News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DIA 03/10

Started by JotaCC, 03 de October de 2008, 08:14

Previous topic - Next topic

JotaCC

Glória na Taça UEFA

Dois golos de Luis Aguiar, obtidos ainda na primeira meia hora de jogo, determinaram o vencedor deste jogo, uma vez que a questão da eliminatória já tinha ficado resolvida na Cidade dos Arcebispos. A frieza e a eficiência do uruguaio proporcionaram êxito pleno no acesso à fase de grupos da UEFA, na qual o Braga conquistou seis vitórias em outros tantos jogos. E com um saldo de 14 golos marcados e... com a baliza de Eduardo imaculada. A maré está alta, e, na próxima terça-feira, em Nyon, o manager Carlos Freitas vai conhecer os próximos adversários da equipa...

Jorge Jesus poupou alguns dos seus jogadores para o dérbi do Minho, na segunda-feira, com o Guimarães, casos de Alan, Mossoró e Meyong, embora este tenha actuado na última meia hora, e deixou à evidência as várias soluções que possui no seu plantel, a algumas das quais é necessário apenas transmitir algum ritmo competitivo, como sucede com Jorginho.

Num relvado molhado e, por inerência, a fazer rolar a bola com maior rapidez, as duas equipas procuraram marcar os seus espaços no jogo, com a portuguesa a assentar a sua estratégia na coesão defensiva e na dinâmica ofensiva, conseguindo chegar à vantagem ainda cedo e, dessa forma, acabando com a pouca força anímica que restava aos eslovacos, mas apenas no que à conquista de uma eventual vitória diz respeito.

À goleada em Portugal juntaram-se mais dois golos ontem, pelo que o Braga se limitou a gerir o resultado, com os olhos postos na inviolabilidade da sua baliza.

O Artmedia, apesar do peso do passado, foi uma equipa que cedo ficou desmotivada - tal como os adeptos, que compareceram num número em torno dos 400 - e que só conseguiu fazer o primeiro remate à baliza portuguesa aos 52 minutos, num cabeceamento de Saláta à figura de Eduardo... Muito pouco para concretizar o sonho de ganhar.

Ficha de Jogo:

Artmedia 0-2 Braga


Estádio Tehelné Pole

Relvado razoável

cerca de 400 espectadores

Árbitro: Marijo Strahonja (Croácia)

Assistentes: Zeljko grgec e Igor Krmar

4.º árbitro: Domagoj vuckov

Treinador: Michal Hipp

18 Kamenár GR 5

3 Velicky LD 5

17 Saláta DC 5

6 Dosoudil DC 3

28 Ottó Szabo LE 4

5 Karim Guédé MD 4

16 Czinege AD 5

25 Kozák MO a 70' 6

20 Fodrek AE a 65' 4

13 Piroska AV a 52' 5

14 Oravec AV 4

30 Hill GR

4 Durica LD a 65' 4

23 Hasek LD

2 Farkas DC

7 Patrick Mraz MD

15 Anderson MD a 70' 4

11 Cléber MO a 52' 5

amarelos 21' Velicky

vermelhos Nada a assinalar

Treinador: jorge jesus

1 Eduardo GR 6

47 João Pereira LD a 73' 6

5 Moisés DC 7

2 Rodriguez DC 7

6 Evaldo LE 5

88 Vandinho MD a 67' 6

10 Jorginho AD 6

22 Luis Aguiar MO 8

99 Matheus AE 6

9 Paulo César AV 5

18 Rentería AV a 60' 5

31 Kieszek GR

13 Stélvio MD a 67' 4

17 Frechaut MD a 73' 4

7 Márcio Mossoró MO

30 Alan AD

11 Orlando Sá AV

19 Meyong AV a 60' 4

Golos

[0-1] 11' Luis Aguiar (g. p.)

[0-2] 31' Luis Aguiar

amarelos 80' Evaldo

vermelhos Nada a assinalar.



Arbitragem
Firme e determinado

Um bom desempenho da equipa de arbitragem croata, em especial do chefe de equipa, que se mostrou firme e decidido nas suas intervenções ao longo de toda a partida. Sem dúvidas no lance da grande penalidade cometida sobre Rentería, cortou o mal pela raiz com a exibição do cartão amarelo a Velicky (20'). E acabaram-se os protestos



O MOMENTO

11'

Jorginho desenhou, Renteria fez e Luis Aguiar assinou por baixo


O Braga entrara bem no jogo, assumira o controlo das operações quando Jorginho protagoniza um ataque rápido. O brasileiro procura a tabela com Renteria, com o colombiano a surpreender o defesa-central Dosoudil com um movimento de rotação, que o eslovaco só consegue resolver com o recurso à falta no interior da grande área do Artmedia. O árbitro não teve dúvidas e, chamado a marcar o penálti, Luis Aguiar converte de forma implacável, abrindo o marcador da segunda mão.



Lances-chave

ARTMEDIA

22' Cruzamento do lateral-direito Velicky, ao qual corresponde Guedé com um disparo já na grande-área arsenalista, mas o central Moisés estira-se e consegue interceptar.

52' Canto de Kozák a fazer a bola chegar à cabeça Saláta, que chegou mais alto que a concorrência no coração da área arsenalista, mas o cabeceamento saiu à figura de Eduardo.

76' Assistido pelo brasileiro Anderson, Guedé surge isolado diante de Eduardo, mas o guarda-redes do Braga reage de pronto e consegue evitar o golo do centrocampista do Artmedia.

BRAGA

21' Rentería aproveita um mau passe de Saláta para se isolar e, já no interior da área do Artmedia, remata, mas de forma a permitir a defesa de Kamenár, com o pé.

30' [0-2] Luis Aguiar aumenta a contagem pessoal através de um remate de meia-distância, com o pé esquerdo, sem hipóteses de defesa para o guarda-redes Kamenár.

48' Matheus desequilibra pelo flanco esquerdo e cede o remate a Jorginho na zona frontal, mas o remate deste esbarra num defesa contrário. O Braga perde uma boa oportunidade para dilatar a vantagem.

56' O colombiano Rentería protagoniza um bom lance individual, que tenta levar até ao êxito, mas o remate, em jeito, sai ligeiramente por cima da baliza de Kamenár. Bom lance do avançado do Braga.

87' Evaldo sobe pelo seu flanco e, lançado por Jorginho, procura a linha de fundo para o cruzamento, que quase traía Kamenár. A bola bateu na barra da baliza do Artmedia. O Braga falha o 3-0.



A ESTRELA

Luis Aguiar 8

O "canário" uruguaio encantou em Bratislava


Noite imperial do "canário"uruguaio, não só pelo que jogou e fez jogar, mas pelo protagonismo que assumiu ao marcar os dois golos na primeira meia-hora. Não existiria melhor projecção para a obtenção do sexto triunfo em outros tantos jogos europeus. Tranquilo na conversão do penálti, como havia sido em Braga do Sivasspor, Luis Aguiar espantou meio mundo com o forte e colocado remate com que deitou por terra a ambição dos eslovacos de dignificar a camisola com uma vitória, depois da humilhação sofrida em Braga. Luis Aguiar, conhecido no uruguaio por "canário" - forma como são conhecidos os nascidos no interior do país - chegou no início de 2007/08 para o FC Porto, acabando emprestado ao Estrela da Amadora e à Académica. Ao serviço dos estudantes motivou o investimento do Braga. Com evidente retorno.


O Braga um a um

Eduardo 6

Aplicou-se apenas aos 76', quando Guedé se isolou. Esteve concentrado e manteve inviolável a baliza em jogos da UEFA.

João Pereira 6

Sem necessidade de se aventurar, preocupou-se em transmitir consistência defensiva, o que conseguiu, ganhando praticamente todos os lances a Fodrek.

Moisés 7

Seguro e determinado, o brasileiro foi eficaz, surgindo sempre no local certo. Entre as várias iniciativas contrárias que anulou, registe-se a intercepção ao remate de Guedé (22')

Rodriguez 7

Esteve ao nível do companheiro de sector, revelando-se insuperável quer no jogo aéreo quer ao nível da relva, deixando Piroska e Oravec só com a vontade.

Evaldo 5

Teve mais trabalho que João Pereira, por força das constantes subidas do lateral-direito Velicky e da menor propensão de Matheus para tarefas defensivas, mas conseguiu sair a ganhar.

Vandinho 6

Uma missão desgastante e importante à frente da defesa, funcionando como pivô, sem descurar o apoio à organização ofensiva da sua equipa.

Jorginho 6

Em fase de aquisição de ritmo competitivo, o brasileiro protagonizou uma série de boas iniciativas ofensivas, a primeira das quais resultou no penálti sobre Renteria.

Matheus 6

Sem características defensivas, ainda assim, procurou dar coesão à equipa e provocou vários desequilíbrios ofensivos, devido à sua velocidade.

Paulo César 5

Veloz e inteligente na forma como se movimentou, procurando espaços e as diagonais, participou em alguns ataques da sua equipa, mas sem o êxito desejado. Ajudou a fechar um dos flancos.

Rentería 5

Imprevisível em algumas acções, surpreendeu Dosoudil e ficaria isolado se não fosse derrubado no lance do penálti. O colombiano mostrou que está a subir de rendimento, ainda que tivesse desperdiçado um lance em que se isolou.

Meyong 4

Cumpriu a última meia-hora no lugar de Renteria e com as mesmas funções, embora um pouco mais fixo no eixo do ataque.

Stélvio 4

Substituiu Vandinho e procurou dar sequência ao trabalho do companheiro, arrumando a casa sem sobressaltos de maior.

Frechaut 4

Substituiu João Pereira como lateral-direito e cumpriu a sua tarefa.



Jorge Jesus
"Seis vitórias mostram valor desta equipa"

O Braga garantiu de forma brilhante a primeira grande meta da época, sublinhou Jorge Jesus, para quem a vitória de ontem "é sinal de que esta equipa tem valor": "Esteve muito bem, tacticamente. Saímos sempre com muitos jogadores para a frente, para criarmos mais ocasiões de golo. Depois dos golos, passámos a gerir o jogo e a eliminatória". "Acabámos por vencer num terreno pesado. Foi a primeira vez que jogámos nestas circunstâncias, esta época, e alguns acusaram algum desgaste, nos últimos 15 minutos. Agora, vamos aguardar pelo sorteio de terça-feira. Estamos de parabéns", rematou, sereno em relação à fase de grupos da Taça UEFA: "Sabemos que apanhamos, pelo menos, uma equipa de grande qualidade, mas, devemos ser a única que se apurou através da Intertoto e com seis vitórias. Fizemos o pleno. Somos cabeça-de-série e, independentemente dos adversários, o Braga está preparado para fazer uma fase de grupos muito forte".


Aguiar cumpriu com um golaço

A vencer por 4-0 no pontapé de saída, o Braga cumpriu cedo a promessa de aumentar a vantagem. "Entrámos para ganhar, fizemos um jogo muito sério e fomos completamente superiores ao adversário", resumiu Luis Aguiar, autor dos dois golos, "um de penálti e outro num remate com o pé esquerdo". "É um golo que acontece, mas, foi um golaço", recordou o uruguaio, que foi o melhor em campo, depois de ter sido substituído no empate com a Naval. "Há que ser consciente e autocrítico, umas vezes estamos bem e outras menos bem, mas, estou tranquilo com o meu trabalho", desdramatizou, indiferente às variações que tem conhecido, no desenho da equipa: "O importante é merecer a confiança do treinador, e continuarei assim. Agora, vamos descansar. Temos jogo na segunda-feira e só depois pensaremos na UEFA".

Renteria

"Golo vai surgir"

"Foi um bom resultado. Importante era vencer, e a equipa fez o que tinha a fazer, marcar golos e passar a eliminatória". Rentería comentou o sucesso colectivo antes de falar do percurso pessoal no Braga, clube no qual ainda não conheceu golos. "Estou tranquilo", garantiu o avançado a quem, ainda assim, o treinador Jorge Jesus confiou a titularidade, em Bratislava. Se é certo que nenhum dos remates que fizeram a vitória que ficou para a história do jogo teve a assinatura dele, nem por isso pode dizer-se que lhe passou ao lado. "O golo ainda não chegou, mas, vai chegar. Neste jogo, foi sobre mim o penálti e estive envolvido noutras jogadas importantes. O golo há-de surgir com naturalidade", assegurou.


A voar para a liga


É de esperar um ambiente festivo, esta tarde, quando, pelas 17 horas, o plantel do Braga sair para o relvado, no primeiro treino após a qualificação para a fase de grupos da Taça UEFA. A equipa sobrevoou a Europa durante três horas, durante a noite de ontem, desde Bratislava até ao Porto, e não pára para descansar, até ao encontro com o rival Guimarães, na segunda-feira.



Nobre capital

Bratislava é a capital da Eslováquia, um país que se emancipou em 1993, na sequência do desmembramento da antiga Checoslováquia: chamaram-lhe a "paz de veludo". Banhada pelo Danúbio, que por ali passa antes de se estender por Viena, na Áustria, possui cerca de 500 mil habitantes e é essencialmente uma cidade de serviços. Possui dois pólos: a zona histórica, com vasto património cultural, e a do progresso, onde se nota o crescimento do betão e a presença das grandes marcas mundiais. De enorme simpatia, os eslovacos já possuem um nível de vida superior ao português. Para lá do centro da cidade, porém, ainda se registam sinais contrários, de alguma pobreza. Resquícios de um "socialismo" recente.


Rodriguez e Meyong de partida
Eduardo e Rentería de prevenção

O Braga deverá conhecer, na próxima semana, uma série de baixas desejáveis: Rodriguez está convocado para a selecção do Peru, e Meyong voltou a ser chamado pelos Camarões. A lista dos envolvidos no apuramento para o Mundial'2010 deverá crescer, ainda hoje, se as listas definitivas de Portugal e da Colômbia confirmarem Eduardo e Renteria (na foto), respectivamente.


Um mais quatro pelo Braga

Apenas um adepto viajou de Portugal para torcer pelo Braga, mas não esteve só, na bancada. Tiago Cunha, estudante em Bratislava, levou quatro amigos.

O JOGO

JotaCC

Jorge Jesus: «Gerir o jogo e a eliminatória»
TÉCNICO SATISFEITO COM CAPACIDADE DE RESPOSTA
         
Jorge Jesus garante que o objectivo era vencer na Eslováquia e considera que o primeiro golo facilitou a tarefa. Está consciente, por outro lado, que na fase de grupos as dificuldades aumentarão.

"O objectivo era chegar aqui e ganhar. Sabíamos que o jogo seria difícil, mas entrámos bem. Fomos conscientes e estivemos tacticamente bem. Saímos sempre para o ataque com muitos jogadores. A partir dos golos gerimos o jogo e a eliminatória. Vencemos num terreno difícil. Foi a primeira vez que jogámos num relvado pesado e alguns jogadores acusaram o desgaste. Agora teremos equipas mais fortes, mas vamos fazer uma boa fase de grupos.", referiu o técnico do Sp. Braga



Luís Aguiar: «Levámos o jogo muito a sério»

URUGUAIO MARCOU OS DOIS GOLOS
      
Com dois golos e uma bela exibição, o uruguaio Luís Aguiar foi decisivo na vitória de ontem em Bratislava. No final, não escondeu a felicidade pela forma como as coisas lhe correram: "Levámos o jogo muito a sério e por isso é que fomos sempre superiores. Aparecemos com muita facilidade na frente. O primeiro golo aconteceu num penálti ganho pelo Renteria, e no segundo o remate com o pé esquerdo saiu-me bem. O que importa é que a equipa passou e a partir de agora temos é que pensar no jogo de segunda-feira com o V. Guimarães".

Luís Aguiar sente-se bem no Sp. Braga e não quer ver a sua posição no terreno como fundamental para o que pretende dar à equipa.

É uma questão de... jogar, seja onde for e o que importa é sentir-se útil, mesmo reconhecendo de forma humilde que as coisas não podem correr sempre bem: "O meu rendimento não depende da posição em que jogo. Tento ser consciente em campo e não é por estar no meio ou na esquerda que encaro os jogos de maneira diferente. Com a Naval não fui tão feliz , mas jogo em qualquer lado e o técnico pode contar comigo."

Quanto às diferenças entre o Sp. Braga europeu e o do plano interno, a promessa está feita: "O que sinto é que estamos psicologicamente mais fortes. Pode acontecer no futebol uma equipa estar bem numa competição e noutra não. Estamos confiantes e sabemos que no final do campeonato estaremos lá em cima a receber aplausos."

RECORD

JotaCC

Braga carimba visto em 11 minutos
Braga confirma terceira presença seguida na fase de grupos da Taça UEFA

O Sporting de Braga completou esta quinta-feira, em Bratislava, o primeiro objectivo traçado para a época 2008/09. Os arsenalistas voltaram a bater o Artmedia, desta vez por 2-0, e garantiram o acesso à fase de grupos da Taça UEFA.

Mais uma vez arrasador fora de portas, o Braga necessitou de apenas 11 minutos para carimbar o visto de acesso à próxima etapa da Taça UEFA e liquidar as surreais aspirações do Artmedia a uma reviravolta, que, se tivesse acontecido, teria adquirido contornos épicos.

O 4-0 do jogo da primeira mão era indicador demasiado forte para os minhotos sentirem problemas na visita a Bratislava.E quando o uruguaio Luís Aguiar inaugurou o marcador, na cobrança de uma grande penalidade cometida sobre Rentería, a questão ficou definitivamente resolvida. Será a terceira presença consecutiva do clube da Cidade dos Arcebispos na fase de grupos da segunda prova da UEFA, dando sequência ao ambicioso processo de afirmação no futebol do Velho Continente.

Como prometera, Jorge Jesus colocou em acção o plano de poupança - Meyong, Frechaut e Mossoró não integraram a formação inicial -, mas a equipa respondeu com uma exibição rigorosa, como sempre tem acontecido na rota europeia desta temporada. Aliás, o descanso de alguns guerreiros não impediu os bracarenses de darem seguimento ao sensacional registo da presente época. Seis jogos na Europa, igual número de vitórias, 14 golos marcados e redes de Eduardo invictas.

É verdade que, ontem, não era o dia certo para avaliar a competência do Braga. Não está em causa o brilho da vitória arsenalista, mas a realidade é que o Artmedia foi, seguramente, o pior adversário que a equipa de Jesus defrontou até agora. O conjunto de Michal Hipp sente em demasia a agonia do clube. Nem um sopro de revolta, nem cócegas conseguiu fazer... Ao intervalo, já os bracarenses venciam por 2-0, pois Luís Aguiar bisou, na sequência de um excelente remate de fora da área, quando o relógio cruzava a primeira meia hora de jogo.

Depois de tantas palavras de motivação e alertas para os perigos da reacção eslovaca, os jogadores do Braga não forçaram, mas jogaram o bastante para continuarem o passeio europeu. Vandinho realizou excelente exibição, Aguiar comandou as tropas e os minhotos foram por ali fora. Sempre abrir.

Não houve valsa nas margens do Danúbio, o futebol esteve longe de ser brilhante, percorrido ao ritmo de um arraial de superioridade minhota. Falta saber se o estatuto europeu do Braga dará nova alma à equipa no plano interno. É que há um dérbi em Guimarães, na segunda-feira... Os sinais dados ontem foram bons e nenhum jogador saiu inferiorizado fisicamente. Cumpriu-se, assim, na perfeição, a estratégia traçada por Jesus, que, na descida à terra, precisa de inverter o quadro na Liga nacional.

JN

JotaCC

Carimbo para a Fase de Grupos
O Sporting de Braga garantiu, pelo terceiro ano consecutivo, a presença na Fase de Grupos da Taça  UEFA. Pelo caminho deixou o Campeão da Eslováquia, Artmedia. Depois da goleada por 4-0 na primeira-mão, ontem o Braga venceu em Bratislava por 2-0, com bis de Luís Aguiar.
   
Missão cumprida. O Sporting de Braga garantiu o apuramento para a fase de grupos da Taça UEFA, só com vitórias, e sem sofrer qualquer golo. Este era o estímulo que Jorge Jesus tinha para o jogo da segunda-mão da primeira eliminatória da Taça UEFA e foi suficiente para construir a vitória por 2-0, ontem, em Bratislava.
O apuramento para a fase de grupos da Taça UEFA, praticamente, já estava confirmado, só faltava ao Sporting de Braga garantir o carimbo. A equipa arsenalista, essencialmente, limitou-se a gerir a vantagem alcançada no jogo da primeira mão e, com mestria, chega à Fase de Grupos com seis vitórias no currículo, somando os triunfos diante do Sivasspor (Intertoto) e ainda o Zrinjski (Pré-eliminatória da Taça UEFA). Tem sido uma caminhada notável pela parte dos arsenalistas, sem grande história para acrescentar em relação aos 90 minutos que ontem se desenrolaram em Bratislava.

O encontro decorreu a ritmo de treino, muito por culpa da postura do Artmedia uma vez que evidenciou falta de argumentos para discutir esta eliminatória. E muito menos conseguiu disfarçar a imagem de uma equipa frágil, como ficou evidente em Braga, apesar de ter alcançado um empate na Pré-eliminatória da Liga dos Campeões, em Agosto, diante da Juventus (1-1).
Jorge Jesus, tal como tinha anunciado, aproveitou para fazer a gestão do plantel, renovando o ata-que, com uma nova dupla, Paulo César e Renteria. Jorginho reapareceu, ainda, no "onze" inicial, assim como Matheus.
Mas foi Luís Aguiar quem pegou na caneta para escrever a história deste jogo, ao assinar dois golos, que arumaram por completo com a ambição dos eslovacos.

Luís Aguiar assinalou o primeiro golo na conversão de uma grande penalidade, depois de uma falta cometida por Dosoudil sobre Renteria.
O Braga desperdiçou, ainda, uma soberana ocasião para dilatar a vantagem, aos 20 minutos, quando Renteria apareceu isolado na cara do guarda-redes adversário, mas não fez mais do que rematar contra o adversário.
Todavia, o Braga ainda alcançou a vantagem de dois golos no primeiro tempo. E foi novamente Luís Aguiar a meter a bola no fundo da baliza de Kamenar, através de uma remate de fora da área.
A formação eslovaca ainda tentou desenhar uma ligeira reacção, ganhando algum (mas pouco folgo) com as entradas dos brasileiros Cléber e Andersson na segunda parte do desafio.
O Artmedia, em suma, tornou-se numa presa fácil para os arsenalistas. E nem se deu pela arbitragem...

CM

JotaCC

Braga ganha na Eslováquia e passa invicto aos grupos

O Braga confirmou ontem um lugar na fase de grupos da Taça UEFA com uma vitória (0-2) sobre o Artmedia, em encontro disputado em Bratislava (Eslováquia). O conjunto de Jorge Jesus construiu o resultado na primeira parte, com dois golos de Luís Aguiar. Após o intervalo, a partida caiu num ritmo penoso, por culpa do "onze" do Braga, que deixou de pressionar o adversário quando este tinha a bola, e do Artmedia, que se revelou uma equipa sem fio de jogo. Aproveitaram os bracarenses para somarem novo triunfo, selando uma caminhada 100 por cento vitoriosa (seis jogos, seis vitórias, 14 golos marcados e zero sofridos) até à fase de grupos.
Mesmo com a eliminatória praticamente decidida desde o encontro da primeira mão (vitória em casa por 4-0), Jorge Jesus disse na véspera do jogo que não queria facilitar. A vantagem confortável da primeira mão permitia-lhe, contudo, gerir o cansaço do plantel, já a pensar na próxima partida para o campeonato, frente ao vizinho V. Guimarães. O técnico arsenalista aproveitou então para deixar no banco Meyong, Alan, Mossoró, Frechaut e Stélvio, que haviam alinhado no "onze" que empatou a um golo na recepção à Naval 1.º de Maio, a contar para a Liga.
Logo aos 11 minutos, os arsenalistas puseram-se em vantagem com uma grande penalidade convertida pelo uruguaio Luís Aguiar, a castigar falta sobre Vandinho. O Artmedia, campeão e vencedor da taça da Eslováquia, manteve-se uma equipa desconcentrada, sem velocidade nas transições, nem acerto no passe. Quando pressionados, os eslovacos perdiam facilmente a bola, e o Braga só tinha de saber aproveitar as fragilidades do adversário.
A meio da primeira parte Luís Aguiar bisou na partida, com um remate de longe, de fora da área, a bater pela segunda vez o guardião do Artmedia.
Com uma vantagem de 6-0 na eliminatória, o Braga reentrou na partida em ritmo mais lento. Deixou de pressionar o adversário, de procurar a posse da bola, gerindo o esforço e controlando à distância um Artmedia que só por duas vezes conseguiu incomodar o guarda-redes português Eduardo. Renteria revelou-se um dos mais inconformados, mas acabou substituído aos 60', pouco depois de ter enviado a bola por cima da baliza de Kamenar.
Apesar das substituições dos dois lados, a partida continuava a arrastar-se e só aos 89 minutos Glever tentou quebrar a monotonia do lado dos anfitriões, com um forte remate que Eduardo conseguiu sacudir para canto. Pior que a qualidade do futebol jogado na segunda parte, só mesmo as más condições do relvado.
Artmedia 0- Sp. Braga 2
Jogo no Estádio Tehelné Pole, em Bratislava. Assistência cerca de 5000 espectadores

Artmedia Kamenar; Dosoudil, Salata, Kozak (Gonçalves, 71'), Szabo; Guedé, Velicky, Czinege, Fodrek (Durica, 66'); Oravec e Piroska (Glever, 54').

Braga Eduardo; João Pereira (Frechautm, 74'), Moisés, Rodriguez e Evaldo; Jorginho, Luís Aguiar, Vandinho (Stélvio, 67') e Matheus; Rentería (Meyong, 60') e Paulo César.

Árbitro: Marijo Strajonja (Croácia)
Amarelos: Velicky (21'), Evaldo (81')
Golos: 0-1, por Luís Aguiar, aos 11' (g.p.); 0-2, por Luís Aguiar, aos 31'.

PUBLICO

JotaCC

Sorteio da Taça UEFA: Benfica no 1º pote, Sp. Braga no 3º

O Benfica estará colocado no primeoro pote do sorteio da fase de grupos da Taça UEFA, que se realiza na próxima terça-feira, em Nyon. Uma situação resultante do coeficiente conseguido pelos encarnados nas últimas temporadas das provas europeias, que evita nesta fase à equipa de Quique Flores o confronto com os adversários teoricamente mais fortes ainda em prova: Milan, Sevilha, Valência, Schalke, CSKA, Tottenham e Hamburgo.

É certo também que o Sp. Braga vai ficar no terceiro escalão do sorteio, estando também impedido de enfrentar o Benfica nesta fase, já que as normas da UEFA não permitem que os grupos contenham equipas do mesmo país.

A próxima fase da Taça UEFA terá oito grupos de cinco equipas, com as três primeiras classaificadas a seguirem em frente. A estas 24 equipas vão juntar-se os terceiros classificados da fase de grupos da Liga dos Campeões.

Pote 1
Milan
Sevilha
Valência
BENFICA
Schalke 04
CSKA Moscovo
Tottenham
Hamburgo

Pote 2
Estugarda
Ajax
Olympiakos
D. Corunha
Bruges
Spartak Moscovo
Paris Saint-Germain
Heerenveen

Pote 3
Rosenborg
Udinese
Feyenoord
SP. BRAGA
Slavia Praga
Manchester City
Galatasaray
Sampdoria

Pote 4
Hertha Berlim
Partizan Belgrado
Nancy
Portsmouth
Aston Villa
Santander
F.C. Copenhaga
Dínamo Zagreb

Pote 5
Saint-Etienne
Wolfsburgo
Standard Liège
Twente
NEC
Metalist Kharkiv
Lech Poznan
MSK Zilina

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Guimarães não acompanhou Sporting de Braga na Europa

O Sporting de Braga confirmou, ontem, a passagem à fase de grupos da Taça UEFA com uma vitória por 2-0 frente ao Artmedia, na Eslováquia, enquanto o Vitória de Guimarães se despediu da competição ao ceder uma igualdade (2-2), no D. Afonso Henriques, frente aos ingleses do Portsmouth. O sonho dos vimaranenses ainda se manteve até aos 90 minutos, quando venciam por 2-0, mas o prolongamento deitou tudo a perder. O Benfica também garantiu o apuramento, enquanto V. Setúbal e Marítimo ficam pelo caminho.

DM

JotaCC

Sp. Braga soma sexta vitória europeia seguida

O Sporting de Braga somou a sexta vitória europeia seguida, ao vencer o Artmedia, em Bratislava, por 2-0, na segunda mão da primeira eliminatória da Taça UEFA de futebol. Com esta vitória, os bracarenses apuraram-se para a fase de grupos.

Depois da goleada sobre os eslovacos em Braga, por 4-0, no primeiro jogo, a equipa portuguesa tinha a vida mais facilitada.

A equipa minhota já tinha vencido os dois jogos com os turcos do Sivasspor, na terceira ronda da Taça Intertoto, e as duas partidas com os croatas do Zrinjski, na segunda pré-eliminatória da UEFA.

Aos onze minutos, uma falta despropositada de Radek Dosoudil sobre Renteria, levou o árbitro a assinalar penálti, cobrado por Aguiar com um forte remate rasteiro para o lado esquerdo, enganando o guarda-redes adversário, Kamenar.

A equipa eslovaca manteve-se inofensiva e, 20 minutos depois, o mesmo Aguiar voltou a acertar no canto inferior esquerdo da baliza do Artmedia, aumentando a vantagem bracarense, com novo remate rasteiro, de fora da grande área.

O Sporting de Braga foi controlando depois a posse de bola num encontro que ficou sem quaisquer motivos de interesse devido ao desnível entre as equipas.

Num jogo disputado no Estádio Tehelné Pole, em Bratislava, perante cerca de 5000 espectadores, as equipas alinharam da seguinte forma:

Artmedia: Kamenar, Dosoudil, Salata, Kozak (Gonçalves, 71), Szabo, Guedé, Velicky, Czinege, Fodrek (Durica, 66), Oravec e Piroska (Glever, 54).

Suplentes: Hyll, Gonçalves, Farkas, Mraz, Glever, Hasek e Durica.

Sporting de Braga: Eduardo, João Pereira (Frechaut, 74), Moisés, Rodriguez, Evaldo, Vandinho (Stélvio, 67), Luís Aguiar, Jorginho, Matheus, Paulo César e Renteria (Meyong, 60).

Suplentes: Mário Felgueiras, Stélvio, Frechaut, Mossoró, Alan, Meyong e Orlando Sá.
   
Acção disciplinar: cartão amarelo para Velicky (21), Evaldo (81).


Benfica e Sp. Braga entre os apurados

O Benfica e o Sporting de Braga foram as duas únicas equipas portuguesas apuradas, esta quinta-feira, para a fase de grupos da Taça UEFA, cujo sorteio se realiza a 7 de Outubro.


Entre as equipas alemãs, estão Hertha de Berlim, Wolfsburg, Estugarda Schalke 04 e Hamburgo. Da Rússia, vão marcar presença na próxima fase CSKA Moscovo e Spartak Moscovo.

A Holanda já conta com cinco equipas na fase de grupos da Taça UEFA: Ajax, Feyenoord, NEC Nimegen, Heerenveen e Twente. Já em representação da Itália vão estar o Sampdoria, o Milan e o Udinese.

As equipas inglesas Tottenham, Manchester City, Portsmouth e Aston Villa e os espanhóis do Racing Santander, Sevilha, Valência e Deportivo Corunha também vão marcar presença na próxima fase.

Pela França, vão estar na fase de grupos o Paris Saint-Germain, o Saint-Etienne e o Nancy, enquanto pela vizinha Bélgica vão o Standard Liege e o Brugge.

Estão também já apuradas as equipas de MSK Zilina (Eslovénia), Rosenborg (Noruega), Partizan Belgrado (Sérvia), Metalisk Karkiv (Ucrânia), Galatasaray (Turquia), Lech Poznan (Polónia), Slavia Praga (República Checa), Dinamo Zagreb (Croácia), Olimpiakos (Grécia) e FC Copenhaga (Dinamarca).

TSF

JotaCC

Salvou-se o Sporting de Braga

O Sporting de Braga é a única equipa lusa que acompanha o Benfica na fase de grupos da UEFA. Os bracarenses foram a Bratislava vencer o Artmédia por 2-0, com um bis de Luís Aguiar.

O Vitória de Guimarães esteve perto do milagre. Os vimaranenses conseguiram empatar a eliminatória, com tentos de Douglas e João Alves, mas Crouch bisou já no prolongamento e emudeceu os adeptos do Guimarães.

Também o Marítimo esteve perto da surpresa em Valência. Os madeirenses marcaram aos 40' por Marcinho e estiveram a vencer até aos 78', mas Del Horno e Villa deram a volta ao marcador.

Já o Vitória de Setúbal foi goleado por 5-2 no jogo frente ao Heerenveen.

DESTAK

Cici

Braga confirma lugar na fase de Grupos

O Sporting de Braga conquistou ontem um lugar na fase de grupos da Taça UEFA, ao vencer, por 2-0, no reduto dos eslovacos do Artmedia, na segunda mão da primeira eliminatória, disputado em Bratislava. Luís Aguiar, aos 11 minutos, de grande penalidade, e aos 31, selou o sucesso dos arsenalistas. Na primeira mão, o
Braga já tinha certificado o apuramento, ao golear por 4-0.

in O Norte Desportivo

Cici

Taça UEFA - Só Benfica e Braga resistem na ronda que "demitiu" Peseiro              
03-Out-2008 

O Benfica e o Sporting de Braga foram as únicas de cinco equipas portuguesas a garantir quinta-feira a presença na fase de grupos da Taça UEFA de futebol, cuja primeira eliminatória ditou a demissão de José Peseiro.

Tranquila foi a viagem do Sporting de Braga até à Eslováquia, onde confirmou a terceira presença consecutiva na fase de grupos da segunda prova de clubes da UEFA. Depois de terem goleado em casa o Artmedia, por 4-0, os "arsenalistas" tinham praticamente garantido o apuramento, que foi confirmado com uma vitória, por 2-0, com dois golos do uruguaio Luís Aguiar, aos 11 minutos, na marcação de uma grande penalidade, e aos 31.

in Mais Actual

JotaCC

Benfica e Sp. Braga seguem em frente

Benfica e Sp. Braga venceram e seguem em frente. Já o V. Setúbal foi derrotado na Holanda e fica de fora, tal como sucede com Marítimo e V. Guimarães, que ainda assustaram Valência e Portsmouth, respectivamente. A fase de grupos da Taça UEFA terá, assim, apenas duas equipas portuguesas.

O sorteio da próxima fase daquela que é considerada a segunda prova europeia a nível de clubes, agendado para o próximo dia 7 (terça-feira), em Nyon (Suíça), contará, assim, com apenas duas equipas.

O Sp. Braga, depois de ter vencido por 4-0 em «casa», foi a Bratislava impor-se novamente ao Artmedia, desta feita por 2-0, confirmando a passagem à fase de grupos. Já o Benfica, derrotado em Nápoles por 2-3, protagonizou excelente reviravolta na eliminatória em Lisboa, com golos de Reyes e Nuno Gomes. Os «encarnados» estão em alta e têm sobre si estatuto de cabeça-de-série no sorteio de dia 7.

V. Setúbal, Marítimo e V. Guimarães, por esta ordem, ficaram pelo caminho. Os sadinos, que tinham empatado na primeira «mão» a um golo, foram mesmo goleados na Holanda pelo Heerenveen (2-5). Por sua vez, Marítimo e V. Guimarães ainda conseguiram anular a desvantagem que traziam do primeiro jogo. O Valência, porém, deu a volta diante dos «verde-rubros» e os vimaranenses permitiram a igualdade no prolongamento.

Resultados completos (entre parênteses o saldo final):
St Patrick's (RIr) - Hertha (Ale), 0-0 (0-2) (anteontem)
CSKA Moscovo (Rus) - Slaven (Cro), 1-0 (3-1) (anteontem)
Rapid Buc. (Rom) - Wolfsburgo (Ale), 1-1 (1-2)
Wisla Cracóvia (Pol) - Tottenham (Ing), 1-1 (2-3)
Kaunas (Lit) - Sampdoria (Ita), 1-2 (1-7)
Spartak Moscovo (Rus) - Baník (RCh), 1-1 (2-1)
Unirea (Rom) - Hamburgo (Ale), 0-2 (0-2)
Schalke (Ale) - APOEL (Chi), 1-1 (5-2)
Estugarda (Ale) - Cherno More (Bul), 2-2 (4-3)
Honka (Fin) - Santander (Esp), 0-1 (0-2)
Kalmar (Sue) - Feyenoord (Hol), 1-2 (1-0)
Levski (Bul) - Zilina (Esl), 0-1 (1-1)
Rosenborg (Nor) - Brondby (Din), 3-2 (2-1)
Metalist (Ucr) - Besiktas (Tur), 4-1 (4-2)
Lech Poznan (Pol) - Austria (Aus), 5-4 (1-2)
Partizan (Ser) - FC Timisoara (Rom), 1-0 (3-1)
St. Etienne (Fra) - Hapoel Telavive (Isr), 2-1 (4-2)
Galatasaray (Tur) - Bellinzona (Sui), 2-1 (6-4)
Dínamo Buc. (Rom) - NEC Breda (Hol), 0-0 (0-1)
Vaslui (Rom) - Slavia (Bul), 1-1 (1-1)
Standard Liège (Bel) - Everton (Ing), 2-1 (4-3)
Heerenveen (Hol) - V. SETÚBAL (POR), 5-2 (6-3)
Artmedia (Svq) - SP. BRAGA (POR), 0-2 (0-6)
Sparta (RCh) - Dínamo Zagreb (Cro), 3-3 (3-3)
FC Zurique (Sui) - AC Milan (Ita), 0-1 (1-4)
Ajax (Hol) - Borac (Ser), 2-0 (6-1)
Salzburgo (Aus) - Sevilha (Esp), 0-2 (0-4)
Twente (Hol) - Rennes (Fra), 1-0 (2-2)
Club Brugge (Bel) - Young Boys (Sui), 2-0 (4-2)
Motherwell (Esc) - Nancy (Fra), 0-2 (0-3)
Man. City (Ing) - Omonia (Chi), 2-1 (4-2)
Olympiakos (Gre) - Nordjaelland (Din), 5-0 (2-0)
Aston Villa (Ing) - Litex (Bul), 1-1 (4-2)
PSG (Fra) - Kayserispor (Tur), 0-0 (2-1)
FC Copenhaga (Din) - FC Moscovo (Rus), 1-1 (3-2)
BENFICA (POR) - Nápoles (Ita), 0-2 (4-3)
Udinese (Ita) - Dortmund (Ale), 0-2 (2-2, 4-3 nas g.p.)
D. Corunha (Esp) - Brann (Nor), 2-0 (2-2, 3-2 nas g.p.)
Valência (Esp) - MARÍTIMO (POR), 2-1 (3-1)
V. GUIMARÃES, (POR) - Portsmouth (Ing), 2-2, a.p. (2-4)

A BOLA

JotaCC

Sub-21: Caçador inicia novo ciclo
TÉCNICO DEIXA DE FORA A EQUIPA BASE
      
Rui Caçador deu inicio a um novo ciclo na selecção nacional de Sub-21, deixando de fora a equipa base, para o jogo com a Ucrânia no próximo dia 4, que era composta maioritariamente por jogadores nascidos em 1986 e passou agora a contar com jogadores a partir de 1988, que marcavam presença habitual na selecção de Sub-20.

Desta forma, jogadores como Miguel Veloso, Ricardo Vaz Té ou Manuel Fernandes ficaram de fora das escolhas do seleccionador nacional.

A partida com a Ucrânia está agendada para as 17.15 horas no Estádio Jorge Sampaio, em Pedroso, Vila Nova de Gaia.

A lista de convocados:

Guarda-redes: Rui Patrício (Sporting), Ventura (F.C. Porto)

Defesas: Daniel Carriço (Sporting), Miguel Vítor (Benfica), Tiago Pinto (Trofense), André Pinto (Santa Clara), João Gonçalves (Olhanense), Ruben Lima (D. Aves)

Médios: Pereirinha (Sporting), Castro (Olhanense), Stélvio (Sp. Braga), Romeu Ribeiro (D. Aves)

Avançados: Yazalde (Varzim), Candeias (F.C. Porto), Ukra (Olhanense), Orlando Sá (Sp. Braga), Fábio Paim (Chelsea), Rui Pedro (Portimonense)


RECORD

Cici

#13
VENHA A FASE DE GRUPOS DA TAÇA UEFA
2008-10-03

O SC Braga carimbou de forma inquestionável a passagem à fase de grupos da Taça UEFA. Os Gverreiros do Minho estão imparáveis na Europa, tendo somado frente ao FC Artmedia a sexta vitória consecutiva esta época, repartidas pela Taça Intertoto e Taça UEFA. No total, o SC Braga disputou e venceu seis jogos, com 14 golos marcados e nenhum sofrido – uma proeza digna dos maiores aplausos.

Frente ao FC Artmedia, o SC Braga voltou a ser brilhante. Apesar de ter viajado para a Eslováquia com uma vantagem bastante confortável (4-0 no encontro disputado no Estádio AXA), os Gverreiros do Minho entraram no (mal tratado) relvado do Estádio Tehelné Pole dispostos a assegurem rapidamente a passagem à fase de grupos da Taça UEFA e aos 11' já estavam a ganhar, com um golo de Luís Aguiar, na transformação de uma grande penalidade. Pouco depois, aos 31', o mesmo Luís Aguiar assinou o 2-0, com um remate fortíssimo disparado de pé esquerdo ainda fora da área. O jogo 50 do SC Braga nas competições europeias estava sentenciado e os Gverreiros do Minho limitaram-se a gerir o tempo até à festa final.

O sorteio da Taça UEFA realiza-se na próxima terça-feira, dia 7 de Outubro.


JORGE JESUS: "VENCEMOS NUM TERRENO DIFÍCIL"
2008-10-03

"O objectivo era conquistarmos a sexta vitória em seis jogos. Sabíamos que o jogo seria difícil [a Juventus empatou frente ao FC Artmedia por 1-1], mas entrámos bem no jogo, fomos conscientes, responsáveis e tacticamente estivemos muito bem", começou por afirmar Jorge Jesus, treinador do SC Braga, no final da partida frente ao FC Artmedia.

Para o líder técnico dos Gverreiros do Minho, os golos marcados cedo na partida da segunda mão da I Eliminatória da Taça UEFA permitiram "gerir o jogo e a eliminatória". "Vencemos num terreno difícil", vincou Jorge Jesus, que espera agora pelos nomes dos adversários na próxima fase da prova europeia. "Vamos fazer uma boa fase de grupos", prometeu.


TREINO SEXTA-FEIRA ÀS 17H00 À PORTA ABERTA
2008-10-03

Após o acesso brilhante para a fase de grupos da Taça UEFA, os Gverreiros do Minho regressam na tarde desta sexta-feira, às 17h00, aos campos de apoio do Estádio AXA para iniciarem a preparação do encontro com o Vitória de Guimarães – agendado para segunda-feira, dia 6, às 19h30, no Estádio D. Afonso Henriques. O treino será realizado à porta aberta para sócios, adeptos e jornalistas.


BOLETIM CLÍNICO
2008-10-03

Paulo Jorge
O atleta foi submetido com sucesso a intervenção cirúrgica para tratamento de fractura do quinto metatarso do pé esquerdo. Cumpre processo de reabilitação.

André Leone
Síndrome pubálgico - tendinopatia dos adutores da coxa esquerda e osteíte púbica. Efectua tratamento e trabalho em relvado e ginásio.

Bruno Tiago
Reabilitação da fractura dos ossos da perna esquerda. Faz reintegração progressiva ao treino.

Andrés Madrid
Rotura muscular do bicípite crural da coxa direita. Efectua tratamento e trabalho em relvado, ginásio e piscina.

César Peixoto
Sofreu entorse traumática da tibiotársica direita com lesão do ligamento deltóide. Efectua trabalho condicionado com reintegração progressiva ao treino.

Mossoró
Sofreu traumatismo no dorso do pé direito. Será reavaliado nas próximas horas.


SÁBADO HÁ TRENO À PORTA FECHADA
2008-10-03

Perante a presença de muitos adeptos - que quiseram felicitar o plantel do SC Braga pelo apuramento para a fase de grupos da Taça UEFA -, os Gverreiros do Minho iniciaram esta sexta-feira a preparação do encontro com o Vitória de Guimarães.

Para sábado, dia 4 de Outubro, está agendada uma sessão às 17h00, que decorrerá à porta fechada para sócios, adeptos e jornalistas
 
in SCBraga.pt

Cici

Taça UEFA: Benfica no pote 1... Sporting de Braga no pote 3 no sorteio de terça-feira
03-10-2008

O Sporting de Braga foi colocado no terceiro dos cinco potes constituídos para o sorteio da fase de grupos da Taça UEFA, que decorre esta terça-feira em Nyon, na Suíça.

O Benfica, a outra equipa portuguesa em prova, foi colocada no pote número um, na companhia das melhores equipas, como A.C.Milan, Sevilha, CSKA de Moscovo, Valência ou Tottenham.

A única coisa que o Sporting de Braga sabe é que não vai defrontar qualquer das outras sete equipas colocadas no pote três e onde estão formações tão difíceis como Udinese, Sampdoria, Feyenoord, Manchester City e Galatassaray.

Na fase de grupos, cada equipa realiza quatro jogos... dois em casa e dois fora.

in Antena Minho