News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Mundial 2010 - Tópico sobre a selecção - estágio, jogos treino, viagens

Started by 200% Braga - B3, 13 de May de 2010, 12:06

Previous topic - Next topic

Carvalhinha

Pela primeira vez tenho de admitir que a culpa da derrota de ontem foi inteirinha do Carlos Queiroz. As escolhas e opções que tomou não foram as mais acertadas. No entanto, aquela vedeta do Cristiano Ronaldo só tem é paleio para o que lhe interessa, de resto, está-se a marimbar para a Selecção. Dos que foram até a África do Sul tenho de aplaudir o Eduardo, o Fábio Coentrão, o Hugo Almeida, o Raul Meireles e o Tiago. Foram para mim aqueles que se destacaram, que fizeram a diferença.

braga11

Um jogo muito fraco, decidido por um erro grosseiro da arbitragem. Para 2014 há mais.

FORCA  PORTUGAL
VIVA  O  ENORME  SC  BRAGA - BRAGA  SEMPRE

200% Braga - B3

Eu não percebo tanto complexo de inferioridade!!! Apensar assim, nem para lá íamos!
No Euro 2004, tínhamos melhor equipa que a Espanha? Holanda? Itália? Alemanha?
Quem pensa pequeno, disso não há-de passar... E para mim, não percebo como se idolatra tanto assim essas selecções... O Brasil melhor que nós? Para mim, não é! Aquela defesa (excepto Maicon) mete pena (tal como a da Argentina sem Samuel), Gilberto e Filipe Mello são uns belos trepos... mas sim, são melhores que nós se não explorarmos os pontos fracos deles, se não atacarmos ou se jogarmos com coxos, que aprenderam a andar há 3 semanas!
Comparar qualquer selecção com o Inter de Mourinho é de quem percebe pouco disto! O Mourinho para fazer o que fez precisou de meses de trabalho... não de um estágio da treta! Para jogar dessa forma é preciso muito trabalho, e já agora saber também! E não víamos o Sneijder a enfiar biqueiros na bola à sorte a ver se o avançado as apanha... subia no terreno sustentadamente, através de LATERAIS (Maicon, um desses trepos com que Mourinho contava mas era muito fraco!) e não de centrais como o Ricardo Costa...
Pensem o que quiserem e até posso estar a bater demais no homem, mas não me conformo com tanto (a meu ver) Medo!

brigada da relote

Na minha opinião, Ronaldo foi vítima de um complexo de inferioridade que Queirós revelou na abordagem de todos os jogos que Portugal disputou no mundial.

Em vez de explorar as características ofensivas de Ronaldo em torno de uma ideia de jogo ofensiva e atractiva que fizesse sobressair o seu potencial, o seleccionador preferiu desproteger o melhor jogador português. Preferiu conceber uma ideia de jogo defensiva em que o avançado teria de jogar sozinho contra todos e sem qualquer tipo de apoio e protecção. No único jogo em que a equipa o ajudou no ataque, fez uma assistência e um golo. Nos restantes, Queirós preferiu ganhar o título de melhor defesa do mundial e deixar o capitão entregue à sua sorte. E mesmo assim foi o que mais rematou, foi o que mais tentou o golo. Nem sempre da melhor forma, é certo..mas nunca se conformou.

E, na minha opinião, estas são as razões pelas quais Ronaldo se sente frustrado neste momento. Porque sabe que temos qualidade para ter feito um mundial melhor. Porque sabe que havia união entre os jogadores. Porque sabe que, com a estratégia correcta e alguma sorte, poderíamos ter vencido a Espanha. E sobretudo sabe que o treinador não acreditou neles.

Trata-se precisamente disso. Do treinador não acreditar no potencial dos jogadores. E Queirós não confiou nos seus jogadores, não acreditou neles e, tacticamente, mostrou sempre que os jogadores portugueses só teriam hipóteses se simplesmente defendessem, como se de uma equipa pequena se tratasse.

E confiar nos jogadores não é fazer conferências de imprensa a reforçar essa confiança. É simplesmente conceber uma ideia de jogo que potencie o melhor de cada jogador. Porque Coentrão é rapidíssimo, mas só o vimos a defender. Porque Ronaldo é finalizador, mas raramente teve situações para marcar. Porque Tiago é excelente no último passe, mas só o vimos a defender. Porque Raul Meireles aparece bem na área, mas só o vimos a defender. E por aí em diante...Pedir jogadores com estas características que passem cerca de 60/70 min atrás da linha da bola e que, ainda por cima, consigam definir bem em poucas ou quase nenhumas situações de ataque é pedir-lhes a perfeição. E, como toda a gente sabe, ninguém é perfeito. Muito menos Queirós.

O seleccionador simplesmente não esteve à altura das ambições dos portugueses. Preferiu garantir o razoável quando devia ter ambicionado a excelência. E essa excelência não seria, necessariamente, ganhar a competição. Seria simplesmente deixar uma marca de qualidade. Como deixámos em 2000, 2004 e 2006. Queirós foi pequeno. Ronaldo será sempre enorme. Que o diga os defesas contrários. Pelo menos é a minha opinião.

tiagoscb

Quote from: Carvalhinha on 30 de June de 2010, 08:21
Pela primeira vez tenho de admitir que a culpa da derrota de ontem foi inteirinha do Carlos Queiroz. As escolhas e opções que tomou não foram as mais acertadas. No entanto, aquela vedeta do Cristiano Ronaldo só tem é paleio para o que lhe interessa, de resto, está-se a marimbar para a Selecção. Dos que foram até a África do Sul tenho de aplaudir o Eduardo, o Fábio Coentrão, o Hugo Almeida, o Raul Meireles e o Tiago. Foram para mim aqueles que se destacaram, que fizeram a diferença.
e eu metia o carvalho e o bruno alves

200% Braga - B3

Quote from: brigada da relote on 30 de June de 2010, 09:39
Na minha opinião, Ronaldo foi vítima de um complexo de inferioridade que Queirós revelou na abordagem de todos os jogos que Portugal disputou no mundial.

Em vez de explorar as características ofensivas de Ronaldo em torno de uma ideia de jogo ofensiva e atractiva que fizesse sobressair o seu potencial, o seleccionador preferiu desproteger o melhor jogador português. Preferiu conceber uma ideia de jogo defensiva em que o avançado teria de jogar sozinho contra todos e sem qualquer tipo de apoio e protecção. No único jogo em que a equipa o ajudou no ataque, fez uma assistência e um golo. Nos restantes, Queirós preferiu ganhar o título de melhor defesa do mundial e deixar o capitão entregue à sua sorte. E mesmo assim foi o que mais rematou, foi o que mais tentou o golo. Nem sempre da melhor forma, é certo..mas nunca se conformou.

E, na minha opinião, estas são as razões pelas quais Ronaldo se sente frustrado neste momento. Porque sabe que temos qualidade para ter feito um mundial melhor. Porque sabe que havia união entre os jogadores. Porque sabe que, com a estratégia correcta e alguma sorte, poderíamos ter vencido a Espanha. E sobretudo sabe que o treinador não acreditou neles.

Trata-se precisamente disso. Do treinador não acreditar no potencial dos jogadores. E Queirós não confiou nos seus jogadores, não acreditou neles e, tacticamente, mostrou sempre que os jogadores portugueses só teriam hipóteses se simplesmente defendessem, como se de uma equipa pequena se tratasse.

E confiar nos jogadores não é fazer conferências de imprensa a reforçar essa confiança. É simplesmente conceber uma ideia de jogo que potencie o melhor de cada jogador. Porque Coentrão é rapidíssimo, mas só o vimos a defender. Porque Ronaldo é finalizador, mas raramente teve situações para marcar. Porque Tiago é excelente no último passe, mas só o vimos a defender. Porque Raul Meireles aparece bem na área, mas só o vimos a defender. E por aí em diante...Pedir jogadores com estas características que passem cerca de 60/70 min atrás da linha da bola e que, ainda por cima, consigam definir bem em poucas ou quase nenhumas situações de ataque é pedir-lhes a perfeição. E, como toda a gente sabe, ninguém é perfeito. Muito menos Queirós.

O seleccionador simplesmente não esteve à altura das ambições dos portugueses. Preferiu garantir o razoável quando devia ter ambicionado a excelência. E essa excelência não seria, necessariamente, ganhar a competição. Seria simplesmente deixar uma marca de qualidade. Como deixámos em 2000, 2004 e 2006. Queirós foi pequeno. Ronaldo será sempre enorme. Que o diga os defesas contrários. Pelo menos é a minha opinião.
Nem mais nem menos!
Partilho em completo!

200% Braga - B3

Quanto a mim...
Eduardo 10*
Ricardo Carvaho 5*
Bruno Alves 5*
Fábio Coentrão 5*
Tiago 5*
C. Ronaldo 5* (pela entrega! e por solidariedade com a sua solidão!)
Hugo Almeida 5* (pelas mesmas razões do CR!)

Zav

Quote from: braga11 on 30 de June de 2010, 08:46
Um jogo muito fraco, decidido por um erro grosseiro da arbitragem. Para 2014 há mais.

FORCA  PORTUGAL

Em dúvida beneficia-se o ataque...
Não vamos arranjar desculpas para uma selecção que jogaram 2 ou 3 jogadores se tanto... :-\

Parabéns EDU!

Carvalhinha

Quote from: tiagoscb on 30 de June de 2010, 09:41
Quote from: Carvalhinha on 30 de June de 2010, 08:21
Pela primeira vez tenho de admitir que a culpa da derrota de ontem foi inteirinha do Carlos Queiroz. As escolhas e opções que tomou não foram as mais acertadas. No entanto, aquela vedeta do Cristiano Ronaldo só tem é paleio para o que lhe interessa, de resto, está-se a marimbar para a Selecção. Dos que foram até a África do Sul tenho de aplaudir o Eduardo, o Fábio Coentrão, o Hugo Almeida, o Raul Meireles e o Tiago. Foram para mim aqueles que se destacaram, que fizeram a diferença.
e eu metia o carvalho e o bruno alves

Sim, esses dois também estiveram bem. Só que já é normal jogarem assim. Já os outros que mencionei estiveram ao meu ver melhor do que o habitual.

rvx

Não se trata de complexo de inferioridade, mas sim de reconhecer que estamos enfraquecidos, e que, se não tivéssemos jogado defensivamente na fase de grupos, provavelmente, não teríamos passado. Eu sei que isto são só suposições, mas sem um meio campo forte, com um número 10 capaz de segurar e distribuir jogo, não vejo como possamos conseguir ter um jogo ofensivo.

A atitude de não nos inferiorizarmos perante ninguém é correcta antes dos jogos, mas depois, não vale a pena viver convencidos de que poderíamos ter feito muito mais. Poderíamos, de facto, ter ganho à Espanha, mas a derrota era uma possibilidade muito real. O nosso campeonato está cheio de brasileiros, e, praticamente, não se aposta em jovens portugueses. De vez em quando, aparecem talentos de rua, mas mesmo isso está a desaparecer. A selecção não é mais do que o reflexo disso, e, na minha opinião, esse é o problema que temos de atacar, não se o Queirós fez uma ou duas más escolhas.

A Holanda tem grandes equipas porque tem escolas que fabricam jogadores, e, ao mesmo tempo, também valorizam o talento de rua. E eles são um país com 16 milhões de habitantes.

Olho Vivo

Não concordo com as críticas ao trabalho de Queirós no seu todo. O comportamento global da selecção neste Mundial foi digno e esteve à altura do que é a nossa actual selecção, uma equipa em processo de renovação. Queirós mostrou trabalho: preparou bem estrategicamente todos os jogos, estudou bem os adversários. Deu solidez à nossa equipa que, não obstante os problemas que (hoje) se diz existirem de relacionamento com (alguns) jogadores, mostrou sempre colectivismo e solidariedade.

O problema de Queirós é que lhe falta uma qualidade que quase todos os treinadores portugueses têm e que por vezes deita tudo a perder, mesmo quando tudo o resto é perfeito: falta-lhe intuição, sentido prático. O caso da substituição de Hugo Almeida, ontem, é paradigmático. Ouvimos-lhe no final dizer que o plano desde o início era esse. Até poderia ser e em termos teóricos até seria, à partida, defensável. Mas Queirós teria de saber ler o que o jogo lhe dizia. E qualquer pessoa de bom-senso percebia a importância que Hugo Almeida estava a ter no jogo, incomodando claramente os dois centrais espanhóis, permitindo à nossa equipa esticar o jogo, libertando Ronaldo e impedindo a equipa espanhola de subir as suas linhas. Poucos minutos antes da substituição, Almeida batera Piqué e Puyol numa tremenda cavalgada pela esquerda que não deu golo por muito pouco. Não parecia haver desgaste físico e, pelo contrário, Hugo estaria certamente moralizado pela sua exibição. Queirós ignorou todos estes sinais que a partida lhe dava e... seguiu o plano. O nosso jogo acabou aí. Porque até então, ao contrário do que para aqui li - e excluindo os primeiros minutos da partida - o jogo fora equilibrado e fôramos pelo menos tão perigosos quanto a equipa espanhola. Com um estilo diferente, mais na expectativa e com um futebol mais directo... que é também o que a esta Espanha mais incomoda.

Dizer que ganharíamos se a opção de Queirós fosse outra não será correcto. Mas estou em crer que a toada de equilíbrio se poderia manter por mais tempo. Do que estou convencido é que a decisão de retirar do campo Almeida foi um erro que teve clara influência no evoluir do jogo, a nosso desfavor. Foi sobretudo a partir de então que a Espanha justificou com clareza a sua superioridade.

Disparate é pedir a cabeça de Queirós por uma substituição mal feita. Não pode ser! O trabalho de um treinador não pode ser avaliado de forma tão leviana! Creio que no cômputo geral o trabalho de Queirós foi bom. Fomos uma equipa que não envergonhou o país, numa altura em que a selecção passa por uma fase de transição. Outra coisa é perceber se há situações que possam impedir que Queirós continue a fazer o seu trabalho de forma normal, em particular no que respeita ao relacionamento com os jogadores. Quanto a isso, não sei responder, embora seja claro que nem tudo corre na perfeição...

JR1287

O Queiroz deve ficar - não vejo melhor, por agora, e em Setembro já começa a qualificação para o Europeu 2012.
O Deco já disse que vai embora, tenho pena, mas é mesmo a altura certa para ele saír.
O Ronaldo apenas precisa de alguém que lhe diga que tem de jogar na selecção como joga nos clubes, isto é, sem pensar que é o melhor e tem de jogar sózinho, mas antes jogar para a equipa.
O que fica deste Mundial: 1) Temos guarda-redes!!! Nós já sabíamos, mas agora todo o país sabe, e esta polémica desapareceu, o que vai acabar com as críticas, e é menos um foco de discussão; 2) Há anos que não tínhamos um defesa esquerdo! E quando o Bosingwa recuperar, temos uma defesa estabilizada pelo menos até ao próximo Mundial! 3) Temos substituto para o Deco! O Tiago confirmou que podemos contar com ele! 4) Temos um problema nos extremos! O Simão demonstrou, mais uma vez, que não é grande coisa, e o Danny também não mostrou nada; o Ronaldo na selecção não é, de facto, o mesmo; o Nani não sabemos exactamente o que se passou, e não sei até que ponto não estará queimado na selecção, pelo menos com o Queiroz. Temos de procurar "sangue novo" - o Varela? O Quaresma, se voltar a jogar? Quem sabe o Pizzi? 5) A ponta-de-lança o Liedson deve estar para ir embora e continuamos com o sofrível Hugo Almeida; não é grande coisa, mas não temos melhor... Numa selecção que até já tentou o Orlando Sá e o Edinho, que nunca conseguiram ser titulares no Braga, não há nada a fazer...

Melhores tempos virão!

200% Braga - B3

Quote from: RVX1921 on 30 de June de 2010, 10:23
Não se trata de complexo de inferioridade, mas sim de reconhecer que estamos enfraquecidos, e que, se não tivéssemos jogado defensivamente na fase de grupos, provavelmente, não teríamos passado. Eu sei que isto são só suposições, mas sem um meio campo forte, com um número 10 capaz de segurar e distribuir jogo, não vejo como possamos conseguir ter um jogo ofensivo.

A atitude de não nos inferiorizarmos perante ninguém é correcta antes dos jogos, mas depois, não vale a pena viver convencidos de que poderíamos ter feito muito mais. Poderíamos, de facto, ter ganho à Espanha, mas a derrota era uma possibilidade muito real. O nosso campeonato está cheio de brasileiros, e, praticamente, não se aposta em jovens portugueses. De vez em quando, aparecem talentos de rua, mas mesmo isso está a desaparecer. A selecção não é mais do que o reflexo disso, e, na minha opinião, esse é o problema que temos de atacar, não se o Queirós fez uma ou duas más escolhas.

A Holanda tem grandes equipas porque tem escolas que fabricam jogadores, e, ao mesmo tempo, também valorizam o talento de rua. E eles são um país com 16 milhões de habitantes.
Sem dúvida!
Mas a minha opinião acerca do seleccionador é inalterável por aquilo que vi, ou melhor pelo que não vi!
Mas são opiniões!

Carvalhinha

Nem imaginam como me está a saber tão bem este dia de trabalho. Toda a gente e de diversas nacionalidades me vêm dizer que Portugal tem um excelente guarda-redes, e que se todos fossem como ele teríamos ganho a partida. Estou tão orgulhosa do nosso ainda número um!


Luís Duarte


http://www.fifa.com/worldcup/statistics/castrolindex/topeleven.html

Ver isto dá-me um orgulho imenso! Tenho a perfeita noção de que se fossemos até pelo menos às meias-finais o Eduardo tinha sido consagrado o Melhor Guarda-Redes do Mundo e tinha ganho o Troféu Lev Yashin e penso que o facto de ele saber isso foi uma das razões que o deixou tão triste.

Stk

Pode ser que o Eduardo ainda consiga a melhor média e ganhe o prémio de melhor Guarda Redes , tudo depende da prestação dos outros Guarda-Redes que continuam em prova. :D

PS : Vi agora o Ranking e está assim

1-Portugal EDUARDO   9.38
2-Japan Eiji KAWASHIMA   9.26
3-Germany Manuel NEUER   8.99
4-Switzerland Diego BENAGLIO   8.66
5-Ghana Richard KINGSON   8.56
6-Netherlands Maarten STEKELENBURG   8.43
7-Uruguay Fernando MUSLERA   8.36

Tendo em conta que a média do Eduardo é bastante alta , apenas o Neuer e o Kingson tem hipóteses de lá chegar.
Esperemos que Argentina e Uruguay marquem muitos golos  e tendo a certeza que o Eduardo será o Guarda Redes menos batido do Mundial com apenas 1 golo sofrido  :)

Kilo

 Sinto-me envergonhado, como portugues, à reacção da maioria dos portugueses a esta eliminação no Mundial!

Ouvir paineleiros, comentadeiros e outros que tal a malhar em tudo o que mexe e a classificar a nossa participação de um fracasso a toda a linha...fico estupefacto! Sinceramente, custa-me mais este pós eliminação do que a derrota em si!

Incrível!

Soulsouth

Quote from: Zé Cometa on 30 de June de 2010, 16:26
Sinto-me envergonhado, como portugues, à reacção da maioria dos portugueses a esta eliminação no Mundial!

Ouvir paineleiros, comentadeiros e outros que tal a malhar em tudo o que mexe e a classificar a nossa participação de um fracasso a toda a linha...fico estupefacto! Sinceramente, custa-me mais este pós eliminação do que a derrota em si!

Incrível!

Não tem haver com a eliminação mas sim na forma como jogaram e como se comportaram alguns. Com isto, há jogadores que não mereciam qualquer critica e sim o contrário, como o nosso Eduardo, acabando por "levarem de tabela" injustamente. Nisso concordo contigo, mas ver a selecção a não jogar nada desagrada-me. >:( >:( >:(

brigada da relote

Adepta paraguaia despe-se se a selecção chegar às «meias»

A mais famosa adepta do Paraguai, Larissa Riquelme, revelou que irá despir-se à frente dos adeptos se a selecção sul-americana derrotar a Espanha e marcar presença nas meias-finais do Mundial.

A modelo paraguaia está consciente das dificuldades que o Paraguai irá encontrar frente à Espanha e para mostrar o seu apoio incondicional está pronta para despir-se se seguirem rumo às meias-finais do Mundial.

Agora que Portugal está de fora, força Paraguai!!  ;D ;)