News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DIA 30/09

Started by JotaCC, 30 de September de 2008, 08:12

Previous topic - Next topic

JotaCC

Linz voltou aos Treinos mas longe de Bratislava

Linz reintegrou-se ontem nos trabalhos do grupo, concluído que está o processo disciplinar que lhe foi instaurado na sequência da manifestação de desagrado pela sua substituição no decorrer do jogo com o Leixões. O ponta-de-lança austríaco voltou a juntar-se aos companheiros e com eles cumpriu duas sessões de trabalho, colocando-se à disposição do treinador para os jogos que se avizinham, a começar pelo embate com o Artmedia, de quinta-feira, subsistindo, no entanto, a ideia de que o atacante não deverá ser chamado para o jogo de Bratislava.

Linz foi reintegrado com naturalidade, e o regresso do ponta-de-lança ao seio do plantel aconteceu com normalidade, não se registando tratamento diferente, porque nem Jorge Jesus se demitiu de chamar o atleta à atenção, sempre que considerou necessário o reparo, nem o futebolista alterou o comportamento evidenciado antes do episódio de Matosinhos.

Com a disponibilidade de Linz, cuja infeliz atitude no estádio do Mar havia sido compreendida e perdoada pouco depois por Jorge Jesus - pese a sua intransigência com a indisciplina, que resultou no processo disciplinar -, o treinador bracarense volta a ter todos os cinco atacantes à disposição: Linz, Rentería, Meyong, Paulo César e Orlando Sá. E, em caso de necessidade, o esquerdino Matheus. É deste lote de atacantes que o técnico vai escolher a dupla para defrontar o Artmedia, que poderá ser inédita: Rentería e Paulo César. Estes dois atacantes reúnem uma elevada dose de probabilidade de serem os eleitos para a frente de ataque arsenalista, conforme as indicações transmitidas pelo ensaio da tarde de ontem, uma vez que o matinal foi apenas de recuperação para os atletas que defrontaram a Naval. E, para o sucesso desta experiência, concorrem também o facto de a eliminatória com os eslovacos estar praticamente garantida, após os 4-0 no Estádio AXA, e ainda a proximidade da deslocação ao rival Guimarães, na próxima segunda-feira. O Artmedia poderá servir para rodar e poupar jogadores.


Ausência diante da Naval aproximou Meyong

Na sequência da ausência na equipa inicial diante da Naval, Linz foi alcançado por Meyong entre os pontas-de-lança que mais vezes foram titulares. Ambos registam sete jogos nessa condição, sendo que Linz usufruiu do estatuto diante de Sivasspor (nos dois jogos), NK Zrinjski (1), Leixões (Taça da Liga), Paços de Ferreira, Sporting e Leixões (Liga Sagres), enquanto Meyong foi titular frente ao NK Zrinjski (2), Artmedia, Paços de Ferreira, Sporting, Leixões e Naval (Liga Sagres). A talhe de foice, Paulo César foi titular em dois jogos e Rentería noutros tantos.


César Peixoto com protecção especial

César Peixoto voltou ontem a treinar, depois de alguns dias de ausência, provocada por uma entorse na zona tibiotársica direita sofrida no decorrer do jogo com o Leixões, na penúltima jornada. Um restabelecimento aparentemente milagroso, dada a rapidez com que foi efectuada, mas só aparente, porque o futebolista ainda não está totalmente recuperado da lesão. A disponibilidade para treinar advém de uma protecção especial no tornozelo, que praticamente o imobiliza, mas que lhe permite executar as acções sem dor, apesar de o limitar na mobilização. César Peixoto vai continuar o tratamento sem deixar de treinar e, neste contexto, poderá ser poupado na deslocação a Bratislava para defrontar o Artmedia, ainda que, caso Jorge Jesus assim o deseje, possa constituir uma alternativa para o confronto. César Peixoto, recorde-se, lesionou-se no jogo com o Leixões, aos 51', e, na sequência do lance, foi expulso por palavras dirigidas ao árbitro. Curiosamente, numa altura em que a sua equipa procurava reagir à desvantagem de 1-0.


Salvador foi ao relvado

António Salvador passou ontem parte da tarde nas instalações do AXA a tratar de assunto inerentes ao dia-a-dia do clube, mas não deixou de subir aos relvados de apoio por altura do início da sessão da tarde. O líder arsenalista não se manifestou diante de jogadores, mas também não tinha necessidade o fazer, uma vez que a sua expressão, fechada, transmitia na perfeição o desagrado pelo empate caseiro diante da Naval, depois da derrota em Leixões. Apesar da insatisfação pelo desfecho da última jornada, a presença de António Salvador no relvado nos minutos iniciais do treino da tarde possuía outra mensagem, esta de proximidade, apoio e confiança no grupo e na qualidade que este encerra. Importante numa altura em que, se vencer o Artmedia, o Braga pode fazer o pleno nas lides europeias: vencer os seis jogos de acesso à fase de grupos da Taça UEFA, desde a Intertoto, onde despachou o Sivasspor (0-2 e 3-0) e depois o NK Zrinjski (1-0 e 0-2), e, há cerca de duas semanas, goleou o Artmedia (4-0), aqui já na primeira mão da eliminatória antes da fase de grupos. Venceu ainda o Leixões na Taça da Liga (4-0), mas as coisas não têm corrida bem na I Liga: uma vitória, um empate e duas derrotas. É no contexto nacional que Salvador quer o ciclo concluído.


Preparar Artmedia

O Braga treinou contem com bolas iguais às usadas pelos eslovacos, o que revela a atenção dos arsenalistas aos mais pequenos pormenores, apesar da vantagem conquistada. Para hoje de manhã, está marcado o último ensaio em Braga, à porta fechada.


Iniciativas continuam

O Braga não descura os aspectos sociais, e, nesse contexto, os seus jogadores vão prosseguir as visitas às escolas do concelho. A medida surge na sequência de uma série de iniciativas levadas a efeito nos últimos anos, que tiveram um enorme impacto e retorno.


Frechaut pode ser opção a Rodriguez

Jorge Jesus poderá optar por fazer alinhar uma nova dupla de centrais no jogo de Bratislava através do recuo de Frechaut para fazer dupla com Moisés. Sem grandes alternativas para o sector, face às lesões de Paulo Jorge e Leone e da juventude e inexperiência de Palmeira, é de todo provável que Jorge Jesus venha a colocar Frechaut no eixo da defesa, depois de, diante da Naval, ter desempenhado as funções de lateral-direito. Com João Pereira disponível, Frechaut será chamado ao eixo da defesa, substituindo, eventualmente, Rodriguez, que não esteve feliz nos dois últimos jogos, Leixões e Naval. Neste contexto, Vandinho regressará à titularidade para cumprir as funções de trinco, substituindo Stélvio, que iniciou o jogo com a Naval. A possibilidade de Matheus voltar à titularidade no jogo com o Artmedia é elevada, uma vez que Jorge Jesus deverá poupar César Peixoto e, inclusive, Luís Aguiar. Até porque a seguir há jogo em Guimarães.

O JOGO

JotaCC

Plantel em sentido
Jorge Jesus esteve ontem muito interventivo durante a dupla sessão de trabalho, marcada pela presença de António Salvador e a reintegração de Linz e César Peixoto.

Em sentido. E sem mais hipótese de falhas. A derrota em Matosinhos e o  empate caseiro com a Naval 1.º Maio, nas duas últimas jornadas do campeonato, deixaram marcas na equipa e não permitem mais erros, sobretudo quando pela frente - depois da jornada europeia da Taça UEFA esta quinta-feira - vai estar o  duelo em casa do eterno rival Vitória de Guimarães.
Um duro teste com carácter vital para as ambições de uns guerreiros que se têm mostrado tímidos em campo quando se fala em campeonato: uma vitória, duas derrotas, um empate e quatro pontos colocam a equipa na segunda metade da tabela classificativa. Pior registo nas primeiras quatro jornadas só mesmo recuando no tempo até à temporada 1999/00...

No reverso da medalha, o cenário europeu é o melhor.  Apenas vitórias e uma goleada ao Artmedia no jogo da primeira mão da eliminatória da Taça UEFA que deixa, praticamente, carimbada a qualificação para a fase de grupos. A viagem até Bratislava servirá, somente, para confirmar a eliminatória, com quatro golos na bagagem.
Não fosse a caminhada na UEFA neste arranque de época - e a goleada que intercalou os dois desaires do campeonato - e Jorge Jesus bem que teria motivos para preocupação.
Mesmo assim, o tempo não é para grandes sorrisos. E o duplo treino de ontem mostrou isso mesmo: um técnico interventivo ao máximo, com exigências e correcções constantes aos jogadores, e o presidente do clube no relvado atento à equipa.
António Salvador esteve à conversa com Jorge Jesus e assistiu aos primeiros minutos da sessão de trabalho ao final da tarde, deixando claro que a mensagem é agora inverter o sentido no campeonato e retomar o caminho das vitórias. Num ano de aposta forte com vista aos primeiros lugares do campeonato, Taça UEFA, Taça da Liga e de Portugal.

CM

JotaCC

Sp. Braga e Marítimo com árbitros croatas, V. Setúbal com israelita e V. Guimarães com turco

O árbitro alemão Félix Brynch foi o eleito pela UEFA para o Benfica-Nápoles da próxima quinta-feira. O juiz, de 33 anos, natural de Munique e advogado de profissão, iniciou a carreira ao mais alto nível em 2004 e já é internacional desde 2007.

Brynch contará com a colaboração dos auxiliares seus compatriotas Jan Hendrik Salver e Robert Hartmann no jogo da Luz em que a equipa de Quique Flores terá de contornar a derrota consentida no Estádio San Paolo (2-3) para seguir para a fase de grupos da Taça UEFA.

Para a deslocação do Sp. Braga à Eslováquia, para o segundo jogo com o Artmédia, depois da goleada dos minhotos na primeira mão (4-0), a UEFA designou o croata Marijo Strahonja. O Marítimo, que defronta o Valência no Mestalla, depois da derrota nos Barreiros (0-1), também vai contar com um juiz croata, Ivan Bebek de seu nome.

O V. Setúbal, que vai à Holanda defrontar o Heerenveen, depois do empate em Alvalade (1-1), será arbitrado pelo israelita Alon Yefet, enquanto o V. Guimarães, que recebe o Portsmouth no Estádio D. Afonso Henriques (0-2 em Inglaterra), será dirigido pelo turco Delçuk Dereli.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Braga na Europa a olhar para o dérbi

O Braga voa quarta-feira para a Eslováquia com uma confortável vantagem de quatro golos no duelo com o Artmedia. Com a fase de grupos da Taça UEFA quase assegurada, é inevitável pensar, também, no próximo jogo da Liga.

No campeonato português, o senhor que se segue no caminho dos arsenalistas é o Vitória de Guimarães. Depois de amanhã, a equipa de Jorge Jesus jogará, em Bratislava (19.15 horas), a segunda parte da eliminatória com o Artmedia. Tendo em conta a goleada aplicada aos eslovacos em casa (4-0), o plano de ataque à Taça UEFA incluirá uma componente dedicada à gestão do plantel, que segunda-feira se desloca a Guimarães para o dérbi mais aguardado do Minho (19.30 horas, Sport TV1).

Ontem, de volta ao trabalho após o empate com a Naval, Jorge Jesus foi confrontado com uma boa novidade. Uma recuperação milagrosa: César Peixoto regressou ao activo sem limitações. A lesão, sofrida em Matosinhos - entorse na tibiotársica, que afectou os ligamentos -, não era, afinal, passível de paragem tão longa como se supunha. Se estiver, realmente, em boas condições físicas, será mais uma opção para o jogo europeu.

A visita ao Artmedia também servirá para dar ritmo competitivo ao defesa João Pereira. O último encontro disputado pelo lateral foi precisamente frente ao conjunto de Bratislava, uma vez que cumpriu dois jogos de castigo na Liga.

As poupanças de Jorge Jesus deverão incidir sobre todos os sectores. Meyong, autor de quatro golos nos últimos dois jogos, pode ser resguardado, até porque Roland Linz está à espreita, depois de ter voltado a treinar-se com os companheiros. O processo disciplinar pertence ao passado e hoje se perceberá se o treinador chama o austríaco para a frente europeia.

Frechaut, que frente à Naval actuou na direita da defesa, poderá ser desviado para o eixo, dando margem para poupar uma dos elementos da dupla de centrais habitualmente utilizada. Moisés ou Rodríguez, um dos dois poderá descansar.

É evidente que será perigoso, apesar da sólida vantagem, menosprezar o adversário. E esse não é, de resto, o pensamento dos minhotos. Os capitães Frechaut e Moisés foram, aliás, taxativos, ao afirmarem que, antes da visita a Guimarães, há um trabalho para completar em Bratislava.

JN

JotaCC

Jorge Jesus chama 19 jogadores para a deslocação á Eslováquia.Linz e César Peixoto são as ausências na convocatória.     

Jorge jesus convocou 19 jogadores para a viagem á Eslovaquia onde depois de amanha o Braga defronta o Artmedia para a taça uefa.
Linz depois de reintegrado no plantel ficou de fora enquanto César Peixoto foi poupado pelo técnico bracarense, certamente a pensar no jogo da proxima segunda-feira frente ao Guimarães.

Eduardo, Mário Felgueiras, Kieszek, João Pereira, Moisés, Rodriguez, Evaldo, Stélvio, Frechaut, Vandinho, Luís Aguiar, Mossoró, Alan, Jorginho, Matheus, Paulo César, Meyong, Renteria e Orlando Sá ;são os 19 guerreiros do Minho que viajam ate Bratislava para na quinta-feira defrontarem o Artmédia.
A inclusão de Linz depois do castigo imposto pela SAD no grupo de trabalho parecia perspectivar um regresso do austriaco ao lote de convocados...mas jesus preferiu chamar os tres pontas de lança disponiveis,Meyong,Renteria e Paulo César.
Quanto a César Peixoto expulso no jogo com o Leixões e a recuperar de uma lesão,também não foi escolhido pelo tecnico arsenalista certamente a pensar no derby minhoto da proxima segunda -feira em Guimarães.

O plantel do Braga cumpriu esta manhã a última sessão de trabalhos em antes da partida amanhã de manhã para a Eslovaquia.

Os bracarenses partem com uma confortavel vantagem de 4 golos obtida na primeira-mão em casa pelo que a passagem para a fase de grupos está praticamente assegurada.

O sporting de Braga viaja amanhã para Bratislava onde na quinta-feira ás 19.15 defronta o Artmedia para a segunda mão da Primeira Eliminatória da Taça UEFA.

ANTENA MINHO

JotaCC

Linz mantém-se ausente, João Pereira regressa

O Sp. Braga viaja esta quarta-feira para Bratislava com 19 jogadores na comitiva. Jorge Jesus excluiu Roland Linz do lote de opções. O avançado já está integrado no plantel, após sanção disciplinar, mas não faz parte dos eleitos para o jogo com o Artmedia, a contar para a segunda-mão da 1ª eliminatória da Taça UEFA.

Em relação à convocatória anterior, destaque para a saída de Filipe Oliveira e para o regresso de João Pereira.

Ausentes do lote de disponíveis estão Paulo Jorge (cumpre processo de reabilitação, após intervenção cirúrgica para tratamento de fractura do quinto metatarso do pé esquerdo), André Leone (efectua tratamento e trabalho no relvado e ginásio para debelar síndrome pubálgico), Bruno Tiago (mantém reabilitação da fractura dos ossos da perna esquerda e faz reintegração progressiva ao treino), Andrés Madrid (efectua tratamento e trabalho em relvado, ginásio e piscina, para debelar rotura muscular do bicípite crural da coxa direita) e César Peixoto (faz reintegração progressiva ao treino depois de uma entorse traumática da tibiotársica direita com lesão do ligamento deltóide).

Lista de convocados:
Guarda-redes: Eduardo, Mário Felgueiras e Kieszek;
Defesas: João Pereira, Moisés, Rodriguez, Evaldo, Frechaut;
Médio: Stélvio, Vandinho, Luís Aguiar, Mossoró, Alan, Jorginho, Matheus;
Avançados: Paulo César, Meyong, Renteria e Orlando Sá.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Linz continua de fora dos convocados
JOÃO PEREIRA VOLTA A SER OPÇÃO
         
Roland Linz continua fora dos eleitos de Jorge Jesus, apesar de já treinar com o grupo, depois de alguns dias ausente do grupo por razões disciplinares.

Afastado da equipa nos dois últimos compromissos nacionais devido a castigo, o lateral direito João Pereira volta a ser opção para Jorge Jesus, devendo regressar à titularidade frente ao Artmedia.

Fora das opções do técnico está o lateral Filipe Oliveira, por opção, e ainda César Peixoto, Andrés Madrid, André Leone, Paulo Jorge e Bruno Tiago.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Eduardo, Mário Felgueiras, Kieszek.

Defesas: João Pereira, Moisés, Rodriguez e Evaldo.

Médios: Stélvio Cruz, Frechaut, Vandinho, Luís Aguiar e Mossoró.

Avançados:Alan, Jorginho, Matheus, Paulo César, Meyong, Renteria e Orlando Sá.

RECORD

JotaCC

Linz não defronta o Artmedia

O Braga viaja amanhã para Bratislava, na Eslováquia, com 19 jogadores na comitiva, a fim de defrontar o Artmedia, em jogo da segunda mão da primeira eliminatória da Taça UEFA. O técnico Jorge Jesus excluiu da convocatória o avançado austríaco Roland Linz e em relação à lista anterior, destaque ainda para a saída de Filipe Oliveira e para o regresso de João Pereira. Ausentes, por lesão estão um lote de indisponíveis: Paulo Jorge, André Leone, Bruno Tiago, Andrés Madrid e César Peixoto. CONVOCADOS - Guarda-redes: Eduardo, Mário Felgueiras e Kieszek. Defesas: João Pereira, Moisés, Rodriguez, Evaldo, Frechaut. Médios: Stélvio, Vandinho, Luís Aguiar, Mossoró, Alan, Jorginho, Matheus. Avançados: Paulo César, Meyong, Renteria e Orlando Sá.

O JOGO

JotaCC

Linz fica em terra



Reintegrado ontem no trabalho de conjunto, depois de ser alvo de processo disciplinar, Roland Linz volta a não figurar na lista de convocados do Sp. Braga, desta feita para o jogo com o Artmedia, de quinta-feira, relativo à segunda mão da primeira eliminatória da Taça UEFA.
O avançado austríaco falhara já a recepção à Naval, no passado sábado, e volta agora a ficar de fora das opções de Jorge Jesus para a deslocação à Eslováquia, onde os «arsenalistas» defendem vantagem confortável de 4-0.
O plantel cumpriu esta manhã, à porta fechada, o último treino em solo português com vista ao jogo com o Artmedia.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Eduardo Mário Felgueiras Kieszek;

Defesas: João Pereira, Rodriguez, Frechaut, Moisés e Evaldo;

Médios: Stélvio, Luís Aguiar, Jorginho, Mossoró e Vandinho;

Avançados: Meyong, Renteria, Alan, Matheus, Orlando Sá e Paulo César.

A BOLA

Cici

BOLETIM CLÍNICO
2008-09-30

Paulo Jorge
O atleta foi submetido com sucesso a intervenção cirúrgica para tratamento de fractura do quinto metatarso do pé esquerdo. Cumpre processo de reabilitação.

André Leone
Síndrome pubálgico - tendinopatia dos adutores da coxa esquerda e osteíte púbica. Efectua tratamento e trabalho em relvado e ginásio.

Bruno Tiago
Reabilitação da fractura dos ossos da perna esquerda. Faz reintegração progressiva ao treino.

Andrés Madrid
Rotura muscular do bicípite crural da coxa direita. Efectua tratamento e trabalho em relvado, ginásio e piscina.

César Peixoto
Sofreu entorse traumática da tibiotársica direita com lesão do ligamento deltóide. Faz reintegração progressiva ao treino.

in ScBraga.pt