News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 06/11

Started by nandes, 06 de November de 2006, 09:29

Previous topic - Next topic

nandes




Carlos Carvalhal confiante nas capacidades da sua equipa

"Vamos para discutir o jogo e procurar a vitória"

O técnico arsenalista lembra que a sua equipa possui menos dois dias de recuperação, mas não condiciona as suas expectativas a essa realidade, sublinhando que o Braga não vai fazer um jogo passivo em Alvalade



O facto do Braga ter jogado na passada quinta-feira, dois dias depois do Sporting, coloca as equipas em circunstâncias diferentes. Neste contexto, quais são as suas expectativas para o embate de Alvalade?
São sempre as melhores... Quando joga em casa, o Sporting é sempre uma equipa forte, bastante organizada e com um padrão de jogo definido e, apesar de termos a consciência de que temos menos dois dias de recuperação, vamos a Alvalade para discutir o jogo. E é óbvio que quando digo discutir o jogo quero dizer lutar pela vitória. Já provamos que somos uma equipa com coragem e sabemos que vão ser 90 minutos de luta e muita determinação, e estamos preparados para as exigências do jogo.

A questão da recuperação poderá influenciar a estratégia na abordagem do jogo?
Vamos abordar o jogo de forma inteligente, com segurança e confiança, até porque o facto de termos ganho o último jogo, com o Liberec, ajuda à recuperação física e psicológica dos jogadores e serve de factor de motivação para Alvalade. Respeitamos o Sporting mas vamos fazer o nosso jogo, pois temos condições para fazer um bom jogo e criar muitas dificuldades ao adversário. Temos consciência de que possuímos capacidade para fazer isso, mas temos que defender bem, como habitualmente conseguimos, e atacar melhor, exactamente como fizemos com o Liberec.

O Sporting já não ganha há quatro jogos (empates com FC Porto e Beira-Mar, e empate e derrota com o Bayern). Acha que esse facto poderá condicionar o rendimento do adversário?
Não sinto que exista grande nervosismo da parte do Sporting. Mas não vamos fazer um jogo passivo, no sentido de enervar o adversário e tentar tirar parido desse estado de espírito. Temos uma identidade própria e princípios de jogo dos quais não abdicamos. Essencialmente temos que defender bem, não ter medo de ter a bola e quando a tivermos ser objectivos, pois sabemos que também somos bons a jogar em ataque organizado.

Pelas caracterísitcas dos seus jogadores, em especial do meio-campo para a frente, a dinâmica do Sporting é diferente da do Liberec. Admite alguma alteração na sua estrutura em virtude desta realidade?
Sabemos que o Sporting é diferente do Liberec, quer em termos de características dos seus jogadores quer na forma de actuar, mas não será por isso que vamos alterar a nossa forma de jogar. Não a condicionamos às características ou forma de actuar do adversário, pelo que, como acontece em todos os jogos, vamos tentar impor a nossa filosofia.



Afirmação de carácter em teste de candidato
Leões querem pôr fim a série de quatro jogos sem vencer



Numa altura em que o Sporting atravessa um período de alguma infelicidade no que aos resultados diz respeito, com uma série de quatro encontros sem vitórias – uma derrota, ante o Bayern de Munique, e três empates –, o calendário da Bwin Liga dita um confronto de elevado grau de dificuldade, ante um Braga determinado em imiscuir-se entre os grandes do futebol luso. Paulo Bento, técnico leonino, garante, contudo, que o grupo está tranquilo, sem ansiedade em demasia para o regresso aos triunfos. Para que tal seja possível, o treinador verde e branco mantém o sistema, numa aposta continuada na táctica, mas também na constante mutação da equipa titular, onde todos são chamados a contribuir. Os minhotos, por sua vez, abordam esta partida com as sensações mistas provocadas pelos resultados recentes: dura derrota caseira ante o Marítimo – 4-1 – e vitória retumbante sobre o Liberec, adversário de turno na Taça UEFA.

Hoje, em Alvalade, o Braga procura uma exibição e um resultado que permitam solidificar a reputação de potencial candidato à... Liga dos Campeões, enquanto o Sporting pretende deixar claro que os percalços recentes não passam disso mesmo. Para os leões, a vitória é imperativa, uma vez que não tencionam ceder mais terreno ao líder, o FC Porto, mas os homens de Paulo Bento querem ainda pôr fim ao "trauma" que parece afectar a equipa no momento da finalização.
 

Equipas prováveis

Estádio José Alvalade
19h15 | TVI
Pedro Henriques [AF Lisboa]
Bertino Miranda + Ricardo Santos

Sporting
Treinador Paulo Bento
1 | Ricardo GR
12 | Caneira LD
13 | Tonel DC
4 | Polga DC
11 | Tello LE
27 | Custódio MD
21 | Farnerud MO
28 | João Moutinho MO
20 | Yannick Djaló MO
19 | Alecsandro AV
31 | Liedson AV
-
16 | Tiago GR
78 | Abel LD
24 | Miguel Veloso DC
18 | Nani MO
30 | Romagnoli MO
34 | João Alves MO
80 | Bueno AV

Braga
Treinador Carlos Carvalhal
1 | Paulo Santos GR
20 | Luís Filipe LD
22 | Irineu DC
5 | Nem DC
2 | Pedro Costa LE
23 | Madrid MD
88 | Vandinho MO
21 | Ricardo Chaves MO
19 | Maciel AD
11 | Cesinha AE
29 | Marcel AV
-
24 | Eduardo GR
3 | Paulo Jorge DC
13 | Carlos Fernandes LE
17 | Frechaut MD
10 | João Pinto MO
87 | Bruno Gama AD
99 | Matheus AE




TÁCTICA
Mais do mesmo



O Braga vai apresentar-se em Alvalade com o sistema táctico habitual, o 4-3-3. Este tem sido o privilegiado desde o início da época, aliás, na sequência das três anteriores, e Carlos Carvalhal não o vai alterar. Até porque não possui muitas opções em virtude das ausências. Alteração poderá sofrer eventualmente a estratégia, mas dificilmente. Inclusive no que diz respeito ao vértice do meio-campo, com Madrid como médio de cobertura, e Vandinho e Ricardo Chaves nas funções de interiores.

4x3x3




A figura do Braga: VANDINHO
Espírito de conquistador


Está em subida de rendimento e, por consequência, a voltar a impor a sua influência no meio-campo. Na sequência de uma lesão sofrida na pré-temporada, que o impediu de cumprir a primeira meia dúzia de jogos da Liga portuguesa, assim como confrontos europeus com o Chievo e o AZ Alkmaar, o centrocampista apenas regressou à equipa no embate com a Naval, ainda sem a condição física ideal, que já começa a evidenciar. Possante, determinado e empreendedor, Vandinho torna-se fundamental na estratégia bracarense essencialmente pelo equilíbrio que transmite, nomeadamente através da consistência que transmite ao meio-campo e pela capacidade de arrastar a equipa para o ataque, num vaivém que lhe permite encher inúmeras vezes o campo.



Além de Frechaut
Paulo Jorge e Carlos Fernandes foram convocados


Paulo Jorge e Carlos Fernandes constituem as grandes novidades entre os eleitos de Carlos Carvalhal para o embate com o Sporting. Apesar de restabelecidos das mazelas que os afectaram, mas talvez ainda sem a condição física ideal por força das cerca de duas semanas de paragem, uma vez que apenas anteontem reintegraram os trabalhos de grupo sem limitações, o central e o lateral-esquerdo foram chamados essencialmente em virtude das ausências de Maurício e Paíto. Enquanto o brasileiro está duplamente impedido, por castigo (vai cumprir o segundo e último jogo de suspensão na próxima jornada, diante do Benfica) e por se encontrar a recuperar de uma ligeira mialgia, o internacional moçambicano sofreu ontem de manhã um traumatismo no pé direito que, por precaução, o atirou para fora da lista dos eleitos. De qualquer forma, quer Paulo Jorge quer Carlos Fernandes deverão juntar-se a Frechaut (outro dos futebolistas nos últimos dias restabelecido) entre as alternativas para o decorrer do jogo. A concluir, importa referir ainda que, por opção, o treinador bracarense chamou o guarda-redes Eduardo e deixou de fora da lista o espanhol Dani Mallo.




Lesões debeladas
Disponibilidade geral para receber o Benfica


Zé Carlos e Maurício serão os únicos jogadores que no decorrer da semana prosseguirão sob os cuidados do departamento clínico arsenalista, efectuando tratamento e treino de reintegração progressiva no relvado, uma vez que Castanheira e Hugo Leal já se encontram restabelecidos e Wender deverá reintegrar os trabalhos de grupo sem limitações num dos próximos dias, assim como Paíto, que ontem sofreu um traumatismo no dorso do pé direito, aparentemente sem gravidade. Ou seja, depois de uma série de jogos em que o técnico se viu privado de algumas das unidades de maior influência no rendimento da equipa no momento, o cenário começa a alterar-se significativamente. E, salvo qualquer outra inesperada contrariedade, contará com todos os jogadores do plantel para preparar o jogo da próxima jornada, com o Benfica.



Presente
António Salvador viajou com a equipa


António Salvador chefia a comitiva que desde de ontem está concentrada numa unidade hoteleira de Lisboa. O líder da SAD bracarense fez questão de acompanhar a equipa e por isso fez a viagem no autocarro, na companhia do assessor do CA da SAD, Amaral Correia. Referência, ainda, para a presença do secretário-técnico Manuel Leiria que, na ausência de Artur Monteiro, que cessou funções, será o delegado ao jogo, a exemplo do que sucedeu frente ao Liberec.




Sócio nº 1
Paulo Machado homenageado



Paulo Machado, sócio nº 1 do Braga, completou ontem 93 anos, data que não foi esquecida pelos responsáveis bracarenses. Na sequência de um convite que lhe foi endereçado, Paulo Machado deslocou-se ontem de manhã ao novo municipal onde foi alvo de uma homenagem, concretizada através da entrega de uma camisola com o seu nome e o número um inscritos nas costas... Paulo Machado inscreveu-se como sócio do Braga no dia 5 de Setembro de 1936!!! Há 70 anos, portanto.



In O JOGO




====================================================================




Braga sem medo do Leão...


O Sporting de Braga mede forças com o Sporting, esta noite, às 19.15 horas com a moral em alta depois de uma jornada fantástica na Taça UEFA. Carlos Carvalhal já pode contar com Carlos Fernandes e Paulo Jorge para esta partida e tem definido uma receita para triunfar em Alvalade: "Defender bem e atacar melhor".


O Sporting de Braga está de volta às emoções da Liga Portuguesa de Futebol, deparando-se com um osso duro de roer, dado a missão de enfrentar o Sporting, em Alvalade. A jornada histórica na Taça UEFA — na passada quinta-feira — já faz parte do passado. Por isso, Carvalhal espera que os seus jogadores estejam inteirados com a realidade.
A principal preocupação do treinador arsenalista para este jogo passa por manter uma organização colectiva, quer a defender como a atacar. "Vamos manter a nossa estrutura de jogo, procurando impor a nossa filosofia, pois sabemos jogar bem em ataque organizado, trocamos bem a bola e não queremos ser condicionados pela forma como o nosso adversário irá actuar", sublinhou o técnico. "Sabemos que o jogo será de muita luta e muito trabalho, e nós vamos estar à altura das dificuldades que nos forem surgindo, prometendo criar dificuldades ao Sporting. Se o fizermos, estaremos mais perto de conseguir um resultado positivo. No fundo, o objectivo é defender bem para atacar melhor", acrescentou Carlos Carvalhal.

Do lado do Sporting, Paulo Bento desvalorizou o facto da sua equipa não ganhar há quatro jogos e mostrou respeito pelo Sporting de Braga. "O Sporting não ganha há quatro jogos, mas também não perde há três", sublinhou Paulo Bento, reconhecendo não haver qualquer "razão para alarme", ao mesmo tempo que sublinhou que os jogadores "estão tranquilos" e que vão entrar segunda-feira em campo "tranquilos e confiantes".

Em conferência de imprensa, Paulo Bento explicou que o Sporting tem tido "um défice de eficácia", mas que tal situação não o preocupa já que a equipa "está a ter uma produção ofensiva" que o deixa satisfeito. "Estaria mais preocupado se a equipa não criasse situações de golo", avançou, acrescentando que, para a recepção ao Sporting de Braga, o Sporting vai "tentar ser mais forte na finalização".
Apesar de não vencer há quatro jogos (Três jogos na Liga Portugusa e um jogo nas competições europeias), o treinador dos "leões" recorda que talvez o único jogo que fez esta época e que não fez golo foi com o Paços de Ferreira na Liga portuguesa. "O único jogo em que não marcámos foi com o Paços de Ferreira. Por isso, em oito jogos, só um em branco é muito bom", referiu.

Em relação ao adversário, Paulo Bento afirmou que se trata de "uma boa equipa, bem organizada" e que ainda não perdeu nenhum jogo fora de casa para a Liga", acentuando que "vai ser um jogo complicado" para o Sporting. "É natural que queremos aumentar a distância na classificação para este adversário. Já que a qualidade dos seus jogadores faz com que seja uma equipa que se pode intrometer na luta pelo título. Quanto mais nos pudermos distanciar melhor para nós", sublinhou o treinador da formação leonina.
 


In Correio do Minho



====================================================================




Paulo Jorge e Carlos Fernandes na escala do Braga


Paulo Jorge e Carlos Fernandes deverão regressar, hoje (19.15 horas/TVI), à titularidade no Sporting de Braga, que jogará, em Alvalade, com o Sporting, para a nona jornada da Liga.

Se se confirmar a inclusão dos dois defesas, será a única mexida em relação à equipa que venceu o Slovan Liberec, até porque o Sporting de Braga não quer abanar a estrutura que tão bem jogou e que goleou o campeão checo.

Assim, tirando as eventuais saídas do central Irineu e do lateral Pedro Costa, tudo indica que o Braga alinhará com uma equipa idêntica à que produziu a vitória de quinta-feira na Taça UEFA. A meio-campo, Carlos Carvalhal deverá manter Madrid, Ricardo Chaves e Vandinho, todos a defender e todos a conduzir jogo para os alas Maciel e Cesinha e para o ponta-de-lança Marcel, que saiu dos jogo com os checos com dores num adutor mas que está já completamente refeito e apto para jogar em Alavalade. Ainda bem para o Braga, pois não pode contar com a alternativa imediata, o também brasileiro Zé Carlos.

"Zé do Gol" já faz trabalho de campo e está quase recuperado do traumatismo no gémeo direito, contraído no treino de terça-feira última, mas falta-lhe o quase para estar apto a competir. Carvalhal optou por preservar o avançado brasileiro para outras batalhas, da mesma maneira que decidiu deixar de fora Wender, também convalescente.

No departamento médico ficam dois jogadores, ambos defesas o central Maurício cura-se de uma mialgia e o lateral Paíto faz tramentos a um traumatismo no pé esquerdo, contraído no treino de anteontem.

Neste cenário, tudo indica que Carlos Carvalhal optará por manter o habital esquema táctico de 4x3x3, até porque o treinador do Sporting de Braga diz que jogará com a baliza de Ricardo sempre na mira. "Vamos a Alavalade com objectivo de ganhar e de conquistar o três pontos", afirma o técnico.



In JN


====================================================================


UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL