News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Fórum e foristas

Started by Maria, 09 de November de 2006, 13:23

Previous topic - Next topic

Maria

Caros foristas,
Meus amigos,

Há já algum tempo que não "posto" no fórum com a periodicidade com que o fazia anteriormente, mas vou acompanhando o que aqui se diz.

Não venho falar da equipa ou do novo treinador. Venho falar do fórum.

Não sendo das mais velhinhas aqui, já frequento so Superbraga há cerca de 5 anos... Éramos, passe a expressão, uma dúzia. E esta dúzia opinava, discursava, discutia, sugeria, reflectia... mas nunca insultava os outros foristas (ok, os espanhóis que cá pululavam). Às vezes as discussões eram mais acesas (certo, Nandes?) mas nunca nos insultavamos.

E é com algum desgosto que hoje vejo que apesar do fórum ter crescido em termos de foristas, esse crescimento não foi em tudo positivo.

Há pessoas que aqui vêm, algumas novas, outras há meia dúzia de meses, para apenas provocar, insultar, não contribuindo para a qualidade do fórum e muito menos para aquilo que nos deveria unir e não dividir: o amor ao Sporting Clube de Braga.

Tenho sérias dúvidas que muitos sejam braguistas, acho mesmo que alguns devem odiar o Sporting de Braga... A esses digo, desistam. Vão levar os vossos nefastos comentários para outros sítios. Criem blogs. Mas não chateiem quem cá anda por amor ao símbolo e à instituição.

O Superbraga não é só um grupo de amigos (como alguém também já referiu). É maior. Cresceu. Mas ainda há tempo os foristas convíviam, discutiam, mas respeitavam-se. Não se insultavam. E nasceram amizades.

Tenho pena... porque como eu, muitos dos mais "antigos" do Superbraga estão a aparecer cada vez menos...
GVERREIRA DO MINHO

Bracarus

assino por baixo...
e mais.
julgo que os moderadores deviam limitar a colocação de novos posts, pois é desagradável cá vir, ver tópicos em catadupa, a maoria sem qq interesse.
já nem falo nos artistas do insulto e da provocação habituais que para aí andam..
é preciso melhorar este foram, para ue não descambe.
e isso compete aos moderadores, que se mais não seja, limpar o lixo que aí aparece

é que senão é como os grafitis: quando vêm uma parede limpa, la pintam, e chega a tal ponto, que já nem se sabe qual é a cor orignal da parede.

toca a melhorar o forum, srs moderadores

Peixoto

assino por baixo tb.

Ultimamente tem-se verificado uma afluência de foristas parasitas que não trazem nada de novo para uma sã discussão do nosso clube.
A rever...
O BRAGA NÃO É UM GRANDE...É O ENORME!
http://img259.ima

Gambit

Concordo plenamente!!!
Aí está alguém que veio pôr os pontos nos ii...
Que haja divergência de opiniões, tudo bem!! É bastante saudável, até! Mas daí a começar a insultar e a criar tópicos para chamar nomes aos outros é que não.
Respeito, tolerância, divergência, discussão: sempre!
Faltas de respeito, ignorância: fora daqui!

braguista365

Assino tambem por baixo!
Ja ha alguns dias que estava a pensar em abrir um topico como este!É realmente triste o rumo que o forum esta a tomar,topicos repetidos,o constante insulto sem dar a sua opiniao, o que vai contra a existencia do forum -o contributo da opiniao e debate de ideias.
No que toca a parte do insulto,é algo que eu nao compreendo ja que partindo do principio todos somos a favor da mesma causa-S.C. de Braga !(salvo raras excessoes,que tambem as ha por aqui)
Todos temos o direito a nossa opiniao,mesmo que seja contraria aos demais,mas daí a passar ao insulto,por favor!

Filipa Carvalho

Concordo com a Maria..
O forum esta muito diferente em comparaçao com quando entrei aqui...
As pessoas que postavam regularmente agora quase nao postam,ou nao postam mesmo...
E antes abria-se um topico para um assunto e agora cada vez mais se nota milhentos topicos a falar da mesma coisa e notou.se isso agora com a saida do carvalhal...bastava um topico...nao sei para que tanto topico a falar da mesma coisa

Kramer

Estou completamente de acordo!!

Há que manter um nível de dialogo que não passe pelo insulto!!!
\\\\"Matar o sonho é matarmo-nos. É mutilar a nossa alma. O sonho é o que temos

ZGANDULO

E de que maneira, MARIA... >:(

Bastou o BRAGA perder o 1º e o 2º jogo, para haver não sei quantos registos e para colorir mais este forum, haviam espumas de todas as cores, sim porque alguns gostam é de se espumar todos porque como estavam a pensar apoiar só o BRAGA,e não, também outro clube... Isso do Braga perder não é cultura. Esses sujeitos estão abituados a ver o seu clubesinho a ganhar sempre e só assim se sentem realizados e completos....

Por outro lado existem os begueiros do costume que são os desgraçados,  aqueles que não tem onde caír mortos e como pensam ser mais inteligentes, passam por cá, para defecar a dierreia mental enquanto tomam comprimidos para a dor de dentes...

Isto por cá, nem dá gosto ler alguns comentários de certos foristas que eu tinha uma grande consideração e ademiração... >:(

[url="http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif"]http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif[/url]

Mafalda

Pois é Maria, é por essas e por outras que este fórum para mim acabou!
Acabou, no sentido em que não vou dar mais a minha opinião sobre qq assunto aqui em debate, pelo menos num futuro próximo. Abri esta excepção.

NINGUÉM, mas mm ninguém  tem o direito de insultar seja quem for e NINGUÉM deve ser sujeita a determinados insultos e situações até pq tal como eu, muitos têm filhos, filhos que tal como os meus acompanham e participam neste Fórum.

É triste, mas é assim que uns e outros levam a vida, sem o minímo respeito pelos outros, enquanto mães, pais, filhos, enquanto pessoas!

Mafalda

ric

amigos:

p que a maria diz é apenas uma questão com que nos debatemos há muito tempo.
Sou de opinião que este fórum, por ser livre aBERTO, tem vantagens pela pluralismo das ideias.

Sou tb da opinião que devemos aceitar o "risco " de crescimento desde que acompanhado de critérios de qualidade, ou se quiserem, de cumprimento rigoroso das regras de conduta e dos objectivos deste fórum.

Não gostaria muito que este fórum fosse "quinta" de alguns, mesmo que seja para preservar alguma maior consistência e menos disparates.

O crescimento é um mal necessário mas neste crescimento importa estar atento a abusos e quebras de regras.

tenho lutado bastante por isto e mesmo alguns foristas antigos me t~em questionado sobre determinadas~opções que tomei em termos da "sanadidade" deste forum no que diz respeito a banimentos, cortes e modificações de posts e topicos.

A função de moderador é um "pau de dois bicos" e pode também influenciar este fórum. A subjectividade está sempre latente e por vezes, reconheço que toleramos a mais e por vezes somos mais "censores". Muitas vezes também, por conhecermos determinadas pessoas sabemos das suas intenções e temos a certeza que não existe ali minima intenção de ofender.

Também as palavras utilizadas são de dificil resolução pois a subjectividade está sempre presente.

Sou de opinião que embora com erros, temos caminhado bem. Sei tb que o aumento de foristas cria mais "entropia" e que devemos ser todos nós a zelar pelo cumprimento das regras de conduta. Não responder a topicos ou mensagens ofensivas, não responder "à letra", não "hostilizar á partida quem vem de "sectores contrários" mas que gostaria de confrontar ideias, utilizar a opção de "denunciar ao moderador" sempre que seja lido um post menos correcto, evitar responder em topicos do mesmo assunto para que seja fácil a união de topicos, ver primeiro os mais recentes temas de topicos antes de inserir um novo  podem ser tarefas de TODOS NÓS  para ajudar este fórum a seguir o seu caminho.

Com mais ou menos foristas mas sempre fiel á sua intenção de engrandecer o nosso clube e potenciar a discussão sadia e critica.

Todos poderemos ajudar.

Os moderadores são apenas mais alguns foristas com algumas possibilidades de bloqueios e controlo.

Serve também esta mensagem para alertar mais uma vez todos os foristas que devem ler a sregras deste forum, inseridas num dos primeiros topicos do forum. Se não o quiserem cumprir, saiam já, criem outros foruns , façam blogs mas não chateiem as pessoas que gosta de cá estar e de encontrar no SB um espaço calmo e útil para perder algumas horas a falar de uma das suas paixões.

A moderação irá ser mais actuante. mas por favor não nos peçam depois responsabilidades nem duvidem da nossa isenção.

Por fim, a alguns foristas que se divertem á grande com estas questões e que sobre pele de cordeiro vão lançando o seu veneno, solicito que abandonem de vez o forum. Não adianta estarem a divertir-se mais. Vão ver antes as anedotas do diario do minho e discutir nos foruns do Sapo

ric

Quote from: Mafalda on 09 de November de 2006, 14:49
Pois é Maria, é por essas e por outras que este fórum para mim acabou!
Acabou, no sentido em que não vou dar mais a minha opinião sobre qq assunto aqui em debate, pelo menos num futuro próximo. Abri esta excepção.

NINGUÉM, mas mm ninguém  tem o direito de insultar seja quem for e NINGUÉM deve ser sujeita a determinados insultos e situações até pq tal como eu, muitos têm filhos, filhos que tal como os meus acompanham e participam neste Fórum.

É triste, mas é assim que uns e outros levam a vida, sem o minímo respeito pelos outros, enquanto mães, pais, filhos, enquanto pessoas!

Mafalda, garanto-te que tal não irá mais acontecer e que podes continuar a passar por aqui algumas horitas

miguel

Concordo em absoluto com a Maria, e na mesma media discordo com o Bracarus!

Este fórum não é dos moderadores, é de todos os membros deste grupo.
A responsabilidade é de todos nós.
Aos moderadores compete moderar e não manipular. É certo que a moderação poderia ser mais activa e permanente, talvez seja necessário implicar novas pessoas nessa tarefa. Já temos estamos a falar sobre o assunto, aguardemos.

Eu sou mais defensor da atitude pedagógica de todos os membros, com a criação de posts deste calibre (obrigado Maria), ou com a utilização de MP para tentar fazer passar a ideia original deste espaço aos eventuais prevaricadores.
As regras são claras, só não as cumpre quem não quer.

A nossa luta pode ser imensa e muito activa, mas há coisas que ou se tem, ou não se tem...

Aceitamos todas as sugestões para fazer deste fórum um espaço digno e de todos (velhos e novos), mas não peçam para que essa responsabilidade seja assegurada em exclusivo pelos moderadores.

Bjs e Abraços a TODOS!

Obrigado

Miguel

Mensagem escrita antes de ler a resposta do Ric

Maria

Mafalda,

Não desistas porque somos nós, os verdadeiros braguistas, que fazemos deste fórum aquilo que ele deve ser: o ponto de encontro dos 100% braguistas!

GVERREIRA DO MINHO

Vlad

Entendo e apoio na generalidade o post do Ric e da Maria também!

Mas há que separar as águas:
Opiniões são uma coisa. Insultos são outra.
A opiniões, todos temos direito e todos devemos dar a nossa e respeitar a dos outros, por mais incongruente que nos pareça.
Insultos? Todos temos a obrigação de não ir por aí, e temos o dever de reprovar. E se conseguirmos (às vezes é difícil), devemos ignorar.
BRAGA... um dia ainda te vou ver a campeão!

Nota:desprezo os chamados "grandes"

miguel

Concordo Vlad.

Mas aqui nunca ninguém censurou opiniões.
A não ser coisas do género " em minha opinião esta pessoa é isto, ou aquilo..."
Acho que nenhum de nós tem dúvidas sobre as regras, porque aliás essas mesma regras, não tem nada de especial que não seria suposto aplicar, no mínimo por questões de boa educação.
MAs continuo a dizer, há coisa que ou se tem ou não se tem...

Um Abraço!

nandes

Quote from: Maria on 09 de November de 2006, 13:23
Caros foristas,
Meus amigos,

Há já algum tempo que não "posto" no fórum com a periodicidade com que o fazia anteriormente, mas vou acompanhando o que aqui se diz.

Não venho falar da equipa ou do novo treinador. Venho falar do fórum.

Não sendo das mais velhinhas aqui, já frequento so Superbraga há cerca de 5 anos... Éramos, passe a expressão, uma dúzia. E esta dúzia opinava, discursava, discutia, sugeria, reflectia... mas nunca insultava os outros foristas (ok, os espanhóis que cá pululavam). Às vezes as discussões eram mais acesas (certo, Nandes?) mas nunca nos insultavamos.

E é com algum desgosto que hoje vejo que apesar do fórum ter crescido em termos de foristas, esse crescimento não foi em tudo positivo.

Há pessoas que aqui vêm, algumas novas, outras há meia dúzia de meses, para apenas provocar, insultar, não contribuindo para a qualidade do fórum e muito menos para aquilo que nos deveria unir e não dividir: o amor ao Sporting Clube de Braga.

Tenho sérias dúvidas que muitos sejam braguistas, acho mesmo que alguns devem odiar o Sporting de Braga... A esses digo, desistam. Vão levar os vossos nefastos comentários para outros sítios. Criem blogs. Mas não chateiem quem cá anda por amor ao símbolo e à instituição.

O Superbraga não é só um grupo de amigos (como alguém também já referiu). É maior. Cresceu. Mas ainda há tempo os foristas convíviam, discutiam, mas respeitavam-se. Não se insultavam. E nasceram amizades.

Tenho pena... porque como eu, muitos dos mais "antigos" do Superbraga estão a aparecer cada vez menos...

Normalmente evito "postar" porque não me revejo nesta nova moda de utilizar o forum, acontece que fu mencionado no post supracitado e daí, dar a minha achega para o assunto.

Óh Maria, se recordo esses tempos... as "cabeçadas" que demos por causa do Zé Roberto, mas ficamos grandes amigos e é isso que eu quero preservar evitando entrar na nova moda, é manter os amigos que aqui criei!!!

Assim sendo. apelo aos mais novos (e não levem isto como recriminação ou descriminação melhor dizendo, porque na verdade se trata dos mais novos) para que opinem, discursem, discutam, sugiram, reflitam... mas nunca insultem os outros foristas  

VIVA O ENORME!!!         VIVA O SUPERBRAGA.COM!!!          
UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL

Finesco

Maria,

Vou-te explicar o que se passa realmente.
No início da época, quando ganharam consistência os boatos da contratação deste ex-treinador, imediatamente eu e outros poucos foristas (muitos recearam represálias) nos insurgimos com veemência contra esta decisão da SAD.
Foi aí que começaram os insultos de que falas... Todos os foristas que se opunham à contratação do agora (e felizmente) ex-treinador, levavam logo uma data de nomes: desestabilizadores, bota-abaixo, imbecis, mentecaptos, espanhóis, bi-clubistas, etc...
Eu não desarmei nas críticas e fui banido do fórum.

A época começou, o Braga ganhou os dois primeiros jogos de forma como sabemos (o primeiro com um auto-golo nos descontos e o segundo com uam exibição paupérrima nas Aves). Nessa altura, estava a postar com outro Nick e mais uma vez alertei para o facto da nossa equipa estar a jogar pessiamamente mal, de haver situações esquisitas, etc.
Depois, foi a derrota com o Leiria e mais uma exibição medíocre. Voltei a manifestar o meu desagrado e coloquei uma sondagem para elegermos um substituto, pois, já previa o que veio a acontecer. Voltei a ser insultado.
Mas, mesmo assim não me calei. Antes do jogo em Itália, sabendo que a equipa estava longe e sem ter acesso às mensagens, voltei a alertar para o estado de coisas. Avisei que a jogar como estávamos, íamos ser eliminados da UEFA. Felizmente, enganei-me por pouco, pois, a estrelinha da sorte sorriu-nos e o Wender acabou por nos salvar.
Passados alguns dias fui banido pela segunda vez.

Durante algum tempo, fiquei a pensar se deveria voltar a postar no fórum. Continuei a ver o Braga a afundar-se, assisti à sodomização da nossa equipa na Holanda e atento aos ecos de indiscipina no balneário.
Porém, a minha paciência esgotou-se após os 4-1 contra o Marítimo.
Na minha terra diz-se: Quem é encabado a primeira vez, é-o sem saber. À segunda, é porque gosta.

Após ver o ambiente de desagravo dos sócios após esse jogo nefasto, decidi-me voltar a postar. Desta vez, não estava sozinho. Outros foristas comungavam das minhas opiniões, ou seja, esses que tu dizes que só vieram para aqui desestabilizar, são os mesmos que abriram os olhos.

No meio disto tudo, fico feliz porque o ex-treinador caiu em si e percebeu que não tinha "unhas para tocar esta viola". Aqueles que o defenderam, é óbvio que tiveram que engolir o sapo e é óbvio que não gostam de falar da desgraça em que ficou o nosso balneário, da indisciplina, do oitavo lugar porque não querem admitir que estavam errados quando defenderam o Carvalhal.
Curiosamente, esses são aqueles de quem lamentas as ausências.

Por isso meus amigos, vamos lá encerrar este tópico que mais parece o muro das lamentações. Vamos levantar a cabeça porque as coisas agora irão, com certeza melhorar e vamos volter a ter o nosso BRAGA no lugar que ele merece.

FORÇA BRAGA, AINDA PODES SER CAMPEÃO ESTA ÉPOCA.

Fino.
Assinado,

Fino (de joelhos...) :-*

Vlad

Quote from: miguel on 09 de November de 2006, 15:14
Concordo Vlad.

Mas aqui nunca ninguém censurou opiniões.
A não ser coisas do género " em minha opinião esta pessoa é isto, ou aquilo..."
Acho que nenhum de nós tem dúvidas sobre as regras, porque aliás essas mesma regras, não tem nada de especial que não seria suposto aplicar, no mínimo por questões de boa educação.
MAs continuo a dizer, há coisa que ou se tem ou não se tem...

Um Abraço!

Certo! Nem eu quis dizer, de modo algum, que se censuram opiniões. Se algum dia isso acontecesse... o fórum morria. O que eu quis dizer é que há foristas que "catalogam" outros foristas só porque a opinião não coincide, ou porque a opinião visa o treinador, ou a SAD, ou os jogadores.
Vou dar um exemplo exagerado:
Vamos imaginar que aparece aqui um forista a dizer que o A. Madrid não joga nada e não se esforça em campo. Todos achamos isso ridículo, mas se o tal forista acha isso... temos que aceitar e vamos apenas dizer que não concordamos com ele e porquê. Não vamos apelida-lo de anti-braguista, ou dizer que ele só diz asneiras, ou que ele não percebe nada de bola, ou que quer desestabilizar. Temos que aceitar que pode mesmo ser a opinião dele, e apesar de errada a meu ver, é válida e legítima. Futebol não é uma ciência exacta em que uns t~em razão e outros não. Há quem goste de futebol ofensivo, outros mais defensivo. Outros que gostam de avançados altos e fortes, outros que gostam de avançados rápidos e tecnicistas, etc... Quem é o melhor avançado? O alto e forte ou o rápido e tecnicista? Digo eu que é o alto, forte, rápido e tecnicista  ;D. Mas na impossibilidade de ter as 4 características e ter só duas... as opiniões divergem de certeza. Uns preferirão o alto e forte, outros o rápido e tecnicista. Qual é que tem razão? Cada um tem a sua.

Vlad

Ó Fino... tu és fresco és...

miguel