News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DIA 21/09

Started by Bruno3429, 21 de September de 2009, 07:00

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Uma legião de fé
CIDADE DOS ARCEBISPOS ACORDOU CHEIA DE SORRISOS 

 
Há uma fé inabalável em Braga, mas a palavra título continua proibida nos discursos, mesmo após a quinta vitória consecutiva e logo frente aos tetracampeões. Em todas as declarações no final do jogo de anteontem, apenas Mossoró deixou escapar um "acreditamos no título", confessando ser esse o segredo do balneário porque Domingos Paciência aborda sempre a preparação dos jogos com o termo "acreditar". Já Moisés pediu calma, registando que "ser campeão demora muito". No fundo, tudo fica resumido no que o "profeta" Domingos Paciência tem vindo a repetir vitória a vitória: "Sabemos onde estamos e onde queremos chegar!"

Ou seja, tudo não passa mesmo de um sonho, por agora naturalmente escondido, porque a procissão em cidade de Arcebispos ainda vai no adro, apesar de um registo já para a história. A equipa que conseguiu o melhor início de campeonato de sempre do clube parte em busca da filosofia terrena, jogando "jogo a jogo", mas o que toda a gente esconde vai ficando à vista com a mesma cadência dos triunfos. Com o 4.º lugar como meta traçada, este Sp. Braga mostra futebol capaz de se intrometer na luta dos históricos três grandes, um sinal de "um salto qualitativo que vem sendo sustentado nos últimos anos", como defende Artur Jorge, antigo defesa-central do clube. Aquele que acumulou 20 anos de serviço com as cores arsenalistas, tem uma visão muito prática do momento: "Acho que ainda é cedo para estarmos a falar do título, mas se o Sp. Braga conseguisse nesta temporada intrometer-se na luta por um lugar na Champions já seria bom."

Record

Bruno3429

Eduardo deita-se e acorda em festa

Eduardo não poderia ter desejado melhor acordar depois de uma noite fantástica. Além da vitória e da liderança, o guarda-redes fazia anos e contribuiu decisivamente para o resultado. Foi festejar com o treinador que o lançou no futebol, António Rocha, e, apesar de ter acordado cedo para treinar, fê-lo ainda com melhor disposição depois de saber que a namorada Jessica Augusto ganhara a meia maratona de Newcastle. Mágoa, só com os críticos da Selecção Nacional. As palavras do final do jogo ("Alguns falam, nós fazemos") tinham que ver com o apuramento para o Mundial, percurso no qual sofreu dois golos em sete jogos.


Centrais aceleram

Rodriguez e Paulão fizeram corrida e deram sinais de que poderão melhorar a tempo de jogarem em Olhão, na próxima jornada da Liga Sagres. Leone fez uma excelente dupla com Moisés, mas Domingos precisa de alternativas. Também a correr, mas numa fase mais atrasada da recuperação, estão Tiago Pinto e Adriano.


Líder sem saudação

É normal o Braga ser recebido no treino posterior a uma grande vitória por algum público, aquele mais afecto e carinhoso. Não é estranho que se conte, pelo menos, uma centena de adeptos e alguns bem ruidosos, daqueles que exigem o agradecimento dos jogadores. Ontem, na ressaca de um grande jogo, o plantel deve ter-se sentido desiludido por entrar no relvado do Estádio AXA com as bancadas completamente despidas. Na melhor fase do treino estiveram cerca de três dezenas de pessoas a assistir, todas de forma apática. É certo que era domingo de manhã e que o sábado deve ter sido de festa rija depois de uma liderança segura às custas de uma vitória sobre o actual campeão. Mas já houve domingos de pior memória com mais gente a bater palmas.. Sinais exuberantes de júbilo pelo inédito arranque, só mesmo num pódio construído pelos Red Boys, que continuava na bancada. Hoje, o treino volta a ser aberto ao público (10h00), e a oportunidade para saudar os guerreiros repete-se. Eles esperam por isso.


Domingos já dobrou Jorge Jesus
ANDRÉ MORAIS

Domingos sublinhou, na conferência de antevisão ao jogo com o FC Porto, a importância de ir batendo recordes internos. Ora, depois de somar cinco vitórias seguidas no arranque da I Liga e suplantar a marca de Manuel Cajuda, eis outras resistências quebradas pelo líder. Na época anterior houve cinco equipas a que o Braga não conseguiu ganhar: Leixões, FC Porto, Benfica, Académica e Marítimo. Agora, e depois do FC Porto, três já tiveram vingança, e só falta Leixões e Benfica também caírem aos pés do novo ídolo dos minhotos. Nesta série de primeiros cinco jogos, Domingos superou também largamente o registo de Jorge Jesus. Contra os mesmos adversários, o agora treinador do Benfica fez oito pontos (venceu Belenenses e Sporting, empatou com Académica e Marítimo). Domingos já leva 15! Quase o dobro, portanto, de quem, no Benfica, também está a ser muito bem-sucedido.

Mas, se voltarmos a falar de arranques, então as contas de multiplicar são diferentes. E maiores. No arranque, e com um calendário bem mais acessível, Jesus fez cinco pontos. Domingos Paciência triplicou-os. As mesmas contas fazem-se quanto aos golos marcados (3 contra 9) e até nos sofridos, apesar do equilíbrio, Domingos sai a ganhar: apenas três, contra quatro consentidos em 2008/09.

Jesus não larga Domingos
MANUEL CASACA

Está interessante este duelo entre Domingos e Jorge Jesus. O actual treinador do Braga disse que queria fazer melhor do que o seu antecessor, e está a consegui-lo, mas J.J. não quer deixá-lo fugir. Para já, o jovem técnico entrou na história do Braga ao ser o primeiro a conseguir cinco vitórias consecutivas, e a liderança pode ser dele por mais algum tempo. Falta saber se haverá estofo para lutar pelo título. O Braga, que derrotou um FC Porto envergonhado e que pode ser apanhado hoje pelo Sporting, tem o Benfica à perna, depois de ontem a equipa lisboeta ter conseguido a quarta vitória consecutiva no campeonato. Especialistas em golos de bola parada, apesar dos dois penáltis falhados em quatro tentativas, os benfiquistas conseguiram um triunfo diante de 22 676 espectadores. Impressionante, isto quando, na época passada, na Liga Vitalis, estiveram 24 402 espectadores em todos os jogos em casa da equipa leiriense. Ali ao lado, na Figueira da Foz, num jogo entre dois treinadores que se estreavam, Quim ganhou a Inácio. E se uns entram, outro pode sair. Rogério Gonçalves empatou em Coimbra com o Belenenses e voltou a ser assobiado.


O Jogo

Bruno3429

Jesus sobre o Sp. Braga: «Os jogadores foram escolhidos por mim»

O sucesso do Sp. Braga no arranque do campeonato não surpreende Jorge Jesus. O agora treinador do Benfica lembra que os jogadores do líder da prova foram praticamente escolhidos por si e que antes de se mudar para a Luz tinha-lhes dito que iriam lutar pelo titulo nesta época.

«Não me surpreende. Naquele onze só o Viana é que não estava lá no ano passado, todos os jogadores foram escolhidos por mim e já lhes tinha dito que íamos jogar para ser campeões neste ano, eles são testemunhas. O Sp. Braga está a fazer um excelente trabalho, nada disto me surpreende», analisou Jorge Jesus, após a vitória sobre a U. Leiria.

Sobre a derrota do F.C. Porto em Braga e se agora o Benfica já era melhor, numa alusão às considerações de Jesualdo Ferreira antes do encontro, o treinador encarnado optou por dizer que melhor só mesmo o líder do campeonato.

«No futebol não há ses, não me focalizo em situações virtuais. O F.C. Porto tem três pontos a menos que nós, a melhor equipa continua a ser o Sp. Braga, que é primeiro», concluiu.


Bento: «O nosso objectivo é ser campeão, o do Braga não sei»

Treinador defende que terá de ser o clube minhoto a fixar as suas metas
Paulo Bento atribui mérito ao primeiro lugar do Sp. Braga, mas defende que terá de ser o clube minhoto a assumir uma eventual candidatura ao título. O técnico garantiu ainda que não ficou mais contente com a derrota do F.C. Porto e que quer ver o Sporting a «jogar mais e melhor».

«Não me compete dizer se o Braga é candidato ou formular os objectivos dos outros adversários. A história diz que há três candidatos ao título. Houve um momento em que o Boavista se intrometeu nessa luta e outro momento que o Braga, com Jesualdo, também. Agora quem faz quinze pontos em cinco jogos tem, naturalmente, mérito. É uma equipa com qualidade em termos colectivos e individuais e um clube que está a habituado a estar no topo da tabela classificativa. Mas esses objectivos terá de ser o Braga a fixá-los», comentou. «O nosso objectivo é ser campeão, o do Braga não sei», acrescentou ainda.

O treinador prefere falar dos objectivos do Sporting e foi parco em palavras quando lhe foi pedido um comentário à primeira derrota do campeão F.C. Porto. «O que tem de me agradar é o resultado de amanhã do Sporting. Agradaram-me os três últimos resultados do Sporting. Agradou-me alguma qualidade e consistência do Sporting, mas queremos jogar mais e melhor», referiu.

Ao contrário do Sp. Braga, o Sporting vai ter de gerir o maior desgaste físico provocado pelos jogos europeus a meio da semana. «O desgaste pode existir quando há muitos jogos seguidos, mas existe aqui como existe noutros campeonatos da Europa. Basta ver outras equipas com grandes potenciais no seu plantel que fazem alguma rotatividade, em alguns casos até com mais jogadores. Temos de saber como combater essa situação. Faz-se algumas alterações, mas sempre sem descaracterizar a base da equipa», referiu.


Maisfutebol

Bruno3429

Sp. Braga: O recorde perfeito

Da vizinha Espanha, espalhando-se pelo resto da Europa, atravessando o Atlântico até ao continente americano e tocando até na Austrália, a entrada demolidora do Sporting Clube de Braga na Liga assumiu enorme destaque. Ecos do resto do mundo apelidam o arranque da legião como um recorde perfeito.

O jornal Folha, de São Paulo, no Brasil, refere mesmo que o emblema bracarense dispara na liderança, dando ênfase aos cinco pontos de vantagem sobre o campeão nacional em apenas cinco jornadas disputadas.

Já o próprio grupo transmite uma enorme dose de paciência e procura dar uma dose de auto-controlo, quando confrontando com o rótulo de candidato à corrida do título. E, porque o Chelsea também venceu ontem, o emblema arsenalista continua a ser o segundo melhor líder das provas europeias, já que os ingleses, que na passada terça-feira também haviam derrotado o Futebol Clube do Porto somaram ontem a sexta vitória em seis jogos realizados.

O Sporting Clube de Braga está imparável no comando da Liga portuguesa e, na próxima jornada, já outro reencontro com um antigo técnico dos minhotos. Depois de Rogério Gonçalves (Académica) ter sido derrotado pelos minhotos e Jesualdo Ferreira também ser sofrido a força e o peso do líder, agora é a vez de medir forças com o Olhanense, treinado por Jorge Costa.
Será que a chama do recorde perfeito vai ganhar ainda mais vida e vai continuar a alimentar o ego dos bracarenses?

Mossoró: "No futebol tudo é possível"

Foi um dos melhores na noite minhota e tem sido um elemento de vital importância na actual caminh ada. Pouco utilizado na época passada, devido à presença de Luís Aguiar nos arsenalistas, Mossoró ganhou nova vida esta temporada e é o espelho da felicidade. O médio ofensivo refere que há crença no título, até porque "no futebol tudo é possível". "Estamos a atravessar um bom momento e vamos procurar dar sequência ao bom futebol, porque assim vamos estar na frente".

A quinta vitória trouxe maior confiança e motivação e Mossoró recorre às palavras internas de Domingos Paciência para justificar a vontade do grupo. "A equipa está a acreditar e como o mister fala, temos que acreditar sempre". "Vamos trabalhando, vamos correndo e vamos conseguindo as vitórias. Acreditamos que tudo é possível", acrescenta ainda.

Uma luta pelo título é algo que se tem falado em Braga nos últimos anos e esta temporada assume maior força, depois das cinco vitórias consecutivas No futebol tudo é possível. Se a equipa acreditar e continuar com esta humildade e simplicidade, pode chegar muito mais longe. No futebol temos que sonhar bastante, até porque nada é impossível", refere o médio de ataque brasileiro.
Eliminação diante do Elsfborg foi momento difícil e importante

A eliminação diante dos suecos do Elfsborg teve importância para Mossoró. "Dentro de campo são onze contra onze e tudo pode acontecer. Foi um momento difícil (derrota com Elfsborg), mas levou a equipa uniu-se bastante. Analisamos a situação e chegamos à conclusão que se a equipa continuasse da mesmo forma que as coisas íam correr bem. Acho q isso foi fundamental", destaca.

Correio Minho

Bruno3429

TREINO SEGUNDA-FEIRA ÀS 10H00 À PORTA ABERTA

O plantel do SC Braga treina segunda-feira, dia 21 de Setembro, às 10h00, nos campos de apoio do Estádio AXA. A sessão de trabalhos decorrerá à porta aberta a sócios, adeptos e comunicação social.

SCBraga

JotaCC

Quem os tira do palanque?

Números são arrasadores - cinco jogos, cinco vitórias - mas há qualidade a sustentar este feito histórico. Exibições tornam liderança consistente e abrem boas perspectivas de futuro.

Mais um teste de fogo superado e nova página de ouro escrita no historial do Sp. Braga: com a vitória sobre o FC Porto, os arsenalistas confirmaram que este é o melhor arranque de sempre do clube no campeonato, superando registos de entradas vitoriosas, também, nos tempos de Manuel Cajuda e de Jesualdo Ferreira.

Mas, afinal, o que sustenta resultados tão positivos nesta era de Domingos Paciência? Em primeiro lugar, emerge a qualidade dos protagonistas, aliado a um sistema de jogo que tem sido infalível. Nem se pode dizer que o calendário tem ajudado, porque os cinco jogos já realizados mostraram alto grau de exigência.

Na abertura da Liga as perspectivas não seriam tão optimistas - vitória no último minuto sobre a Académica - mas seguiu-se inequívoca prova de competência com o triunfo em Alvalade. Uma semana depois, derrota aplicada ao Belenenses, por 3-1, e nem a pausa na Liga travou o andamento: no regresso do campeonato, vitória na Madeira sobre o Marítimo. O exame mais duro, talvez, foi o de anteontem, e a nota foi altamente positiva, fazendo rasgar os horizontes.

Ainda é muito cedo, mas alguém já falou em título...

A BOLA

nandes





Adriano treina sem limitações e é opção para Domingos


O avançado brasileiro Adriano voltou esta segunda feira aos treinos sem limitações, depois da vitória do Sp. Braga frente ao FC Porto (1-0) neste domingo, sendo mais uma opção para o treinador Domingo Paciência na frente de ataque.
Adriano, que se havia lesionado pouco depois de ter recuperado de uma primeira mazela, apontou três golos na sessão e deixou boas indicações ao técnico bracarense. Por outro lado, os titulares do jogo com os dragões fizeram um treino mais ligeiro.
Diogo Valente e Yazalde destacaram-se na habitual peladinha, dada a ausência dos jogadores do "onze", registando, cada um, três golos.
Rodriguez fez apenas trabalho de corrida enquanto Paulão e Tiago Pinto fizeram trabalho de recuperação às respectivas lesões. Ausente esteve ainda Peña, ao serviço da selecção sub-20 venezuelana, ao passo que Peterson não foi avistado no campo de treinos.


In O JOGO




Adriano preparado para a estreia


Adriano pode finalmente ser utilizado por Domingos Paciência. O brasileiro, último reforço dos bracarenses, já se treinou esta manhã sem quaisquer limitações, deixando até excelentes indicações.

O jogador, que integrou o plantel bem tarde e logo contraiu lesão muscular, fez três golos no decorrer da sessão, na qual os titulares da partida com o FC Porto foram poupados a grande esforço.

Por isso, só praticamente as chamadas «segundas-linhas» estiveram em acção durante a habitual peladinha, na qual também estiveram em evidência Diogo Valente e Yazalde, também cada um com três golos apontados.

Paulão e Tiago Pinto voltaram a fazer trabalho específico de recuperação, Rodriguez limitou-se a efectuar corrida. Peterson nem sequer foi visto no relvado, enquanto Peña está ao serviço da selecção de sub-20 da Venezuela.


In A Bola
UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL

Pedrocol@

#7
Gol brasileiro faz Braga bater o Porto e disparar na ponta do Português

Alan garante a vitória dos bracarenses, que seguem com 100% de aproveitamento, sobre os tetracampeões



O Braga se consolidou como grande surpresa deste início de Campeonato Português ao derrotar neste sábado o tetracampeão Porto por 1 a 0, no estádio Municipal de Braga. Os bracarenses, que já haviam batido o Sporting fora de casa, acumulam cinco vitórias em cinco jogos. O brasileiro Alan fez o gol do jogo.

O Braga soma agora 15 pontos e lidera disparado o campeonato. Porto e Benfica dividem o segundo posto, com dez pontos. Os encarnados podem encurtar a distância ao primeiro colocado neste domingo, quando visitam o União, em Leiria.

O jogo foi muito especial para Alan. Além de fazer aniversário de 30 anos deste sábado, o brasileiro pôde fazer a festa em cima do Porto, clube que defendeu entre 2005 e 2007 sem conseguir projeção.

O gol do atacante surgiu no segundo tempo, meio sem querer. Após tentar um cruzamento, Alan contou com um desvio na zaga para enganar o goleiro Helton e fazer a festa da torcida bracarense.



in http://globoesporte.globo.com

JotaCC

Benfica em Monsanto; FC Porto e Sporting jogam em «casa»

O Benfica será o único dos chamados três «grandes» a jogar fora de casa na terceira eliminatória da Taça de Portugal, a primeira com equipas do principal escalão do futebol português.

Aos «encarnados» caberá jogar frente ao Monsanto, que milita na Zona Centro da II Divisão. Já FC Porto e Sporting, vão jogar diante dos seus adeptos. Os «dragões» recebem o Sertanense (pelo terceiro ano consecutivo no caminho do campeão nacional), enquanto o Penafiel (II Liga) vai visitar Alvalade.

Os encontros vão disputar-se no fim-de-semana de 17 e 18 de Outubro.

Sorteio:
FC Porto-Sertanense
Sporting-Penafiel
Monsanto-Benfica
Académica-Portimonense
Paços de Ferreira-Aljustrelense
Leixões-Casa Pia
Merelinense-União de Leiria
Santa Clara-Marítimo
Belenenses-Oriental
Vitória de Guimarães-Feirense
Rio Ave-Esmoriz
Varzim-Nacional
Valenciano-Olhanense
Naval-Padroense
Atlético-Vitória de Setúbal
Sporting da Covilhã-Sporting de Braga
Tondela-Oliveirense
Guinfães-Pescadores
Lordelo-Machico
União da Madeira-Alcains
Cruzado Canicense-Vigor da Mocidade
Leça-Desportivo de Chaves
Fátima-Vila Meã
Beira Mar-Torre de Moncorvo
Camacha-Paredes
Sintrense-Pinhalnovense
Oeiras-Operário
União da Serra-Coimbrões
Tirsense-Oliveira do Bairro
Freamunde-Carregado
Gil Vicente-Nelas
Vieira-vencedor do Mafra-Estrela da Amadora

A BOLA

Bruno3429

#9
RUI VIEIRA E ANÍBAL CONVOCADOS PARA OS SUB-19

A exemplo da última convocatória para o Torneio da Irlanda, o treinador nacional, Ilídio Vale, voltou a convocar jovens Gverreiros do Minho para o Estágio da Selecção Nacional Sub-19 que decorrerá esta semana nos relvados secundários do Estádio Nacional.

O guarda-redes Rui Vieira e o defesa-central Aníbal Capela fazem parte dos trabalhos de preparação com vista ao primeiro torneio de apuramento para o Campeonato da Europa 2010, que será disputado nos finais de Outubro. Uma semana preenchida para os jovens atletas nas vésperas de um importante encontro frente ao FC Porto no próximo sábado no Estádio 1º de Maio.


SC BRAGA DEFRONTA SP. COVILHÃ NA TAÇA DE PORTUGAL

O SC Braga irá defrontar o Sp. Covilhã, no Complexo Desportivo da Covilhã, no dia 18 de Outubro, em partida a contar para a III Eliminatória da Taça de Portugal. O sorteio da prova decorreu na manhã desta segunda-feira, dia 21 de Setembro, na sede da Federação Portuguesa de Futebol.


TREINO TERÇA-FEIRA ÀS 10H00 À PORTA FECHADA  

O plantel do SC Braga treina terça-feira, dia 22 de Setembro, às 10h00, nos campos de apoio do Estádio AXA. A sessão de trabalhos decorrerá à porta fechada a sócios, adeptos e comunicação social.

SCBraga

Bruno3429


DULCE FÉLIX BRILHA EM NEWCASTLE
BRACARENSE É TERCEIRA COM NOVO RECORD


Realizou-se na manhã de hoje em Newcastle, na Grã Bretanha, a Great North Run na distancia de 21.97  metros.

A bracarense partiu para esta competição com a missão de bater o seu record pessoal, conseguido no passado mês de Maio na meia Maratona de Gotemburgo que Dulce Félix venceu, com o tempo de 1h11.27.

Nesta Meia-Maratona, uma das mais conceituadas do Mundo e também das mais rápidas, obtiveram-se excelentes resultados e a nossa guerreira excedeu todas as expectativas e conseguiu um excelente record pessoal ao alcançar um novo record de 1h 09.42, melhorando de uma acentada o seu record em 1minuto e quarenta e cinco segundos.

Dulce obteve o 3º lugar numa competição cuja vencedora foi Jessica Augusto e a segunda classificada a ex- campeã do mundo, a etíope  Berhane Adere.


MAIS DUAS VITÓRIAS BRACARENSES EM TERRAS ESPANHOLAS 

TIAGO COSTA E ERCÍLIA MACHADO VENCEM NA GALIZA

Mais um fim de semana extremamente movimentado para o atletismo bracarense. Depois de noticiarmos as vitórias de Cláudia Pereira e Ricardo Vale em Pontevedra e do 3º lugar de Dulce Félix em Newcastle, é a vez de noticiarmos as vitórias de Tiago Costa e Ercília Machado, na Carreira Popular de Santa Uxia, localidade da Galiza.

Tiago Costa percorreu os 10.200m do percurso em 31.06, com larga vantagem sobre o espanhol Robertas Geralavicius que realizou o percurso em 31.47 e Santiago Rodriguez, 3º classificado com 31.59.

No sector feminino, Ercília Machado a fazer a primeira prova da época, foi também uma folgada vencedora com larga vantagem sobre as atletas espanholas que a perseguiam. Assim, a bracarense realizou o tempo de 35.44, a segunda classificada foi Jesus Gestides com 36.10 e na terceira posição outra portuguesa naturalizada espanhola SolangePereira com 38.47.

Esta época, o domínio dos atletas bracarenses em terras espanholas tem sido total, pelo que se antevê uma excelente época para os guerreiros do minho.

SCBraga