News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DIA 28/01

Started by Bruno3429, 28 de January de 2009, 07:40

Previous topic - Next topic

JotaCC

A figura
Costa depois de Baptista

É difícil não simpatizar com a revolta das gentes de Braga – mais do que legítima – depois de ver a equipa minhota afastada da corrida ao título na sequência de dois jogos marcados por arbitragens miseráveis.

Primeiro na Luz, depois na 'Pedreira' com o FC Porto, o Sp. Braga foi 'roubado' em toda a linha [em cada jogo: golo irregular do adversário sancionado (o primeiro) e dois penáltis escamoteados] e sai do duplo confronto com zero pontos e a certeza de que para bater o pé aos 'grandes' em Portugal é preciso ter o peso que o Braga não tem junto da arbitragem – e que o Boavista dos Loureiros tinha na época em que foi campeão.

O trabalho de Paulo Costa e seus auxiliares foi tão manhoso como havia sido o de Paulo Baptista na Luz – incompetência pura é a apreciação mais simpática para ambos –, e reflecte a situação em que se encontra a arbitragem portuguesa. António Salvador pede árbitros estrangeiros para os jogos em que intervenham os 'grandes' e é cada vez mais difícil não simpatizar com essa ideia.


André Pipa


JotaCC

A análise
Uma visão do futuro

No mais soluçado campeonato de que há memória, eis-nos chegados ao final da primeira volta, já com cinco jornadas de atraso da Liga espanhola, que tem mais quatro concorrentes. E o primeiro balanço possível, depois de todos terem jogado contra todos, antecipa-nos a provável visão do final, com o favorito FC Porto na frente, depois de ultrapassada uma fase de irregularidade explicável pela renovação do plantel e uma anormal democratização dos benefícios de arbitragem.

A época tem sido marcada pelos erros dos árbitros que não se limitaram a amparar a arrancada do campeão crónico, mas acabaram por ilustrar uma ilusória competitividade, ajudando a que os principais concorrentes do FC Porto excepção do espoliado Sporting de Braga) se mantivessem a apenas um ponto da liderança. Há um ano, a diferença era de nove pontos para o Benfica e 12 para o Sporting.

O Leixões averbou o terceiro empate sem golos consecutivo e já não vence há dois meses, ficando agora ameaçado da queda dos lugares europeus (regressa à Madeira na próxima jornada), após uma primeira fase de sucessivas proezas. A saída do goleador Wesley para um clube romeno de terceira ordem, além de prejudicar desportivamente a equipa, diz muito sobre a fragilidade da Liga.

A fuga à despromoção, envolvendo nove das 16 equipas, prossegue com dramatismo e ameaça seriamente o Vitória de Setúbal, que não consegue marcar um golo há cinco jornadas e não vê qualquer benefício imediato do despedimento do treinador. O mesmo acontece com o Rio Ave, lanterna vermelha. Aliás, de todas as chicotadas psicológicas já efectuadas, só a do Estrela da Amadora parece ter resultado (Lázaro é prata da casa), com uma grande dose de afectividade a suprir a escandalosa violação dos direitos mais elementares dos profissionais.

João Querido Manhã

JotaCC

Sp. Braga: Eduardo trabalha sem limitações

O guarda-redes Eduardo regressou hoje aos treinos e a 100 por cento, depois de ontem ter assustado, após aparatoso choque com um companheiro, e que lhe rendeu um traumatismo na face.

Moisés que ontem falhou as suas sessões de trabalho, continuou a fazer gestão de esforço. Já o lateral-direito Filipe Oliveira abandonou o treino mais cedo devido a um toque com um colega.

Perspectivando o jogo de domingo à noite (20 horas) com o Paços de Ferreira, Jorge Jesus devera chamar Meyong à titularidade em detrimento de Luís Aguiar.

A BOLA