News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 03/10

Started by JotaCC, 03 de October de 2010, 08:07

Previous topic - Next topic

JotaCC

"Penso que vou ganhar e ficar com cinco pontos de avanço"

O técnico do Sporting Clube de Braga demonstra enorme motivação para vencer no Estádio da Luz, mas admitiu algumas dificuldades na consolidação dos processos defensivos. Na óptica do timoneiro dos arsenalistas é preciso mais tempo, até porque o calendário não tem permitido trabalhar "outros aspectos". Para visita a Lisboa, destaca que "é um jogo diferente do daquele que foi no ano passado", mas "é um jogo importante devido à diferença pontual para o primeiro".

"Sabemos perfeitamente fazer as contas e vamos fazer um jogo para ganhar. Estamos preparados para jogar de igual para igual, com o pensamento de vitória. Sabemos que se vencermos ficamos com cinco pontos de avanço sobre o Benfica e vamos jogar da mesma forma como o temos feito até hoje. Começamos bem o campeonato, temos feito grandes jogos e vamos esperar fazer outro grande jogo", frisou o treinador do conjunto arsenalista.

Actualmente existe alguma desconfiança com o Sporting Clube de Braga, mas Domingos Paciência destaca que " é muito fácil fazer análises neste momento. Estamos inseridos num contexto que é novo para toda a gente, como é a Liga dos campeões e não tivemos sorte no calendário. Jogamos com FC Porto e Arsenal num curto espaço de tempo, tal como agora, depois do Shakhtar vem o Benfica. Em termos de campeonato está igual ao ano passado. A única diferença é que no ano passado empatamos em casa com a Naval e ganhamos em Paços de Ferreira. Este ano empatamos com o Paços de Ferreira e vencemos a Naval.

Contudo Domingos Paciência destaca que "temos consciência que temos equipa para fazer muito mais do que fizemos. Estamos a falar do Braga, que foi vice-campeão e fez uma grande época".
Acerca do Benfica destacou que "ainda está longe do que foi o ano passado, mas tem outros objectivos que não tem o Braga. Se calhar nós até estamos melhor do que outros dois candidatos, até porque a classificação tem dito isso".

"É mais um jogo e é para ganhar, como é em todo lado. Com revolta ou sem revolta. Com grande espírito de sacrifício, com muito empenho. Não há dúvidas que vamos procurar ganhar. Felizmente na minha vida tem acontecido mais vitórias do que derrotas e é assim que levo o grupo a pensar". "O Braga ganhando fica com cinco pontos de avanço. Eu penso que vou ganhar e que vou ficar com cinco pontos sobre um candidato ao título", acrescentou ainda Domingos Paciência, que espera "uma grande vitória", para aumentar a motivação do grupo de trabalho.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Gémeos lutam pela vida

As voltas que a vida dá. Na última época, o Benfica-Braga praticamente decidiu a atribuição do título de campeão nacional. À partida para esse jogo, as equipas estavam separadas por três pontos, e um resultado positivo, leia-se a vitória, abriria as portas do título a uma delas (mais no caso das águias, todavia)... Jogados os 90', os encarnados acabaram por cavar a distância graças a um golo do suspeito do costume (Luisão). Portanto, foi Jorge Jesus a ganhar a batalha ao velho inimigo Domingos Paciência, e as faixas foram encomendadas na noite de 27 de Março em pleno Estádio da Luz.

Esta temporada e, à entrada da sétima ronda, estas equipas, imagine-se!, podem desistir - ou quase - de pensar no título de campeão 2010/11, isto, claro, se o FC Porto cumprir a sua tarefa em Guimarães.

O Benfica está a nove pontos dos dragões, o Sporting de Braga a sete, o que quer dizer que qualquer deslize lhes será fatal. As equipas estão a pagar a factura de um início de temporada inconstante, aliás nenhuma delas atingiu ainda os desempenhos da última época, mesmo que aqui e ali tenham dado uma boa resposta.

Mas não é apenas a esse nível que encontramos semelhanças entre as equipas de Jorge Jesus e Domingos Paciência. Na verdade, ambas vêm de derrotas bem duras na Champions e, naturalmente, com os níveis de confiança em baixo. Os encarnados perderam na Alemanha com o Schalke 04, e os arsenalistas viram o Shakhtar roubar-lhes três pontos na própria casa. Um rude golpe para Jesus e Domingos que poderá ou não ter fortes repercussões na prova maior do calendário nacional. E o teste desta noite é um óptimo barómetro para avaliar o estofo de ambos os conjuntos.

Por outro lado, a própria estatística também não ajuda nada: é que, ao fim de apenas sete jornadas, o Benfica já tem uma derrota em casa e diante de um adversário que não é do seu campeonato, a Académica, e, em sentido inverso, o Sporting de Braga ainda não venceu qualquer jogo fora. Estão bem um para o outro...

Muita tinta correu por causa da noite dos túneis

É impossível passar ao lado do Braga-Benfica da última temporada. Os arsenalistas ganharam por 2-0, mas o que ficou para a história foram as lamentáveis agressões no túnel de acesso aos balneários, que originaram várias expulsões. O Braga acabou por ser o mais penalizado, pois não tinha um plantel tão vasto e rico como o do Benfica, mas Domingos soube dar a volta à situação, já que os minhotos não acusaram muito as ausências de Leone, Mossoró e Vandinho. A curta saída de Cardozo nas águias também não causou muitos estragos; Jorge Jesus soube superar a ausência do internacional paraguaio. Entre o Braga e o Benfica, já houve um pouco de tudo, mas nada como o que se verificou na última temporada.

Benfica | Braga

20h15 | Sport Tv1

Estádio da Luz

Árbitro Duarte Gomes [AF Lisboa]

Assistentes Venâncio Tomé e José Lima

Treinador Jorge Jesus

12 Roberto GR

14 Maxi Pereira LD

4 Luisão DC

23 David Luiz DC

18 Fábio Coentrão LE

6 Javi García MD

10 Aimar MO

17 Carlos Martins AD

20 Gaitán AE

30 Saviola AV

31 Kardec AV

13 Júlio César GR

22 Luís Filipe LD

25 César Peixoto LE

27 Sidnei DC

2 Airton MD

16 Felipe Menezes MO

8 Salvio AD

11 Jara AV

19 Weldon AV

21 Nuno Gomes AV

Excluídos: Nada a assinalar

Em risco de exclusão: Nada a assinalar

Treinador Domingos Paciência

84 Felipe GR

28 Sílvio LD

5 Moisés DC

3 Paulão DC

20 Elderson LE

88 Vandinho MD

22 Luir Aguiar MD

25 Salino MO

30 Alan AD

9 Paulo César AE

99 Matheus AV

1 Artur GR

16 Leo Fortunato DC

23 Madrid MD

40 Guilherme MD

8 Mossoró MO

45 Hugo Viana MO

18 Lima AV

19 Meyong AV

Excluídos: Nada a assinalar

Em risco de exclusão: Nada a assinalar


Tripla ameaça à Luz

Nem todos os jogadores do plantel Braga se podem gabar de terem uma relação próxima com as balizas do Estádio da Luz. Contam-se pelos dedos de uma mão aqueles que já conseguiram marcar no recinto encarnado e que, com isso, ajudaram as respectivas equipas a regressarem a casa com pontos. Luis Aguiar, Matheus e Paulo César são os atletas em causa e algumas das armas que Domingos Paciência irá utilizar hoje para tentar quebrar um longo jejum dos bracarenses, que não vencem no terreno do actual campeonato nacional desde 31 de Outubro de 1954, embora o jogo de há 55 anos tenha sido realizado no Estádio do Jamor. O extremo brasileiro até conseguiu repetir a façanha, quando representava o Leiria (2007/08), mas só o médio uruguaio se pode gabar de ter ganho na Luz, pela Académica (2007/08).

Dos três, o que mais vezes facturou contra o Benfica foi Paulo César. O extremo tem nos encarnados uma das suas vítimas favoritas e, desde que chegou a Portugal para representar o Gil Vicente (2000/01), já lhes marcou por quatro ocasiões. A primeira foi mesmo na época de estreia e o seu golo abriu caminho a um triunfo gordo (3-0) da equipa de Barcelos. A partir daí fez o gosto ao pé frente às águias por mais três vezes, duas delas na Luz, que possibilitaram a Rio Ave (2003/04) e Leiria (2007/08) conquistarem um empate, e uma outra no AXA, já ao serviço do Braga, que confirmou a vitória dos minhotos na época passada.

Luis Aguiar e Matheus seguem empatados no número de golos marcados ao Benfica, com dois. Curiosamente, ambos festejaram o primeiro na época de 2007/08 e no Estádio da Luz. O médio uruguaio fê-lo num jogo a contar para o campeonato, no qual ajudou a Académica a quebrar um enguiço de 55 anos sem ganhar fora aos encarnados, o avançado brasileiro num da Taça da Liga, em que o Setúbal esteve em vantagem até aos 90'+3'. Será que conseguem repetir a proeza?


Vandinho reencontra Raul José

Quase um ano depois dos incidentes ocorridos no intervalo do Braga-Benfica à entrada do túnel do Estádio AXA, Vandinho vai reencontrar Raul José, treinador-adjunto do Benfica, que esteve na origem do castigo de três meses que lhe foi aplicado pela antiga Comissão Disciplinar da Liga, em Fevereiro. Na base da suspensão esteve um gesto com o pé por parte do médio bracarense que o órgão então presidido por Ricardo Costa considerou ter sido uma agressão e que, por isso, o afastou do jogo da segunda volta, no Estádio da Luz, onde, curiosamente, até já tinha roubado pontos aos encarnados em três ocasiões. O tempo ajudou a sarar algumas das feridas resultantes da queixa apresentada pelo braço direito de Jorge Jesus, com quem havia trabalhado na temporada de 2008/09, mas o brasileiro não esqueceu o que aconteceu na noite de 31 de Outubro de 2009.

Miguel Garcia fica em casa


Está confirmada a segunda baixa na defesa do Braga para o encontro com o Benfica. Miguel Garcia não passou no teste realizado no treino de ontem, que antecedeu a viagem para a capital portuguesa, e, tal como Rodriguez, acabou por ficar na Cidade dos Arcebispos. O lateral terá agora duas semanas para recuperar da mialgia na coxa direita que o impediu de trabalhar sem limitações desde o jogo com o Shakhtar Donetsk, no qual tinha regressado à titularidade. Sendo assim, tudo indica que Sílvio voltará ao lado direito da defesa e que Elderson entrará para a esquerda.

Peru liberta Rodriguez

Embora seja considerado um jogador importante por parte do novo seleccionador do Peru, Sérgio Markarián, Rodriguez já não terá de apresentar-se na concentração que esta selecção vai realizar no começo da próxima semana, com o objectivo de defrontar as congéneres da Costa Rica (dia 8) e do Panamá (dia 12). A confirmação foi dada por Domingos Paciência, depois de os médicos arsenalistas terem trocado informações com os homólogos da equipa peruana.

Mil bilhetes devem esgotar

O Braga deve vender os mil bilhetes solicitados ao Benfica para o jogo de hoje (20h15), do Estádio da Luz. A previsão é dos responsáveis do clube da Cidade dos Arcebispos, apesar de a procura esta época não ter sido tão intensa como na anterior, até porque o encontro surge numa fase prematura do campeonato e não é visto como decisivo para a luta do título.


Domingos
"O Benfica vai ficar a cinco pontos"

As contas do campeonato após seis jornadas colocam o Braga com mais dois pontos do que o Benfica, margem suficiente para que os arsenalistas se possam apresentar na Luz mais descontraídos. Isso, no entanto, não significa que estejam satisfeitos com a actual vantagem, e Domingos Paciência não escondeu que espera aumentá-la depois do encontro de hoje. "Se o Braga ganhar, o Benfica fica a cinco pontos. E é assim que gosto de pensar: que vamos ganhar e ficar com pontos de diferença para um candidato ao título e não perder a desvantagem para o primeiro lugar", declarou o treinador, sublinhando que os bracarenses jogam para "ganhar em todo o lado", pois é a sua "imagem de marca". "Jogaremos com muita atitude e um grande espírito de sacrifício. Depois, quem for melhor ganhará o jogo", considerou.

Por força da campanha que as duas equipas vêm realizando, Domingos acredita que o jogo de hoje será diferente do da época passada, até porque o próprio adversário não tem sido arrasador como nas primeiras jornadas de 2009/10. "O Benfica ainda está aquém do que era esperado, e a classificação diz-nos isso. Os seus objectivos, assim como os de FC Porto e Sporting, são diferentes dos do Braga, mas neste momento estamos em segundo, à frente de dois candidatos ao título", recordou o técnico, que torce o nariz à ideia de que os encarnados se poderão apresentar mais fragilizados no ataque sem Cardozo. "Talvez a equipa esteja muito mais trabalhada e sincronizada com o Cardozo na frente, mas logo se verá o que acontece, porque quem o substituir vai procurar fazer tanto ou melhor. Agora, é verdade que é um jogador que tem feito a diferença pelos golos que tem marcado. Esperemos que essa preocupação não exista com o Kardec, pois será sinal de que estaremos por cima no jogo."

Consolidar processos defensivos leva tempo

Embora esteja consciente de que o Braga pode "fazer muito mais do que tem feito nos últimos tempos", Domingos Paciência refere que, no actual contexto, "é muito fácil ter análises negativas" em relação à equipa, principalmente quando o tema são os golos sofridos pelos arsenalistas. No entanto, o treinador lembra que a eficácia não se ganha de um dia para o outro: "Temos um guarda-redes novo, laterais novos, e leva tempo a consolidar processos e princípios que são fundamentais numa defesa. Com os jogos da pré-eliminatória e do play-off da Champions, tivemos pouco tempo de trabalho."

Desempenho na Liga é "igual" ao de 2009/10

As contingências do calendário fizeram com que o Braga tivesse de defrontar adversários de peso logo depois de uma jornada da Liga dos Campeões e levaram a que a equipa realizasse algumas exibições menos conseguidas no campeonato. No entanto, Domingos não encontra razões para se condenar os arsenalistas, até porque acha que o seu desempenho tem sido "igual ao da época passada". "A única diferença é que na temporada anterior ganhámos em Paços de Ferreira e empatámos em casa com a Naval, e este ano aconteceu o contrário. Está dentro do que aconteceu na época passada", sustentou.

Eduardo é caso jurídico

A suspensão de Eduardo foi um dos casos que marcaram a semana do Braga, mas não mereceu nenhum comentário por parte do treinador. "Costumo dizer aos jogadores para me deixarem resolver as situações quando as posso resolver dentro do grupo. Mas há situações que me ultrapassam e, quando assim é, já não me dizem respeito. Por isso não me meto no assunto", explicou Domingos.


À procura do terceiro triunfo na Luz

Domingos Paciência é um dos poucos treinadores que se podem gabar de ter ganho no Estádio da Luz em duas épocas consecutivas... como visitante. O jovem técnico, que já como jogador tinha um registo positivo no recinto do Benfica, alcançou o primeiro triunfo em 2007/08, pela Académica, e volvida uma temporada repetiu a façanha novamente com o emblema da Briosa ao peito. Hoje vai tentar obter a terceira vitória em quatro épocas, depois de 2009/10 ter sofrido um desgosto.


O JOGO

JotaCC

Ataque ao segundo lugar

Olhanense é 2.º classificado e pode receber, hoje ou amanhã, a companhia de V. Guimarães, Sp. Braga ou Benfica. Encarnados desejam ser hoje segundos e amanhã... terceiros. Empatar na Luz significa muito para o Sp. Braga.

Benfica e Sp. Braga jogam este domingo, pelas 20.15 horas, no Estádio da Luz e em cima da mesa está o apetitoso 2.º lugar, pertença, neste momento, do Olhanense, com 12 pontos.

Os encarnados de Lisboa sonham com os três pontos para, assim, continuarem a ascensão que os levou, nas últimas duas jornadas, do 13.º ao 5.º lugar (agora 7.º com um jogo a menos) da tabela.

Os homens da Luz poderão dar mais um salto de três posições e, tal como o Olhanense, olhar para a frente e ver apenas o FC Porto. Nada de que Jorge Jesus se possa orgulhar, pois é campeão nacional em título, mas sempre é melhor, sobretudo psicologicamente, ser 2.º (mesmo em igualdade) a dez pontos do líder do que ser 5.º à mesma distância.

Por outro lado, talvez o Benfica, mesmo ganhando ao Sp. Braga, nem sequer queira ser segundo classificado na final da jornada, pois este facto significaria que o FC Porto ganhara em Guimarães: coisa que os benfiquistas nem por sombras desejam. O ideal, para Jesus, era ganhar ao Sp. Braga e ficar, mesmo assim, no terceiro lugar, a dois pontos do V. Guimarães.

O termo apetitoso, utilizado na entrada deste texto, aplica-se muito mais ao Sp. Braga. Se para os benfiquistas ser segundo é quase como ser último, para os bracarenses ser segundo é repetir a melhor classificação de sempre. Domingos Paciência tem a vantagem de poder empatar na Luz e ficar na vice-liderança.

Basta, para isso, que amanhã o FC Porto não perca em Guimarães. O Sp. Braga não tem dúvidas: quer ganhar na Luz, na pior das hipóteses empatar, sonhando que, o FC Porto vença o velho rival minhoto. Seria sinal de que mantinha (ou aumentava) a vantagem para o Benfica e que, no muito particular "Campeonato do Minho", estava na liderança.


A BOLA

JotaCC

Derrota pode atirar Benfica ou Braga para o abismo, longe do líder F. C. Porto

O Benfica e o Braga encontram-se, esta noite na Luz, num estado de espírito completamente diferente do da época passada, altura em que renhidamente lutavam pelo título. Tudo mudou... Aliás, quem perder, arrisca-se a ficar fora da luta da pelo campeonato.
Na época passada, Benfica e Braga encontraram-se quando estavam na mó de cima

Os minhotos estão a oito pontos do F. C. Porto e o Benfica a nove. Não é preciso fazer muitos cálculos no papel para perceber que os dois primeiros classificados da edição 2009/10 da Liga jogam hoje com a pesada carga anímica de não poderem cometer o mínimo erro, sob pena de o resto da prova ser efectuada à procura de outras ambições, que não a luta pelo título.
Vai ser uma partida de pressão negativa, ao contrário da temporada transacta, que era positiva.  Curiosamente, ambos os conjuntos abordam o encontro depois de uma derrota na Champions. Nessa vertente, nenhum estará em vantagem. O campeão perdeu na Alemanha, frente ao Schalke 04, por 2-0, numa partida em que os erros defensivos deitaram por terra uma exibição que, até determinado período, foi positiva. Por seu lado, o Sporting de Braga registou uma pesada e inesperada derrota caseira (0-3), diante do Shakthar Donetsk. Tal como o Benfica, a equipa, dirigida por Domingos Paciência, falhou clamorosamente na defesa, e teve  eficácia ofensiva nula.

As equipas não vão jogar sobre brasas, mas haverá alguma tensão, principalmente no Benfica, que tem o título nacional para defender. As águias têm tido, ainda assim, um percurso mais estável nos últimos jogos. Antes da derrota em Gelsenkirchen, davam sinais de retoma, com três vitórias consecutivas (Hapoel, Sporting e Marítimo).

Os minhotos foram bem mais irregulares nos últimos tempos. Nos derradeiros cinco encontros, acumularam três derrotas (além do Shakthar, perderam também com o Arsenal e F. C. Porto) e um empate (Paços de Ferreira). Vitória só houve uma, frente à Naval, em Braga.

Face à eventualidade de perderem o comboio do título, será de esperar um vendaval de futebol ofensivo, esta noite, no Estádio da Luz? Nem por isso... Jorge Jesus vai apostar, certamente, pelo seguro, enquanto Domingos Paciência, já se sabe, tem construído tacticamente o Sporting de Braga sob um alicerce de grande segurança na retaguarda. Além disso, o campeonato pode bem fugir. E isso não agrada a nenhuma das equipas, ainda que a perseguição ao segundo posto, que dá acesso às pré-eliminatórias da Liga dos Campeões, continue viva...


JN