News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 22/03

Started by JotaCC, 22 de March de 2009, 07:41

Previous topic - Next topic

JotaCC

Matheus Zouain chega para prestar provas


Sempre atento às novidades que vão surgindo no mercado, o Braga estará em vias de contratar um novo lateral-esquerdo. O candidato chama-se Matheus Merlo Zouain, pertencente aos quadros do Ipatinga. Natural de Colatina, Estado do Espírito Santo (Brasil), o defesa, de 17 anos, desembarcou ontem em Portugal, proveniente de um voo do Rio de Janeiro, e deverá apresentar-se amanhã em Braga a fim de treinar à experiência, numa primeira fase nos juniores, comandados por Dito; depois, na equipa profissional na eventualidade de causar boa impressão. Para já, a informação recolhida pelos minhotos aponta para um jogador de grande qualidade.

Consultado no sentido de dar um parecer, Edmilson, o antigo avançado do FC Porto e Sporting, aconselhou logo a vinda de Matheus e foi por um triz que o jogador não foi para a Alemanha. O Duisburgo (II Divisão), onde prestou provas há dois meses, estava disposto a contratá-lo no imediato, mas o defesa deu preferência ao clube arsenalista, na esperança de se estrear numa primeira Liga do futebol europeu. Nesta curiosa corrida, também o Flamengo terá ficado para trás. "Seria um sonho jogar no Braga", antecipou Matheus, em declarações a O JOGO, manifestando-se encantado com a dimensão dos minhotos. "É um dos grandes do futebol português, esteve na Taça UEFA. Pensei logo que seria excelente para mim; estou cheio de vontade de mostrar o meu valor e tenho a esperança de treinar com os seniores", testemunhou.

Promotor da transferência, por enquanto provisória, do lateral, o empresário António Campos tem quase a certeza de que Matheus Zouain irá tornar-se num caso sério. "Será uma grande estrela. Os seus remates de pé esquerdo são fantásticos, é um verdadeiro pé-canhão. Está cheio de ambição e terá uma passagem muito rápida pelo Braga", salientou. Resta saber se este súbito interesse num lateral-esquerdo não terá relação como uma eventual transferência de Evaldo.


Paragem benéfica para Moisés e Paulo Jorge

A paragem competitiva do Braga - só volta a jogar a 5 de Abril - será boa para que os lesionados Moisés e Paulo Jorge não percam muitos mais jogos. Os dois terão mais 15 dias para a integração total junto do restante grupo, embora necessitem depois de mais algum tempo para encontrar ritmo competitivo. Para Jorge Jesus, os defesas voltam a ser um problema, agora de fartura, bem melhor do que a escassez de há duas semanas, quando só André Leone estava disponível. Com estes "reforços" e ainda Rodriguez e Frechaut, serão cinco as opções para o treinador.


Inquérito@nline

Como classifica a campanha do Braga na Taça UEFA?


A maioria entende que a equipa treinada por Jorge Jesus não tinha obrigação de chegar aos oitavos-de-final da Taça UEFA. Poucos são, aliás, aqueles que consideram que devia ter ido mais longe.

Superou as expectativas | 63%

Dentro do previsto | 22%

Devia ter sido melhor | 15%

Nº de participantes: 1239


O JOGO

JotaCC

Recrutamento alargado a França
SAD INTENSIFICA OBSERVAÇÕES EM TODO O MUNDO
   
Os "scouts" do Sp. Braga não só estão a intensificar a sua presença em torneios internacionais, como alargaram a França o seu campo de observação e, eventualmente, recrutamento de reforços para os plantéis profissional e juniores, onde no último caso pontificam já alguns estrangeiros. Confrontada - tal como outros clubes portugueses - no passado e presente com o portfólio particular dos empresários, a SAD não descura as ofertas e, atenta aos valores que despontaram em Portugal depois de descobertos nos escalões secundários, está no terreno para burilar o que entender serem oportunidades de negócio. Quer a seguir sugestões, como à procura que o trabalho interno do "scouting", mormente ao nível da pesquisa, produza os efeitos desejados.

Dentro desse quadro, o "scout" Paulo Menezes esteve em França a seguir "in loco" alguns jogos das provas secundárias, com especial incidência para as equipas de reservas dos clubes apontados como exemplos em matéria de formação. Mas não só. Como Ghilas, Desmarets e Cissokho - para citar os mais recentes que tiveram sucesso em Portugal - emergiram de campeonatos distintos, o emissário procurou documentar-se com o máximo de informação para enriquecer a base de dados. Assim, será fiel o relatório disponível caso a SAD venha a ter interesse em algum dos alvos avaliados especificamente e outros que a própria observação possa ter gerado em paralelo.

Para lá de muitas outras ações, a primeira grande missão do renovado "scouting" bracarense aconteceu na Venezuela, entre 19 de janeiro e 8 de fevereiro. O mesmo Paulo Menezes presenciou parte do Campeonato Sul-Americano de Sub-20, competição organizada pela Confederação Sul-Americana de Futebol e mais uma vez ganha pelo Brasil. O brasileiro Walter (Internacional Porto Alegre), os paraguaios Hernán Pérez (médio) e Robín Ramiréz (avançado), ou até os colombianos Pertuz e Marco Pérez, apenas para citar alguns dos que foram considerados protagonistas, deixaram de figurar como desconhecidos para os minhotos.

RECORD

JotaCC

Juniores: Sp. Braga não aguenta pressão



A formação júnior do Sp. Braga não conseguiu, na tarde de ontem, mais do que um empate a uma bola, na recepção à equipa do Boavista e, com este resultado, permitiu que o Vitória de Guimarães se isolasse no segundo lugar da tabela classificativa do campeonato, com dois pontos de vantagem sobre os arsenalistas.
Os minhotos entraram bem na partida, controlaram o encontro do princípio ao fim e, só raramente, permitiram alguns fogachos de perigo ao Boavista que, num dos únicos remates que fez à baliza bracarense, acabou por marcar e empatar o encontro.
A jogar bem, com atitude e mostrando vontade de vencer, o Sp. Braga entrou bem na partida, conseguiu superiorizar-se ao adversário e foi criando algumas situações de perigo para a baliza do Boavista.
O golo bracarense chegou aos 21 minutos da partida, altura em que Toumany desfez o nulo que se registava no marcador, depois de aproveitar um bom passe de Zé Manel para empurrar o esférico para o fundo das redes forasteiras.
Até ao final da primeira parte o Sp. Braga conseguiu continuar no domínio da partida, controlou as saídas para o ataque boavisteiras e evitou sempre o perigo para as suas redes.
Na etapa complementar, o Boavista entrou melhor em campo, conseguiu equilibrar mais o jogo, mas o domínio da partida continuou a pertencer aos homens da casa.
No entanto, aos 57 minutos, Djibril Djalo aproveitou um mau alívio depois da marcação de um canto e, à entrada da área, com um potente remate fez o golo do empate, não dando qualquer hipótese ao guarda-redes Rui.
Até ao final do encontro, o Sp. Braga continuou o domínio no jogo, com o Boavista a tentar fazer estragos no contra-ataque, mas o resultado não sofreu mais alterações até ao final. Com o empate, o Sp. Braga desceu na classificação geral ocupando agora o segundo lugar.


Dito: "podemos recuperar"

"Primeira parte inteiramente do Braga, chegamos à vantagem com todo o mérito e criámos ainda algumas situações em que podíamos ter ampliado a vantagem o que nos daria um certo conforto em relação à segunda parte".
"A segunda metade foi mais repartida, o Boavista também apareceu diferente, mas mesmo assim tivemos boa atitude, fizemos tudo para ganhar e manter a posição na tabela classificativa. Perdemos essa posição hoje, mas isso não significa que esteja tudo decidido, ainda faltam quatro jogos para o final e ainda pode-mos recuperar".

Moinhos:"resultado justo"
"Estávamos à espera da ganhar, mas é lógico que às vezes encontramos adversários que são superiores e temos que nos render às evidências. O Boavista jogou bem, foi um jogo repartido e penso que o empate é um resultado que se ajusta perfeitamente ao desenrolar do encontro, apesar do Braga ter uma maior domínio do jogo, mas nós também tivemos algumas oportunidades e se marcássemos podiamos ter vencido".


Eficácia da Oliveirense aniquila sonho do HC Braga


O HC Braga foi eliminado do 'play-off' do título de campeão pela Oliveirense, ao ser derrotado por 4-1, depois do resultado do primeiro encontro ter sido igualmente favorável à formação de Oliveira de Azeméis (3-1). A vitória ficou escrita por uma eficácia ofensiva e defensiva gigante, que não deu qualquer hipótese ao HC Braga.
O jogo até começou equilibrado, mas a velocidade da Oliveirense e capacidade ofensiva veio ao de cima, surpreendendo a equipa bracarense, que não conseguiu travar as investidas atacantes. O primeiro sinal foi dado por Diogo Silva, obrigou mesmo Pedro Santiago a aplicar-se e, pouco depois, aos dez minutos, Diogo Silva aproveitou uma falha no meio-campo para sair rápido em contra-ataque e oferecer o golo a Victor Fortunato, que atirou em cheio para o fundo das redes.

Muito fechada na defesa, a Oliveirense não deu espaço à equipa bracarense para chegar com perigo à baliza defendida por Nuno Sousa, à excepção de um lance de Maceda.
Muito veloz, a Oliveirense ampliou a vantagem ao minuto 15, com um verdadei ro tiro de Tiago Santos a fuzilar, por completo, o guardião da casa.
Na resposta, Centeno e Álvaro desperdiçaram o golo, nas poucas ocasiões que o HC Braga conseguiu descobrir uma 'brecha' na defesa Oliveirense.
A toada ofensiva da equipa visitante regressou no segundo tempo, com o terceiro golo a surgiu logo no reatar da partida, numa grande jogada de Nuno Félix. No minuto seguinte, até esteve perto de assinalar o quarto, mas chamado a marcar uma grande penalidade desperdiçou e atirou por cima.
Sem nunca baixar os braços - e numa etapa disputada a um ritmo bem mais interessante - o HC Braga reduziu a desvantagem com um grande golo de Centeno. Pouco depois, Álvaro teve na mão uma soberana opotunidade, contudo o potente remate saiu à figura do guarda-redes e uma bomba de Nino por pouco não surpreendeu Tiago Sousa.
Emotivo até ao final, Tiago Santos viu ainda o ferro negar-lhe o golo e Tó Neves selou o resultado com um grande remate.
Com o sonho da luta pelo título esfumado, o HC Braga vai agora disputar o quinto lugar.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Golo de ouro decidiu

Foi o Benfica que teve mais dificuldades para se apurar para as meias-finais do play-off. A equipa lisboeta só conseguiu vencer o Candelária após quatro minutos de prolongamento, com o golo de ouro de Ricardo Pereira.

Também apurados estão o FC Porto e a Oliveirense. Os dragões - que vão agora jogar com o Benfica - foram ao Porto Santo vencer sem quaisquer dificuldades. Recorde-se que em Fânzeres já tinham vencido por 5-2. A Oliveirense, com o 4-1 de ontem e o 3-1 do primeiro jogo afastou o Braga, garantindo também um lugar na meia-final.

Resta agora saber a quem vai ocupar a última vaga. O Juventude de Viana venceu em casa no primeiro jogo mas foi ontem perder a Oeiras (5-9), pelo que, quarta-feira, há mais um jogo para desempatar a eliminatória.

Barcelos perde em Cambra

O Barcelos, um dos históricos do hóquei em patins nacional, perdeu ontem com o Cambra, por 4-3, em jogo da segunda jornada da segunda fase do campeonato relativa à manutenção.

Nos outros encontros do dia, Carvalhos e Gulpilhares empataram a duas bolas enquanto o Valongo foi à Maia vencer a Nortecoope por 4-3.


O JOGO

JotaCC

Crosse Curto
Rui Silva e Sara Moreira sagraram-se campeões nacionais

Os atletas Rui Silva (Sporting) e Sara Moreira (Maratona) sagraram-se hoje, na Figueira da Foz, campeões nacionais de corta-mato curto, enquanto o Sporting triunfou por equipas em masculinos e o Sporting de Braga em femininos.

Na sua primeira prova depois da medalha de ouro conquistada há duas semanas, no Europeu de Turim, Rui Silva venceu pela quinta vez o Nacional de crosse curto (quatro quilómetros), depois dos obtidos triunfos entre 2000 e 2003.

Na Figueira da Foz, o campeão europeu dos 1.500 metros em pista coberta, derrotou ao "sprint" o colega da equipa Mário Teixeira, que ganhou na época passada, com Sérgio Silva, especialista de duatlo e triatlo, a completar o pódio.

Na corrida feminina, Sara Moreira, medalha de prata nos 3.000 nos Europeus de Turim, e Dulce Félix isolaram-se desde a primeira das quatro voltas do percurso, mas, à entrada para os últimos 1.000 metros, a atleta do Maratona destacou-se.

Sara Moreira acabou por se impor com seis segundos de vantagem sobre a bracarense, enquanto Fernanda Ribeiro completou o pódio.

Colectivamente, triunfaram a equipa masculina do Sporting e a feminina do Sporting de Braga, esta última pelo quarto ano consecutivo.

Classificações:

MASCULINOS
1. Rui Silva (Sporting) 11.40 minutos
2. Mário Teixeira (Sporting) 11.41
3. Sérgio Silva (Maia AC) 11.43
4. Túlio António (Sporting) 11.45
5. Bruno Jesus (Joane) 11.46
6. Pedro Ribeiro (Maia AC) 11.47

Equipas:

1. Sporting 19 pontos
2. Joane 38
3. Cyclones 64

FEMININOS
1. Sara Moreira (Maratona) 13.13
2. Dulce Félix (SC Braga) 13.19
3. Fernanda Ribeiro (individual) 13.25
4. Sandra Teixeira (Sporting) 13.33
5. Lilian Silva (FC Porto) 13.40
6. Filomena Costa (SC Braga) 13.48

Por equipas:
1. SC Braga 32
2. Adercus 60
3. FC Porto 61

LUSA

JotaCC

Sp. Braga campeão nacional de corta-mato curto

A equipa feminina de atletismo do Sporting de Braga renovou, ontem, o título de campeã nacional de corta-mato curto ao vencer a competição disputada na Figueira da Foz. Dulce Félix, em segundo lugar, foi a melhor arsenalista.

DM


JotaCC

Eduardo admite pressão, mas acredita no triunfo sobre a Suécia

O guarda-redes Eduardo, do Sporting de Braga, admitiu este domingo alguma pressão, mas mostrou-se confiante na vitória da selecção portuguesa frente à Suécia, em jogo de qualificação para o Mundial2010.

"A pressão existe sempre e nesta altura precisamos de pontos e temos de os conquistar", disse o guarda-redes, à chegada da concentração da selecção, em Óbidos.

Eduardo realça que a Suécia "é uma equipa forte e tem excelentes jogadores", mas contrapõe com o valor da selecção lusa: "Também temos os melhores do mundo e juntos podemos ganhar os próximos jogos".

"Este vai ser um jogo complicado, que esperamos levar de vencida. Temos uma semana para preparar bem o jogo e só a vitória está na nossa mente", frisou o guarda-redes, que foi o primeiro dos jogadores convocados por Carlos Queiroz a chegar à unidade hoteleira onde a selecção vai estar concentrada até quinta-feira.

A selecção portuguesa defronta a Suécia, sábado, no Estádio do Dragão, no Porto, e, três dias depois, a África do Sul, em Lausana, na Suíça, em jogo particular.

O JOGO

JotaCC

Eduardo diz que «só a vitória» interessa a Portugal

O guarda-redes Eduardo foi o primeiro jogador a chegar à concentração da Selecção Nacional, que vai defrontar a Suécia no próximo sábado. O atleta do Sp. Braga prevê dificuldades, mas acredita que a equipa das quinas vai alcançar o sucesso: «É um jogo complicado, que esperamos levar de vencida. Temos uma semana para preparar bem o jogo e só a vitória está na nossa mente. A Suécia é uma equipa forte. Tem excelentes jogadores, mas também temos dos melhores do mundo. Podemos ganhar estes jogos.»

Eduardo desvalorizou o facto de Portugal estar pressionado a vencer, sob pena de ver a qualificação para o Mundial 2010 comprometida: «Pressão existe sempre. Precisamos de pontos e temos de conquistá-los.»

Segundo informações da FPF, está previsto que Beto, Cristiano Ronaldo, Daniel Fernandes, Hugo Almeida, João Moutinho, Bosingwa, Nani, Ricardo Carvalho e Tiago se concentrem este domingo na unidade hoteleira da Praia D'el Rey. Os restantes jogadores chegarão até às 12 horas desta segunda-feira.

MAIS FUTEBOL