News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 25/12

Started by david, 25 de December de 2008, 11:11

Previous topic - Next topic

david

"É possível ser campeão"
ANDRÉ MORAIS

Ouinto lugar não nos deixa satisfeitos. Dá-nos a Europa, mas queremos sempre mais e melhor" - a opinião de Frechaut não poderia ser mais esclarecedora. Depois de haver um corrupio de jogadores a pedir o quinto lugar no final da época e o apuramento europeu, eis as palavras de um campeão (pelo Boavista, em 2000/01) a pedir melhor sorte. "Eu sou muito ambicioso. Queria o primeiro lugar, mas tenho consciência de que não é fácil. Mas, é possível ser campeão!" - garante, embora entre risos de quem sente que não pode elevar tanto a fasquia para um clube que começou mal a época na Liga Sagres, mas que recupera a olhos vistos, não perdendo há nove jogos. "Mas, enquanto equipa, temos de apontar a um objectivo comum, que é ir à Europa. O que vier por acréscimo é um prémio", salientou, concordando que este é um Braga dos mais fortes de sempre.

As miniférias de uma semana concedidas pelo treinador serão óptimas para recuperar de cinco meses cansativos, com 26 jogos disputados em cinco competições, mais do que qualquer outra equipa portuguesa. "Julgo que já nos sentimos um pouco fatigados, porque levamos bastantes jogos, e isso, com o passar do tempo, vai-se notando. Felizmente há esta paragem, temos de aproveitar para descansar bem e recarregar baterias para a partir de Janeiro fazermos melhor que fizemos até ao Natal", afirmou, carregando novamente na tecla que faz soar a ambição que sente.

O Braga está agora a seis pontos do líder e a quatro dos lugares de acesso à Liga dos Campeões, numa das posições europeias. O ano que agora finda satisfez, mas 2009 só pode ser melhor. "Amealhar já muitos pontos em Janeiro" é o objectivo imediato, diz Frechaut, para que em Junho todos possam sorrir.

Liga Sagres » Braga

Um indiscutível que nem é titular

Eduardo, João Pereira, Rodriguez, Moisés, Evaldo, Vandinho, Alan, Luís Aguiar, César Peixoto, Renteria e Meyong. À pergunta sobre qual a equipa-tipo do Braga de Jorge Jesus, versão 2008, a resposta é consensual. Um percurso pelos 26 jogos disputados até ao momento não permite outra resposta. O recurso à estatística e aos mais utilizados, posição por posição, desmente qualquer outra interpretação. Mas, e Frechaut? Sim. O defesa-central. O lateral-direito, aliás. O trinco, perdão. Só três jogadores participaram em mais jogos do que o polivalente: o totalista Evaldo e ainda Eduardo e Alan. Nenhum concorrente directo.

A verdade é que Frechaut representa um caso raro de um indiscutível que não é titular. Parece contraditório, mas não há outra forma de o dizer. Jorge Jesus não prescinde das qualidades do médio/lateral/central, mas este não é primeira opção para nenhuma das posições. Contudo, joga mais do que os rivais. Rodriguez situa-se muito atrás. Vandinho também. João Pereira tem mais quatro minutos, mas menos dois jogos. Só Moisés o ultrapassa claramente.

"Pronto, não sou um titular indiscutível, mas felizmente tenho ajudado bastante a equipa e as coisas têm corrido bem. Estou cá para ajudar, independentemente da posição onde jogo", comentou, realçando o enorme prazer que lhe está a dar esta situação. "Estou a gostar de tudo. Felizmente, as coisas têm-me corrido bem, por isso estou a ter muito gozo com tudo isto", sorriu, não deixando de afirmar que a estabilização numa única posição poderia fazer crescer o seu rendimento. "Toda a gente tem noção disso, até porque, se repararmos bem, há jogadores que passam anos e anos a jogar na mesma posição e mesmo assim têm jogos em que não conseguem render. Felizmente tenho-me adaptado bastante bem", concluiu.

Frechaut continuará a ser opção de recurso no início de 2009. Mas, continuará a jogar. Isto porque as boas exibições acumuladas não permitem outra possibilidade ao treinador. Aliás, Frechaut já ultrapassou os substitutos naturais de João Pereira, Rodriguez e Vandinho: Filipe Oliveira, Leone e Stélvio, respectivamente. Depois, a gestão de Jorge Jesus faz o resto. Quando não há lesões e castigos, promove-se a rotação. Frechaut não deve estar incomodado. Ser suplente assim é uma alegria para qualquer um.


Sem lugar no onze

Apesar de ser o quarto jogador do Braga com mais minutos, Frechaut não tem lugar no onze inicial. Compreensivelmente, diga-se, porque o tempo de utilização tem de ser dividido pelas três posições onde tem actuado. Assim sendo, tem menos tempo do que João Pereira como lateral, acontece-lhe o mesmo em relação a Rodriguez e Moisés como central, e a história repete-se na luta com Vandinho como trinco.


Equipa-tipo

JOGADOR | MINUTOS
1 Eduardo 2250

2 Evaldo 2340

3 Moisés 1980

4 João Pereira 1688

5 Frechaut 1684

6 Alan 1680

7 Vandinho 1621

8 Meyong 1606

9 Luis Aguiar 1668

10 Renteria 1436

11 Rodriguez 1387

12 César Peixoto 1249

"Standard de Liège é bastante forte"

Em perspectiva está também o jogo com o Standard de Liège, que, apesar de só se disputar em Janeiro, já aquece o balneário arsenalista. "Temos noção de que vai ser uma eliminatória bastante equilibrada, o Standard fez um bom apuramento e está bem classificado no campeonato da Bélgica", comentou. "É uma equipa bastante forte, mesmo a nível europeu e, por isso, temos de estar precavidos", reitera.

Se o Braga vencer iguala a melhor participação europeia neste novo modelo de Taça UEFA. Em 2006/07, Jorge Costa comandou uma equipa que eliminou o Parma e só caiu contra o Tottenham. Agora o mérito seria maior, uma vez que o Braga entrou na competição via Taça Intertoto. "Temos bastante tempo para preparar esse jogo", realça Frechaut. "Nem sequer vimos vídeos. Eu, sinceramente, ainda não vi nada sobre o Standard", disse a encerrar.

Melhor desempenho na última descoberta

É a defesa-central que os desempenhos de Frechaut têm sido melhores. Curiosamente, porque central é a posição descoberta há menos tempo pelo jogador formado no Setúbal e com uma passagem de quatro anos pelo Boavista, onde foi campeão nacional na temporada de 2000/01. As duas únicas notas negativas registadas esta época foram à terceira e à quarta jornada, respectivamente como médio e lateral-direito. De resto, o internacional português teve sempre notas positivas em O JOGO, variando entre o cinco e o sete, numa escala de 0 a 10. A qualidade permite-lhe uma adaptação fácil a qualquer função. Noutros anos e noutros clubes, também foi extremo-direito e até lateral-esquerdo. Em Braga, isso não foi ainda preciso, mas pode acontecer, até porque ele lá estará para cumprir mais um papel. Jorge Jesus gosta tanto de Frechaut que não hesitou em nomeá-lo capitão. Faz parte do grupo de cinco do plantel - Paulo Jorge, Moisés, Vandinho e Madrid são os outros.

Liga Sagres » Braga

Edimar só pode jogar contra o Benfica

Edimar só estará disponível para o jogo da Luz, com o Benfica, referente à 14ª jornada da Liga Sagres. O lateral-esquerdo verá a sua inscrição regularizada no dia 2 de Janeiro, mas não poderá ser utilizado na recepção ao Belenenses, marcada para a noite do dia 5, por imposição regulamentar. O que significa que Evaldo possui todas as condições para se manter como o único totalista da estrutura de Jorge Jesus, cumprindo, diante da equipa de Belém, o 27º jogo com a camisola arsenalista.