News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 21/10

Started by Kintaro, 21 de October de 2006, 10:18

Previous topic - Next topic

Kintaro

Sofreu estiramento no joelho esquerdo
Paragem de Wender vai durar três semanas
   > Brasileiro deve falhar quatro jogos, incluindo a recepção ao Liberec
   É mais uma baixa de vulto a juntar ao central Nem. Wender deixou de contar; a lesão de Hugo Leal só hoje será divulgada


As consequências do embate com o AZ Alkmaar, na jornada inaugural do Grupo C da Taça UEFA, não se resumiram a uma derrota pesada para o Braga; significaram também baixas importantes para o jogo com a Naval, da próxima segunda-feira, e seguramente para muito mais (ou pior), pelo menos no caso de Wender. Na sequência de um choque com o central Opdam, mesmo no começo do segundo tempo, Wender estatelou-se no relvado agarrado ao joelho esquerdo, teve de ser substituído e foi apoiado em canadianas que regressou a Portugal, o que já não indiciava nada de bom. Sujeito a uma ressonância magnética, foi-lhe diagnosticado um estiramento do ligamento lateral interno no joelho esquerdo, que implicará uma paragem nunca inferior a três semanas.

Em termos práticos, Wender vai falhar não só o jogo com a Naval, como também as recepções ao Marítimo (dia 29) e Liberec (2 de Novembro) e a visita ao Sporting (5 de Novembro). Na melhor das hipóteses, o extremo brasileiro só poderá reaparecer em meados de Novembro, sendo uma possibilidade o seu regresso frente ao Benfica, em casa, num jogo referente à décima jornada e agendado, provisoriamente, para 19 de Novembro.

Condicionado por uma distensão muscular no adutor da coxa esquerda, também o central Nem não poderá constituir opção para Carlos Carvalhal durante o mesmo período de ausência de Wender, tendo falhado já na quinta-feira o embate com a equipa holandesa.

O quadro clínico dos minhotos mantém-se ainda carregado com o nome de Hugo Leal, substituído logo na primeira parte do jogo com o AZ devido a uma problema muscular na coxa esquerda. O centrocampista também foi ontem reavaliado pelo departamento médico do clube, com o recurso a uma ressonância magnética, mas ainda não é possível determinar o seu tempo de paragem, pois os resultados do exame apenas serão conhecidos hoje.



Marcou na última visita à Naval
Cesinha costuma dar sorte como duplo


Não é preciso puxar muito pela cabeça para descobrir o substituto de Wender na deslocação que o Braga fará segunda-feira à Figueira da Foz. Lançado por Carlos Carvalhal no começo do segundo tempo do jogo com o AZ Alkmaar, precisamente no mesmo momento em que saiu de cena o compatriota brasileiro, já lesionado, Cesinha foi o eleito para actuar sobre a esquerda do ataque e, na próxima jornada do campeonato, deverá mesmo alinhar entre os titulares, formando com Marcel e Maciel (ou Zé Carlos) o habitual tridente ofensivo dos minhotos.

Curiosamente, o extremo foi tão feliz como decisivo na última vez em que o Braga mediu forças com a Naval fora de portas, num jogo disputado a 19 de Fevereiro de 2006. Lançado por Jesualdo Ferreira aos 57 minutos, na esperança de desfazer um insistente nulo no marcador, Cesinha precisou somente de oito minutos em campo para desequilibrar os pratos da balança e, obviamente, acertar no alvo.

Quanto a Hugo Leal, condicionado por um problema muscular na coxa esquerda, será rendido por João Pinto, como se verificou frente ao AZ, a menos que Carvalhal opte por apostar na titularidade de Castanheira.



Artur Jorge, Ex-capitão e jogador do Braga
"O Braga ainda é uma das equipas favoritas a conseguir o apuramento"


O Braga poderia ter feito mais frente ao AZ Alkmaar?
Antes do jogo começar, cheguei a pensar que sim; depois mudei de ideias. O AZ é uma equipa muito boa, troca bem a bola e teve as coisas mais fáceis depois de ter chegado ao golo, embora num lance irregular, precedido de um fora-de-jogo. Só arriscaram pela certa, foram superiores em termos de tempo de posse de bola e têm na frente dois jogadores muito bons: o Dembelé e o Arveladze. Foi uma derrota pesada, mas não pode abalar o Braga, pois o AZ nunca perdeu em casa em competições europeias. O Braga ainda é uma das equipas favoritas a conseguir o apuramento.


"A equipa tem soluções à altura de Wender e Hugo Leal"

A equipa poderá ressentir-se das ausências forçadas de Wender e Hugo Leal frente à Naval?
Não acredito. O Braga tem um plantel recheado de qualidade e com soluções à altura para substituir quem não pode dar o seu contributo. O Wender e o Hugo têm sido muito importantes na manobra da equipa, mas o banco de suplentes do Braga é rico em bons valores. Havendo soluções, a equipa vai manter certamente um nível exibicional elevado e constante, pelo que tem todas as condições para chegar à Figueira da Foz e vencer. De resto, não me parece que a equipa se ressenta do desgaste do jogo e das viagens. Já o provaram frente ao FC Porto.


"Regressarei muito em breve como treinador"

Já passaram dois anos desde colocou um ponto final na carreira de jogador. Para quando um regresso ao futebol?
Estou só à espera de uma oportunidade e, em princípio, julgo que muito em breve poderei regressar ao futebol. Já passou algum tempo desde que me afastei, pelo que é grande a vontade de voltar ao futebol. Será como treinador. Quando terminei a carreira de jogador, já tinha o curso de treinador de II nível, que me permite treinar qualquer equipa da II Divisão, e será por aí o meu futuro, desde que me identifique em termos de projectos. Até já falei com o empresário Dionísio Castro sobre essa possibilidade. Quiseram saber qual é a minha disponibilidade e, à partida, será um bom começo para mim.

in O Jogo





Wender pára um mês
ESTIRAMENTO NO LIGAMENTO INTERNO DO JOELHO


Wender é a grande baixa do Sp. Braga para um importante fim de Outubro e um intenso mês de Novembro. O brasileiro lesionou-se durante a 2.ª parte do jogo com o AZ Alkmaar, tendo-lhe sido diagnosticado um estiramento do ligamento lateral interno no joelho esquerdo.

De 1 mês de paragem não se livra, mas o mais provável é que regresse em pleno somente no final de Novembro. O atacante brasileiro é o sétimo bracarense mais utilizado (445') na Liga, tendo marcado 2 golos, mais outros tantos na UEFA. A sua importância na equipa é conhecida, mas nos próximos tempos não poderá dar o seu contributo.

Hugo Leal tem para três semanas

Também complicada será a lesão de Hugo Leal. O médio saiu igualmente lesionado no jogo com os holandeses, mas só hoje se saberá, em rigor, o tempo de paragem. A lesão é muscular e motivou o recurso a uma ressonância magnética, realizada ontem.

Em princípio, ser-lhe-á diagnosticada uma distensão, mas carece, como se disse, de confirmação. Todavia, a paragem deverá rondar as três/quatro semanas.

Tal como Wender, Hugo Leal vinha dando mostras de uma importância acrescida na equipa, pelo que a sua ausência constitui mais um forte revés.

Nem falha Naval e marítimo

Outro dos pacientes entregues aos cuidados do departamento médico é Nem. O defesa-central encontra-se a tratar uma distensão muscular no adutor da coxa esquerda e também não joga com a Naval e o Marítimo. Pelo menos...

Mediante esta ausência, Maurício vai manter-se na equipa, formando dupla com o capitão Paulo Jorge. O central brasileiro foi titular contra a U. Leiria e entrou (82') no jogo com o FC Porto. Em Itália, contra o Chievo, entrou aos 108' e foi titular na quinta-feira contra o AZ.

in Record






Alkmaar deixou marcas

Para além da derrota pesada, na jornada de abertura da fase de grupos da Taça UEFA, o Braga trouxe de Alkmaar uma série de dores de cabeça. A maior de todas é o estiramento no ligamento lateral do joelho esquerdo sofrido por Wender, na segunda parte do jogo de anteontem, que o afastará da competição nas próximas semanas. A lesão do extremo brasileiro foi reavaliada ontem pelo departamento médico do clube bracarense, mas o tempo de paragem não foi avançado, prevendo-se que não seja inferior a um mês.

Wender está, naturalmente, afastado do jogo de depois de amanhã à noite com a Naval (19.15 horas), que fechará a sétima jornada da Liga portuguesa, tal como Hugo Leal e Nem, igualmente lesionados. O médio português sofreu uma lesão muscular durante a partida com o AZ, cuja exacta gravidade ainda não é conhecida, e não pôde treinar ontem, tal como o central brasileiro, que tem uma distensão no adutor da coxa esquerda e estará afastado das opções de Carlos Carvalhal durante duas semanas, falhando o embate com a Naval e também o jogo seguinte com o Marítimo.

Carvalhal tem, por isso, três baixas de peso para a deslocação à Figueira da Foz, onde o Braga tentará somar a terceira vitória seguida no campeonato, para continuar nos lugares cimeiros da tabela. Recorde-se que Wender e Nem têm sido titulares indiscutíveis desde o início da temporada, ao passo que Hugo Leal estava a conseguir conquistar a titularidade depois de recuperar dos problemas físicos que o afectaram na pré-época.

Depois de ter regressado da Holanda de madrugada, o restante plantel bracarense voltou aos treinos na tarde de ontem. Os jogadores utilizados no encontro de Alkmaar cumpriram uma sessão ligeira de recuperação, enquanto os não convocados treinaram aspectos tecnico-tácticos, de forma mais intensa. A equipa arsenalista volta ao trabalho hoje de manhã (11 horas), novamente à porta fechada.

in JN