News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 25/10

Started by JotaCC, 25 de October de 2010, 07:37

Previous topic - Next topic

JotaCC

Mossoró: "vitórias aumentam confiança"


O Sp. Braga respondeu esta semana com duas vitórias importantes ao duplo teste na Champions e Liga Portuguesa. Dois grandes jogos, exibições consistentes, a empolgar os adeptos e os jogadores para os próximos desafios. O grau de exigência aumentou no clube bracarense, e esta semana foi vital na confirmação do potencial dos guerreiros.

Mossoró, que está cada vez mais perto de voltar ao Mossoró brilhante da época passada, após calvário de seis meses por lesão, afirma que o objectivo agora é dar continuidade a esta onda de crescimento da equipa.

"As vitórias aumentam muito a confiança de uma equipa. Estávamos a precisar dos resultados, vieram em boa hora, quer na Champions, quer no campeonato, agora é dar continuidade", afirmou o médio brasileiro, um dos heróis do Sp. Braga no jogo de sábado passado, frente ao Olhanense, onde marcou o golo que abriu caminho à vitória. "Acima de tudo os três pontos eram mais importantes. O meu golo contribuiu, mas o que importa realçar é a boa ex ibição da equipa do Sp. Braga, e o colectivo, que funcionou muito bem nesta partida", referiu.

O Sp. Braga escalou esta jornada na classificação da Liga Portuguesa, como era o objectivo da equipa. Mossoró destaca a importância deste facto. "Cada jogo nesta fase é como uma final para nós, e ultrapassamos mais um adversário que estava à nossa frente na tabela. O mais importante foi que fizemos a nossa parte nesta jornada. Agora temos é de continuar a fazer o nosso trabalho, melhorar, e o Braga vai certamente crescer neste campeonato", frisou o pequeno-mágico do Sp. Braga.

Moisés tranquilo sobre o futuro

O Xerife termina esta época contrato, e ainda não renovou. Mas está tranquilo. "Sou uma pessoa que tenho os pés no chão. O mais importante neste momento é que a equipa vença, e estou orgulhoso pelas vitórias contra o Partizan e agora com o Olhanense. O futuro só a Deus pertence. Para já tenho que cumprir este contrato, e depois vamos ver o que acontece", disse.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Regresso de Rodriguez na dança dos centrais
PERUANO PRONTO A VOLTAR AO ATIVO

Ainda não será caso para ir à bruxa, mas a realidade é que o eixo da defensiva bracarense anda numa autêntica dança devido a lesões. O novo caso clínico de Paulão, que sofreu uma lesão muscular na coxa direita, pode não provocar grande apreensão, mas merece reflexão e não é descabida a hipótese de a SAD investir no mercado à procura de mais uma solução para o sector, tendo em vista a segunda fase da temporada. Isso vai depender (e muito...) da continuidade, ou não, da equipa nas competições europeias, mas a realidade do momento é que Domingos tem tido grandes dificuldades para ter, pelo menos, dois defesas-centrais disponíveis. Moisés é a referência, mas o "xerife" não passa mais do que cinco jogos consecutivos com o mesmo parceiro.

Agora que Paulão vai ter de parar, está previsto o regresso de Rodríguez, mas o peruano completa amanhã precisamente um mês desde que cumpriu o último jogo, frente ao Shakhtar na Champions. Rodríguez já teve tempo para recuperar totalmente, mas como é óbvio viu bastante reduzido o seu ritmo competitivo. Até pode mesmo voltar ao centro da defesa já no jogo de Vila do Conde, no próximo sábado, mas depois regressa a Champions (dia 3 de novembro, em Belgrado) e o decisivo reencontro com o Partizan aconselha alguma prudência.

No regresso ao trabalho marcado para esta tarde – treino aberto a partir das 16 horas – já haverá fumo branco sobre a real gravidade da nova lesão de Paulão, que será submetido a exames complementares de diagnóstico durante a manhã.



Moisés: «Não tem sido fácil gerir situação»
RELAÇÃO ENTRE GOLOS SOFRIDOS E EIXO SEMPRE A MUDAR

Moisés é mesmo o verdadeiro "xerife" da defesa bracarense. O brasileiro só falhou um jogo oficial esta época (o da Taça em Sintra, com o 1.º Dezembro) e já leva 15 no pecúlio e sempre a tempo inteiro. No final do jogo com o Olhanense, Moisés falou desta dança constante dos seus parceiros no eixo da defensiva: "Temos tido muitas infelicidades. Não tem sido fácil para o treinador gerir a situação. Precisámos de rotinas e de entrosamento, ainda para mais num sector como a defesa."

Para Moisés o mais "importante é que quem tem entrado tem dado o seu melhor", mas pode haver uma relação direta com outro dado: "Se calhar muitos dos golos sofridos podem estar relacionados com todas essas mudanças. Não gosto muito de arranjar desculpas, mas pode ter alguma influência."

Convidado a comentar o seu processo de renovação de contrato, o experiente defesa-central fez questão de salientar que não tem "pressa". Moisés sente-se "muito bem em Braga", mas só tem contrato até ao final da presente época. Se gostava de continuar? "Vamos aguardar o que o futuro nos reserva", respondeu o brasileiro, que está determinado em concentrar-se "só nos jogos".

A verdade é que o papel de Moisés foi até recentemente reconhecido pela UEFA. Ele foi eleito para a equipa da última jornada, o que é naturalmente "um motivo de orgulho"

"Fiquei feliz, mas tento nunca pensar em questões paralelas. Claro que nos sentimos bem quando vemos o nosso trabalho reconhecido, ainda para mais numa competição como a Champions", concluiu.


RECORD

JotaCC

Lima chegou ao topo nos golos e no preço

Matheus foi quem brilhou no começo da época; Alan, Vandinho e Moisés são os ídolos dos adeptos, mas é Lima quem está na moda em Braga. O hat trick ao Sevilha que valeu o apuramento para a Liga dos Campeões tornou-o figura no sítio da UEFA e deu-o a conhecer ao mundo. O golão que marcou na semana passada ao Partizan reforçou a qualidade de estrela e garantiu-lhe um lugar na história por ter contribuído decisivamente para a primeira vitória do Braga na Liga dos Campeões. Agora, contra o Olhanense, tratou de superar tudo o que os colegas já haviam feito: o bis levou-o ao topo entre os goleadores bracarenses. Quer na Liga Zona Sagres (3), onde passou Paulo César, Mossoró e Luis Aguiar (todos com dois), quer na globalidade das competições (7), onde se destacou de Matheus (5). A curiosidade que Lima está a despertar pela Europa fora é tanta que, ontem, o brasileiro foi a imagem do triunfo bracarense nos jornais online dos principais países europeus. António Salvador sabe que tem uma pérola para gerir, mas, mais importante do que tudo, já o sabia antes deste despertar. Tanto que em Julho a blindou com a mais alta cláusula de rescisão que alguma vez um jogador bracarense teve: 4,5 milhões de euros. A perspectiva de um negócio abaixo desses valores não está no horizonte do presidente arsenalista, uma vez que o Braga não detém a totalidade do passe e porque o contrato que Lima assinou até 2013 oferece margem para negociar com tacto. Curiosamente, 4,5 milhões de euros é o valor que rendeu a venda de Eduardo ao Génova. E o empresário do guarda-redes português até é o mesmo que colocou Lima no Minho: Gaspar Freire. Até agora não há propostas por Lima, mas a este ritmo não deve demorar até que cheguem.


Célere a cumprir promessa

Depois de um grande golo ao Partizan, Lima garantiu que não queria ficar conhecido como o goleador dos grandes jogos, uma vez que até então só tinha marcado na Champions e, internamente, ao FC Porto. A promessa surtiu efeito no jogo seguinte, pois, sem menosprezar o Olhanense, foi a primeira vez que o avançado marcou pelo Braga num jogo de menor impacto. E a dobrar...


Moisés sem pressa de renovar

A continuidade de Moisés no Braga para além desta época é nesta altura uma incógnita. António Salvador já lhe apresentou uma proposta para a renovação do contrato, mas a resposta do central, que a partir de Janeiro poderá assinar livremente por outro clube, não foi a que todos esperavam. Primeiro é preciso analisar todas as hipóteses e só depois, com a calma que lhe é característica, tomará uma decisão. "Não tenho pressa em renovar. Tenho contrato até ao final da época e vou procurar cumpri-lo da melhor maneira. No futuro veremos o que acontece", referiu Moisés, de forma enigmática, antes de se confessar "orgulhoso" por ter sido escolhido para o onze ideal da última jornada da Champions. "Fiquei feliz, mas tenho os pés no chão e não me deixo influenciar por essas coisas. O importante é que a equipa vença", ressalvou.

Tendo em conta o início atribulado dos companheiros do eixo da defesa, estar saudável é outro dos motivos que devem deixar Moisés orgulhoso. O brasileiro só tem pena de que a praga de lesões esteja a prejudicar o rendimento da equipa. "Felizmente não tenho sido afectado e espero não ser. Não é fácil lidar com isso, porque uma defesa precisa de ter rotinas, mas o mais importante é que todos os que vêm entrando têm feito o melhor", elogiou.



Aníbal aqueceu para jogar pelo...Vizela

O defesa-central Aníbal ainda acreditou que se estrearia na Liga quando, aos 10 minutos do jogo com o Olhanense, saltou para o aquecimento, juntamente com Vandinho, após as primeiras queixas de Paulão. Domingos optou por adaptar o capitão e prescindir do ex-júnior, convocado pela quarta vez esta temporada. Aníbal não jogou sábado, mas fê-lo ontem, pois foi chamado pelo satélite Vizela para entrar aos 60 minutos do empate contra o Camacha. Entretanto volta hoje a Braga para, nos treinos, resolver os problemas no eixo da defesa.



Ganhar 3-1 virou moda

Quatro jogos em casa, quatro vitórias, três delas por 3-1. Este resultado já está a virar talismã para o Braga nos jogos no seu reduto e, até agora, só o Marítimo conseguiu perder por menos de dois golos: 1-0. Naval e Portimonense perderam pelos mesmos números do Olhanense, sendo que os algarvios repetiram o resultado da época transacta. Nessa altura, também saíram a ganhar...



Mossoró com eficácia extraordinária

O mágico Mossoró, que na época passada brilhava, assistia e encantava, aparece agora numa versão mais discreta, mas terrivelmente eficaz. No campeonato, prova em que ficou em jejum na época passada, o brasileiro já marcou dois golos em apenas dois jogos, ambos como titular. A eficácia tem sido extraordinária: é de 50 por cento na relação com os remates efectuados (4) e total quando se analisam apenas aqueles que foram dirigidos à baliza. Mossoró precisa de 67 minutos para marcar.


Rodriguez volta para aliviar baixa de Paulão


A lesão de Paulão abre mais um problema na defesa minhota, que tem sofrido uma razia de centrais nas últimas semanas. A natureza da lesão do brasileiro só hoje deve ser confirmada, mas tudo indica tratar-se de uma mialgia na coxa direita, o que despista qualquer cenário grave, mas o deixa imediatamente em dúvida para a visita a Vila do Conde. De qualquer forma, Rodriguez está praticamente a cem por cento, pelo que Domingos Paciência está tranquilo. O peruano tem tudo para recuperar o lugar ao lado de Moisés contra o Rio Ave e, a seguir, na viagem a Belgrado para jogar com o Partizan.



O JOGO

JotaCC

Moisés: renovação adiada

Jogador reforça não ter pressa de negociar novo vínculo. É o único a escapar à feroz onda de lesões que afectou os centrais. Instabilidade na defesa tem condicionado rendimento colectivo.

Há mais de dois meses que a SAD tenta assinar novo vínculo com Moisés, mas o xerife tem prazos fixados para esclarecer o seu futuro. «Estou unicamente concentrado em cumprir da melhor forma o último ano de contrato. Depois, logo de se verá», reforça, assumindo não ter «pressa para renovar».

O brasileiro está na mesma situação que os outros centrais. Rodriguez, Paulão e Léo Fortunato estão em final de contrato, sendo que o peruano também adiou a resposta à sondagem da SAD.

Com a cotação a subir em flecha, Moisés vai tomar o pulso ao mercado, em Janeiro. Nomeado para o melhor onze da 3.ª ronda da Liga dos Campeões, o defensor valoriza acima de tudo a «vitória sobre o Partizan».

«Fiquei feliz, mas tenho os pés assentes no chão e o hábito de não valorizar demasiado situação exteriores», resume.

A BOLA

JotaCC

Taça: confira o resultado do sorteio
Benfica defronta Braga

eve lugar nesta segunda-feira o sorteio da 4ª eliminatória da Taça de Portugal, que ditou a realização de seis jogos entre equipas do principal escalão, incluindo um Benfica-Sp. Braga.

Resultado do sorteio da 4ª eliminatória da Taça de Portugal:

Sp. Espinho (II)-Leixões (LH)
Portimonense-V. Guimarães
Olhanense-Nacional
Juv. Évora (II)-Santa Maria(III)
Pinhalnovense (II)-Tirsense(II)
Mondinense (III)-Torreense (II)
Benfica-Sp. Braga
Sporting-P. Ferreira
Beira Mar-Académica
Moreirense (LH)-F.C. Porto
Merelinense (II)-Carregado (II)
Varzim (LH)/Cova da Piedade (II)/Gondomar (II)-Ribeirão (II)
Rio Ave-Feirense (LH)
Atlético (II)-Tourizense (II)
Bombarralense (III)/Louletano (II)-U. Madeira (II)
Marítimo-V. Setúbal

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Benfica–Sp. Braga na 4.ª eliminatória

O Benfica vai defrontar o Sp. Braga na 4.ª eliminatória da Taça de Portugal, ditou o sorteio realizado esta segunda-feira na sede da Federação.

O Sporting também vai jogar em casa com uma equipa da I Liga, o P. Ferreira, ao passo que o FC Porto vai a Moreira de Cónegos jogar com o Moreirense, da II Liga.

O sorteio ditou ainda mais quatro jogos entre equipas da Liga principal: Portimonense-V. Guimarães, Beira Mar-Académica, Marítimo-V. Setúbal e Olhanense-Nacional.

Os jogos da 4.ª eliminatória estão agendado para 21 de Novembro.

A BOLA

JotaCC

DOMINGOS VIEIRA CONVOCADO PARA O TORNEIO INTERNACIONAL DE BOCCIA DE TUNES (TUNÍSIA)


O nosso atleta Domingos Vieira foi convocado para participar no Torneio Internacional de Boccia de Tunes, na Tunísia. Domingos Vieira estará em Tunes entre os próximos dias 22 a 29 de  Novembro, sendo acompanhado pelo seu técnico pessoal, Prof. André Soares.


SEXTO TRIUNFO CONSECUTIVO EM JUNIORES

Os jovens Gverreiros do Minho receberam e bateram o Moreirense por 6-0 na passada tarde de sábado no Estádio 1º de Maio. O jogo começou com uma contrariedade para a turma orientada por Artur Jorge, com Zé Pedro a render João Oliveira devido a lesão aos 10`. Bastou no entanto aguardar três minutos para que o SC Braga inaugurasse o marcador por João Manuel através de um golpe de cabeça. Quatro minutos volvidos e o SC Braga fazia o segundo golo da tarde com um portentoso remate de Paulo Jorge. Na primeira parte, o SC Braga desperdiçou várias oportunidades comprovando o sentido único do jogo. As mais flagrantes foram protagonizadas por João Manuel aos 22`e 24`, Salvador aos 29`e Zé Pedro aos 30`e 31`.

Na segunda parte, foi o Moreirense a criar as duas primeiras oportunidades de golo, enviando a bola aos ferros por duas vezes, se bem que na primeira tenha parecido de forma acidental na cobrança de um livre distante da baliza de Igor. O SC Braga respondeu de igual modo com Emre ao levar a bola à trave aos 57`. Paulo Jorge bisou na partida aos 69`através da cobrança de uma grande penalidade a castigar falta sobre Kanu. Dez minutos depois foi a vez de Zé Pedro fazer o 4-0 de cabeça após cruzamento longo de Fábio Lopes. Fábio Lopes voltou a estar em plano de evidência ao apontar o quinto golo aos 81`, na conclusão de uma arrancada vistosa. Zé Pedro tempo ainda tempo para bisar antes do apito final, estabelecendo o 6-0 no marcador. Na classificação, o SC Braga soma agora 19 pontos, os mesmos que o V. Guimarães, distando 5 pontos de atraso para o FC Porto que segue na frente.

Equipa do SC Braga: 1 – Igor, 2 – Tiago Ribeiro, 3 – Kanu, 4 – C. Lomba e 5 – Fernando; 6 – Paulo Jorge (C) (15 – Vítor Hugo aos 77`), 7 – João Oliveira (18 – Zé Pedro aos 10`) e 8 – André Salvador; 9 – João Manuel, 10 – Carlos Eduardo (17 – Fábio Lopes aos 69`) e 11 – Emre.



INICIADOS "A" COM 9 JOGOS E 9 VITÓRIAS

A equipa de Iniciados "A" orientada pelo Prof. Sérgio Cristiano continua a realizar um percurso 100% triunfal no Campeonato Nacional da categoria. Este Domingo bateu o FC Marinhas com um concludente 5-1, somando a nona vitória em nove possíveis. No primeiro quatro de hora, o SC Braga desperdiçou quatro ocasiões de golo, divididas entre André Bonjardim e Miguel Coelho. Aos 18´, o guarda-redes adversário deixa a bola escapar dos seus braços mas esta miraculosamente é atraída pela barra da sua baliza. Parecia complicar-se a tarefa para alcançar o golo inaugural mas aos 24`, Cristiano teve poucas dúvidas e fez o 1-0 ao picar a bola por cima do guarda-redes, quando este saía aos seus pés. Três minutos depois, Miguel Coelho esteve perto do segundo golo mas um defesa marinhense cortou em cima da linha de golo. Perto do intervalo, o SC Braga conseguiu ampliar a diferença no marcador com um remate de cabeça colocado de Vítor Antunes, após a cobrança de um livre na ala esquerda.

Na segunda metade, o SC Braga beneficiou de uma grande penalidade aos 59`, para chegar ao 3-0 por intermédio de Tiago Vilela, que soma 12 golos na tabela dos goleadores. Aos 64´, Russo ameaçou novo golo mas a bola esbarrou na trave do Marinhas. Aproveitou o adversário uma desconcentração defensiva para fazer o golo de honra aos 66`. O SC Braga reagiu da melhor forma ao golo sofrido com Russo a bisar (67`e 70`), encerrando a partida com um categórico 5-1. O SC Braga segue na liderança com 27 pontos e 50 golos marcados e tem na próxima jornada um importante desafio frente ao V. Guimarães.

Equipa inicial: 1 – André S., 2 – Rui F., 3 – Vítor A., 4 – Ricardo C. e 5 – Luís A.; 6 – Miguel Soares, 7 – Cristiano e 8 – Tiago Castro; 9 – A. Bonjardim, 10 – Tiago Vilela (C) e 11 – Miguel Coelho. Jogaram ainda: 14 – Russo, 15 – Almendra, 17 – Oehen e 18 – Luís Pinto.



MEIA- MARATONA DE PONTEVEDRA


FILOMENA COSTA A GRANDE VENCEDORA

Foi coroada de êxito a participação das atletas bracarenses na Meia Maratona de Pontevedra que ontem se realizou naquela cidade espanhola.

As duas atletas presentes, Filomena Costa e Cláudia Pereira, ambas já vencedoras daquela competição, a primeira em 2008 e 2009 e a segunda em 2007, conheciam muito bem o traçado do percurso.

Filomena Costa que o ano passado ao vencer a competição bateu o seu record pessoal na distancia, repetiu a vitória este ano, liderando a corrida do princípio ao fim e alcançado mais um novo record ao conseguir efectuar a marca de 1h14.12. Cláudia Pereira que regressa após longa paragem por lesão, fez um início de corrida muito cauteloso, acabou por ultrapassar algumas adversárias e conquistou o 3º lugar do pódio.


XIII CORRIDA DO CASTELO

BRACARENSES VENCEM INDIVIDUAL E COLECTIVAMENTE

Realizou-se a XIII edição da Corrida do Castelo em Santa Maria da Feira, com a participação de alguns jovens bracarenses que deram muito boa conta de si.

As primeira atletas a entrar em acção foram as iniciadas femininas. Elsa Gomes foi 2ª classificada e Ana Fernandes cortou a meta na 4ª posição.

Seguiram-se os iniciados masculinos, escalão em que o Sporting Clube de Braga apresentou uma equipa completa. Francisco Rodrigues foi o atleta que mais se destacou. Na primeira das duas voltas que perfazia os 2.600 metros do percurso, o guerreiro do Minho fazia parte do grupo que liderava a competição com mais 6 atletas. A meio da segunda volta o bracarense isolou-se dos restantes companheiros na companhia de Hélder Sousa que viria a claudicar na recta da meta quando o Francisco impôs o seu sprint final. No final da prova os bracarenses vibraram com a vitória colectivo fruto das classificações individuais de todos. Assim, Francisco Rodrigues foi o brilhante vencedor, André Sá, foi 10º classificado (brilhante estreia), Nuno Carvalho foi 11º e Pedro Meireles foi 21º classificado.

No escalão de Juvenis femininos, Patrícia Caldas foi segunda classificada, enquanto no sector masculino Fernando Pinto classificou-se na 10ª posição e Paulo Rosário 11º classificado.

Finalmente Bárbara Ferreira venceu a corrida de Juniores Femininos perfazendo os 3.900 metros em 13.10.7.


JotaCC

«Estaremos preparados» - Rui Casaca

O representante do Sp. Braga no sorteio da Taça de Portugal lamenta que o jogo com o Benfica surja «tão cedo», mas afiança que os arsenalistas estarão «preparados» para discutir a vitória no Estádio da Luz.

«O Benfica também não deve estar satisfeito com o sorteio. É um jogo difícil mas bom, motivador e empolgante. Pena ser tão cedo», reconhece Rui Casaca, deixando, porém, a garantia: «Estaremos preparados para tentar vencer esta eliminatória».

Os jogos da 4.ª eliminatória estão agendados para 21 de Novembro [domingo], altura em que os minhotos têm «calendário apertado» por força do jogo da Selecção Nacional com a Espanha, dia 17, no Estádio da Luz, e do compromisso na Liga dos Campeões com o Arsenal, marcado para o dia 23.

«O Sp. Braga vai tentar antecipar o jogo para sexta-feira [dia 19], mas vai ser muito difícil», admitiu.

A BOLA

JotaCC

Rui Casaca: "É um jogo difícil mas bom, motivador e empolgante"

Em declarações acerca da deslocação à Luz na quarta eliminatória da Taça de Portugal, o representante do Sp. Braga mostra a infelicidade do sorteio decorrido hoje, segunda-feira, mas afirma que os 'arsenalistas' estão preparados para discutir a passagem à próxima fase.

"O Benfica também não deve estar satisfeito com o sorteio. É um jogo difícil mas bom, motivador e empolgante. Pena ser tão cedo" declara Rui Casaca, lamentando ainda o calendário apertado da equipa minhota, já que num curto espaço de tempo, o Sporting de Braga tem o encontro crucial com o Arsenal para a Liga dos Campeões. "O Sp. Braga vai tentar antecipar o jogo para sexta-feira [dia 19], mas vai ser muito difícil", concluiu.

O JOGO

JotaCC

Rui Casaca: «Benfica não deve estar satisfeito»
diretor bracarense fala de calendário apertado

O sorteio da 4.ª eliminatória da Taça de Portugal ditou um encontro difícil para benfiquistas e bracarenses que não esperavam encontrar-se tão cedo nesta competição.

"Estamos num calendário apertado. O Benfica não deve estar satisfeito com o sorteio. É um jogo bom, motivador e empolgante, mas é pena ser tão cedo", afirmou Rui Casaca, diretor-desportivo do Sp. Braga.

Com a Liga dos Campeões a ser disputada na mesma semana da 4.ª eliminatória da Taça (a 5.ª jornada da Champions está marcada para dia 23 de novembro, a Taça para 21), Rui Casaca garante motivação nos vice-campeões nacionais: "Estamos preparados apesar de termos outros jogos importantes e difíceis pela frente. É um jogo que queremos ganhar, uma prova que queremos conquistar. Será um excelente espectáculo. Algum vai ter de ficar pelo caminho, mas esperamos não ser nós", concluiu.

RECORD