News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DIA 17/02

Started by Bruno3429, 17 de February de 2009, 01:13

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Rolão Preto: «O Braga está num excelente momento»
ADJUNTO DE BÖLÖNI NÃO ESPERA FACILIDADES NA UEFA 
 


Rolão Preto, adjunto doStandard de Liège, não espera facilidades para os dois jogos com o Sp. Braga. "É uma eliminatória difícil, muito difícil. O Sp. Braga está num excelente momento de forma, a jogar bem. Vi o jogo deles com o Sporting. É uma equipa com um coletivo forte, uma animação defensiva que revela que sofre poucos golos e um ataque muito dinâmico, que consegue colocar 4/5 jogadores na zona da frente", refere o braço-direito de Bölöni.

A recente derrota caseira da equipa de Jorge Jesus no campeonato não afeta a avaliação feita ao adversário de amanhã. "Não valorizamos muito essa derrota. Não foi com uma equipa qualquer.O Leixões está a ser uma boa surpresa. Aliás, o resultado mais justo talvez até fosse o empate", acrescenta o treinador português, que acredita na passagem à fase seguinte, mas não vê razão para oStandard ser favorito.

"Temos uma equipa jovem, com uma média de idades a rondar os 22 anos e com pouca experiência europeia. Não é 'bluff'. O Sp. Braga ganhou ao Sporting, podia ter vencido o Benfica, por pouco que não perdia com o AC Milan e ganhou ao Portsmouth. Acredito que vamos vencer a eliminatória mas não nos consideramos favoritos. Prevejo dois jogos equilibrados que podem vir a decidir-se em lances de bola parada", atira Rolão Preto.

O retorno a Portugal é encarado com um misto de saudade e responsabilidade. "Voltar a Portugal é sempre especial. Já lá vão seis anos. Um regresso especial no sentido de rever amigos e pessoas ligadas ao futebol, mas também com responsabilidade, pelas coisas muito importantes que ganhámos."

Record

Bruno3429

Troféus `O Minhoto` galardoaram ontem vários atletas que se distinguiram ao longo do ano de 2008 em diferentes modalidades...Eduardo, do Braga, José Costa do ABC e Manuel Cajuda, do Vitória de Guimarães

Eduardo, do Sporting de Braga, José Costa, do ABC e Manuel Cajuda, do Vitória de Guimarães, foram três dos galardoados ontem à noite na Gala dos Troféus do desporto `O Minhoto`.

O guarda-redes do Braga e da Selecção Nacional estava visivelmente satisfeito com esta vitória.

José Costa, jogador do ABC, diz que o prémio é muito gratificante...no entanto revela que se pudesse, aliava o troféu ao título nacional.

Por seu lado, o treinador do Vitória de Guimarães, Manuel Cajuda, afirma que este prémio é o coroar de toda uma carreira de sucesso.

Troféus `O Minhoto` galardoaram ontem vários atletas que se distinguiram ao longo do ano de 2008 em diferentes modalidades...destacamos também o prémio atribuído a Eunice Raimundo no desporto adaptado.

Antena Minho

Bruno3429

Eduardo e Cajuda entre os "Minhotos"

O guarda-redes do Sporting de Braga, Eduardo, e o treinador do Vitória de Guimarães, Manuel Cajuda, são alguns dos desportistas que, ontem, receberam o troféu "O Minhoto".

Diario Minho

Bruno3429

De regresso ao brilho europeu

De regresso ao palco europeu e ao brilho da Taça UEFA. O Sporting de Braga está de volta à conquista da Europa e de um lugar, pela terceira vez na história do clube, nos oitavos-de-final da prova.
Autênticos heróis - os Guerreiros do Minho são a única equipa portuguesa em competição na Taça UEFA - apresentam uma caminhada brilhante, que arrancou na Taça Intertoto com duplo triunfo, e seguiu com seis vitórias, duas derrotas, 16 golos marcados e apenas cinco sofridos. A batalha será agora travada com os belgas do Standard de Liège, num jogo que terá a particularidade de assinalar o regresso de Laszlo Bölöni a Portugal.

A equipa arsenalista tenta, assim, a terceira presença nos oitavos-de-final da UEFA, depois do lugar inédito alcançado na época 2006/07, na altura com Jorge Costa ao comando da equipa. Os minhotos mediram força com os ingleses do Tottenham e perderam os dois jogos, por 3-2. Já a primeira vez que o Sp. Braga chegou aos oitavos remonta à época 1997/98 - ainda a competição apresentava outro formato e era disputada em diferentes moldes - tendo sido e liminado pelo Schalke 04.

Agora é a vez de Jorge Jesus tentar marcar a história do clube. A boa prestação na fase de grupos deixa no ar bons indicadores e o factor casa também poderá ser determinante. A estatística está, igualmente, do lado minhoto: até à fase de grupos, apenas o Wolfsburgo venceu em Braga e, no histórico total de jogos da UEFA, o factor casa significou 12 vitó-rias e cinco derrotas.

Depois de ter sido terceiro na fase de grupos, nos 16 avos-de-final o Sporting de Braga tem agora pela frente Standard de Liège, o actual campeão belga e o primeiro classificado do campeonato. Factores que para o adjunto Rolão Preto não significam maior favoritismo: "as possibilidades estão muito divididas. O Sp. Braga é, realmente, uma equipa forte tem mostrado isso mesmo com os ditos grandes do futebol português há um equilíbrio e não é pelo facto de nós sermos os primeiros no campeonato belga que nos transmite maior favo-ritismo", referiu o técnico adjunto de Bölöni, em declarações à TSF.
O jogo está agendado para amanhã, às 20.45 horas.

Correio Minho

Bruno3429

Beto: «Aprecio o trabalho que Jorge Jesus faz»
GUARDA-REDES ADMITE SER TREINADO PELO TÉCNICO 

 
De má memória, mas fugaz e completamente esquecido. É assim que o guardião Beto quer encarar o episódio com o treinador do Sp. Braga, Jorge Jesus, e consequente desabafo de desagrado no final do jogo com os arsenalistas em resposta às declarações proferidas pelo técnico durante a semana que antecedeu o jogo.

O leixonense diz que "ficou tudo superado após uma conversa de homens" e até reconheceu qualidade no trabalho que o treinador dos minhotos tem vindo a desenvolver: "Já deu provas que é um excelente treinador e sou um apreciador do trabalho que Jorge Jesus faz. No futebol nunca sabemos como será o futuro, de qualquer modo nunca terei qualquer problema, caso isso venha a suceder, em trabalhar com ele."

Apesar de vinculado ao Leixões e de gorada a hipótese de sair em janeiro, Beto mantém a esperança de transferir-se para um clube com aspirações ao título no final da época.



Eficácia europeia é a chave do êxito
CAMPANHA CONTRASTA COM FALTA DE GOLOS NO CAMPEONATO 


O pesadelo chamado Leixões já ficou para trás e pela cidade de Braga já só se pensa em seguir em frente na Taça UEFA. A 1.ª mão dos dezasseis avos-de-final está marcada para amanhã e, frente ao Standard de Liège, Jorge Jesus quer golos. A pontaria afinada, aliada a uma defesa consistente, foi, até agora, a chave do sucesso na fantástica caminhada europeia.

O treinador sabe que levar um bom resultado para a Bélgica é fundamental nas aspirações da equipa e até já terá alertado os seus jogadores que algo terá de mudar em relação às últimas prestações no campeonato. O jogo frente aos matosinhenses foi o oitavo em que o Sp. Braga ficou em branco. São quase 50 por cento das jornadas sem conseguir marcar, o que significa meio caminho andado para o insucesso. Mesmo assim, os arsenalistas têm subido na tabela. Mas na Europa a margem de erro é bem menor...

Voltando um pouco atrás, e recordando as palavras de Luís Aguiar no final da derrota com o Leixões, "faltou rematar mais, principalmente de fora da área". A equipa esteve bem defensivamente, equilibrada como o treinador tanto gosta, foi forte nas transições, dominou territorialmente e apenas pecou por falta de atrevimento em frente à baliza. Quando tentou a sorte, falhou a pontaria.

Algo que, curiosamente, teve e muito nas competições europeias até agora: apenas por uma vez não marcou (e em Milão), contabilizando 21 golos em 10 jogos. Um cenário para repetir dentro de poucas horas, para que a formação minhota não diga já adeus à UEFA, como aconteceu, prematuramente, na Taça de Portugal e Taça da Liga: derrotas por 1-0 frente a Nacional e Rio Ave, respetivamente.

Jorge Jesus tem sido visto como o grande obreiro do super-Sp. Braga europeu, mas, muitas vezes, a salvação da equipa passa pelo faro de golo de alguns jogadores. Meyong é quem mais alegrias tem dado aos adeptos (8 tentos na Liga e 5 na UEFA e 1 na Taça de Portugal). Segue-se Luís Aguiar: já marcou por seis vezes, cinco delas em confrontos europeus.


Record

Bruno3429

Cobrar a factura
ANDRÉ MORAIS

A estatística não é absoluta e, portanto, não garante a vitória amanhã. Mas o Braga costuma dar-se bem nos jogos europeus pós-derrotas internas. Jorge Jesus nunca falou em cobrança de facturas, mas o discurso interno aponta no sentido de fazer o Standard de Liège pagar pelo deslize contra o Leixões.

O Artmedia foi o primeiro a sentir a raiva que a derrota provoca nos Guerreiros do Minho. Seguiram-se o Portsmouth e o Milan. Só o Wolfsburgo contraria a tendência, qual excepção a confirmar a regra.

Os eslovacos, que um dia venceram no Dragão, foram os únicos que experimentaram a fúria a dobrar. Depois de o Braga ter perdido contra o Sporting, pela primeira vez esta época no AXA, garantiu a vitória mais expressiva da caminhada europeia: 4-0. Duas semanas depois, a história foi parecida. Os arsenalistas empataram em casa com a Naval e vingaram-se em Bratislava: 2-0 ao Artmedia na segunda mão da primeira eliminatória da Taça UEFA.

A quem disse que o Artmedia era acessível, os arsenalistas fizeram questão de mostrar que não tinham esgotado a pólvora. Depois das várias oportunidades desperdiçadas no empate em Guimarães, vitória contra o Portsmouth e novamente por números expressivos: 3-0. Em San Siro, Ronaldinho impediu um justo triunfo, mas o jogo não pode ser dissociado desta lógica, uma vez que os bracarenses fizeram dos melhores jogos da temporada. E novamente após um mau resultado interno: empate em casa da Académica.

Só contra o Wolfsburgo a regra não se cumpriu. O Braga perdeu com os alemães depois de dias antes ter empatado nos Barreiros contra o Marítimo.


Jesus com dificuldades face a Mossoró

Como enquadrar Mossoró é uma pergunta que Jorge Jesus faz frequentemente. O brasileiro é, em teoria, suplente de Luis Aguiar, mas tem jogado (e bem) recentemente. Nos dois últimos jogos, Mossoró regressou ao banco de suplentes, mas agitou a equipa quando saltou para o campo. As exibições pedem titularidade, mas a equipa não tem buracos onde o encaixar. Hoje, Jorge Jesus faz as últimas experiências antes do jogo. À hora do final do treino, o Standard está a chegar ao Porto. Mais tarde, às 19 horas, os belgas fazem a adaptação à iluminação do Estádio AXA. Boloni fala alguns minutos antes.


Carlos Freitas reencontra Laszlo Boloni

A chegada do Standard a Braga marcará o reencontro do treinador dos belgas e do manager dos minhotos. Laszlo Boloni e Carlos Freitas são grandes amigos e formaram uma dupla que fez furor no Sporting 2001/02. Foram os últimos campeões de Alvalade, e o carinho mútuo não deixou de existir com o despedimento do romeno na época seguinte.

O momento de confraternização de hoje assume contornos diferentes amanhã. É que será a primeira vez que os dois se defrontam. O adjunto do Standard, Rolão Preto, também sentirá as mesmas emoções.


Eduardo vence Flávio Meireles

O Braga ganhou ontem ao Guimarães na entrega dos galardões "O Minhoto", que distinguem todos os anos as personalidades que mais se destacaram nas mais diversas áreas. Eduardo superiorizou-se a Flávio Meireles e a o colega Paulo Jorge no troféu para melhor futebolista profissional. Um reconhecimento pelo excelente 2008 do guarda-redes.


O Jogo

JotaCC

Taça UEFA - Braga tenta oitavos-de-final no regresso de Boloni a Portugal      

O Sporting de Braga, a única equipa portuguesa na Taça UEFA de futebol, começa quarta-feira, em Braga, a discutir com os belgas do Standard de Liége o acesso aos oitavos-de-final, num jogo que assinala o regresso de Boloni a Portugal. Depois da surpreendente eliminação do Benfica na fase de grupos (último classificado do Grupo B com um único ponto), os bracarenses são os únicos na segunda prova da UEFA, enquanto FC Porto e Sporting estão na Liga dos Campeões.

Nos 16 avos-de-final da Taça UEFA, que na próxima época terá a designação de Liga Europa, o Sporting de Braga começa por jogar em casa, depois de ter sido terceiro na fase de grupos, estando a segunda mão marcada para 26 de Fevereiro em Liège.

O jogo representa também o regresso do romeno Laszlo Boloni a Portugal, técnico que conduziu o Sporting em 2001/02 a uma dobradinha - título nacional e Taça de Portugal -, na sua primeira época ao serviço dos "leões".

No dia em que entra em acção o Sporting de Braga disputam-se mais dez jogos, com destaque para a recepção dos russos do Zenit, equipa onde alinha o internacional português Danny e actual detentora da Taça, ao Estugarda

Outros jogos em foco, quase com "cartaz de Liga dos Campeões", são os embates entre os ucranianos do Dínamo de Kiev e os espanhóis do Valência, de Miguel e Manuel Fernandes, ou entre os alemães do Werder Bremen e os italianos do AC Milan.

A equipa germânica, que conta com o avançado Hugo Almeida, não tem realizado uma grande campanha na Bundesliga - onde é 10ª classificada - e enfrenta duro teste frente aos milaneses, de Beckham, Ronaldinho, Pirlo, Pato e Kaká.

Os objectivos europeus do AC Milan focaram-se desde cedo na Taça UEFA, depois de a equipa ter falhado na última época na Série A o apuramento para a Liga dos Campeões.

Na quinta-feira a Taça UEFA prossegue com mais cinco jogos, e entre eles a recepção da Fiorentina ao Ajax, num embate com nomes sonantes do futebol europeu, mas que já viveram melhores períodos.

Ricardo Costa (no Wolfsburgo frente ao Paris Saint-Germain) e Zé Castro (na visita do Deportivo ao Aalborg), são jogadores portugueses que também estarão em "cena" neste regresso das provas europeias.

MAIS ACTUAL

JotaCC

Sp. Braga: Vandinho OK, Paulo Jorge no ginásio

O Sporting de Braga ultimou esta manhã, no Estádio AXA, os preparativos para a recepção ao Standard Liège da primeira «mão» dos 16-avos-de-final da Taça UEFA. Jorge Jesus não contou com Paulo Jorge, que se quedou pelo ginásio, mas viu Vandinho trabalhar sem limitações.

O brasileiro apresenta-se assim como uma forte possibilidade no meio-campo definido pelo técnico bracarense para o jogo com os belgas de Laszlo Boloni e Rolão Preto. Rodriguez e Paulo César também trabalharam integrados, apesar de o central peruano se ter apresentado condicionado.

Após o treino, Jorge Jesus fará, em conferência de imprensa, a antevisão do jogo e divulgará em seguida a lista de convocados.



St. Liège com três baixas para Braga

Benko, Toama e Mohamed Sarr, todos devido a lesão, são baixas na equipa do St. Liège que esta manhã chega a Pedras Rubras, tendo em vista o jogo com o Sp. Braga, de quarta-feira, relativo à primeira mão dos 16 avos-de-final da Taça UEFA.

De resto, Laszlo Boloni conta com 20 jogadores para o confronto com os «arsenalistas», que tem pontapé de saída aprazado para as 20.45 horas, na Pedreira. São eles: Espinoza, Bolat, Marcos, Onyewu, Alex, Mikulic, Ingrao, Mulemo, Dalmat, Goreux, Nicaise, Mangala, Carcela, Defour, Witsel, Defour, Yagan, De Camargo, Jovanovic, Benteke e Mbokani.

A equipa belga cumpre esta tarde, pelas 18.30 horas, o treino de adaptação ao relvado e luz artificial do palco do jogo.


A BOLA

JotaCC

Liga: o momento da jornada 18

Minuto 79, em Braga


A preparação para o jogo tinha sido bem quentinha. Em causa estava um lugar na Europa, mas não só. O técnico do Sp. Braga, Jorge Jesus, fizera recair sobre si a fúria de jogadores, técnicos e adeptos do Leixões, com declarações interpretadas como deselegantes para a equipa-sensação da Liga. O desfecho do jogo era, em muitos aspectos, uma questão de honra. Tanto mais que o Sp. Braga estava com a moral em alta, depois de fechar um polémico ciclo de grandes com um triunfo personalizado em Alvalade.

Os minhotos dominavam, tinham mais bola e mais iniciativa. O Leixões, bem organizado, resistia e procurava responder em contra-ataque, mas andava longe do golo. Foi então que o hatiano Sony, na direita, fez um cruzamento aparentemente inofensivo. Zé Manel, o único leixonense nas imediações da área, estava longe do caminho da bola, Frechaut e João Pereira tinham a situação controlada. O que raio terá passado pela cabeça do capitão do Sp. Braga para tentar aquele corte suicida, com a cabeça a meio metro do chão? É algo a quem nem ele saberá responder. Muito menos Jorge Jesus, que continuando a mascar a inseparável pastilha, olhou para o céu e encolheu os ombros, abdicando de encontrar uma explicação lógica para um dos golos mais insólitos da temporada.

Um golo que manteve o Leixões no pódio e esvaziou o balão do Sp. Braga, em vésperas de um importante jogo europeu. E, last but not the least permitiu a José Mota, com o exagero próprio das vitórias intensas, falar em «banho táctico» no acerto de contas final.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Sp.Braga e Standard de Liège "atacam" Taça UEFA

Jogo esta quarta-feira no Minho às 18h15

Esta é uma semana de Taça UEFA. O Sporting de Braga defronta amanhã à noite o Standard de Liège, para a 1.ª mão dos 16 avos de final.
Jorge Jesus fala ao final da manhã, depois do treino.
Laszlo Boloni, treinador romeno da formação belga, aborda a partida às 18h15, no estádio AXA. A equipa belga chega esta manhã a Portugal.

RR

Bruno3429

Edimar entra e sai Filipe Oliveira nos convocados para a UEFA

A troca de Filipe Oliveira por Edimar é a única alteração nos convocados do Sporting de Braga para a recepção ao Standard de Liège, da primeira mão dos 16 avos-de-final da Taça UEFA, quarta-feira às 20:45.

O treinador Jorge Jesus preferiu desta feita chamar o brasileiro Edimar, defesa esquerdo, em vez do lateral direito português, mas em relação ao jogo com o Leixões, da Liga, repetem-se os restantes 17 jogadores.

O Standard de Liège, campeão belga em título e actual líder do campeonato, ficou no primeiro lugar do Grupo C enquanto o Braga foi terceiro no Grupo E.

O jogo tem início às 20:45 de quarta-feira, no Estádio Municipal de Braga, naquele que será o primeiro jogo oficial da equipa minhota com uma equipa belga.

Lista dos 18 convocados:

- Guarda-redes: Eduardo e Mário Felgueiras.

- Defesas: João Pereira, Frechaut, André Leone, Evaldo, Edimar.

- Médios: Vandinho, César Peixoto, Luís Aguiar, Stélvio, Mossoró, Jorginho.

- Avançados: Renteria, Meyong, Alan, Matheus, Orlando Sá.


O Jogo

Bruno3429

Jorge Jesus: «Estamos confiantes que vamos fazer um bom jogo»
TÉCNICO CONFIANTE PARA 16-AVOS-DE-FINAL DA TAÇA UEFA 


Jorge Jesus considerou que o Standard de Liège é, a seguir ao AC Milan, "a equipa mais forte" que o clube defrontou na Taça UEFA em futebol esta temporada.

O treinador admitiu não ter estudado em profundidade a equipa belga, campeã em título e actual líder do campeonato, porque, ao contrário do Lazlo Boloni, treinador do Standard de Liège e antigo técnico do Sporting, não viu nenhuma vez a equipa adversária ao vivo.

"Não vou a esses pormenores, há outros que para mim são mais importantes. O Lazlo Boloni tem mais conhecimento do Braga do que o inverso, mas valorizo outros fatores", como o "valor da equipa do Braga e aquilo que ela pode fazer", disse.

"O Quique Flores também já disse que o Braga joga o melhor futebol em Portugal e estamos confiantes que vamos fazer um grande jogo", rematou.

Sobre o adversário disse saber "como é que se movimenta", que é uma "excelente equipa", "bem orientada tecnicamente" e composta por "bons jogadores". "Tem o melhor marcador do campeonato belga, o melhor jogador, o Defour, o Jovanovic tem muita classe e é evoluído tecnicamente, mas estamos preparados par definir a eliminatória em dois jogos e para a disputar taco a taco com o Standard", disse.

Jorge Jesus lembrou também a importância de "não sofrer golos em casa nestas eliminatórias" e considerou que, se passar esta fase, "tudo é possível".


Jorge Jesus troca Filipe Oliveira por Edimar
LISTA DE CONVOCADOS CONHECIDA 


Há apenas uma alteração na lista de convocados de Jorge Jesus tendo em vista o jogo com o Standard Liège: a troca de Filipe Oliveira por Edimar.

O jogo com o campeão belga está marcado para amanhã às 20:45 no Estádio Axa, naquele que será o primeiro jogo oficial da equipa minhota com uma formação belga.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Eduardo e Mário Felgueiras.

Defesas: João Pereira, Frechaut, André Leone, Evaldo, Edimar.

Médios: Vandinho, César Peixoto, Luís Aguiar, Stélvio, Mossoró, Jorginho.

Avançados: Renteria, Meyong, Alan, Matheus, Orlando Sá.


Record

JotaCC

Sp. Braga: Entra Edimar, sai Filipe Oliveira

A troca de Filipe Oliveira por Edimar é a única alteração nos convocados do Sp. Braga para o jogo com o St. Liège, relativo à primeira mão dos 16 avos-de-final da Taça UEFA, por comparação com a recepção ao Leixões, no passado sábado.

De resto, Jorge Jesus chamou os mesmos 17 jogadores para o compromisso europeu com a equipa belga.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Eduardo e Mário Felgueiras;

Defesas: João Pereira, Frechaut, André Leone, Evaldo, Edimar;

Médios: Vandinho, César Peixoto, Luís Aguiar, Stélvio, Mossoró, Jorginho;

Avançados: Renteria, Meyong, Alan, Matheus, Orlando Sá.


Sp. Braga: Paulo Jorge volta a parar

O azar voltou a bater à porta de Paulo Jorge. Depois de ter debelado uma fractura no quinto metatarso do pé esquerdo, que o impediu de competir esta época, o central do Sp. Braga está agora a contas com uma rotura muscular na região posterior da coxa esquerda, lesão que implicará pelo menos três semanas de inactividade.

O jogador, que se perfilava como provável aposta de Jorge Jesus para o eixo da defesa no jogo com o St. Liège, face à indisponibilidade de Moisés e Rodriguez, fica assim fora dos planos do técnico dos «arsenalistas» para o compromisso europeu.


A BOLA

JotaCC

Jesus confiante em "grande jogo" com Standard Liège na Taça UEFA

O treinador do Sporting de Braga, Jorge Jesus, considerou hoje que o Standard de Liège é, a seguir ao AC Milan, "a equipa mais forte" que o clube defrontou na Taça UEFA esta temporada.

"Dentro das equipas que apanhámos neste percurso, penso que, tirando o Milan, é a equipa mais forte que vamos defrontar", disse hoje o técnico na conferência de imprensa de antevisão do jogo da primeira mão dos 16 avos-de-final, agendado apra quarta-feira, em Braga.

Jorge Jesus admitiu não ter estudado em profundidade a equipa belga, campeã em título e actual líder do campeonato, porque, ao contrário do Lazlo Boloni, treinador do Standard de Liège e antigo técnico do Sporting, não viu nenhuma vez a equipa adversária ao vivo.

"Não vou a esses pormenores, há outros que para mim são mais importantes. O Lazlo Boloni tem mais conhecimento do Braga do que o inverso, mas valorizo outros factores", como o "valor da equipa do Braga e aquilo que ela pode fazer", disse.

A esse propósito, fez eco das declarações do treinador do Benfica: "o Quique Flores também já disse que o Braga joga o melhor futebol em Portugal e estamos confiantes que vamos fazer um grande jogo", rematou.

Ainda assim, sobre o Standard de Liège, disse saber "como é que se movimenta", que é uma "excelente equipa", "bem orientada tecnicamente" e composta por "bons jogadores".

"Tem o melhor marcador do campeonato belga, o melhor jogador, o Defour, o Jovanovic tem muita classe e é evoluído tecnicamente, mas estamos preparados par definir a eliminatória em dois jogos e para a disputar taco a taco com o Standard", disse.

Jorge Jesus lembrou também a importância de "não sofrer golos em casa nestas eliminatórias" e considerou que, se passar esta fase, "tudo é possível".

"Se passarmos, estaremos numa fase em que tudo é possível, muito mais perto dos quartos e meias finais, e aí defrontaremos os melhores, mas o Liège defrontou o Liverpool na 'Champions' e foi eliminado no prolongamento por 1-0" pelo que é também "uma equipa forte", disse.

Segundo Jesus, os jogadores do Braga "sentiram a derrota com o Leixões" e ficaram "revoltados por perder um jogo com uma equipa que não fez nada para ganhar, mas isso já passou, e este jogo é para uma prova diferente", notou.

O defesa direito João Pereira, também presente na conferência de imprensa, disse existirem "50 por cento de hipóteses para cada lado", mas prometeu que a equipa bracarense vai "entrar para ganhar".

"Estamos num bom momento, apesar da derrota, injusta, com o Leixões", afirmou.

O jogador admitiu alguma falta de conhecimento sobre a equipa belga.

"Sei a táctica com que jogam, sei que é boa equipa, mas sinceramente não sei mais que isso. Não sabemos tudo ainda, mas vamos ter a tarde para preparar o jogo, o treinador vai mostrar o vídeo para estarmos preparados para amanhã", disse.

Sobre um possível embate com um dos jogadores mais perigosos do Standard de Liège, o sérvio Jovanovic, João Pereira disse não conhecer o jogador, mas sublinhou que gosta "grandes desafios" e que espera sair vencedor do duelo.

A equipa belga, orientada pelo romeno Laszlo Boloni, antigo treinador do Sporting, onde foi campeão em 2002, lidera neste momento o campeonato daquele país com mais dois pontos do que o Anderlecht, mas também mais um jogo.

O Standard ficou no primeiro lugar do Grupo C depois de ter sido afastado pelo Liverpool na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, enquanto o Braga chega a esta fase depois de ter sido terceiro no Grupo E.

A equipa minhota qualificou-se para a Taça UEFA via Taça Intertoto, já que se quedou pelo sétimo lugar na liga portuguesa na época passada.


Paulo Jorge volta a lesionar-se

O futebolista do Sporting de Braga Paulo Jorge, que tinha recuperado da lesão que o afastou dos relvados desde Agosto do ano passado, voltou a lesionar-se, agora na coxa esquerda, informou hoje o clube minhoto.

Segundo o boletim clínico colocado hoje no sítio oficial do Sporting de Braga, o defesa central contraiu, no treino de segunda-feira, uma rotura muscular na região posterior da coxa esquerda.

O período de inactividade não foi avançado, mas o jogador deverá ficar de fora das contas do técnico Jorge Jesus, no mínimo, durante as próximas duas a três semanas, falhando o duplo duelo europeu com o Standard de Liège, cuja primeira mão tem lugar quarta-feira, em Braga.

Paulo Jorge, 28 anos, capitão da equipa bracarense, fracturou o quinto metatarso do pé esquerdo no início da época, não tendo ainda alinhado em qualquer jogo.

O jogador perfilava-se agora como uma opção para o eixo da defesa, fruto das lesões dos centrais Moisés e Rodriguez, também eles a recuperarem de intervenções cirúrgicas.

Além destes, o outro lesionado do plantel "arsenalista" é o médio Bruno Tiago, que recupera ainda de uma fractura dos ossos da perna esquerda, contraída na preparação da época 2007/08.




O JOGO


JotaCC

Sp. Braga: Edimar rende Filipe Oliveira na lista para o Standard

A entrada de Edimar para o lugar de Filipe Oliveira é a única alteração na lista de convocados do Sporting de Braga, com vista ao jogo com o Standard de Liège, da primeira-mão dos 16-avos de final da Taça UEFA.

No resto, o técnico Jorge Jesus apostou nos mesmos 17 jogadores que tinham sido chamados para o jogo com o Leixões (derrota por 1-0).

Lista dos 18 convocados:

Guarda-redes: Eduardo e Mário Felgueiras;
Defesas: João Pereira, Frechaut, André Leone, Evaldo, Edimar;
Médios: Vandinho, César Peixoto, Luís Aguiar, Stélvio, Mossoró, Jorginho;
Avançados: Renteria, Meyong, Alan, Matheus, Orlando Sá


Jesus e o Standard: «Depois do Milan, é o rival mais forte»


Jorge Jesus está ciente de que o Sp. Braga não vai ter tarefa fácil na recepção ao Standard de Liège, em jogo da primeira-mão dos dezasseis-avos da Taça UEFA. O técnico dos «arsenalistas» diz mesmo que a formação belga é o adversário mais difícil que a sua equipa defrontou na competição europeia, a seguir ao Milan.

«Dentro das equipas que apanhámos neste percurso, penso que, tirando o Milan, é a equipa mais forte que vamos defrontar», disse o técnico, em conferência de imprensa, citado pela agência Lusa.

Jesus lembra que Boloni, antigo treinador do Sporting e actual técnico do Standard, «tem mais conhecimento do Sp. Braga do que o inverso». «Tem o melhor marcador do campeonato belga, o melhor jogador, o Defour, o Jovanovic tem muita classe e é evoluído tecnicamente, mas estamos preparados par definir a eliminatória em dois jogos e para a disputar taco a taco com o Standard», referiu ainda o técnico, ao fazer a análise do adversário.

João Pereira também marcou presença na conferência de imprensa, e repartiu o favoritismo. «Estamos num bom momento, apesar da derrota, injusta, com o Leixões», disse o lateral, assumindo que não conhece ainda ao pormenor a equipa do Standard: «Sei a táctica com que jogam, sei que é boa equipa, mas sinceramente não sei mais que isso. Não sabemos tudo ainda, mas vamos ter a tarde para preparar o jogo, o treinador vai mostrar o vídeo para estarmos preparados.»

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Jorge Jesus respeita muito o Standard Liège

Jorge Jesus considera que a sua equipa está numa boa fase

O treinador bracarense considera a equipa belga uma das mais fortes que defrontou esta época na taça UEFA, tirando o AC Milan.
"Dentro das equipas que apanhámos neste percurso, penso que, tirando o Milan, é a equipa mais forte que vamos defrontar", disse hoje o técnico na conferência de imprensa de antevisão do jogo da primeira mão dos 16 avos-de-final, agendado apra quarta-feira, em Braga.

Jorge Jesus admitiu não ter estudado em profundidade a equipa belga, campeã em título e actual líder do campeonato, porque, ao contrário do Lazlo Boloni, treinador do Standard de Lige e antigo técnico do Sporting, não viu nenhuma vez a equipa adversária ao vivo.

"Não vou a esses pormenores, há outros que para mim são mais importantes. O Lazlo Boloni tem mais conhecimento do Braga do que o inverso, mas valorizo outros factores", como o "valor da equipa do Braga e aquilo que ela pode fazer", disse.

A esse propósito, fez eco das declarações do treinador do Benfica: "o Quique Flores também já disse que o Braga joga o melhor futebol em Portugal e estamos confiantes que vamos fazer um grande jogo", rematou.

Ainda assim, sobre o Standard de Liège, disse saber "como é que se movimenta", que é uma "excelente equipa", "bem orientada tecnicamente" e composta por "bons jogadores".

"Tem o melhor marcador do campeonato belga, o melhor jogador, o Defour, o Jovanovic tem muita classe e é evoluído tecnicamente, mas estamos preparados par definir a eliminatória em dois jogos e para a disputar taco a taco com o Standard", disse.

Jorge Jesus lembrou também a importância de "não sofrer golos em casa nestas eliminatórias" e considerou que, se passar esta fase, "tudo é possível".

"Se passarmos, estaremos numa fase em que tudo é possível, muito mais perto dos quartos e meias finais, e aí defrontaremos os melhores, mas o Liège defrontou o Liverpool na 'Champions' e foi eliminado no prolongamento por 1-0" pelo que é também "uma equipa forte", disse.

Segundo Jesus, os jogadores do Braga "sentiram a derrota com o Leixões" e ficaram "revoltados por perder um jogo com uma equipa que não fez nada para ganhar, mas isso já passou, e este jogo é para uma prova diferente", notou.

O defesa direito João Pereira, também presente na conferência de imprensa, disse existirem "50 por cento de hipóteses para cada lado", mas prometeu que a equipa bracarense vai "entrar para ganhar".

"Estamos num bom momento, apesar da derrota, injusta, com o Leixões", afirmou.

O jogador admitiu alguma falta de conhecimento sobre a equipa belga. "Sei a táctica com que jogam, sei que é boa equipa, mas sinceramente não sei mais que isso. Não sabemos tudo ainda, mas vamos ter a tarde para preparar o jogo, o treinador vai mostrar o vídeo para estarmos preparados para amanhã", disse.

Sobre um possível embate com um dos jogadores mais perigosos do Standard de Liège, o sérvio Jovanovic, João Pereira disse não conhecer o jogador, mas sublinhou que gosta "grandes desafios" e que espera sair vencedor do duelo.

A equipa belga, orientada pelo romeno Laszlo Boloni, antigo treinador do Sporting, onde foi campeão em 2002, lidera neste momento o campeonato daquele país com mais dois pontos do que o Anderlecht, mas também mais um jogo.

O Standard ficou no primeiro lugar do Grupo C depois de ter sido afastado pelo Liverpool na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, enquanto o Braga chega a esta fase depois de ter sido terceiro no Grupo E.

RTP

JotaCC

VIAGEM A LIÈGE

Standard Liège X SC Braga

26 de Fevereiro 2009


O SC Braga joga a segunda mão dos 1/16 avos de final da Taça Uefa no dia 26 de Fevereiro, em Liège.

Desde 490 euros (quarto duplo) pode acompanhar a equipa do SC Braga em mais uma batalha europeia.

A saída está prevista para a manhã do dia 25 de Fevereiro, com o regresso previsto após o jogo.

Preços:

Quarto duplo – 490€

Quarto individual – 550€

O preço inclui:

·         Voo especial com a equipa

·         Bilhete de jogo (entregue pelo SC Braga)

·         Estada de uma noite no Hotel Husa de la Couronne, em regime de alojamento e pequeno-almoço

Junta-te à Legião de Gverreiros à conquista da Europa.

Contacto para mais informações ou marcação:

Sporting Clube de Braga – Depto. Comercial

Teresa Sousa

Telefone: 253206860

e-mail – comercial@scbraga.pt


18 CONVOCADOS PARA RECEPÇÃO AO STANDARD LIÈGE

O treinador do SC Braga, Jorge Jesus, convocou 18 jogadores para a recepção ao Standard Liège (quarta-feira, às 20h45), em partida a contar para a primeira mão dos 1/16 avos de final da Taça UEFA.

A lista de Gverreiros do Minho convocados é a seguinte: Eduardo, Mário Felgueiras, João Pereira, André Leone, Frechaut, Evaldo, Edimar, Stélvio, Vandinho, Luís Aguiar, César Peixoto, Mossoró, Alan, Jorginho, Matheus, Orlando Sá, Renteria e Meyong.


BOLETIM CLÍNICO


Moisés

Sequelas de cirurgia a síndrome pubálgico. O atleta inicia processo de reabilitação.

Paulo Jorge

O atleta contraiu, no treino de ontem, rotura muscular na região posterior da coxa esquerda. Efectua tratamento.

Rodriguez

Cirurgia para tratamento de luxação recidivante do ombro esquerdo. O atleta efectua tratamento e trabalho condicionado em ginásio e relvado.

Bruno Tiago

Reabilitação da fractura dos ossos da perna esquerda. Efectua tratamento e trabalho em ginásio e relvado.

Braga, 17 de Fevereiro de 2009

O Director Clínico do SC Braga

Dr. João Pedro Araújo



GALA "O MINHOTO"

Decorreu em Ponte da Barca, no dia 16 de Fevereiro a XII Edição da Gala "O Minhoto", a qual contou com a presença de 2 atletas da secção de desporto adaptado do Sporting Clube de Braga. Mário Peixoto e Eunice Raimundo foram homenageados pela sua participação nos Jogos Paralímpicos de Pequim. Mas, a grande aclamação da noite foi reservada à atleta Eunice Raimundo quando foi anunciada a sua vitória na categoria de Desporto Adaptado. Eunice Raimundo recebeu o galardão "O Minhoto" nesta categoria, juntando-se assim aos seus companheiros do clube (Mário Peixoto e José Macedo) vencedores em outras edições anteriores desta Gala.

Na categoria de futebol profissional, o guarda-redes Eduardo recebeu o prémio "O Minhoto", assim como Dulce Félix, do atletismo do SC Braga. Uma verdadeira noite de campeões do SC Braga.



1º TORNEIO GINÁSIO DANY FORMA'2009



Decorreu em Vila Nova de Famalicão (Outiz), durante várias jornadas, o 1º Torneio de Boccia BC3 realizado pelo Ginásio Dany Forma.

O torneio foi conquistado pelo atleta Luís Silva do Boavista FC, após final bastante disputada com o atleta Mário Peixoto (2º classificado) do Sporting Clube de Braga, com o resultado de 4-3.

Em 3º lugar ficou o atleta Abílio Moreira do CRPC Porto e em 4º lugar o atleta Maurício Silva do MAPADI (Póvoa de Varzim).



RESULTADOS – FUTEBOL JUVENIL (14 e 15 de Fevereiro)


Mais um fim-de-semana recheado de boas exibições e com resultados bastante satisfatórios nos escalões de futebol juvenil do SC Braga.

Os Juvenis A venceram num terreno tradicionalmente difícil, o mesmo conseguindo os Iniciados A que estão cada vez mais próximos do apuramento para a seguinte fase.

Os Iniciados B e C venceram os seus encontros com os primeiros a manterem-se na liderança da sua série. Nos Infantis destaque para as goleadas obtidas pelas equipas C e D (na foto) fora de portas, e, nas Escolas de Competição, mérito para o triunfo abastado da equipa B.

Confira todos os resultados:

·         Juniores:        Paragem de Campeonato;

·         Juvenis A:      Freamunde - 0 SCB  – 2;

·         Juvenis B:      SCB - 7 S. Veríssimo –0;

·         Iniciados A:    GD Chaves - 1 SCB – 2;

·         Iniciados B:     SCB - 2 Andorinhas – 0;

·         Iniciados C:    SCB - 4 Granja – 1;

·         Infantis A:       SCB - 3 Gil Vicente – 1;

·         Infantis B:       Folga;

·         Infantis C:       T. de Caldelas - 0 SCB – 15;

·         Infantis D:       Fintas - 2 SCB – 10;

·         Escolas A:       SCB - 5 Ceramistas – 1;

·         Escolas B:       SCB - 11 Ceramistas – 1;

·         Escolas C:       Pevidém - 4 SCB – 0.

S.C.BRAGA.PT


Bruno3429

Olegário Benquerença no "dérbi"

A 19.ª Jornada destaca-se pelo 2dérbi" entre Sporting e Benfica. Olegário Benquerença é o árbitro que irá apitar em Alvalade, Sábado, às 20:00. Por sua vez, Jorge Sousa está destacado para o Paços de Ferreira - FC Porto, já nesta 6.ª Feira, pelas 21:00.

Jogos

20-02-2009
P. Ferreira – FC Porto, 21h00 (RTP 1) (Árbitro: Jorge Sousa)

21-02-2009
Rio Ave – V. Setúbal, 18h00 (Árbitro: Nuno Mighuel Roque)
Sporting – Benfica, 20h00 (SportTV 1) (Árbitro: Olegário Benquerença)

22-02-2009
Académica – Marítimo, 16h00 (Árbitro: Paulo Baptista)
E. Amadora – Nacional, 16h00 (Árbitro: Cosme Machado)
Naval – Sp.. Braga, 18h00 (SportTV 1) (Árbitro: Hugo Miguel)
V. Guimarães – Trofense, 20h15 (SportTV 1) (Árbitro: Luís Reforço)

23-02-2009
Leixões – Belenenses, 19h45 (SportTV 1) (Árbitro: Paulo Costa)


O Jogo

Bruno3429

Boloni: «Sp. Braga tem velocidade e fantasia»
TÉCNICO DO STANDARD LIÉGE ELOGIA MINHOTOS 
 


O treinador do Standard Liége, o romeno Laszlo Boloni, revelou hoje enorme satisfação pelo regresso a Portugal para defrontar quarta-feira o Sporting de Braga e recordou o título na Liga de futebol conquistado ao serviço do Sporting em 2001/02.

Na antevisão ao jogo da primeira mão dos 16 avos-de-final da Taça UEFA, Lazlo Boloni enalteceu a qualidade do adversário de quarta-feira e caracterizou a equipa de Jorge Jesus como uma formação com 'enorme velocidade e muita fantasia'.

'Pode ser uma vantagem, para mim, conhecer bem os princípios do futebol português, porque é diferente jogar em Portugal ou França. O futebol latino é diferente do anglo-saxónico', afirmou.

Laszlo Boloni considerou que nem Sporting de Braga nem Standard Liége são 'grandes na Europa', embora tenha considerado que a formação portuguesa, 'pela sua qualidade e maturidade', para lá caminha.

'O Sporting de Braga sempre foi uma das melhores equipas em Portugal. Lembro-me do Tiago e do Quim, por exemplo, e da dificuldade que era jogar em Braga'.

Apesar dos elogios aos bracarenses, Laszlo Boloni tem esperança em conseguir apurar a formação belga para os 'oitavos', recorrendo para isso à 'juventude e ambição' dos seus jogadores.

'O Braga tem jogadores capazes de conseguir resolver individualmente, como Meyong, Alan, Renteria ou Luís Aguiar', finalizou Boloni.

A partida entre Sporting de Braga e Standard Liége tem início às 20:45, no estádio AXA, em Braga, com arbitragem do cipriota Costas Kapitanis.


César Peixoto suspenso por 1 jogo
GASPAR RECEBE IDÊNTICA PENALIZAÇÃO 

 
O médio César Peixoto foi hoje suspenso por 1 jogo pela Comissão Disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, debilitando ainda mais o Sporting de Braga.

De acordo com o comunicado divulgado na página oficial da Liga de clubes na Internet, César Peixoto foi punido com 1 encontro de suspensão, a cumprir na 19.ª jornada do campeonato, numa altura em que os minhotos se debatem com vários jogadores lesionados. Depos de Bruno Tiago, Moisés e Rodriguez, estes dois a recuperarem de intervenções cirúrgicas, hoje foi conhecida a lesão de Paulo Jorge, quando o jogador do Braga se preparava para regressar à competição.

...

Record

JotaCC

#19
Sp. Braga: Paulo Jorge volta a parar

Quando Paulo Jorge parecia estar perto de regressar à competição, depois de ausência prolongada devido a lesão, eis que surge outro problema físico a forçar nova paragem. O capitão do Sp. Braga sofreu uma rotura muscular na face posterior da coxa esquerda, e vai parar duas ou três semanas.

Acentuam-se assim os problemas de Jorge Jesus, que só tem um central de raiz disponível: André Leone. Frechaut vai continuar adaptado, uma vez que Rodriguez e Moisés estão lesionados.

Veja quem são os 50 melhores jogadores da Liga

Regularidade e eficácia são os dois critérios-chave para avaliar o desempenho de um jogador ao longo de um campeonato. Considerando a média dos pontos atribuídos pelo Maisfutebol ao longo da temporada, eis os 50 jogadores mais valiosos na presente edição da Liga, considerando apenas aqueles que jogaram pelo menos metade do tempo (810 minutos).

Média de pontos à 18ª jornada:

Wesley (Leixões)- 3,69
Beto (Leixões)- 3,67
Nené (Nacional)- 3,65
Liedson (Sporting)- 3,57
Hulk (F.C. Porto)- 3,47
Varela (E. Amadora)- 3,44
Roberto Souza (Leixões)- 3,42
William (P. Ferreira)- 3,36
Nélson (E. Amadora)- 3,33
Cristiano (P. Ferreira)- 3,33
Eduardo (Sp. Braga)- 3,28
Suazo (Benfica)- 3,27
Vidigal (E. Amadora)- 3,25
Lucho González (F.C. Porto)- 3,24
Raul Meireles (F.C. Porto)- 3,24
Cristián Rodríguez (F.C. Porto)- 3,22
Bruno China (Leixões)- 3,22
Van der Linden (Marítimo)- 3,22
Cardozo (Benfica)- 3,21
Peiser (Naval)- 3,21
Quim (Benfica)- 3,20
João Pereira (Sp. Braga)- 3,19
Rui Patrício (Sporting)- 3,18
João Moutinho (Sporting)- 3,18
Bruno Gama (V. Setúbal)- 3,18
Zé Pedro (Belenenses)- 3,18
Aimar (Benfica)- 3,17
Bracalli (Nacional)- 3,17
Nilson (V. Guimarães)- 3,14
Tiago Pinto (Trofense)- 3,14
Hélder Postiga (Sporting)- 3,13
Hugo Morais (Leixões)- 3,13
Djalma (Marítimo)- 3,13
Nuno André Coelho (E. Amadora)- 3,12
Marcos (Marítimo)- 3,11
Valdomiro (Trofense)- 3,11
Nuno Assis (V. Guimarães)- 3,09
Bruno Lazaroni (Naval)- 3,09
Vandinho (Sp. Braga)- 3,07
Cássio (P. Ferreira)- 3,07
Rui Miguel (P. Ferreira)- 3,07
Fernando (F.C. Porto)- 3,06
Maxi Pereira (Benfica)- 3,06
Ruben Amorim (Benfica)- 3,06
Izmailov (Sporting)- 3,06
Diogo Valente (Leixões)- 3,06
Evaldo (Sp. Braga)- 3,06
Luís Aguiar (Sp. Braga)- 3,06
Rentería (Sp. Braga)- 3,06

Júlio César (Belenenses)- 3,06


Castigos: cinco jogadores falham 19ª jornada

São cinco os jogadores que vão falhar a 19ª jornada da Liga, devido a suspensão da Comissão Disciplinar da Liga. Gaspar (Rio Ave), César Peixoto (Sp. Braga), Lazaroni (Naval), Paulo Jorge (Marítimo) e Miguel Pedro (Académica) têm todos um jogo de castigo para cumprir.

Nota ainda para uma multa de mil euros, atribuída ao Benfica.

MAIS FUTEBOL