News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 20/04

Started by nandes, 20 de April de 2006, 08:23

Previous topic - Next topic

nandes




Jesualdo Ferreira pregou «sermão» de mais de uma hora à equipa


Orelhas a arder na pedreira


OS alicerces da pedreira abanaram inesperadamente ontem de manhã, durante mais de uma hora, tempo necessário para Jesualdo Ferreira pôr a equipa em sentido, exigindo concentração máxima para os últimos três jogos do Campeonato. Com o claríssimo objectivo de ver rectificada a desfocada imagem exibida pela equipa, prevenindo também uma indesejada reprise da última temporada.
Quando António Salvador, presidente do Sp. Braga, entrou no balneário da equipa, os rostos dos jogadores há muito se encontravam indisfarçavelmente enrubescidos e as orelhas a arder da duríssima reprimenda de que foram alvo, com os sérios e, de alguma forma previsíveis, avisos e múltiplas palavras de ordem sopradas furiosamente por Jesualdo Ferreira. Terrivelmente desagradado com as últimas actuações do conjunto bracarense - à derrota em Setúbal juntou-se a derrota consentida diante do P. Ferreira -, que nem a actuação desastrada do auxiliar Luís Castaínça, na segunda-feira, conseguiu camuflar, a voz trovejante do treinador do Sp. Braga fez-se escutar durante mais de uma hora, provocando o inevitável atraso no arranque do treino.




Fracturas no balneário

Afastada a ilusão da Liga dos Campeões, o carimbar definitivo do passaporte para a UEFA surge quase como lenitivo mínimo para quem ousava sonhar com os milhões da Champions. Mais do que exigir explicações, o treinador apelou à concentração e ao profissionalismo de todos - até porque Jesualdo tem noção perfeita do estado em que se encontra o balneário, com divisões e fracturas emergentes, visíveis também pelas duríssimas críticas feitas por Nem após o jogo com o Paços ("Há jogadores que deveriam ter vergonha..."), rupturas a que não ficam alheias as notícias de alegadas contratações, com um enorme bloco de futebolistas a interiorizar, negativamente, a ideia de que são cartas fora do baralho no próximo ano.

Acreditem!

Objectivo primário e último do sermão: procurar estimular a equipa para que as últimas três jornadas decorram sob o signo da vitória, fórmula ideal para rectificar quebra exibicional e produtiva, similar à registada na pretérita temporada (então, nas duas derradeiras jornadas, a derrota com o Beira-Mar e o empate com Moreirense impediram o Sp. Braga de atingir a meta da Liga dos Campeões). Paulo Jorge, capitão de equipa e ontem destacado para a habitual conferência de imprensa de arranque da semana, mostrou-se indisponível para abordar o longo monólogo matinal de Jesualdo Ferreira ou para comentar as declarações proferidas por Nem, justificando o silêncio com o dever e sigilo profissional. "O que se passa ou se diz no balneário, é para ficar lá. Se há problemas? Não, não há. Está tudo esclarecido e estamos mentalizados para retomar o caminho das vitórias", garante o defesa-central.



In A Bola



=================================================================





Palestra atrasa treino em mais de uma hora
PLANTEL ABORDA DECLARAÇÕES DE NEM 



Uma longa palestra, que atrasou em mais de uma hora o treino, marca a manhã de trabalho do Sp.Braga. A derrota com o Paços de Ferreira e as declarações de Nem no final - "os jogadores do Sp. Braga deviam ter vergonha do que andam a fazer" - foram abordadas no balneário. António Salvador chegou cedo e esteve presente na conversa mantida entre treinador e jogadores.

As afirmações de Nem causaram algum mal estar entre os colegas de equipa embora a maioria, num contacto ontem de Record tenham desvalorizado o incidente. António Salvador, também ontem, deitou água na fervura, dizendo que "foram declarações feitas a quente".




In Record



=================================================================



Paulo Jorge
"As equipas que estão atrás de nós gostavam de estar no nosso lugar"


Paulo Jorge remeteu ontem as polémicas declarações de Nem para o seio do grupo de trabalho. O central sublinhou que a situação "já ficou resolvida no balneário" e virou-se de imediato para as incidências do embate com o Paços de Ferreira. "O Braga não entrou bem no jogo, sofreu um golo e foi para cima do adversário. Na segunda parte, entrámos bem mas depois surgiu o segundo golo do Paços de Ferreira, aquele que toda a gente viu que a bola estava fora menos o fiscal-de-linha, e a equipa quebrou um pouco do ponto de vista anímico, uma vez que tínhamos entrado para a segunda parte determinados a marcar o mais rapidamente possível e empatar o jogo para, depois, virarmos os resultado", explicou, sustentando que, agora, "há que ganhar na Académica e inverter a tendência dos dois últimos resultados".

Apesar do terceiro lugar estar já fora das possibilidades dos bracarenses, a terceira presença consecutiva na Taça UEFA - dado inédito na história do clube - foi destacada por Paulo Jorge. "É bom para o clube e por isso está toda a gente de parabéns, desde a direcção, aos treinadores e jogadores. Houve uma altura em que estivemos tão perto do Benfica e do Sporting que tínhamos o direito de acreditar e ambicionar o terceiro lugar, de chegar mais longe, mas não foi possível. A verdade é que todas as equipas que se encontram atrás de nós gostavam de estar no nosso lugar", sublinhou.

O Braga não conseguiu chegar ao terceiro lugar mas o central arsenalista recorda, a exemplo do que sucedeu diante do Paços de Ferreira, que o clube "foi prejudicado em vários jogos, conforme foi referido pela própria Imprensa, pelo que nesta altura podíamos ter mais alguns pontos", realçando, a concluir, a título individual: "Trabalho toda a semana para jogar, mas as opções cabem ao treinador. Estou a cem por cento e agora tenho que esperar pela decisão do mister".


Delibasic não vai a Coimbra


Delibasic sofreu uma entorse tibiotársica esquerda no decorrer do confronto com o Paços de Ferreira e por isso está indisponível para o jogo da próxima segunda-feira, em Coimbra, com a Académica. O atacante arsenalista saiu do jogo com evidentes problemas físicos mas só ontem foi confirmada a entorse, pelo que ficou sob os cuidados do departamento clínico. Igualmente ausente do apronto matinal esteve Cândido Costa, que fez tratamento a um problema muscular que coloca em dúvida a sua disponibilidade para o próximo jogo. Ausências confirmadas para o jogo com os "estudantes" são as de Cesinha, que cumpriu com o resto do grupo a primeira parte do treino (aquecimento), Davide, que ontem voltou a fazer treino específico no relvado, e Hugo Leal e Marinelli, também lesionados.



Salvador no balneário


António Salvador esteve ontem de manhã no Municipal, tendo assistido, no balneário, a parte da conversa entre Jesualdo Ferreira e o grupo de trabalho, que antecedeu o treino (habitual em cada início de semana, apesar de mais longa, já que durou quase uma hora), e onde as declarações de Nem foram o tema principal. Apesar de presente, o líder da SAD do Braga não interferiu, limitando-se a ouvir os atletas. Posteriormente, António Salvador subiu ao relvado na companhia do técnico Jesualdo Ferreira, com o qual trocou algumas considerações, e assistiu à primeira parte do único treino do dia. A meio do apronto o dirigente abandonou o local devido a afazeres profissionais, sem prestar declarações.
 

Nem explicou-se à parte

As declarações de Nem foram ontem superadas no interior do grupo de trabalho arsenalista. Antes do encontro com os companheiros no balneário, o central e capitão bracarense esteve à conversa com o treinador, ao qual deu conta do seu estado de espírito e consequentes razões para as declarações que prestou à Imprensa, o mesmo sucedendo pouco depois diante dos companheiros. As explicações de Nem, com epicentro na sua vontade de ganhar e de frustração pelo provocado desaire, foram aceites pelos companheiros e a situação pelo menos aparentemente ultrapassada, conforme referiu mais tarde Paulo Jorge, e mesmo Nem, que há saída do treino disse que o grupo estava unido e a pensar vencer os três últimos jogos.




Presidente recorre da multa da CD


António Salvador vai recorrer para o Conselho de Justiça da FPF da multa de 350 euros que lhe foi aplicada pela Comissão Disciplinar da Liga, por comportamento incorrecto para com a equipa de arbitragem. Há pouco mais de três anos na liderança da colectividade bracarense, António Salvador foi pela primeira vez multado pelo organismo que tutela a justiça da Liga e, por considerar não existir razão e fundamento para a punição, optou por recorrer.
 

Rui Águas regressou das observações

Rui Águas regressou ontem de uma missão de observação de atletas que, nos últimos dias efectuou, em dois países europeus. O adjunto de Jesualdo Ferreira reavaliou as qualidades de alguns futebolistas referendiados pelo arsenalistas, cujos relatórios vai apresentar num dos próximos dias. Rui Águas já deverá marcar presença no apronto matinal de hoje, cujo início está marcado para as 10h00, e será realizado à porta aberta.





Digressão ao Canadá ontem confirmada

O Braga vai efectuar uma digressão ao Canadá, que tem início marcado para 10 de Maio. Três dias após o final do campeonato nacional (termina a 7), a comitiva arsenalista viajará para Toronto - cidade da filial nº 1 dos bracarenses - onde, em princípio, instalará o quartel-general, para efectuar dois jogos - pelo menos é o número apontado, mas que pode ser modificado. Aliás, as incertezas em torno da digressão, designadamente quanto ao número de jogos e mesmo os adversários, não permitem que se avance desde já uma data certa para o regresso. Tudo aponta, contudo, que a comitiva bracarense fique cinco dias no Canadá, podendo aumentar a estadia em mais três se fizer um terceiro jogo. Se não for marcado este confronto, a digressão começará a 10 e terminará a 15.
 

Paramés nega ingresso no Braga

Eládio Paramés, cujo nome foi ventilado para integrar a estrutura bracarense na próxima época, acompanhou ontem de manhã a delegação da UEFA que vistoriou o Municipal de Braga (na condição de assessor de Imprensa responsável pelos estádios de Braga, Barcelos e Guimarães no Europeu de Sub-21), negou qualquer acordo com o Braga, acrescentando: "Não faz sentido nenhum, são tudo histórias". Importa referir ainda que também António Salvador, presidente da SAD bracarense, negou a contratação do ex-jornalista.




In O JOGO




=================================================================


UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL

nandes



Médio Jaime regressa a Braga
TERMINA EMPRÉSTIMO NO FINAL DA ÉPOCA 



O médio brasileiro Jaime vai regressar ao Sp. Braga no final da temporada, quando terminar o contrato de cedência com a União de Leiria.

A SAD leiriense não vai exercer a opção de compra do jogador, pelo que Jaime vai apresentar-se na cidade dos arcebispos para cumprir o ano de contrato que lhe resta com os bracarenses.

Mais informação na edição impressa de Record



UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL