News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Está na hora de conquistar o futuro do Braga !

Started by ric, 25 de October de 2010, 12:10

Previous topic - Next topic

pedrocarvalhoscb

Há uns anos, quando ainda andava no 7º/8º ano, salvo o erro chegaram a "visitar" a minha escola da altura 5 jogadores do Braga, Wender, Andrande, Paulo Santos, Stélvio e Rodriguez! Além de ter atraído imensos os jovens, o SCB, também ofereceu um bilhete para o jogo desse fim-de-semana e permitiu a entrada gratuita perante apresentação do cartão da escola do aluno, assim, permitia que o aluno e um acompanhante fossem ver o jogo.
Além disso, nos restantes jogos da época, mediante a apresentação de cartão de estudante, o aluno, podia ir ver todos os jogos em casa.
Acho que foi uma boa medida de incentivo para os jovens e devia ser repetida em algumas escolas, onde ainda podemos cativar alguns adeptos   :D

Armando Coelho

Quote from: ric on 25 de October de 2010, 12:10
Em boa hora o SCBraga avançou com a conquista da miudagem através de visitas a escolas (e deixem-nos puxar a brasa á sardinha do SB que sempre pugnou por isto desde sempre...).

Uma acção directa , junto dos miudos, com direito a fotos e autografos de 2 craques é sempre "tudo" o que a miudagem pede.

Há muitos , muitos anos atrás, fiquei siderado com um craque que foi um dia ter connosco ao André Soares. Chamava-se Caio Cambalhota, era avançado valioso e jogava no Braga nos anos da revolução dos cravos. Ainda hoje me recordo a excitação que tive ao falar com ele...Daí reconhecer que estas visistas são muito mais do que simples ...charme.

Na época passada, soube que a organização destes eventos foi mais "próactiva" e distribuía com antecedência propostas de sócios e depois, na altura da visita, recolhiam-nas. Dizem termos ficado com mais 3 mil jovens associados com esta medida. Não sei, efectivamente, se o cartão chegou ou não às mãos dos míudos...

Este é, no meu entender, o caminho para a afirmação do Braga na sociedade bracarense. Não podemos pedir resultados imediatos mas sim ter a convicção que há muito trabalho a fazer e que as visitas são apenas uma pequena parte do caminho a percorrer.

Mas um dos caminhos a percorrer é fazer com que a materialização desta cativação dos miudos possa ter EFEITOS CONCRETOS.

Nos passados jogos da Champions, o momento mais sublime do clube na sua história, poderia e devia ser aproveitado para chamar os jovens ao clube. talvez não com isenção de pagamento (o que seria, no meu entender o ideal para  o reforço do interesse no clube). O que acontceu é que qualquer miudo foi CONSIDERADO COMO ADULTO e assim teria que pagar bilhete de adulto!

Ora em tempos de crise mas sobretudo  EM TEMPOS DE EXPANSÃO , considero ser esta uma decisão que vai precisamente contra ao esforço de dinamização do clube junto dos jovens. Quaç a familia que resiste a pagar 3/4 bilhetes incluindo os mais novos para assistir a um jogo da Champions , com TV aberta e a horarios dificeis de conciliar?

Como podemos coartar o dirieito dos miudos verem mum espectáculo altamente competitivo e um dos momentos maiores do clube?

Como podemos não prescindir de uns tostões sobretudo quando o nosso estádio está - infelizmente - às moscas???

Sinceramente não entendo. E começo a entender o proqu~e da cidade também não corresponder ao clube conforme tanto quer Antonio salvador. talvez nestas pequenas coisas se comece a perceber...


Sou completamente a favor da entrada GRATIITA  dos jovens no futebol. Com um estádio "ás moscas" temos de lutar a médio prazo. E assim, devemos abrir , de porta escancarada , o AXA á juventude. Bilhetes gratuitos, com ou sem bilhete.  E aos miudos jovens bastaria a apresentação do cartão de associado.

Será que queremos mesmo "ganhar o futuro"?




Totalmente de acordo ric. Aliás, recordo-me que na minha adolescência (14 ou 15 anos, que foi a idade com que vim da França), ia para a porta do velhinho 1º de Maio junto à porta dos sócios e pedia para me deixarem entrar com eles, e aqueles mais simpáticos lá me colocavam à frente deles e diziam aos antigos porteiros da AFB -é meu filho- alguns porteiros mais ranhosos implicavam, mas aí, havia alguns sócios que armavam um pé de vento que o ranhoso porteiro era obrigado a deixar passar. Muitas vezes é assim que se ganha o bichinho da bola e o amor ao ENORME S.C.BRAGA. Será que essas borlas quando um jovem ainda não tem independência financeira foram prejudiciais para o Braga? Eu acho sinceramente que não, isto numa altura em que não existiam estas operações de charme. Possivelmente, e isto é sempre muito subjectivo, se porventura nessa altura se fizessem operações de charme junto das escolas, hoje provavelmente estariamos a colher o fruto dessa sementeira. Mas, e porque há sempre um mas. Penso que essas borlas fariam mais sentido numa faixa etária em que ainda não foi assimilado por parte da miudagem a inclinação por algum dos porquinhos, porque depois do miudo ou adolescente já ter inclinação por algum dos porquinhos, já será muito mais complicado dar-lhe a volta e provavelmente apenas irá ver os jogos do Braga nas borlas, porque durante o resto do ano continuará a ser do respectivo porquinho (atenção que não quero com isto dizer que é regra, mas a percentagem de convertidos será naturalmente menor).
 

Armando Coelho

Quote from: jacm on 25 de October de 2010, 13:11
Quote from: ric on 25 de October de 2010, 12:51
E outra coisa...

O facto d eum miudo ir ao futebol com os pais é , muitas vezes, um acto do momento:
" está bom tempo, portaste-te bem?Vamos á bola..."

Ora nesta decisão a 45m do jogo ainda vamos pensar em bilhetes, em filas para a sua aquisição? Nã, o miudo fica em casa ...á espera de bom tempo e futebol a horas condizentes com a sua idade...

Esta é uma realidade!para além da financeira, claro!
Pois, mas o mesmo se passa noutras actividadas. Portaste-te bem? vamos ao cinema... ora também se vão encontrar filas e bilhetes a 4/5 euros...
Não concordo com as borlas e pronto. Pode ser mania minha, mas há muito que elas se fazem e não vejo nada. O Estádio enche, mas no jogo seguinte volta ao normal. A tabela de preços do Braga é baratissíma. Apenas posso concordar que,para a champions os associados menores deviam ter o preço mais baixo. 1 euro não é nada e não se esqueçam que os pais fazendo os filhos menores de 14 anos associados, podem com o seu cartão comprar tb um bilhete para o acompanhar a um preço barato. Por isso, levar o puto ao futebol fica mais em conta do que leva-lo ao cinema...é só fazer as contas.

jacm, compreendo perfeitamente a tua posição e as tuas desconfianças relativamente a esse tipo de borlas e comungo da tua opinião, até porque sempre estiveram condenadas ao fracasso feitas dessa forma, sem qualquer tipo de critério. Mas essas borlas nunca as vi como operação de charme, sempre as vi mais como uma festa do futebol, uma forma da direcção brindar a equipa num jogo com o estádio cheio. Não quero com isto dizer, que no meio de todo aquele povo não tenha havido alguém que se sentisse tentado a tornar-se sócio e hoje seja adepto assíduo. Mas este tipo de borlas, faz-me mais lembrar os aniversários das grandes superfícies comerciais, em que oferecem uma fatia de bolo e um copo de espumante barato, aí o zé povinho até se espezinha e passa horas intermináveis numa fila para comer à borla. Tipicamente, parolo provinciano tuga. Já quanto à miudagem, é uma situação que merece ser bem trabalhada e este próximo jogo em casa com o Arsenal é uma óptima oportunidade para colorir melhor o estádio e quem sabe criar o bichinho. Na minha opinião, não temos rigorosamente nada a perder, mas podemos ter muito a ganhar em termos de futuro. 

Galécia

De acordo com este tópico. Tanto, que não sabia que os menores de 14 anos pagavam!
Meu exemplo: em miúdo comecei a ir ver os jogos do Braga, com um tio e dois primos. O facto de não pagar foi factor impulsionador. Tinha por hábito, ir com eles ao Domingo à tarde, e depois até vieram uns Sábados à noite (grande emancipação na altura...!). Os anos foram-se passando, até à altura dos 14 anos, salvo erro, em que já tinha de pagar. Nessa mesma altura, conversei com os meus pais, se podia ou não continuar, pois seriam eles os "patrocinadores". Assim foi.
Já passaram vinte e tal anos desde o primeiro jogo, um Braga vs Boavista [os tipos com um equipamento estranho]. Levaram no papo! 
Tenho cadeira, comprei o pack da LC, esta semana já comprei prendas de natal na loja do Braga, por vezes acompanho o Braga em jogos fora. Nunca deixei de pagar as quotas, mesmo em anos que estive a morar fora de Braga, e não podia assistir aos jogos [mas sempre de cachecol na parede].
A questão da cobrança, não é ao valor, mas para quem convida, p.e., não será tão agradável. Se na altura cobrassem algum dinheiro, o meu tio teria pedido aos meus pais para me deixarem ir?! Creio que não. Não pelo valor, mas a acção de convidar e cobrar...
Há sempre essa possibilidade de levar algum miúdo da família, ou conhecido, e dizer aos pais que eles não pagam. Para não falar de uns "maiorzitos" que podem ir até terem algum fundo de maneio. É uma excelente forma de cativar novos adeptos.


Vicente Repas

Quote from: zebraga1985 on 25 de October de 2010, 18:05
Quote from: ric on 25 de October de 2010, 12:51
E outra coisa...

O facto d eum miudo ir ao futebol com os pais é , muitas vezes, um acto do momento:
" está bom tempo, portaste-te bem?Vamos á bola..."



Para além disso potencia o convívio entre pais e filhos, coisa que cada vez acontece menos.. Mas isso já é outra história!

De facto é necessário trazer os miúdos ao estádio, fazer crescer o bichinho dentro deles e quer se queira quer não as borlas não um empurrão

É assim que se adquire a cultura do futebol (neste caso do "Braguismo). É por causa disso que, na Inglaterra, se vê (muitas) famílias inteiras, nos estádios.
Concordo, plenamente, com a entrada grátis, para a criançada. É nessa idade que o "bichinho guerreiro" infecta ;D a Braguistada.
Tenho dois sobrinhos que, desde tenra idade, cresceram no "velhinho 1º de Maio". Nem tinham idade para entender o que lá se passava e já por lá andavam, quanto mais não fosse a traquinar bancada acima e bancada abaixo, e a asustarem-se, de cada vez que o ENORME marcava um golo.
Por volta da "dúzia de anos" um "assume-se" lagarto e o outro ... milhafrola (mas sempre sócios do ENORME). No final da adolescência, já com muito juízo entranhado, são dois Braguistas dos trinta e seis costados (nem se lembram das "paixonetas" da adolescência).
Pois!... E se não fosse "aquela infância" lá p'ras bandas do Parque da Ponte?
Saudações Braguistas!
FORÇA ENORME SCBRAGA!

Vasco Soares

Completamente de acordo com o RIC, e só queria acrescentar que muitos, que como ele "arranjaram tantos pais" para ir á bola, sao hoje os que talvez mais defendam a cultura braguista! Nao ia-mos á bola só nos grandes jogos, IA-MOS SEMPRE , tanto valia ser os lampioes,andrades,ou lagatos como o salgueiros, sp espinho, etc. Portanto se aconteceu com nós em epocas muito mais dificieis em que jogava-mos para o meio da tabela e as vezes menos, maior impacto concerteza terá agora, em que estar entre os melhores dos melhores nao é um sonho é uma realidade. Nao posso deixar de contar aqui uma breve passagem em que por força de ter pertencido as camadas jovens do enorme scb, fui um dia para apanha-bolas  contra o sp de espinho talvez em 1987 tinha na altura doze anos e lembro -me bem da alegria enorme que senti ao ver a 5 metros de distancia (tava atras da baliza adversaria) um golo marcado por vinicius ( muitos nao se lembrarao  concerteza dele) imaginem agora o que ver o enorme contra o arsenal. no minimo apelido de fantastico.

ric

gostei de ler estes exemplos pessoais que reforçam a minha ideia e a necessidade de se mudar a politica dos jogos no que diz respeito a preços para a juventude.

por várias razões, tenho privado nestes anos com vários jogadores e treinadores. por vezes levo as minhasw filhas comigo e sei bem o orgulho que elas sentem ao ver os seus jogadores de perto e poderem falar com eles.
Esatrem "á maõ" aqueles que fazem brilhar os olhos e que apenas estão na "televisão" é a varinha mágica para se ser braguista para a vida inteira.

Volto a frisar aquilo que noutros posts deste topico disse: não estar de acordo com a alteração desta politica de preços e descurar a cativação dos miudos é não conhecer a realidade, é não ter a minima noção do mercado, é mesmo um crime de lesa futebol... Já nos basta os horários dos jogos, o estadio de dificil acesso, e agora vamos limitar acesso ao FUTURO DO CLUBE?
temos é de fazer TUDO  para os chamar. Temos bancadas frias para aquecer e vazias para preencher

Somos Braga!

Tudo que seja facilitar a vida à miudagem para ver o Braga a jogar, estou 100% a favor. Só assim se acautela o futuro.

Em miúdo fartei-me de ir ver sozinho jogos do Braga (não tinha na altura nenhum Braguista na família). Só ia ver os jogos porque eram "de borla" para menores de 14 (ou seria 16?). Assim que atingi a idade em que tinha que pagar quotas, quando fiz 14 (ou 16) anos deixei de ser sócio porque não tinha dinheiro para tal. Só voltei a ser sócio novamente quando comecei a trabalhar.

É muito triste que um miúdo não vá ver um jogo da bola porque o bilhete é muito caro! Por mim entravam sempre de borla.
O verdadeiro adepto vê-se nas derrotas!

Vasco Soares

 E mais digo se em cada 100 miudos que entrem de borla conseguirmos que 2/3 fiquem com nós para sempre, entaõ para mim ja valeu a pena.

Anabela

Quote from: vasco soares on 29 de October de 2010, 21:17
E mais digo se em cada 100 miudos que entrem de borla conseguirmos que 2/3 fiquem com nós para sempre, entaõ para mim ja valeu a pena.

E depois, os miúdos que já têm o "bichinho" do SCBraga podem sempre combinar com os amigos da escola (que aínda não são do SCBraga) para irem ao futebol todos juntos e assim, podemos conquistar mais adeptos.

martambing

o meu primo de seis anos nunca tinha ido ao futebol, então um dia destes decidi fazer dele sócio, e leva-lo comigo a um jogo cá, desde essa altura ele não quer mais nada, além do seu gosto por futebol ter triplicado, o Braga já é um grande amor, canta as musicas, conhece os jogadores...
tenho outro primo , que tem apenas quatro anos, e no ultimo jogo cá juntei-os aos dois a ver o enorme no AXA, e foi tão lindo ver eles fortemente abraçados depois de cada golo do magico. foi mesmo bonito de se ver a alegria deles depois do jogo ganho!

Apenas_Braga

Tudo o que seja para cativar os miúdos a irem ao futebol e serem do S.C. de Braga estou 100% de acordo.
Continuo a dizer que todas as crianças já que têm um cartão diferente deveriam entrar com esse cartão, ou gratuitamente ou pagando um valor simbólico de 1€, mas sem levarem o bilhete, apenas levavam o cartão de sócio e o respectivo recibo de pagamento.

AS CRIANÇAS SERÃO O FUTURO DO S.C. DE BRAGA
[url="https://www.facebook.com/JoseMSRodrigues"]https://www.facebook.com/JoseMSRodrigues[/url]