News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Notícias do ENORME, 19/08/2008

Started by jaimec, 19 de August de 2008, 08:18

Previous topic - Next topic

jaimec

Um César... ou dois para a segunda vaga 

A goleada ao Leixões, no arranque da Carlsberg Cup, marcou a estreia do Braga no calendário oficial caseiro. No entanto, e por força de uma temporada que se iniciou precocemente, com a disputa da Taça Intertoto e agora de um lugar na fase de grupos da Taça UEFA, a partida foi já a quarta com carácter decisivo e o avanço é tal que até permitiu a Jorge Jesus utilizar a segunda vaga do ataque, com César Peixoto e Paulo César a destacarem-se num onze que fez descansar alguns dos habituais titulares - um estatuto cada vez mais frágil, perante a competitividade do plantel.
César Peixoto, que abriu a contagem com um grande golo, de livre, foi titular pela primeira vez, no losango do meio-campo, onde começou por defender ferozmente - com Vandinho a trinco e Evaldo, as faltas sucederam-se, naquele flanco, dedicando-se depois a engordar o marcador: fez o primeiro e o passe para o terceiro, de Linz. Problemas musculares, no início dos trabalhos, atrasaram o aparecimento do esquerdino, que fez questão de sublinhar, no regresso, que é preciso contar com ele nos planos para o onze titular. "Tenho trabalhado todos os dias para isso", afirmou, no final, decidido a "nunca mais sair" da equipa que teve em Paulo César outro regresso "feliz". O ponta-de-lança contratado ao Leiria foi titular na primeira mão da eliminatória com o Sivasspor, mas saiu lesionado, ao intervalo, e desde então tem recuperado terreno para acompanhar Linz, o melhor marcador bracarense. A oportunidade surgiu com o Leixões e Paulo César assinou o segundo golo, aquele que acabou com as hipóteses de reacção do adversário da primeira ronda da Carlsberg Cup. Foi "praticamente um mês sem competir", recordou, feliz por "voltar, jogar e marcar", numa vitória que confirmou a disputa cerrada no ataque, um desafio que não assusta o brasileiro: "Quem ganha é a equipa. Todos têm condições para serem titulares. Para cada um, o mais importante é dar o seu melhor, independentemente de quem joga, e isso é o melhor para a equipa."


Sinal amarelo para Evaldo no arranque para a Liga

Uma ironia dolorosa marcou o início da contagem decrescente para a estreia do Braga no campeonato, a terceira das cinco frentes em que procura um troféu, na nova temporada: Evaldo não saiu para o relvado, no treino do final da tarde, travado por uma lesão. Uma pancada num pé, no jogo da véspera, com o Leixões, não atingiu apenas o reforço contratado ao Marítimo, mas, acertou também em cheio na mais flagrante debilidade do plantel que qualquer treinador desejaria para enfrentar a Liga que se avizinha - o lado esquerdo da defesa.
Evaldo poderá regressar já hoje ao relvado - não haverá testemunhas, porque o treino, vespertino, é à porta fechada -, e a lesão não o deverá impedir de defrontar o Paços de Ferreira, no sábado. No entanto, fica sublinhada a fragilidade do flanco esquerdo, que nem sequer é culpa do Braga. À semelhança do que acontece em todas as posições, também aqui a SAD acautelou duas opções para o lugar, mas Edimar, o outro lateral-esquerdo, também recém-chegado à Pedreira, continua à espera que a FIFA emita um parecer que esclareça se pode ou não ser inscrito. As dúvidas prendem-se com a actual limitação às inscrições, na mesma época desportiva, sendo relevante a diferença que marca o início de cada temporada, num lado e noutro do Atlântico. Entre a pancada do Leixões e a burocracia da FIFA, a semana bracarense arrancou com um calafrio. O Verão segue já a seguir.


Jornada alegre de Linz até Nice

Tal como sucedeu com Eduardo, também Linz trocou, ontem, as cores do Braga pelas da respectiva selecção. O ponta-de-lança viajou para se juntar à equipa da Áustria, num desafio que assume particular relevância, por se tratar do primeiro contacto com Karel Bruckner, o novo seleccionador. Na bagagem, Linz leva um registo animador: quatro golos, apontados noutros tantos jogos oficiais e que o confirmam como indiscutível no ataque rico do Braga - que na estreia do campeonato, sábado, com o Paços de Ferreira, já contará com Renteria, cuja inscrição será feita por estes dias.
A terceira temporada de Linz em Portugal promete ser ao nível das anteriores, em que foi um dos melhores marcadores do campeonato.
Esta deslocação para representar a Áustria, amanhã, num jogo particular com a Itália, em Nice (França), tem a particularidade de juntar Linz com o compatriota Berger, o internacional leixonense a quem marcou o último golo, na Taça da Liga (4-0), de má memória para o amigo.^


Rui Vieira faz de Eduardo

Quem sabe se não é a história de Eduardo, Quim ou Paulo Santos a repetir-se? O guarda-redes Rui Vieira estará, nos próximos dias, a trabalhar com Kieszek e Mário Felgueiras, na equipa principal do Braga, preenchendo o lugar que Eduardo deixou vago, para responder à convocatória da Selecção.
O titular da baliza bracarense partiu ontem, e deixou espaço para um outro jovem da casa, também com indicadores promissores: Rui Vieira foi considerado o melhor guardião num torneio que os juniores venceram, em Espanha, no domingo.^


Wender ausente

Para lá das lesões que afastaram do relvado Evaldo, Andrés Madrid e Paulo Jorge, e que permitiram apenas passagens breves e sem direito a contacto com a bola a Stélvio e a Bruno Tiago, o arranque do Braga para o campeonato ficou marcado pela ausência de Wender.
O capitão, esclareceu a SAD, foi dispensado do treino de recuperação para tratar de assuntos particulares. Wender não saiu do banco, no encontro de anteontem, com o Leixões, tendo sido um dos jogadores que Jorge Jesus decidiu poupar, para observar alternativas.^


In ojogo

jaimec

Alerta amarelo
EVALDO ESTÁ LESIONADO E PODE FALHAR PAÇOS DE FERREIERA


O plantel do Sp. Braga está recheado de excelentes jogadores ao ponto de os adeptos sonharem ver a sua equipa intrometer-se na luta pelos primeiros lugares. No entanto, e para a primeira jornada do campeonato, algumas limitações começam (já) a vir ao de cima: Evaldo lesionou-se contra o Leixões e, se não recuperar, o novo treinador terá de fazer uma adaptação no lado esquerdo da defesa frente ao P. Ferreira.
Edimar ainda não está inscrito – permanecem as dúvidas quanto ao número de clubes que representou este ano – e na cidade dos arcebispos não há outro lateral de raiz. Assim, Jorge Jesus poderá recorrer a um central (Moisés e Leone por algumas vezes já actuaram nessa posição) ou a César Peixoto, médio que desde a passagem de Co Adriaanse pelo FC Porto experimentou o papel de defesa.
Ontem, Evaldo chegou cedo ao estádio, mas não pisou o relvado. A dor no joelho direito persistiu e o brasileiro fez tratamento e trabalho ligeiro de ginásio.

E vai haver Leone?

Mas os problemas na defesa não ficam por aqui. Leone estava lesionado, mas Jorge Jesus utilizou-o de início com o Leixões. O central ressentiu-se e teve de ser substituído ao intervalo. Ontem, não se treinou e, também, está em dúvida para a Mata Real.


In Record

SCM

 Desporto


"Vou agarrar a oportunidade para nunca mais sair" César Peixoto regressou ao onze no jogo com o Leixões, marcou e brilhou numa exibição eficaz. No final, revelou que irá lutar para se manter no onze titular.


Eduardo promete trabalho e luta pela titularidade na selecção  

O guarda-redes do Sp. Braga, Eduardo, já se juntou aos "novos" companheiros naquela que é a sua primeira experiência na selecção nacional. Orgulhoso, o jogador está disposto a dar o máximo para complicar as escolhas de Queiroz.


Correio do Minho
É bom viver o Braga.