News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Política de empréstimos

Started by JR1287, 09 de March de 2010, 14:07

Previous topic - Next topic

JR1287

Como sabem, até há uns anos os clubes que emprestavam jogadores podiam incluir nos contratos de empréstimo as cláusulas que quisessem, incluindo o impedimento de os jogadores emprestados jogarem contra as equipas de origem.
Entretanto, consideravam alguns que isso desvirtuava a verdade desportiva, pelo que os jogadores emprestados deviam poder jogar contra todas as equipas. E a verdade é que, apesar de haver quem considerava que, para proteger o próprio jogador, deveria existir a possibilidade do jogador escolher se queria jogar ou não contra o seu clube de origem, consagrou-se nos regulamentos a proibição de qualquer impedimento ao facto do jogador poder jogar contra a equipa que o emprestou.
E assim tem sido: os jogadores emprestados jogam com o clube de origem, e este não pode impedir - pelo menos formalmente - que os seus jogadores (a quem por vezes pagam o salário...) joguem contra si.
Claro que nada impede que um jogador, por vontade própria, "esteja com dor de barriga" e não possa jogar contra o seu patrão.
Onde quero chegar? Fiquei extremamente desiludido com a exibição do Ney contra o Braga - jogou bem demais! Comparem a exibição do Ney com a do Zoro, contra o Benfica, e vejam a diferença! Não tenho dúvidas que alguém do Benfica deu uma "chamadinha" ao Zoro, e lhe explicou quem era o seu patrão, mas ninguém do Braga telefonou ao Ney a explicar-lhe quem manda!!!
Vem isto a propósito dos próximos jogos com o Leixões e o Paços de Ferreira. Acho que alguém devia telefonar ao Fernando Alexandre e ao Pizzi antes dos jogos respectivos!
Notem que eu não quero que os jogadores marquem auto-golos ou provoquem penalties de propósito (como fez o Zoro...); isso seria desvirtuar a verdade desportiva e não é isso que eu defendo. Quando eu digo para telefonar aos jogadores não é para eles jogarem mal de propósito ou falsearem o jogo a favor do Braga (embora tenha sido isso, repito, que o Zoro fez! Então aquele penalty já nos descontos...); mas porque não hão-de eles de, nesse dia, estar com uma grande dor de barriga?!? Eu ofereço o laxante para eles tomarem no dia anterior...

Mas a propósito de política de empréstimos podíamos até ir mais longe: embora nada se possa fazer formalmente, a verdade é que, informalmente, tudo se pode fazer; está bem que nos contratos de empréstimo não se pode por nenhuma claúsula a proibir que um jogador emprestado jogue contra o Braga; mas porque não dizer, assim como quem não quer a coisa, que se tal jogador jogar contra nós, é o último emprestado nosso que para lá vai?
Talvez possamos, em vez de telefonar aos jogadores, abrir os olhos aos presidentes...

O que eu não quero é perder o campeonato por causa de jogadores emprestados!!! Acho que perdemos 2 pontos em Setúbal muito por causa do Ney (aliás, o Fernando Alexandre também nos ajudou a deixar 2 pontos em Matosinhos); não quero perder mais pontos por causa do Fernando Alexandre e do Pizzi!!!

disco infiltrator

Penso exactamente ao contrário.

Quando um jogador é profissional e pretende impressionar o clube detentor do seu passe, é normal que pretenda dar o seu melhor em campo para dar nas vistas e se destacar. Só dessa forma poderá almejar regressar ao clube que o contratou.

Um jogador que está disposto a baixar o rendimento em campo propositadamente, prejudicando a camisola que enverga, é um jogador que definitivamente não é profissional e que nunca servirá para o SCB.




Pedro_RBA

Também não me parece que faça sentido nenhum. Os jogadores profissionais têm de ser isso mesmo, profissionais, independentemente do clube em que jogam ou a quem estão emprestados.

Por isso se o Ney se mostrou contra o Braga optimo, que se mostre também noutros jogos tal como tem vindo a fazer o Fernando Alexandre e o Pizzi nos seus respectivos clubes. Isso só enriquece o valor do S.C. Braga. Veja-se o caso do Fernando Alexandre que recebeu recentemente propostas do New Castle (entre outros).

Quem fica a ganhar é so o jogador? Claro que não!

Saudações Ultras

BRAGA FOREVER

Quote from: disco infiltrator on 09 de March de 2010, 14:16
Penso exactamente ao contrário.

Quando um jogador é profissional e pretende impressionar o clube detentor do seu passe, é normal que pretenda dar o seu melhor em campo para dar nas vistas e se destacar. Só dessa forma poderá almejar regressar ao clube que o contratou.

Um jogador que está disposto a baixar o rendimento em campo propositadamente, prejudicando a camisola que enverga, é um jogador que definitivamente não é profissional e que nunca servirá para o SCB.



Concordo em tudo.
S.C.BRAGA NÃO O MAIOR, MAS O MELHOR CLUBE DO MUNDO!

HappyBraga

Se estivesse-mos na Liga Europa e tivesse-mos de jogar com o Valência ou o Dinamo.. certamente também não gostarias que o Viana ou o Aguiar acordassem com uma unha do pé encravada no dia do jogo..  ::)


Mas lá que ele jogou bem demais jogou..
http://img692.imageshack.

Sérgio Gonçalves

Para mim era proibir empréstimos a clubes do mesmo escalão, aí evitávamos este tipo de situações. Clubes como Benfica e Porto contratam muitos jogadores para os emprestar a clubes com objectivos mais modestos procurando criar teias de influencias nesses mesmo clubes, se estes empréstimos fossem proibidos era mais uma forma de lutar pela verdade desportiva.
Sócio nº 2014

Kilo

Quote from: Todo Zeca on 09 de March de 2010, 15:39
Para mim era proibir empréstimos a clubes do mesmo escalão, aí evitávamos este tipo de situações. Clubes como Benfica e Porto contratam muitos jogadores para os emprestar a clubes com objectivos mais modestos procurando criar teias de influencias nesses mesmo clubes, se estes empréstimos fossem proibidos era mais uma forma de lutar pela verdade desportiva.

Pelo menos escreveste mais do que uma palavra... ::)

JR1287

Quote from: disco infiltrator on 09 de March de 2010, 14:16

Quando um jogador é profissional e pretende impressionar o clube detentor do seu passe, é normal que pretenda dar o seu melhor em campo para dar nas vistas e se destacar. Só dessa forma poderá almejar regressar ao clube que o contratou.

E se, porventura, não fossemos campeões porque o Pizzi nos marcou um golo na penúltima jornada; será que seria bem recebido em Braga?

Quote from: Pedro_RBA on 09 de March de 2010, 14:27
Os jogadores profissionais têm de ser isso mesmo, profissionais, independentemente do clube em que jogam ou a quem estão emprestados.
Mas um profissional, seja ele qual for, deve respeito ao seu patrão, que não deve, em caso algum, prejudicar.
Eu sei que isto é polémico, mas entendo que não faz sentido um profissional do SC Braga alguma vez prejudicar o seu patrão SC Braga, seja em que condições for. Não defendo, repito, que prejudique deliberadamente o clube onde joga, onde falseie o resultado beneficiando o Braga -entendo que, simplesmente, não deve jogar!
Aliás, sempre foi assim, e só uns dirigentes mais radicais alteraram essa regra há 3 ou 4 anos, mas para mim não faz sentido um profissional prejudicar o seu patrão!

JailBreak

Boas

Acho muito engraçado quererem emprestar os jogadores, mas depois não querem que eles joguem bem contra os clubes emprestados, ou que tenham dores de barriga.

O pensamento então é, como os restantes metralhas fazem o mesmo, claro que o Braga deve fazer o mesmo. Não interessa se esta correcto, se é legal, se é legitimo, interessa sim que os outros fazem, nos também devemos fazer.

Não interessa combater essa legalidade, ou nos sitios correctos alterar a lei para que as coisas funcionem com verdade desportiva, interessa sim prevaricar como os restantes.

Se o pensamento é esse, então devem ficar com eles todos no plantel e assim já é melhor e já podem ganhar os jogos todos.

Bem como dizer que não ganharam o jogo devido ao jogo do Ney é ser... como se um jogador(seja ele qual for) ganha-se seja o que for sozinho.

Mas como referi, não acho que Ney tenha feito um jogo por ai alem... para não fez nada de especial. Se fazer uma arrancadas(inconsequentes) pelo corredor é jogador bem...

PS: Ja aqui alguém referiu e eu concordo... vai-se vendo aqui e alem, já alguns tiques de metralhagem. Pois mas na minha opinião, é um mau caminho, muito mau mesmo.
Em Zurique... nomeadamente... Birmensdorf

JR1287

Quote from: JailBreak on 09 de March de 2010, 17:57
Mas como referi, não acho que Ney tenha feito um jogo por ai alem... para não fez nada de especial. Se fazer uma arrancadas(inconsequentes) pelo corredor é jogador bem...

PS: Ja aqui alguém referiu e eu concordo... vai-se vendo aqui e alem, já alguns tiques de metralhagem. Pois mas na minha opinião, é um mau caminho, muito mau mesmo.

Caro amigo vitoriano

1. Na minha (modesta) opinião o Ney foi o melhor jogador do Vitória. E quanto às arrancadas, que tu chamas inconsequentes, foram suficientes para impediur que o nosso lateral subisse mais frequentemente; aliás, penso que deve ter sido dos jogos em que o Evaldo menos participou nos nossos ataques - e claro que foi por causa do Ney.

2. Eu sempre entendi que qualquer trabalhador deve fazer tudo para defender os interesses da sua entidade patronal, seja um bancário, um trolha, um empregado de café ou um jogador de futebol. Claro que esta questão, no futebol, só se coloca acerca dos jogadores emprestados; ora, até há uns anos atrás, só os 3 gordos tinham jogadores emprestados a equipas da mesma divisão, pelo que esta questão só interessava a eles. Agora, quem tem jogadores emprestados a equipas da Liga são os 3 gordos... e o Braga! Por isso, esta questão interessa aos 3 gordos... e ao Braga! Não se trata de ter tiques de metralhagem, mas antes de tratar por igual o que é igual e como diferente o que é diferente. E nesta questão, o Braga é igual aos 3 gordos! Por isso, a opinião será comum aos quatro, sem que isso seja nenhum tique ou autoritarismo.
Se o Vitória tivesse um jogador emprestado ao Leixões, ias queres que ele jogasse na próxima jornada e fosse o melhor jogador em campo e contribuisse para a descida de divisão do Vitória? Tenho a certeza que não...

Pé Ligeiro

Quote from: JR2969 on 09 de March de 2010, 17:40
Quote from: disco infiltrator on 09 de March de 2010, 14:16

Quando um jogador é profissional e pretende impressionar o clube detentor do seu passe, é normal que pretenda dar o seu melhor em campo para dar nas vistas e se destacar. Só dessa forma poderá almejar regressar ao clube que o contratou.

E se, porventura, não fossemos campeões porque o Pizzi nos marcou um golo na penúltima jornada; será que seria bem recebido em Braga?

Quote from: Pedro_RBA on 09 de March de 2010, 14:27
Os jogadores profissionais têm de ser isso mesmo, profissionais, independentemente do clube em que jogam ou a quem estão emprestados.
Mas um profissional, seja ele qual for, deve respeito ao seu patrão, que não deve, em caso algum, prejudicar.
Eu sei que isto é polémico, mas entendo que não faz sentido um profissional do SC Braga alguma vez prejudicar o seu patrão SC Braga, seja em que condições for. Não defendo, repito, que prejudique deliberadamente o clube onde joga, onde falseie o resultado beneficiando o Braga -entendo que, simplesmente, não deve jogar!
Aliás, sempre foi assim, e só uns dirigentes mais radicais alteraram essa regra há 3 ou 4 anos, mas para mim não faz sentido um profissional prejudicar o seu patrão!

Se aceitamos emprestar jogadores, temos que aceitar as regras que regem esses empréstimos!
BRAGA SEMPRE MAIS!

PAF

#11
O Ney neste momento é jogador do setubal, logo a sua entidade patronal é o Setubal, independentemente e nem me interessa quem lhe está a pagar...
Se o Pizzi marcasse o golo que nos tirasse o titulo, sorte a dele, porque seria mal recebido, por fazer o trabalho dele bem feito?
Os jogadores são emprestados para jogar, que seja sempre assim. O grande problema dos empréstimos é precisamente o contrário, ou seja, eles não jogarem ou jogarem muito mal nesses jogos, isso é que levanta suspeitas sempre.
Não acredito minimamente que o zoro tenha feito penalty por querer (a mim até me deixa algumas dúvidas que seja), ele fez porque é fraco, ou será que o que derrubou o Mateus também é emprestado pelo Braga?
Em todos as áreas há maus profissionais, mas até prova em contrário acredito que todos dão tudo para ganhar os jogos... quando não acontece é porque estão numa fase má ou as coisas não correm bem nem ao jogador nem equipa
O que podemos dizer da equipa do sporting que andou a passear durante algumas semanas? Tavam vendidos? Há fases para tudo.

Olho Vivo

Como é evidente, nestas situações não podemos ficar só com a carne. Os ossos também vêm.

Se os jogadores são colocados a rodar, é porque nos interessa que o façam. Não queremos que actuem contra nós? Não emprestamos ou mandamo-los para a Segunda Liga!

O verdadeiro problema não é esse. O problema é a disparidade de peso institucional dos três grandes, que faz a diferença quando emprestam um jogador a um terceiro. O "respeitinho" leva a que apareçam frequentemente lesões (ou castigos) convenientes quando o jogador emprestado se apresta para enfrentar a casa-mãe. Isso não acontece connosco ou com qualquer outro clube que ceda um jogador a um clube terceiro.

Para minimizar tudo isto, só vejo uma solução: limitar a um mínimo (1-2 jogadores) o número de jogadores emprestados a um mesmo clube que actue no mesmo escalão. Penso que nesse caso, este problema não teria a mesma importância.

Quanto ao Ney, em particular, o problema é que os adeptos gostam de fazer julgamentos sumários dos jogadores. Puseram-lhe a etiqueta de "sapateiro" por causa do jogo de Guimarães em que, embora com responsabilidades no golo sofrido (ainda que atribua mais mérito ao "espanhol"), não fez um mau jogo, em minha opinião. O seu único problema é outro. É, como se viu, excessivamente agressivo. Com um árbitro rigoroso não teria terminado a partida de Sábado. E não me parece que seja uma situação isolada. É pena porque poderia ser um jogador útil - até pela sua polivalência.

JailBreak

#13
Quote from: Pedro Ribeiro on 09 de March de 2010, 19:38
Quanto ao Ney, em particular, o problema é que os adeptos gostam de fazer julgamentos sumários dos jogadores. Puseram-lhe a etiqueta de "sapateiro" por causa do jogo de Guimarães em que, embora com responsabilidades no golo sofrido (ainda que atribua mais mérito ao "espanhol"), não fez um mau jogo, em minha opinião. O seu único problema é outro. É, como se viu, excessivamente agressivo. Com um árbitro rigoroso não teria terminado a partida de Sábado. E não me parece que seja uma situação isolada. É pena porque poderia ser um jogador útil - até pela sua polivalência.

Concordo em absoluto. Já referi isso, alem de que é um tipo de jogador que passa muito tempo a discutir com jogadores adversários, com árbitros e mesmo com recados para as bancadas dos adeptos adversários. Fora isso é um jogador voluntarioso e com garra. Mas por vezes leva essa garra longe demais e isso só prejudica a equipa.

Em 6 jogos(5 titular e 1 suplente) que actuou, já tem 3 amarelos e um vermelho.

JR2969: Em relação ao Ney ter subido e não deixar o lateral subir muito no terreno, ele estava a jogar como médio/extremo direito, assim sendo esse teria como é obvio ser o seu objectivo.
Em relação a ser o melhor jogador do Vitoria nesse jogo, são opiniões. Eu claro que não concordo nada mesmo. Mas este assunto já é estar a desvia do tópico.

Em relação ao assunto central do topico, como referi, se um clube empresta o jogador, so tem que se sujeitar às regras de que ele pode jogar contra a sua equipa e também pode como é obvio tentar fazer o jogo da sua vida. Nem que seja para provar que estavam errados quando o emprestaram.

Se esse jogador marca-se um golo, ou defende-se um golo em cima da linha no ultimo minuto e que nos dava a descida, ou a Europa, ou seja la o que for, é obvio que não gostava muito, mas isso não quer dizer que ele não estive-se a fazer o seu trabalho. Ate no momento podia chamar-lhe todos os nomes, mas isso não invalida nada que estava a fazer o seu trabalho e que não podemos só olhar para o nosso umbigo.

PS: So para finalizar, em relação ao Zoro ter feito um Penalty contra o seu clube de origem, conhecendo a personalidade do jogador como homem, pelas suas acções que ja efectuou fora de campo, pelas diversas coisas que disse(mesmo contra o seu clube), pelo seu comportamento como homem, sinceramente não acredito que isso seja verdade. É obvio que isso não invalida que o possa fazer, mas eu não acredito. Ja tivemos aqui jogadores que acredito perfeitamente que fossem capazes disso, mas este não acredito muito.
Em Zurique... nomeadamente... Birmensdorf

Anabela

Quote from: JR2969 on 09 de March de 2010, 17:40
Quote from: disco infiltrator on 09 de March de 2010, 14:16

Quando um jogador é profissional e pretende impressionar o clube detentor do seu passe, é normal que pretenda dar o seu melhor em campo para dar nas vistas e se destacar. Só dessa forma poderá almejar regressar ao clube que o contratou.

E se, porventura, não fossemos campeões porque o Pizzi nos marcou um golo na penúltima jornada; será que seria bem recebido em Braga?

Quote from: Pedro_RBA on 09 de March de 2010, 14:27
Os jogadores profissionais têm de ser isso mesmo, profissionais, independentemente do clube em que jogam ou a quem estão emprestados.
Mas um profissional, seja ele qual for, deve respeito ao seu patrão, que não deve, em caso algum, prejudicar.
Eu sei que isto é polémico, mas entendo que não faz sentido um profissional do SC Braga alguma vez prejudicar o seu patrão SC Braga, seja em que condições for. Não defendo, repito, que prejudique deliberadamente o clube onde joga, onde falseie o resultado beneficiando o Braga -entendo que, simplesmente, não deve jogar!
Aliás, sempre foi assim, e só uns dirigentes mais radicais alteraram essa regra há 3 ou 4 anos, mas para mim não faz sentido um profissional prejudicar o seu patrão!

Ou seja, o que tu estás a dizer(por outras palavras) é que o Renteria não pode dar o máximo e marcar contra o porto porque deve respeito ao seu patrão (porto) e não ao SCBraga que é só o clube que representa e com quem tem contracto.

Ou então, se este ano jogássemos a final da UEFA com o Dínamo de moscovo, o Luís Aguiar não podia marcar o golo da vitória do SCBraga porque deve respeito ao dínamo.

JailBreak

Quote from: Anabela on 09 de March de 2010, 20:23
Quote from: JR2969 on 09 de March de 2010, 17:40
Quote from: disco infiltrator on 09 de March de 2010, 14:16

Quando um jogador é profissional e pretende impressionar o clube detentor do seu passe, é normal que pretenda dar o seu melhor em campo para dar nas vistas e se destacar. Só dessa forma poderá almejar regressar ao clube que o contratou.

E se, porventura, não fossemos campeões porque o Pizzi nos marcou um golo na penúltima jornada; será que seria bem recebido em Braga?

Quote from: Pedro_RBA on 09 de March de 2010, 14:27
Os jogadores profissionais têm de ser isso mesmo, profissionais, independentemente do clube em que jogam ou a quem estão emprestados.
Mas um profissional, seja ele qual for, deve respeito ao seu patrão, que não deve, em caso algum, prejudicar.
Eu sei que isto é polémico, mas entendo que não faz sentido um profissional do SC Braga alguma vez prejudicar o seu patrão SC Braga, seja em que condições for. Não defendo, repito, que prejudique deliberadamente o clube onde joga, onde falseie o resultado beneficiando o Braga -entendo que, simplesmente, não deve jogar!
Aliás, sempre foi assim, e só uns dirigentes mais radicais alteraram essa regra há 3 ou 4 anos, mas para mim não faz sentido um profissional prejudicar o seu patrão!

Ou seja, o que tu estás a dizer(por outras palavras) é que o Renteria não pode dar o máximo e marcar contra o porto porque deve respeito ao seu patrão (porto) e não ao SCBraga que é só o clube que representa e com quem tem contracto.

Ou então, se este ano jogássemos a final da UEFA com o Dínamo de moscovo, o Luís Aguiar não podia marcar o golo da vitória do SCBraga porque deve respeito ao dínamo.

Bem referido, porque não me lembrava que o Braga tinha esses 2 jogadores emprestados.
Em Zurique... nomeadamente... Birmensdorf

Luís Duarte

Quote from: JailBreak on 09 de March de 2010, 20:27
Quote from: Anabela on 09 de March de 2010, 20:23
Quote from: JR2969 on 09 de March de 2010, 17:40
Quote from: disco infiltrator on 09 de March de 2010, 14:16

Quando um jogador é profissional e pretende impressionar o clube detentor do seu passe, é normal que pretenda dar o seu melhor em campo para dar nas vistas e se destacar. Só dessa forma poderá almejar regressar ao clube que o contratou.

E se, porventura, não fossemos campeões porque o Pizzi nos marcou um golo na penúltima jornada; será que seria bem recebido em Braga?

Quote from: Pedro_RBA on 09 de March de 2010, 14:27
Os jogadores profissionais têm de ser isso mesmo, profissionais, independentemente do clube em que jogam ou a quem estão emprestados.
Mas um profissional, seja ele qual for, deve respeito ao seu patrão, que não deve, em caso algum, prejudicar.
Eu sei que isto é polémico, mas entendo que não faz sentido um profissional do SC Braga alguma vez prejudicar o seu patrão SC Braga, seja em que condições for. Não defendo, repito, que prejudique deliberadamente o clube onde joga, onde falseie o resultado beneficiando o Braga -entendo que, simplesmente, não deve jogar!
Aliás, sempre foi assim, e só uns dirigentes mais radicais alteraram essa regra há 3 ou 4 anos, mas para mim não faz sentido um profissional prejudicar o seu patrão!

Ou seja, o que tu estás a dizer(por outras palavras) é que o Renteria não pode dar o máximo e marcar contra o porto porque deve respeito ao seu patrão (porto) e não ao SCBraga que é só o clube que representa e com quem tem contracto.

Ou então, se este ano jogássemos a final da UEFA com o Dínamo de moscovo, o Luís Aguiar não podia marcar o golo da vitória do SCBraga porque deve respeito ao dínamo.

Bem referido, porque não me lembrava que o Braga tinha esses 2 jogadores emprestados.
Temos também o Hugo Viana (Valência) e o Olberdam (Marítimo).

barinho

Não concordo.Um jogador é profissional,logo tem de defender sempre a camisola que veste.O Ney neste momento é jogador do Vitória logo tem de defnder as suas cores a 100%,mesmo que seja contra o clube que o emprestou.Essas cisas o tipo o que o Zoro fez acho uma badalhoquice,espero bem que isso nunca aconteça no meu clube pois orgulho-de de sermos um clube honesto.Essas manobras de bastidores que fiquem nos clubes "grandes".Prefiro ser apelidado de pequeno mas ganhar honesto através apenas do próprio esforço e dedicação do que ganhar como certos clubes fazem fora de campo.

Kriticus

Da mesma maneira que critiquei o Zoro no Vitória-Benfica e nunca defendi as "lesões" que os jogadores emprestados pelo Porto têm subitamente antes de jogarem com o Porto, aplaudo a boa exibição do Ney contra nós! Provavelmente no próximo jogo não jogará com metade da garra e querer, mas compreende-se que contra a "equipa-mãe" queira mostrar serviço e sabemos que estamos sujeitos a isso sempre que emprestamos um jogador! Mas por outro lado temos o caso do Pizzi que não escondeu a forte vontade de vencer na Luz e disse com todas as letras que gostaria de poder ajudar o Braga com isso!

JR1287

#19
Quote from: Anabela on 09 de March de 2010, 20:23
Quote from: JR2969 on 09 de March de 2010, 17:40
Quote from: disco infiltrator on 09 de March de 2010, 14:16

Quando um jogador é profissional e pretende impressionar o clube detentor do seu passe, é normal que pretenda dar o seu melhor em campo para dar nas vistas e se destacar. Só dessa forma poderá almejar regressar ao clube que o contratou.

E se, porventura, não fossemos campeões porque o Pizzi nos marcou um golo na penúltima jornada; será que seria bem recebido em Braga?

Quote from: Pedro_RBA on 09 de March de 2010, 14:27
Os jogadores profissionais têm de ser isso mesmo, profissionais, independentemente do clube em que jogam ou a quem estão emprestados.
Mas um profissional, seja ele qual for, deve respeito ao seu patrão, que não deve, em caso algum, prejudicar.
Eu sei que isto é polémico, mas entendo que não faz sentido um profissional do SC Braga alguma vez prejudicar o seu patrão SC Braga, seja em que condições for. Não defendo, repito, que prejudique deliberadamente o clube onde joga, onde falseie o resultado beneficiando o Braga -entendo que, simplesmente, não deve jogar!
Aliás, sempre foi assim, e só uns dirigentes mais radicais alteraram essa regra há 3 ou 4 anos, mas para mim não faz sentido um profissional prejudicar o seu patrão!

Ou seja, o que tu estás a dizer(por outras palavras) é que o Renteria não pode dar o máximo e marcar contra o porto porque deve respeito ao seu patrão (porto) e não ao SCBraga que é só o clube que representa e com quem tem contracto.

Ou então, se este ano jogássemos a final da UEFA com o Dínamo de moscovo, o Luís Aguiar não podia marcar o golo da vitória do SCBraga porque deve respeito ao dínamo.

Não, não foi nada disso que eu disse, pelo contrário, disse claramente que não queria que os jogadores emprestados facilitassem, ou marcassem auto-golos ou fizessem penalties. Nem nunca disse que os jogadores não se devem esforçar ao máximo se jogarem contra a equipa de origem. O que eu digo é que os jogadores emprestados deveriam ter o direito de não quererem jogar contra o seu clube de origem, e que os clubes de origem deveriam ter o direito de proibir que os seus jogadores jogassem contra si. Foi só isto que eu disse. Apenas acrescentei que, se tal não consta das regras, os jogadores deveriam alegar uma "dor de barriga" para não jogarem - e esta parte é que levantou polémica...

Claro que não queria que o Renteria inventasse um penalty a favor do Porto, ou marcasse um auto-golo, mas compreendia que ele escolhesse não jogar contra o Porto, ou que o Porto o proibisse de jogar! Nada de "vigarices" nem fraudes mas apenas opções que deveriam ser legítimas por parte dos jogadores e dos clubes detentores dos seus passes, mas que as leis portuguesas proibem! E é com essa lei que eu não concordo.
Nunca disse que achava que o Pizzi ou o Fernando Alexandre nos deveriam ajudar; apenas disse que não nos deveriam prejudicar, e por isso não deveriam jogar contra nós.