News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DIA 20/11

Started by JotaCC, 20 de November de 2008, 07:52

Previous topic - Next topic

JotaCC

Valor a despontar
ORLANDO SÁ É 2.º PORTUGUÊS A MARCAR 3 À ESPANHA
      
Até quarta-feira, apenas um jogador português tinha conseguido a proeza de marcar 3 golos à Espanha: Paulo Futre, no escalão de sub-16, fê-lo a 9 de Março de 1983, também numa vitória nacional por 4-1. Na noite de quarta-feira, Orlando Sá igualou esse feito notável.

Nos 20 jogos oficiais disputados pelo Sp. Braga na presente época, não foi além de uns escassos 7 minutos no segundo encontro da Taça Intertoto, frente ao Sivasspor. A actuação do jovem ponta-de-lança, nos sub-21, só surpreendeu quem não o conhece, o que não é o caso do seleccionador Rui Caçador que se desfez em elogios ao valor que desponta no plantel arsenalista.

Só que o seu posicionamento no plantel bracarense não lhe favorece o salto para as primeiras opções de Jorge Jesus. Meyong e Rentería têm sido as principais apostas do técnico, tendo relegado Linz para segundas escolhas, o mesmo acontecendo com Paulo César. À excepção do austríaco, todos os outros chegaram a Braga pela mão de Jesus, daí compreender-se as suas escolhas.

Quanto a Orlando Sá, que na temporada transacta rodou no Maria da Fonte, já foi suplente em diversas ocasiões, mas só com o Sivasspor teve oportunidade de se mostrar aos adeptos.

Na pré-época chegou a desenhar-se nova cedência para jogar com regularidade, mas o avançado de 20 anos acabou por manter-se no plantel à espera de conquistar "um lugar ao sol".
garantia. Tendo trabalhado no início da época passada com Orlando Sá, em Braga, João Tomás não tem dúvidas de que se trata de "um miúdo com enormes potencialidades. Tem uma margem de progressão muito grande e já é altura de as pessoas acabarem com o estigma de apostar nos jovens. Foi assim que consegui ascender na carreira", lembrou o avançado do Boavista.

RECORD

JotaCC

Orlando Sá na corrida


Orlando Sá está na crista da onda. Os três golos com que o ponta-de-lança arsenalista contribuiu para a goleada sobre os Sub-21 espanhóis (4-1) revelaram o poder de fogo deste "guerreiro", que já mereceu a confiança de Jorge Jesus, ainda que apenas nos últimos seis minutos da recepção ao Sivasspor, e valeram-lhe os parabéns de técnicos e companheiros no regresso às lides diárias. Natural de Aldreu, Barcelos, onde reside, Orlando Sá nunca chegou a defender as cores do clube da sua cidade, o Gil Vicente, uma vez que iniciou a sua carreira futebolística nos infantis do Esposende, aos onze anos, e por influência directa de Rui Pereira, o seu treinador de atletismo na Escola de Forjães e treinador dos infantis do Esposende (é o responsável pela escola de futebol), com quem jogava à bola. Após o primeiro ano como juvenil rumou a Braga, por indicação de Quim Alberto, onde permanece, tendo, inclusive, suscitado o interesse de emblemas como o Corunha e o Valência no final da última época de juniores, durante a qual marcou 20 golos em 21 jogos. As qualidades então evidenciadas chamaram a atenção do empresário Jorge Mendes, pelo qual passou a ser representado, e assinou contrato profissional com o Braga. A chamada às selecções jovens seguiu-se, estatuto que manteve, apesar da passagem pelo Maria da Fonte, da II Divisão... Cassano, ex-jogador do Roma, referiu, na sua autobiografia, que se não fosse o golo marcado ao Inter, em 1999, seria nesta altura um ladrão, Orlando não é caso para tanto, mas o hat trick à Espanha catapultou-o para a ribalta e há clubes da Sagres que já se posicionaram para garantir um eventual empréstimo...

B. I.

Orlando Carlos Braga de Sá

Data nascimento: 26/05/1988

Naturalidade: Aldreu, Barcelos

Altura: 1,88

Peso: 86 kg

Internacionalizações: 21 (dos Sub-19 aos Sub-21)

Clubes anteriores: Esposende, Braga, Maria da Fonte (emprestado na época 2007/08) e Braga.

Final do contrato: 30 de Junho de 2012


Inquérito
Com Meyong, Renteria,Linz e Paulo César no plantel chamaria Orlando Sá a Jogar?


Quim Alberto

treinador nos juvenis

"É um jovem e sabe que tem que esperar, mas podia e devia ser mais vezes chamado ao banco e ser mais utilizado, pois possui todas as condições para ir entrando na equipa, ainda mais nesta altura, em que tem os níveis de confiança altos. Com o potencial que tem devia ter mais oportunidades, inclusive de início, e o Jorge Jesus não se iria arrepender."

Artur Correia

treinador nos juniores

"Neste momento não, até porque os outros pontas-de-lança estão a fazer uma grande campanha, mas iria criando espaço para que ele (o Stélvio está a ter algum) pudesse ir entrando na equipa 15', 20' ou meia-hora. Esse seria o meu projecto para internacionais com a qualidade destes dois, mas que o Braga não está a fazer. Com muita pena minha."

Dinis Rodrigues

treinador no Maria da Fonte

"Tem evoluído bastante e seria uma questão de oportunidade, consciente de que, sendo um miúdo, tem que se ter algum cuidado. Mas não é fácil encontrar um jogador com as suas características, pelo que mais tarde ou mais cedo a oportunidade surgirá, pois tem condições para singrar."


Baylón fractura tíbia e perónio

Jair Baylón sofreu uma fractura na tíbia e no perónio da perna esquerda no decorrer do particular entre o Peru e o Chile, em Sub-20, que ontem se realizou ao início da tarde na cidade de Tacna, que os peruanos venceram por 1-0. O azar bateu cedo à porta de Baylón, pois o confronto decorria há doze minutos quando o ponta-de-lança se lesionou com gravidade. Ontem, à noite, os responsáveis pelo departamento clínico da selecção peruana, em sintonia com os colegas do Braga, optaram pela intervenção cirúrgica, que se realizará hoje, em Lima, estando o regresso a Portugal previsto para quando tiver alta. Óscar Hamada, coordenador das selecções jovens do Peru, considerou "lamentável a lesão de Baylón porque é uma das principais referências de área que temos na selecção. Voltou de Portugal com uma enorme motivação e estava muito bem", sublinhou. Para Baylón, que vai estar ausente dos relvados por tempo indeterminado, a época acabou. O jogo, recorde-se, estava agendado para anteontem, em Arica, mas acabou adiado e desviado para Tacna.


Palmeira operado

Palmeira foi ontem à noite submetido a uma artroscopia ao menisco interno do joelho esquerdo, realizada pelo cirurgião-ortopedista João Lourenço, que decorreu com êxito. O central vai ter alta hoje de manhã e dentro de duas semanas estará apto a treinar.


Renteria trabalhou

Renteria voltou ontem a fazer tratamento, trabalho de ginásio e corrida ligeira à volta do relvado, enquanto os restantes companheiros, excepção feita ao trio que está nas selecções, davam sequência à preparação para a deslocação ao terreno do Marítimo.


Ninguém cede entre os da frente

Com excepção do Benfica, que goleou em casa o Óquei de Barcelos, todas as equipas visitantes conseguiram arrancar ontem vitórias - Juventude de Viana e Candelária já tinham jogado antes -, tendo a Oliveirense de Tó Neves ganho em Vale de Cambra, continuando a apenas um ponto do FC Porto e num período em que não tem pavilhão. Ontem, a equipa de Tó Neves aposta na velocidade, sobretudo em contra-ataque, tendo inaugurado assim o marcador, para no segundo tempo, ainda equilibrado, só confirmar o triunfo com um penálti perto do fim.

O FC Porto jogou em Oeiras, onde vencer não foi fácil. Uma vez mais, foi um Reinaldo Ventura inspirado, com três golos, que acabou por fazer a diferença perante a equipa de Paulo Garrido, sempre irreverente e pronta para lutar.

O HC Braga apanhou um susto em Valongo, enquanto em Porto Santo a equipa da casa dominou durante grande parte do tempo, mas cedeu nos minutos finais.

Resultados | 9ª jornada

Juv. de Viana 7-4 Nortecoope

Benfica 6-0 O. Barcelos

Oeiras 4-7 FC Porto

Porto Santo SAD 2-3 Gulpilhares

Candelária 4-0 Carvalhos

HA Cambra 0-2 Oliveirense

Valongo 4-5 HC Braga

Classificação

J V E D GM-GS P

1º Juv. Viana 9 7 1 1 39-19 22

2º FC Porto 9 6 3 0 40-18 21

3º Oliveirense 9 6 2 1 26-17 20

4º Benfica 9 5 1 3 38-20 16

5º HC Braga SAD 9 3 6 0 28-18 15

6º Nortecoope 9 3 3 3 22-21 12

7º Gulpilhares 9 3 3 3 21-23 12

8º Candelária 9 4 0 5 25-24 12

9º Porto Santo SAD 9 2 5 2 19-18 11

10º Barcelos 9 3 2 4 15-26 11

11º HA Cambra 9 2 2 5 16-26 8

12º Oeiras 9 2 1 6 22-28 7

13º Valongo 9 2 0 7 23-40 6

14º Carvalhos 9 0 1 8 16-51 1

O JOGO

JotaCC

Hóquei de Braga vence em Valongo... Óquei de Barcelos `cilindrado` na Luz     

No `nacional` de hóquei em patins da I divisão, concluiu-se ontem a nona jornada, com o Hóquei de Braga a manter a invencibilidade na prova, graças ao triunfo em Valongo por 5-4.

Ao invés, o Óquei de BArcelos perdeu na Luz, frente ao Benfica, por expressivo 6-0.

Concluída a nona jornada, a classificação é liderada pela Juventude de Viana, com 22 pontos, mais um do que o F.C.Porto. O Óquei de Braga é quinto, com 15, enquanto o Óquei de Barcelos desceu para o 10.º lugar, com 11 pontos.


Baylon, avançado do Sporting de Braga, lesionou-se com gravidade ao serviço da selecção do Perú
O avançado do Sporting de Braga Jair Baylon sofreu ontem fracturas de tíbia e perónio esquerdos ao serviço da selecção de sub-20 do Peru e será operado hoje.

Depois de contactos entre os departamentos clínicos dos bracarenses e da selecção do Peru, o atleta vai submeter-se esta quinta-feira, a uma intervenção cirúrgica, em Lima, regressando depois a Braga para iniciar o período de recuperação.

Ligado contratualmente ao Sporting de Braga, mas sem fazer parte dos eleitos de Jorge Jesus para a época em curso, Baylon lesionou-se aos 12 minutos d jogo particular frente ao Chile.

ANTENA MINHO

JotaCC

SP. Braga: Técnico conta 'resgate' do avançado a novo empréstimo
"Evitei que Orlando fosse dispensado"

Orlando Sá é o jovem em destaque no futebol português depois de anteontem ter marcado três golos na vitória (4-1) da selecção nacional sub-21 sobre Espanha. Jorge Jesus, treinador de Orlando no Sp. Braga, impediu o empréstimo do jogador ao Ribeirão, da 2ª Divisão, no início desta temporada .

"É um miúdo com 20 anos, que o ano passado jogou no Maria da Fonte, da 2ª Divisão, e que estava para ser cedido. Vi potencial nele e evitei que fosse dispensado. Não me enganei", revelou Jorge Jesus ao CM, não alinhando, contudo, em ondas de euforia: "É um processo evolutivo. Temos-lhe ensinado muito nas questões de movimentação de jogo e nos pormenores técnicos. Ainda está a crescer."

O técnico dos bracarenses acrescenta que a pouca utilização do jovem avançado é uma falsa questão. "Jogou na Intertoto e foi convocado várias vezes. Tem aspectos a melhorar e está melhor connosco do que caído pelas divisões inferiores. Esta exibição não surge por acaso", afirmou Jesus, que pede calma a quem já aponta Sá como solução futura para a Selecção Nacional: "Não podemos pensar nisso. Não é tão simples como dois e dois serem quatro."

O CM contactou Orlando Sá que disse ter indicações do Sp.Braga para não falar com a Comunicação Social.

PERFIL

Orlando Carlos Braga de sá nasceu no dia 26 Maio 1988 (20 anos), em Barcelos. Começou a jogar no Esposende. Aos 15 anos, mudou-se para o Sp. Braga, percorrendo todas as selecções jovens a partir dos sub-18. Em 2007/08, foi cedido ao Maria da Fonte, da 2ª Divisão, onde marcou seis golos em 26 jogos.

"MERECIA TER MAIS ESPAÇO NO PLANTEL"


Artur Correia foi treinador de Orlando Sá nos juniores do Sp.Braga e não ficou surpreendido com a exibição do avançado nos sub-21.Aliás, critica a falta de oportunidades do atleta na equipa bracarense. "Na planificação do plantel, deveria ter sido criado mais espaço para ele.Em vez de cinco avançados, deveriam ter três, sendo um deles o Orlando", declarou aoCMo técnico que defende que o jovem deveria ser convocado "todas as semanas".

"Tem as condições para se tornar um grande ponta-de-lança. É móvel, veloz e forte fisicamente, mas se não tiver oportunidade para explodir, passa pelo futebol como vários 'Orlandos' que já treinei ao longo dos anos", afirmou Artur Correia sobre o jogador que admira o avançado Didier Drogba, do Chelsea, e que dedicou os golos de anteontem à irmã, que está grávida.

CORREIO DA MANHA

JotaCC

Baylon partiu tíbia e o perónio
O futebolista do Sporting de Braga, Jair Baylon, que se encontra ao serviço da selecção de sub-20 do Peru, partiu, ontem, a tíbia e o perónio da perna esquerda durante o encontro particular frente ao Chile.

DM

JotaCC

Portugal infeliz

Peixoto em estreia
Num encontro que assinalou a inauguração do remodelado Estádio Walmir Campelo Bezerra, conhecido por "Bezerrão", Portugal até inaugurou a contenda por intermédio de Danny, mas não conseguiu fazer frente ao vendaval "canarinho", onde Luís Fabiano apontou três golos, e viu repetido o resultado verificado num particular diante da Suécia há 53 anos, precisamente a 20 de Novembro de 1955. Nota ainda para a estreia de César Peixoto na selecção principal, ao substitiur Maniche a seis minutos do fim...

UEFA