News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Art. jornal SCB - BRAGA SEMPRE!

Started by cardoso, 19 de January de 2009, 14:45

Previous topic - Next topic

Carvalhinha

Mais um texto lindíssimo para se juntar àqueles que eu tenho numa capa! ;)

José Paulo Pedrosa

Verdadeiramente inspiradora a escrita do forista cardoso. Belo tributo prestado ao Braga. :)
Olá, eu sou o Paulo e estou aqui pk sou viciado no...BRAAAAAAAAAGAAAAAAAAAAAAA:D

Rosa1956

nem é muito de admirar pois o cardoso vê-se que é braguista do peito
é pena  que nao haja mais  obrigado ::) ::) ::) ::) ::) ::) ;D ;D ;D ;D ;D :-* :-* :-* :-*
SC Braga Sempre!!!

Vlad

Espectáculo Cardoso!
Parabéns e obrigado pelo gozo que me deu ler.
E parabéns ao Braga outra vez! Muitos anos de vida!

ps: só uma coisa que acho que está mal no texto... já tenho lido por aqui várias vezes em referência ao nosso símbolo a "Senhora do leite". Acho que é um equívoco. A Senhora que está representada no nosso símbolo é a Nossa Senhora de Braga ou Santa Maria de Braga, a mesma que está no símbolo da cidade, que dá o nome à nossa Sé Catedral e está no seu altar. Não tem a ver com a Nossa Senhora do Leite que encontramos na rua do mesmo nome (traseiras da Sé ao fundo da rua de S.João). A Senhora do Leite, e como o próprio nome diz, está a amamentar o menino. A do nosso símbolo está apenas com ele ao colo.
(no fundo no fundo... é sempre a mesma, he he he...)
BRAGA... um dia ainda te vou ver a campeão!

Nota:desprezo os chamados "grandes"

Casual 1921

Quote from: cardoso on 19 de January de 2009, 14:45
Artigo escrito para a edição de aniversário do jornal do SPORTING CLUBE DE BRAGA:

O nosso S. C. de Braga faz agora oitenta e oito anos. Uma bela idade para um clube cheio de futuro, com um presente que nos honra e um passado feito de sofrimento mas também de orgulho. Para chegar até aqui, foram muitos os que lutaram e sofreram em prol da camisola vermelha de mangas brancas. Muitos heróis a quem nós, adeptos do século XXI, devemos prestar homenagem, não os deixando nunca cair no esquecimento.
Nesta época de aniversário gostava de dedicar este espaço a alguém que acompanha o Braga com dedicação há muitos anos. Alguém para quem a vida teria menos sentido sem o S. C. de Braga. Nestas ocasiões é sempre ingrato nomear alguém como herói pois sabemos que vamos deixar de parte dezenas de outros nomes que mereciam igualmente ser lembrados e homenageados. No entanto, trata-se de alguém sem o qual o Braga não teria razão para existir. Acresce que ele nasceu no mesmo dia que o Sporting Clube de Braga; tem a mesma idade e faz anos no mesmo dia. Incrível, não é? Por isso, é com muito gosto que dedico estas linhas ao enorme e imprescindível Adepto Anónimo.
Ao longo destes 88 anos, ele é o único que esteve em todas as alegrias e desgraças do nosso clube. Andou com o Braga pelos pelados da segunda divisão, foi ver o Braga jogar a Lamego por causa da interdição, ergueu o escadote em 1953 e rezou a Nossa Senhora do Sameiro por causa das falências eminentes.
Mas, mau grado estes espinhos e a idade avançada, o Adepto Anónimo continua a gozar de uma saúde de ferro, que lhe permite subir com prazer as escadas frias do estádio AXA nas noites de Inverno, depois de descer o Bairro da Misericórdia a passo ligeiro, da mesma forma ansiosa mas feliz com que outrora descia a Avenida da Liberdade rumo ao granito do Primeiro de Maio. Nenhum dos milhares de amigos e conhecidos consegue explicar esta energia, este entusiasmo, este vigor com que ele continua a ir à bola, ao longo de quase um século. Mas as razões só podem ter a ver com a forma como, ao longo de todos estes anos, ele sempre soube compensar as tristezas com o enorme orgulho de ser braguista; com o prazer de trazer os castelinhos ao peito e a Senhora do Leite no coração. Ele não precisa de ser campeão para ser feliz; ele é campeão. Ser do Braga é ser campeão! Ele não precisa que venha escrito nos jornais, em letras gordas, que o seu clube tem milhões para comprar as faixas. Não precisa que, na televisão, os engravatados passem horas a falar do seu clube; basta-lhe fechar os olhos e sorrir, sentir o coração bater ao ritmo do hino e desenhar a bandeira na sua mente. O Braga está lá sempre; nos seus sonhos, na sua vida, na sua mente. Os seus amigos bi-clubistas não entendem. Pois, quem não sente não entende...
Mau grado os seus 88 anos, ele sabe que um destes dias voltará a erguer o escadote e exibir o guarda-chuva aos Reis Santos de hoje em dia. Pelo Braga, ele sabe que a sua justiça é a maior; a justiça feita pelos injustiçados, por quem está habituado a sofrer na pele o desprezo dos que se julgam reis e santos do futebol. Ele não é Rei nem Santo; é gente simples e boa, daquela que, dizem, não reza a história. Mas para ele, a História que conta é a sua; não a dos heróis feitos em Lisboa mas a dos que lutaram pelo emblema e pela sua cidade, com honestidade e dedicação. Para ele os verdadeiros heróis são gente simples como ele e chamam-se Chico Gordo, Karoglan, Marinho, Chico Faria, Perrichon, Mendonça, Garcia, Lito, Barroso, Armando, Fernando, Serra, Vilaça, Zé Nuno, Fernando Pires, Artur, Carvalhal, Dito, Artur Jorge e tantos outros. Esses sim, serão sempre por ele lembrados, mau grado os Reis Santos, Calabotes e Baptistas que lhe ensombram o ser.
É a pensar nesses heróis de sempre, companheiros de viagem em 88 anos de sonhos e pesadelos (numa palavra, vida) que ele marca a sua presença sempre imperial nas mesas do Vianna, porque já lhe roubaram o Nosso Café, o Avenida e a Brasileira. Vestido de escuro mas com a alma vermelha de orgulho, ele não sonha sozinho. Ele continua a ser o mensageiro do orgulho braguista. Atrás dele seguem milhares de jovens que dele ouviram e com ele sentiram o prazer do orgulho de ser só do Braga. Com ele, serão cada vez mais os milhares de jovens que continuarão a descer o Bairro da Misericórdia para gritar bem alto que somos do Braga e só do Braga; que haveremos de vencer Calabotes e Baptistas! Que ser do Braga é ser feliz! Feliz nas vitórias e nas derrotas, porque o Braga é mais do que os pontos; é o orgulho de um povo todo e de uma História que é só nossa. É viver com alegria e acreditar sempre que há ideais pelos quais vale a pena lutar.
Com o Adepto Anónimo aprendemos que somos campeões. Com ele aprendemos que chorar também é coisa de Homem. Mas aprendemos também que ser do Braga é ser feliz.
Porque o nome do Braga será sempre Enorme e o campeonato da honra e do orgulho já o ganhámos muitas vezes e vamos continuar a ganhar.
Braga Sempre!



FOD@-SE... TÁ LINDO!!

Afonso Matos


joaobl03

E depois entregam colunas de jornais desportivos que faturam milhões a gajos que nem escrever sabem quando temos talentos destes . Parabens cardoso ! SEMPRE E SÓ SCB .


100% SCB
Ultras Bracara Legion 2003
"Muitos querem derrubar-te mas tua gente não quer"