News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME 12/11

Started by Bruno3429, 12 de November de 2008, 07:51

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Dores de crescimento
JORGE FONSECA


Que estranha equação determina que o Braga vença na Europa e, a nível nacional, ocupe o topo... da segunda metade da tabela? As questões para explicar a fórmula, longe de serem unânimes, ajudam a perceber o que se está a passar num plantel construído para ser dos melhores, mas que, em termos de rendibilidade, só se tem feito sentir nas competições europeias. Partindo do óbvio, a questão da maior visibilidade que jogar na Taça UEFA dá, em detrimento da Liga Sagres, Taça de Portugal Millennium ou Carlsberg Cup, é inquestionável, mas afirmar que os jogadores só se têm esforçado nos jogos fora das fronteiras territoriais portuguesas pode ser abusivo e lesivo do seu profissionalismo. O Braga tem feito bons jogos na Liga Sagres - nem tanto nas outras duas competições internas -, e as vitórias, num ou noutro caso, fugiram-lhe por entre os dedos, daí que a aplicação dos atletas não se tenha feito notar menos nos jogos internos, ainda que as queixas dos adeptos relativamente ao rendimento da equipa, em alguns casos, sejam justificadas. Ressalta então, daqui, outra questão, a das prioridades. Saber se o Braga está ou não mais empenhado na disputa da Taça UEFA do que a nível interno? A explicação aqui também não é categórica e esbarra na insatisfação de todos quantos compõem o plantel na hora dos resultados menos conseguidos, sendo que por esta altura nada está perdido na Liga Sagres, jogadas que estão apenas sete jornadas, com o Braga ainda a tempo de incomodar os líderes. Sobra a questão das condições, do staff que rodeia a equipa e da forma de este trabalhar, conseguindo ser um suporte à altura das necessidades de um plantel construído para chegar mais além, parecendo evidente que a equipa não possui nem suporte anímico nem físico para combater tantos fogos ao mesmo tempo. O Braga está a crescer devagar, mas precisa de cimentar alguns degraus para se equivaler aos melhores, e António Salvador e a SAD vão ter de continuar a aposta no futuro, sendo mais pacientes quanto aos títulos que tanto desejam.


Competições nacionais
Taça de Portugal


III Eliminatória

Chaves 0-1 Braga

IV Eliminatória

Nacional 1-0 Braga


Carlsberg Cup

1ª jornada 2ª fase

Braga 4-0 Leixões

3ª jornada 2ª fase

Rio Ave 1-0 Braga


Liga Sagres

1ª jornada

Paços de Ferreira 0-2 Braga

2ª jornada

Braga 0-1 Sporting

3ª jornada

Leixões 2-0 Braga

4ª jornada

Braga 1-1 Naval

5ª jornada

Guimarães 0-0 Braga

6ª jornada

Braga 5-0 E.Amadora

7º jornada

Académica 1-1 Braga


Total

Jogos 11

Vitórias 4

Empates 3

Derrotas 4

Marcados 14

Sofridos 7


Competições internacionais

Taça Intertoto

3ª eliminatória

Sivasspor 0-2 Braga

Braga 3-0 Sivasspor


Taça UEFA

2ª Pré-eliminatória

Braga 1-0 Zrinski

Zrinski 0-2 Braga

Qualificação para a fase de grupos

Braga 4-0 Artmedia

Artmedia 0-2 Braga

Fase de grupos - 1ª jornada

Braga 3-0 Portsmouth

2ª jornada

AC Milan 1-0 Braga


Total

Jogos 18

Vitórias 7

Empates 0

Derrotas 1

Marcados 17

Sofridos 1



Rodriguez em dúvida

O central peruano Rodriguez deverá falhar o próximo jogo dos minhotos, domingo à noite, com o Setúbal. Vítima de uma luxação no ombro esquerdo, o jogador está entregue aos cuidados do departamento médico e, ao que tudo indica, fora de jogo.


Que explicação encontra para a diferença de rendimento da equipa na UEFA e nas competições nacionais?

FERNANDO OLIVEIRA, ex-presidente do Braga
"Falta suporte aos jogadores"


Entendo o êxito na UEFA pela visibilidade que dá aos atletas, o que não quer dizer que não haja vontade de vencer as provas nacionais. A um Braga em quatro frentes, faltou-lhe suporte a vários níveis para se aguentar. É humanamente impossível estar bem em todas as frentes. Depois do esforço em Milão, tive a consciência de que perderíamos diante do Nacional.


TONI, Ex-treinador do Braga
"Equipa sem estaleca mental"


Uma explicação plausível, não há. O desempenho da equipa na UEFA tem sido óptimo e, nas competições nacionais, irregular. Jogar num palco europeu dá maior rigor e determinação, e o Braga dispõe de um plantel rico em qualidade, logo tem de haver motivação. Sinceramente não iria por aí, mas pelo facto de a equipa, nesta fase, não ter estaleca mental para tantas frentes.


ZÉ NUNO AZAVEDO, ex-jogador do Braga
"Uma questão de prioridades"


Uma explicação possível deve-se às prioridades ou escolhas momentâneas. Provavelmente, a prioridade UEFA sobrepôs-se às competições internas. O Braga preferiu apostar nos jogos da UEFA, e é possível que tenham sentido debilidades anímicas e físicas nos restantes jogos. Talvez as equipas portuguesas, por comparação com as estrangeiras, conheçam melhor o adversário.



In O Jogo

Bruno3429

Rodríguez em risco
LESÃO DO PERUANO AGRAVA OS PROBLEMAS DA DEFESA


Nem de propósito... Jesus alertou, na véspera do jogo com o Nacional, para as debilidades do grupo de trabalho no seu bloco recuado – "Em termos defensivos não temos grandes opções. Esta é a grande dor de cabeça." – e agora debate-se com mais um problema: Rodríguez está lesionado e são remotas as possibilidades de recuperar a tempo de defrontar o V. Setúbal. Junta-se a Paulo Jorge, a recuperar de uma intervenção cirúrgica, e a Leone, vítima de uma síndrome pubálgica.

Num desarme – recorreu ao tradicional carrinho para travar Mateus –, o defesa-central acabou por apoiar mal o braço e sofreu uma luxação no ombro esquerdo. Foi prontamente assistido na Choupana pelos clínicos minhotos, tendo sido fundamentais os cuidados prestados. Com efeito, tal eficiência permitiu proceder a uma correcção ao deslocamento da cápsula. Posteriormente, os exames a que o peruano se submeteu diagnosticaram uma luxação, facto que constitui um problema sério.

A reavaliação a que será sujeito nas próximas horas vai esclarecer o estado da lesão, mas Jesus tem mesmo de começar a pensar numa solução para o eixo defensivo. Se Leone não se apresentar a 100 por cento, a solução terá de passar por Frechaut.


Hondurenho Martínez à experiência nos juniores
AVANÇADO ESTEVE A TREINAR-SE NO BENFICA


Christian Martínez, o avançado hondurenho de 18 anos que esteve a treinar-se nos juniores do Benfica, está agora à experiência nos juniores do Sp. Braga.

O futuro do jogador deverá ser conhecido em breve.


In Record

JotaCC

Paulo Costa (AF Porto) dirige Sporting de Braga-Vitória de Setúbal 

O portuense Paulo Costa foi hoje nomeado para dirigir o jogo entre o Sporting de Braga e o Vitória de Setúbal, que se realiza no próximo domingo, às 20:45 horas, no Estádio Municipal de Braga.

Num dos desafios mais importantes da oitava jornada, a Liga de Clubes nomeou o leiriense Olegário Benquerença para a deslocação do Vitória de Guimarães ao Estádio do Dragão, que se está agendado para sábado.

A recepção do Sporting ao primeiro classificado Leixões vai ter como árbitro o lisboeta Pedro Proença, enquanto que no jogo entre o Benfica e o Estrela da Amadora a Liga escolheu João Capela, também de Lisboa.

Bruno Paixão, árbitro do último Sporting-FC Porto para a Taça de Portugal fica de fora nesta ronda do campeonato.

A oitava jornada da Liga Portuguesa começa esta sexta-feira e só termina na segunda-feira.

Sexta-feira:
Trofense-Marítimo,
Lucílio Baptista (AF Setúbal)

Sábado:
FC Porto-V. Guimarães,
Olegário Benquerença (AF Leiria)
Sporting-Leixões,
Pedro Proença (AF Lisboa)

Domingo:
Nacional-Rio Ave,
Vasco Santos (AF Porto)
Paços Ferreira-Naval 1.º Maio,
Luís Reforço (AF Setúbal)
Benfica-Estrela Amadora,
João Capela (AF Lisboa)
SC Braga-Vitória Setúbal,
Paulo Costa (AF Porto)


Segunda-feira:
Belenenses-Académica,
Pedro Henriques (AF Lisboa)


Bilhetes para o jogo com o Wolfsburgo entre os 10 e os 60 euros
   

O Sporting de Braga já divulgou o preço dos bilhetes para o jogo com o Wolfsburgo, referente à terceira jornada do Grupo E da Taça UEFA. Os ingressos variam entre os 10 e os 60 euros.

Os sócios sem cadeira anual vão pagar 15 euros, mais cinco do que os que possuem o seu lugar reservado no Estádio Municipal.

Já o acompanhante de sócio vai pagar 20 euros, enquanto que um ingresso para o público custa 40 euros. O bilhete mais caro é para os lugares cativos e esse custa 60 euros.

De referir que a recepção ao Wolfsburgo está agendada para o próximo dia 27, às 21:30 horas, e em discussão vai estar no segundo lugar do Grupo E, que neste momento é liderado pelos italianos do AC Milão.

ANTENA MINHO

JotaCC

Sporting de Braga

Regresso aos treinos hoje


O Sporting de Braga regressa hoje aos treinos (16h30), numa sessão à porta aberta, iniciando a preparação do jogo com o Vitória de Setúbal. O boletim clínico dá conta que Paulo Jorge cumpre processo de reabilitação, enquanto Rodriguez faz tratamento, acompanhado por Luís Aguiar.

O NORTE DESPORTIVO

JotaCC

Roland Linz falha amigável com a Turquia    

O avançado do Sporting de Braga, Roland linz, não integra a lista de convocados da selecção austríaca para o amigável com a Turquia.

O jogo realiza-se no próximo dia 19, em Viena, e o artilheiro estava pré-convocado pelo seleccionador austríaco, mas acabou por não figurar na lista final.

ANTENA MINHO