News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DE 11/10

Started by Sylverstar, 11 de October de 2009, 01:30

Previous topic - Next topic

Sylverstar

Frechaut em entrevista exclusiva ao Portal Bomdia.lu
O BRAGA TEM TUDO PARA SER CAMPEÃO

Sexta-feira o FC Metz defrontou o Differdange no terreno da capital do sul. Frechaut foi recebido por dezenas de portugueses que o acolheram de forma entusiasmada. O Bomdia.lu entrevistou o internacional português Frechaut, que está ao serviço da equipa francesa de Metz desde o início da época.

Bomdia.lu: Frechaut, como esta a correr esta nova experiência em terras francesas?
Frechaut: É sempre difícil quando saímos de nossa casa. É um desafio ao qual estamos sempre sujeitos vivendo desta profissão. No passado tive uma experiencia no Dínamo de Moscovo, na Rússia. O qual não posso comparar com a França em termos de paisagem e a mentalidade do povo. São mentalidades diferentes a do povo português, russo e francês. O contraste entre Portugal e a França é menor, visto que me sinto praticamente em casa, rodeado por muitos portugueses e amigos.

Bomdia.lu: O facto de estar junto ao Luxemburgo e num país repleto de portugueses aproxima-te de Portugal? Sentes o apoio da comunidade portuguesa?
Frechaut: Felizmente, estou constantemente rodeado de amigos e pessoas que me ajudam bastante na integração tal como o senhor Antonino e o Manuel. Tenho de lhes agradecer a eles, tal como ao povo português em geral que anda por aqui, que se propõe sempre que necessário. Isso facilita a integração.

Bomdia.lu: O Metz será um bom clube para terminar a carreira ou tens outros projectos de futuro?
Frechaut: Para já tenho 3 anos de contrato com o Metz. Seria mau para mim, no primeiro ano em que aqui me encontro, estar a falar ou pensar em terminar a carreira. Estou preparado e concentrado para encarar os 3 anos com garra. Principalmente este primeiro ano que é um ano de adaptação. O futuro dirá o resto.

Bomdia.lu: Segues eventualmente o campeonato português, o que achas da campanha do Braga neste época ?
Frechaut: Brilhante. Não me surpreende em nada porque tive o prazer de trabalhar com aquele grupo e sei do que eles são capazes. Espero honestamente que continuem com a inspiração que têm demonstrado. Os bons resultados surgem com o bom trabalho. Para mim é uma enorme satisfação continuar a ver o Braga em primeiro lugar.

Bomdia.lu: Foste campeão pelo Boavista, poderá o Braga atingir a mesma proeza?
Frechaut: Pode sim senhor. Porque não? O Braga beneficia de grandes infrastruturas e tem crescido a olhos vistos. Posso mencionar a piscina e o hotel que estão a estudar junto do complexo de formação. Tem todas as condições de trabalho para que os bons resultados apareçam tanto a nível nacional como fora de portas. Para mim é perfeitamente normal que o Braga com os resultados que tem vindo a alcançar seja um verdadeiro candidato ao titulo de campeão.

Bomdia.lu: Tu que trabalhaste com ambos, quais são as diferenças enter Domingos e Jorge Jesus?
Frechaut: Era mau para mim compará-los porque admiro os dois como amigos e como técnicos. Cada um tem uma leitura diferente do jogo, o que é perfeitamente normal. Cada cabeça sua sentença. Gostei de trabalhar com os dois. Entendo normal o salto que deu o mister Jesus como entenderei o mesmo no caso do mister Domingos.

Bomdia.lu: Achas possível voltar a jogar pelo Braga ?
Frechaut: Não posso fazer esse tipo de previsão. Foi um clube que me marcou muito. Cresci imenso com o clube tal como julgo que o clube cresceu comigo. Tive um enorme prazer. O futuro ninguém o sabe. Mas do passado gostei imenso.

Entrevista e fotos: Ricardo Silva em www.bomdia.lu

Só não sou o maior adepto do Sporting Clube de Braga porque apenas tenho 1m70.

JotaCC

Osvaldo sempre a crescer

Aterrou em Braga quase sem se dar por ele, ofuscado por uma novela de Verão que tinha Wellington como personagem principal, mas Osvaldo vai paulatinamente reclamando para si um pouco mais de protagonismo. Dois remates certeiros em outros tantos jogos-treino dos arsenalistas (Boavista, na quarta-feira, e Feirense) e duas assistências - embora só uma tenha resultado em golo, apontado por Mossoró -, para além de um punhado de bons apontamentos, foram argumentos que o brasileiro usou esta semana para mostrar a Domingos Paciência que está mais do que pronto para jogar. Aliás, a avaliar pelos aplausos que lhe dedicaram no teste com a equipa de Santa Maria da Feira, os adeptos, que inicialmente até desconfiaram um pouco do seu valor, estão rendidos às qualidades deste avançado formado no modesto Estação (clube de Fortaleza) que se encontra na Cidade dos Arcebispos emprestado pelo Al-Ahli, dos Emirados Árabes Unidos, até Maio.

Dotado de uma técnica e uma velocidade estonteantes, resquícios dos oito anos em que praticou futsal (dos 7 aos 15), Osvaldo vai sonhando com a estreia à medida que o seu crescimento - idêntico ao que o levou a transformar-se num dos jogadores mais importantes do Fortaleza em 2008 - se torna mais evidente. O processo de ambientação ao novo clube e ao estilo de jogo que se pratica em Portugal está praticamente concluído e agora é apenas uma questão de aguardar por uma oportunidade do treinador bracarense para mostrar serviço... oficialmente. Pode ser que esta surja sábado, no encontro com o Covilhã, a contar para a Taça de Portugal, uma vez que Alan e Paulo César têm apresentado alguns problemas físicos e estão em dúvida. Para trás ficou já a desilusão de, por motivos de força maior - lesão de um companheiro -, ter sido obrigado a sentar-se no banco quando estava para ser lançado contra o Setúbal.

Primeira parte de luxo

Osvaldo, Mossoró e Tales (na própria baliza) foram os autores dos golos do triunfo (3-0) do Braga no jogo-treino realizado ontem com o Feirense, do qual resulta uma conclusão: a equipa de Domingos Paciência não gosta de facilitar nem mesmo a feijões. E deixou-o bem vincado na primeira parte do encontro, período no qual efectuou um autêntico ataque à baliza de Paulo Lopes, que até poderia ter ido buscar a bola ao fundo da baliza mais uma vez se Matheus tivesse respondido com mais pontaria a um cruzamento de Osvaldo. Os 45 minutos que se seguiram, maioritariamente controlados pela equipa de Santa Maria da Feira, foram menos interessantes, mas serviram para Domingos Paciência testar um novo sistema táctico. A indicação para a equipa deixar o 4x2x3x1 e passar a jogar em 4x1x3x2, muito utilizado por Jorge Jesus na época passada, foi dada somente a dez minutos do apito final, pelo que não foi possível tirar grandes ilações. Ainda assim, é bem provável que o esquema venha a ser trabalhado durante esta semana, quando as portas se voltarem a fechar e quem sabe ele possa ser utilizado nos próximos jogos, com Covilhã (Taça de Portugal), Rio Ave e... Benfica.

AG marcadas para o dia 23

Os presidentes da Assembleia Geral da SAD (Miguel Guimarães) e do clube (João da Silva Marques) decidiram convocar cada um uma reunião para o dia 23 de Outubro no auditório da Associação Industrial do Minho. Na ordem de trabalhos da primeira (17h00) estará, entre outros pontos, a discussão de um possível aumento do capital social em sete milhões de euros, enquanto na segunda (20h30) se vai proceder à apreciação do Relatório e Contas da Direcção do último ano.

O JOGO

JotaCC

Sp. Braga: Mais uma vitória com toque de Osvaldo

Foi o segundo jogo-treino da semana e mais um triunfo. O Sp. Braga - líder isolado do campeonato - não pára e continua ao ataque, com claro faro de golo. Depois do 2-1 frente ao Boavista a meio da semana de paragem devido aos compromissos das selecções, foi a vez do triunfo com o Feirense (da Liga de Honra), por 3-0, em mais um bom teste para a equipa minhota que segue embalada nas vitórias.

Num onze com seis titulares, o Sp. Braga entrou a todo o gás na partida e abriu o activo logo aos quatro minutos, por intermédio de Osvaldo, após excelente abertura de Hugo Viana. Aliás, uma dupla que esteve em destaque na partida, com o jovem avançado brasileiro a brilhar e a mostrar serviço ao técnico Domingos Paciência, à imagem do que tinha revelado no jogo com o Boavista.
Osvaldo abriu o marcador e voltou a estar na jogada do segundo golo, à passagem da meia-hora. Grande passe de Hugo Viana, Osvaldo na direita a cruzar para Mossoró atirar em cheio para o fundo da baliza.

Com um domínio e superioridade evidente - o Feirense não conseguiu chegar com perigo à baliza de Kieszek - o Sp. Braga construiu a vitória durante a primeira parte, com o terceiro golo a surgir em cima do intervalo, num lance infeliz de Tales, que cortou para auto-golo, depois de um cruzamento de João Pereira direccionado para Matheus.

No segundo tempo, Domingos rodou a equipa, lançou jogado-res menos utilizados, e acabou por ser o Feirense a subir de nível com a entrada de nove atletas, alguns deles habituais titulares, e até poderia ter reduzido, se Roberto não estivesse em posição irregular quando cabeceou para o fundo das redes. Ficou ainda uma grande penalidade por assinalar a favor do Sp. Braga, após Peña ter sido derrubado na área. Perto do final, o venezuelano desperdiçou ao atirar por cima de baliza aberta.

CORREIO DO MNIHO

JotaCC

Braga nem a brincar deixa de facturar...

O Sporting de Braga confirmou, ontem, o bom momento que atravessa, ao receber e vencer o Feirense, da Liga de Honra, por 3-0, num jogo-treino disputado no Estádio AXA.

O líder da Liga aproveitou o interregno do campeonato para manter os jogadores disponíveis em actividade, tendo resolvido o amigável na primeira parte, com golos de Osvaldo (4 minutos), Mossoró (28) e Tales (45, na própria baliza).

Com duas centenas de adeptos nas bancadas, o técnico Domingos Paciência lançou de início Kieszek; João Pereira, Leone, Paulão e Evaldo; Vandinho, Hugo Viana e Mossoró; Osvaldo, Adriano e Matheus. Jogaram ainda: Moisés, Tiago Pinto, Peña, Madrid, Diogo Valente, Possebon e Ney.

Se na primeira parte lançou um onze próximo do habitual, o treinador arsenalista fez algumas experiências no segundo tempo, com realce para a colocação de Ney a defesa direito, uma aposta com objectivo definido, tendo em conta que não tem Filipe Oliveira (lesionado) para alternativa a João Pereira.

Entretanto, foram marcadas para o próximo dia 23 as assembleias gerais da SAD e do clube bracarense, ambas a realizar no auditório da Associação Industrial do Minho. A eleição de João Gomes Oliveira, como novo presidente da assembleia geral do clube, e o aumento do capital da SAD de cinco para sete milhões e meio de euros, serão alguns dos assuntos em análise.

JN

Bruno3429

Domingos pode dar titularidade a Osvaldo
Por Paulo Horta

Uma das novidades que o treinador Domingos Paciência poderá apresentar frente ao Sp. Covilhã, para a Taça da Liga (sábado, dia 17), é o atacante Osvaldo, de 22 anos e ainda sem minutos acumulados em competição oficial, mas que atravessou esta semana a resgatar a atenção nos treinos e a destacar-se nos particulares com o Boavista e, ontem de manhã, frente ao Feirense.

Osvaldo deve ser visto no plantel do Sp. Braga como uma opção alternativa ao titularíssimo Alan, e a forma como tem evoluído já o colocou muito perto da estreia oficial. Frente ao Vitória de Setúbal, no campeonato, Domingos ponderou lançá-lo em jogo, mas forças circunstanciais, resultantes do desenrolar do encontro, adiaram a oportunidade que o brasileiro tem vindo a procurar.

Esta semana, com a disputa dos particulares, Domingos quis manter o ritmo competitivo do plantel e, logicamente, aferir o rendimento de soluções que têm habitado as linhas de escolha secundárias. Osvaldo, que esteve na fronteira da estreia e acabou por não jogar na recepção aos setubalenses, reagiu de forma bem positiva, com exibições claramente conseguidas frente a Boavista e Feirense, acentuadas pela boa pontaria: marcou nos dois jogos.

A cumprir um ano de empréstimo em Braga (cedido pelo Al Ahli do Dubai, que há um ano o foi buscar ao Fortaleza, onde emergiu como um talento a explorar), Osvaldo vai marcando encontro com a oportunidade que tanto deseja. A deslocação à Covilhã pode coincidir com a subida à titularidade.

A Bola