News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 06/12

Started by Pé Ligeiro, 06 de December de 2006, 10:13

Previous topic - Next topic

Pé Ligeiro

Já marcou por cinco vezes
Paulo Jorge é um defesa-goleador

Com o golo diante da Académica, o central ultrapassou Wender e transformou-se, para já, no melhor marcador dos bracarenses. Aliás, é o sexto do campeonato...

Paulo Jorge não limita a sua acção às tarefas defensivas que lhe estão conferidas. O defesa-central de 26 anos conquistou no passado domingo o estatuto de goleador-mor do Braga na actual Liga portuguesa, apesar de estar acostumado a evitar o êxito dos atacantes, missão que também tem realizado com nota alta. Mas verdadeiramente notícia é ocupar o sexto posto entre os melhores marcadores do campeonato.
O defesa bracarense tem assumido um enorme protagonismo na área contrária e começa a aterrorizar as defesas adversárias sempre que por lá aparece. Os quatro golos obtidos (mais um diante do Chievo, para a Taça UEFA), três dos quais nas últimas jornadas (Benfica, Setúbal e Académica), foram importantes para os triunfos obtidos pela equipa, pois se em Aveiro e em Setúbal abriu o marcador, diante do Benfica marcou o terceiro golo e acabou com a reacção dos lisboteas, enquanto com a Académica confirmou a reviravolta no marcador. Golos com pontos, portanto. Que se somam à curiosidade de apenas o portista Postiga possuir bastante mais golos (oito), estando Paulo Jorge a apenas um tento do segundo lugar entre os marcadores, ocupado por Quaresma (FC Porto), Nei (Naval), Linz (Boavista) e Ronny (Paços de Ferreira).
Com o golo da Taça UEFA incluído, Paulo Jorge possui um total de cinco, idêntico ao número de golos de Wender, este com três na Liga e dois na UEFA, ambos diante do Chievo. Entre os arsenalistas também já marcaram Zé Carlos e Cesinha (dois golos), João Pinto, Marcel, Maciel, Frechaut, Ricardo Chaves, Maurício e Luís Filipe. Na Taça UEFA há ainda golos de Ricardo Chaves, Marcel, Cesinha e Bruno Gama.
Ainda interessante é verificar que, sendo esta a melhor época de Paulo Jorge na equipa principal no que toca a golos - fez sempre um por ano desde que, em 2002, Fernando Castro Santos o lançou na equipa principal - já trazia hábitos goleadores ao serviço do Braga B. Em três temporadas marcara por 11 vezes, obtendo cinco golos no ano que antecedeu a sua promoção.



Os golos do central


UEFA
Braga - Chievo 2-0
(1ª mão da eliminatória de acesso à fase de grupos)
1-0 6' Livre de Hugo Leal, teleguiado para o pé direito de Paulo Jorge, que desviou a bola para a baliza dos italianos.
LIGA
6ª Jornada
Beira-Mar - Braga 0-3
0-1 2' Livre de Hugo Leal, para a entrada vitoriosa do central.
10ª Jornada
Braga - Benfica 3-1
3-1 82' Livre de Castanheira, para o desvio de cabeça de Paulo Jorge.
11ª Jornada
Setúbal - Braga 1-2
0-1 45' Livre de Wender, com Paulo Jorge a surgir no sítio certo e a inaugurar de cabeça o marcador.
12ª Jornada
Braga - Académica 4-2
2-1 16' Livre curto de João Pinto, que remata para uma defesa incompleta de Pedro Roma, surgindo na sua frente Paulo Jorge a desviar com êxito para a baliza.




Lesionados
Paulo Jorge, Maciel e Cesinha recuperam


Paulo Jorge padece de uma ligeira mialgia na face posterior da coxa esquerda. A possibilidade de ter sofrido uma lesão muscular não se confirmou, pelo que a disponibilidade do central para o confronto de Belém deverá confirmar-se. Igualmente com grandes probabilidades de recuperar para o jogo do Restelo encontra-se Cesinha, que diante da Académica se queixou do adutor esquerdo. Ambos os atletas efectuaram ontem tratamento e trabalho de ginásio, mas hoje já irão subir ao relvado e começar o trabalho de campo, dependendo da reacção de cada um, entre hoje e amanhã, a sua chamada para o confronto de sexta-feira. O mesmo sucede em relação a Maciel, que ontem voltou a treinar com condicionalismos, mas espera-se que já hoje possa começar a treinar praticamente sem limitações.


Para Belém
Davide  fica de fora


Davide voltou ontem a fazer apenas tratamento ao traumatismo na tibiotársica esquerda, pelo que está fora das opções para o embate do Restelo, embora o seu estado clínico não inspire muitos cuidados. Por outro lado, o argentino Madrid continua em tratamento e permanece indisponível.


João Gomes Oliveira (antigo presidente do Braga)
"Se me perguntar se eu não gostaria, como adepto, de ver o Madrid sair, respondo-lhe que não"


Na última época, em Janeiro, a SAD do Braga vendeu três dos quatro titulares da defesa. Este ano parece montar-se um cerco em torno de Madrid. Deverá a SAD ceder à melhor oferta e vender o argentino na reabertura do mercado?
Como é óbvio, e também em todas as outras decisões, é à administração da SAD que cabe a decisão. Se me perguntar se eu não gostaria, como adepto, de ver o Madrid sair, respondo-lhe que não. É uma decisão administrativa e financeira. Terá que ser muito bem ponderada. E tenho por certo que eles ponderam isso.
 
"O Madrid é um jogador fora de série, mas as dificuldades, repito, hoje são menores"

A saída de Madrid até que ponto poderia penalizar a equipa, sabendo-se que é um jogador de importância vital para o equilíbrio nas transições?
Não tenho dúvidas de que a equipa pode ressentir-se, dada a qualidade do jogador em causa, mas o Braga, neste momento, tem um grupo de jogadores que torna menos difícil e doloroso substituir qualquer atleta. Para mim, o Madrid é um jogador fora de série, mas as dificuldades, repito, hoje são menores. Ele é uma referência da equipa.
 
"O mercado nesta fase é sempre uma tentação"

Em que sectores da equipa entende serão necessárias mexidas em Janeiro?
Não me parece que a equipa tenha necessidade forte de reforços. No entanto, o mercado nesta fase é sempre uma tentação e se a SAD tiver uma boa oportunidade quer de investimento quer de reforço, não tenho dúvidas que o fará.

IN O JOGO
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++



Irineu espreita a vaga
PODE SER ALTERNATIVA A PAULO JORGE


A questão do eixo da defesa pode necessitar de atenção cuidada da parte de Rogério Gonçalves. Paulo Jorge continua limitado a tratamento e trabalho de ginásio, pelo que fica com uma margem muito curta de recuperação até ao jogo com o Belenenses.

Com Irineu à espreita de uma vaga, dado que Maurício ainda não actuou com o novo técnico, nos pratos da balança terá de ser colocado o decisivo embate da próxima semana com o Grasshoppers, no qual os arsenalistas necessitam de um triunfo para seguir em frente na Taça UEFA.

Nesse jogo, o contributo de Paulo Jorge poderá ser bem mais determinante. Ontem, o plantel bracarense voltou a treinar à porta fechada, tendo a forte chuva sido uma das notas da manhã. Madrid mantém-se em tratamento tal como Cesinha e Davide.

IN RECORD





BRAGA SEMPRE MAIS!