitamente nesse perfil de jogador.


Karoglan foi o último reforço croata

O último jogador croata a representar o Braga ainda hoje é lembrado pelos adeptos. O seu nome é Karoglan, que na temporada de 1993/94 trocou o Chaves pelo clube arsenalista, no qual jogou até 1999. Daí em diante, os bracarenses só tiveram mais um jogador nascido numa ex-república da Jugoslávia (actual Sérvia): Delibasic (Montenegro). O avançado, contudo, não teve o sucesso desejado e saiu após uma época (2005/2006).

Meia equipa já contratada

Um guarda-redes, dois defesas, um médio e dois pontas-de-lança são o pecúlio já assegurado pelo Braga e ainda antes de abrir oficialmente o mercado de Verão. Os primeiros a ser contratados foram Rodrigo Galo e Zé Luís, ambos do Gil Vicente. Os dois custaram 900 mil euros e são os únicos confirmados de forma oficial. Os outros - Bracali, Douglas, Imourou e Djamal - chegam a custo zero e só poderão ser confirmados depois de terminarem os contratos com os actuais clubes (Nacional, Guimarães, Chateauroux e Beira-Mar) ainda que o francês já se tenha descaído e confirmado o acordo.


Kanu e Emre profissionais

Da segunda melhor equipa de juniores de sempre do Braga, há vários jogadores que vão ser devidamente recompensados pela qualidade e desempenho ao longo da temporada. Dois deles, porém, terão provavelmente outro prémio: a integração nos trabalhos de pré-temporada do plantel profissional. Kanu e Emre Sahin foram quem mais se destacou na dita equipa e, por isso, têm indicações para se apresentarem a 1 de Julho e fazerem o estágio da equipa. A continuidade a tempo inteiro junto do plantel é improvável, mas a integração no satélite Vizela permitirá que sejam chamados pelo novo treinador sempre que este entender necessário.

O defesa-central Kanu é o mais conhecido dos dois, pois Domingos chegou a apontá-lo, a par de Aníbal e Palmeira, como os substitutos internos para Léo Fortunato, que regressou ao Brasil em Janeiro. Aníbal acabaria por ser sempre o convocado, mas isto porque além de ser sénior tinha contrato profissional. Aliás, foi por não o ter que o brasileiro não foi inscrito na Liga Europa, ao invés de Carlos Lomba, o habitual parceiro no eixo da defesa júnior.

Kanu e Emre Sahin estão nesta fase a analisar o contrato proposto, mas é praticamente certo que estes o vão assinar.

Quanto a Emre Sahin, é médio-ofensivo dos que gostam de jogar próximos do avançado. A especialidade de são as assistências - fez 12 - embora também saiba marcar golos: 10. Pode jogar também como extremo esquerdo e é internacional sub-19 pela Turquia, embora até aos sub-18 tenha jogado pela Bélgica. Aliás, foram as exibições em Braga que chamaram a atenção do país de origem. O Gaziantepspor veio observá-lo e os responsáveis federativos também. Gostaram tanto que o convenceram a mudar de selecção.

Outro júnior que despontou a atenção, especialmente na recta final da época, foi Tiago Ribeiro. É mais um que jogará no satélite Vizela depois de assinar contrato profissional. Tiago Ribeiro é médio-centro e também pode jogar no lado direito da defesa. Jogou pelo Braga num jogo-treino recente contra o Gil Vicente e comprovou as qualidades que fazem dele grande promessa.

Aliás, a ideia do Braga é, este ano, só colocar no Vizela jogadores cuja progressão seja enorme e possam, a qualquer altura, ser chamados à equipa principal. Na época passada, apesar dos 10 jogadores cedidos, muitos não cumpriam esses requisitos e apesar de estarem inscritos na Liga Europa, só Dani e Aníbal chegaram mesmo a ser utilizados por Domingos Paciência.


Salvador chega de Angola no sábado

Muitos adeptos interrogam-se sobre as razões que estão a levar António Salvador a adiar a apresentação do novo treinador, mormente depois de Domingos já ter sido confirmado no Sporting. É que o presidente da SAD do Braga tem estado em Angola a tratar de assuntos relativos à sua actividade profissional e só voltará no sábado. No entanto, o anúncio oficial sobre a chegada de Leonardo Jardim também não deve acontecer em breve, pois segunda Salvador parte para a África do Sul.


Trio em tratamento na Pedreira

A maior parte dos companheiros de equipa já partiu de férias, mas a época de 2010/11 parece ainda não ter terminado para Vandinho, Rodriguez e Vinícius. Os três jogadores chegaram ao fim da temporada com alguns problemas físicos e, por isso, passaram ontem pelo Estádio AXA para realizar tratamento. O médio ex-Olhanense é o caso menos preocupante, pois hoje já viajará para o Brasil, onde o capitão é esperado na próxima semana. A ver vamos se com o futuro resolvido, uma vez que logo após o encontro da final da Liga Europa, contra o FC Porto, revelou estar de saída dos arsenalistas. 


O JOGO

JotaCC

Paulão em cima da mesa

À procura de alicerces para erguer uma fortaleza à frente da baliza reservada a Rui Patrício, o Sporting esgravulha fora de Portugal, mas também olha para o mercado doméstico: depois de ter dado passos firmes no sentido de marcar terreno pelo central Rodriguez - em fim de contrato com o Braga -, vai agora virando atenções para Paulão, outro central do emblema arsenalista, também ele a terminar ligação aos minhotos. Aos 28 anos, o brasileiro é uma das possibilidades em cima da mesa dos gestores do futebol leonino - juntamente com Alex Silva e Ezequiel Garay, entre outros - para avaliação e ponderação tendo em vista o reforço do plantel 2011/12.

Contundência no jogo aéreo e pelo chão, posicionamento, velocidade e liderança - estas são algumas das características que os centrais a contratar pelo Sporting devem reunir. Paulão, com 1,86 m de altura e 82 kg de peso, apresenta um perfil que encaixa no campo das hipóteses de recrutamento, podendo ainda ser favorecido pelo facto de o novo treinador dos leões, Domingos Paciência, o conhecer como a palma das suas mãos, fruto de labuta comum no Braga durante duas temporadas.

Nos últimos dias, Paulão, segundo O JOGO apurou, chegou a estar "em trânsito" para a Alemanha, com destino específico ao Estugarda, mas a negociação começou a andar para trás assim que o Sporting entrou em cena e iniciou o aceno ao central que esta temporada foi ganhando preponderância no Braga finalista da Liga Europa e se plantou no coração da defesa, fazendo esquecer a perda do Xerife Moisés, que em Janeiro partiu para o Al-Rayyan, do Catar.

Com muitos pretendentes à perna - nomeadamente na Turquia (Besiktas), mas também em Espanha (Sevilha) -, o defesa natural de Lagoa Santa (Brasil) partiu ontem para férias sem saber ainda que emblema vai representar na próxima época (ver peça à parte), mas sente ter chegado o momento de dar o grande salto desportivo e/ou financeiro na carreira. É um estado de espírito que o gigante confidencia e partilha em círculos reservados, mas que silencia ou reprime em público, agarrando-se antes ao "politicamente correcto" que até o leva a admitir a renovação contratual com o Braga - um cenário improvável, apurou entretanto O JOGO.

Paulão

DATA DE NASCIMENTO 06/08/1982

NACIONALIDADE Brasileira

NATURALIDADE Lagoa Santa

IDADE 28 anos

ALTURA 1,86 m

PESO 82 kg

POSIÇÃO DEFESA-CENTRAL

CLUBES

Atlético Mineiro 2001|2002 | 2003 | 2004

América 2005 | Gama 2006

Naval 2006/07 | 2007/08 | 2008/09

Braga 2009/10 | 2010/11


"É melhor esperar esta semana para ver para onde vou"


Grato à visibilidade que o Braga lhe proporcionou tanto no plano nacional como a nível internacional, Paulão evita falar com detalhe sobre o futuro, até porque ainda há alguns pontos de interrogação por desfazer. Renovar contrato com o Braga é uma das variáveis (remotas) em equação; as alternativas são sedutoras, com o Sporting ao barulho, embora o brasileiro se vá fechando em copas. "Realmente há interessados, mas não falo de clubes, até porque pode atrapalhar qualquer negociação. Mas não descarto o Braga, porque tenho uma hipótese grande de continuar. Estou em negociações com António Salvador [presidente do Braga], ele sabe o que quero e quais são as minhas condições para continuar. Não posso dizer que vou renovar, porque depois acerto com outra equipa e passo por mentiroso. É melhor esperar esta semana e depois ver para onde vou", avisou o central ontem, quando se preparava para ir de férias. Aos 28 anos, Paulão tem de escolher o caminho certo. "Quando um jogador chega a uma certa idade, é verdade que tem de pensar no futuro. Mas o que quero é estar feliz. Ganhando mais ou menos, o que me importa é estar feliz com a minha família - e eu estou feliz no Braga", afirmou o brasileiro, concordando ter feito "a melhor temporada em Portugal". "Na Naval, também fiz boas épocas, mas a projecção aqui foi maior. A Liga Europa ajudou bastante para as pessoas conhecerem o meu valor e a minha capacidade", assinalou.


Vital dá aval ao novo guardião

Jorge Vital, treinador de guarda-redes que acompanha Domingos Paciência na transição de Braga para o Sporting, terá uma palavra a dizer na contratação do guarda-redes a que a SAD se propõe para colmatar a saída do internacional alemão Timo Hildebrand.

O técnico que teve influência na evolução de guarda-redes internacionais por Portugal, como Quim e Eduardo, e terá agora a seu cargo, em Alvalade, outro guardião da equipa das Quinas, Rui Patrício, terá naturalmente uma opinião de peso na escolha daquele que será alternativa ao dono da baliza dos leões e da camisola número um. A defesa das redes estará sempre entregue a Patrício e, mesmo com a mais que provável continuidade de Tiago, os leões terão de encontrar um substituto que dê garantias.


O JOGO

JotaCC

Paulão deve renovar por mais três épocas
BRASILEIRO partiu sem uma decisão mas reconhece estar tudo encaminhado

Paulão partiu ontem para as férias sem a decisão final sobre a sua continuidade em Braga, mas ao que conseguimos apurar há um princípio de acordo entre as partes para um contrato de mais três anos. Salvador sabe que o defesa-central tem muitos clubes interessados e tenta convencer o jogador com um contrato de longa duração. À partida para o Brasil, Paulão não abriu totalmente o jogo, mas sempre admitiu estar tudo "bem encaminhado".

O jogador tinha uma reunião marcada com o presidente "que não se pôde realizar porque ele está para fora". Mesmo assim, Paulão está otimista: "Ele sabe o que eu quero e o Sp. Braga sabe as minhas condições. Está bem encaminhado, mas não posso falar, porque se disser que vou renovar até poderei depois acertar com outra equipa e dizem que sou mentiroso. É melhor esperar."



Rodríguez é opção na luz
internacional peruano também é desejado pelo rival Sporting
   
Rodríguez pode originar uma nova guerra entre Benfica e Sporting. O central, que termina contrato com o Sp. Braga, é uma das opções que os encarnados têm para reforçar o eixo da defesa.

Aos 27 anos, El Mudo é um jogador bem conhecido de Jorge Jesus, que trabalhou com ele no Minho. O facto de o sul-americano poder chegar à Luz a custo zero é uma oportunidade que as águias não querem desperdiçar, dado o valor do futebolista, que tem presença garantida na Copa América, prova onde se pode valorizar.

Nos últimos dias os encarnados encetaram contactos procurando conhecer a disponibilidade do ex-bracarense em ingressar no Benfica. É público que o Sporting está interessado em garantir o defesa mas, até ao momento, ainda não conseguiu concretizar a contratação. Sublinhe-se que a nível desportivo os encarnados podem acenar com um projeto desportivo mais aliciante.


RECORD

Bruno3429

Keita em vista para o ataque
Por Nuno Pedro Fernandes

Ponta-de-lança pouco utilizado no Braga é uma das hipóteses para reforçar o plantel.

O ponta-de-lança senegalês Keita, de 28 anos, dos quadros do Sporting de Braga, mas muito pouco utilizado na temporada passada, é um dos nomes em vista para o reforço do eixo ofensivo, isto depois do Beira-Mar ter terminado a época sem um único ponta-de-lança de raiz no plantel.

Keita já representou V. Setúbal, Rio Ave e Alverca em Portugal.

A Bola





Bruno3429

Interesse em Rodríguez esfriou
Por Hugo Forte

Peruano Rodriguez está a esticar a corda, leões não entram em leilão e têm mais alternativas à vista.

O interesse do Sporting na contratação do defesa Alberto Rodríguez esfriou e os leões não pretendem ir mais além do que já foram nos contactos prévios que já tinham estabelecido com o jogador e que praticamente tinham assegurado a mudança deste para Alvalade.

Contudo, pelo que foi possível apurar, Rodríguez terá alterado as condições que exigia para se tornar jogador do Sporting depois de o SC Braga não ter dado a batalha da renovação como perdida e de ter contra-atacado com uma proposta que fez abanar as intenções do internacional peruano de 27 anos que, como A BOLA noticiou, podia, afinal, prolongar a sua ligação ao emblema bracarense.

A Bola

Bruno3429

Vandinho tem meio mundo atrás dele
Por Pascoal Sousa

Aos 33 anos, médio nunca foi tão procurado Grécia, Roménia, Chipre, Ásia, é só escolher.

Aos 33 anos, Vandinho nunca foi tão solicitado pelo mercado como agora. O estatuto de atleta livre a partir de Julho é parte da explicação para os inúmeros convites que o capitão do SC Braga recebeu de vários pontos do globo, especialmente dos chamados mercados emergentes, onde abunda o dinheiro. Claro que o facto de ter sido um dos rostos do sucesso europeu alcançado esta época pelos Guerreiros fez disparar a cotação de um jogador que exibe fulgor físico impressionante.

Da Grécia à Roménia, passando pelo Catar, Dubai e China, não faltam a Vandinho destinos para jogar futebol e engordar a conta bancária. O médio vai fazer um compasso de espera, porque as solicitações são diárias e o mercado ainda nem começou verdadeiramente a aquecer. A decisão deverá ser tomada antes do dia marcado para o regresso do SC Braga à actividade, a 1 de Julho.

A Bola

Bruno3429

Djamal confirma acordo com o Braga

O médio líbio Djamal, ex-Beira Mar, confirmou ontem o seu vínculo ao Sporting de Braga por quatro temporadas, onde vai trabalhar com o seu ex-treinador Leonardo Jardim. Já Vandinho, Paulão e Rodriguez ainda não resolveram o seu futuro.

Diario do Minho

brk

Paulão interessa ao Sporting?
26-05-2011 13:14


"Leões" procuram um defesa central.

O defesa-central Paulão surge associado ao Sporting, quase à mesma medida que esfria o interesse pelo seu parceiro defesa, o peruano Rodriguez.

Aos 28 anos, Paulão assumiu-se como um jogador importante na formação do Sporting de Braga, após a saída de Moisés, ao ponto de ter despertando o interesse de alguns clubes europeus, nomeadamente Besiktas e Sevilha.

Paulão foi treinado na Naval por Francisco Chaló que deixa elogios ao jogador.

O treinador Francisco Chaló considera que Paulão é um defesa que coloca o colectivo por cima dos interesses individuais.

[em actualização] Rádio Renascença - Bola Branca
O nome nas costas da camisola não é o importante, é sim o que está no símbolo!

brk

Paulo César quer deixar os "guerreiros" do Minho
26-05-2011 13:53


Avançado quer conhecer novos campeonatos.

O avançado brasileiro Paulo César quer sair do Sporting de Braga e já deixou isso claro aos dirigentes.

O dianteiro, há 11 anos em Portugal, três deles nos bracarenses, quer experimentar outros campeonatos.

"O meu desejo é sair e já conversei com o meu empresário. Quero conhecer novos desafios na minha carreira e vamos analisar as propostas", disse.

O Beijing, da China, fez uma proposta concreta em Janeiro. Era financeiramente superior à dos arsenalistas, mas Paulo César entendeu os argumentos do presidente António Salvador e manteve-se em Braga.

Paulo César foi um dos jogadores em maior destaque na equipa treinada por Domingos Paciência que chegou à final da Liga Europa.

Rádio Renascença - Bola Branca
O nome nas costas da camisola não é o importante, é sim o que está no símbolo!

Bruno3429

«O FC Porto também me queria» – Imorou
Por Pascoal Sousa

O lateral-esquerdo Imorou, reforço do SC Braga, revelou ao site francês Blogolo (especializado em futebol português) que o FC Porto o «seguiu» na última temporada, mas que optou pelo clube minhoto para «jogar com mais regularidade.»

«Foi o meu agente, Youssef Moussaid quem tratou dos contactos. Foi ele que transferiu o Carol para o Benfica. O Beira-Mar fez-me uma proposta. O FC Porto também me queria, mas depois o Fernando Couto foi ver-me jogar e gostou do que viu.»

O facto de ter sido o Beira-Mar o primeiro clube a revelar interesse no atleta reforça a ideia de que esta foi mais uma contratação sugerida por Leonardo Jardim, à semelhança de Djamal, José Luís, Douglas e Rodrigo Galo.

Imorou conta estar em Portugal «no início de Junho» para se submeter a teste médicos, seguindo depois para os trabalhos da selecção do Benin. Imorou diz identificar-se muito com «Cissokho», antigo lateral do FC Porto actualmente no Lyon. «Passámos os dois pelo Gueugon e numa época apenas tudo mudou para ele», concluiu.

A Bola

Mac

Nuno André Coelho a caminho do SC Braga
Por Redacção

Nuno André Coelho está muito próximo de vir a ser Guerreiro. Nesta altura, o SC Braga já tem acordo com o Sporting para a transferência, faltando apenas acertar os pormenores relativos ao contrato com o jogador.

O defesa/médio, de 25 anos, esteve apenas uma época ao serviço do clube leonino, para onde se transferiu envolvido no negócio que culminou com a mudança de João Moutinho do Sporting para o FC Porto.

Por essa razão, o clube portista detém ainda 50 por cento dos direitos de Nuno André Coelho.
A bola