News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DIA 12/10

Started by JotaCC, 12 de October de 2008, 09:46

Previous topic - Next topic

JotaCC

Contas no vermelho

A SAD do Braga vai apresentar, na assembleia geral da próxima quinta-feira, um resultado líquido negativo de 2 331 145 euros, referente ao exercício entre 1 de Julho de 2007 e 30 de Junho de 2008. Os accionistas vão ser confrontados com um resultado negativo, o que sucederá pela primeira vez na gestão de António Salvador, que, nos quatro exercícios anteriores, apresentou resultados positivos. Os números abaixo do vermelho resultam da ausência da venda de passes de jogadores e, essencialmente, das amortizações de investimentos que foram efectuadas. A venda de passes de atletas (ver quadro), uma receita extraordinária importante nos exercícios positivos anteriores, não foi aproveitada na época passada por estratégia, mas podia ter sido utilizada caso o objectivo fosse apresentar contas equilibradas, em virtude das propostas recusadas. O presidente António Salvador e os administradores Manuel Rodrigues e Gaspar Borges e o administrador-delegado Paulo Resende optaram por valorizar os activos (valor atribuído aos passes dos jogadores), cujo montante se aproxima dos 15 milhões de euros. De referir, por outro lado, que, em relação ao exercício anterior, os custos foram superiores aos proveitos em 673 199 euros, um resultado negativo, mas bem inferior ao do exercício anterior, 1 240 922 euros, o que significa que, em termos operacionais, o resultado aponta para um crescimento de 567 623 euros. Ou seja, há um maior equilíbrio entre as receitas e as despesas. Nesta demonstração de resultados disponibilizados pelo Braga, percebe-se o aumento de receitas de patrocínios, publicidade e camarotes (654 343 euros ), assim como da TV (679 812 euros), mas que, de igual modo, os custos aumentaram: com pessoal (533 114 euros), fornecedores e serviços externos (151 344 euros), mas baixando outros custos (106 070 euros). A venda de cadeiras subiu (33 732 euros), mas baixaram as quotizações (92 102 euros).

Resultados

INDICADORES 2005/2006 2006/2007 2007/2008

Proveitos com venda de passes 6.415.070 3.027.364 383.333

Proveitos de exploração 5.811.918 7.576.000 8.722.111

Custos de exploração 7.228.203 8.816.922 9.395.310

Resultado de exploração -1.416.285 -1.240.922 -673.199

Amortizações 1.322.631 835.007 2.054.418

RESULTADO LÍQUIDO 3.423.861 1.153.096 -2.331.145

* valores em euros



Linz afirma-se com golos

Com César Peixoto a desempenhar as funções de lateral-esquerdo e Linz e Paulo César na frente de ataque, o Braga realizou ontem um jogo-treino com o Varzim (2-2) dirigido pelo ex-árbitro Paulo Paraty. O particular durou 95', a primeira parte, de uma hora, sem descanso, como tem sido apanágio nos amigáveis arsenalistas. Durante o primeiro período, as opções de Jorge Jesus (Mário Felgueiras, João Pereira, Frechaut, Moisés, César Peixoto, Vandinho, Mossoró, Matheus, Jorginho, Paulo César e Linz) empenharam-se, e César Peixoto abriu as hostilidades através de um livre em que Marafona ficou mal na fotografia. O ex-bracarense Miran empatou, mas Linz surgiu então a fazer o gosto ao pé depois de algumas perdidas, como que a confirmar a superioridade arsenalista. Posteriormente, os técnicos mexeram nas estruturas, e coube ao Varzim uma melhor circulação e posse de bola, pese o facto de o golo do ex-arsenalista Nuno Rocha ter resultado de um erro de Filipe Oliveira...


Luis Aguiar já treinou

Luis Aguiar regressou ontem de manhã do Uruguai, onde se deslocou para tratar de assuntos particulares. Mal chegou à Cidade dos Arcebispos, dirigiu-se ao estádio, surgindo pouco depois no relvado, já o particular com o Varzim estava quase a meio. Ensonado, o médio uruguaio esteve alguns minutos sentado no banco de suplentes com os companheiros, mas pouco depois levantou-se e foi correr à volta do relvado. Luis Aguiar, recorde-se, tem sido uma das principais apostas de Jorge Jesus para as funções de "dez".



Seis jogos em 18 dias

As duas folgas do início da semana e estes dois dias - desde ontem ao final da manhã até amanhã à tarde - integram-se no programa de preparação para a meia dúzia de jogos que o Braga vai ter de realizar em 18 dias, três dos quais em apenas seis dias. Após a deslocação a Chaves (19, Taça de Portugal), o Braga recebe o Portsmouth (23, Taça UEFA) e o Estrela (27, Liga Sagres), vai a Vila do Conde (29, Carlsberg Cup) e no dia 2 de Novembro defronta a Académica (Sagres), concluindo este ciclo com a deslocação a Milão (6, Taça UEFA).


Rio Ave não quis adiar jogo

O Braga propôs ao Rio Ave o adiamento do jogo do próximo dia 29, referente à segunda jornada da segunda fase da Carlsberg Cup, mas o clube de Vila do Conde recusou alegando a estruturação do seu próprio calendário. Os arsenalistas vão por isso dispor de menos de 48 horas para recuperar do jogo com o Estrela da Amadora, que será disputado na noite do dia 27. E às 16h15 do dia 29 jogam com o Rio Ave.


Guerreiros de folga

O plantel do Braga regressa amanhã à tarde ao trabalho para iniciar a preparação do jogo em Chaves, para a Taça de Portugal. O treino está marcado para as 17 horas e será realizado à porta aberta. Hoje é, por isso, dia de descanso para os Guerreiros do Minho.



Meyong bisa e brilha

O plantel do Braga regressa amanhã à tarde ao trabalho para iniciar a preparação do jogo em Chaves, para a Taça de Portugal. O treino está marcado para as 17 horas e será realizado à porta aberta. Hoje é, por isso, dia de descanso para os Guerreiros do Minho.


Foram inteligentes

O ABC deu um importante passo rumo à próxima ronda da Taça das Taças, ao vencer, na primeira mão, o HC Gumarny, na República Checa. Como se previa, o elevado ritmo foi a arma utilizada pelos checos para contrariar os vice-campeões nacionais. No entanto, os minhotos souberam sempre travar esse ímpeto, jogando tranquilamente, sem nunca perderem de vista que a eliminatória tem duas partidas. A paciência com que o ABC foi encarando cada ataque, utilizando bem os tempos de jogo, levou o adversário, adeptos e técnicos, ao desespero e, calmamente, o desnorte do HC Gumarny foi favorecendo o ABC, que nunca esteve verdadeiramente em apuros, pois os checos só comandaram o marcador por pequenas vantagens. No segundo tempo, o conjunto de Braga ainda chegou a liderar por quatro golos (22-18), mas com as trocas no banco o Gumarny voltou a empatar, embora nunca mais passando para a frente. A menor valia técnica e táctica dos checos ficou visível face a um experiente ABC, que nem sentiu muito a falta de Luís Bogas ou mesmo de Carlos Ferreira. O resultado é animador mas não tranquilizador, daí os apelos da equipa a um pavilhão Flávio Sá Leite que consiga, pelo menos, rivalizar com o apoio intenso dos adeptos da pequena Zubri.

A FIGURA

EDUARDO FERREIRA
Líder da defesa

Frente a um tipo de jogo rápido e quase estonteante, Eduardo Ferreira, liderando a defesa, foi fundamental quer a travar o ímpeto dos checos quer a orientar as posições dos colegas no tradicional 5:1 do ABC.

HC Gumarny 25

ABC 26

Pavilhão de Zubri

1.º árbitro NomeMichael Argyrou (Chipre)

2.º árbitro Loizos Loizou (Chipre)

HC Gumarny

Milan Malina Gr

Petr Orsag Gr/nj

Petr Kichner 1

Robert Plsek 2

Svatopluk Pernica -

Andrej Titov -

Jakub Hrstka 6

Stepan Randysek -

Tomas Riha 1

Martin Hrstka 4

Tomas Cip 7

Stepan Krupa 4

Mika Ondrej -

Miroslav Jurka nj

Treinador Jiri Mika

ABC

Gr Ivo Silva

Gr Bruno Dias

- Jorge Rodrigues

1 Tiago Pereira

6 Eduardo Salgado

- Alberto Basto

2 Dario Andrade

- Carlos Matos

6 José Costa

5 Hugo Rocha

- Eduardo Ferreira

4 Eduardo Gaifém

2 Fábio Magalhães

nj Fábio Vidrago

Treinador Jorge Rito

Ao intervalo 14-14

Marcadores 2-3 (5'), 6-5 (10'), 6-8 (15'), 9-8 (20'), 11-11 (25'), 14-14 (30'), 16-17 (35'), 18-19 (40'), 18-22 (45'), 21-23 (50'), 23-23 (55'), 25-26 (60')


Jorge Rito
"Decide-se em Braga"

No final, Jorge Rito, técnico dos minhotos, reconheceu algumas dificuldades, "que já eram esperadas", mas lembrou que "a equipa conseguiu bons momentos de andebol, que valeram uma vitória justa e importante, mesmo sendo sempre bom recordar que a eliminatória tem mais um jogo, pelo que tudo se decide em Braga". Sobre o Gumarny, o técnico concluiu ser "um adversário complicado, que criou muitas dificuldades, sobretudo quando saía em ataques rápidos e usava de muita agressividade defensiva". Para Jorge Rito, foi importante verificar que a sua equipa, mesmo com algumas baixas importantes, "foi capaz de responder positivamente ao jogo e mostra-se capaz de ultrapassar o adversário". Para a segunda volta, o treinador lembra a "necessidade de manter a concentração e de não facilitar em nenhum momento, pois a diferença é de apenas um golo", advertiu, realçando o "barulhento e persistente público" que compareceu, no pavilhão de Zubri, em bom número e com claques organizadas. Algo que espera ver repetido no Flávio Sá Leite, no próximo sábado, mas agora puxando-se pelo ABC...



Jornada de equilíbrios

Entre as equipas recém-chegadas à I Divisão, o Oeiras, do ex-treinador do Benfica Paulo Garrido, empatou com um Braga defendido pelo ex-internacional Guilherme Silva. O Carvalhos fez o mesmo com o Barcelos e só a Nortecoope ficou a zeros, ao perder, em Fânzeres, com o FC Porto. Foi uma jornada de igualdades (quatro), já que o Juventude de Viana, que tinha derrotado o Candelária em casa na primeira ronda, empatou em Porto Santo. A equipa insular deixou fugir a vitória perto do apito final.

Resultados

2ª jornada

Benfica-Valongo 7-2

Candelária-Oliveirense 2-3

Porto Santo SAD-J. Viana 3-3

Oeiras-HC Braga SAD 1-1

FC Porto-Nortecoope 5-1

Gulpilhares-HA Cambra 2-2

Carvalhos-Barcelos 1-1

Classificação

J V E D GM-GS P

1º FC Porto 2 2 - - 10-2 6

2º Oliveirense 2 2 - - 6-4 6

3º Gulpilhares 2 1 1 - 5-3 4

4º J. Viana 2 1 1 - 7-5 4

5º Benfica 2 1 - 1 9-5 3

6º Nortecoope 2 1 - 1 4-6 3

7º AD Valongo 2 1 - 1 8-12 3

8º HC Braga SAD 2 - 2 - 2-2 2

9º Porto Santo SAD 2 - 2 - 4-4 2

10º AD Oeiras 2 - 1 1 2-4 1

11º Barcelos 2 - 1 1 2-4 1

12º HA Cambra 2 - 1 1 3-7 1

13º Carvalhos 2 - 1 1 6-7 1

14º Candelária 2 - - 2 4-7 0

O JOGO

JotaCC

E foi mais uma para a colecção
Afinal os receios do coleccionador Pavel estavam certo e foi mesmo mais uma vitória para a vitrina dos minhotos. Com grande sentido colectivo e Luís Bogas no coralão, a equipa de Jorge Rito venceu na República Checa e está em vantagem na eliminatória.
   
Zubri - Afinal o coleccionador de autógrafos checo Pavel tinha razão para ostentar duas caras: a primeira pela satisfação dos autógrafos e a segunda pelos receios da derrota do seu Gumárny. Foi mesmo mais uma para a vitrine do coleccionador de vitórias e o conjunto de Jorge Rito reforçou o seu prestígio europeu com a vitória no leste.
Perante a presença daquele que foi considerado um dos melhores árbitros do Mundo, o norueguês Bjorn Hogness, agora delegado da EHF e que inspirou a dupla cipriota a um trabalho positivo, o conjunto da capital minhota exibiu-se em grande plano e reduziu a cinzas a imagem deixada na última quarta-feira, diante do Águas Santas. Foi um conjunto colectivamente forte, perante a agressividade e os ataques kamikazes dos checos, e também uma formação hábil a atacar, sabendo explorar as lacunas adversárias.

O ABC fez o trabalho de casa nesta primeira mão, da segunda eliminatótia da Taça das Taças, e leva para Braga o conforto de um golo (25-26) e o sorriso rasgado, já com os olhares na próxima eliminatória.
A equipa de Jorge Rito teve mesmo uma fase fantástica, à entrada dos dez minutos finais, chegando a atingir uma vantagem de quatro golos. José Costa foi um gigante, tal como Bruno Dias na baliza, ele que rendeu Bruno Silva em praticamente toda a segunda parte. Dario e Gaifém estiveram igualmente em bom plano, num conjunto comandado pelos olhos de Carlos Matos.

Do banco de suplentes as armas sairam também com pólvora, até porque os catorze magníficos levavam como missão oferecer o triunfo a Luís Bogas. E fizeram-no! À custa de litros de suor, dentes cerrados e um nível de concentração topo de gama. É uma vitória, é um golo de vantagem, que anima, mas agora falta o toque do inferno do Sá Leite já no sábado.


Sem tempo para respirar
A paragem no campeonato servirá para o plantel recarregar baterias a pensar no ciclo difícil que se avizinha, entre Taça de Portugal, UEFA, Liga e Taça da Liga.

Avizinha-se um ciclo complicado para o Sp. Braga. A longa paragem no campeonato servirá para o plantel recarregar baterias para os próximos desafios a contar para a Taça de Portugal, Taça UEFA, Liga e Taça da Liga. Sem tempo para respirar e com curtos intervalos de recuperação entre jogos, a tarefa não será fácil para os 'Guerreiros do Minho'. Senão vejamos o 'árduo' calendário que a equipa arsenalista tem pela frente.
No próximo dia 19, o Sp. Braga viaja até Trás-os-Montes, onde irá defrontar o Chaves (II Divisão) para a Taça de Portugal.

Quatro dias depois arranca a caminhada europeia da fase de grupos da Taça UEFA. O primeiro grande teste será em casa, no dia 23, frente aos ingleses do Portsmouth.
Segue-se o campeonato, com a recepção ao Estrela da Amadora (dia 27), jogo a contar para a sexta jornada. Dois dias depois o adversário chama-se Rio Ave, desta vez um desafio da terceira jornada da Taça da Liga (dia 29).
Em Novembro (para já agendado no dia 2), os arsenalistas encontram a Académica (Liga) e, dia 6, jogam a cartada maior da UEFA em Itália, frente ao colosso AC Milan.

CM

JotaCC

Dulce Félix é a representante portuguesa nos Mundiais de meia-maratona no Brasil

Tem hoje lugar no Rio de Janeiro a 17.ª edição dos campeonatos mundiais de meia-maratona, uma prova anual criada em 1992, em Tyneside (Grã-Bretanha), e que se foi cimentando no panorama internacional como um evento importante, contribuindo para credibilizar a própria distância dos 21.097m.
O certame será decerto dominado pelos atletas africanos - ou nascidos em África e que representem outras nações - e Portugal, que obteve este título mundial feminino em Bruxelas, em 1993, através de Conceição Ferreira, volta a ter uma participação na prova, a primeira desde 2003, através de Dulce Félix. A antiga atleta do Vizela, que desde a época passada representa o Sporting de Braga, é uma das poucas esperanças portuguesas no meio-fundo e fundo, aos 25 anos de idade, e sem se poder para já esperar uma classificação cimeira, fica, no entanto, alguma expectativa quanto ao que possa realizar.

PUBLICO

JotaCC

Sporting de Braga e Varzim empatam em jogo-treino    

As equipas de futebol do Sporting de Braga e do Varzim empataram hoje 2-2, em jogo particular, disputado no Estádio Municipal de Braga, no qual o avançado austríaco Roland Linz regressou aos golos.

César Peixoto inaugurou o marcador, aos 34 minutos, para os arsenalistas. Ainda antes do intervalo, Miran (45) restabeleceu a igualdade.

Aos 53 minutos, Linz voltou a colocar a equipa da casa em vantagem, mas aos 77 Nuno Rocha fez a igualdade final.

As duas equipas regressam à competição a 19 de Outubro, com o Sporting de Braga a visitar o Desportivo de Chaves, e o Varzim a deslocar-se ao terreno do Sporting da Covilhã, em jogos da Taça de Portugal.


ANTENA MINHO

JotaCC

ABC venceu na Rep. Checa

O ABC venceu ontem o Zubri, na República Checa, por 25-26, e está bem posicionado para prosseguir na Taça das Taças. O jogo da segunda-mão, em Braga, terá lugar no dia 18 de Outubro, às 16h00, no Flávio Sá Leite.

DM

Cici

César Peixoto irritou-se no empate (2-2) com o Varzim

Linz de volta aos golos

Linz voltou ontem aos golos no empate (2-2) frente ao Varzim, em jogo treino realizado no Estádio AXA, em Braga. O avançado austríaco, alvo de um processo disciplinar após o jogo (derrota, por 0-2) com o Leixões, a 21 de Setembro, deve regressar às opções de Jorge Jesus no jogo da Taça de Portugal, no próximo dia 19 de Outubro, em Chaves, frente ao Desportivo local.

Quando Linz, aos 53', marcou o 2-1 para os bracarenses, já César Peixoto (34') tinha, de livre directo, inaugurado o marcador. Aliás, Peixoto esteve em outro dos momentos da manhã de ontem, quando verbalizou a sua irritação com alguns adeptos do Sp.Braga, que criticavam a atitude do esquerdino em campo.

Miran (45') e NunoRocha (77'), curiosamente dois ex-arsenalistas, marcaram os golos para um Varzim que esteve sempre atrás do prejuízo no encontro amigável realizado em Braga.

in Correio da Manhã

Cici

Dulce Félix foi 13.ª no Mundial de Meia-Maratona

ATLETA DO SP. BRAGA CUMPRE NO RIO DE JANEIRO

A portuguesa Dulce Félix (Sporting de Braga) terminou na 13.ª posição o Campeonato do Mundo da Meia-Maratona, prova ganha no Rio de Janeiro pela holandesa de origem queniana Lornah Kiplagat.

A atleta bracarense, a única portuguesa em prova, gastou 1:12,56 horas, ficando a cerca de 4 minutos da vencedora, a bicampeã mundial e detentora do recorde do Mundo, que percorreu o percurso em 1:08.37 horas.

Dulce Félix ficou muito perto do seu recorde pessoal (1:12.03 horas), que bateu na semana passada, na meia maratona de Portugal, um resultado que lhe deu a oportunidade de participar no Mundial.

No pódio feminino da prova disputada num percurso quase totalmente plano, esteve ainda a etíope Aselefech Mergia, segunda classificada, com 1:09.56 horas, e a queniana Pamela Chepchumba, terceira, com 1:10.01 horas.

Em masculinos, a vitória sorriu a Zersenay Tadese, da Eritreia, com a marca de 59.56 minutos. O queniano Patrick Makau Musyoki foi segundo (1.01,54 horas), enquanto Hassan Abdullah, do Qatar, foi terceiro (1.01.57).

in Record