News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Art DM - Exemplos lá de fora

Started by cardoso, 29 de April de 2009, 23:36

Previous topic - Next topic

cardoso

Wolfsburgo é uma cidade alemã um pouco mais pequena que Braga (120 mil pessoas). O seu clube mais representativo, com o mesmo nome, foi adversário do S. C. de Braga na Taça Uefa. No entanto, este emblema está em destaque neste momento porque está em primeiro lugar no respectivo campeonato, à frente de gigantes como o Bayern de Munique, Colónia, B. Leverkusen, etc. O Wolfsburgo prepara-se pode vir a ser campeão da Bundesliga, um dos mais categorizados campeonatos da Europa.
Sivas é uma cidade pequena, no interior da Turquia, com cerca de 65 mil habitantes. O clube local, o Sivasspor, foi adversário do S. C. Braga no inicio da nossa campanha europeia. Foi esmagado pelo nosso clube. No ranking da UEFA ocupa um modesto 200º lugar. No entanto, neste momento, o Sivasspor está em primeiro lugar da liga turca e prepara-se para ser campeão, à frente de equipas como o Galatasaray, Besiktas e Fenerbahçe.
Perante isto, é caso para perguntar porque é que estes clubes conseguem este desempenho e nós não. A resposta pode ter a ver, evidentemente, com o poder económico. Não consegui descobrir o orçamento do Sivasspor mas o do Wolfsburgo é de 20 milhões de euros. Evidentemente que é muito superior ao do S. C. de Braga (mais do dobro), mais muito inferior ao dos nosso denominados "grandes". É claro também que o Wolfsburgo conta com um patrocinador muito poderoso: nada menos que a Volkswagen, que tem a sua fábrica sede nessa cidade. Aliás, a urbe foi construída a partir desta unidade industrial e respectivas habitações-dormitórios.
Embora não seja uma cidade maior que Braga, embora o clube tenha um historial inferior ao do Braga, o Wolfsburgo tem tido o seu estádio (com 30 mil lugares, tal como o nosso "Axa") praticamente cheio em todos os jogos. Pode pensar-se que isso se deve ao facto de estar em primeiro lugar, mas não é o caso; no início da época já o clube alemão enchia o estádio, enquanto o nosso clube leva, a dois jogos (em casa) do fim do campeonato, uma média de dez mil espectadores.
Por outro lado, não temos nenhum patrocinador do calibre da Volkswagen. Mas a nossa cidade tem algumas das maiores empresas nacionais.
Poderá o nosso clube, um dia, ombrear com o Wolfsburgo? Eu diria que tem obrigação de o conseguir. Sendo Braga uma cidade com a mesma dimensão, temos de conseguir atrair os bracarenses ao estádio. Um Braga grande, capaz de lutar pelo título, tem de ter o apoio, em massa, dos bracarenses! Dez mil é um número que representa cerca de seis por cento da população do concelho! Se tivermos em conta que muitos destes adeptos são provenientes de concelhos limítrofes, obtemos uma percentagem ridícula de bracarenses no estádio. Os associados serão, hoje, uns 20.000 (?); pouco mais de dez por cento dos habitantes do concelho! O Sivasspor representa uma cidade de 65 mil almas mas enche regularmente o seu estádio de 16.500 lugares, o que equivale a uma percentagem de 25 por cento da população, numa proporção quase cinco vezes superior à do Braga!
Meus caros leitores, tudo isto serve para dizer que se o Wolfsburgo e o Sivasspor conseguem chegar ao primeiro lugar, o S. C. de Braga também pode conseguir. A região de Sivas não tem mais poder económico que Braga; Wolfsburgo beneficia de uma economia mais próspera mas julgo que não é aí que está a maior diferença entre eles e nós; a diferença mais importante reside na adesão da população ao clube.
Muitas vezes escrevi aqui que o S. C. Braga devia fazer os possíveis por se aproximar da cidade. Mas nós, bracarenses, precisamos de muito mais afeição ao nosso clube do que aquela que lhe dedicamos. O Braga representa-nos. O Braga é a imagem da nossa cidade (a nossa imagem!) por essa Europa fora. Pelo menos, façamos por merecer essa imagem bem nobre que o clube tem levado da nossa terra até aos patamares mais altos da UEFA.


Pé Ligeiro

Eu também sou daqueles que acha que o Braga poderá ser um dia campeão. A cidade de Braga é uma cidade já com alguma dimensão, inserida numa região onde a Norte não existe mais qualquer clube que possa rivalizar com o Braga. No Alto Minho não há clubes na 1ª ou 2ª Liga, logo o crescimento do Braga poder-se-á fazer também aí.
Há exemplos de clubes de cidades médias ou pequenas que foram campeões. É preciso criar uma marca forte e essa será a de "Guerreiros do Minho". Quanto mais essa marca se impuser amsi probalidades o Braga tem de ganhar adeptos. Penso que o nosso marketing esteve claramente bem ao escolher esta marca que tem tudo para vingar, pois é cativante, é triunfadora e apela à união de uma Legião em torno de uma causa.

Um dia seremos campeões!(Só custa a primeira vez)  ;D


BRAGA SEMPRE MAIS!

João Pedro

#2
Sem dúvida que não há por onde discordar do tema.

Duas ou três notas.

O Wolfsburgo pode ter um orçamento maior que o do Braga e a região ser economicamente forte, mas, se virmos bem, deve haver pelo menos mais 5 ou 6 equipas na Alemanha com orçamentos superiores! (Bayern, Bremen, Estugarda, Hamburgo, Schalke... ficando ainda na dúvida com o Dortmund, Leverkusen e Hertha). Desse modo, eles ainda conseguem um feito de maior destaque (visto que nós devemos ter o 4/5º orçamento mais caro de Portugal).

A parte mais importante (a meu ver) do teu texto é mesmo o último parágrafo. Honestamente, eu sinto um pouco de vergonha por termos tão pouca gente no estádio (independentemente da realidade do nosso futebol e país). Já falamos há muito tempo que "daqui a uns anos é que vamos ver o salto que vamos dar", mas não sei se isso irá mesmo acontecer. Prova disto mesmo foi o jogo com o Trofense. Eu olhava para a Poente e achava miserável a quantidade de pessoas que lá tínhamos, nada digno do nosso clube e muito menos digno dos feitos que temos atingido. É normal que assim o Salvador dê de frosques e mande umas bocas.

Pequena correcção: é Volkswagen que se escreve ;)

cardoso


perrinchon 66

mais um artigo de opiniao do nosso "consagrado"Cardoso
sobre este tema tenho algumas opinioes
o campeonato alemao eu eu sigo com regularidade tenho a dizer que é feito de exelentes equipas em que o factor"autocarro" nao existe de facto aliado as excelentes arbitragens que por ali se verifica e isso é importante,o que tb é muito importante é que as pessoas de Wolfsburg por exemplo que é o que fala o tema nao sao adeptas do Bayern,Hertha,Bayer etc eora como aqui em Portugal ja se sabe a maior parte das pessoas gostam de ganhar e torcem pelos mais fortes aliados a arbitragens tb ela tendenciosas é facil de deduzir em 70 anos de campeonato como eles estao divididos em campeoes.
resumindo nao é pelos orçamentos dos clubes pq esse nao garantem nada a partida mas sim pelos factores externos,de corrupçao,clientelismo e outas coisas mais

BRAGA.COM

A maioria dos estádios portugueses estão vazios pq o povo português tem uma mentalidade de meerdaa,sim é esse o termo, o povo português só se mete em algo se ganhar algo e vira as costas as suas origem...Tanta vez já ouvi,mas pq é que apoias o BRAGA?nunca vais ganhar nada?
NA Alemanha, franca,Inglaterra, Itália Espanha, os estádios enchem pq toda a gente tem orgulho das suas origem, infelizmente aqui em Portugal,isto apenas acontece com uma minoria (Em Braga menos mau )

Quanto a sermos campeões? só seremos campeão quando esta mentalidade mudar, pq os árbitros tb fazem parte dessa mentalidade portuguesa....para bom entendedor, meia palavra basta...
NASCI BRAGUISTA, MORREREI BRAGUISTA


krugger


Penso que a questão da mentalidade é o factor chave. Quando os habitantes da cidade e arredores deixarem de prestar a vassalagem a um dos 3 conseguiremos catapultar o clube para outros voos. Porque a verdade é esta o que é mais importante num clube é a massa humana, se em vez de 10000 pessoas passarmos a ter assistencia de 15000 por exemplo, e assim sucessivamente até esgotarmos o estadio todos os jogos, o nosso valor como clube aos olhos dos proprios patrocinadores será bastante diferente, as receitas só de patrocinios irão aumentar substancialmente, depois uma coisa puxa a outra, dinheiro a ser administrado com juizo trará certamente qualidade extra em quantidade para sermos uma equipa ainda mais competitiva durante a epoca, e depois quem sabe, porque não, lutar abertamente pelo titulo..... na minha opinião tem de ser feita uma lavagem cerebral a nivel regional, estamos inseridos numa zona com uma densidade populacional muito interessante, e temos o maior simbolo da zona com assistencias muito aquem do minimamente compreensivel, por muito que nos custe ainda não temos uma cidade virada para clube, quanto mais uma região.... o processo é longo e moroso, talvez demais, cabe ao clube e ao seu dep. de marketing desenvolver iniciativas para aproximar a cidade e o clube para tentar encurtar este processo, as visitas às escolas é um passo positivo, e então a Universidade pk não???? na minha opinião estão a negligenciar o seu potencial..... pá exemplos como os que foram dados são a prova viva que podemos e conseguimos fazer mais e melhor, não podemos é encolher os ombros e resignarmo-nos com a realidade, temos de ter força para mudar a realidade... não é facil, nem pode ser senao já tinha sido feito, mas é algo que se conseguir fazer já nao haverá retorno e poderemos finalmente catapultar o nosso clube para o patamar onde ele deve estar.


FORÇA BRAGA !!!!

Dracul

Também acho que o grande problema em Portugal está na mentalidade do adepto de futebol. Experimentem dizer a um mouro que são adeptos do SCB e verão como ele pergunta logo: "Sim, do Braga, mas qual é a tua outra equipa?"
Porque na ideia dessa gente só existe mesmo Lisboa e o resto é paisagem.
Nas últimas décadas o FCP rompeu com a supremacia lisboeta mas, como é evidente, em proveito próprio, além de que já tinham um peso considerável no panorama do futebol nacional.
Para crescermos, não devemos esperar ajudas de ninguém, temos que nos esforçar e batalhar ao máximo, mas reconheço que com o povinho que temos não será fácil, pois nem a comunicação social nem os árbitros ajudam.

cardoso

Quote from: BRAGA.COM on 30 de April de 2009, 01:45
A maioria dos estádios portugueses estão vazios pq o povo português tem uma mentalidade de meerdaa,sim é esse o termo, o povo português só se mete em algo se ganhar algo e vira as costas as suas origem...Tanta vez já ouvi,mas pq é que apoias o BRAGA?nunca vais ganhar nada?
NA Alemanha, franca,Inglaterra, Itália Espanha, os estádios enchem pq toda a gente tem orgulho das suas origem, infelizmente aqui em Portugal,isto apenas acontece com uma minoria (Em Braga menos mau )

Quanto a sermos campeões? só seremos campeão quando esta mentalidade mudar, pq os árbitros tb fazem parte dessa mentalidade portuguesa....para bom entendedor, meia palavra basta...
Cada vez me convenço mais de que tens toda a razão :(

Quote from: perrinchon 66 on 30 de April de 2009, 01:04
mais um artigo de opiniao do nosso "consagrado"Cardoso
sobre este tema tenho algumas opinioes
o campeonato alemao eu eu sigo com regularidade tenho a dizer que é feito de exelentes equipas em que o factor"autocarro" nao existe de facto aliado as excelentes arbitragens que por ali se verifica e isso é importante,o que tb é muito importante é que as pessoas de Wolfsburg por exemplo que é o que fala o tema nao sao adeptas do Bayern,Hertha,Bayer etc eora como aqui em Portugal ja se sabe a maior parte das pessoas gostam de ganhar e torcem pelos mais fortes aliados a arbitragens tb ela tendenciosas é facil de deduzir em 70 anos de campeonato como eles estao divididos em campeoes.
resumindo nao é pelos orçamentos dos clubes pq esse nao garantem nada a partida mas sim pelos factores externos,de corrupçao,clientelismo e outas coisas mais

100% de acordo, tal como com todas as outras opiniões neste tópico. Começo a ficar desiludido com a nossa gente. Sempre disse que temos de ir devagarinho, que estamos a crescer, que há 20 anos eramos muito menos... mas confesso que começo a esmorecer...

KILO, obrigado por esse magnífico link! Portugal precisa de mais Zeca's, de um novo Salgueiro Maia e de novos capitães de Abril.


Imbelloni

Há dentro de cada um de nós um Salgueiro Maia e um capitão de Abril. Temos é de ter a coragem necessaria a po-lo cá fora. Cabe-nos a nós mudar o que está mal e lutar por algo melhor. Discordo de quem diz que o povo português é uma merd@ (ou a sua mentalidade), já demonstramos diversas vezes que temos qualidades imensas! No fundo quem aceita essa opiniao acaba por ser semelhante àqueles que critica.

joaobl03

Eu acho que só com o tempo é que isto vai lá porque atualmente o povo português é em grande parte composto por um bando de labregos e analfabetos que acham que o benfica há de ser sempre o maior porque no tempo do Eusebio é que era . Eu sinceramente quero é que esses arrumados se fod.am e eu vou continuar a torcer sempre pelo nosso enorme .
"Muitos querem derrubar-te mas tua gente não quer"

Karl

Quote from: joaobl03 on 01 de May de 2009, 19:21
Eu acho que só com o tempo é que isto vai lá

Exactemente....

O Cardoso sempre gosot teu "Articles" no DM

Problemas que temos... falta apoiar... os aldeias ainda não trocaram para apoiar o clube de cidade.. algumas sim... tip Moure onde nossa collega Zegandulo vives...  Braga quase fiz um metade do publicidade nos escolas esta ano do que no ano passado.... e uma falta de competencia fundemantal.. quando vamos criar novos maneiras para apanhar apoiar dos craincas nao podemos fazer menos a segunda ou terceira ano... vamos deixar isto grande campanha no meio caminha? A caminha e longe e duro mas o problema que temos e isto... SC BRAGA quer um "quick fix".... boa publicidade para os jornais... ainda vi o publicidade dos cadeira no journal esta semana quando temos só um jogo em casa!!!! vai ser mais 2000 mil adeptos antes do fim do campeonato só para comprar um bilhete mais barato? e provável não porque tens te pagar tres pacotes em frente mas esta publicidade tão tarde.... dinheiro e melhor no cachote do lixo... Temos te commecar a novo e mais forte com os criancas a proxima ano escolar. Não e só para uma vez em quando mais tudos os jogos.

A dirrecão tens muito para aprender... Nao dizeram nada depois a que passo em casa contra Guimaraes nem em Vila do Conde... Eles viveram o clube com nossos ou não? Acho que não. Para algums e só um investimento. Porque o clube fecheram a loja depois de uma grande lancemento do loja do apoiar  os Socios e um novo gerente no loja.. Director do marketing agora... Não percebi nada do isto. O cllube quer ser grande.... Um pé para frente.. dois pés atrás...   Nossa grande lancemto do Guerreiros do Minho e agora? O muito falado mascote? Nada.

...... yadda yadda yadda

I could continue to complain..... but i wont.... Everybody loves a winner in Portugal... Unfortunately thats the way it is.. The only way that we'll have 20,000 or 30,000 fans is by educating the children to be proud of their town.

krugger

Quote from: Karl on 05 de May de 2009, 02:02
Quote from: joaobl03 on 01 de May de 2009, 19:21
Eu acho que só com o tempo é que isto vai lá

Exactemente....

O Cardoso sempre gosot teu "Articles" no DM

Problemas que temos... falta apoiar... os aldeias ainda não trocaram para apoiar o clube de cidade.. algumas sim... tip Moure onde nossa collega Zegandulo vives...  Braga quase fiz um metade do publicidade nos escolas esta ano do que no ano passado.... e uma falta de competencia fundemantal.. quando vamos criar novos maneiras para apanhar apoiar dos craincas nao podemos fazer menos a segunda ou terceira ano... vamos deixar isto grande campanha no meio caminha? A caminha e longe e duro mas o problema que temos e isto... SC BRAGA quer um "quick fix".... boa publicidade para os jornais... ainda vi o publicidade dos cadeira no journal esta semana quando temos só um jogo em casa!!!! vai ser mais 2000 mil adeptos antes do fim do campeonato só para comprar um bilhete mais barato? e provável não porque tens te pagar tres pacotes em frente mas esta publicidade tão tarde.... dinheiro e melhor no cachote do lixo... Temos te commecar a novo e mais forte com os criancas a proxima ano escolar. Não e só para uma vez em quando mais tudos os jogos.

A dirrecão tens muito para aprender... Nao dizeram nada depois a que passo em casa contra Guimaraes nem em Vila do Conde... Eles viveram o clube com nossos ou não? Acho que não. Para algums e só um investimento. Porque o clube fecheram a loja depois de uma grande lancemento do loja do apoiar  os Socios e um novo gerente no loja.. Director do marketing agora... Não percebi nada do isto. O cllube quer ser grande.... Um pé para frente.. dois pés atrás...   Nossa grande lancemto do Guerreiros do Minho e agora? O muito falado mascote? Nada.

...... yadda yadda yadda

I could continue to complain..... but i wont.... Everybody loves a winner in Portugal... Unfortunately thats the way it is.. The only way that we'll have 20,000 or 30,000 fans is by educating the children to be proud of their town.

Bem Karl mais razão não podias ter.... andamos com o chamado tesão de mijo (desculpem a expressão mas é a k melhor aranjei para caracterizar o k penso), queremos implementar isto e aquilo, uma nova marca, quase um novo B.I dos adeptos e da equipa, "OS GUERREIROS DO MINHO", a mascote, a venda de cadeiras anuais, a angariação de novos socios, etc., mas as pessoas que "mandam" devem pensar que de muda a mentalidade das pessoas de um ano para o outro, se no espaço de 1/2 anos não vêm resultrados desistem... estão muito enganados, este trabalho pode demorar um decada a dar sinais dos seus efeitos, e tem de ser feito com perseverança, coração, paciencia e sempre com o olhar no objectivo finaL, o caminho nem é curto nem é facil, mas o fim é grandioso, e vale mais do k apena os sacrificios orçamentais que se tenham de fazer em nome do marketing, mas com´pés e cabeça, para deitar dinheiro fora k estejam quietos. Eu vou ser sincero já ouvi elogiar este novo dep. de marketing, devo andar muito distraido, so pode, o facto de não trabalhar em Braga pode ajudar, mas fod..... passa-me completamente ao lado kk tipo de iniciativa k neste momento esteja em vigor ou que poderá a estar... sinceramente.

Temos de ter paciencia e aguentar, pode ser k daqui a 10 anos tenhemos a media de 17/20 mil no estadio, já seria lindo....


FORÇA BRAGA !!!!

cardoso

Krugger e Karl, concordo totalmente convosco. tal como no aspecto desportivo, também no trabalho de bastidores a época soube a pouco. O departamento de marketing prometeu muito, fez coisas boas como a campanha "Gverreiros do Minho", que criou imagem, mas no terreno poucos efeitos se viram. É preciso mais. O Braga tem de dar mais e a população também.
Eu não tenho numeros rigorosos mas não ando longe da verdade se disser que num jogo "médio" em Braga o normal seria 4000 pessoas em 1990, 6000 em 1998, 10000 em 2005 e nos ultimos 4 anos a tendência para o crescimento desacelerou. estaremos no auge? será que atingimos o máximo posssível? Não quero acreditar nisso... por outro lado, até concordo com o Krugger: com os pés bem assente na terra podemos dizer que daqui a dez anos, ter 17/20 mil seria bom...

tos

Quote from: cardoso on 05 de May de 2009, 23:31
Krugger e Karl, concordo totalmente convosco. tal como no aspecto desportivo, também no trabalho de bastidores a época soube a pouco. O departamento de marketing prometeu muito, fez coisas boas como a campanha "Gverreiros do Minho", que criou imagem, mas no terreno poucos efeitos se viram. É preciso mais. O Braga tem de dar mais e a população também.
Eu não tenho numeros rigorosos mas não ando longe da verdade se disser que num jogo "médio" em Braga o normal seria 4000 pessoas em 1990, 6000 em 1998, 10000 em 2005 e nos ultimos 4 anos a tendência para o crescimento desacelerou. estaremos no auge? será que atingimos o máximo posssível? Não quero acreditar nisso... por outro lado, até concordo com o Krugger: com os pés bem assente na terra podemos dizer que daqui a dez anos, ter 17/20 mil seria bom...

+1
e acrescento :
é préciso que os adeptos e socios se senta estimados e acarinhados pelo clube, e não sò clientes.
os socios deviam sentir que o clube os apoia nos momentos maus ( como os da sexta passada por exemplo!)
magico braga allez!