News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 11/08

Started by JotaCC, 11 de August de 2010, 07:34

Previous topic - Next topic

JotaCC

Mário Felgueiras volta ao Rio Ave


Mário Felgueiras vai apresentar-se no Estádio dos Arcos para representar o Rio Ave até ao final da temporada. O guarda-redes deixa a cidade dos arcebispos com o dever cumprido, depois de ter defendido as cores dos arsenalistas frente ao Celtic de Glasgow.

O técnico bracarense Domingos Paciência pretender ver o jovem guarda-redes a jogar com regularidade e, nesse prisma, o regresso a Vila do Conde oferece maiores possibilidades a Mário Felgueiras de actuar ao longo da temporada.

A recente aquisição do guarda-redes brasileiro Felipe veio retirar acção a Mário Felgueiras. O ex-Corinthians chegou à cidade dos arcebispos com rótulo de qualidade. Avaliado em quatro milhões de euros e emprestado até ao final da temporada surge como uma mais-valia para a baliza dos arsenalistas.

Mais dia, menos dia Felipe vai assumir as redes do Sporting Clube de Braga, sendo que no plano teórico vai concorrer com Artur Moraes (ex-Roma) pela titularidade no onze minhoto, todavia Felipe é de outra galáxia.

Marcos aparece como terceiro elemento na hierarquia, enquanto que o jovem Diego será importante para a lista a entregar na UEFA para a próxima fase da liga dos campeões, devido à necessidade de ter atletas com três anos de formação no futebol português.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Aguiar com o pé que tem à mão

Não podemos garantir em absoluto rigor que Luis Aguiar seja o melhor ambidextro de Portugal, pois chegaram muitos estrangeiros nesta pré-época cujas características ainda nos são desconhecidas. Mas uma coisa é garantida: é o melhor que conhecemos e único entre as equipas de topo. Silas, do Leiria, também joga com os dois pés, mas a eficácia fica muito atrás da resposta do uruguaio.

Em duas épocas e meia em Portugal, Aguiar conta 34 acções de golo: marcou 15, assistiu para 19. E usou os dois pés quase com a mesma qualidade. Desses 34 lances, 20 tiveram origem no melhor pé "original": o direito. Os outros 14 são resultado do treino, insistência e facilidade de aprendizagem. É que o esquerdo começou a ser desenvolvido mais tarde e agora é cada vez mais recorrente. A prova é que na Briosa, quando Domingos Paciência o conheceu, Aguiar usava-o bem menos. Agora é ao contrário e até quando os livres directos são frontais a escolha é antagónica aos instintos primários. Diz quem o conhece que, por já bater tão bem com um pé como com o outro, Aguiar opta preferencialmente pelo canhoto porque os guarda-redes têm mais dificuldade em perceber e adivinhar a trajectória da bola. Nos penáltis costuma escolher o direito.

Quando a bola parada descai para um dos lados, então a escolha vai de encontro ao que a jogada pede. Os treinadores nem têm de definir que jogador cobra de cada um dos lados do campo. Se Aguiar estiver em jogo bate ele. E com a mesma probabilidade de sucesso. Este é dos que podem dizer que bate com o pé que tem mais à mão sem estar sujeito a piadas. Domingos agradece a ambivalência que começou a ver desenvolvida em 2007/08, na Académica. O médio foi inscrito a tempo na Champions e é uma das cartas mais fortes a jogar contra o Sevilha.


Números
19

Apesar de ter 15 golos em Portugal, são as assistências a sua especialidade. E neste particular mostra bem a dita ambivalência: 10 de pé direito, 9 com o esquerdo

2007/08

Luis Aguiar chegou à Académica depois de cinco meses péssimos no Estrela da Amadora. A mudança não poderia ter sido mais brusca: no mesmo tempo, em Coimbra, marcou um golo de pé esquerdo e tornou-se o melhor assistente da equipa: seis passes mortíferos, quatro de pé direito e dois com o esquerdo. Nessa fase, Aguiar ainda se socorria principalmente do pé mais comum, principalmente nas bolas paradas. Os três cantos que apontou para golo foram todos de pé direito.

2008/09

Com Jorge Jesus, o jogador deu início à consolidação da carreira e desta estranha capacidade. Oito dos 11 golos dessa fase foram conseguidos pelo lado mais tradicional. Mas há que referir que sete deles sucederam em bolas paradas: quatro penáltis e três livres. Significa isto que dos quatro golos de bola corrida, três já foram de canhota, num sinal claro de que o aperfeiçoamento foi conseguido e que o próprio jogador já não hesitava quando a jogada pedia o improviso. O "bilhete" em Liège, fantástico, é um excelente exemplo.

2009/10

O uruguaio chegou em Janeiro, após férias e em má forma física. Mas nem por isso demorou a encarrilar. Duas semanas depois de chegar, assistiu Paulo César no Restelo de pé direito e sete dias depois marcou ao Marítimo da mesma forma. Mais para o fim de época vieram os bons momentos de esquerda. O livre à Naval é o melhor exemplo, mas as outras três assistências também. De canto (Naval e Leixões) e livre indirecto (FC Porto), provou que já marca melhor com este pé do que com o que primeiro usou em pequeno.

Acções decisivas de pé direito: 20

Foi do pé com que Aguiar primeiro se apresenta aos desconhecidos que nasceram 20 golos daqueles em que o uruguaio esteve envolvido desde que chegou, no Verão de 2007. Os primeiros cinco foram na Académica, os restantes pelo Braga. Este número deve partir-se em dois de igual forma: 10 remates certeiros, 10 passes geniais. Os primeiros quatro foram pela Briosa.

Acções decisivas de pé esquerdo: 14

O livre directo fantástico que apontou à Naval nos 0-4 da época passada foi o primeiro de pé esquerdo num lance desse tipo. O prémio é justo para quem tanto treinou e agora é tão bom como com o direito. Por isso, a tendência é que as acções decisivas da esquerda se aproximem nesta época. Para já, 14 lances: 5 golos, 9 assistências, 7 no Braga e 3 nos últimos dois meses da época.


Outros casos

- Canhoto de referência em Portugal, Chalana tinha uma particularidade: marcava muitas vezes o penálti de pé direito. E enganava os guarda-redes...

- Aquele que, para muitos, foi o melhor do mundo, era dextro, mas batia livres perigosos com os dois pés. Falamos de Pelé.

- Nas décadas de 70 e 80, o FC Porto teve dois grandes jogadores que se expressavam das duas formas. Primeiro António Oliveira, depois Madjer, o argelino que na conquista da Taça dos Campeões Europeus de 1987 marcou de direito e assistiu de esquerdo.

- Tal como Chalana, Balakov foi um esquerdino de requinte, que chegou a marcar golos de pé direito a marcar livres.


Felgueiras voltou ao Rio Ave para não travar evolução


Mário Felgueiras é o primeiro guarda-redes a saltar fora do grupo de cinco que compunha o plantel arsenalista. A decisão de Domingos Paciência foi sincronizada com a da SAD e obedeceu a vários parâmetros. É verdade que Mário Felgueiras esteve muito bem com o Celtic e que estaria, nesta fase, na frente de Artur Moraes e Marcos. Sem Felipe, seria ele a jogar. O problema é que a chegada do brasileiro iria atirá-lo para o banco de suplentes e, depois do claro sinal de evolução dado por Felgueiras na pré-eliminatória da Liga dos Campeões, isso seria um retrocesso. O Braga entendeu que o jovem tem valor para regressar no final da época e ser eventualmente o número 1, num processo semelhante ao que experimentou Eduardo. Mas, para isso, tem de jogar, o que irá acontecer em Vila do Conde, onde ontem à tarde já participou no treino. Felgueiras chega com o capital de confiança renovado e com uma reputação muito mais elevada, o que lhe confere vantagem sobre Paulo Santos.

Ao emprestá-lo, a SAD cumpriu também a palavra dada ao Rio Ave, clube com o qual mantém excelentes relações e a quem adquiriu recentemente Sílvio por valores bem abaixo dos inicialmente pedidos.



Rapid Bucareste pediu Lima a António Salvador

Lima foi o avançado pedido pelo Rapid Bucareste ao Braga, ao abrigo do protocolo de cooperação que está em marcha e será finalizado ainda este mês. António Salvador disse imediatamente "não". O ex-Belenenses é aposta de Domingos e, nesta fase, favorito para o lugar de ponta-de-lança. Foi um grande investimento e sobre ele recaem muitas esperanças. O presidente arsenalista mostrou-se, porém, disposto a ceder outros elementos do actual plantel. Na Roménia fala-se de Keita, mas não é certo que o treinador daquele clube o queira. A hipótese vai ser estudada.


O JOGO

JotaCC

Últimos reforços do Braga aptos para a estreia na Liga


Os brasileiros Felipe (ex-Corinthians) e Élton (ex-Vasco da Gama), e o uruguaio Luís Aguiar (ex-Dínamo de Moscovo), últimos reforços do Sporting de Braga, já estão devidamente inscritos e podem ser opção na recepção de depois de amanhã ao Portimonense (20.15 horas, SportTV), no jogo de estreia na Liga 2010/11.

Entretanto, o guarda-redes Mário Felgueiras está de volta ao Rio Ave, após ter sido requisitado pelo Braga para os dois jogos da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, partidas em que curiosamente foi titular.

Mário Felgueiras, de 23 anos, tinha sido emprestado em Julho ao clube de Vila do Conde, mas acabou por ser a solução para a baliza bracarense nos jogos de acesso ao play-off da Champions. Com a chegada do brasileiro Felipe e já com seis guarda-redes no plantel, o regresso do guardião ao Rio Ave, que estava previsto, já se concretizou ontem.

Em termos de preparação, Sílvio (ex-Rio Ave) foi dado como apto e pode defrontar os algarvios, ao contrário de Quim, Léo Fortunato e Mossoró, que continuam indisponíveis.

Noutro âmbito, depois das críticas que Mesquita Machado, presidente da Câmara de Braga, fez à RTP, por não ter transmitido o jogo de Glasgow com o Celtic, o encontro da primeira mão do play-off da Champions, que se disputa na próxima quarta-feira, em Braga (19.45 horas), será transmitido pelo canal público.

JN

JotaCC

Sporting de Braga

Felipe e Élton já trabalham

O guarda-redes Felipe e o avançado Élton já marcaram presença no treino de ontem do Sporting de Braga, depois de na segunda-feira terem assinado um contrato de uma temporada. Domingos Paciência também já contou com Sílvio, que na véspera treinou limitado, enquanto Léo Fortunato e Mossoró estiveram no relvado, mas ainda a evoluir de forma progressiva.


PRIMEIRO DE JANEIRO

Bruno3429

Mário Felgueiras já treina em Vila do Conde

O guarda-redes Mário Felgueiras, do Sporting de Braga, voltou a ser emprestado ao Rio Ave, trabalhando já com os seus novos companheiros. O atleta começou a época em Vila do Conde, regressou a Braga para defender a baliza nos jogos com o Celtic, e voltou a ser emprestado à equipa de Carlos Brito.

Diario Minho

JotaCC

Marcos será o próximo a sair

Marcos e o Sp. Braga vão tentar acertar agulhas para rescindir amigavelmente o vínculo que liga as partes até Junho de 2012.

Contratado na sequência da lesão de Quim e do chumbo médico do polaco Bialkowski, Marcos chegou ao Minho por via do profundo conhecimento que tem do futebol português e das exibições produzidas ao serviço do Marítimo, nas sete temporadas em que jogou nos madeirenses.

O facto, porém, é que a época de paragem em que apenas manteve a forma no Paraná Clube teve implicações de ordem física, designadamente uma lesão nos adutores que implicou a sua exclusão da lista para a Liga dos Campeões.

A confirmar-se o acordo para a desvinculação de Marcos, o quadro de guarda-redes do Sp. Braga será composto, em definitivo, pelos brasileiros Felipe e Artur e o internacional sub-21 Diego.

A BOLA

JotaCC

Minhotos são o clube que mais lucra
Saldo superior ao dos três grandes

O Sporting de Braga é o clube da liga portuguesa que mais lucrou nas transações de jogadores no ano de 2010, com quase 10,5 milhões de euros positivos, suplantando mesmo os três grandes do futebol português.

Ao lucro da formação minhota (10,45 milhões), referente às entradas e saídas de jogadores entre janeiro e agosto deste ano (verbas relativas a cedências temporárias foram excluídas) deve-se aplicar-se o lema "vender bem e comprar melhor".

A cerca de três semanas de fechar o mercado de transferências, o resultado da balança de transações dos bracarenses ultrapassa mesmo o valor conjunto de Benfica (3,8 milhões positivos), FC Porto (400 mil euros negativos) e Sporting (3,8 milhões negativos).

Dos 19 atletas contratados desde um de janeiro, apenas o lateral-direito Miguel Garcia (ex-Olhanense) obrigou os bracarenses a "abrirem os cordões à bolsa", pagando, a meio da época passada, 50 mil euros pelo passe do defesa português.

Quanto a saídas, bastou apenas a venda de três jogadores para que os "arsenalistas" obtivessem o referido lucro, sendo que a maior fatia veio de Alvalade, para onde viajaram os laterais João Pereira e Evaldo, que custaram seis milhões de euros aos "leões".

No entanto, foi com o guarda redes internacional português Eduardo, para os italianos do Génova, por 4,5 milhões, que o Sporting de Braga realizou, até ao momento, o maior encaixe da época.

RECORD

JotaCC

Joelho limita Paulão

O defesa-central Paulão voltou a apresentar queixas físicas, desta feita no joelho esquerdo, tendo por isso trabalhado de forma condicionada na sessão de treino desta quarta-feira do plantel do Sp. Braga.

Paulão limitou-se a efectuar corrida na companhia do fisioterapeuta, isto no período em que foi permitida a presença dos jornalistas. A dois dias da abertura do campeonato, diante do Portimonense, o «central» brasileiro poderá assim estar em dúvida.

No mais, numa sessão realizada em pleno Estádio Axa, confirmou-se a recuperação de Silvío, assim como as integrações dos brasileiros Elton e Felipe. Os mais recentes reforços dos bracarenses até já escolheram número, com o guarda-redes a ficar com o 84 e Elton com o 85.

Ainda para esta quarta-feira está marcada conferência de imprensa, com Moisés a falar aos jornalistas na perspectiva do encontro inaugural do campeonato.

A BOLA

JotaCC

«Objectivo é fazer igual ou melhor» - Moisés

O Sp. Braga parte para a nova época com o objectivo de fazer igual ou melhor do que na época passada. A garantia é dada pelo defesa brasileiro Moisés, mesmo assumindo que haverá maior responsabilidade sobre a equipa.

«No Sp. Braga ninguém se acomoda, por isso vamos tentar fazer igual ou melhor do que na época passada», vincou Moisés, que falava sobre a entrada no campeonato, na qual os bracarenses têm como primeiro adversário o Portimonense já na próxima sexta-feira.

«A expectativa é a melhor possível. O grupo está mais forte e a nossa intenção é começar a ganhar, sempre respeitando o adversário», atirou o central brasileiro.

A nível pessoal, e depois de ter completado 31 anos, Moisés entra agora no último ano de contrato com os bracarenses e garantiu que ainda não foi abordado para renovar. «Só penso no presente e estou concentrado no meu trabalho. Se houver renovação, com certeza que será bom para as duas partes», rematou.

A BOLA

JotaCC

Moisés: «Boa responsabilidade»
DEFESA TEM VONTADE DE REPETIR GRANDE ÉPOCA

Moisés foi esta manhã o porta-voz do plantel bracarense, comentando a estreia na Liga, já esta sexta-feira, com a receção ao Portimonense (20.15). O defesa-central brasileiro considera que "é preciso ter muito respeito pelo Portimonense que, apesar de ter chegado da divisão inferior, tem de ser encarado como um grande adversário".

Reforçando que a equipa minhota não estará já a pensar no Sevilha, com quem vai discutir a entrada na fase de grupos da Champions, Moisés não baixa a fasquia em relação à época anterior: "Tudo o que fizemos foi muito bom, mas queremos mais e não podemos parar aqui. Claro que temos uma grande responsabilidade devido a tudo de bom que conseguimos alcançar, mas essa responsabilidade é boa e estamos cá para a assumir."

O plantel do Sp. Braga já conta com os reforços Felipe e Elton, que hoje voltaram a integrar o treino matinal da equipa e podem ser utilizados de imediato se Domingos Paciência assim o entender.

Paulão sofreu uma lesão no joelho esquerdo e trabalha de forma condicionada.

RECORD

JotaCC

Cosme Machado no Benfica-Académica

Cosme Machado, da AF Braga, foi o árbitro nomeado para dirigir o primeiro jogo do campeão Benfica na Liga 2010/2011, diante da Académica, no Estádio da Luz, no próximo domingo.

No jogo inaugural do campeonato, entre Sp. Braga e Portimonense, agendado para sexta-feira, vai estar Carlos Xistra, da AF Castelo Branco.

A deslocação do FC Porto à Figueira da Foz para defrontar a Naval, sábado, será dirigida por Paulo Baptista, da AF Portalegre, enquanto a visita do Sporting ao terreno do Paços de Ferreira, também no sábado, terá como árbitro Artur Soares Dias, da AF Porto.

A BOLA

Bruno3429

«A maior responsabilidade pertence ao Sp. Braga» - Litos
Por João José Pedro

O treinador do Portimonense afirma que o objectivo é vencer o Sporting de Braga, sexta-feira, na abertura do campeonato, mas admite que o empate seria um bom resultado para a formação algarvia.

«Pelo que fizemos ao longo da pré-época, as perspectivas são boas. Queremos realizar uma grande exibição, com qualidade. O objectivo é vencer mas se pontuarmos já será óptimo», disse Litos na antevisão ao jogo de sexta-feira (20.15 horas) em Braga.

O técnico reconhece que o recém-promovido Portimonense não terá tarefa fácil na Cidade dos Arcebispos, mas afirma que defrontar os vice-campeões da época passada será uma motivação extra: «Vamos defrontar uma grande equipa, num excelente estádio. Os jogadores do Portimonense vão querer mostrar o seu valor e porque fazem parte desta equipa. São desconhecidos mas têm oportunidade de se estrearem num jogo grande.»

«Temos as nossas responsabilidades, mas a maior pertence ao Sp. Braga, não só pelo que realizaram na última época, mas também pelo que fizeram nos últimos seis anos. São candidatos ao título, jogam em casa e têm uma equipa com jogadores de qualidade», atirou Litos.


A Bola

Bruno3429

Litos ambicioso em Braga: «Não abdicaremos nunca do ataque»
Treinador do Portimonense quer pontuar frente ao segundo classificado


O regresso do Portimonense à Liga terá lugar em Braga, nesta sexta-feira, frente ao segundo classificado da época passada. O treinador Litos reconhece o peso da tarefa, mas sem receio do que se avizinha, até porque a noite será de festa, 20 anos depois da última presença no principal escalão.

«Temos a nossa responsabilidade e é evidente que queremos fazer um bom resultado. Mas, a grande responsabilidade estará do lado do Sp. Braga, pelas prestações dos últimos anos e pelo plantel que tem, sendo por isso candidato ao título. Mas nada disso nos retira a ambição de fazer boa figura», começou por dizer o técnico português, na antevisão da jornada inaugural.

«Queremos pontuar. Se ganharmos, será muito bom. Acima de tudo, estes jogadores querem mostrar-se logo num jogo de estreia interessante, contra uma grande equipa e num grande estádio», prosseguiu.

Para a estreia na Liga Litos leva «muito trabalho e muita humildade», bagagem com que pretende «anular os jogadores fortes do Sp. Braga». «Mas não abdicaremos nunca do ataque. Quando tivermos a bola tudo iremos fazer para chegar ao golo. Não vamos para Braga só a pensar em defender, porque quem tem medo de perder acaba por perder», argumentou, ainda.

Também simples foi a mensagem aos jogadores. «Aproveitem por estar no grande campeonato, no qual vão ter a possibilidade de ser vistos no mundo inteiro. Têm de mostrar a sua qualidade, porque têm valor para seguir para outros clubes», disse Litos.

O Sp. Braga-Portimonense terá lugar nesta sexta-feira, a partir das 20h15, com arbitragem a cargo de Carlos Xistra (Castelo Branco).

Maisfutebol