News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

V. Setúbal - 0 vs. S.C.BRAGA - 0 -> comentários durante e após o jogo

Started by Bvna, 06 de March de 2010, 13:29

Previous topic - Next topic

FilipaCarvalho

Quote from: JailBreak on 08 de March de 2010, 21:52
Quote from: Nemec on 08 de March de 2010, 21:25Se a violencia era desnecessaria? Era e sou contra ela de todo, mas o insulto e a provocação também era...

Ai acho que as pessoas de bem e com discernimento, estão de acordo de certeza absoluta.

Lá esta...Mas por uns nao terem juizo paga quem la estava e que nem da confusao teve culpa...Mas de lado a lado, mas nestes casos se formos a ver quem tem razao nunca vamos chegar a conclusao nenhuma,porque o pessoal de braga agiu mal em partir para a violencia assim como o pessoal do vitoria agiu mal em mandar bocas...

Kramer

Já está mais do que na altura de passar à frente o assunto das agressões, ignorantes há em todos os clubes.
Vamos agora falar de outras coisas e deixar este assunto para trás, afinal este fórum é sobre futebol.
\\\\"Matar o sonho é matarmo-nos. É mutilar a nossa alma. O sonho é o que temos

FIDELIS

concordo plenamente com o Pedro quando diz que devemos ser humilddes e não ter mais olhos que barriga,é um facto que ninguém imaginava no início do campeonato que o Braga  estivesse nesta altura nesta posição, mas também é um facto que neste jogo a equipa jogou algo apática e aí concordo com o RIC, é preciso injectar um pouco de ánimo suplentar nesta equipa para esta fase final do campeonato
Eu continuo a acreditar e sabado lá estarei para levar ao colo esta equipa que bem merece, e estou certo que vamos ganhar este jogo e vamos à luz disctir o resultado ( até porque hoje toda a imprensa já encomendou a faixas de campeão para o clube do pato marreco)

POr isso vamos ao essencial, aconteça o que acontecer, O Braga é o nosso campeão e mesma que perca todos os jogos até final , não será por isso que deixarei de ser braguista , como alguém já aqui disse e já vi muitas e muitas vezes, demasiadas vezes o Braga jogar para não descer por isso esta época é mel.

PS - Abraço ao JAIL,um dos dinossauros deste forum , onde sempre se pautou por toda a correcção e conseguiu, com a sua forma de estar , amigos de um clube do norte que veste de vermelho e branco. Boa sorte para o teu vitória

Fidelis Bracara
Braga e Basta

Paulo Orósio

Quote from: JailBreak on 08 de March de 2010, 21:52
Quote from: Nemec on 08 de March de 2010, 21:25Se a violencia era desnecessaria? Era e sou contra ela de todo, mas o insulto e a provocação também era...

Ai acho que as pessoas de bem e com discernimento, estão de acordo de certeza absoluta.
è assim. detesto violência sempre detestei. Tanto mais por mal conseguir escrever devido a ter sido recentemente espancado, sem razões nenhumas que não o roubo de 20 euros e por Bracarenses. Tenho os olhos feitos num oito. E pode ser impressão minha, mas para o meu gosto vejo vezes demais neste forum expressões como: "Vamos partir-los todos" , "mereciam é que lhes partissem os dentes" "é preciso encostá-los".
Desabafos dizem-me vocês, terreno minado, digo-vos eu. Uma vez o José Hermano Saraiva disse: O estômago está em Lisboa, o coração no Porto, mas a cabeça ... essa está em Braga. Disse a cabeça, não os punhos!

ArcticStunt

Quote from: Paulo Orósio on 08 de March de 2010, 22:12
Quote from: JailBreak on 08 de March de 2010, 21:52
Quote from: Nemec on 08 de March de 2010, 21:25Se a violencia era desnecessaria? Era e sou contra ela de todo, mas o insulto e a provocação também era...

Ai acho que as pessoas de bem e com discernimento, estão de acordo de certeza absoluta.
è assim. detesto violência sempre detestei. Tanto mais por mal conseguir escrever devido a ter sido recentemente espancado, sem razões nenhumas que não o roubo de 20 euros e por Bracarenses. Tenho os olhos feitos num oito. E pode ser impressão minha, mas para o meu gosto vejo vezes demais neste forum expressões como: "Vamos partir-los todos" , "mereciam é que lhes partissem os dentes" "é preciso encostá-los".
Desabafos dizem-me vocês, terreno minado, digo-vos eu. Uma vez o José Hermano Saraiva disse: O estômago está em Lisboa, o coração no Porto, mas a cabeça ... essa está em Braga. Disse a cabeça, não os punhos!

Nunca tinha ouvido essa do J.Hermano Saraiva, frase interessante.

Tuga2006

Quote from: Paulo Orósio on 08 de March de 2010, 22:12
Quote from: JailBreak on 08 de March de 2010, 21:52
Quote from: Nemec on 08 de March de 2010, 21:25Se a violencia era desnecessaria? Era e sou contra ela de todo, mas o insulto e a provocação também era...

Ai acho que as pessoas de bem e com discernimento, estão de acordo de certeza absoluta.
è assim. detesto violência sempre detestei. Tanto mais por mal conseguir escrever devido a ter sido recentemente espancado, sem razões nenhumas que não o roubo de 20 euros e por Bracarenses. Tenho os olhos feitos num oito. E pode ser impressão minha, mas para o meu gosto vejo vezes demais neste forum expressões como: "Vamos partir-los todos" , "mereciam é que lhes partissem os dentes" "é preciso encostá-los".
Desabafos dizem-me vocês, terreno minado, digo-vos eu. Uma vez o José Hermano Saraiva disse: O estômago está em Lisboa, o coração no Porto, mas a cabeça ... essa está em Braga. Disse a cabeça, não os punhos!
Infelizmente sinto o mesmo que tu Paulo Orósio, a violência deve ser a defesa dos fracos.

Aquiles

Estimados Braguistas,

No passado sábado todos ficamos decepcionados com o resultado, jogadores, técnicos, SAD, Adeptos e Simpatizantes.

Aparentemente fomos menos eficazes e menos criativos do que habitualmente. Pelo pouco que percebo do jogo, colocamos em campo uma equipa menos veloz, que até teve mais posse de bola mas foi quase sempre pouco criativa.

Bem sei que não tínhamos o Paulo César e o Vandinho, mas tivemos todos os outros que também são competentes o suficiente para ganhar o jogo. Para mim e falando de tácticas, colocaria a jogar o Matheus próximo do Meyong e o Mossoró jogaria no lugar do Viana. Esta alteração possibilitava o aproveitamento do Matheus no sitio em que este é mais perigoso, (apoio ao pl ) e intranquiliza e de que maneira qualquer defensiva adversária. Na esquerda e na ausência do PC, colocaria o Renteria ou o Diogo, mantendo a velocidade de jogo. Desta forma julgo que seríamos mais perigosos e também teríamos um jogo mais rápido, que na minha opinião é a única forma de ultrapassar as equipas ultradefensivas que vão aparecendo. Julgo ainda que no momento a alternativa em termos de substituição, ao Meyong é o Adriano, pela forma como jogou contra o Leiria na Taça da Liga e como ajudou a virar o resultado frente ao Marítimo.
O regresso de Madrid permitiria manter algum equilíbrio defensivo e qualidade de passe, como de resto aconteceu.

É evidente que isto não passa de conjecturas de um treinador de bancada. Quem sou eu para decidir tácticas sobre uma Equipa que fez até ao momento 52 pontos em 22 jogos?

Já agora, se dentro do campo somos provocados com afirmações para nos desmoralizar, nós pagaremos a esses com maior e mais empenhada luta pelos pontos. E se a imprensa não nos dá destaque, nós ignoramo-los e seremos ainda mais empenhados na luta pela Vitória. Para quem acha que nós não temos qualidade, devemos responder conquistando 3 pontos a cada jogo que disputamos.

Este jogo já é passado, devemos aprender com o que não fizemos da melhor forma e prepararmo-nos para o próximo jogo que é contra o Rio Ave.

Como já alguém aqui afirmou, eu não sou sócio do Braga, pelas Vitórias que alcançamos ou pelas derrotas que enfrentamos, sou porque me sinto identificado com uma Cidade, com as suas Gentes e com uma forma de estar que é diferente e me enche a Alma Braguista!

E Sábado, se Deus quiser lá estarei, a cantar Braga como se não houvera amanhã!

Vlad

Quote from: 1 on 08 de March de 2010, 18:56
Quote from: ric on 08 de March de 2010, 17:55
Pedro:
compreendo a tua reação a esta "falta de atitude" nas sem estar a atirar para a mesa questões tácticas e posicionamento de jogadores, o que me pareceu é que não entramos com a raça e a força toda. A força de quem tem de vencer CUSTE O QUE CUSTAR.
Nós entramos para vencer. Jpgamos para vencer mas faltou a arrancadazita a mais, o pique no momento, a tentaiva de "asfixiamento adversário", o "pé bem metido " sem medo... enfim ...são todas sensações que sentimos... dificeis de explicar mas que sentimos...
talvez por nos terem habituado a muito...
talvez por esperarmos demasiado de quem já nos deu o extase...



enfim, é uma ideia, uma sensação, um  ...feeling...que faltou o tal bocadinho...

Ric concordo contigo.
Eu acho que os jogadores do Braga são os 1º's a querer vencer custe o que custar e estão disposto a deixar a pele em campo. Acho que ninguém duvida do empenho deles.

Agora acho que temos de entrar mais agressivos e julgo que neste jogo muita da agressividade que faltou foi por causa da táctica. O Braga tem sentido muito a falta do paulo cesar, ele tem sido, sem duvida, um dos mais influentes na equipa. Sim pedro o Braga não tem tido muita agressividade mas talvez precise de a ganhar para ganhar o resto dos jogos.

Como disse o Pedro e bem acho que neste jogo reencontramos a solidez defensiva. O mais importante é não ter mais baixas de peso até ao fim do campeonato.

Também partilho da mesma visão.
Como já disse na minha intervenção anterior, não se pode acusar os jogadores de não se esforçarem. Mas a atitude da equipa não foi a melhor. E por muito que me custe, também tenho que comparar com a entrada em jogo dos lampiões frente ao paços. A diferença, para lá de questões tácticas e escolhas de jogadores, foi na atitude. Querer resolver quanto antes. Não se trata de dar goleadas ou fazer exibições arrebatadoras.
É certo que o benfica jogava em casa, num estádio cheio, etc etc... Mas nós temos que assumir o nosso favoritismo. Não é mais olhos que barriga, não é falta de humildade. É assumir os nossos objectivos e nossa responsabilidade por os termos assumido de pleno direito. Até o Setúbal assumiu isso, jogando claramente para o empate mesmo perante o seu público. Mais difícil para nós? Com certeza. Mas e daí? Mais riscos teríamos que correr. E depois há outra questão, e que serve para constatar que também sei olhar para trás e sei ser humilde. O porto tinha acabado de perder mais dois pontos. Na minha perspectiva e forma de ver as coisas, mais uma razão para correr mais riscos e procurar a vitória de forma (ainda!!) mais "guerreira". A nossa vitória seria uma conquista muito importante para a batalha do 2.º lugar, e também uma motivação para procurar colocar pressão no benfica de uma forma mais confiante, isto é, sem a pressão de ter o porto colado a nós.
E tudo isto porque, e é a minha maneira de ver o futebol nesta nossa liga difícil, a tal em que as equipas se estudam muito bem, a melhor maneira de vencer é MARCAR PRIMEIRO e QUANTO ANTES! E para isso é preciso entrar "a matar". Exactamente da forma que o benfica fez frente ao paços. Depois a exibição até nem foi tão conseguida, mas já estavam a ganhar  por dois...
E sem qualquer falta de respeito pelo Setúbal, e consciente das nossas limitações actuais da nossa equipa, julgo que poderíamos ter feito essa mesma entrada agressiva e conseguir o 1.º golo... depois, seria um gerir do jogo à nossa medida, até com possibilidades de ganhar por mais.

Repito, não se trata de achar que os jogadores não querem ou não se esforçaram. Exemplo, o Hugo Viana anda pela "caixa", de rastos, mas ainda assim esforçou-se. Deu o que tinha para dar. Assim como o resto da equipa no seu geral. A questão é atitude. Atitude de querer resolver o jogo cedo. E para o conseguirmos teria que ser na 1.ª parte, de igual para igual em condições físicas, mas superiores em qualidade. Com o passar do tempo fomos perdendo força física, anímica, e jogo ficou mais a jeito de quem queria terminar um jogo sem golos.
Essa tal atitude teria que vir do banco... Eu entrava com tudo. Parafraseando uma figura com a qual nem tenho simpatia, metia "a carne toda no assador". Viana no banco. Mossoró no seu respectivo  lugar. Renteria (ou Mateus) na esquerda a apoiar Meyong. E seria uma equipa fiel aos princípios a que Domingos nos habituou.
BRAGA... um dia ainda te vou ver a campeão!

Nota:desprezo os chamados "grandes"

rfg_mlk

Desculpem o off-topic mas venho aqui hoje comunicar o arranque oficial do jornal MaisMinho online, um  novo órgão de comunicação de periodicidade semanal. Essencialmente, é um novo meio de comunicação regional, da região do Minho. O arranque foi hoje, dia 9 de Março de 2010.
O jornal MaisMinho vai abordar a actualidade de uma forma diferente e inovadora, com uma linha editorial mais positiva e focando pontos de interesse públicos que habitualmente não experimentam o merecido destaque. O jornal MaisMinho vai também acompanhar as novas tecnologias e tentar tirar o máximo proveito das mesmas.
Não queremos ser apenas mais um, mas sim um novo media que acrescente algo de novo no que à arte de bem informar diz respeito.
Na Região, em Portugal e no Mundo, vamos globalizar o Minho.


www.maisminho.pt

Já agora, um aparte, e falando como braguista (sempre fui assumido e não é agora que o vou deixar de ser) aproveito para apelar para votarem no inquérito que está no MaisMinho sobre o Enorme porque quero ver a votação a crescer, É SOBRE SE ACREDITAM NO TITULO...



Rui Jorge Peixoto Mendes
Editor e Chefe de Redacção
Telem. 966 505 378


WWW.MAISMINHO.PT

pparaiso

Quote from: Pedro Ribeiro on 08 de March de 2010, 20:57
Quote from: pparaiso on 08 de March de 2010, 19:29
Pedro, estava à espera da tua habitual análise após os jogos para que esta me pudesse elucidar sobre a nossa postura táctica, já que não pude acompanhar o jogo.
Convencido que teríamos mantido o nosso sistema táctico 4-2-3-1, fiquei com uma dúvida: quem jogou (predominantemente) na ala esquerda? Mossoró ou Aguiar? (salvaguardando as habituais trocas posicionais dos três "meias")

Não gosto de fazer este tipo de análises quando vejo o jogo pela televisão. É totalmente diferente  da perspectiva que se tem ao vivo, no estádio, tudo muito mais claro... porque se consegue perceber o posicionamento da equipa com e sem bola.

De qualquer forma, a mim pareceu-me que houve várias trocas posicionais. Mossoró partia frequentemente da esquerda para dentro, ocupando nesse caso um dos médios (Aguiar, por vezes Viana) a meia-esquerda. O que aconteceu muitas vezes foi que a ala esquerda foi por isso pouco acutilante - foram mais as vezes que foi activada por Evaldo. Pareceu-me de resto que Viana trocou de papéis com Aguiar, na maioria das vezes: o uruguaio mais próximo de Madrid e Viana (se  calhar pelo seu menos bom momento físico) um pouco mais adiantado.

Algo confuso... e não funcionou, até porque também não houve grande inspiração do ponto de vista individual (e.g., Mossoró).

A minha pergunta não é inocente...quando Aguiar e Renteria chegaram, estaria à espera que, estando ambos em perfeitas condições, se caminharia no sentido de tentar coabitar Mossoró, Viana e Aguiar na mesma equipa.

Considerando Alan como indiscutível, Renteria poderia funcionar como alternativa a Meyong no eixo do ataque (caindo Paulo César). No entanto, as contas de Domingos terão saído furadas com o castigo de Vandinho. Com a dificuldade de encontrar uma alternativa credível a Vandinho (veja-se que já se utilizou 4 jogadores para essa posição) que não pusesse a nu as debilidades físicas de Viana, esperaria que Domingos colocasse Mossoró mais amarrado à ala, optando por colocar Aguiar no apoio ao duplo pivot (ao contrário do que sucedeu no jogo com o Porto, com os resultados vistos).

Desse ponto de vista, a organização e transições defensivas terão funcionado melhor (repito que não vi o jogo), no entanto, e é essa a minha questão, a acutilância ofensiva terá sido prejudicada. Isto porque Mossoró não é o mesmo numa ala e porque Paulo César é muito mais importante do que considerava no início da época.

Nesse sentido, caem por terra as minhas expectativas inicias: Aguiar e Mossoró terão dificuldade de coabitar na mesma equipa, a não ser que Aguiar seja alternativa a Viana no duplo pivot (a primeira experiência com o Rio Ave para a Taça não foi a melhor).

Da mesma forma Renteria deverá apenas funcionar como alternativa a Paulo César, a bem da presença na área adversária. E Meyong, continua como indiscutível? Vejo Matheus como uma séria ameaça... 





jaimeh

Quote from: pparaiso on 09 de March de 2010, 15:26
Quote from: Pedro Ribeiro on 08 de March de 2010, 20:57
Quote from: pparaiso on 08 de March de 2010, 19:29
Pedro, estava à espera da tua habitual análise após os jogos para que esta me pudesse elucidar sobre a nossa postura táctica, já que não pude acompanhar o jogo.
Convencido que teríamos mantido o nosso sistema táctico 4-2-3-1, fiquei com uma dúvida: quem jogou (predominantemente) na ala esquerda? Mossoró ou Aguiar? (salvaguardando as habituais trocas posicionais dos três "meias")

Não gosto de fazer este tipo de análises quando vejo o jogo pela televisão. É totalmente diferente  da perspectiva que se tem ao vivo, no estádio, tudo muito mais claro... porque se consegue perceber o posicionamento da equipa com e sem bola.

De qualquer forma, a mim pareceu-me que houve várias trocas posicionais. Mossoró partia frequentemente da esquerda para dentro, ocupando nesse caso um dos médios (Aguiar, por vezes Viana) a meia-esquerda. O que aconteceu muitas vezes foi que a ala esquerda foi por isso pouco acutilante - foram mais as vezes que foi activada por Evaldo. Pareceu-me de resto que Viana trocou de papéis com Aguiar, na maioria das vezes: o uruguaio mais próximo de Madrid e Viana (se  calhar pelo seu menos bom momento físico) um pouco mais adiantado.

Algo confuso... e não funcionou, até porque também não houve grande inspiração do ponto de vista individual (e.g., Mossoró).

A minha pergunta não é inocente...quando Aguiar e Renteria chegaram, estaria à espera que, estando ambos em perfeitas condições, se caminharia no sentido de tentar coabitar Mossoró, Viana e Aguiar na mesma equipa.

Considerando Alan como indiscutível, Renteria poderia funcionar como alternativa a Meyong no eixo do ataque (caindo Paulo César). No entanto, as contas de Domingos terão saído furadas com o castigo de Vandinho. Com a dificuldade de encontrar uma alternativa credível a Vandinho (veja-se que já se utilizou 4 jogadores para essa posição) que não pusesse a nu as debilidades físicas de Viana, esperaria que Domingos colocasse Mossoró mais amarrado à ala, optando por colocar Aguiar no apoio ao duplo pivot (ao contrário do que sucedeu no jogo com o Porto, com os resultados vistos).

Desse ponto de vista, a organização e transições defensivas terão funcionado melhor (repito que não vi o jogo), no entanto, e é essa a minha questão, a acutilância ofensiva terá sido prejudicada. Isto porque Mossoró não é o mesmo numa ala e porque Paulo César é muito mais importante do que considerava no início da época.

Nesse sentido, caem por terra as minhas expectativas inicias: Aguiar e Mossoró terão dificuldade de coabitar na mesma equipa, a não ser que Aguiar seja alternativa a Viana no duplo pivot (a primeira experiência com o Rio Ave para a Taça não foi a melhor).

Da mesma forma Renteria deverá apenas funcionar como alternativa a Paulo César, a bem da presença na área adversária. E Meyong, continua como indiscutível? Vejo Matheus como uma séria ameaça... 







O Braga deve jogar como jogou nas 18 primeiras jornadas! Com os jogadores nas mesmas posições, podendo eventualmente trocar um ou outro mas para a mesma posição!
Madrid     por    Vandinho;
Renteria   por    Meyong; (...)
E não tentar fazer coabitar jogadores!

Não hei de morrer sem ver o meu Braga Campeão!

BRAGA FOREVER

Quote from: Pedro Ribeiro on 08 de March de 2010, 18:27

Sejam humildes porque ser humilde é ser inteligente, como esta equipa já mostrou. Confiantes, sim, mas com a noção da nossa posição na luta em que estamos envolvidos. Não somos favoritos ao título. O que não quer dizer que não façamos tudo para o conseguir! Devemos usar este estatuto de outsider a nosso favor!


Concordo Pedro.
Temos de continuar na berma da auto-estrada despercebidos...para na recta final entrarmos novamente na faixa de rodagem rumo a um objectivo que ninguém acredita a não ser os verdadeiros Braguistas.
S.C.BRAGA NÃO O MAIOR, MAS O MELHOR CLUBE DO MUNDO!

Olho Vivo

Quote from: pparaiso on 09 de March de 2010, 15:26
Nesse sentido, caem por terra as minhas expectativas inicias: Aguiar e Mossoró terão dificuldade de coabitar na mesma equipa, a não ser que Aguiar seja alternativa a Viana no duplo pivot (a primeira experiência com o Rio Ave para a Taça não foi a melhor).

Da mesma forma Renteria deverá apenas funcionar como alternativa a Paulo César, a bem da presença na área adversária. E Meyong, continua como indiscutível? Vejo Matheus como uma séria ameaça...

O jogo da Taça, frente ao Rio Ave, não é exemplo. À frente da defesa, jogaram, na altura, Viana e Aguiar. Desta feita, não foi assim. Viana avançou um pouco mais no terreno e foi Aguiar quem assumiu o lugar habitualmente daquele, com Madrid na posição 6.

Penso que Aguiar pode perfeitamente desempenhar esse papel - tal como Viana. Mossoró, de todos, no actual sistema, é quem mais rende na posição 10. Significa isto que é impossível acondicionar todos na mesma equipa? A meu ver não. Mas se lhe juntarmos Alan, já me parece um exercício muito difícil. Por exemplo, penso que poderíamos funcionar neste esquema - supondo por exemplo Alan castigado:

MADRID
              VIANA

AGUIAR                        MOSSORÓ                PAULO CÉSAR

Jogar com um ala com vocação de médio e um outro com formação de avançado (independentemente do flanco que ocupem), penso que poderia resultar (eventualmente com constantes trocas posicionais). Mas, com Alan apto, um de três (entre Viana, Aguiar e Mossoró) tem de saltar - porque Alan, sendo o jogador que mais se aparenta com um ala de raiz, é capaz de ser o quarto médio da equipa (também sabe jogar em posições mais interiores, se for necessário) mas dificilmente poderá ser um segundo avançado - interpretando o seu papel de forma semelhante ao que faz Paulo César, quando actua sobre a esquerda.

Portanto, para mim, havendo um homem talhado para posição 6 (Madrid) e estando Alan em condições de actuar, um dos outros três deve sair. Penso que Mossoró, neste 4-2-3-1, é quem melhor ocupa a posição 10 (o que não acontecia no 4-1-3-2 da época passada). Donde, penso que a escolha se fará entre Viana e Aguiar. Neste momento, atendendo ao que tem sido a debilidade do nosso meio-campo e o mau momento físico de Viana, eu escolheria Aguiar.

Quanto a Renteria, penso que pode ser alternativa tanto na posição 9 como na ala esquerda - pelo menos, eu considero-o a melhor solução na ausência de Paulo César. Tenho dúvidas se não seria uma melhor opção do que Meyong - pelo menos em jogos em que se espere uma missão de maior sacrifício, com menos jogo para o ponta-de-lança. Matheus é uma opção válida, sobretudo em jogos e situações de jogo em que o adversário queira assumir/dividir o jogo.

pparaiso

Quote from: Pedro Ribeiro on 09 de March de 2010, 17:04
Quote from: pparaiso on 09 de March de 2010, 15:26
Nesse sentido, caem por terra as minhas expectativas inicias: Aguiar e Mossoró terão dificuldade de coabitar na mesma equipa, a não ser que Aguiar seja alternativa a Viana no duplo pivot (a primeira experiência com o Rio Ave para a Taça não foi a melhor).

Da mesma forma Renteria deverá apenas funcionar como alternativa a Paulo César, a bem da presença na área adversária. E Meyong, continua como indiscutível? Vejo Matheus como uma séria ameaça...

O jogo da Taça, frente ao Rio Ave, não é exemplo. À frente da defesa, jogaram, na altura, Viana e Aguiar. Desta feita, não foi assim. Viana avançou um pouco mais no terreno e foi Aguiar quem assumiu o lugar habitualmente daquele, com Madrid na posição 6.

Penso que Aguiar pode perfeitamente desempenhar esse papel - tal como Viana. Mossoró, de todos, no actual sistema, é quem mais rende na posição 10. Significa isto que é impossível acondicionar todos na mesma equipa? A meu ver não. Mas se lhe juntarmos Alan, já me parece um exercício muito difícil. Por exemplo, penso que poderíamos funcionar neste esquema - supondo por exemplo Alan castigado:

MADRID
              VIANA

AGUIAR                        MOSSORÓ                PAULO CÉSAR

Jogar com um ala com vocação de médio e um outro com formação de avançado (independentemente do flanco que ocupem), penso que poderia resultar (eventualmente com constantes trocas posicionais). Mas, com Alan apto, um de três (entre Viana, Aguiar e Mossoró) tem de saltar - porque Alan, sendo o jogador que mais se aparenta com um ala de raiz, é capaz de ser o quarto médio da equipa (também sabe jogar em posições mais interiores, se for necessário) mas dificilmente poderá ser um segundo avançado - interpretando o seu papel de forma semelhante ao que faz Paulo César, quando actua sobre a esquerda.

Portanto, para mim, havendo um homem talhado para posição 6 (Madrid) e estando Alan em condições de actuar, um dos outros três deve sair. Penso que Mossoró, neste 4-2-3-1, é quem melhor ocupa a posição 10 (o que não acontecia no 4-1-3-2 da época passada). Donde, penso que a escolha se fará entre Viana e Aguiar. Neste momento, atendendo ao que tem sido a debilidade do nosso meio-campo e o mau momento físico de Viana, eu escolheria Aguiar.

Quanto a Renteria, penso que pode ser alternativa tanto na posição 9 como na ala esquerda - pelo menos, eu considero-o a melhor solução na ausência de Paulo César. Tenho dúvidas se não seria uma melhor opção do que Meyong - pelo menos em jogos em que se espere uma missão de maior sacrifício, com menos jogo para o ponta-de-lança. Matheus é uma opção válida, sobretudo em jogos e situações de jogo em que o adversário queira assumir/dividir o jogo.


Concordo em absoluto!
Apenas para precisar que, quando dei o exemplo do jogo do Rio Ave, me referia ao papel de Aguiar como segundo homem no duplo pivot (claro que, não é o mesmo jogar Viana ou Madrid na posição 6). Segundo percebi, então Aguiar jogou mais recuado e Viana na posição 10? Supondo que esta segunda experiência tenha corrido melhor, até pela presença de Madrid como 6, talvez seja altura de dar descanso a Viana, relançando Mossoró e Paulo César. Assim, talvez esta seja a melhor opção:

MADRID
               AGUIAR

ALAN                        MOSSORÓ                PAULO CÉSAR

Quanto ao ponta de lança, tenho muitas dúvidas...


rvx

Uma das minhas máximas, que nem sempre consigo cumprir, é dar o mínimo de expectativas possíveis. Ou seja, quanto menores as expectativas que os outros têm em relação a certos resultados, menor é a pressão e maior é a urgência em trabalhar mais para chegar mais longe. Portanto, é isso que temos de fazer.

sol

Só para dizer que concordo 300% com o que disseram o ric e o Vlad. Claro que estamos todos muito satisfeitos com a carreira do Braga até aqui. Claro que ninguém, no início do campeonato, esperava que o Braga, a oito jornadas do fim estivesse em segundo lugar, com possibilidade de chegar a primeiro. Claro que todos nos lembramos que há poucos anos a nossa luta era para não descer. Tudo isso é claro, como claro é que, PRECISAMENTE PELOS MOTIVOS ENUNCIADOS, devemos lutar como nunca. Quando digo "devemos" tenho a plena consciência que nós adeptos temos vindo a cumprir a nossa parte, apoiando sempre e incondicionalmente. Nada mais podemos fazer, porque quem joga não somos nós.

Do que a equipa é capaz, já o sabemos. Das injustiças de que foi alvo e o quanto isso nos prejudicou, também, e por isso não vale a pena bater mais no ceguinho. Vale sim a pena insistir nisto: 8 jornadas! Oito jogos - contas redondas mais dois meses de competição - para toda a malta ir de férias, levando consigo três sentimentos possíveis: enorme satisfação pela melhor classificação de sempre do Braga; satisfação, mas com um misto de frustração por sentirem que, como na publicidade do iogurte "faltou um bocadinho assim"; orgulho total e completo pela conquista do título nacional e acesso directo à Champions League.

É tendo como horizonte esse três sentimentos possíveis, que os nossos jogadores e técnicos devem adequar o seu nível de profissionalismo e de empenho, ou seja, mais do que nunca ATITUDE PRECISA-SE! Que tipo de atitude? Infelizmente concordo com o Vlad e com o ric, mas há que dizê-lo: o tipo de atitude que os benficalhos tiveram contra o Paços, tudo ou nada, "mata-mata" como diria Scolari. Partir para cima do adversário e continuar em cima até que os objectivos estejam atingidos, e que são, logicamente, a vitória.

Ontem vi o Arsenal a esfolar os morcões. Valem os ingleses (orçamentos à parte, claro...) mais 5 golos que os morcões? Não creio. Já a sua atitude, a sua disponibilidade constante para correr e para jogar, vale 10 ou 15 vezes a do Porto, e isso no futebol faz toda a diferença. Enquanto o jogador morcão pensava "corto ou não corto, passo ou não passo, chuto ou fico-me", já os do Arsenal estavam a entrar com a bola pela baliza dentro. E é isto, com as devidas diferanças (tenho que ressalvar antes que digam que espero do Braga o que se pode esperar do Arsenal...), que eu espero que o Braga seja capaz de fazer até ao pouco que resta para o fim do campeonato, ou se quiserem até termino a rimar: se jogar como em Milão, o Braga é campeão!

Eu acredito, de vermelho e branco!

pedropontes

para o adepto vitoriano, o terrorismo tambem existe e é uma estupidez. Violencia? existe em todos os lados e em todos os feitios, o que se passou no fim do jogo e o que esta sempre sujeito a acontecer.

a culpa pode ter sido da ma organizaçao pois nao deviamos ter saido do estadio como saimos, mas sendo assim olha aqueles passaram pegaram e levaram, mas que boa coça que levaram. Podes crer que para a proxima ja vao evitar esse tipo de situaçoes. As pessoas tem de ter consciencia o que fazem pq isto nao e um mar de rosas nao somos todos boas pessoas nao temos todos as mesmas atitudes.

que aprendam com o que lhes aconteceu pois podia ter sido bem pior e se nao fosse a policia podes crer que a esta hora a conversa era outra.

Quanto a ti abraços e que o teu Vitoria se aguente na Liga Sagres e que começe a lutar por outros objectivos que nao a manutençao.

Abraços