News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Estádio Municipal de Braga "AXA"

Started by ferna, 02 de March de 2010, 22:42

Previous topic - Next topic

Mary

Quote from: 1 on 03 de March de 2010, 16:20
Quote from: Mary on 03 de March de 2010, 15:20
Quote from: AMO-TE BRAGA on 03 de March de 2010, 00:23




Sinceramente acho que não deviamos voltar a esta discussão mas eu li tudo e no fim retiro blablabla whiskas saquetas.
O estádio é isto e é aquilo mas não é funcional nem cómodo como deveria ser.

A minha intenção nem é entrar em discussões desse tipo, sinceramente nestas coisas cada um tem a sua opinião e direito a ela, logo não faz parte da minha personalidade tentar convencer os outros a defender aquilo em que não acreditam.
Apenas disse que tendo em conta o tipo de estádio que é não faz sentido colocar cor, nomes do Braga,de publicidades, etc...aliás, nem sequer consigo vislumbrar o que é que em termos de funcionalidade isso traria ao estádio...
Quanto ao estádio em si sou uma defensora acérrima da sua monumentalidade e do facto de ter apenas duas bancadas, aliás parece-me o mais justo de todos os estádios porque não obriga ninguém a ir para trás da baliza assistir a jogos.
Sinceramente acho a arquitectura da maioria dos nossos estádios, excepção feita ao de Braga, de uma pobreza e falta de ideias confrangedora...vide "wc de Alvalade" ou mesmo a luz...que é "bonitinha" mas extremamente vulgar,o do Dragão escapa mas continua no mesmo "ram...ram" sem nada de novo. Quando vi os projectos existentes para os novos estádios em Espanha fiquei abismada com a qualidade e originalidade dos projectos, nada que tenha visto por cá excepção feita ao nosso. Não sou perita em arquitetura nem nada disso, mas simplesmente tenho alguns conhecimentos de História da Arte e obviamente direito a uma opinião...
Como tudo, há prós e contras em relação ao nosso estádio, em termos arquitectónicos é simplesmente magnifico (opinião pessoal) em termos de acessos e funcionalidade, naturalmente há defeitos... Nada na vida é perfeito...
Em termos académicos posso testemunhar a veracidade da impressão magnifica causada pelo nosso estádio e asseguro que já me chegaram comentários de colegas estrangeiros a propósito da obra que é neste momento um "case study" em diversas aulas... a qualidade do arquitecto fala por si, é quanto a mim, e mais uma vez opinião pessoal, um dos melhores que existe em Portugal, juntamente com Siza Vieira.
Claro que respeito e respeitarei sempre quem tem opinião contrária, embora neste caso tenha as minhas razões "para não lhe dar razão"passe a redundância.

jacm

Também tenho ideias de que acaba este ano a publicidade ao Axa. E se estiver correcto, julgo que só o Braga se apurar para a champion, tem uma grande oportunidade de negócio, quer renovando com a Axa, quer abrindo-de portas para outras possibilidades.
POR UM BRAGA CAMPEÃO

Zeus

Quote from: jacm on 03 de March de 2010, 21:57
Também tenho ideias de que acaba este ano a publicidade ao Axa. E se estiver correcto, julgo que só o Braga se apurar para a champion, tem uma grande oportunidade de negócio, quer renovando com a Axa, quer abrindo-de portas para outras possibilidades.

Será que o Souto Moura vai deixar eles colarem lá as estrelinhas da Champions?! ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D
Ultimamente ando a sonhar mto com estrelinhas.......pq será?! ;)

Agora mais a sério, acho o estádio espetacular, acho que nunca me vou cansar de admirar aquele estádio. Qto as pessoas que não querem andar mto só têm que entrar pelo bairro da misericórdia, andam mto pouco para entrar no estádio, e até podem apanhar o elevador para descer e subir(os da poente claro).
A única alteração que poderiam fazer de facto era rampas rolantes( não acho que escadas rolantes fizessem mto sentido) .
Sob a direção de um forte general, não haverá jamais soldados fracos.

GVRREIRO

Se me permitem um pekeno aparte do topico. kero apenas expressar a minha paixao plo nosso estado ;D

E k eu trabalho na DTE ( empresa do grupo DST ), empresa essa k esteve presente na construçao do estadio. e dps do estadio pronto a empresa fazia assistencia tecnica( tava no contrato) durante dois anos... e eu pertencia a ekipa k fazia a assistencia durante os jogos( ver o enorme e ainda ganhar guito... perfeito ;D) e como é natural fikei a conhecer akele estadio de uma ponta a outra.... pessoal, pra kem so conhece as escadas e bancadas vos digo, e de ficar de boca aberta... as zonas tecnicas sao enormes, o estadio ta ekipado com tecnologia de ponta!!! as camaras k ekipam o estadio sao o ultimo grito, vcs sabiam k o estadio tem celas? :D para os mal comportados... eheh. eu ja tive em tudo k é sitio do estadio, desde o relvado ;D , camarotes, balnearios, sala de imprensa, etc etc... Mas o k mais m impressionou msm foi as zonas tecnicas, de mais, atravessa uma banca a outra, e as bancadas sao independentes no k toca a alimentacao electrica, ambas ekipadas com grupo de geradores k ligam em segundos caso falhe a elecricidade, fantastico msm ;D

caso alguem tenha alguma curiosidade em relacao ao estadio, talvez eu possa desfazer ;D

Cmpts
*Por cada Gverreiro que cai outro se levanta*

Gambit

Quote from: 1 on 03 de March de 2010, 17:51
Quote from: Gambit on 03 de March de 2010, 17:27
Quote from: 1 on 03 de March de 2010, 17:03
Quote from: pedropontes on 03 de March de 2010, 16:58
Ja la vao 6 anos desde o euro e ainda a pessoal que se queixa do estadio, o muro das lamentaçoes e em jerusalem...

Vem gente de todo o mundo estudantes principalmente de preposito ver o nosso estadio que é UNICO e cumu nada e perfeito claro que tem os seus "defeitos" mas temos e de ter orgulho no estadio que temos. Maus acessos? Frio? Quem corre por gosto nao cansa...

Ainda hoje cada vez que vou ao AXA fico "pasmado" porque temos uma obra de arte da qual usufruimos e a muita gente que gosta de mandar bocas, mas para esses apenas digo que aprendam a dar valor ao que tem e que admirem o nosso estadio.

Eu também vou a todos os jogos mas compreendo quando varias pessoas de idade não vão ver os jogos por causa das escadas e do frio.
Óbvio que quem vai por gosto e é fanático pelo Braga vai sempre, mas se contarmos só com esses somos os 10000 de sempre.
Quanto a orgulho no estádio, eu preferia ter outro tipo, em vez de uma obra de arte preferia ter um estádio de futebol, com boa acústica p.e.
Mas não vale a pena bater no ceguinho....

Boa acústica quero eu no Alive!...

[ironic mode on] sim acustica no futebol não interessa pra nada [ironic mode off]

Sim, porque eu quando vou ao futebol quero ouvir o gajo que está do outro lado da bancada a chamar *** ao arbitro...

Pedro_RBA

Quote from: Gambit on 04 de March de 2010, 08:20
Quote from: 1 on 03 de March de 2010, 17:51
Quote from: Gambit on 03 de March de 2010, 17:27
Quote from: 1 on 03 de March de 2010, 17:03
Quote from: pedropontes on 03 de March de 2010, 16:58
Ja la vao 6 anos desde o euro e ainda a pessoal que se queixa do estadio, o muro das lamentaçoes e em jerusalem...

Vem gente de todo o mundo estudantes principalmente de preposito ver o nosso estadio que é UNICO e cumu nada e perfeito claro que tem os seus "defeitos" mas temos e de ter orgulho no estadio que temos. Maus acessos? Frio? Quem corre por gosto nao cansa...

Ainda hoje cada vez que vou ao AXA fico "pasmado" porque temos uma obra de arte da qual usufruimos e a muita gente que gosta de mandar bocas, mas para esses apenas digo que aprendam a dar valor ao que tem e que admirem o nosso estadio.

Eu também vou a todos os jogos mas compreendo quando varias pessoas de idade não vão ver os jogos por causa das escadas e do frio.
Óbvio que quem vai por gosto e é fanático pelo Braga vai sempre, mas se contarmos só com esses somos os 10000 de sempre.
Quanto a orgulho no estádio, eu preferia ter outro tipo, em vez de uma obra de arte preferia ter um estádio de futebol, com boa acústica p.e.
Mas não vale a pena bater no ceguinho....

Boa acústica quero eu no Alive!...

[ironic mode on] sim acustica no futebol não interessa pra nada [ironic mode off]

Sim, porque eu quando vou ao futebol quero ouvir o gajo que está do outro lado da bancada a chamar *** ao arbitro...

Vá não se irritem por causa disto.

Já se discutiu isto centenas de vezes e ninguém chega a nenhuma conclusão porque cada um tem a sua forma de ver e ninguém vai mudar de opinião só porque o outro assim o quer. Opiniões são como as p*las, cada um tem a sua. ;)

Quanto ao estádio realmente tem algumas falhas, sendo na minha opinião a acustica a maior. Também acho muito importante a acustica no estádio pois sem ela não existe ambiente, não existe pressão pois 5000 pessoas no estádio do Bessa fazem mais barulho que 30000 no AXA.

Agora para quem está no estádio apenas para ver a bola, e está-se marimbando para o ambiente á sua volta e só quer ver a redondinha a rolar, então o nosso estádio é dos melhores do mundo, pois possibilita independentemente do local em que se assiste, uma qualidade de visão unica... Não existe redes, não existe bancadas Norte e Sul e temos um placar informativo digno de assombro em termos de tamanho, se bem que, neste ponto ressalvo que na minha opinião deveria ser melhor aproveitado.

Em termos de beleza entramos noutro campo subjectvo em que cada opinião pessoal vai prevalecer. Eu acho o estádio lindissimo, imponente, magnifico... sei lá. Já o meu pai por exemplo chama ao estádio um "mamarracho de primeira" e que só vai á bola lá pelo amor ao SCBraga.

Já a nivel arquitectonico penso que estamos todos de acordo que é um estádio mágnifico, e uma obra realizada por um projecto que muito diziam impossivel. A minha vénia aos arquitectos!

Como tal o nosso estádio não é prefeito, claro que não (alguma coisa na vida o é?), tem alguns problemas a rever como a acustica (talvez nada a fazer) e aos acessos (criar mais acessos e melhorar no minimo significativamente o acesso pelo Bairro da Misericórdia). Mas também tem coisas fantásticas e unicas no qual podemos orgulhar.

No fundo é o nosso estádio, e temos que aprender a gostar dele como ele é, como aprendemos a gostar do 1º de Maio, que concerteza não era perfeito também, e o mais importante, é que sabemos que quando entramos naquele estádio, seja para nós uma obra mágnifica ou um "mamarracho", entramos apenas para ver o nosso clube a jogar, e tudo o resto vai para segundo plano.

Saudações Ultras

Carvalhinha

Quote from: Pedro_RBA on 04 de March de 2010, 09:37
Também acho muito importante a acustica no estádio pois sem ela não existe ambiente, não existe pressão pois 5000 pessoas no estádio do Bessa fazem mais barulho que 30000 no AXA.

Olha, eu acho que no AXA acontece exactamente o mesmo. Quando temos a casa cheia, o apoio e os cânticos quase que não se fazem notar. Atenção, isto é do que vejo pela televisão. No estádio, pode-se ouvir de uma maneira diferente. ;)

Pedro Ferreira

Se colocassem placares de plástico que já tem, mas aumentavam até à cobertura havia menos frio, e não me venham que fica feio porque o que interessa aqui é na comodidade do público, para que quero um estádio bonito se é frio pa cara***?



Aqueles plásticos até lá cima ^^

pedropontes

ja pensaste que o plastico maior em dias de tempestade podia simplesmente ir ao ar?

DiogoEA

#29
Continuo na minha:

- mais uma bancada, mais pequena com ligação às outras duas bancadas inferiores no lado oposto à Pedreira;
- mais elevadores;
- plástico ou vidro ou o que quiserem a tapar as bancadas superiores visto que a de baixo ficaria protegida pela bancada que se poderia construir no âmbito da candidatura ao Mundial;
- parque de estacionamento nem que seja pago;


Deixo um exemplo do que gostaria de ver:

St. James Park, estádio do Newcastle United FC:




Ficaríamos com melhor ambiente, melhor acústica, mais acessibilidade, menos frio e chuva e com um sítio para colocar arruaceiros em geral (para além dos que gostam de ver futebol atrás da baliza, devidamente protegidos, óbvio).

Pedro Bala

eu tb gostava de ter um estadio como o do newastle em portugal. mas esse tem 56,000 lugares e os ingleses enchem pa qualquer jogo. a ideia de por vidros ao lado das bancadas e um nova bancada era altamente.

;D ::) 

Pedro Ferreira

Quote from: pedropontes on 04 de March de 2010, 15:57
ja pensaste que o plastico maior em dias de tempestade podia simplesmente ir ao ar?

bem feito e não ia, se não usarem plástico usem outra coisa mas aquilo é um frio e em que não se pode virar a cara a esse problema

Anabela

Quote from: Pedro Ferreira on 04 de March de 2010, 20:54
Quote from: pedropontes on 04 de March de 2010, 15:57
ja pensaste que o plastico maior em dias de tempestade podia simplesmente ir ao ar?

bem feito e não ia, se não usarem plástico usem outra coisa mas aquilo é um frio e em que não se pode virar a cara a esse problema

Mas não é o estádio que é frio.
A própria cidade é fria. O 1º de maio era um frigorífico.
Lembro-me de ter ído ao Bessa em Maio e ter levado um kispo bem quente e estar a bater o dente com vento que estava.
E o que dizer do estádio do Paços de Ferreira que até em pleno Agosto consegue ser frio?

ZGANDULO

Quote from: Anabela on 04 de March de 2010, 20:58
Quote from: Pedro Ferreira on 04 de March de 2010, 20:54
Quote from: pedropontes on 04 de March de 2010, 15:57
ja pensaste que o plastico maior em dias de tempestade podia simplesmente ir ao ar?

bem feito e não ia, se não usarem plástico usem outra coisa mas aquilo é um frio e em que não se pode virar a cara a esse problema

Mas não é o estádio que é frio.
A própria cidade é fria. O 1º de maio era um frigorífico.
Lembro-me de ter ído ao Bessa em Maio e ter levado um kispo bem quente e estar a bater o dente com vento que estava.
E o que dizer do estádio do Paços de Ferreira que até em pleno Agosto consegue ser frio?

E o San Siro em Milão que se tem que trepar aquela rampa até lá acima, que parece que nunca mais acaba???
~E o Camp Nou em Barcelona que tem umas instalações sanitárias que dá vómitos só lá entrar???

Não é fácil corrigir alguns problemas do nosso estádio mas pode-se fazer algo e na arquitectura/estrutura de volume, esqueçam porque Souto Moura nunca vai deixar que lhe toquem...
Já muito foi dito aqui e admira-me algumas ideias que por aqui aparecem; dizendo que querem é conforto e o resto que se F*da... Ai que mentalidade saloia... :-[




[url="http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif"]http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif[/url]

Jamiro

Agora já é tarde mas podiam ter feito um estadio tipo o do schalke 04 secalhar teria sido a melhor opçao para o clube e cidade de Braga

Cici

Não vejo a lógica em se dar exemplos do que o estádio devia ter isto ou aquilo em termos de estética ou conforto. O estádio não é muito funcional, mas está feito não se vai ali mexer, até porque não basta se querer, e já passaram quase 6 anos e ainda há quem não se habituou a ele?!
O 1º de Maio era bem pior, apanhava-se a chuva na cabeça e gelava-se lá o *****.
Se o AXA tivesse localizado em outra zona, em termos de temperatura ia quase dar ao mesmo, Braga é uma cidade que se encontra num vale e volta e meia levamos com a Nortada, não há nada que se impeça de sentir menos frio em Braga, a não ser ficar em casa. ::)

BetaMin

Temos um dos melhores estádios do mundo para ver futebol, e foi para isso que ele foi construído.
Essa coisa de haver bancadas atrás das balizas, é uma aberração, que poucos tiveram a coragem de suprimir.
Estádios com bancadas a toda a volta do campo é para o atletismo, onde ao mesmo tempo, decorrem várias especialidades, saltos, corridas, lançamentos, etc. 

Dracul

Recuperei este tópico só para comentar um aspecto em que o estádio AXA apresenta um lacuna importante.
Na véspera do FCP-SCB parti um pé a jogar futebol, pé engessado e muletas. Além de já não ter ido ao Dragão (um amigo meu ficou com o bilhete) perdi os dois jogos seguintes no AXA.
Sou sócio da Poente e as dificuldades para chegar à minha cadeira são enormes.

1. Não é possível ir de carro até perto da entrada do estádio.
2. Ao entrar no estádio, tenho que descer cerca de trezentos degraus e depois subir até à minha cadeira, na fila 33, ou seja, são quase 350 degraus.
3. No final, teria que descer as 33 filas até ao nível do relvado, para subir os cerca de 300 degraus até à saída; apesar de existir um elevador, é quase impossível utilizá-lo.

Quem nunca precisou de muletas para caminhar, não imagina o quanto custa fazer umas poucas centenas de metros, principalmente se forem a subir. E eu até tenho uma preparação física acima da média, pelo muito ciclismo que pratico.

Só espero que, na recepção ao Vitória, já possa ir ao estádio, porque esse jogo não se pode perder.


GALEGO

Se lo voy a decir a mis amigos del Foro de Superbraga.com en castelhano. Alto y claro. El estadio AXA es una joya de arquitectura. Único en el mundo. Integra el edificio del estadio en el paisaje, al conservar tantos miles de metros cuadrados alrededor de verde, árboles, riachuelo de agua y...la pedreira que es todo un símbolo. Luego es fantástico, con las gradas solo en los laterales y no en los fondos (desde donde se vería fatal el fútbol). Claro que todo esto tiene problemas : el de las escaleras -que son muchas- hay que solucionarlo para los ancianos y los enfermos e invalidos. Tal vez habrá que poner un ascensor para esta gente necesitada, aparte del que hay en la grada de poniente para las autoridades e invitados...Eso es muy necesario aunque solo sea para idosos e doentes.
Otro fallo grande es que no hay unos espacios de consigna, para dejar allí, antes de entrar, los parachuvas y objetos que no dejan entrar los "stewards"...en Oporto hay esos espacios, donde un funcionario recoge los objetos que llevas, te da un numero y al final del partido los recoges allí...Esto es muy necesario porque no se puede obligar al público a que los días de lluvia no lleve paraguas y coja mojaduras hasta llegar a las bancadas...Solo con que cada persona que deje en consigna su paraguas pague 50 centimos, el funcionario que se encargase de esta consigna de objetos estaría muy bien pagado : podría sacarse muchísimos euros cada domingo y aun podría ver gratis las segundas partes de los partidos...
Y hay inevitables defectos (los anteriores pueden facilmente subsanarse) como el aire que entra por los laterales. Si se quiere tanta belleza arquitectonica, algún "precio" se tenía que pagar. Pero también eso podría ser subsanable si en una obvra posterior, se cerrasen los laterales de las bancadas inferior y superior, con láminas gigantes de metacrilatos translúcidos y una estructura fuerte metálica o de aluminios. Le quitaría algo de belleza a la integración de las gradas aéreas en el espacio natural en el que se inserta el estadio, pero ya quedaría subsanado el tema del frío y de la posible lluvia lateral...
Pero resumiendo : es un estadio formidable, bello, cómodo, de excelente visibilidad, todo un símbolo único en el fútbol mundial y del que nos tenemos que sentir muy orgullosos todos los seguidores del Braga.
Solo hay que pedir una casa, a la Cámara Municipal o a quien corresponda, que no descuiden su mantenimiento. Es muy importante ir haciendo pequeños arreglos poco a poco, que no acumular desfeitas que luego deterioran la imagen del estadio y costará todas juntas mucho más arreglarlas.
Por ejemplo : el sábado pasado, contra el Rio Ave, no había agua en las casas de banho (que tienen muchas humedades internas en las paredes) de la bancada superior de Poente... estos detalles deben cuidarse para que no de sensación de abandono.
Pero vuelvo a decir : es un estadio formidable, en el que hay que ir con tiempo, porque subir las escaleras se las trae...pero es un estadio de primera línea mundial y todos esos estadios, ya se sabe que los espectadores tienen que ir con una hora de antelación a los partidos, si quieren llegar cómodos y tranquilos a sus asientos.
El Braga en esto, no es menos que un Benfica, Porto, Madrid o Barcelona, donde también hay que subir escaleras y escaleras y peldaños y peldaños hasta llegar al sitio de sentarse... Han cambiado los tiempos y felizmente para bien.
Enhorabuena a todos los seguidores del Braga porque pueden sentirse orgullosos de la "Casa" que tienen. Un estadio formidable.

RL BRG

Caros,

Não percebo as constantes criticas destrutivas (e não as construtivas), aqui feitas, ao EMB.
Na minha opinião temos um estádio do qual nos podemos orgulhar, uma verdadeira referência (quem viaja, estuda ou trabalha fora de Braga e/ou fora do País concordará mais facilmente com o que digo).
É perfeito? Não.
Se podia ser melhor...podia, mas não era a mesma coisa...

Cumprimentos Braguistas.