News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Onde vamos chegar neste campeonato?

Started by ric, 04 de May de 2009, 16:57

Previous topic - Next topic

ric

caros amigos:

Sou sempre a favor da estipulação de metas, objectivos e projectos. E assumo que os devo aceitar ambiciosos, arrojados de maneira a incentivar a transcendência e "puxar" pelo ego e pelo orgulho próprio.
Na vida como no desporto, alinho com metas ambiciosas. Para dar sentido á vida e assumir uma razão de existir "prá frentex".
Mesmo que os objectivos não sejam alcançados, temos empre possibolidade para assumir e tentar explicar os poru~es da sua falat de concretização. Sei que é dificil assumir metas no desporto, sobretudo numa área em que a bola bate na trave e não entra. Mas podemos sempre dizer que bateu na trave e não entrou... mas a vontade e o arrojo e a luta pela meta traçada não deverá sair das nossas cabeças.

Tudo isto porque não entendo algumas afirmações de Jorge jesus nos ultimos dias...

1- Quero dizer que sou completamente rendido ás capacidades de JJ
2- que o acho um berlissimo treinador
3 que muito agradeço o capital de mais valias que trouxe ao Braga


mas á cerca de 1/2 semanas, sobretudo depois de algumas lesões não esperadas, parece-me que JJ baixou a guarda, redefiniu metas e trataou de definir que o que interessava era o apuramento europeu seja no 4º ou 5º lugar para mais tarde até assumir como "meta cumprida" o 5 lugar...

Pouco depois jogamos com o trofense e suamos estopinhas para vencer com a equipa a ter indices de qualidade de jogo sofríveis. e na passada sexta-feira, em Vila do conde, vi um Braga algo acomodado, como que a dizer que o empate  (e a manutenção do 5º lugar era suficiente).
perdoem-me quem assim não pensa mas senti que para a equipa, se ASSUMIA  que o 4º lugar era dificil e que bastava segurar o 5º lugar.

Ora isto eu não entendo. Um profissional de futebole uma equipa que se quer de topo não pode renbder-se aos argumentos fáceis e ás metas "por direito próprio". O Braga deve e tem que se transcender mesmo que, por infeleicidades de lesões tenha nesta fase grande parte dos seus atletasd no estaleiro. mas se usamos um discurso para fora de insubstituíveis porque abrandar coma meta e o fito da temporada? Para o Braga interessa SIM  ser o 4º classificado 8arrumada a questão do 3º) e NÃO  basta ficar em 5º !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Por isso estranhei este baixar de guarda e de certo relaxamento de JJ como que a dizer que a época está "feita".

Não está, não senhor. Temos mais 3 batalhas para ganhar!

E perante isto, quem ousa dizer que mantivemos a mesma vontade e capacidade de sacrificio que em outras batalhas?
não vos parece que a equipa parece ter dito que a "época está feita"?

Não pode ser Caro Mister Jorge Jesus!!!!! por mais lesão que tenha, por mais justo e correcto que possa querer ser não pode baixar a guarada e dar de barato o 4ç ao nacional....


krugger

Quote from: ric on 04 de May de 2009, 16:57
caros amigos:

Sou sempre a favor da estipulação de metas, objectivos e projectos. E assumo que os devo aceitar ambiciosos, arrojados de maneira a incentivar a transcendência e "puxar" pelo ego e pelo orgulho próprio.
Na vida como no desporto, alinho com metas ambiciosas. Para dar sentido á vida e assumir uma razão de existir "prá frentex".
Mesmo que os objectivos não sejam alcançados, temos empre possibolidade para assumir e tentar explicar os poru~es da sua falat de concretização. Sei que é dificil assumir metas no desporto, sobretudo numa área em que a bola bate na trave e não entra. Mas podemos sempre dizer que bateu na trave e não entrou... mas a vontade e o arrojo e a luta pela meta traçada não deverá sair das nossas cabeças.

Tudo isto porque não entendo algumas afirmações de Jorge jesus nos ultimos dias...

1- Quero dizer que sou completamente rendido ás capacidades de JJ
2- que o acho um berlissimo treinador
3 que muito agradeço o capital de mais valias que trouxe ao Braga


mas á cerca de 1/2 semanas, sobretudo depois de algumas lesões não esperadas, parece-me que JJ baixou a guarda, redefiniu metas e trataou de definir que o que interessava era o apuramento europeu seja no 4º ou 5º lugar para mais tarde até assumir como "meta cumprida" o 5 lugar...

Pouco depois jogamos com o trofense e suamos estopinhas para vencer com a equipa a ter indices de qualidade de jogo sofríveis. e na passada sexta-feira, em Vila do conde, vi um Braga algo acomodado, como que a dizer que o empate  (e a manutenção do 5º lugar era suficiente).
perdoem-me quem assim não pensa mas senti que para a equipa, se ASSUMIA  que o 4º lugar era dificil e que bastava segurar o 5º lugar.

Ora isto eu não entendo. Um profissional de futebole uma equipa que se quer de topo não pode renbder-se aos argumentos fáceis e ás metas "por direito próprio". O Braga deve e tem que se transcender mesmo que, por infeleicidades de lesões tenha nesta fase grande parte dos seus atletasd no estaleiro. mas se usamos um discurso para fora de insubstituíveis porque abrandar coma meta e o fito da temporada? Para o Braga interessa SIM  ser o 4º classificado 8arrumada a questão do 3º) e NÃO  basta ficar em 5º !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Por isso estranhei este baixar de guarda e de certo relaxamento de JJ como que a dizer que a época está "feita".

Não está, não senhor. Temos mais 3 batalhas para ganhar!

E perante isto, quem ousa dizer que mantivemos a mesma vontade e capacidade de sacrificio que em outras batalhas?
não vos parece que a equipa parece ter dito que a "época está feita"?

Não pode ser Caro Mister Jorge Jesus!!!!! por mais lesão que tenha, por mais justo e correcto que possa querer ser não pode baixar a guarada e dar de barato o 4ç ao nacional....




Sem duvida, tens toda a razão e mais alguma, quem assitiu ao jogo de Vila do Conde fica exactamente com essa perpectiva que a determinada altura já jogavamos para o empate, rezignados com a nossa sorte. Do banco nada de novo, não entendo como é que no intervalo não houve substituições, não entendo... apatia completa.

Tambem não entendo como é passamos de uns perseguidores ferozes do 3º lugar a pacificos e passivos ocupantes do 5º lugar, parece k nem o 4º interessa muito, desde k nos apuremso para as competições europeias é o k interessa, em k lugar é secundario.... puro engano para mim faz diferença ficar em 4º do k em 5º, para mim faz diferença ficar à frente ou atras do Nacional... pena não fazer para todos...



FORÇA BRAGA !!!!

Catarina

Também já tinha reparado nisso.
Como é possível a mesma equipa ser capaz do 8 e do 80. O JJ ao longo da época foi baixando as expectativas, o que limita a acção dos jogadores, pois a partir do momento que o treinador reduz os seus objectivos a motivação dos jogadores também reduz.

- No início da época o objectivo era o 4º lugar;
- Depois já não nos deixavam lutar pelo título, ou seja, havia vontade de lutar pelo título;
- Visto que não se podia lutar pelo título, o objectivo era o melhor possível;
- Depois o objectivo era o 3ª lugar, depois o 4º e agora o 5º...

Já não percebo.

A equipa devia se esforçar mais pelo 4º lugar (o 3º é para esquecer), não pode apenas pensar que a época já acabou. Há que ter dignidade, amor à camisola (nem que seja por apenas 90 minutos) e brio profissional... de todos!

PauloLopes

Quote from: ric on 04 de May de 2009, 16:57
e na passada sexta-feira, em Vila do conde, vi um Braga algo acomodado, como que a dizer que o empate  (e a manutenção do 5º lugar era suficiente).
perdoem-me quem assim não pensa mas senti que para a equipa, se ASSUMIA  que o 4º lugar era dificil e que bastava segurar o 5º lugar.

Nesta parte não tens razão.

Ele não podia pensar assim nesse dia, pois com o ponto conquistado apanhavamos o Nacional no 4º lugar, por isso não era dificil e estava alcançado. No sábado é que a história mudou.

Quanto ao resto, concordo contigo e deixa-me dizer-te que já algum tempo que se sente isso, ou porque traçou essa meta e a considera atingida (Europa, ou seja 5 primeiros lugares), ou porque pensou que o 3º era impossivel (por mim se tivessemos acreditado seria muito real).

Com tanta lesão, tantos erros de arbitragem, não sei até que ponto e colocando-me do lado do JJ não sei o pensaria.

ric

#4
Quote from: Catarina on 04 de May de 2009, 17:19
Também já tinha reparado nisso.
Como é possível a mesma equipa ser capaz do 8 e do 80. O JJ ao longo da época foi baixando as expectativas, o que limita a acção dos jogadores, pois a partir do momento que o treinador reduz os seus objectivos a motivação dos jogadores também reduz.

- No início da época o objectivo era o 4º lugar;
- Depois já não nos deixavam lutar pelo título, ou seja, havia vontade de lutar pelo título;
- Visto que não se podia lutar pelo título, o objectivo era o melhor possível;
- Depois o objectivo era o 3ª lugar, depois o 4º e agora o 5º...

Já não percebo.

A equipa devia se esforçar mais pelo 4º lugar (o 3º é para esquecer), não pode apenas pensar que a época já acabou. Há que ter dignidade, amor à camisola (nem que seja por apenas 90 minutos) e brio profissional... de todos!


catarina:

Não te esqueças da quantidade de lesões que temos agora e as soluções são directamente proporcionais. Mas o que me refiro é que o discurso devia ser ambicioso e sempre ascensional. Europa era a meta mas existem várias portas para bater . E estamos a a bater na menos cotada. Ora o que eu pretendia é que o Braga assumisse até á última gota de sangue e até não ter mais jogadores que lutavamos por os mais altos voos. E há 2 semanas atras o 4º era perfeitamente ao nosso alcance.
Se falhassemos, viriam as tais explicações das lesões e contraiedades 8que até as aceito e conoto como inibidoras de melhores prestações) . mas não podiamos baixar de nível. para o interior (de forma a picar os suplentes) e para o exterior 8para manter de sobreaviso competidores).

Bem, nestas duas respostas, vejo pelo menos que a ideia que mantive neste dois jogos e nas conversas "de dentro para fora" e vice-versa foram entendíveis.

E já agora deixem-me ser advogado do diabo (já sei que vou ouvir sermão...) se AS despediu Jesualdo ferreira por não assumir altos voos e não ter ambição (foi assim que foi pintada a sua saída) o que AS deverá dizer a JJ quando se fica pelo 5º e que o assume ainda com 3 jornadas pela frente????

Não, para mim mesmo que impossivel, mesmo que com limitações de toda a prova e perfeitamente entendíveis, se queremos ser ENORMES, temos que assumir nem que seja apenas para o exterior que vamos lutar até ao fim...O be3nfica , com confrangedoras exibições ainda acalentava até sabado a hipotese do titulo!!!!!!!! E eu acho que deviam todos sonhar nisto pois matemáticamente era possivel. o mesmo acontece com o Braga..

PS: mas esta é apenas uma ideia que "bebi" da postura da equipa e das palavras dos seus responsáveis.... Sou eu, portanto , a dizer....

JotaCC

Concordo com o Ric, como diz o dito "não se fazem omoletes sem ovos" com esta onda de lesões penso que vai ser dificil lutar pelo 4º lugar, apesar de não ser ainda impossivel mas nota-se que a equipa esta cansada e desgastada, o JJ neste momento não pode fazer mais, só lhes peço que ganhem aqui aos lampiões para vingar a roubalheira que no ninho do milhafre.

A.Castro

Quote from: Jotacc on 04 de May de 2009, 18:16
Concordo com o Ric, como diz o dito "não se fazem omoletes sem ovos" com esta onda de lesões penso que vai ser dificil lutar pelo 4º lugar, apesar de não ser ainda impossivel mas nota-se que a equipa esta cansada e desgastada, o JJ neste momento não pode fazer mais, só lhes peço que ganhem aqui aos lampiões para vingar a roubalheira que no ninho do milhafre.

Eu concordo com tudo o que foi dito....aceito as lesões, aceito o cansaço do excesso de jogos realizados e sei que tudo isso é prejudicial, mas o nosso plantel este ano foi preparadissimo nesse aspecto, temos 2 jogadores para cada posição de nivel semelhante, e contando que as outras equipas tambem tem lesões porque motivo só nós é que quebramos?Será isso uma desculpa para uma falta de ambição?
DIZEM QUE O QUE É BOM ACABA RAPIDO MAS ESTA ERRADO, DURA TO TEMPO SUFICIENTE PAR

barinho

Penso que se há algo que não se pode apontar a esta equipa nesta época é falta de brio e falta de esforço,a equipa sempre deu tudo o que tinha e não tinha em campo e fez tudo para ganhar.Por isso penso que algumas das críticas feitas nos últimos tempos são algo injustas.Simplesmente a equipa já está espremida ao máximo,os jogadores estão desgastados e faltam muitos jogadores chave.Qualquer equipa do mundo se ressentiria disso,até o barcelona ou o manchester.O JJ simplesmente está a ser realista,viu-se bem depois do jogo com o benfica que o objectivo dentro do grupo era algo mais que a UEFA mas eles aperceberam-se a partir daí que não os deixariam fazer mais.E agora com tantas dificuldades também penso que seja natural esta posição de que o 5º já é bom,e face a tudo que nos tem acxontecido penso mesmo que é.Conseguimos mais uma época na europa e este ano já lá fizemos um brilharete e inclusive conquistamos um troféu.Portanto esta época para mim é um sucesso,até pelo hgrande futebol que praticamos em grande parte dos jogos.

Claro que nós queremos mais mas há que ter calma,mantendo a estrutura pro ano de certeza que vamos ser ainda mais fortes.E o que se fala cá para fora muitas vezes não corresponde ao que se fala no balneário,tenho a certeza que lá dentro o objectivo é ainda chegar ao 4º,e havemos de o conseguir.

Olho Vivo

Já tinha chamado a atenção para este pormenor. O discurso de Jorge Jesus não é aceitável, dadas as actuais circunstâncias. Se o apuramento para a UEFA se disputasse tal como nas últimas épocas, ainda entenderia; seria indiferente, desse ponto de vista, ficarmos em quarto ou em quinto lugar. Mas a verdade é que NÃO É! O quarto lugar poupa-nos a uma pré-eliminatória, o que não é neutro tanto no que diz ao planeamento da próxima época como também nas possibilidades de irmos mais além na competição. Não esqueçamos que nesta temporada tivemos de eliminar logo na segunda pré-eliminatória (primeira, para nós) o possível (provável?) campeão turco desta época! Quem viu o jogo na Turquia sabe que, apesar do 2-0 final, tivemos alguma sorte. Portanto, não consigo entender esta indiferença relativamente à nossa classificação. Não acredito que seja por ignorância quanto às diferentes consequências de ficarmos em quarto ou quinto lugar...

Dito isto e aceitando que há um desgaste natural na equipa, penso que o que se passa é que desta feita as lesões atingiram jogadores essenciais para o nosso modelo de jogo. Aguentámos ausências de centrais em catadupa, deste ou daquele jogador, mas as ausências em simultâneo de Meyong e de Orlando dificilmente têm remédio, tendo em atenção o nosso modelo de jogo. Precisamos de dois jogadores que saibam jogar de costas para a baliza (não somos uma equipa que privilegie o ataque rápido), que saibam manter a posse de bola enquanto a equipa sobe em bloco e neste momento, só temos um, Renteria, ainda por cima, denotando nítido desgaste. Acresce ainda que Renteria não é grande finalizador - donde temos problemas que com o actual plantel (disponível) dificilmente são resolúveis. Paulo César não é esse tipo de avançado e quer Matheus, quer Mossoró, quer Jorginho (se ainda vier a recuperar) dificilmente desempenharão bem essa função. E não é a três jornadas do final que será possível alterar o nosso modelo de jogo...

Creio pois que, mesmo querendo, não será nada fácil chegar ao quarto lugar. O mais difícil, parece-me será mesmo vencer em Belém... porque frente a Benfica e Porto (outros considerandos à parte) pode ser que os jogos se disputem em moldes diferentes do habitual e, com espaço, outros jogadores (com apetência pelo contra-ataque) possam ser úteis...

karon

 :)

Na minha humilde opinião, e ganhando todos os jogos que faltam (3), chegamos ao 4º lugar. Contudo, sabe-me a pouco, a pouquíssimo pois podíamos ter chegado longe. Não sou lírica para dizer o 1º lugar, porque não temos equipa para o fcporko, mas que tivemos esta época um plantel melhor que o slb.osta e que o zbording, lá isso tivemos.
"Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem vo

Geresiano

Mesmo que consigamos ficar em 4º lugar, e eu acredito, vai-me saber a pouco, como à maioria dos bracarenses, não obstante a boa campanha europeia. Houve muitas razões para não fazermos melhor. As razões são quase todas externas, mas também houve aqui e ali alguma incompetência (ou azar, defenderão outros..., como nos jogos de Milão em que houve uma hesitação fatal na zona dos centrais que resultou em golo; ou no AXA com o PSG e com o Leixões, para referir exemplos claros) em momentos decisivos de determinados jogos, que nos impediram de irmos mais além.
Agora a questão de ficarmos em 4º ou 5º lugar, parece-me irrelevante em termos de competições europeias, porque julgo que será o Paços (na qualidade de finalista vencido, como julgo que vai ser) a fazer a tal eliminatória a mais. Se assim for, o 4º e 5º classificados entram na mesma eliminatória. Julgo que será assim. Vamos aguardar. Acredito que vamos continuar a fazer figura por essa europa fora e o nome de BRAGA vai continuar a brilhar. Viva o SCB!

Dracul

Não sei se a mensagem que passa cá para fora será a mesma que JJ comunica no balneário, mas espero que nem treinador nem jogadores considerem que a temporada está terminada.
Ainda estou confiante no 4º lugar, bastando para isso que os jogadores joguem o que sabem, pois o Nacional ainda vai perder pontos. E custar-me-ia bastante ficar atrás dos madeirenses, assim como me custa ficar atrás dos lampiões, já que fomos melhor equipa do que eles ao longo do campeonato; a diferença é que nós jogámos sempre com onze jogadores...
Claro que as lesões fustigaram a equipa durante toda a época, muito mais do que aos três metralhas e estamos a pagar o preço de uma época longa. Mas o brilharete na UEFA e a conquista da Intertoto justificaram tudo isso, creio eu.
Espero que haja uma ponta de brio e dignidade por parte de todos neste final de temporada e que não se repitam exibições apáticas como a dos dois últimos jogos.



A.COSTA

Penso que o apuramento europeu está praticamente conseguido. O 4º lugar está quase tão difícil como o 3º, ou seja o SLB é mais previsível pela negativa do que o Nacional. Manuel Machado tem feito 1 trabalhão na Madeira. Essa é que é essa.

Se o Braga vencer em Belém pode aspirar ao 4º lugar e a fazer XEQUE-MATE ao Belenenses, acertando umas continhas que temos com eles desde aquela célebre meia-final da Taça de Portugal.

O Belenenses e o V. Guimarães eram à partida os maiores adversários do Braga na luta europeia e neste omento 1 segue moribundo a caminho da Liga Vitális e outro aspira a ficar na 1ª metade da tabela, estando completamente afastado das aspirações europeias há muito tempo.

Ontem na RTP1 ao ver o Domingo Desportivo vi e ouvi o MANUEL DE OLIVEIRA (o do futebol, não o do cinema  ;) ;) ;) ;)) dizer que JORGE JESUS é actualmente o melhor treinador português. Gostei de ouvi, mesmo sabendo que JUJU é muito competente no que faz.

O Braga poderia ter ido mais além na Liga, mas a determinada altura foi impedido. Mesmo assim os recitais de bola que tivemos esta época faz-me dizer: OBRIGADO JORGE JESUS POR TER DEVOLVIDO A ALEGRIA DE VOLTAR A VER BOM FUTEBOL. Espero que a próxima época seja o refinar do que foi de bem feito nesta época e que OS NOSSOS GVERREIROS continuem a crescer, provocando cada vez mais azia a muito boa gente.  ;D ;D ;D ;D
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

perrinchon 66

alem do o 5 lugar aida nao estar assegurado matematicamente,no meu entender a é poca em termos de campeonato
ficou aquem das expectativas e digo isto pq.
Pq olhando para a tabela verifica-se que o Braga poderia ir mais alem 3 ou 2 lugar msm face a qualidade demonstrada pelos outros mas nao se pode é ter a esta altura do campeonato 10 empates.

MANUFER

Infelizmente para o BRAGA a tabela classificativa esta ordenada , o BRAGA vai caindo de produção jornada a jornada , o JORGE JESUS  esta consciente desta realidade nua e crua : FALTA DE FINALIZADORES !! ,gostava  de saber a percentagem de golos em relação ao  nº de remates efectuados , só para tirar  duvidas !? e comparar com outras equipas  ( sobretudo o NACIONAL ) .

Cici

Quote from: A.COSTA on 04 de May de 2009, 22:22
O Braga poderia ter ido mais além na Liga, mas a determinada altura foi impedido. Mesmo assim os recitais de bola que tivemos esta época faz-me dizer: OBRIGADO JORGE JESUS POR TER DEVOLVIDO A ALEGRIA DE VOLTAR A VER BOM FUTEBOL. Espero que a próxima época seja o refinar do que foi de bem feito nesta época e que OS NOSSOS GVERREIROS continuem a crescer, provocando cada vez mais azia a muito boa gente.  ;D ;D ;D ;D

Destaco esta parte, porque é de valor o que aconteceu esta época, poderia ter sido melhor mas por circunstância um pouco alheias não se chegou mais além. Se o Jesus continuar pra próxima época e se a mesma estrutura se mantiver, já se deve alcançar mais que um boa classificativa no campeonato.

Pat_Navarra

matematicamente ainda é possível chegar ao 3º lugar, visto que esta semana o nacional vai defrontar o porto e nós ainda vamos defrontar o Benfica! sei que é muito difícil, mas acredito até ao fim, até pk a nossa equipa costuma esfolar-se contra os grandes!!!

mas estes últimos jogos tenho ficado desiludida com as exibições. sei que as lesões condicionam o desempenho de equipa e que o suplentes não tem tantos mecanismos de jogo, mas podem e devem fazer melhor, nota-se falta de empenho...talvez devido ao discurso do treinador e a falta de competição pela titularidade!!!

penso que o jogo em belem vai ser decisivo! por isso força Braga!!!
100% BRAGA SEMPRE!!!!!

NightHawk

Eu percebo as criticas e tambem acho que podiamos ter chegado mais além, mas sinceramente a equipa já está esticada ao máximo.

Tivemos 8 duplas diferentes de centrais ao longo da epoca, e neste momento joga o Paulo Jorge que não tem muito ritmo. Os 2 laterais estao completamente desgastados assim como o Alan e o Luís Aguiar. Temos o Vandinho lesionado e no ataque faltam-nos claramente opções, e aqui acho que é a maior lacuna no momento. Renteria é demasiado mole e perdulário, o Paulo César vai fazendo o que pode mas não é 1 ponta de lança nato. Falta por isso profundidade à equipa.

Começamos a época cedo, muito cedo, e se a meio da época era de elogiar e espantar a boa capacidade física da equipa, claramente neste momento temos jogadores em gestão de esforço para acabar a época pois não dão mais. JP, Evaldo, Alan, Luís Aguiar, Renteria, Vandinho (agora lesionado) e César Peixoto estão claramente em sub-rendimento físico (apesar de eu achar que o césar tem estado muito bem nos ultimos jogos).

Vendo o que foi a nossa época e à qualidade que demonstramos o 5º lugar é pouco. Ainda assim, e apesar dos desaires nas taças, acho que a época foi boa. Podia ter sido melhor, mas há muito que nao via o Braga jogar como jogou esta época. Fizemos jogos memoráveis.


Ás vezes esquecemo-nos que esta época tivemos 1 equipa técnica nova e 1 plantel completamente renovado e ainda tivemos que começar a época mais cedo. Isto conta muito.
Do 11 inicial mais usado nesta época são 7 os jogadores novos: Eduardo, Evaldo, Moisés, Alan, L. Aguiar, Meyong e Renteria. Juntem-lhe Mossoró, Paulo César, Orlando (que nunca tinha jogado nos séniores)...

Para além disto tivemos lesões graves em jogadores importantes e arbitragens tendenciosas que nos levaram a não ganhar 3 jogos contra os grandes (onde estaríamos com essas vitórias?).

Acho que com todas as condicionantes que houve podemos considerar o 5º lugar aceitável apesar de ter a noção que não foi cumprido o objectivo de andarmos perto dos 3 grandes.

Mantendo a equipa técnica e mantendo 80% do plantel, juntando 3 ou 4 contratações para posições onde claramente necessitamos de reforços (precisamos claramente de 1 ou 2 pontas de lança...) temos tudo para fazer uma grande próxima época.


Olho Vivo

#18
Quote from: Geresiano on 04 de May de 2009, 21:48
Agora a questão de ficarmos em 4º ou 5º lugar, parece-me irrelevante em termos de competições europeias, porque julgo que será o Paços (na qualidade de finalista vencido, como julgo que vai ser) a fazer a tal eliminatória a mais. Se assim for, o 4º e 5º classificados entram na mesma eliminatória. Julgo que será assim. Vamos aguardar.

Se calhar, de tanto o nosso técnico dizer que é indiferente ficarmos em quarto ou em quinto, as pessoas julgam que ele tem mesmo razão. MAS NÃO TEM.

Para a próxima temporada, o apuramento para as competições europeias far-se-á segundo os seguintes critérios:

1ª classificado: qualificação directa para a Liga dos Campeões
2º classificado: terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões
3º classificado e vencedor da Taça de Portugal: apurados para a eliminatória de play-off que antecede a fase de grupos da Liga Europa
4º classificado: terceira (pré) eliminatória da Liga Europa
5º classificado: segunda (pré) eliminatória da Liga Europa

A única dúvida que subsiste é relativamente ao que acontece caso o clube apurado via Taça de Portugal seja o finalista vencido (i.e., caso o Paços de Ferreira perca a final frente ao Porto). Do que me foi permitido apurar, em princípio, o finalista vencido perderá a prioridade que teria sobre os restantes apurados via Liga. Assim sendo, caso o Paços de Ferreira efectivamente seja derrotado na final da Taça de Portugal, o 3º e o 4º classificados seriam apurados para a eliminatória de play-off (anterior à fase de grupos) e o quinto classificado entraria na terceira (pré) eliminatória - ficando o Paços de Ferreira obrigado a entrar em acção na segunda (pré) eliminatória.

Acontecendo uma ou outra situação, o que é ponto assente é que o quinto classificado terá sempre de disputar mais uma eliminatória do que o quarto. Que as pessoas estejam cientes deste facto: ao contrário do que parece dar a entender Jorge Jesus, não é nada indiferente o quarto ou o quinto lugares! Apenas concordo com ele num aspecto: é que o fundamental é sermos apurados. E, embora tudo esteja bem encaminhado, o apuramento ainda não está definitivamente assegurado!

ric

ó amigos, mas eu entendo bem as dificuldades, compreendo a saturação da equipa, do azar das lesões, da brilhante temporada realizada, sei da comptencia de JJ, da valia da equipa, da possibilidade de chegarmos mais além...

o que me refiro AGORA  é o discurso que chega ao exterior e que denota claramente um abaixar de braços como que dizendo que a temporada está feita.

No meu entender, nem que jogasem os juniores, teriamos SEMPRE  de assumir a nossa candidatiura ao 1º lugar dos "pequenos", ou seja, o 4º lugar.

Em vila do conde jogamos como se nos bastasse um empate. pese embora o empenho demonstrado mas, que querem(?) foi o que me pareceu...

e volto a frisar que sou 100% apoiante de JJ mas acho que nesta questão de incentivos e de "discurso para fora " não me aprece que estivesse ao mesmo nível do que tem demonstrado.
posso compreender que JJ avisou as tropas para o que se pode passar e que sem ovos não há omeletas. mas escusava de assumir que o objectivo está alcançado (a europa). para mim não está nem deve estar. e não estou com miticas esperanças de 3º lugar. Acho que devemos ser realistas mas PELO MENOS NAS INTENÇÕES, E NO DISCURSO,  deviamos assumir SEMPRE e com força a nossa apetec~encia pelo 4º lugar.
e depois se não conseguirmos, eu como adepto consciente que sou, ponderaria os pró e contras, colocaria na balança todas as contrariedades e diria que fizemos tudo o que pudemos