News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DIA 17/10

Started by JotaCC, 17 de October de 2008, 08:10

Previous topic - Next topic

JotaCC

Stélvio pede aplicação
PARA IR LONGE NA TAÇA NÃO CONVÉM FACILITAR EM CHAVES
   
O Sp. Braga está a dois dias de entrar numa competição em que Jorge Jesus já anunciou querer chegar à final. No plantel ainda não houve um jogador com o discurso tão ambicioso e os mais novos até se mostram um pouco calculistas.

"Esta é uma prova em que temos muitas expectativas, mas também sabemos que temos de nos aplicar", refere Stélvio, regressado dos Sub-21: "É um orgulho ser chamado à Selecção. Vou continuar a trabalhar bem no Sp. Braga para poder continuar a ser opção."

Mesmo sem muitas oportunidades na Liga, não desanima. "Estou a evoluir. Todos os dias aprendo mais um pouco com os colegas e equipa técnica", reconheceu na entrevista ao site oficial do clube.

Rodríguez poupado

O central Rodríguez continuou a ser poupado na Selecção e não defrontou o Paraguai. Já Rentería manteve a titularidade – saiu aos 75' –, desta vez no empate (0-0) com o Brasil. Eduardo ficou no banco contra a Albânia e ontem já se apresentou.



Conflito com Salvador termina em demissão
JOÃO MARQUES ABANDONOU ONTEM A PRESIDÊNCIA DA ASSEMBLEIA GERAL
         
Uma observação aparentemente inofensiva levou à demissão de João Marques da presidência da assembleia geral (AG). Cândida Serapicos prosseguiu com os trabalhos, mas o incidente fez cair um decano do dirigismo – João Marques, sócio n.º 400, servia o clube há 30 anos.

Em causa estava o número de associados presentes na AG do clube (cerca de 30), o que desagradou e estava a motivar o atraso no seu início. E se o facto de um jornal local ter noticiado que a assembleia era da SAD – esta também se realizou, mas às 18 horas – causou algum desconforto e serviu de pretexto para se defender que os sócios não estavam informados, António Salvador acabou por responsabilizar quem tem a missão de dirigir os trabalhos. Registe-se, no entanto, que a convocatória oficial foi divulgada no sítio do clube no passado dia 7.

Perante uma posição de Salvador que João Marques terá entendido como desautorização, a polémica acabou da pior maneira: demissão e o abandono do então presidente da assembleia geral.

A questão dos associados em torno do clube não é nova e Salvador não se cansa de desafiar a família bracarense a multiplicar-se. Ontem, não podia deixar o assunto em branco: "Somos o 4.º grande de Portugal, mas o 8.º nas assistências. Acredito que podemos chegar aos 30 mil sócios, mas tenho pena que sejamos apenas 18 mil, dos quais cerca de 10 mil são pagantes."

RECORD

JotaCC

#1
Clube com resultado operacional positivo, mas a SAD revelou prejuízos

Decorreu esta noite uma assembleia-geral do Braga, no início da qual se demitiu o presidente da Mesa, João Marques, que afirmou ter havido "má comunicação" do clube, tendo em vista que apenas 30 associados estiveram presentes. O presidente do Braga, António Salvador, reagiu, referindo que cabia ao líder da AG marcar a reunião para "dia e hora aconselháveis". João Marques disse, então, que não estava a acusar o clube, apenas estaria a constatar um facto. E já não presidiu à assembleia, demitindo-se. A reunião foi conduzida pela vice-presidente da AG, Maria Cândida Sarapicos. Ficou então a saber-se que o clube teve um resultado operacional positivo de 30.661 euros. Já a SAD apresentou números negativos: 2 milhões e 331 mil euros. O passivo do Braga neste momento é de 12 milhões 937 mil euros.


Só Meyong teve brilho

Renteria foi titular diante do Brasil. O ponta-de-lança colombiano foi uma das escolhas do seleccionador Eduardo Lara para o jogo do Rio de Janeiro, e uma das principais figuras do jogo, pese o pé frio que teima em persegui-lo, uma vez que se revelou incapaz de aproveitar uma das duas oportunidades de que dispôs. Renteria saiu aos 74', substituído por Ramos, numa altura em que a Colômbia já estava mais virada para tentar segurar a igualdade, sem golos. Na jornada anterior, realizada no domingo, em Bogotá, Renteria cumpriu todo o tempo de jogo na recepção ao líder Paraguai, mas sem conseguir evitar a derrota, por 0-1. Embora em circunstâncias diferentes, a aferir pela valia dos adversários, capacidade para finalizar demonstrou Meyong na deslocação dos Camarões às ilhas Maurícias, no sábado. O africano entrou ao intervalo, mas a tempo de contribuir com dois golos para o robusto triunfo dos camaroneses (0-5). Renteria e Meyong foram os únicos dos quatro atletas convocados para as selecções dos respectivos países que foram utilizados, uma vez que o guarda-redes Eduardo (Portugal) não saiu do banco nos confrontos com a Suécia e Albânia, enquanto Rodriguez (Peru) esteve fora da equipa nas deslocações a La Paz, na Bolívia, e Assunção, no Paraguai, que resultaram em outras tantas derrotas peruana. O central arsenalista viajou com uma contratura na perna direita confiante que iria estar em condições para defender as cores do país, mas acabou por ser preterido, por lesão, na capital boliviana, enquanto no confronto de anteontem, no Paraguai, Rodriguez escusou-se a alinhar e evocou ligeiras queixas para não jogar, apesar do departamento clínico da selecção peruana o dar como apto.

Rodriguez, tal como Renteria, tem a chegada a Braga agendada para hoje, mas ambos deverão ficar de fora das intenções de Jorge Jesus para o jogo da Taça de Portugal, com o Chaves. A qualidade e quantidade do plantel arsenalista permite a Jorge Jesus alguma margem para gerir o grupo à sua disposição, sendo que na quinta-feira o Braga inicia a aventura na fase de grupos da UEFA, defrontando o Portsmouth - afastou o Guimarães na pré-eliminatória - , em casa. De referir ainda as presenças do ponta-de-lança Orlando Sá e do médio Stélvio nos sub-21 portugueses, que, no Estádio Jorge Sampaio, em Pedroso, perderam com a Ucrânia (0-1). Ambos foram titulares e exibiram-se em bom plano. Orlando Sá foi substituído aos 75', Stélvio esteve em campo do início até ao fim do jogo.


João Marques demitiu-se

João Marques demitiu-se das funções de presidente da Mesa de Assembleia Geral do Braga, delegando-as na vice-presidente Maria Cândida Sarapicos a partir do pedido de demissão à assembleia. E abandonou a sala. A posição de João Marques resultou de uma breve troca de palavras com António Salvador, presidente do clube, em relação à pouca afluência de sócios (cerca de três dezenas). Salvador considerou que a pouca afluência de sócios seria responsabilidade de alguma desorganização da mesa da AG e não da Direcção. Na assembleia ficaram os números referentes às contas do clube e foram, também, explicadas as da SAD. O clube apresentou um resultado positivo no valor de 31,361 euros, referente à exercício 2007/08. Contas aprovadas por unanimidade. A SAD, cujo resultado foi negativo no valor de 2,331 milhões de euros, tem um passivo de 12, 9378 milhões de euros, mas o valor dos activos é de 13,191 milhões. O nome de João Magalhães, indigitado para presidente do Conselho Geral, foi ratificado por unanimidade e tomou posse de seguida. No uso da palavra - após a saída de João Marques, António Salvador lembrou o trabalho desenvolvido para afirmar o clube, mas lamentou o facto de existirem apenas cerca de 18.500 sócios, dos quais apenas 10 mil pagam as quotas. O objectivo é chegar aos 30 mil sócios. Houve ainda um voto de pesar em memória de Monsenhor Melo.

Bilhetes à venda para o Portsmouth

Os bilhetes para o jogo com o Portsmouth, referente à primeira jornada da fase de grupos da Taça UEFA, marcado para as 20h15 de quinta-feira, estarão amanhã à venda nos locais habituais. O preço dos ingressos varia entre os 10 euros (sócios com cadeira anual), 15 (sócios sem cadeira anual), 20 euros (acompanhante de sócio), 40 (público) e 60 (cativos). Quem pretender evitar as confusões provocadas pela ausência de espaço para estacionamento, poderá utilizar transportes gratuitos entre o Campo da Vinha e o Estádio AXA.

Eduardo OK Palmeira KO

Eduardo reintegrou ontem os trabalhos do plantel arsenalista, depois de ter estado ao serviço da Selecção Nacional. Os internacionais Renteria e Rodriguez são por isso os únicos ausentes. No treino de ontem, essencialmente dedicado ao aperfeiçoamento da finalização, o central ficou no departamento médico, a contas com um ligeiro estiramento no joelho esquerdo, enquanto Andrés Madrid deu sequência ao processo de recuperação, no relvado. Paulo Jorge ficou pelo ginásio. Para hoje está marcado novo ensaio para Chaves, à porta fechada.

Stélvio quer afirmar-se

Stélvio quer afirmar-se na equipa do Braga. O internacional sub-21 manifestou ontem essa vontade ao sítio do clube, assim como confessou "o orgulho" que é representar a selecção e, nesse contexto, vai "continuar a trabalhar para voltar a ser opção". Quanto ao jogo de Chaves, referiu que Taça de Portugal "é uma prova" onde o Braga "possui muitas expectativas", mas exige um grande empenho. Em relação à UEFA, sublinhou que "é sempre bom defrontar grandes equipas".


Inquérito Online

O Braga fez bem em adquirir desde já os restantes 40% do passe de João Pereira ao Gil Vicente?

As exibições do lateral-direito desde que chegou à cidade dos Arcebispos convenceram os adeptos, que numa grande maioria concorda coma decisão da SAD, de garantir já a totalidade do passe do futebolista.

Sim

86%

Não, devian esperar pelo fim da temporada

14%

Nº de participantes: 563


O JOGO

JotaCC

"Todos os dias a aprender com os meus colegas"
Stélvio regressou da selecção lusa sub-21, onde foi titular no amigável contra a Ucrânia na nova fornada do seleccionador Rui Caçador, com mais vontade em triunfar na equipa arsenalista. O jovem médio revela ambição e humildade.
   
A confiança que lhe foi depositada pelo seleccio-nador nacional sub-21, no jogo amigável de terça-feira diante da Ucrânia, fez subir em flecha a motivação de Stélvio, jovem promessa do Sporting Clube de Braga. O médio arsenalista foi titular na renovada 'equipa das quinas' sub-21, depois de Rui Caçador ter revelado que ia formar um novo grupo, para suceder ao fracasso do anterior que falhou o apuramento para o Europeu 2009 na Suécia.
Stélvio, que já fazia parte da jovem selecção mas na condição de suplente (às vezes utilizado), resistiu à limpeza feita pelo técnico portugês, saiu mesmo reforçado com a titularidade, e regressou à Cidade dos Arcebispos com mais vontade em trilhar os caminhos do sucesso.

Em entrevista concedida ao site oficial do clube, Stélvio revelou ambição e humildade. O desejo é continuar a evoluir para também vir um dia a ser uma aposta segura de Jorge Jesus.
"Todos os dias aprendo mais um pouco com os meus colegas do Sp. Braga e também com a equipa-técnica", disse, mostrando todo o seu orgulho por ter envergado a camisola nacional.
"Jogar na selecção portuguesa é um orgulho para todos os jogadores. Vou continuar a trabalhar bem no Sp. Braga para poder continuar a ser opção na selecção", frisou.

No pensamento do jogador está já o próximo jogo oficial do clube bracarense, domingo, em Chaves, para a Taça de Portugal. Stélvio assegura que é "uma prova que o Braga alimenta muitas expectativas", mas realçou que é preciso aplicação "em todas as partidas", para evitar surpresas desagradáceis.
Stélvio deu também já o mote para a semana europeia que aí vem, e onde o Sp. Braga vai estreiar-se na próxima quinta-feira, na fase de grupos da Taça UEFA, em casa (20h15), frente aos ingleses do Portsmouth.
"É sempre bom defrontar grandes equipas e cimentar a posição que temos conquistado na Europa, nos últimos anos", rematou, de forma suscinta.

CM

JotaCC

"O Braga pode chegar ao topo"
Luís Aguiar cumpre a primeira temporada no Minho e está satisfeito com o que conseguiu até agora na Cidade dos Arcebispos. O uruguaio acredita que os arsenalistas podem incomodar os três grandes e brilhar na UEFA

Trocou o Liverpool de Montevideo pelo F. C. Porto no início de 2007/08, mas nunca vestiu de azul e branco em jogos oficiais - ver caixa. Rodou no Estrela da Amadora e na Académica, antes de assinar pelo Braga e, este ano, tem dado nas vistas no meio-campo dos arsenalistas.

Luís Aguiar, 22 anos, está satisfeito com o que conseguiu até agora na capital do Minho, quer continuar a aprender e acredita que o conjunto de Jorge Jesus tem tudo para se aproximar dos três grandes na Liga e continuar a brilhar na Taça UEFA.

Que balanço faz dos primeiros três meses como jogador do Braga?

Julgo que tenho estado num bom nível, com alguns momentos baixos também. No geral, tenho-me sentido muito bem e, nos últimos jogos, voltei a jogar muito bem, sobretudo com o Artmedia e o Guimarães. Estou satisfeito com o que consegui até agora e, cada dia que passo neste clube, ajuda-me a crescer como jogador.

O Braga tem conseguido resultados bem melhores na Taça UEFA do que no campeonato. Qual é a razão para essa diferença?

Prefiro pensar de outra maneira: em 12 jogos oficiais, ganhámos oito, empatámos dois e perdemos dois. Claro que o campeonato não está a ser perfeito, mas vamos melhorar e, quando terminar a época, tenho a certeza que vão falar do Braga de outra forma. Nós estamos a trabalhar tranquilamente para fazermos bem as coisas, tanto a nível nacional como internacional, mas no campeonato não temos tido muita sorte.

O Braga tem hipóteses de se aproximar dos três grandes na tabela classificativa?

Acho que sim, mas não devemos pensar a longo prazo. Claro que acredito que a equipa pode chegar ao topo, mas isso só se consegue se nos concentrarmos em todos os jogos.

AC Milan, Portsmouth, Wolfsburgo e Herenveen são os adversários na fase de grupos da Taça UEFA. O Braga tem claras hipóteses de se apurar...

Não sei se temos claras hipóteses de passar. Sei é que há vontade de trabalhar bem num grupo que é muito forte e encararo todas as partidas para ganhar. Estamos muito confiantes, mas também muito tranquilos.

Jogar em San Siro vai ser especial?

Claro que vai ser uma sensação especial. Jogar em casa do Milan é algo que dá algum conforto anímico e isso pode resultar num grande jogo, porque todos os atletas vão ter uma motivação diferente. Esta é a minha primeira experiência nas competições europeias e, se alinhar em San Siro, vai ser um momento marcante para mim.

Jorge Jesus já admitiu que gostava de vencer a Taça de Portugal. É um objectivo do grupo de trabalho?

A Taça de Portugal começa domingo, vamos tentar ganhar em Chaves e, depois, logo se vê. Ainda é muito cedo para pensar na vitória na Taça, mas é verdade que existe uma mentalidade vitoriosa neste plantel.

Que opinião tem de Jorge Jesus?

É um treinador com muito carácter, que defende os seus jogadores e é muito respeitado pelo grupo de trabalho. O entendimento é muito bom e isso tem-se visto dentro do terreno de jogo.

Regressar à selecção do Uruguai é um dos seus objectivos a curto prazo?

Qualquer jogador tem a ambição de representar o seu país. Voltar à equipa do Uruguai seria para mim um motivo de muito orgulho, mas os jogadores que têm sido chamados estão a trabalhar muito bem, defendem a camisola e só penso em trabalhar para, um dia, os poder ajudar nessa tarefa.

Ainda acredita que a sua selecção se pode apurar para o Mundial?

Não está fácil, mas já passámos por situações piores no passado e acabámos por conseguir a qualificação. Até ao último jogo tudo é possível.

O seu irmão, Carlos Aguiar, chegou este ano à Académica. Como tem visto a sua evolução?

Tem sido muito bom para ele. Alinhou no primeiro jogo oficial há pouco tempo, entrou muito bem na equipa e está à espera de uma oportunidade para ser titular. Claro que precisa de tempo para se adaptar, porque jogar no Uruguai ou na Europa não é a mesma coisa, mesmo já tendo jogado na Grécia e na Argentina. Espero que, no final da época, falem tanto dele como de mim.

O Académica-Braga está próximo. Ansioso por defrontar o seu irmão?

Daqui a dois jogos vamos ser adversários, mas isso para nós não é novo. Já nos defrontámos por três vezes no Uruguai e agora vamos ter a estreia do duelo Aguiar aqui na Europa. Vai ser muito bom, mal posso esperar.


JN

JotaCC

Carlos Xistra apita U. Leiria-Sporting

O Sporting, vencedor da Taça de Portugal na época passada, vai jogar em Leiria a 3.ª eliminatória da prova num encontro que será dirigido pelo árbitro Carlos Xistra. Cosme Machado vai apitar o Sertanense-FC Porto, ao passo que Paulo Batista foi nomeado para o Benfica-Penafiel.
A lista de árbitros nomeados para os encontros da 3.ª eliminatória da Taça de Portugal foi esta tarde divulgada pela Federação Portuguesa de Futebol.

Eis os jogos e os árbitros nomeados:

Sábado, 18
Boavista São Mateus - Naval: Bruno Esteves (AF Setúbal)
E. Amadora - Operário Açores: Lucílio Baptista (AF Setúbal)
Sertanense - FC Porto: Cosme Machado (AF Braga)
Nacional – Angrense: Bruno Paixão (AF Setúbal)
Aliados Lordelo – Trofense: Vasco Santos (AF Porto)
U. Leiria - Sporting: Carlos Xistra (AF Castelo Branco)

Domingo, 19
Esmoriz - Maria da Fonte: Hugo Pacheco (AF Porto)
Vizela – Estoril: Marco Ferreira (AF Madeira)
Olhanense – Valdevez: Luís Reforço (AF Setúbal)
Fabril Barreiro - Ol. Moscavide: José Godinho (AF Évora)
Leixões – Caniçal: António Costa (AF Aveiro)
Desp. Aves – Gândara: João Roque (AF Portalegre)
Beira Mar - Atlético Monsaraz: João Henriques (AF Coimbra)
Sp. Covilhã – Varzim: Pedro Garcia (AF Lisboa)
Portimonense – Pinhalnovense: Duarte Gomes (AF Lisboa)
Boavista – Lousada: António Resende (AF Aveiro)
Torreense – Académica: Elmano Santos (AF Madeira)
Amares – Belenenses: André Gralha (AF Santarém)
V. Setúbal – Ribeirão: Pedro Henriques (AF Lisboa)
Arouca – Marítimo: Olegário Benquerença (AF Leiria)
Sanjoanense – Gondomar: Nuno Afonso (AF Lisboa)
Paredes – Cinfães: Francisco Vicente (AF Vila Real)
Santana - Odivelas: Nuno Campos (AF Setúbal)
U. Madeira – Camacha: Pedro Maia (AF Porto)
Fátima – Feirense: Hugo Miguel (AF Lisboa)
P. Ferreira – Rebordosa: Rui Costa (AF Porto)
Desp. Chaves - Sp. Braga: Artur Dias (AF Porto)
Gil Vicente - Rio Ave: Nuno Roque (AF Coimbra)
V. Guimarães - U. Lamas: Paulo Costa (AF Porto)
Benfica – Penafiel: Paulo Batista (AF Portalegre)

A BOLA

Cici

BOLETIM CLÍNICO
2008-10-17

Paulo Jorge
O atleta foi submetido com sucesso a intervenção cirúrgica para tratamento de fractura do quinto metatarso do pé esquerdo. Cumpre processo de reabilitação.

André Leone
Síndrome pubálgico - tendinopatia dos adutores da coxa esquerda e osteíte púbica. Faz reintegração progressiva ao treino.

Bruno Tiago
Reabilitação da fractura dos ossos da perna esquerda. Faz reintegração progressiva ao treino.

Andrés Madrid
Rotura muscular do bicípite crural da coxa direita. Efectua tratamento e trabalho em relvado, ginásio e piscina.

Frechaut
Mialgia na face posterior da coxa direita. Faz reintegração progressiva ao treino.


CONFERÊNCIA DE IMPRENSA DE JORGE JESUS ÀS 13H00
2008-10-17

O treinador do SC Braga, Jorge Jesus, irá abordar amanhã, dia 18 de Outubro, às 13h00, o encontro com o Desportivo de Chaves, a contar para a Taça de Portugal. A conferência de imprensa terá lugar no auditório do Estádio AXA.

Antes, às 10h30, os Gverreiros do Minho realizam a última sessão de trabalhos antes da deslocação a Chaves. O treino será à porta fechada a sócios, adeptos e jornalistas.


SC BRAGA – PROVAVELMENTE A MELHOR ESCOLA DE GUARDA-REDES DO PAÍS
2008-10-17

Não é todos dias nem para qualquer clube ter dois guarda-redes formados nas suas escolas de futebol com titularidade indiscutível na equipa sénior em diferentes épocas e convocados para a Selecção Nacional de Futebol, sendo esta uma das melhores do Mundo da actualidade.

Eduardo e Quim são os dois representantes máximos oriundos da Escola de Guarda-Redes do Dept. Futebol Juvenil do SC Braga e que certamente tudo farão para ajudar Portugal a qualificar-se para o próximo Campeonato do Mundo de Futebol.

Porém, já não é de agora que o SC Braga contribui para o futebol nacional com guarda-redes de prestígio. Cesário nos anos 50 iniciou a representação de guardiões bracarenses na "equipa de todos nós". Seguiu-se Armando (mítico guardião na conquista da Taça de Portugal em 1966) no final dos anos 60 e início dos anos 70, Rui Correia com diversas passagens nos anos 90 e mais recentemente Paulo Santos. Alguns destes atletas não foram formados na íntegra no clube, mas o aumento das suas potencialidades ao serviço do SC Braga tornou-os referências a nível nacional.

O tempo não pára e com ele vêm novas fornadas de talentos na arte de defender por entre os postes. Rui Vieira, Cristiano e Fábio competem pelo lugar na equipa sub-19 e dão provas do seu valor. Já na época passada, Diego Silva brilhou ao serviço da equipa júnior o que lhe vale o lugar no GD Ribeirão de forma a se lançar na competição sénior. Bruno e Alexandre estão a melhorar as suas qualidades ao serviço dos sub-17 enquantoque os sub-15 contam com mais dois guardiões nas convocatórias das selecções nacionais, Rafael Alves e Pedro Sousa.

As Escolas de Futebol do SC Braga são um local excepcional para todos os jovens desejosos de melhorarem os seus dotes futebolísticos nas balizas.

Se procuras um local para desenvolver as tuas aptidões futebolísticas, já sabes, comparece no Estádio 1º de Maio e dirige-te ao Gabinete de Prospecção, pois aqui nascem os teus sonhos!

FUTEBOL FORMAÇÃO, A CRIAR UM CLUBE CAMPEÃO...

in SCBraga.pt