News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

A propósito de bracarenses benfiquistas...

Started by ric, 20 de October de 2009, 10:03

Previous topic - Next topic

Luís Duarte

Quote from: Pingu on 20 de July de 2011, 22:10

Tópico interessante  :D  Acho que agora é que se devia fazer isso da sondagem, aqui em Braga ainda há muitos benfiquistas mas dos arredores de Braga e também há lagartos..... Os meus pais são lagartos vão sempre ao AXA para ver o sporting mas eu sou do Braga.... sou o único lá de casa visto que os meus 2 irmãos são também lagartos...... No resto da minha família divide-se entre lagartos e Braguistas.....  lampiões só 1 e tripeiros 2.....

Pingu tenho o prazer de te oferecer a primeira:


PS: Ò Massas, tu não devias estar a tentar matar o Pingu? ;D

Sheriff

ahahahahahah tá boa Luis !!!!  ;D  ;D  ;D  ;D  ;D
SOMOS OS GVERREIROS DO MINHO !!!

Manuel Pereira

Viva Braguistas!

Li e gostei de ver expressos diversos pontos de vista e muitos braguistas com muita capacidade de análise.
Este tema é recorrente o que é bom sinal

Sintetizando sou dos que pensam:

1 - Poucos(?), muitos(?) há efectivamente gente que muda de clube ao longo da vida.

2 - Há muita gente que não gosta de futebol nem tem clube.

3 - Há gente que não gosta nem percebe nada de futebol mas é fanática por um clube.

4 - Não se pode inferir que em Braga os que não são braguistas são benfiquistas ou biclubistas, há muitos que não só não gostam de futebol com detestam futebol.

5 - Entre a gente os grupos etários menores que 35 anos há muitos braguistas que o são (há muitos anos) porque Braga cresceu a ponto de acharem que esta cidade e esta região conseguirão ter um clube no top nacional e isso não obedece a nenhuma moda. Surge de uma convicção ou consciência de capacidade.

6 - A frase "o Braga não é um grande, é o enorme" surgiu há quase duas décadas e é uma expressam dessa convicção da geração mencionada no ponto anterior.

7 - Continua a haver muitos benfiquistas em Braga como em qualquer outra terra deste país.

8 - Os castigos do Vandinho e do Mossoró conjugados com a necessidade de demarcação em relação ao "rótolo" de Braga cidade benfiquista começaram a fazer crescer em Braga um sentimento "anti-benfica" que convêm não exacerbar.

9 - Desde há décadas que haviam em Braga alguns "benfiquistas" que eram (são) acima de tudo "anti-portistas".

10 - Os óptimos resultados actuais favorecem e muito a adesão, mas não a explicam na totalidade, se não se tivesse criado previamente um núcleo agregador a adesão seria muito menos significativa.

11 - Os braguistas não são necessariamente bracarenses, mas minhotos ou com ascendentes no Minho.

(isto já vai longo e não pretendo abusar do vosso tempo)


enormeBRAGA

Revejo-me em tudo que o ric disse. Sempre fomos uma cidade com muita gente de fora, e poderá ser por aí a justificação de uma disparidade de amor clubístico. No entanto, sei por experiência própria, muitas vezes vivida e durante muitos anos, ainda no velhinho 1º de Maio, que a quando da visita de um dos 3 estarolas, muita gente vinha dos arredores, e mesmo do Alto Minho, para poder ver os seus clubes, visto que ser o estádio mais próximo dessas localidades... Lembro-me de há uns anos virem, acho eu, 52 autocarros de Vila Real para ver os piriquitos... ora isto é gente comò caraças.

Agora, quanto ao meu ciclo de familiares e amigos, +/- 100 pessoas mais próximas, diria que 80% são braguistas, 15% lagartos e o resto  portistas e benfas... Por isso eu torço o nariz quando dizem que Braga é ou foi o bastião benfiquista do norte... Na minha opinião, não o é nem nunca foi.

É só um facto que constatei durante a minha vida. 
#VãoTerDeContarConnosco

semprebraga

Não sou natural de Braga nem tinha qualquer ligação à cidade cidade até aqui vir morar com 14 anos. Até aí era, como toda a minha família, adepto do Benfica.

Comecei a ir aos jogos do Braga no 1º de Maio com o cartão do pai de uma amiga. Uns meses depois fiz-me sócio (ainda o Braga lutava para não descer...) e penso que hoje todos os que me conhecem não têm nenhuma dúvida de que sou do BRAGA e SÓ DO BRAGA!

Sim, é verdade que se muda de clube. E acreditem que não sou o único. Conheço bastantes outros que mudaram. E conheço também quem, nos meus tempos de secundário tivesse 2 clubes, e agora tenha só um: BRAGA!

DeBarceloscomAmor <3

Quote from: semprebraga on 19 de March de 2012, 01:47
Não sou natural de Braga nem tinha qualquer ligação à cidade cidade até aqui vir morar com 14 anos. Até aí era, como toda a minha família, adepto do Benfica.

Comecei a ir aos jogos do Braga no 1º de Maio com o cartão do pai de uma amiga. Uns meses depois fiz-me sócio (ainda o Braga lutava para não descer...) e penso que hoje todos os que me conhecem não têm nenhuma dúvida de que sou do BRAGA e SÓ DO BRAGA!

Sim, é verdade que se muda de clube. E acreditem que não sou o único. Conheço bastantes outros que mudaram. E conheço também quem, nos meus tempos de secundário tivesse 2 clubes, e agora tenha só um: BRAGA!

É preciso muita coragem para vir cá e dizer isso...

Parabéns pela coragem e pela mudança de clube também  ;)

JuBraga

Por experiência familiar posso dizer que 99% do pessoal é Bracarense e Braguista e apenas 1% (meu falecido avô materno) era bracarense e um portista ferrenho. No entanto, posso exclamar que em pequena gostava de jogar futebol, não de ver, portanto o meu rico pai teve muito trabalho comigo, verdade seja dita, mas as nossas idas ao 1º Maio deram bastante resultado  :P
Já se passaram anos e hoje tenho mais dois irmãos. Uma irmã de 13 anos e um irmão de 5. Levei a minha irmã, não há muito tempo, a primeira vez ao Axa e agora é um terror, quer ir sempre para toda lado e eu já pensei em fazê-la sócia (porque é que ainda não fiz?  ::) ) . Quanto ao pequenino isto vai lá, visto ter um namorado que lhe enche a cabeça com coisas sobre o Porto, mas, no final, nada me sabe melhor como ouvir o meu pequenote a dizer simplesmente isto: " O porto é feio, o benfica é feio, o sporting é feio e o vitória é horrível " e à minha pergunta " E o Braga?" ele só me diz " o Braga é lindo! ". Sou uma irmã babada, que tem um irmão de 5 anos que sabe o hino todo do Braga. Poderia querer algo melhor que isto?? O futuro é dos braguistas de coração, não daqueles porque sim.

DeBarceloscomAmor <3

Quote from: JuBraga on 19 de March de 2012, 02:39
Por experiência familiar posso dizer que 99% do pessoal é Bracarense e Braguista e apenas 1% (meu falecido avô materno) era bracarense e um portista ferrenho. No entanto, posso exclamar que em pequena gostava de jogar futebol, não de ver, portanto o meu rico pai teve muito trabalho comigo, verdade seja dita, mas as nossas idas ao 1º Maio deram bastante resultado  :P
Já se passaram anos e hoje tenho mais dois irmãos. Uma irmã de 13 anos e um irmão de 5. Levei a minha irmã, não há muito tempo, a primeira vez ao Axa e agora é um terror, quer ir sempre para toda lado e eu já pensei em fazê-la sócia (porque é que ainda não fiz?  ::) ) . Quanto ao pequenino isto vai lá, visto ter um namorado que lhe enche a cabeça com coisas sobre o Porto, mas, no final, nada me sabe melhor como ouvir o meu pequenote a dizer simplesmente isto: " O porto é feio, o benfica é feio, o sporting é feio e o vitória é horrível " e à minha pergunta " E o Braga?" ele só me diz " o Braga é lindo! ". Sou uma irmã babada, que tem um irmão de 5 anos que sabe o hino todo do Braga. Poderia querer algo melhor que isto?? O futuro é dos braguistas de coração, não daqueles porque sim.

Muito bem... Dá gosto de facto ouvir estas histórias...  ;)

joelvm

Quote from: DeBarceloscomAmor <3 on 19 de March de 2012, 01:58
Quote from: semprebraga on 19 de March de 2012, 01:47
Não sou natural de Braga nem tinha qualquer ligação à cidade cidade até aqui vir morar com 14 anos. Até aí era, como toda a minha família, adepto do Benfica.

Comecei a ir aos jogos do Braga no 1º de Maio com o cartão do pai de uma amiga. Uns meses depois fiz-me sócio (ainda o Braga lutava para não descer...) e penso que hoje todos os que me conhecem não têm nenhuma dúvida de que sou do BRAGA e SÓ DO BRAGA!

Sim, é verdade que se muda de clube. E acreditem que não sou o único. Conheço bastantes outros que mudaram. E conheço também quem, nos meus tempos de secundário tivesse 2 clubes, e agora tenha só um: BRAGA!

É preciso muita coragem para vir cá e dizer isso...

Parabéns pela coragem e pela mudança de clube também  ;)

Não és o único, eu apesar de ser do distrito de braga, fui desde pequeno adepto do benfica por clara influencia do meu pai, felizmente cresci e desde a 10 anos que sou um adepto incondicional do braga, por arrasto ainda transformei o meu irmão num adepto mais doente que eu :)

Não se é do Braga porque sim, é-se do braga porque se sente, porque nos enche de orgulho, e porque é o clube da minha terra.

JR1287

Quote from: JuBraga on 19 de March de 2012, 02:39
(...), visto ter um namorado que lhe enche a cabeça com coisas sobre o Porto, (...)

Mas isso é fácil: arranjas um namorado "de jeito"!!! ;D ;D

JuBraga

Quote from: JR2052 on 19 de March de 2012, 11:02
Quote from: JuBraga on 19 de March de 2012, 02:39
(...), visto ter um namorado que lhe enche a cabeça com coisas sobre o Porto, (...)

Mas isso é fácil: arranjas um namorado "de jeito"!!! ;D ;D
ahahaha tá boa xD mas nesse aspecto nem é mau de todo, porque vai a todos os jogos do Braga e a todas as deslocações comigo e com a família, portanto... é um simpatizante apenas x)