News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DIA 26/08

Started by Pé Ligeiro, 26 de August de 2008, 11:52

Previous topic - Next topic

Pé Ligeiro

Rodriguez sozinho a defender a UEFA

A preparação da segunda mão da eliminatória do Braga com o NK Zrinjski transformou-se numa história de "suspense" que o treinador Jorge Jesus de bom grado dispensaria. Ontem, tinha apenas um central a treinar-se a cem por cento para o reencontro com os bósnios, do qual depende a qualificação para a Taça UEFA: Rodriguez. O jovem Palmeira também está apto, mas não faz parte dos planos para a UEFA.
Dos 15 minutos em que as portas do treino do Braga estiveram abertas aos jornalistas, não ficaram grandes novidades para contar no que respeita à evolução dos casos clínicos que deixaram o eixo da defesa extremamente debilitado: o capitão Moisés apenas correu, e ainda não foi ontem que voltou a calçar as chuteiras, pormenor que ilustra a distância que ainda o separa do trabalho com bola; André Leone nem saiu para o relvado, aparentemente numa atitude preventiva, para não agravar as queixas do joelho direito; Paulo Jorge é uma ausência crónica neste arranque de época, que, para o capitão, ficará de má memória, passada que foi entre o ginásio e o departamento médico. Quase todas as opções para defender a magra vantagem com que o Braga parte para a segunda mão desta eliminatória estão na lista dos lesionados.
Embora recém-chegados ao clube, Moisés e Leone são uma dupla experiente e com um espírito de sacrifício à prova de quase todas as dores, o que faz com que exista, em redor deles, uma grande expectativa acerca da possibilidade de recuperarem para quinta-feira. Se pudesse contar com eles - um só já seria uma boa notícia -, Jorge Jesus resolveria também o outro drama da equipa a apresentar na Bósnia: não há trincos disponíveis, e Rodriguez seria útil a tapar esse buraco.


Vandinho fora de jogo

A onda de lesões que varreu o eixo da defesa do Braga ameaça reflectir-se no meio-campo defensivo, onde Vandinho parece sem hipóteses de recuperar para a UEFA. Com Frechaut, o trinco titular, castigado, e com Andrés Madrid - deslocou-se a Espanha com o médico do clube para ser avaliado no Real Madrid - e Stélvio a recuperarem de lesões, Vandinho seria a opção lógica para o lugar. No entanto, também ele se lesionou. Ontem, foi submetido a um exame médico, mas tudo indica que Jesus terá procurar alternativa para a posição.


Dois juniores na "Pedreira"

O treino de ontem do Braga contou com duas caras novas: o avançado Januário e o central Lucas, ambos da equipa de juniores, estão de passagem pelo plantel principal, onde serão observados por Jorge Jesus.
A meia dúzia de ausências que a equipa enfrenta por estes dias favorece a presença dos jovens valores da casa, com os quais o treinador, recém-chegado ao Braga, se pretende familiarizar, uma vez que conta com este ramo da SAD do Braga para a Liga Intercalar, uma frente em que o clube volta a apostar.


Wender treina num ginásio

Uma semana depois de ter sido dispensado pela SAD do Braga, Wender treina-se, por conta própria, num ginásio da cidade onde passou os últimos sete anos - com excepção da passagem, de alguns meses, por Lisboa, quando se transferiu para o Sporting, em 2005/06 -, enquanto espera pela decisão do futuro.
Até há poucos dias, o atacante brasileiro, 33 anos, era um dos capitães de equipa e, nas épocas anteriores, uma peça-chave na manobra ofensiva. Wender fez toda a pré-temporada com o plantel de Jorge Jesus até ser informado da dispensa, na entrada para o último ano de contrato. Enquanto espera que potenciais interessados e a SAD do Braga cheguem a um acordo, para prosseguir a carreira num outro emblema, trata de manter a forma num ginásio, para garantir um rápido regresso - seja lá onde for.


Edimar ainda está à espera da FIFA


Nas contas de Jorge Jesus para o jogo na Bósnia não entra Edimar. O lateral-esquerdo, cedido pelo Cruzeiro, continua sem notícias da FIFA, entidade junto da qual o Braga tenta esclarecer se pode inscrever o jogador, que esta época (definição que abarca períodos distintos, em Portugal e no Brasil) já representou dois clubes. A preocupação está, porém, para lá da situação na UEFA - a lista de inscritos, que nesta eliminatória ainda não inclui Rentería, pode ser revista em breve -, pois, na Europa, o mercado de Verão fecha dentro de dias.


IN OJOGO
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

#1
Moisés na batalha
CENTRAL SUBIU AO RELVADO E VAI A MOSTAR

      
O defesa-central Moisés já subiu ao relvado no treino que Jorge Jesus orientou na tarde de ontem. O brasileiro apenas usou sapatilhas e realizou trabalho condicionado, mas ficou claro que a mialgia que o deixou de fora, por precaução, do encontro da Mata Real não será suficiente para o manter afastado da batalha de Mostar, onde o Sp. Braga vai procurar resolver uma eliminatória com um grau de dificuldade superior ao que seria expectável, depois do bom desempenho dos bósnios na primeira mão. O facto é que Jorge Jesus não facilita e pretende contar com o ex-axadrezado neste jogo europeu, tudo apontando para que os planos traçados pela equipa técnica sejam concretizados.

O médio Stélvio está em recuperação, depois de na manhã de domingo já ter andado igualmente pelo relvado, mas é provável que também integre a comitiva que partirá para a Bósnia. Para completar o grupo, Jesus chamou o extremo Januário e o defesa-central Lucas, dois juniores promissores, tendo o primeiro chegado mesmo de Alvalade.




Luís Aguiar: «Luta tremenda»
COLOCA FOCO SOBRE COMPETITIVIDADE INTERNA DO PLANTEL

      
Jorge Jesus mexe no losango e Luís Aguiar tem lugar assegurado no onze, na posição "10", embora tenha liberdade para, sem perder a disciplina táctica, tentar impor a sua criatividade noutras zonas do terreno. É um dos indiscutíveis, mas diz-se consciente que após o jogo de P. Ferreira, o quinto oficial da época, primeiro da Liga, sujeita-se como outros a perder o estatuto.

O uruguaio explica. "Quem pretender ser titular tem simplesmente de trabalhar todos os dias, mas sempre todos, pois a totalidade dos nossos jogadores tem qualidade suficiente para entrar no onze. É uma questão de oportunidade", observou a Record, não escondendo que a "luta é tremenda".

Assim, em prol do rendimento e do bom ambiente, o caminho a percorrer é simples: "Temos de estar no onze sempre com a ambição no limite e quem for suplente tem de ajudar o colega escolhido a dar o máximo. Se pensarmos que não há titulares, nem suplentes, seremos um verdadeiro grupo."

IN RECORD
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

Minho à conquista da Europa: Vitória e Sp. Braga jogam tudo esta semana


V. Guimarães e Sp. Braga jogam esta semana uma cartada decisiva nas respectivas ambições europeias que poderá determinar a presença dos dois clubes minhotos nos sorteios da fase de grupos da Liga dos Campeões e na primeira eliminatória da Taça UEFA, marcados para o Mónaco, que o Maisfutebol vai acompanhar AO VIVO na quinta e sexta-feira desta semana.
A equipa de Manuel Cajuda joga esta quarta-feira em Basileia, no Estádio St. Jakob, o acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões, depois de um empate sem golos no Estádio D. Afonso Henriques no jogo da primeira mão da 3ª pré-eliminatória da liga milionária. Em caso de sucesso diante da equipa de Carlitos, o Vitória junta-se ao F.C. Porto e Sporting no sorteio da mais apetecida das competições, marcado para quinta-feira. Em caso de um desaire na Suíça, a equipa de Guimarães terá de esperar mais um dia para conhecer a sua sorte na Taça UEFA.
Se passar para a fase de grupos da Champions, o Vitória será inserido no pote 4 do sorteio, sem hipóteses de evitar os maiores colossos da Europa, mas garantindo, por outro lado, três grandes jogos na fase de grupos. F.C. Porto e Sporting estão no pote dois e já sabem à partida que, além dos minhotos (a UEFA separa clubes do mesmo país), não vão defrontar Bayern Munique, PSV Eindhoven, Villarreal, Roma, Werder, Schalke/Juventus.
Equipa de Jesus será cabeça de série
O Sp. Braga, por seu lado, depois do sucesso na Taça Intertoto, precisa de confirmar esta quinta-feira o triunfo sobre os croatas do Zrinjski na segunda pré-eliminatória da Taça UEFA. No primeiro jogo, em Braga, a equipa de Jorge Jesus venceu pela margem mínima, com um golo de Linz, e, em caso de sucesso, integrará o sorteio da primeira eliminatória da Taça UEFA para o qual também já estão qualificados Benfica, Marítimo e V. Setúbal.
Os minhotos contam ainda com a aliciante de se poderem destacar, a par do Benfica, como cabeças de série no sorteio de sexta-feira, vantagem que já não sorrirá a Marítimo, V. Setúbal ou mesmo V. Guimarães, este último caso não tenha sucesso na Champions.
Na sexta-feira, depois do sorteio da Liga dos Campeões e no dia do sorteio da Taça UEFA, está também marcada a realização do jogo da Superataça Europeia entre o Manchester United de Cristiano Ronaldo e Nani, vencedor da última Champions, e os russos do Zenit, vencedores da Taça UEFA que esta semana contrataram Danny ao Dínamo Moscovo.



Datas e horas dos sorteios

Liga dos Campeões (fase de grupos): quinta-feira, 17h00
Taça UEFA (1ª eliminatória): sexta-feira, 12h00



Sp. Braga: árbitro estónio dirige segundo jogo com o Zrinjski

Sten Kaldma, da Estónia, foi o árbitro escolhido pela UEFA para dirigir o encontro entre o Zrinjski e o Sp. Braga, relativo à segunda mão da segunda ronda de qualificação da Taça UEFA.
Jaanus Mutli e Marko Leevand, igualmente da Estónia, serão os árbitros auxiliares. Kaldma tem 40 anos e é internacional desde 2002.

IN MAISFUTEBOL
BRAGA SEMPRE MAIS!

A.COSTA

 
Alerta na defesa acciona opções de recurso


Jorge Jesus prepara o jogo da Taça UEFA com especial precaução. Há várias limitações e uma 'crise' de trincos.
   

Joana Russo Belo


Em alerta amarelo. O cenário não é animador e, por isso, as opções de recurso estão já de prevenção e em estudo. Com as peças-chave do sector defensivo lesionadas e sem candidatos ao lugar de trinco, Jorge Jesus prepara a 'Missão Mostar' assente numa espécie de plano de 'emergência' caso o cenário passe de amarelo a 'negro'.
Moisés recupera de lesão (ontem esteve no relvado pela primeira vez na última semana, mas ainda é cedo para avaliar até que ponto o defesa-central estará apto para jogar quinta-feira, na Bósnia); Vandinho saiu lesionado do jogo em Paços de Ferreira (foi reavaliado e tudo indica que a micro-rotura na coxa obrigue a uma paragem de uma semana, por isso, está fora de questão para o jogo frente ao Zrinjski); Paulo Jorge continua condicionado; Edimar aguarda resposta da Fifa para ser inscrito; Madrid é peça fora do puzzle devido a lesão muscular; Frechaut está castigado e Palmeira não foi inscrito para este jogo da UEFA.

A esperança recai em Stélvio. O jovem médio parece ser uma alternativa válida para o lugar de trinco, tendo em conta que nos últimos dois treinos fez corrida no relvado e trabalho com bola, deixando antever que será uma solução viável para colmatar as ausências no vértice do losango.
Perante as limitações e ginástica no plantel, Jorge Jesus testou um quarteto defensivo com João Pereira, Rodriguez, Evaldo a central e César Peixoto na esquerda. As opções de recurso incluem ainda Luís Aguiar recuado no papel de trinco e Rodriguez (mas apenas se Moisés estiver recuperado).
Por precaução, o defesa-cantral Leone não subiu ao relvado e fez trabalho de recuperação no ginásio, num dia marcado pela chamada dos juniores Januário e Lucas ao treino para serem observados por Jorge Jesus.


in " www.correiodominho.com "
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo