News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DIA 30/11

Started by Bruno3429, 30 de November de 2008, 08:18

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Heerenveen desperdiça vitória
PERMITIU DOIS GOLOS NOS ÚLTIMOS 10 MINUTOS


O Heerenveen, adversário do Braga na Taça UEFA na próxima quarta-feira, empatou em casa com o PSV Eindhoven a dois golos.

O actual oitavo classificado na Eredivisie ganhou vantagem de dois golos, ambos marcados por Roy Beerens (16' e 65'), mas acabou por se deixar empatar nos últimos dez minutos – Koevermans, aos 81', e Nijland, aos 86', evitaram males maiores para a equipa campeã holandesa, actualmente a penar no sexto lugar da classificação.

O AZ Alkmaar está no topo da classificação, à frente de NAC Breda e de Ajax Amesterdão, que só jogam hoje.

Record

Bruno3429

Batalha de egos
LINO DEVESAS

O Estádio AXA será hoje palco do segundo confronto da época entre Braga e Nacional, sendo que, no primeiro duelo, a equipa da Madeira atirou os minhotos pela borda fora na Taça de Portugal Millennium e colocou um ponto final num dos objectivos bracarenses - a conquista de um troféu esta época. Embora o contexto seja substancialmente diferente, por se tratar agora de uma prova de regularidade e o confronto ter lugar na cidade minhota, a vontade de vencer inerente aos dois treinadores é acrescida da motivação provocada pelo "contencioso pessoal" existente entre ambos desde a altura em que Manuel Machado era treinador do Braga e Jorge Jesus foi anunciado na Imprensa como certo nesse cargo em 2008/09. Machado, que substituiu Jorge Costa em Novembro, acabou por deixar o clube a três jornadas do fim, após a pesada derrota com o Marítimo, nos Barreiros, por 4-1, e, entretanto, Jesus acabou mesmo por ser confirmado como treinador do Braga para esta época. Por outro lado, as contas das seis vezes em que se encontraram registam uma igualdade, uma vez que empataram em quatro ocasiões, o Leiria de Jorge Jesus venceu, por 4-1, o Nacional de Manuel Machado em 2005/06 - jogo válido para a I Liga -, respondendo Machado esta época ao vencer por 1-0, afastando o Braga da Taça de Portugal Millennium. Uma realidade que se traduz, no fundo, em mais um ingrediente susceptível de tornar mais interessante o jogo. Um jogo cuja espectacularidade dependerá das condições físicas e estado de espírito dos jogadores, sendo que, nesse particular, é justo dizer que Jorge Jesus teve mais trabalho. Ou, dizendo melhor, menos tempo para trabalhar, visto que teve de recuperar em menos de 72 horas os jogadores do desgaste provocado pelo jogo com o Wolfsburgo. Estratégias à parte, a tradição é favorável ao Sporting de Braga, uma vez que, dos nove jogos realizados no Minho válidos para o campeonato, o Braga venceu sete e empatou dois. Na Madeira, em dez jogos, um dos quais para a Taça de Portugal, os continentais perderam sete, empataram dois e venceram um, na época passada.


Moisés ficou de fora
Airosa substitui Patacas


Moisés não recuperou totalmente da mialgia na coxa direita e por isso não foi convocado, perspectivando-se o regresso de Frechaut ao eixo da defesa (tem mais ritmo e rotina que Leone) e a entrada de João Pereira para lateral-direito. Esta alteração é um dado adquirido, mas não será de estranhar mais uma ou outra, consoante a recuperação física dos atletas. No Nacional, há que registar a ausência do lateral-direito Patacas (castigado), que será rendido por Marco Airosa.


Braga | Nacional
Estádio AXA

18 horas

Sport Tv1

Árbitro | Paulo Baptista (AF Portalegre)

Assistentes | José Braga e Luís Tavares


Treinador | Jorge Jesus


1 Eduardo GR

47 João Pereira LD

17 Frechaut DC

2 Rodriguez DC

6 Evaldo LE

88 Vandinho MD

30 Alan MO

22 Luis Aguiar MO

21 César Peixoto MO

19 Meyong AV

18 Renteria AV


31 Kieszek GR

44 Leone DC

13 Stélvio MD

7 Mossoró MO

99 Matheus MO

9 Paulo César AV

29 Linz AV


Excluídos | Nada a assinalar

Em perigo de exclusão | Moisés, com quatro amarelos


Treinador | Manuel Machado


1 Rafael Bracalli GR

22 Marco Airosa LD

33 Maicon DC

3 Felipe Lopes DC

49 Igor Pita DC

5 Alonso LE

6 Cléber MD

26 Edson MD

43 Luís Alberto MD

18 Nené AV

20 Mateus AV


12 Douglas GR

32 Halliche DC

55 Nuno Pinto LE

8 Bruno Amaro MD

14 Rúben Micael MD

17 João Aurélio AD

16 Miguel Fidalgo AV


Excluídos | Juninho (duplo-amarelo) e Patacas (5º amarelo)

Em risco de exclusão | Nené, com quatro amarelos



Figura do Braga

MEYONG
O senhor dos golos


O regresso aos êxitos faz-se com golos, e, nesse contexto, o camaronês é rei na Cidade dos Arcebispos, com 11 golos acumulados: cinco na Taça UEFA, outros tantos na Liga Sagres e um na Taça de Portugal. Sendo que, na Liga, o ponta-de-lança garantiu a conquista dos três pontos diante de Paços de Ferreira e Setúbal e empates frente à Naval (1-1) e Académica (1-1). E marcou na goleada ao Estrela da Amadora.


Figura do Nacional

BRACALLI
SOS veio do hospital


Bracalli não atravessou uma semana fácil. Acometido de uma cólica renal, o guarda-redes alvinegro foi mesmo hospitalizado, perdendo três treinos da equipa. Recuperou e hoje vai estar em Braga como o derradeiro obstáculo às intenções dos locais. A atravessar um magnífico momento de forma, muito daquilo que o Nacional conseguir no confronto de hoje passará seguramente pelo desempenho do brasileiro.


Jesus queria mais dias de descanso
LINO DEVESAS

Jorge Jesus não tem dúvidas quanto à "importância" de um triunfo sobre o Nacional, o qual, a concretizar-se, servirá para o Braga se encostar "a um rival que já teve sete/oito pontos de vantagem e agora está a quatro". O treinador dos minhotos acredita na conquista de um resultado positivo, mas espera um adversário "colectivamente forte, consoante reza a classificação": "Está no terceiro lugar, à nossa frente, e vai-nos criar muitas dificuldades. Mas estamos preparados para elas, independentemente do sistema táctico que utilizar, seja o 5x3x2 ou o 3x5x2. Já defrontámos equipas com esse sistema e fomos sempre melhores. Não vamos abdicar de nada." Jorge Jesus concorda com a eventualidade de o desgaste do jogo com o Wolfsburgo - válido para a Taça UEFA -, realizado na noite de quinta-feira, poder influenciar o rendimento da equipa. "Teoricamente sim, pois vamos jogar com menos de 72 horas de descanso, que, fisiologicamente, é o mínimo exigido. Já passámos por uma situação destas quando jogámos com Artmedia e depois com o Leixões, e os jogadores ressentiram-se." Sobre o modelo de jogo do Nacional, treinado por Manuel Machado, pouco ou nada disse. "Não vou dizer se vão ser mais ou menos defensivos, isso são estratégias, e disso os treinadores é que sabem", concluiu.


O Jogo

 



Bruno3429

Jorge Jesus teme cansaço na recepção ao Nacional

O Sporting de Braga recebe, esta tarde, no Estádio AXA, o Nacional da Madeira. O técnico Jorge Jesus teme que os seus jogadores acusem algum cansaço derivado do jogo de quinta-feira com os alemães do Wolfsburgo. À noite, em Alvalade, um Vitória de Guimarães muito desfalcado mede forças com o Sporting.


Diario Minho

Bruno3429

Oliveirense foi apanhada

Este ano a Oliveirense só jogou duas vezes em casa: na primeira jornada contra o Benfica e, na terceira, com o Porto Santo SAD. Depois disso, o Pavilhão Dr. Salvador Machado encerrou por ordem do tribunal, devido a uma dívida à construtora responsável pelas obras de 2003. Ainda sem um empréstimo bancário garantido, o clube tem conseguido acordos sucessivos com os homólogos da I Divisão para jogar nos seus recintos. A deslocação a Braga, onde empatou, foi o oitavo encontro consecutivo fora de Oliveira de Azeméis para a equipa de Tó Neves, que ao perder ontem dois pontos deixou-se apanhar pelo Benfica.


Cambra sem equipamentos

A equipa de Vale de Cambra chegou ao Pico para disputar a 11ª jornada com o Candelária, mas os seus equipamentos ficaram no continente. O jogo não se realizou e as duas equipas têm de encontrar uma data de acordo com a sua agenda desportiva. O Cambra regressa hoje a casa.


Resultados 11ª jornada

FC Porto 3-1 Gulpilhares

Oeiras 5-1 Carvalhos

Porto Santo SAD 1-0 Barcelos

Candelária adiado HA Cambra

Benfica 5-1 Mortecoope

HC Braga SAD 1-1 Oliveirense

Valongo 2-4 J. Viana


Classificação
J V E D GM-GS P

1º FC PORTO 11 8 3 0 49-22 27

2º J. Viana 11 8 1 2 52-28 25

3º Oliveirense 11 6 4 1 29-20 22

4º Benfica 11 7 1 3 48-22 22

5º HC Braga SAD 11 4 7 0 31-21 19

6º Porto Santo SAD 11 4 5 2 24-18 17

7º Barcelos 11 4 2 5 18-28 14

8º Nortecoope 11 3 4 4 29-35 13

9º Oeiras 11 4 1 6 32-31 13

10º Gulpilhares 11 3 3 5 24-31 12

11º Candelária 10 4 0 6 26-27 12

12º Cambra 10 2 2 6 17-31 8

13º Valongo 11 2 0 9 28-50 6

14º Carvalhos 11 0 1 10 17-60 1


Próxima jornada | 12ª
Quarta-feira 03/12/08 (21h00)

Valongo-Gulpilhares; Carvalhos-FC Porto; Barcelos-Oeiras; Cambra-Porto Santo SAD; Nortecoope-Candelária; HC Braga SAD-Benfica; Juventude de Viana-Oliveirense.


O Jogo

Bruno3429

HC Braga empata em casa com a Oliveirense

O HC Braga empatou ontem em casa com a Oliveirense (1-1), em jogo a contar para a 11.ª jornada do Nacional da I Divisão de Hóquei em Patins. A Juventude de Viana ganhou em Valongo (2-4) e continua no segundo posto da tabela.

Diario Minho

Pé Ligeiro

Sp. Braga-Nacional, 1-0 (destaques)

Mossoró, um trabalhador incansável
Voltou à titularidade, coisa que pouco tem acontecido esta época, e respondeu com trabalho à oportunidade gerada. Em movimentos da direita para o centro fartou-se de ter a bola e de criar jogo. Remate ao lado logo aos seis minutos e serviu depois duas vezes Meyong para ocasiões de perigo. No essencial, porém, foi um trabalhador incansável.

Matheus, um golo e outras ameaças
Tornou-se figura de jogo quando marcou o golo que abriu caminho à vitória do Sp. Braga, corrigindo um remate torto de Luís Aguiar. Mesmo que não tenha estado ao nível de outros jogos, sobretudo nas iniciativas individuais, voltou a ameaçar o golo num tiro forte que saiu ligeiramente ao lado, já na segunda parte. Uma noite positiva.

Evaldo, com conta, peso e medida
Defensivamente não concedeu facilidades aos adversários: Marco Airosa, depois Edson e finalmente João Aurélio. Como o Nacional pouco atacou pela direita, Evaldo teve espaço para subir no terreno e por duas vezes ganhou a linha de fundo para cruzamentos perigosos, além de um passe que isolou Linz. Das três vezes faltou melhor finalização.

João Pereira, como sempre
Não foi uma exibição isenta de erros, por uma ou outra vez perdeu bolas fáceis, o que não é suficiente para lhe roubar uma nota alta. Deu o primeiro sinal de inconformismo num remate madrugador, depois disso fartou-se de atacar, sempre em velocidade. Pelo meio ainda surgiu duas vezes a compensar os centrais, salvando a equipa do perigo.

IN MAISFUTEBOL
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

Sp. Braga-Nacional, 1-0 (crónica)

Um golo de Matheus ainda na primeira parte garantiu o regresso do Sp. Braga às vitórias, após um empate para a Liga e uma derrota para a Taça UEFA. As boas notícias para os adeptos bracarenses não terminam aqui. A equipa subiu ao quinto lugar e entrou definitivamente na luta europeia.

No final da jornada pode até cair outra vez para o sétimo lugar, se Sporting e F.C. Porto vencerem os seus jogos caseiros, mas que entrou na luta, não restem dúvidas: entrou. Ficou a um ponto do Nacional e a dois do Marítimo, o que lhe permite a qualquer altura instalar-se definitivamente acima do quinto lugar.

Já os madeirenses não conseguem confirmar os bons sinais iniciais e podem terminar a jornada em sexto. É justo pelo pouco que fizeram em Braga. Quem não viu o jogo e olha para o resultado até pode pensar que foi uma vitória sofrida da formação de Jorge Jesus, mas a margem mínima é enganadora.

O Sp. Braga foi sempre melhor, entrou no jogo com vontade, fartou-se de rematar nos primeiros minutos e marcou pouco antes da meia-hora. Luís Aguiar acertou mal na bola e Matheus corrigiu para golo. Continuou depois a ser melhor e a criar mais perigo, muito mais perigo. O Nacional só reagiu sobre o fim.

Uma hora de avanço é muito tempo

Já se sabia que Manuel Machado não queria discutir o jogo pelo jogo. Neste regresso a Braga, o treinador foi frontal: vinha para defender e jogar no contra-ataque. Durante uma hora, porém, a equipa foi de uma incapacidade gritante. Só numa bola parada criou perigo, mas Felipe Lopes falhou à boca da baliza.

De resto, zero. É verdade que melhorou após a entrada de Ruben Micael, à meia-hora de jogo, mas foi pouco. O Sp. Braga continuou por cima, a jogar mais, a querer mais e a criar mais perigo: Linz e Meyong ficaram perto do golo por duas vezes, Matheus também ameaçou em outro remate.

O Nacional só reagiu na última meia-hora. Sobretudo após a entrada do inconformado Miguel Fidalgo. Marcou por duas vezes, em dois golos anulados - e bem anulados -, por fora-de-jogo, ainda ameaçou em mais um par de situações, mas foi em bolas bombeadas na fase do desespero. Não merecia o empate.

IN MAISFUTEBOL
BRAGA SEMPRE MAIS!

Bruno3429

Braga vence Nacional

Não foi nada fácil a vitória do Braga sobre o Nacional, por 1-0, em jogo da décima jornada da Liga Sagres disputado no Estádio AXA. Os minhotos dominaram por completo a primeira parte, durante a qual marcaram o golo do triunfo, mas foram submetidos a intensa pressão dos madeirenses no segundo período, tendo aguentado bem até final. A equipa de Jorge Jesus, que ontem se queixou do pouco tempo de recuperação do jogo com o Wolfsburgo na quinta-feira para a Taça UEFA, começou muito bem a partida, pressionando claramente um Nacional que mais não pôde fazer do que defender-se. Mas não chegou, porque o Braga marcou aos 28', por Matheus. Cruzamento da direita de Linz, alívio para a frente de Cléber, remate de Luis Aguiar, que não iria causar perigo, mas surgiu Matheus a desviar para o golo. Mesmo a vencer foi o Braga quem mais procurou novo golo até ao intervalo. No segundo tempo o Nacional apareceu mais atrevido, sem, contudo, criar chances de real perigo. O Braga, que iniciou a partida sem um dos centrais titulares, o lesionado Moisés, perdeu o outro Rodriguez aos 68', por lesão no ombro esquerdo. Se até aí o Braga, que tem vindo a recuperar lugares na Liga Sagres, preocupava-se mais em defender a vantagem do que propriamente ampliá-la, ainda recuou mais no terreno, mas sempre com o adversário controlado. O Nacional, de facto, não, conseguiu boas posições na zona de finalização. Daí a vitória natural do Braga, que assim alcança o Sporting no quinto lugar, ambos com 16 pontos, enquanto o Nacional continua em quarto, com 17, mas pode ser mesmo hoje ultrapassado pelos leões.

O Jogo