News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Art. DM - Um vício medonho?

Started by cardoso, 26 de February de 2009, 14:46

Previous topic - Next topic

cardoso

Confesso que hesitei bastante antes de colocar aqui o texto desta asemana. É um assunto que me parece não interessar à maioria dos utilizadores deste fórum. Ainda assim, aqui vai, para quem não tiver mais que fazer:

Todos nós, pessoas mais ou menos ligadas ao futebol, já tivemos de enfrentar certas opiniões, tais como: "não entendo como se pode achar piada a duas dúzias de homens a correr atrás de uma bola para a meter num buraco a que chamam baliza". Estas opiniões, provenientes da mais profunda sabedoria popular são geralmente provenientes daquelas pessoas que parecem "tirar um dia", de vez em quando, para nos moer o juízo. Mas, por mais disparatada que uma opinião nos apreça, devemos sempre pensar um pouco nela; na verdade, estas opiniões não são assim tão desprezíveis e até há registo de gente de grande mérito que exprimiu juízos idênticos.
Dois exemplos: o escritor brasileiro Millor Fernandes afirmou: "Futebol é o ópio do povo". E o grande homem que foi João Paulo II, por sua vez, declarou: "Hoje o futebol é uma indústria que contribui para a promoção de uma cultura de egoísmo e cobiça". Colocadas as coisas nestes termos, é evidente que estas questões devem merecer a minha preocupação. Fará sentido enchermos as nossas vidas de futebol, sendo certo que Millor Fernandes e João Paulo II têm a sua razão? Penso que, ainda assim, vale a pena. É verdade que, para muitos de nós, o futebol funciona como um verdadeiro ópio; afasta-nos dos problemas reais do mundo e, por outro lado, vicia-nos de tal forma que fazemos os possíveis e impossíveis por não perdermos aquele joguinho do fim de semana ou por nos afundarmos no sofá à frente do televisor em vez de conversar sadiamente com a família ou os amigos. Que o futebol contribui para o egoísmo e a cobiça também não deixa de ser verdade: as fortunas envolvidas tendem a justificar os maiores atropelos à moral e às leis.
Como posso eu, então, escapar a este hábito medonho que, afinal, traz consigo o vício, a dependência, o egoísmo, a violência, o ódio, o crime, a imoralidade, etc. etc.?
Como em tudo na vida, o melhor que temos a fazer perante problemas complicados é começar por simplificá-los. Poderei ser simplista e ingénuo, mas a verdade é esta: não é desse futebol que eu sou adepto. Para gostar de futebol não preciso de ser fanático. Para viver com intensidade as vitórias e derrotas do meu Braga não preciso de sofrer, porque a derrota faz parte do jogo e do outro lado há um vencedor que, tanto como eu, merece ser feliz. Para ver o meu Braga no estádio ou na televisão não preciso de rejeitar a família ou os amigos; há um tempo para eles que não pode ser posto em causa pelo futebol. Para ser verdadeiro Braguista não preciso de odiar os meus adversários; entre os adeptos do Vitória de Guimarães, do Benfica ou do Sporting há seres humanos tão importantes e valiosos como eu.
É neste espírito que eu gostava de ver o Braga-Guimarães da próxima segunda feira: um jogo apenas; um desafio de futebol onde deveremos honrar a tradição da rivalidade, onde com orgulho lhes chamaremos "espanhóis", mas também onde devemos responder com um sorriso quando nos chamarem "marroquinos". Tudo o mais não é futebol: a corrupção, os interesses, os insultos, as agressões, o ódio e o fanatismo. Tudo isto é humano, todos estes males fazem parte desta coisa estranha e por vezes absurda a que chamamos "humanidade", mas este lado negro prefiro encará-lo como uma forma de conhecer melhor o espírito humano. Como escreveu o grande escritor e filósofo Albert Camus, "tudo quanto sei com maior certeza sobre a moral e as obrigações dos homens devo-o ao futebol". Em torno de um jogo de futebol podemos encontrar tudo o que de melhor e de pior tem a espécie humana. O que não devemos é envolver-nos nessas emoções desmedidas nem nesses interesses. É aí que reside o encanto de ser um verdadeiro "desportista de sofá". Ou, de preferência, "de bancada".

FirebRaGa

Concordo, se bem que não consigo ver o lado humano dos metralhas...lol
EU ARDO PELO BRAGA;
EU VIBRO PELO MEU CLUBE;
EU MORRO PELO SCB;

SCB sempre ate m

joaobl03

Um texto que nos põem a pensar , mas por muito que queira não posso deixar de odiar esses espanholitos .
"Muitos querem derrubar-te mas tua gente não quer"

andre_carneiro

Excelente texto... mais um!

Acho que faz bem a alguns foristas ler este tipo de ideias... há uma grande diferença entre o fanatismo e o amor pelo clube!
Tirando a bola somos todos humanos...
[url="http://forum.bracarae-avgvste.com/index.php"]http://forum.bracarae-avgvste.com/index.php[/url]

lininho

Quote from: andre_carneiro on 26 de February de 2009, 16:38
Excelente texto... mais um!

Acho que faz bem a alguns foristas ler este tipo de ideias... há uma grande diferença entre o fanatismo e o amor pelo clube!
Tirando a bola somos todos humanos...

Como toda a gente, penso eu, tenho amigos "metralhas" e ui ui, nem queiram saber o quão agressivo consigo ser em defesa do Braguismo e as discussões que isso provoca.
No final, de todas as discussões sobre futebol que redundam em zero de ciência, continuamos todos amigos e nenhum, mas mesmo nenhum, sente a sua amizade minimamente beliscada com com certas e determinadas afirmações e juizos que se fazem no âmbito dessas discussões.
aliás, quem falar mais alto, a final, paga a cerveja que se lixa, com um F.
Amigos Amigos, clubes à parte.
Sem prescindir que, quando o seu metralha joga cá, nem coragem têm de me pedir para arranjar bilhete mais barato para o jogo, pois ja sabem da resposta
zé: futuro capitão. 8-)

1

Quote from: lininho on 26 de February de 2009, 16:50
Quote from: andre_carneiro on 26 de February de 2009, 16:38
Excelente texto... mais um!

Acho que faz bem a alguns foristas ler este tipo de ideias... há uma grande diferença entre o fanatismo e o amor pelo clube!
Tirando a bola somos todos humanos...

Como toda a gente, penso eu, tenho amigos "metralhas" e ui ui, nem queiram saber o quão agressivo consigo ser em defesa do Braguismo e as discussões que isso provoca.
No final, de todas as discussões sobre futebol que redundam em zero de ciência, continuamos todos amigos e nenhum, mas mesmo nenhum, sente a sua amizade minimamente beliscada com com certas e determinadas afirmações e juizos que se fazem no âmbito dessas discussões.
aliás, quem falar mais alto, a final, paga a cerveja que se lixa, com um F.
Amigos Amigos, clubes à parte.
Sem prescindir que, quando o seu metralha joga cá, nem coragem têm de me pedir para arranjar bilhete mais barato para o jogo, pois ja sabem da resposta

Sim eu é igual nas discussões com amigos sobre futebol. Basicamente no fim é "medir pilas" como se costuma dizer  ;D. A minha é maior que a tua, a minha é melhor bla bla bla.

Futebol dá para discutir com adeptos do mesmo clube e poucos mais, alguns adeptos conseguem discutir jogos normalmente tenho amigos meus que mesmo metralhas sabem discutir futebol mas não mudam de clube (por muito que eu tente  ;D ). Bilhetes pra jogos com os grandes também não arranjo a ninguém "camuflado"

rvx

Concordo com o texto. Mas também aproveito para acrescentar que, na minha opinião, o futebol deve ser tido em conta como um divertimento, não uma obrigação e muito menos o que dá sentido à vida. Não podemos deixar para segundo plano coisas de muita maior importância. Quanto aos adeptos de outros clubes, pensem que, se tivessem nascido noutra cidade, seriam, provavelmente, de outro clube. Não há nada que distinga um adepto do braga de um do guimarães, até porque não existe um adepto comum, mas sim uma grande variedade, à imagem da humanidade. Portanto, em qualquer massa associativa, existem pessoas pelas quais devemos ter grande consideração, e outras que não demonstram a mesma maturidade.