News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 11/05

Started by JotaCC, 11 de May de 2011, 07:52

Previous topic - Next topic

JotaCC

"Adeptos vão compreender"

Era a confirmação que se esperava. Num ponto final do tabu que pairava sobre o futuro de Domingos Paciência. Pela primeira vez, o técnico abordou a questão, em jeito de agradecimento ao carinho e apoio dos adeptos do Sp. Braga, que inclusive entregaram uma petição ao treinador onde apelavam à continuidade em Braga.
Depois de ter fugido sempre à questão - mesmo quando as notícias apontam como certo o seu nome no Sporting para a próxima época - Domingos Paciência admitiu estar de saída.
"Os adeptos vão compreender. Acho que eles já compreendem e já entenderam qual é a minha intenção e qual foi a minha decisão. Penso que os adeptos sabem, perfeitamente, da não continuidade e que me perdoam, porque sempre fui honesto, coe-rente e frontal no meu percurso. Os adeptos na devida altura terão a minha palavra, mas nunca é demais agradecer publicamente o carinho que demonstram", confessou Domingos Paciência à margem do 'media open day' no âmbito da final da Liga Europa, revelando estar "muito satisfeito" pelo "reconhecimento", "quer como pessoa, quer na minha carreira profissional".
Agradecendo "o carinho dos adeptos e a petição que fizeram", o técnico lembrou que já na última conferência anunciou ter tomado a decisão quanto ao futuro e que a "não continuidade" no Sp. Braga até já foi dada a entender pelo presidente, António Salvador, no final do encontro das meias-finas da Liga Europa, com o Benfica.
"O presidente foi explícito também no que disse, que gostava que continuasse e que iria ter saudades deste clube. Já deu a entender a decisão que lhe comuniquei há uns tempos atrás. Não é novidade e vocês [jornalistas] já estão fartos de publicar notícias sobre isso. Não estou a assumir nada de novo para além do que o presidente também já disse publicamente", rematou.

"É o jogo da vida de muita gente"

Quis o destino, que a inédita final da Liga Europa entre Sp. Braga e FC Porto tivesse Domingos Paciência no centro das a tenções. Não só por ser o melhor treinador de sempre da história do emblema arsenalista, mas pelo facto de o antigo avançado defrontar agora no papel de treinador um clube ao qual foi sempre conotado nos últimos anos. Por isso, conquistar a Liga Europa terá um sentimento especial.
"Prazer não me dá, mas permite-me estar aqui e desmentir muita gente. Durante anos, andaram a conotar-me como pessoa ligada sempre ao FC Porto, porque, no Leiria, tive um comentário infeliz, mas sou mesmo assim, puro. A partir dessa altura conotaram-me sempre com o FC Porto. E ironia do destino vou ter na final aquela equipa a quem estava conotado. Mas há uma coisa muito importante. Eu quero ganhar. Quero ganhar, porque é o jogo da vida de muita gente, incluindo a minha, independentemente de quem seja o adversário", sublinhou o técnico, na conferência no âmbito do 'media open day'.
E mais. "Quero ganhar, seja ao FC Porto ou a qualquer outra equipa, mas até por ser contra o FC Porto, para provar que sou profissional e procuro sempre o sucesso, independentemente do adversário que seja. Por um lado, fico contente que seja o FC Porto. Por outro, independentemente do adversário quero ganhar por tudo", frisou Domingos Paciência, deixando claro que deseja vencer a final e fechar com chave de ouro uma época de glória.
"Gostaria de trazer para o museu do clube a Taça, pelos jogadores, pelo presidente, pelos adeptos e toda a gente que ajudou a viver este momento", confessou o treinador, lembrando ter sido uma "época muito fértil em momentos bons".
Domingos diz estar "muito mais tranquilo do que estava nos quartos-de-final e meias-finais". E garante não existir ansiedade para Dublin: "chegámos a uma final sem ninguém dar nada por nós. Nunca acreditaram em nós, que era possível eliminar Liverpool, Dínamo Kiev ou Benfica. Vamos para uma final com alegria fazendo disto um prémio por tudo o que fizemos. Só isso desinibe muito os jogadores, sentindo que a responsabilidade esteve sempre do outro lado".


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Domingos
"Adeptos perdoam-me a saída"

Sem nunca pronunciar o nome do Sporting, Domingos Paciência deixou escapar uma frase esclarecedora na conferência de Imprensa de ontem que serviu para lançar a final da Liga Europa, pelo que agora não há margem para dúvidas: o adeus ao Braga será uma realidade no final da época.

"Os adeptos já perceberam qual foi a minha decisão e perdoam-me a não continuidade, porque sempre fui honesto, coerente e frontal no meu percurso", soltou face à insistência dos jornalistas, fazendo questão de "agradecer todo o carinho que os adeptos têm demonstrado" por ele. "Não sou insensível ao ponto de não reconhecer e o reconhecimento, para mim, é fundamental", vincou, procurando mostrar que não contou uma novidade "O presidente também foi explícito em relação a isso, ao dizer que gostava que eu continuasse e que eu iria ter saudades deste clube. Aí, deu a entender qual foi a decisão que lhe comuniquei há uns tempos. Não é difícil de perceber e vocês já estão fartos de publicar isso. Não estou a assumir nada de novo", sublinhou o treinador.

Dublin marcará, assim, a despedida de Domingos, numa final em que o técnico quer eliminar em definitivo a conotação ao FC Porto. "Prazer não dá, apenas permite que eu esteja aqui e possa desmentir muita gente. Durante anos e anos, andou muita gente a dizer que eu andaria sempre ligado ao FC Porto, mesmo como treinador. Lembro-me de um jogo em Leiria em que tive um comentário infeliz por causa de um lance que não vi e, a partir dessa altura, passaram sempre a conotar-me com o FC Porto", anotou, reforçando o ataque. "Ironia do destino: vai ser contra o FC Porto que vamos jogar uma final europeia e quero ganhar. Quero dar uma prova que sou profissional e foi esse desejo que me motivou a abraçar esta carreira. Eu quero ganhar, porque este é o jogo da vida de muita gente, inclusive da minha, e, independentemente do adversário, mas mais com o FC Porto, porque é a prova evidente de que sou profissional", disse.

Recusando atribuir favoritos, Domingos considera que numa final "tudo pode acontecer" e, mesmo ainda sem ter "apalpado o pulso ao país", acha que o Braga pode conquistar o "carinho especial de muita gente". "Quando assistimos aos filmes, em crianças, esperamos sempre que o pequeno derrube o grande", sorriu.

Pré-acordo de dois anos com Sporting


É verdade que Domingos Paciência se limitou a anunciar o adeus ao Braga, depois de duas épocas de resultados extraordinários, mas O JOGO sabe que o treinador português tem um pré-acordo de dois anos com o Sporting.

Talvez porque ainda vai defrontar os leões, sábado, na última jornada da I Liga, com o terceiro lugar em disputa, Domingos manteve parte do tabu.


Mediatismo desperta apetite nos "tubarões"

Câmaras de televisão espalhadas pela bancada, um sem número de fotógrafos prontos a eternizar cada expressão e uma invulgar quantidade de jornalistas de microfone e gravador em riste preparados para disparar todas as perguntas e mais algumas. Foi este o cenário com que se depararam ontem os jogadores do Braga, pouco habituados a tanto mediatismo, só possível graças ao histórico apuramento para a final da Liga Europa. O AXA recebeu pela primeira vez o "Media Open Day" imposto pela UEFA em vésperas de um jogo decisivo de uma competição e um a um os 11 atletas escolhidos pelos arsenalistas lá foram surgindo perante a comunicação social - houve até quem brincasse que este poderia ser o "onze" do encontro de Dublin -, enfrentando cada questão com confiança, mas sempre dispostos a fintar cada tema mais polémico. No entanto, Artur, Rodriguez, Sílvio e Custódio não se livraram de comentar o interesse do Benfica, no caso do guarda-redes, o mais do que provável ingresso no Sporting, no do central, da propalada transferência para o Atlético de Madrid, no do lateral, ou da cobiça do Corunha, no do médio. Assuntos que mais não são do que o resultado de um mediatismo descomunal, que também tem contribuído para fazer crescer água na boca a alguns "tubarões" do futebol europeu.

Se fosse necessário pontuar o desempenho de todos no jogo das palavras, tal como acontece semanalmente no jogo jogado, todos receberiam nota positiva, já que a mensagem transmitida foi globalmente a de optimismo. A chegada à final da Liga Europa foi um grande feito para o clube, mas a satisfação só será plena se conseguirem trazer o troféu para a Cidade dos Arcebispos. E nem o facto de o adversário ser o FC Porto, que tem devorado todas as equipas que tem apanhado pela frente, retira confiança aos arsenalistas. Afinal, como fizeram questão de lembrar, a balança de hipóteses de vitória está equilibrada.

Novas oportunidades

Artur | Suplente na primeira metade da época, agarrou a oportunidade após a saída de Felipe e a Liga Europa foi o veículo mais fácil para a fama. Com contrato só até ao fim da época, entrou logo nas cogitações de Sporting e Benfica.

Rodriguez | Indiscutível numa defesa que poucos golos sofre na Liga Europa, o peruano está em fim de contrato e o Sporting adiantou-se na corrida pelo seu concurso.

Sílvio | Elogiado por José Mourinho no início da época, tornou-se rapidamente uma mais-valia. Depois da regularidade na Champions, deu ainda mais nas vistas na Liga Europa, colocando vários clubes atentos ao seu potencial. Falou-se no FC Porto, mas o futuro passará pelo Atlético de Madrid.

Custódio |
Dispensável no Guimarães, passou pela condição de terceiro trinco no Braga, até que a Liga Europa permitiu-lhe as oportunidades que pretendia. O interesse do Corunha terá ganho mais expressão com o golo ao Benfica.


Rodriguez
"Sporting é um clube que me agrada"


Mesmo não dando a transferência para a Alvalade como um dado adquirido, Rodriguez explicou por que razão o Sporting seria uma óptima escolha para o futuro. "Se o Sporting me agrada? Sim, claro, porque é um grande clube. No entanto, ainda não sei nada em relação ao meu futuro", vincou ontem vezes sem conta El Mudo, que tudo fará para silenciar o ataque do FC Porto na final da Liga Europa. E até já tem a receita. "Manter a ordem, fazer o meu trabalho e estar concentrado durante todo o jogo", explicou o central, por quem "todo o Peru" estará a torcer na próxima semana.

Artur
"Benfica? Fico feliz com essas notícias"


Depois do Sporting, Artur também tem sido dado como possível reforço do Benfica e, instado a comentar a hipótese encarnada, não escondeu a satisfação. "Fico feliz quando saem notícias sobre o interesse de uma grande equipa internacional que demonstra isso através dos jornais. É uma observação que deixa feliz qualquer jogador", reconheceu o guardião, recusando admitir que Dublin marcará o seu último jogo pelo Braga. "Depois logo se vê. Neste momento, estamos focados no jogo Sporting, porque o empate garante o inédito terceiro lugar, e depois iremos pensar na Liga Europa", disse.

Sílvio
"Atlético? Não vou falar sobre isso"

A transferência de Sílvio para o Atlético de Madrid parece mais do que certa, mas o lateral continua a rejeitar o assunto. "Não sei se vai ser o meu último jogo no Braga. Não vou falar sobre isso, só respondo a perguntas da UEFA, mais tarde saberão", referiu, preferindo visar a final da Liga Europa, onde vai defrontar uma equipa que aprecia. "O FC Porto é o adversário mais complicado. Pessoalmente, gosto muito da equipa do FC Porto: tem jogadores que estão inspirados e será certamente um jogo bonito de se ver", disse, desvalorizando as derrotas no campeonato: "É um jogo diferente".


Vandinho
"Vou treinar como o Helton para levantar a taça"

O peso do troféu entregue aos vencedores da Liga Europa levou Helton a confessar que ia começar a treinar para não vacilar nesse momento, mas não será o único. Vandinho também está preparado para perder umas horas no ginásio para o levantar bem alto se for o Braga a conquistá-lo. "Se o Helton se está preparando para levantar a taça, eu também vou treinar, porque as condições são as mesmas. Seria um momento especial na minha vida", confessou o capitão bracarense, cujo vínculo com o clube arsenalista expira esta época. No entanto, recusa a ideia que o jogo de Dublin lhe possa valer o contrato de uma vida. "Sempre dei o meu melhor aqui. É verdade que estou em final de contrato, mas vou continuar a fazer o meu trabalho e cumpri-lo até ao fim. O futuro a Deus pertence", afirmou o médio, que afiança não ter recebido qualquer convite para renovar. "Se o presidente contar comigo, saberá a hora certa para falar", ressalvou.



Novo "pack" para a final

Depois do descontentamento demonstrado por alguns adeptos que ontem pretendiam adquirir bilhete para a final de Dublin, o Braga criou um novo "pack" de viagem. Ao invés dos anteriores, que custavam 640 e 690 euros, o último fica por 590 e contempla voo no dia do jogo e o ingresso. Quem não comprar os pacotes, só terá bilhetes acima dos 50 euros.

Vinicius ainda quer jogar

A abertura de portas do treino revelou uma excelente notícia para Domingos: Vinicius está totalmente recuperado da lesão que o afastou da competição nas últimas semanas e já treinou sem limitações, participando, activamente, nas "peladinhas" que se realizaram. Por isso, o médio ainda alimenta a esperança de defrontar o Sporting, no sábado.

Paulão treinou à parte

O arranque da operação Sporting começou com Paulão a meio-gás. O central limitou-se a realizar alguns exercícios à parte do restante plantel e durante algum tempo chegou a ter a companhia de Miguel Garcia. No entanto, o lateral acabou por recolher aos balneários poucos depois e nunca mais voltou ao relvado principal do AXA.


RUI CORREIA

"Helton é de top mundial Artur tem muita qualidade"

Dos 21 anos como sénior, Rui Correia passou 10 entre o Braga e o FC Porto. No 1º de Maio jogou seis épocas, nas Antas esteve quatro. Foram anos inesquecíveis, momentos brilhantes, com alguns troféus conquistados e muitas amizades para o resto da vida. O antigo internacional português, presente no Euro'96, em Inglaterra, só tem elogios para os dois finalistas da Liga Europa. O sentimento é tão forte por ambos que não vai torcer por nenhum em particular, numa final que bem poderá ser marcada pela exibição dos dois guarda-redes brasileiros, Helton e Artur. Especialista na matéria, Rui Correia analisa os dois, a começar pelo número 1 do FC Porto (o sorteio da final ditou que o FC Porto joga como visitado).

"O Helton é um guarda-redes quase completo. Às vezes corre demasiados riscos por ser extremamente confiante. É um guarda-redes de top mundial", elogia, lembrando que o facto de Helton já ter sido titular da selecção do Brasil "diz tudo" da qualidade que tem. Algo que, lembra, tem "mostrado ao longo de vários anos no futebol português".

Muito menos tempo em Portugal tem Artur. Tempo, no entanto, suficiente para mostrar qualidade, apesar de inicialmente ter ficado no banco, recaindo a escolha em Felipe, entretanto regressado ao Brasil por não ter convencido no plano desportivo e ainda ter criado problemas fora dos relvados. Bem mais tranquilo, Artur tem justificado a confiança de Domingos Paciência, algo que não surpreendeu Rui Correia. "Conheci o Artur quando ele estava no Roma. Tem vindo a jogar com mais regularidade, mostrando que tem muita qualidade. É um guarda-redes com presença na baliza", destaca.

Será Artur guarda-redes para um dos grandes do futebol português? A pergunta aqui fica, numa altura em que é noticiada a possibilidade de o brasileiro acompanhar Domingos para Alvalade. Rui Correia, antigo guarda-redes do Braga e do Sporting, não tem dúvidas quanto ao valor de Artur, mas prefere lembrar que o brasileiro "já está num grande, o Sporting Clube de Braga".


"Braga está muito melhor FC Porto continua a ganhar"

Jogador do Braga de 1992 a 1997, Rui Correia transferiu-se de seguida para o FC Porto, onde esteve quatro épocas, regressando depois ao clube minhoto. Desses tempos no 1º de Maio, quando o Estádio AXA ainda só estava no papel, recorda agora um clube muito diferente. "O Braga é um clube muito melhor. Está mais organizado, tem melhores condições, tem uma estrutura mais forte e um presidente, António Salvador, que veio trazer uma dinâmica de vitória", elogia, recordando os tempos que passou no Minho. "Quando estive no Braga o clube tentava impor-se, mas por esta ou aquela situação havia mudanças de estrutura directiva, o que fazia com que o clube estivesse instável num ou noutro momento. Mas com o decorrer dos anos a situação tem vindo a melhorar e o clube está mais organizado. Neste momento é um clube de top".

Já o FC Porto mantém o ADN. "Continua com os hábitos vencedores que tinha quando lá estive. Os anos passam e o FC Porto continua a ganhar, acompanhando sempre a evolução do futebol", destaca.

As diferenças que encontra nos dois são enormes quando se fala nos estádios. Se antes o Braga jogava no 1º de Maio e agora trabalha no AXA, já o FC Porto trocou as Antas pelo Dragão. "São dois estádios lindíssimos. Sempre que posso vou lá", revela.



Em Dublin sem favoritismos

Para Rui Correia, a final de Dublin não terá vencidos, só vencedores. "São dois clubes que me dizem muito, dos quais guardo grandes recordações e que ajudaram imenso na minha carreira. Joguei no Braga seis anos, onde tive grande sucesso e onde guardo grandes amigos. Representei o FC Porto quatro anos e foi lá que conquistei grandes títulos. Irei estar atento a essa final e a torcer para que ambos façam um grande jogo e que ganhe a melhor", disse a O JOGO o antigo guarda-redes, numa declaração sincera, tal o carinho que guarda pelos dois finalistas. Por isso mesmo, vai marcar presença na Irlanda. "Vou a Dublin, mas logicamente não estarei com cachecol de nenhum dos clubes. O ideal será um cachecol alusivo ao jogo com o emblema dos dois clubes". Aqui fica, portanto, a informação aos vendedores...

À espera de rescindir

Vinculado à Académica até 2012, Rui Correia vive uma situação pouco confortável por não fazer o que gosta: treinar guarda-redes. Com a saída de Jorge Costa do comando técnico e a entrada de Ulisses Morais, ficou sem espaço, encontrando-se actualmente a observar jogadores, tal como Ricardo Chéu, outro antigo adjunto do Bicho. "Estamos nesta situação desde Março, desde que entrou uma estrutura técnica nova. Fiquei sem espaço na Académica. Temos vindo a conversar com a Direcção para resolver a situação. Quero agradecer ao presidente José Eduardo Simões, ao vice-presidente Luís Godinho e ao director-desportivo Luís Agostinho pela forma como têm tratado o processo", enaltece. "Disseram-me para arranjar clube o mais rapidamente possível. É o que estou a tentar fazer. Quando isso acontecer, rescindimos o contrato e sigo a minha vida".

Sem esconder que lhe dá prazer "trabalhar na Académica", pretende voltar ao relvado para treinar guarda-redes. "Enquanto isso, vou-me mantendo actualizado e ao fim-de-semana vou observar jogos", revela.

O JOGO

JotaCC

O incrível Alan!

Frente ao Sporting extremo de 31 anos pode somar o 50.º jogo esta época. Leve como uma pluma, não sente o corpo a pedir férias. Sonha em fechar a "maratona" com título europeu.

Quando no final da época passada Alan renovou por quatro temporadas com o SC Braga, renunciando ao chamamento milionário das Arábias, muitos julgaram que estava ali um bom pretexto para o brasileiro desacelerar. Aconteceu o contrário: respeitando as coordenadas de uma carreira na qual nunca abdicou de dar o máximo de si em nome dos objectivos do colectivo, Alan engatou a quinta velocidade e corre rapidamente para o jogo 50... esta época!

A marca pode ser atingida no sábado, frente ao Sporting. Se Domingos decidir poupar o extremo, a meia centena de desafios em 2010/11 será atingida na final de Dublin. Considerando que Alan falhou por castigo a partida da última jornada da Liga Zon Sagres, frente à Académica, é bastante provável que seja lançado aos leões no fecho da campanha interna.

«Nem dei por ela»


Se o FC Porto tem o Incrível Hulk, o SC Braga tem um Alan incrível. Aos 31 anos não releva o mínimo sinal de cansaço ou esgotamento anímico por causa de uma época anormalmente longa. «Nem sequer me tinha apercebido que já tinha 49 jogos. Fico feliz e posso dizer que não sinto esse esforço nas pernas. O que sinto é uma vontade enorme de jogar, de ganhar ao Sporting e ajudar o Braga a conquistar a Liga Europa. Seria o ponto alto da minha carreira», afirmou a A BOLA.

A BOLA

JotaCC

Nas asas dos visionários
líderes de dragões e arsenalistas
   
Quando Pinto da Costa assumiu a presidência do FC Porto, os dragões tinham 16 títulos (todos nacionais) no seu palmarés. Hoje somam 67, 6 dos quais conquistados fora de portas. Quando, em fevereiro de 2003, António Salvador cedeu à pressão e tomou conta do Sp. Braga, o clube estava a 5 pontos dos lugares de descida de divisão e nunca tinha ido além dos oitavos-de-final da Taça das Taças e da Taça das Cidades com Feira.

O duelo entre portistas e bracarenses no Minho dificilmente se concretizaria se no caminho destes emblemas não se tivessem cruzados dois autênticos visionários, homens que sonharam e conquistaram e que hoje corporizam as alcunhas das suas equipas: dragões e guerreiros.


RECORD

JotaCC

Sp. Braga
Custódio recusa ser herói

Custódio recusou ontem ser chamado de herói do Sp. Braga, por ter marcado o golo da vitória diante do Benfica, que colocou a equipa na final da Liga Europa (dia 18 de Maio, em Dublin, frente ao FC Porto).

"Heróis fomos todos. Lembro que tivemos sempre opções limitadas ao longo da prova, pelo que fomos heróis nesse sentido", disse.

"Vamos a Dublin com humildade e vontade de vencer. Estamos a encarar esta semana com tranquilidade, mas vamos tentar isolar--nos um pouco para pensar no jogo de sábado [diante do Sporting, que vai decidir o terceiro lugar na Liga]", acrescentou, desvalorizando o facto de não ter triunfado em Guimarães, onde começou a temporada.

"Estou feliz em Braga, não importa o passado", concluiu.

Entretanto, a direcção decidiu que os sócios que comprem bilhete para o jogo com o Sporting terão direito a outro grátis.


CORREIO DA MANHA

JotaCC

José Peseiro

'Percurso do Sp. Braga é melhor '

O treinador que levou o Sporting à final da Taça UEFA também dá o favoritismo ao FC Porto, mas defende que os «arsenalistas» são perfeitamente capazes de trazer o «caneco» para Braga. 'Não há vencedores de caras. Apesar de o FC Porto ser uma das melhores equipas da Europa, o Sp. Braga tem um percurso europeu talvez melhor do que FC Porto e Benfica',


Adeus a Braga confirmado ontem


Domingos quer despedir-se com a Liga Europa

Treinador que conduziu o Sporting de Braga à final de Dublin acredita que os adeptos «arsenalistas» compreendem a decisão.

A final da Liga Europa será o último jogo de Domingos Paciência no comando técnico do Sporting de Braga. Depois de muita especulação, de muitas confirmações e alguns desmentidos, o técnico bracarense confirmou o adeus a Braga no final da temporada, decisão que já estava tomada há algum tempo. Ontem, em conferência de imprensa, Domingos mostrou-se convicto de que os adeptos vão compreender a sua decisão, recordando que sempre foi tratado com 'carinho', pelos «arsenalistas». 'Os adeptos vão compreender. Eles já compreenderam qual foi a minha decisão e sempre fui honesto, coerente e frontal. Eles irão perdoar-me a minha não continuidade. O carinho dos adeptos deixa-me satisfeito, o reconhecimento é fundamental para mim', frisou o treinador português que deverá assumir o comando técnico do Sporting.
Sendo assim, resta pouco mais de uma semana de trabalho no Sporting de Braga antes da despedida oficial, oito dias históricos para o clube que prepara a primeira final europeia da sua história. Domingos quer aproveitar ao máximo. 'Despedida? Não penso dessa forma. Há sempre um dia diferente para ser vivido. Estes são dias maravilhosos, estamos a viver dias diferentes. São momentos de grande alegria e motivação, mesmo para aqueles que têm jogado menos', declarou o ex-treinador de União de Leiria e Académica.
Com o anúncio da saída do Sporting de Braga, a final da Liga Europa passou para segundo plano, mas, mesmo assim, foi assunto em destaque na conferência de imprensa. Em Dublin, Domingos quer fazer desse dia o mais feliz da sua carreira. 'Eu quero ganhar porque é o jogo da vida de muita gente, incluída a minha. Quero ganhar, seja ao FC Porto ou a qualquer outra equipa, mas até por ser contra o FC Porto, para provar que sou profissional e procuro o sucesso, independentemente do adversário', finalizou.

O dia mais feliz está para vir. Domingos quer despedir-se com festa, em Dublin



Pacotes de viagem

Primeiros bilhetes colocados ontem à venda

O Sporting de Braga colocou ontem à venda os primeiros três mil bilhetes que tem, por agora, disponíveis para a final de 18 de maio. De acordo com uma fonte do clube, estes ingressos começaram 'vender-se muito bem', pelo que vão ter de ser pedidos mais bilhetes à UEFA.
Os «arsenalistas» estão a vender pacotes de viagem para a Irlanda, com quatro preços distintos, que embora não incluam o bilhete no seu preço, o mesmo está garantido. Com viagem de ida e volta no dia do jogo há dois pacotes com os preços de 640 e 690 euros, e se o adepto quiser ir de véspera e voltar a seguir ao jogo terá à sua disposição dois pacotes, com valores de 880 e 940 euros.
Os ingressos para a final de Dublin que vão ser colocados à venda têm valores que oscilam entre os 50 e os 135 euros (50, 80, 90, 105 e 135 euros).


Vandinho quer cumprir sonho

'Também treino para levantar a taça '

O «Capitão» do Sporting de Braga está a seguir o exemplo de Hélton para erguer um troféu que pesa 15 quilos. O guarda-redes do FC Porto brincou, dizendo que estava a trabalhar no ginásio para ter força para levantar a taça, mas Vandinho respondeu na mesma moeda. 'O Hélton está a treinar para levantar a taça? Então, eu também! As possibilidades são iguais. Este é um momento especial da minha carreira, é um sonho realizado, mas ainda temos a final para disputar', disse o médio brasileiro, após o treino de ontem.
Depois de ter cumprido castigo na segunda «mão» das meias-finais, Vandinho deverá regressar à equipa para enfrentar um adversário 'muito forte', 'Todos sabem a importância deste jogo e sabemos que vamos encontrar um adversário muito forte. Pelo meio, ainda temos um duelo para o campeonato que vale o terceiro lugar', referiu Vandinho.
O Sporting de Braga assegurou a presença na final graças a um golo de Custódio, jogador que atuou na posição habitualmente ocupada por Vandinho e que mereceu elogios do «capitão»: 'Esteve muito bem e marcou um golo muito importante',

Sonho. Final no horizonte


Hugo Viana

'Vamos lutar pela vitória na final '

O internacional português enalteceu o percurso dos «arsenalistas» durante esta época e revelou que atravessam um momento de 'grande confiança', 'Sabemos que nessa semana e meia estaremos a definir o nosso futuro mas ficamos felizes por essa possibilidade de atingir os nossos objectivos. Queremos chegar lá e lutar pela vitória. É um momento especial',


Albert Rodriguez

'Temos que estar concentrados '

O «central» peruano mostrou-se preparado para parar Falcao, Hulk e companhia, acrescentando que a organização poderá ser a «chave» para o triunfo final na Liga Europa. 'Temos de manter a ordem e a concentração. Há 50 por cento de hipóteses para cada lado. Em finais, não há favoritos', frisou Rodriguez, que não revelou onde vai jogar na próxima época.


Márcio Mossoró

'É o jogo das nossas vidas',

O médio brasileiro assumiu que no início da época ninguém esperava chegar à final, mas agora quer terminar da melhor maneira a caminhada europeia dos bracarenses. 'É o jogo das nossas vidas. Para mim, é a primeira final europeia e espero contar mais tarde aos meus netos sobre o dia em que venci a Liga Europa. Temos de sonhar com a vitória', sublinhou.


PRIMEIRO DE JANEIRO

JotaCC

Futuro por um canudo
JOGO DE BRAGA "LIBERTA" DOMINGOS E RODRÍGUEZ
   
Em contagem decrescente para o final da época, o Sporting prepara-se para o último assalto pelo 3.º lugar da Liga, frente ao adversário de onde deverá chegar o treinador da próxima época e um dos primeiros reforços para a defesa, respetivamente Domingos Paciência e Alberto Rodríguez. Para os protagonistas, será por certo um jogo de conflito de emoções, mas nada que não seja familiar aos adeptos bracarenses. Afinal, há dois anos, viveram uma situação em tudo semelhante com Jorge Jesus, então a caminho do Benfica.

Ontem, Domingos já confirmou que não ficará no Minho. "A decisão está tomada e bem tomada", disse. O destino, há muito apontado, passa por Alvalade e, tal como sucede em relação a Rodríguez, o desafio de sábado será a penúltima etapa antes de o acordo poder ser anunciado. Restará, depois, esperar pela final da Liga Europa, em Dublin, no dia 18. Dentro de pouco mais de uma semana, Godinho Lopes, Luís Duque e Carlos Freitas estarão em condições de, finalmente, quebrar o tabu e confirmar a contratação do técnico, de 42 anos.


RECORD

JotaCC

Duas épocas para Domingos

Domingos Paciência quebrou ontem finalmente o tabu e anunciou que está de saída do SC Braga e, tal como A BOLA adiantou em devido tempo, o destino é Alvalade, onde o espera um contrato válido para as próximas duas temporadas.

O acordo verbal foi estabelecido ainda na campanha eleitoral, a 18 de Março, e depois das eleições que consagraram Godinho Lopes, prosseguiram os contactos entre as duas partes, ficando delineado um contrato de duas temporadas para Domingos Paciência, com prémios por objectivos anuais além do salário mensal.

A contratação do treinador só será oficializada após a final da Liga Europa, marcada para a próxima quarta-feira e as declarações públicas de assunção directa do compromisso com os leões, no mínimo, só acontecerão após o encontro de sábado, que oporá as duas equipas, ou mesmo só após a final da Liga Europa entre os bracarenses e o FC Porto.

A BOLA

Coelho SCB

http://pt.uefa.com/uefaeuropaleague/news/newsid=1621561.html#braga+contraria+favoritos+rumo+final

Braga contraria favoritos rumo à final

Perfil do finalista:

Domingos Paciência vai deixar o Braga este Verão como uma lenda do clube, isto depois de ter inspirado o modesto clube minhoto até à presença na sua primeira final europeia. Leia mais
Quem poderia sonhar que o Sporting de Braga iria chegar tão longe? Em 2009/10, quando os bracarenses realizaram a melhor época desde a sua fundação, em 1921, parecia difícil fazer melhor, mas o treinador Domingos Paciência - que deixará o clube no Verão - conseguiu transformar rapidamente o sonho em realidade. O antigo ponta-de-lança do FC Porto usou a sua enorme experiência como jogador na UEFA Champions League e preparou uma equipa sem grande traquejo para medir forças com os melhores emblemas da Europa.

Depois de quase terem eliminado o Arsenal FC, finalista em 2006, da fase de grupos da UEFA Champions League, o conjunto do Minho afastou Liverpool FC, FC Dynamo Kyiv e o rival interno Benfica – que entre si venceram 76 campeonatos nacionais – na UEFA Europa League a caminho da primeira presença na final de uma competição europeia. Agora, apenas outro gigante de Portugal, o FC Porto, se intromete entre o Braga e a conquista do segundo grande título.

Palmarés nas competições de clubes da UEFA (finalista vencido entre parêntesis)
• Taça Intertoto: 2008

Palmarés nacional (título mais recente entre parêntesis)
• Taças de Portugal: 1 (1966)

Presenças anteriores em meias-finais da Taça UEFA/UEFA Europa League
Nenhuma

Ranking de clubes da UEFA
28º (o adversário FC Porto é 9º)

Melhor marcador
Liga: Lima 6
Europa: Lima e Alan 2

Pontos fortes e fracos
O triunfo por 4-3 em casa do Sevilla FC, na segunda mão do "play-off" da UEFA Champions League, serviu de cartão-de-visita da equipa de Domingos à Europa, mas tantos golos marcados deram a imagem errada que os portugueses não são essencialmente uma equipa de contra-ataque. A velocidade de Lima, Paulo César e Alan pelos flancos é decisiva nas transições rápidas, permitindo à equipa suprir a ausência de um verdadeiro ponta-de-lança, o grande calcanhar de Aquiles do Braga. A saída de Matheus para o FC Dnipro Dnipropetrovsk, em Janeiro, veio acentuar o problema, pois o brasileiro tinha apontado três golos na fase de grupos da UEFA Champions League, incluindo os dois que permitiram bater o Arsenal em Braga.

Momento-chave
O apito final do jogo em Anfield, a 17 de Março, foi decisivo para o Braga. A sucesso na contenção do ataque do Liverpool foi fundamental para os "arsenalistas" acreditarem que podem medir forças com os gigantes europeus nos jogos fora de casa, tanto mais que a última deslocação a Inglaterra, na época de estreia na fase de grupos da UEFA Champions League, tinha terminado com uma goleada por 6-0 no reduto do Arsenal. "Sabíamos que o jogo da segunda mão ia ser muito diferente," explicou o médio Hugo Viana ao UEFA.com. "Por isso é que este resultado é justo e sabe tão bem."

Herói improvável

A maior proeza do treinador Domingos, ao levar o Braga até às meias-finais, foi conseguir manter a trajectória ascendente da equipa, apesar da saída de jogadores fundamentais no mercado de Inverno. Para além de Matheus, o defesa Moisés, que marcou o golo da vitória sobre FK Partizan na quarta jornada, também deixou o Minho em Janeiro. O seu suplente foi o poderoso Paulão, outro dos muitos brasileiros do Braga. O jogador de 28 anos foi dado como de saída para a China, mas continuou em Portugal e assumiu um papel importante na equipa. Com Paulão a comandar a defesa, o Braga sofreu três golos nos últimos seis desafios na UEFA Europa League.

Forma
Posição na Liga: 3º (últimos cinco jogos: EEEVV)
Os "arsenalistas" sentiram dificuldades para repetir a época excepcional de 2009/10, quando ficaram apenas a cinco pontos de se tornarem no sexto clube a sagrar-se campeão português. O Braga está a 35 pontos do campeão FC Porto, mas tem-se mantido seguro no terceiro lugar. A equipa é forte a jogar em casa, mas venceu apenas dois dos nove encontros disputados fora esta época nas provas de clubes da UEFA, tendo perdido cinco.

Estatística decisiva
O Braga manteve a baliza inviolada em oito dos nove jogos europeus realizados em casa; o FC Shakhtar Donetsk quebrou a sequência ao ganhar em Braga por 3-0 em Setembro.

O que dizem os adversários
Jorge Jesus, treinador do Benfica:
Jogar em Braga é tão difícil como jogar em casa do Porto ou do Sporting. Passou a integrar o grupo dos quatro principais clubes da Liga. O Braga é muito bem organizado na defesa e tenta surpreender no contra-ataque
#VãoTerDeContarConnosco
#BragaoléAndFriends

JotaCC

Pedro Proença no SC Braga-Sporting (veja todas as nomeações)

Pedro Proença, da AF Lisboa, é o árbitro nomeado para dirigir o jogo da 30.ª e última jornada da Liga entre SC Braga e Sporting, no próximo sábado, que vai definir o terceiro classificado.

No Marítimo – FC Porto vai estar Hugo Miguel, também da AF Lisboa, enquanto na recepção do Benfica ao UD Leiria será arbitrada por André Gralha, da AF Santarém.

Os jogos da 30.ª ronda disputam-se integralmente no próximo sábado, às 20.15 horas.

Nomeações:
Olhanense - Rio Ave, João Ferreira (Setúbal)
Beira-Mar – Nacional, Olegário Benquerença (Leiria)
Naval – V. Guimarães, Hélder Malheiro (Lisboa)
Benfica – UD Leiria, André Gralha (Santarém)
Paços de Ferreira – Académica, Marco Ferreira (Madeira)
Marítimo – FC Porto, Hugo Miguel (Lisboa)
V. Setúbal – Portimonense, Hugo Pacheco (Porto)
SC Braga – Sporting, Pedro Proença (Lisboa)

A BOLA

JotaCC

Trio em gestão de esforço

O plantel do SC Braga efectuou esta quarta-feira novo treino de preparação para o encontro do próximo sábado com o Sporting, no AXA, jogo da derradeira jornada da Liga que vai decidir o terceiro lugar.

A sessão decorreu à porta fechada nos relvados secundários do AXA, com Miguel Garcia, Paulão e Rodriguez a realizarem trabalho específico de gestão física.

A ideia de Domingos Paciência é ter este trio apto para a recepção aos leões sem, porém, comprometer a presença dos jogadores na final da Liga Europa.

Sílvio, castigado, é para já a única baixa confirmada na equipa minhota para o jogo com o Sporting.

A BOLA

braga11

A festa do Futebol amador

Segunda-Feira, 09 Maio 2011

O sorteio da fase final da 7ª edição da Taça das Regiões da UEFA vai ter lugar, esta quarta-feira (11 de Maio de 2011), pelas 20h00, na "Colunata de Eventos", no Monte do Bom Jesus, em Braga.

Na cerimónia marcarão presença, entre outros, o Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Gilberto Madaíl, o Embaixador da Selecção Nacional - Clube Portugal e da fase final da 7ª Taça das Regiões da UEFA, Eusébio da Silva Ferreira, os ex-internacionais portugueses, Fernando Couto e Neno, os Presidentes das Câmaras Municipais com estádios onde decorrerão os jogos – Miguel Costa Gomes (Barcelos), Mesquita Machado (Braga), João Cepa (Esposende) e António Vilela (Vila Verde) –, o Presidente da Associação de Futebol de Braga, Carlos Coutada e o primeiro vice-presidente do Comité de Futebol Jovem e Amador da UEFA, Jim Boyce.

Recorde-se que a UEFA confiou a Portugal a organização da fase final da 7ª Taça das Regiões da UEFA, uma competição reservada a equipas amadoras representando regiões de toda a Europa. A competição bianual arrancou em Agosto de 2010, tendo contado com a participação de 39 formações, oito das quais disputarão a etapa decisiva da prova, que decorrerá entre os dias 21 e 28 de Junho, no Distrito de Braga.

A selecção da Associação de Futebol de Braga vai representar o nosso País, numa fase final que contará com a participação de outras sete equipas que competirão pelo principal troféu europeu do futebol amador: Württemberg FV (Alemanha), Leinster & Munster (Irlanda do Norte), Ancara (Turquia), Belgrado (Sérvia), Zlín Region (República Checa), South Region Russia (Rússia) e Yednyst Plysky (Ucrânia).

In fpf.pt
VIVA  O  ENORME  SC  BRAGA - BRAGA  SEMPRE