News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 02/09

Started by JotaCC, 02 de September de 2010, 07:34

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sporting de Braga vence F.C. Vizela (4-1)


Começou numa espécie de ritmo de passeio, terminou em goleada e com Hugo Viana no papel principal. O Sp. Braga foi a Vi-zela 'estragar' a festa de apresentação da equipa vizelense (que alinha na II Divisão Nacional), ao vencer por 4-1, num jogo particular que serviu para testar a segunda linha arsenalista.

Hugo Viana - que regressou a Braga esta semana - voltou a vestir a camisola minhota, entrou na segunda parte para brilhar ao apontar o terceiro golo dos 'guerreiros' e oferecer a Meyong, após um passe soberbo, o quarto que fechou a goleada.

Com Mossoró também em destaque ao regressar ao onze titular após grave lesão (ver página 17), Domingos Paciência testou jogadores menos utilizados, num 4x1x3x2 com Custódio a estrear-se no lugar de Vandinho. O médio (o último reforço do plantel) denotou ainda algumas fragilidades, mas acabou por acertar nos passes com o passar do tempo.
Coube a Luís Aguiar inaugurar o marcador, aos 14 minutos, depois de defesa incompleta de Cristiano a remate de Meyong.

Mas bastaram apenas três minutos para Diego Mourão - o melhor do FC Vizela em campo - cabecear para o empate, na sequência de um livre.
Aos 31 minutos, Paulão atirou em cheio para o segundo golo, após canto de Luís Aguiar.

Na segunda parte, a toada de jogo-treino foi quebrada com a entrada de Hugo Viana. O médio deu mais estabilidade no meio-campo e retirou algum do 'marasmo' em que a equipa tinha caído. E com um grande golo festejou da melhor maneira o regresso à equipa. Um livre directo em jeito de bomba, que parou apenas no fundo das redes do guarda-redes Cristiano, um dos jogadores emprestados pelo Sp. Braga ao clube satélite.
Do lado do Vizela, a juventude do grupo acabou por pesar no discernimento ao longo do jogo e, até ao final, não houve perigo para a baliza de Marcos.
O resultado final ficou selado com um golo de Meyong, aos 82 minutos.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Sem opção sobre o lateral Sílvio
jogador do sp. braga

Ao contrário do que foi noticiado por estes dias, o FC Porto não reservou o direito de opção sobre Sílvio, defesa do Sp. Braga que nesta altura está concentrado nos trabalhos da Seleção Nacional. O lateral tem 22 anos e transferiu-se neste defeso do Rio Ave para os arsenalistas.



RECORD

JotaCC

Só faltava mesmo ele

Aí está o reforço que faltava ao Braga 2010/11. Cinco meses depois de ter ido parar ao bloco operatório devido a uma grave lesão (fractura do perónio e rotura dos ligamentos do tornozelo direito) sofrida no encontro contra o Benfica, a 27 de Março, Mossoró voltou a pisar o relvado para participar num jogo de futebol. O médio, para muitos um dos melhores jogadores da última edição da Liga, jogou 73 minutos no particular que o Braga realizou ontem com o Vizela, desempenhando, inclusive, o papel que costuma ser de Vandinho ou Moisés: o de capitão. Domingos Paciência colocou-o à direita, deixando a construção de jogo a Luis Aguiar, e o brasileiro exibiu alguns pormenores deliciosos, embora tenha sido perceptível que ainda não tem o ritmo ideal. Seja como for, já deu para "matar a fome". "Ansiava por este jogo há duas semanas, altura em que o treinador falou comigo, mas o mais importante é que me senti bem e correu tudo bem", confessou Mossoró, que se colocou de imediato à disposição do treinador para o próximo jogo, contra o FC Porto. "O Domingos [Paciência] pode contar comigo, porque estou pronto para jogar", garantiu.

Apesar de ainda estar um pouco longe de ser o jogador que encantou os adeptos durante grande parte da última temporada, Mossoró já deixou para trás a pior fase da carreira. Ao todo, foram quatros longos meses a recuperar da lesão, nos quais se limitou a fazer corrida e trabalho de ginásio, e outro a readquirir a forma física. Durante esse período foi vendo o Braga reforçar-se com jogadores de peso, aumentando consideravelmente o número de concorrentes à titularidade. Mas o médio não se importa nada, até porque a equipa vai participar em competições importantes em 2010/11. "Este ano vamos disputar quatro 'campeonatos'. Então temos de ter um grupo forte, formado por jogadores que possam dar conta do recado quando alguém não puder. Acredito que temos um plantel para disputar os jogos com todas as equipas", sublinhou, apontando como objectivo principal na Liga "ficar entre os primeiros quatro lugares".


"FC Porto forte e motivado"

A uma semana e meia da visita ao Estádio do Dragão, Mossoró fez uma pequena abordagem ao jogo mais aguardado da quarta jornada da Liga ZON Sagres. O médio-ofensivo elogiou o adversário, mas fez questão de vincar a ambição do Braga para esse jogo em concreto. "É um FC Porto forte, motivado e confiante, mas nós temos total confiança em ir lá e fazer um grande jogo", referiu. Na temporada passada, o Braga foi surpreendentemente goleado pelo FC Porto no Dragão (5-1), um jogo que por estes dias virá à memória de muita gente. Contudo, Mossoró nega por completo a hipótese de esse resultado vir a ter influência no reencontro, pois, garante, já foi esquecido pelos jogadores bracarenses. "Esse jogo já faz parte do passado, da mesma forma que eles já esqueceram o jogo que perderam em Braga na primeira volta [1-0]. Sofremos cinco golos, mas isso não acontece em todos os jogos", sublinhou o brasileiro, que nessa partida foi substituído por Matheus, aos 78 minutos. De resto, o balneário do Braga transborda confiança nesta altura, pelo que Mossoró aponta a um resultado favorável ante o FC Porto. "Sabemos que é difícil e complicado, mas temos total confiança e acreditamos no nosso potencial de que podemos ir lá buscar um bom resultado", concluiu o camisola número 8 arsenalista.



Menos utilizados mostram-se antes de um ciclo complicado

Domingos pode estar descansado, porque os jogadores menos utilizados nos primeiros jogos da época estão prontos para ajudar no difícil ciclo que se avizinha, no qual o Braga terá de fazer três jogos fora de casa (FC Porto, Arsenal e Paços de Ferreira). Guilherme, Léo Fortunato, Paulão, Luis Aguiar e Meyong, além dos mais recentes reforços (Custódio e Hugo Viana), foram os melhores contra o Vizela.


Maestro mantém sempre o ritmo

Se alguma conclusão deu para tirar do jogo-treino que o Braga realizou ontem em Vizela e que serviu de apresentação aos sócios da equipa local, é que Hugo Viana está pronto a utilizar. O médio só entrou ao intervalo, mas jogou o tempo suficiente para deixar a sua marca no encontro, apontando um golo - o terceiro dos arsenalistas, obtido na marcação de um livre directo - e fazendo uma assistência para Meyong fechar a contagem. Aliás, a vontade de reconquistar a confiança de Domingos foi notória logo desde os minutos iniciais, nos quais tentou realizar uma forte pressão sobre o portador da bola e assumiu a organização do jogo da equipa, papel que na primeira parte tinha sido desempenhado por Luis Aguiar - outro dos autores dos golos. O internacional português ainda tem de ganhar algum ritmo, é verdade, mas ainda falta mais de uma semana para o regresso da Liga e por isso é perfeitamente possível que venha a consegui-lo, permitindo ao treinador bracarense chamá-lo para o encontro do Dragão, contra o FC Porto.

A sonhar com a estreia oficial pelo Braga ficou também Custódio, que foi aposta inicial de Domingos em Vizela. O ex-médio do Guimarães, protagonista de uma das mais surpreendentes transferências do defeso, jogou a maior parte do tempo à frente da dupla de centrais (Léo Fortunato-Paulão), fechando muito bem o corredor central, mas acabou o encontro a lateral-direito após a passagem do jovem Guilherme - é mesmo pau para toda a obra - para o lado esquerdo... do ataque.

Da história do jogo, muito pouco há que contar, embora o Vizela tenha revelado alguma irreverência. Aliás, chegou mesmo a empatar o encontro (1-1) depois de os arsenalistas se terem adiantado. Contudo, antes do intervalo voltou a ficar em desvantagem e nunca mais deu a volta.

Estádio do FC Vizela

Árbitro Vítor Monteiro

Treinador Rui Dias

Cristiano; Dani, Palmeira, Aníbal e Alex; Guerra, João Martins e Nuno Valente; Gomis, Diego Mourão e Januário

Jogaram ainda: Hugo Lopes, Salo, Ricardo, André Cunha, Peterson, Ricardo Jorge, João Costa, Vilela e Toumany

Treinador Domingos Paciência

Artur; Guilherme, Léo Fortunato, Paulão e Eduardo; Custódio; Mossoró, Luis Aguiar e Hélder Barbosa; Meyong e Keita

Jogaram ainda: Marcos, Lomba, Élton, Hugo Viana e Fábio

n ao intervalo 1-2

GoLOS 14' Luís Aguiar, 15' Diego Mourão, 31' Paulão, 78' Hugo Viana e 83' Meyong


Nove a dar nas vistas

Cedidos ao Vizela no âmbito do acordo de cooperação efectuado entre os dois clubes, nove jogadores contratualmente ligados ao Braga tiveram ontem a oportunidade de mostrar serviço a Domingos. Os centrais Palmeira e Aníbal foram dos que melhor se exibiram.



Hugo Viana, Custódio e Mossoró na Champions

Está definida a lista de jogadores com que o Braga vai alinhar na fase de grupos da Liga dos Campeões. Os nomes foram enviados ontem, data-limite para o efeito, para a UEFA, e entre eles devem constar os de Hugo Viana, Custódio e Mossoró, assim como os de Diego e Aníbal (os únicos formados no clube). Tantos os arsenalistas como o organismo que tutela o futebol europeu não têm por hábito anunciar de imediato o lote de atletas registados, mas num exercício meramente teórico facilmente se chega à conclusão que o argentino Madrid, que se encontra lesionado, e o senegalês Keita, devido às inúmeras soluções de Domingos Paciência para a frente de ataque, são os principais candidatos à exclusão para esta fase da prova. A única certeza é mesmo a saída de Pizzi, que foi incluído na lista elaborada para o play-off, realizado contra o Sevilha, e entretanto foi cedido por empréstimo ao Paços de Ferreira.



Freamunde na sexta-feira

O tempo é de paragem no campeonato, mas os jogos-treino sucedem-se no calendário do Braga. Para sexta-feira (17h00) há mais um, desta vez com o Freamunde, no AXA. Os titulares do encontro com o Marítimo, que ontem trabalharam no ginásio juntamente com George Lucas e Diego, já deverão realizar alguns minutos.



Domingos será padrinho

O bairro da Biquinha vai receber hoje a visita de Domingos Paciência, que foi convidado pelos organizadores do I grande torneio juvenil de futsal da cidade de Matosinhos para dar o pontapé de saída do evento. O treinador, que da parte da manhã (10h00) orientará um treino à porta fechada, estará naquela localidade matosinhense às 19 horas.



Dois atletas dão autógrafos

Quem quiser juntar à sua colecção de autógrafos mais dois de jogadores do Braga, tudo o que precisa de fazer é deslocar-se hoje, às 12h30, ao Braga Parque. O nome dos craques que lá se deslocarão ainda não era conhecido ontem, mas é garantida a sua presença no evento, organizado pela Associação de Apoio aos Deficientes Invisuais do Distrito de Braga.


O JOGO

JotaCC

Quim avança na recuperação

O mais experiente dos guarda-redes bracarenses retirou o gesso que envolvia a perna direita.

Quim, um dos reforços mais sonantes da época e também o primeiro grande azarado do plantel arsenalista, transmite sinais inequívocos de uma franca e acelerada recuperação.

Depois de se ter lesionado com tremenda gravidade nos primeiros dias do estágio de pré-temporada, realizado em Melgaço - rotura total do tendão de Aquiles direito, que o atirou para o bloco operatório do Hospital de Riba D'Ave -, o guarda-redes já cumpre nova etapa no previsivelmente longo processo de reabilitação.

Nos últimos dias, o internacional português e autêntico símbolo do emblema bracarense, retirou o gesso que envolvia a perna direita, livrou-se das canadianas e começou a realizar trabalho no ginásio e na piscina, apresentando uma maior mobilidade.

A BOLA

JotaCC

FC Porto regista saldo positivo, mas foi o Braga quem mais ganhou

Raul Meireles ajuda no regresso aos lucros

A transferência de Raul Meireles foi decisiva para que o FC Porto registasse um saldo positivo de nove milhões de euros.

A balança positiva, correspondente às transferências realizadas entre 1 de janeiro e 31 de agosto deste ano, resulta da diferença entre os 42,3 milhões de euros recebidos pela venda de atletas e os 33,3 milhões gastos em aquisições. Normalmente «reis» do mercado de transferências, no que a saídas diz respeito, os «dragões» iniciaram o mês com números negativos, apesar da transferência de Bruno Alves para o Zenit, por 22 milhões de euros. Apesar do excelente encaixe realizado com a venda do central português, acabou por ser a venda de Raul Meireles, ao Liverpool, por 13 milhões, a colocar as contas portistas no «verde».
Além dos dois internacionais portugueses, os «dragões» receberam mais 7,3 milhões pelas vendas de Mario Bolatti (Fiorentina), Nuno André Coelho (Sporting), Pelé (Eskisehirspor) e Ernesto Farías (Cruzeiro).
Já o Sporting é o clube, entre os chamados três «grandes», com pior saldo financeiro nas transferências de jogadores durante o ano de 2010, ao registar um prejuízo de 3,8 milhões de euros nas transações de atletas.
A balança negativa resulta da diferença entre os 20 milhões de euros recebidos na venda de atletas e os 23,8 milhões gastos em aquisições.
Os «leões» ficam atrás de Sporting de Braga, FC Porto e Benfica, apesar de terem gasto menos dinheiro que os dois principais rivais.
Para este resultado, contribuiu o reduzido número de vendas efetuadas desde o início do ano, durante o qual apenas transferiu dois atletas: João Moutinho e Miguel Veloso. Sem vendas registadas no «mercado de Inverno» da temporada passada, os dirigentes da formação de Alvalade deram primazia às aquisições e foi precisamente durante esse período que chegaram a Alvalade quatro dos 12 reforços de 2010.
Já no início desta época, os «leões» voltaram ao mercado e gastaram mais 12,5 milhões de euros em Evaldo, Torsiglieri, Nuno André Coelho, Diogo Salomão, Jaime Valdês, Alberto Zapater e Tales de Souza.

Braga supera receitas dos três «grandes»
O Sporting de Braga é o clube da Liga que mais lucrou nas transações de jogadores no ano de 2010, com quase 10,3 milhões de euros positivos.
O lucro da formação minhota (10,25 milhões), referente às entradas e saídas de jogadores entre janeiro e agosto deste ano, resulta dos 10,5 milhões encaixados e dos 250 mil euros gastos em aquisições. Dos 22 atletas contratados desde 1 de janeiro, apenas o lateral direito Miguel Garcia e o avançado Lima obrigaram os bracarenses a pagar, sendo que no restante os minhotos optaram por contratar jogadores por empréstimo ou a custo zero. Quanto a saídas, bastou apenas a venda de três jogadores para que os «arsenalistas» obtivessem o referido lucro, sendo que a maior fatia veio de Alvalade, para onde viajaram os laterais João Pereira e Evaldo, que custaram seis milhões de euros aos «leões». No entanto, foi com a venda do guarda redes internacional português Eduardo, para os italianos do Génova, por 4,5 milhões, que o Sporting de Braga realizou o maior encaixe da época.

Benfica com saldo negativo
O Benfica registou um saldo negativo no que diz respeito às entradas e saídas de jogadores, com 1,5 milhões de euros negativos, apesar das milionárias transferências de Di Maria e Ramires. A balança negativa resulta da diferença entre os 39,7 milhões de euros encaixados com a venda de atletas e os 41,2 milhões gastos em aquisições. No início de agosto, o campeão nacional era o único dos três «grandes» que registava um saldo positivo, mas as contratações de Rodrigo (seis milhões) e Salvio (dois milhões pelo empréstimo e 20 por cento do passe) deixaram os «encarnados» com saldo negativo.

Raul Maireles. Encaixe de 13 milhões de euros com transferência do jogador foi decisiva nas contas do FC Porto.

PRIMEIRO DE JANEIRO

JotaCC

Dulce Félix reforça Maratona


Campeã nacional de crosse e "vice" de estrada vai trocar SC Braga pelo Maratona esta época. Prepara-se para a estreia nos 42 km em NI.

Dulce Félix vai ser atleta do Maratona na época que se inicia a 1 de Outubro. Mais um reforço importante para a equipa feminina do clube de Carlos Móia, depois de ter também assegurado o regresso de Inês Monteiro - saíra na época passada, estando inscrita como individual em 2009/2010.

Campeã nacional de crosse longo e curto este ano e vice-campeã de estrada - atrás da agora nova companheira de clube, Sara Moreira -, Dulce estava no SC Braga desde 2007/08, tendo desde então orientação técnica de Sameiro Araújo, com quem continuará a trabalhar. Em Dezembro do ano passado ajudou a Selecção Nacional a revalidar o título europeu de crosse, sendo sexta individualmente na Irlanda, depois de ter sido segunda na Meia-Maratona de Portugal, organizada pelo Maratona - e cuja edição deste ano, denominada Meia-Maratona do Centenário, se realiza no próximo dia 26, sendo hoje apresentada - e terceira na meia de Newcastle (BUPA Great North Run), que voltará a correr a 19 deste mês.

Neste momento a atleta de 27 anos, natural de Guimarães, prepara-se para a maratona de Nova Iorque, a 7 de Novembro, por convite da organização, que quis apadrinhar a sua estreia na distância. Isto num ano em que terminou os 10 mil metros dos Europeus de Barcelona em nono lugar, no final de Julho, apesar da cirurgia realizada em Março, da qual fez uma rápida recuperação - em 2009 Dulce ficara em 13.º nos 10 mil dos Mundiais de Berlim.

A BOLA

JotaCC

Bilhetes para o Dragão a 10 euros

O Sp. Braga inicia, sábado, a venda de bilhetes para o jogo com o FC Porto, da quarta jornada da Liga, a disputar no próximo dia 11, às 21.15 horas, no Estádio do Dragão.

Os interessados em assistir, in loco, ao jogo entre os dois primeiros classificados da Liga poderá adquirir os ingressos na secretaria do Estádio 1.º de Maio, na loja do clube no Braga Parque e nas galerias do bingo, ao preço unitário de dez euros.

Por 14,5 euros, estará igualmente disponível, até às 12 horas de sábado, o bilhete e a viagem até ao Estádio do Dragão.

Treino com cinco "baixas"

Quim, Andrés Madrid e Miguel Garcia, por impedimento físico, Sílio e Rodriguez, ao serviço das respectivas selecções, não integraram o treino desta manhã, realizado à porta fechada.

Para sexta-feira está agendado um jogo de treino com o Freamunde. O ensaio inicia-se às 17 horas, no Estádio Axa.


A BOLA