News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DIA 07/09

Started by JotaCC, 07 de September de 2008, 08:37

Previous topic - Next topic

JotaCC

Acabou o sofrimento

Bruno Tiago voltou ontem a competir. 418 dias depois de ter fracturado a tíbia e o perónio, em resultado de um lance aparatoso em que foi atingido pelo alemão Bergmannschoff. Decorria o minuto 47 do jogo VFB Hulls, o primeiro dos embates realizados no estágio de pré-temporada da época passada, que teve lugar na Alemanha. O centrocampista foi sujeito a uma intervenção cirúrgica na noite do mesmo dia, na Paracelsus Klinic, em Mart, que durou cerca de quatro horas e se saldou num êxito. Mas não impediu o sofrimento durante o ano e mês e meio que durou a recuperação, suportado com uma grande fé e uma enorme vontade de voltar o mais rapidamente possível a fazer o que mais gosta: jogar futebol... E foi com um inevitável sentimento de felicidade que Bruno Tiago voltou ontem a competir, substituindo Alan já no decorrer da segunda parte e cumprindo os vinte e cinco minutos finais do jogo, "matando" saudades das funções de trinco. Que desempenhou a contento, ainda que esteja algo distante da condição física ideal para competir ao mais alto nível, pois ainda manca ligeiramente, assim como denotou algum receio, situações de todo naturais em virtude da gravidade da lesão sofrida. Importante é que o primeiro passo para o total restabelecimento físico e psicológico do futebolista já foi dado. Bruno Tiago, recorde-se, foi vítima de uma grave lesão no início da época 2001/02, no Salamanca, que o impediu de confirmar todo o seu potencial, acabando por regressar a Portugal, onde começou por baixo, no Dragões Sandinenses, transitando para Gil Vicente e... Braga.

João Tomás
"Sinto-me feliz por ele"

O boavisteiro João Tomás, na altura companheiro de Bruno Tiago no Braga, foi quem mais rapidamente se apercebeu da gravidade da lesão. "Sinto-me muito feliz por ele. Depois da morte do Fehér, essa foi a situação mais violenta que vivi no futebol. Para além de um excelente colega, é um miúdo com uma enorme força interior, e merece tudo de bom", concluiu.



Golão de Jorginho

Jorginho obteve ontem um daqueles golos de levantar o estádio colocando um ponto final nas dificuldades que a sua equipa estava a sentir para abrir o marcador num jogo com dois períodos de tempo diferentes: 60 e 40'. O técnico começou por deixar Luis Aguiar e Alan de fora, colocando Jorginho e Mossoró, mas experimentando o uruguaio nas funções de trinco após o intervalo, adiantando-o para o vértice oposto do losango aquando da entrada de Bruno Tiago. Quem também entrou ao intervalo foi o castigado João Pereira, mas para lateral-esquerdo, permanecendo Filipe Oliveira como lateral-direito até ao final do embate. Hoje é dia de descanso, e o regresso às lides diárias está marcado para amanhã à tarde, a partir das 17h00.

Alan encantado

Alan e João Pereira foram os craques que ontem estiveram no Braga Parque. O brasileiro desvalorizou a derrota com o Sporting, após seis vitórias, considerando que o "importante é que a equipa esteve bem". "Sofreu um golo de um erro logo no início, mas continuamos a ser uma equipa forte e só temos de continuar o trabalho, que está a ser fantástico", assinalou, explicando que se está "a adaptar e a sentir bem" nas novas funções de médio-interior-direito. Já defrontou o Artmedia, mas nada sabe sobre o valor da actual equipa.

Há bilhetes

A partir de amanhã, vão estar à venda, nos locais habituais, os bilhetes para a recepção ao Artmedia, marcada para a noite do próximo dia 18. Os sócios detentores de lugares anuais pagam 5 euros, os restantes associados entre 10 e 12 euros, e o público terá de desembolsar entre 15 e 25 euros.

Saudades

Paulo Jorge esteve a assistir ao jogo com o Espinho. Nada de anormal, aparentemente, pois o atleta fez questão de se apresentar mais cedo e de se submeter de imediato ao tratamento e cumprir o programa de trabalho no ginásio, por forma a estar disponível para ver os companheiros em acção.

Assembleias no dia 9

As assembleias gerais do Braga, SAD e clube, estão marcadas para 9 de Outubro, altura em que serão analisados os Relatórios e Contas e serão colocados à aprovação os orçamentos. As reuniões magnas estão marcadas para as 18h30 e 20h30, respectivamente.

Época de superação

Já foram vendidos cerca de 6500 lugares desde o início da época, o que significa que o volume de vendas da época passada (6400) já foi superado. Em termos de sócios, o número também tem registado um crescimento significativo, situando-se nos 18 503.


Inquérito Online

Rentería fez bem ao ficar em Braga?

Poucas dúvidas subsistem entre os cibernautas quanto à decisão do internacional colombiano de permanecer na Cidade dos Arcebispos, tal é a percentagem dos votos favoráveis à opção.

Sim. Para daptar-se mais facilmente

82%

Não. Devia ir para valorizar-se

18%

Nº de participantes: 588


O JOGO

JotaCC

Começar a época com o pé direito
O Sp. Braga venceu, ontem, por 2-1, a formação do Bragança, em jogo a contar para a jornada inaugural do campeonato nacional da I divisão. A vitória vem motivar a equipa arsenalista que agora tem 15 dias de folga para preparar o próximo encontro.
   
A equipa juvenil do Sp. Braga recebeu e venceu, ontem, no Campo de Jogos da Ponte, a formação do Bragança, em encontro a contar para a primeira jornada do campeonato nacional da I divisão.
Vitória sofrida da equipa minhota que acabou o jogo reduzida a nove unidades depois da expulsão de dois atletas. O 2-1 final não é, no entanto, representativo do número de ocasiões de golo criadas na partida.

O Sp. Braga entrou muito bem no terreno de jogo a demonstrar, desde cedo, que queria chegar com perigo à baliza adversária. E foi o que aconteceu logo as 9 minutos quando Filipe aproveitou uma das ocasiões criadas até então para fazer o primeiro golo do jogo e dar alguma alegria e emoção à partida.
Depois do golo minhoto o Bragança não baixou os braços e tentou dar a volta ao resultado, mas o Braga mostrava-se mais forte e tranquilo. No entanto, essa tranquilidade foi aparente e sensivelmente a meio da primeira parte, Fábio marcou na própria baliza o golo que deu o empate ao Bragança, num lance em que houve nitidamente falta de comunicação entre o jogador e o seu guarda-redes.

Até ao final da primeira parte a equipa bracarense ainda conseguiu criar algumas oportunidades, mas não concretizou nenhuma delas, enquanto o Bragança quase nem aparecia no jogo.
Na segunda metade da partida o Braga voltou a entrar melhor, dominando o jogo, mesmo com um jogador a menos depois da expulsão, aos 45 minutos, de Lomba por palavras dirigidas ao árbitro.
A maior toada ofensiva dos minhotos foi-se mantendo, com o Bragança praticamente só a defender, e aos 63 minutos, Zé Pedro (o mesmo que viria a ser expulso aos 75 minutos), de cabeça, fez o golo da vitória bracarense. O Sp. Braga assegurou, assim, uma vitória importante para este início de campeonato.



Renteria a 'crescer' na área
O Sp. Braga venceu ontem o Sp. Espinho, da II Divisão Nacional, por três bolas a uma, num bom jogo-treino da equipa de Jorge Jesus. O treinador 'arsenalista' aproveitou para rodar todos os jogadores disponíveis e deu 83 minutos ao avançado colombiano, que começa a espalhar magia.

A equipa do Sp. Braga aproveitou ontem bem o jogo-treino com o Sp. Espinho para manter em alta rotação o ritmo competitivo. O triunfo por 3-1 acaba por ser o menos importante, numa partida amistosa — 60 minutos seguidos na primeira parte, mais 40 na segunda — onde o objectivo era claramente jogar e continuar a olear os processos de jogo definidos pelo treinador arsenalista. Jorge Jesus colocou em campo todos os jogadores disponíveis, com especial destaque para a exibição esforçada do jovem avançado colombiano Renteria, que prescindiu de ir à selecção para ficar a treinar em Braga — tinha sido convocado para dois jogos da Colômbia de apuramento para o Mundial 2010, com o Chile e Uruguai, mas pediu dispensa ao seleccionador. Renteria foi o último reforço para esta época a chegar ao Sp. Braga, mas paulatinamente começa a engrenar e a mostrar o seu potencial.

Renteria não marcou, mas esteve na origem do segundo golo do Sp. Braga, com um remate fortíssimo à entrada da área, que o guarda-redes do Sp. Espinho não  segurou, permitindo ao rapidíssimo Mossoró a emenda para o fundo da baliza. De resto, o avançado colombiano fartou-se de procurar o golo, tendo saído dos seus pés o primeiro remate com perigo à baliza adversária, logo aos cinco minutos. Aos 21 minutos, demonstrou toda a sua perícia técnica e esteve perto de marcar, com um espectacular gesto acrobático, mas o remate saiu ligeiramente ao lado. Ficou o registo de mais uma boa movimentação de Renteria na área — eludindo a marcação — e a dar seguimento a uma boa jogada de César Peixoto, que parece estar em grande momento de forma, como tem demonstrado, aliás, nos últimos jogos.

Também a crescer está o médio Jorginho, autor do primeiro golo da partida. Na verdade, um senhor golo, com um remate indefensável à entrada da área. A jogada nasceu dos pés de... César Peixoto, que obrigou o guardião espinhense a grande defesa.
Antes do intervalo, o jovem guarda-redes do Sp. Braga, Mário Felgueiras, teve também tempo para brilhar com uma excelente defesa em voo, na sequência de um livre do Sp. Espinho.

Menos bem na fotografia ficou o polaco Kieszek, que jogou na segunda parte e esteve ligado ao golo sofrido e que na altura deu o empate ao Sp. Espinho. Se bem que os defesas também não ajudaram, muito...
O Sp. Braga voltou à carga, com Renteria entre os resistentes (saiu aos 83 minutos, e só Filipe Oliveira, Mossoró e Leone jogaram o jogo todo), e chegou à vitória com mais dois golos. O primeiro de Mossoró, na tal recarga de um remate de Renteria, e depois através de João Pereira, com um belo remate à entrada da área, a culminar boa jogada ofensiva bracarense.


CM



JotaCC

Bruno Tiago joga 15 minutos frente ao Sp. Espinho
   
O Sp. Braga aproveitou a paragem da Liga para fazer uma partida de preparação diante do Sp. Espinho, equipa que milita actualmente na II divisão nacional. Os minhotos venceram por 3-1 os homens da Costa Verde e contaram pela primeira no último ano com a participação de Bruno Tiago.

Esse será, de resto, o principal dado deste encontro. Após 14 meses afastado da competição, o médio contratado em 2007 ao Gil Vicente actuou 15 minutos diante do Sp. Espinho.

Para o Sp. Braga marcaram Jorginho (57 minutos), Márcio Mossoró (74) e João Pereira (84). O Sp. Espinho fez o seu golo através de Orácio (68 minutos).

MAIS FUTEBOL


JotaCC

#3
 ABC viaja esta tarde até à Póvoa de Varzim, para defrontar o F.C.Porto 

ABC e F.C.Porto, dois candidatos ao título nacio-nal, reencontram-se esta tarde na Póvoa de Varzi, em jogo da segunda jornada do campeonato do Liga Portuguesa de Andebol.

Curiosamente, o último jogo oficial que o ABC cumpriu na temporada finda, fê-lo frente à turma das Antas, na final da Taça de Portugal disputada em Guimarães, que os bracarenses venceram por 32-26.


Para a partida frente a F.C.Porto, Jorge Rito ainda não vai poder contar com o capitão Carlos Ferreira, mas já terá à sua disposição Hugo Rocha, regressado após uma paragem de quatro semanas.

ANTENA MINHO