News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DIA 17/12

Started by JotaCC, 17 de December de 2008, 08:26

Previous topic - Next topic

JotaCC

Stélvio condicionado
ANDRÉS MADRID NA CALHA PARA SE ESTREAR
   
A lesão de Stélvio Cruz é mais um motivo de preocupação para Jorge Jesus. Depois de se ter queixado de uma cervicalgia no treino da manhã de segunda-feira, o médio foi poupado na sessão da tarde e ontem voltou a trabalhar à parte do plantel.

O internacional Sub-21 limitou-se a fazer corrida e alguns exercícios físicos, estando assim em dúvida para o encontro com o Rio Ave.

De forma a precaver-se para a eventualidade de o médio não estar em condições, o técnico arsenalista já testou o argentino Andrés Madrid na provável equipa titular. No caso de jogar, o sul-americano fará a sua estreia na Liga na época 2008/09.

Matheus apto


Tal como se previa, Matheus está recuperado para defrontar a formação vila-condense. O brasileiro cumpriu o treino de ontem sem qualquer limitação, constituindo-se como mais uma opção de ataque, ele que marcou o golo da vitória no último jogo em casa, frente ao Nacional. Rodríguez e Palmeira continuaram condicionados.

RECORD

JotaCC

Legião de internacionais

A qualidade dos futebolistas que integram o plantel de Jorge Jesus é evidente, mas poderá ainda ser comprovada com o facto de o grupo albergar 19 internacionais, seis dos quais das principais selecções dos respectivos países, como sucede com Frechaut e César Peixoto (Portugal), Rodriguez (Peru), Linz (Áustria), Meyong (Camarões) e Renteria (Colômbia). Curiosamente, apesar de ser o número dois da baliza da selecção, Eduardo ainda não conquistou o estatuto de internacional A, usufruindo apenas da condição de internacional Sub-21. O lote de estrelas em ascensão foi recentemente engrossado com a contratação de Yazalde e que, para além do varzinista, conta com Stélvio e Orlando Sá entre as opções actuais do seleccionador Rui Caçador, enquanto Palmeira, Sub-19, aperfeiçoa as suas qualidades com o plantel arsenalista, enquanto espera que a evolução lhe permita ser, entretanto, de novo chamado a uma selecção de escalão superior. João Pereira e Filipe Oliveira, Sub-21, Mário Felgueiras e Bruno Tiago, Sub-20, e Paulo Jorge, Sub-18, são atletas que passaram pelas selecções nacionais, enquanto Kieszek defendeu a baliza dos Sub-21 da Polónia e Jorginho e Moisés representara a selecção Sub-20 do Brasil. Dos muitos internacionais, em especial os mais jovens, cuja presença se insere na política da SAD de dotar o clube de bons jogadores para o presente e futuro, alguns continuam sem conseguir o seu espaço na estrutura de Jorge Jesus, como sucede com Linz, ofuscado pela dupla constituída por Meyong e Renteria, que usufruem do estatuto do austríaco nos seus países. Os restantes internacionais A, Frechaut, Rodriguez e César Peixoto, têm sido titulares com assiduidade, assim como os antigos Sub-21 Eduardo e João Pereira, e o antigo Sub-20 do Brasil, Moisés. A internacionalização significa à partida qualidade, mas não significa a ausência de jogadores com qualidade sem passagem pelas selecções, nomeadamente as mais jovens, como sucede com Evaldo, Vandinho e Luis Aguiar, habituais na estrutura bracarense. E até Matheus e Mossoró, a contratação mais cara.

NOME NACIONALIDADE INTERNACIONAL


Eduardo PORTUGUÊS Sub-21

Kieszek POLACO Sub-21

Mário Felgueiras PORTUGUÊS Sub-20

João Pereira PORTUGUÊS Sub-21

Filipe Oliveira PORTUGUÊS Sub-21

Paulo Jorge PORTUGUÊS Sub-18

Moisés BRASILEIRO Sub-20

Rodriguez PERUANO A

Leone BRASILEIRO Não

Palmeira PORTUGUÊS Sub-19

Evaldo BRASILEIRO Não

Edimar BRASILEIRO Não

Vandinho BRASILEIRO Não

Madrid ARGENTINO Não

Frechaut PORTUGUÊS A

NOME NACIONALIDADE INTERNACIONAL

Stélvio PORTUGUÊS Sub-21

Bruno Tiago PORTUGUÊS Sub-20

Alan BRASILEIRO Não

Jorginho BRASILEIRO Sub-20

Mossoró BRASILEIRO Não

Luis Aguiar URUGUAIO Não

César Peixoto PORTUGUÊS A

Matheus BRASILEIRO Não

Paulo César BRASILEIRO Não

Linz AUSTRÍACO A

Meyong CAMARONÊS A

Renteria COLOMBIANO A

Orlando Sá* PORTUGUÊS Sub-21

Yazalde PORTUGUÊS Sub-21

* Está praticamente de saída para o Chelsea


Stélvio usou colete cervical

Poucas são as dúvidas quanto ao onze que Jorge Jesus vai apresentar diante do Rio Ave, o último jogo do Braga em 2008, para o qual a única incógnita reside na utilização de Madrid ou Stélvio como médio de cobertura, uma vez que a presença de Frechaut no eixo da defesa é um dado adquirido. Ontem, Stélvio treinou à parte, pois está a restabelecer-se de um mau jeito dado ao pescoço anteontem (ontem usou um colete cervical), e foi Madrid o médio de cobertura. Alan, César Peixoto e Luis Aguiar complementaram o sector.



Salvador no treino

António Salvador, presidente da SAD do Braga, assistiu ontem a parte do treino da tarde, apesar dos inúmeros afazeres provocados pela sua intensa actividade profissional. Sempre que possui alguma disponibilidade de tempo, o líder arsenalista mostra que está atento e próximo do grupo. Entre outras incidências, Salvador viu que Matheus está quase restabelecido da entorse - participou no ensaio - e deverá estar apto para o Rio Ave, assim como a evolução de Palmeira, que fez treino condicionado, à parte.


Sebastian Garcia no Braga

O HC Braga SAD chegou a acordo com Sebastian Garcia, um universal argentino de 23 anos que assina contrato com o clube minhoto até ao final da época, sendo que este tem direito de opção para 2009/00. O irmão de Emanuel Garcia, avançado do FC Porto, deixa o Estudantil de San Juan para rumar a Braga, depois de ter recebido propostas de clubes espanhóis. O hoquista, recém-licenciado em cinesiologia, defrontará o irmão já na jornada do dia 3 de Janeiro


O JOGO

JotaCC

Lebid no Funchal pelo preço antigo

O ucraniano Sergey Lebid, que no domingo ganhou o oitavo título europeu de crosse, será a maior atracção nas bodas de ouro da Volta ao Funchal, corrida de final de ano que se realiza dia 28 e que foi ontem apresentada na Madeira.

Policarpo Gouveia, organizador da prova, chegou a acordo com o ucraniano antes de este ter ganho em Bruxelas. "Caso contrário, o 'cachet' seria mais elevado", disse-nos. O Funchal vai receber ainda africanos de palmarés recheado, como Eunice Jepkorir (prata em Pequim nos 3000 m obstáculos), Gedo Sule Utura (campeã mundial de juniores dos 5000 m), Lydia Cheromei (vencedora da Maratona de Amesterdão), Josphat Bett (campeão mundial de juniores dos 10 000 m) e Kiprono Menjo (vencedor da São Silvestre Vallecana). Entre os portugueses, Rui Silva - aquele que mais vezes ganhou no Funchal - estará a defender a vitória de 2007 na São Silvestre do Porto, que se disputa nesse mesmo dia, o que levou Policarpo Gouveia a lamentar a opção do empresário do sportinguista. Assim, será Rui Pedro Silva a assumir o protagonismo luso, ao lado de Manuel Damião, Tiago Rodrigues, António Travassos, Manuel Magalhães, Bruno Jesus e Sérgio Silva.

No sector feminino, Jessica Augusto irá correr na véspera os 10 km da São Silvestre de Lisboa, mas fará os cinco quilómetros da prova funchalense. Para além dela, destaque para Fernanda Ribeiro (recordista de vitórias), Ercília Machado, Joana Costa, Filomena Costa, Cláudia Pereira, Anja Smolders e Karolina Jarzyuska.

O JOGO

JotaCC

Madrid ganha espaço no onze

Stélvio sofreu cervicalgia e abriu flanco à concorrência * Médio argentino treinou-se ontem com os titulares * Esta época jogou apenas 45 minutos
MADRID ganhou ontem ligeira vantagem sobre Stélvio na corrida por um lugar no onze. Aproveitando a lesão do internacional sub-21 na zona do pescoço — foi-lhe diagnosticada uma cervicalgia —, o argentino lançou junto de Jorge Jesus a candidatura a principal referência defensiva do meio-campo para o jogo com o Rio Ave.
Curiosamente, foi frente aos vila-condenses que Madrid disputou os primeiros e, até ao momento, únicos 45 minutos da época. Aconteceu na derrota por 0-1 para a Taça da Liga: o jogador actuou meia parte, marcando o ponto após um prolongado período de ausência provocado por lesão. Desde essa partida de má memória para o Sp. Braga que Madrid não entra nas primeiras opções de Jorge Jesus, o que se explica, em parte, com o excelente desempenho de Vandinho no miolo.
Stélvio bem pode queixar-se do azar. Dispensado do estágio dos sub-21 a pedido expresso dos bracarenses, o médio não pôde aproveitar no imediato a oportunidade de cavar alicerces na equipa principal. A lesão no pescoço atirou-o para um regime de treino condicionado, que desenvolveu ontem na companhia de Palmeira.

ATÉ À ÚLTIMA CURVA

Mas nem tudo está perdido para o jovem futebolista. Até à entrada para a última curva do jogo com o Rio Ave, Stélvio pode ainda recuperar terreno e cortar a meta em primeiro lugar nas preferências de Jesus. Se, por um lado, Madrid surge nesta altura como a mais forte opção, dado ser o único trinco disponível (Frechaut vai jogar a central, no lugar de Moisés), por outro subsistem algumas reticências sobre a condição física do argentino e sobretudo a sua capacidade de aguentar um jogo inteiro.

Num quadro normal, Madrid seria indiscutível na equipa do Sp. Braga. No cenário actual, Jesus vê-se na obrigação de ponderar muito bem a forma como movimenta esta peça no tabuleiro bracarense. A lesão de Stélvio é um contratempo ultrapassável até ao jogo com o Rio Ave, portanto Jesus pode jogar com a dúvida para confundir um adversário que não é tão frágil como a classificação denuncia...

A BOLA