News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Notícias do ENORME, 21/08/2008

Started by jaimec, 21 de August de 2008, 09:55

Previous topic - Next topic

jaimec

Uma defesa inexpugnável à espera do campeonato

O salto qualitativo do Braga, nos últimos anos, tem associado um nome de campeão: Jesualdo Ferreira foi quem, entre 2003 e 2006, deu ao clube a dimensão europeia ambicionada, e fê-lo graças à consistência que deu às sucessivas equipas, designadamente, ao nível defensivo. Quando partiu, dispensado pela SAD, que pretendia voos mais altos - até hoje, persegue um título - a herança tornou-se pesada para os sucessores. Os números da pré-temporada de Jorge Jesus, porém, prometem o regresso da solidez a partir da qual se constroem as equipas: dois golos sofridos em nove jogos, nenhum deles nas quatro partidas oficiais (duas da Taça Intertoto, uma de apuramento para a Taça UEFA e uma da Taça da Liga) e nem pelo guarda-redes titular, Eduardo, desde ontem internacional A.
Jessuí, da Naval, e Diogo Valente, do Leixões, foram, até agora, os únicos a fintar a defesa, que mantém apenas um titular da época passada, João Pereira, na direita. Com a dispensa de Paulo Santos, e na sequência da boa época em Setúbal, Eduardo instalou-se com naturalidade na baliza. De resto, Jorge Jesus até poderia nem ter a intenção de mudar tudo, no eixo da defesa, mas as circunstâncias impuseram-no: o central Paulo Jorge está lesionado, e Moisés fez-se indiscutível, com Leone e Rodriguez a discutirem a vaga. Na esquerda, a saída de Carlos Fernandes abriu a porta a Evaldo.


Moisés elogia o ataque

A figura da pré-temporada bracarense é Moisés, central brasileiro, ex-Boavista, que em poucas semanas conquistou lugar e balneário - é um dos capitães de equipa. "O importante não é um jogador, mas sim o grupo, e nós, colectivamente, somos muito fortes", comentou o jogador, em declarações ao sítio oficial do clube na internet, onde um dos protagonistas de uma defesa quase perfeita deixou um elogio ao... ataque: "Existe um grande trabalho de equipa. Os colegas do meio-campo e os avançados têm ajudado muito nas manobras defensivas. Para além disso, não é só defensivamente que estamos bem: em quatro jogos marcámos 10 golos." Números do Braga que quer ser "forte, competitivo", na Liga.


Evaldo voltou ao relvado

Jorge Jesus tem menos uma dor de cabeça, na preparação da primeira jornada do campeonato: o lateral-esquerdo Evaldo regressou, ontem, ao relvado, depois de paragem devido a uma pancada no pé direito, no jogo da Taça da Liga, com o Leixões. O esquerdino está mais perto de jogar na Mata Real, onde Jesus já poderá contar com Meyong, que cumpriu no domingo castigo da época anterior.


INQUÉRITO ONLINE REALIZADO NOS DIAS 19 E 20 DE AGOSTO

A confirmar-se a ausência de Evaldo no jogo inaugural do Braga na Liga Sagres quem deve jogar no seu lugar?
Apesar de ter confessado, recentemente, que jogar como lateral-esquerdo não é o que mais aprecia, César Peixoto tem a confiança dos adeptos, caso Evaldo não recupere para o jogo de Paços de Ferreira.

César Peixoto - 88%
Adaptar um jogador de outra posição - 12%

Nº de participantes: 671


In ojogo


Orlando convenceu Jesus
PONTA-DE-LANÇA DE 20 ANOS VAI CONTINUAR NO GRUPO


"Vou ter uma nova oportunidade e só espero agradar ao treinador. Estou a mentalizar-me para aquilo que me espera e farei tudo para justificar um lugar no próximo plantel." A 10 de Junho, nas páginas de Record, Orlando Sá era humilde, sem fugir à sua ambição, na projecção para 2008/09 a partir da notícia – recebera indicações da SAD para integrar a pré-temporada – que lhe alegrara as férias.
Passados mais de dois meses é já um dado adquirido que agradou a Jesus, pelo que se vai manter no plantel. Aventou-se o empréstimo ao Ribeirão (2.ª Divisão), ao abrigo do protocolo de cooperação, mas essa hipótese há muito que está descartada e só a colocação na Honra estava em estudo. Mas agora, nem esse cenário faz sentido: Orlando Sá, o n.º 11, está firme no plantel.


In Record


"Vamos lutar pela vitória em todos os jogos"

Moisés é já o 'patrão da defesa' e é também o rosto da confiança para o primeiro jogo do campeonato. Na nova época pode esperar-se um Sp. Braga forte e competitivo.
É o patrão da defesa e o rosto da confiança arsenalista para o pontapé de saída no campeonato. Moisés é um dos reforços de peso da versão do Sp. Braga 2008/09 e tem sido um dos rostos em destaque não só nos jogos de preparação da nova época, como nos primeiros desafios oficiais do clube. A poucos dias do jogo de arranque da Liga Sagres - este sábado, em Paços de Ferreira - o defesa-central destaca o espírito de grupo e a qualidade da equipa, prometendo aos sócios minhotos vitórias.
"Vamos lutar pela vitória em todas as partidas", sublinhou o brasileiro, destacando a enorme "dedicação e empenho" dos jogadores na preparação do início do campeonato.
O 'patrão' da defesa - que conta já com um forte apoio do público arsenalista - destaca a qualidade do grupo e a simbiose existente entre todos os novos guerreiros, em detrimento das qualidades individuais.
"O importante não é um jogador, mas sim o grupo, e nós, colectivamente, somos muito fortes", sublinha um dos atletas que enverga a braçadeira de capitão.
"Esta prova de confiança não muda a minha forma de trabalhar e estar no futebol. Temos de dar sempre o exemplo e dar tudo pelo grupo, sendo ou não capitão de equipa, esta sempre foi a minha postura no futebol", frisou.
O técnico Jorge Jesus já fez questão de afirmar que a defesa é o único sector com a realidade já bem definida - a prova é que o Sp. Braga ainda não sofreu golos nas quatro partidas oficiais - facto que demonstra a solidez defensiva da equipa.
No entanto, Moisés lembra que uma equipa não se faz apenas com o sector mais recuado. "Existe um grande trabalho de equipa. Os colegas do meio-campo e os avançados têm ajudado muito nas manobras defensivas. Para além disso, não é só defensivamente que estamos bem, em quatro jogos marcámos dez golos".
Para a nova época, Moisés garante aos adeptos espírito vencedor. "Vamos encarar cada partida como uma final. Temos de começar logo a ganhar os três pontos, para que não nos façam falta no final. Seremos um Sp. Braga forte, competitivo e sempre a brigar pela vitória. Sabemos da qualidade do grupo, mas o nosso objectivo é ganhar jogo a jogo".


In CorreiodoMinho


Wender à procura de clube

Brasileiro assumiu interesse em sair e a SAD aceitou a decisão. Pouca margem no quadro de opções de Jorge Jesus explica vontade do extremo .Avançado já não se treina com o plantel !
WENDER está de saída do Sp. Braga. O avançado perdeu margem no plantel e quer dar novo rumo à carreira. A vontade do jogador é respeitada pelos dirigentes bracarenses e o esquerdino já deixou de se treinar às ordens de Jorge Jesus. O extremo tem luz verde para procurar nova colocação, mas os responsáveis também estão empenhados em encontrar um destino para o brasileiro, vinculado aos minhotos até ao final desta época.
A ilusão de mais um ano feliz em Braga diluiu-se com as preferências do novo treinador. Wender, que entrou nesta temporada com estatuto de capitão, vinha a perder visibilidade no onze e recuando um pouco a fita, veja-se a queda do brasileiro para o terreno das opções secundárias: frente ao NK Zrinjski (primeira mão da segunda pré-eliminatória da Taça UEFA), entrou em jogo aos 80 minutos (substituiu Meyong); frente ao Leixões, no último domingo (Taça da Liga), sentou-se no banco e não foi utilizado. O reforço Mossoró assumiu-se como concorrência muito forte para Wender — na recepção aos bósnios foi o brasileiro que na temporada passada representou o Marítimo quem actuou de início, para depois ser lançado em jogo na segunda parte do encontro da Taça da Liga
A BOLA apurou que já no final da partida com o NK Zrinjski, Wender assumiu o desejo de não permanecer no clube, vontade por si reiterada logo após o duelo frente ao Leixões. A SAD aceita os argumentos do esquerdino e, neste contexto, para Jorge Jesus deixou de fazer sentido manter o futebolista a evoluir no plantel minhoto. Desde o início desta semana que Wender não trabalha com a equipa.
No final da época passada, o extremo tinha propostas para experimentar outros campeonatos. O período de transferências termina no final do mês e, agora, aos 33 anos, Wender corre contra o tempo para encontrar colocação. Chega ao fim uma longa aventura do jogador em Braga (transferiu-se da Naval para o Minho em 2002/03), intercalada, apenas, por uma passagem de meio ano (2005/06) pelo Sporting.


in abola


Sp. Braga: plantel muito forte, sobretudo na frente (análise)

Mais um defeso de mudanças, com treinador novo e contratações para todos os sectores. O meio-campo parece aquele em que menos se mexeu, o ataque ficou, aparentemente, bem mais forte. A baliza mudou de dono, com o regresso de Eduardo; a defesa foi retocada, há cinco caras novas. Depois de épocas sucessivas a procurar um rumo para o sucesso, chegou-se àquele que poderá ser o grupo mais forte dos últimos anos. Desta vez, parece que a política desportiva acompanhou a ambição, o que se traduz num bom trabalho de Carlos Freitas, a quem os resultados poderão fazer justiça.
Poderá ter sido no banco a principal conquista do Sporting de Braga esta época. Depois de bons trabalhos em Leiria e no Restelo, poucos poderão negar a Jorge Jesus a capacidade de alcançar os objectivos que lhe propuseram no Minho. Consegue exigir aplicação em treinos e jogos, prepara bem estratégias e é ambicioso. A sua maior dificuldade, a expressão e a imagem, foi tornando-se menos expansiva, mas mais contida e segura, ajudando-o inegavelmente a reunir todos em redor de si.
O regresso de Eduardo, que brilhou muito no Bonfim, trará à defesa a segurança que Dani Mallo, Pawel Kieszek e um Paulo Santos em final de carreira não deram. Mossoró, Alan, Paulo César, Meyong e Rentería acrescentam velocidade e mobilidade a um ataque matreiro, já composto por homens como Wender e Matheus. Depois dos três «grandes», alguém terá tanta qualidade à frente das balizas adversárias?
Ao contrário do que poderá acontecer no vizinho V. Guimarães na Liga dos Campeões, a Taça UEFA, apesar de às vezes poder ser um factor de distracção no percurso das equipas, não deverá fazer grande mossa num grupo com tantas soluções.
CONCLUSÃO
É um dos plantéis mais equilibrados da Liga e está entre os melhores no que à qualidade diz respeito. Muito homogéneo e com um líder capaz de extrair boas épocas dos homens que tem às suas ordens, o Sporting de Braga pode voltar a aspirar a um lugar entre os melhores do campeonato, depois de algumas performances irregulares. Reforçou-se bem, tem juventude e experiência, várias opções para o mesmo lugar, capacidade de explosão e alguns jogadores para fazer a diferença. Tudo somado, é um forte candidato aos primeiros lugares. Pelo menos, em teoria.
MAIS
A quantidade de soluções no ataque: Mossoró, Jorginho, Alan, Wender, Matheus, Linz, Paulo César, Meyong e Rentería. Jesus terá muitas dores de cabeça para escolher a equipa do meio-campo para a frente, mas serão certamente os adversários os mais preocupados. A própria contratação do treinador, depois de várias épocas de sucesso e de ter apostado na melhoria da sua imagem, no banco e nas flash interviews, foi encarada como se de um futebolista se tratasse, tal o papel que lhe atribuem na formação de uma equipa competitiva. Fez estabilizar a ambição no topo, depois de algumas épocas menos consecutivas, sobretudo desde a saída de Jesualdo.
MENOS
Forte remodelação na defesa, um sector muito sensível. Apesar da qualidade trazida por Eduardo, Filipe Oliveira, Moisés e Evaldo terá de ser encontrado um compromisso em nome da estabilidade. Jorge Jesus tem matéria-prima para trabalhar e a campanha regular na pré-temporada parece mostrar que estão no bom caminho. Mas mais 12 entradas depois de tantas outras nos defesos anteriores exigem que a consolidação do projecto esteja para muito breve.
ESTRELA
Matheus, pelo potencial. Linz, pelos golos. Eduardo, pela segurança. É difícil escolher, mas o brasileiro, depois do que mostrou na primeira metade da última temporada, está entre os melhores jogadores da liga portuguesa. Em Braga ainda não encontrou o caminho certo para o sucesso, mas terá certamente oportunidades no início da Liga para ganhar de vez o destaque que há muito ameaça alcançar. Jorge Jesus não costuma errar na avaliação do valor dos seus futebolistas e, se assim for mais uma vez, resta-lhe dizer presente.

In maisfutebol