News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DIA 13/07

Started by JotaCC, 13 de July de 2008, 08:05

Previous topic - Next topic

JotaCC

Construir os alicerces


A uma semana de discutir um lugar na UEFA através da Intertoto, Jorge Jesus deixou claro que o sistema de jogo privilegiado para este início de época é o 4x4x2, em losango. O único que o técnico utilizou nos dois ensaios da pré-época: Freamunde (2-0) e Leiria (1-1). As poucas que subsistem residem basicamente nos guarda-redes, posição para a qual existem valores semelhantes. Na defesa, as laterais estão preenchidas (João Pereira e Evaldo), assim como no eixo, conforme se viu diante do Leiria, onde a dupla Moisés/Leone se impôs com mais facilidade do que a Frechaut/Rodriguez. No meio-campo, percebe-se que Madrid está a crescer, mas ainda um pouco distante do fulgor de outrora (o sistema também é diferente), enquanto os brasileiros Vandinho e Wender demonstraram que, por ora, devem ter asseguradas as funções de médios-interiores, e Luis Aguiar as de estratega, até porque Jorginho continua a recuperar. Matheus seria uma opção de momento, mas ontem saiu com uma "picada". No ataque, Linz e Paulo César são as únicas soluções... O jogo-treino mostrou uma equipa em construção, mais forte a defender, como reflexo do trabalho que tem sido realizado.

Braga 1 - Leiria 1

Local| Campo Praia D'el-Rey | Óbidos

Árbitro | Raul José [adjunto de Jorge Jesus]

Braga

Eduardo (Mário Felgueiras, 30', e Kieskek, 63'); João Pereira (Filipe Oliveira, INT), Moisés (Madrid, INT), Leone (Rodriguez, INT) e Evaldo (Edimar, INT); Frechaut (Palmeira, 68'), Vandinho (Kalaba, 61'), Wender (Matheus, INT, e Stélvio, 68') e Luis Aguiar (Abdou, 77'); Linz e Paulo César

T Jorge Jesus

Leiria

Ricardo (Tiago Leal, INT); Nélson (Márcio, INT), Bruno Miguel, Luiz Carlos (Wagnão, INT) e Patrick (Daniel, INT); Vínicius (Tiago, INT), Falardo (Coentrão, INT, e Cepeda, 80') e Luís Manuel (Marco Soares, INT); Figa (João Pedro, INT), Pateiro (Maciel, INT e Cássio(Jessuí, INT)

T Paulo Alves.

Ao intervalo: 1-0

Marcadores 1-0 Wender 3'; Jessuí 55'



Como jogaram os novos

EDUARDO

Quase sempre seguro, teve no entanto uma saída em que não chegou à bola, ligeiramente desviada um metro antes por Leone.

MOISÉS

Determinado, foi o patrão da defesa minhota, optando por um desempenho pragmático. Ganhou nas alturas e não se deixou superar na relva.

LEONE

Não se impressionou na estreia e procurou jogar de forma simples, evitando comprometer.

EVALDO

Deu coesão defensiva e desdobrou-se ainda em acções ofensivas, procurando provocar desequilíbrios.

LUIS AGUIAR

Com Jorginho no 'estaleiro', o "dez" de Jesus procurou dinamizar o ataque e voltou a destacar-se na marcação de livres.

PAULO CÉSAR

Uma combinação com Linz permitiu-lhe ficar isolado, mas rematou ao lado. Mais tarde isolou Abdou, que não fez melhor.

MÁRIO FELGUEIRAS

Teve mais trabalho que o seu antecessor, que conseguiu resolver, mas nada mais podia fazer no golo de Jessuí.

FILIPE OLIVEIRA


Desdobrou-se pelo seu flanco, procurando dar-lhe consistência defensiva e apoiar o ataque.

EDIMAR

Disponível, denotou segurança defensiva e dinâmica atacante.

KALABA

Na estreia pelo Braga, evidenciou alguma inibição e um bom toque de bola, que procurou dar sequência ao jogo.

PALMEIRA

Inteligente e com bom sentido posicional, o defesa-central evitou o êxito do chapéu de Maciel a Kieskek (78')...

ABDOU

Desperdiçou uma ocasião quando rematou contra as pernas de Tiago Leal.


4x4x2 em losango

Jorge Jesus apresentou, na partida com o Leiria, várias novidades relativamente à época passada. De salientar ainda a aposta num meio-campo, em losango, com Frechaut a ter a companhia de três sul-americanos.


Jorge Jesus

"Estão para chegar quatro ou cinco reforços"

Jorge Jesus esclareceu ontem, no final do jogo-treino com o Leiria, que o plantel está longe de estar fechado. "Este não é o grupo do Braga do futuro", frisou, afirmando que "estão para chegar entre quatro e cinco jogadores", o que significa algumas saídas.

O técnico entende que o plantel ainda tem algumas carências, lembrando, inclusive, que, ontem, para formar duas equipas teve de recorrer a jovens como Abdou e a Kalaba, dois jogadores que "não conhecia". Deu ainda mais alguns exemplos que justificam ter mais alguns reforços. "Em todas as posições, houve jogadores que foram substituídos, porque tinham quem os podiam substituir, mas houve um sector que isso não aconteceu, o Linz e Paulo César ficaram o tempo todo, porque não temos avançados. Pelo menos dois ou três avançados e um 'dez' vão ser contratados", sublinhou.

Com o plantel à espera de entradas e com vários atletas a recuperar de lesões ou mazelas, Jorge Jesus vai atacar a Intertoto com a equipa possível. Mas confia... "Estamos preparados, mas é claro que os adversários começaram mais cedo e vão apresentar-se melhor, mas ainda temos mais uma semana de trabalho e acreditamos na nossa capacidade", frisou, esclarecendo: "Estamos identificados com os adversários [Grbaji ou Sivassport], pois observámos e filmámos o primeiro jogo, em Montenegro, e vamos gravar o jogo da Turquia. Já sei como jogam as duas equipas, e não será por falta de estudo que a equipa do Braga venha a ter alguma dificuldade."

"Jogadores estão fatigados"

Depois de ver a sua equipa em acção no jogo de ontem, Jorge Jesus considerou que o Braga está muito longe do que pode e deve fazer. "A qualidade dos jogadores está fora da realidade, porque eles foram submetidos a uma intensa semana de trabalho e por isso chegaram a este jogo fatigados", sustentou, acrescentando: "Em termos defensivos, a equipa teve pormenores e os princípios de jogo que temos trabalhado, mas ofensivamente temos de criar uma maior automatização colectiva."



Braga muito bem representado

O Braga esteve bem representado na partida de ontem, contra o Leiria.

António Salvador, Carlos Freitas e Rui Casaca, presidente, "manager" e director-executivo, respectivamente, assistiram, em Óbidos, ao segundo e último teste de preparação para a Taça Intertoto.


INQUÉRITO ONLINE
Acredita que com a saída de Scolari, Eduardo poderá ser chamado já para o próximo jogo da Selecção Nacional , em Agosto, contra as ilhas Feroé?

Depois de Paulo Santos ter estado no grupo de jogadores portugueses que disputou o Mundial'06, na Alemanha, a possibilidade de o Braga "dar" um novo guarda-redes à Selecção Nacional, está a encantar os adeptos arsenalistas que, à questão colocada, responderam maioritariamente com confiança de que Eduardo será opção para Carlos Queiroz no seu regresso como seleccionador.

REALIZADO NOS DIAS

11 E 12 DE JULHO

VALORES EM PERCENTAGEM

Nº DE PARTICIPANTES: 1080

NÃO 32

SIM 62


O JOGO

JotaCC

Moisés é o patrão dos guerreiros
DEFESA MOSTRA SEGURANÇA NO EMPATE (1-1) COM A U. LEIRIA
      
Se há sector dos bracarenses que começa a mostrar solidez esse é, sem dúvida alguma, a defesa. E nela emerge um patrão: Moisés.

O central assume-se como voz de comando e, aproveitando o facto de o capitão Paulo Jorge estar lesionado, começa a mostrar que terá um lugar assegurado para o arranque da época.

O brasileiro de 28 anos mostrara qualidade no Boavista, mas uma análise ao seu percurso permite constatar, por exemplo, que não teve problemas em adaptar-se ao exigente futebol russo, onde realizou 65 jogos para o campeonato. E depois passou pelo Cruzeiro e Flamengo...

Frente à U. Leiria (1-1) fez dupla com Leone e ambos contribuíram para a estabilidade defensiva perante um oponente que exibiu qualidade na procura do golo. Quanto aos laterais, estão na linha de aprendizagem dos centrais e demonstraram, mais uma vez, que já assimilaram uma ideia fundamental: se um sobe no corredor, o outro fica para formar um bloco de três defesas.

João Pereira mantém a vivacidade que o caracteriza e Evaldo é um poço de energia. E se Frechaut – actuou como trinco nos primeiros 45' – cometeu duas faltas, registe-se que o quarteto defensivo não cometeu qualquer infracção.

Globalmente, os bracarenses, novamente em 4x4x2 losango, não foram tão interessantes quanto o foram no jogo-treino inaugural contra o Freamunde. Curiosamente, o pujante Luís Aguiar, que voltou a ser titular, esteve mais em jogo e apareceu com frequência na zona de finalização. Sofreu a falta e marcou o livre que está na origem do golo – Wender foi servido por Moisés e marcou de cabeça – para terminar com a seguinte estatística: remates (3), cruzamentos (2) e faltas sofridas (1).

Frechaut começou no meio e recuou para central, onde cometeu o erro que originou o golo do empate. A reviravolta não aconteceu, mas tem uma explicação: ofensivamente, a equipa não esteve bem e rematou menos (7) que no treino com o Freamunde (12).


Pitbull desejado pelo Monaco
SP. BRAGA TAMBÉM É HIPÓTESE
      
Novamente dispensado pelo FC Porto, Pitbull regressa hoje a Portugal – gozou férias nas Caraíbas – e tem em mãos uma proposta do Monaco, que poderá igualmente ser dada a conhecer à SAD portista a qualquer momento.

O brasileiro estava na rota do Rapid de Bucareste, no âmbito da transferência de Sapuranu, mas as condições propostas não foram do seu agrado e o campeonato romeno está descartado.

Continuar em Portugal está igualmente em aberto, sendo que o Sp. Braga, que procura quatro avançados, é uma hipótese a considerar. E Cláudio Pitbull, sabe Record, já terá sido contactado no sentido de aferir do seu interesse em jogar na equipa orientada por Jorge Jesus.

Contratado pelo FC Porto em 2004/05, realizou apenas 5 jogos como dragão e na época finda vingou em Setúbal, onde marcou 7 golos em 25 jogos.

RECORD

JotaCC

Jorge Jesus gostou dos pormenores defensivos
No final do último teste da pré-época, Jorge Jesus diz ter gostado dos pormenores em termos de organização defensiva, mas há ainda muito a evoluir.

Óbidos - O primeiro teste da pré-época teve nota positiva (vitória de 2-0 frente ao Freamunde), mas o segundo - último antes do arranque da temporada europeia - baixou uns pontos, talvez pelo cansaço fruto do ritmo intenso da semana de estágio na Praia d'el Rey.
Mesmo sem vencer, o empate acaba por assentar, num teste que revelou qua-lidade do onze inicial, contudo alguma ineficácia no sector ofensivo ao longo dos 90 minutos. Jorge Jesus gostou de alguns pormenores de jogo.
"Tecnicamente, notou-se que a equipa ainda está fora da realidade da qualidade dos jogadores, como é óbvio, porque tem sido uma sema-na muito intensa em termos físicos que fez com que os jogadores chegassem a este jogo treino, completamente, fatigados muscularmente", sublinhou o técnico no final do encontro.

Fadiga que Jesus diz ter afectado a capacidade de movimentação: "em  termos de organização da equipa defensivamente teve pormenores e princípios de jogo que trabalhámos e que me agradaram, até mais no aspecto defensivo que ofensivamente". É que em termos ofensivos, o técnico é claro: "ofensivamente ainda temos que evoluir e criar, para além de mais, movimentos de automatização colectiva. Precisamos, a partir de hoje, não estar tão fatigados em termos musculares para os jogadores se soltarem mais".

Considerando que o pri-meiro jogo da pré-época com o Freamunde "foi muito melhor em termos técnicos", Jesus aponta como nota de destaquedo plantel "alguma capacidade já organizativa em termos defensivos".
Apesar de ainda ter bastante para evoluir, o técnico diz sentir a equipa preparada para a Intertoto, mesmo com o avanço dos adversários que somam duas eliminatórias. "Acreditamos que temos capacidade, porque vamos ter mais uma semana de trabalho".


Está aí o novo onze para a Intertoto

Jorge Jesus testou, ontem, o novo onze que irá disputar a eliminatória da Taça Intertoto, no próximo fim-de-semana, num jogo treino com a União de Leiria. O encontro terminou empatado (1-1).

Óbidos - Está montado o novo onze minhoto para o arranque da nova temporada. Ainda provisório e em forma de projecção - até porque, o plantel não está completo e Jorge Jesus já revelou que vão entrar, pelo menos, mais quatro jogadores - no entanto, será o onze que deverá alinhar no primeiro desafio da época 2008/09, a eliminatória da Taça Intertoto, já no próximo fim-de-semana.

Depois do primeiro teste com nota positiva frente ao Freamunde (vitória por 2-0, com golos de Linz e Stélvio), o Sp. Braga empatou com a União de Leiria (1-1), num jogo treino que marcou o final do estágio de pré-época, em Óbidos. Os golos tive-ram assinatura de Wender (logo aos três minutos, na sequência de uma grande jogada de Luís Aguiar) e Jesui, já no segundo tempo.

Um encontro que teve como intenção ver como está a correr a evolução dos jogadores, depois de uma semana de trabalhos intensos a um ritmo alucinante. Remetida para a Intertoto, a equipa não tem tempo a perder, contudo, percebe-se que ainda há muito trabalho pela frente até que se transforme à imagem de Jorge Jesus. O técnico já deixou a ideia de que esta não é a equipa de futuro, talvez uma equipa projectada para a Taça Intertoto. Para o campeonato, a histó-ria poderá ser outra.
Assente num novo sistema táctico 4x4x2 em losango, o onze minhoto dos próximos tempos tem Eduardo na baliza, o quarteto defensivo  composto por João Pereira, Moisés, Leone e Evaldo à esquerda, no meio-campo Frechaut, Vandinho, Wender e Luís Aguiar, enquanto na frente do ataque Paulo César e Linz.


CM

JotaCC

Sp. Braga empata com U. Leiria (1-1) no fecho do estágio

Um empate (1-1) com o U. Leiria encerrou o estágio de pré-temporada realizado pelo Sp. Braga em Óbidos. A equipa orientada por Jorge Jesus, que estreou o zambiano Kalaba, adiantou-se no marcador na primeira parte, por Wender, antes de ver Jessuí fixar a igualdade final depois do intervalo.

Eis a equipa utilizada por Jorge Jesus: Eduardo, João Pereira, Moisés, Leone, Evaldo, Frechaut, Vandinho, Wender, Luís Aguiar, Linz e Paulo César. Jogaram ainda: Mário Felgueiras, Filipe Oliveira, Rodriguez, Edimar, Kieszek, Andrés Madrid, Matheus e Kalaba.

O Sp. Braga inicia oficialmente a temporada no próximo fim-de-semana, quando entrar em acção na Taça Intertoto, em busca de uma vaga na Taça UEFA. Concluído o estágio, os minhotos regressam esta segunda-feira aos treinos, já em Braga.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Sp. Braga empata na despedida de Óbidos

O Sporting de Braga despediu-se do seu estágio de Óbidos com um empate frente à União de Leiria (1-1). O golo de Wender, logo aos três minutos, abriu boas perspectivas, mas no final o empate acabou por colocar a nu algumas carências no sector ofensivo da equipa arsenalista, isto numa semana antes dos bracarenses começarem a competir na Taça Intertoto, que poderá abrir as portas da Taça UEFA.

DM

JotaCC

BRAGA TERMINA ESTÁGIO COM EMPATE

O Braga terminou ontem o estágio em Óbidos com um empate a um golo frente à União de Leiria.
Wender marcou para os arsenalistas enquanto Jessui empatou no segundo tempo. Hoje é folga e o regresso aos trabalhos dá-se amanhã, pelas 17h00, nos campos de apoio do Estádio AXA.

O NOTE DESPORTIVO

JotaCC

Kalaba feliz em Braga


Rainford Kalaba, internacional zambiano de grande craveira técnica confessou á imprensa do seu país estar muito feliz por ter assinado pelo Braga e por cá sabe-se que já fez amigos no clube minhoto. O jogador senegalês Abdou e o austriaco Linz estão a ajudar o atleta na sua rápida integração.

JotaCC

ABC-ISAVE e Benfica-F.C.Porto na abertura do campeonato da Liga de Andebol    

O ABC defronta o ISAVE no jogo de abertura do campeonato da Liga Portuguesa de Andebol.

Duas equipas que voltam a encontrar-se, depois das meias-finais da Taça de Portugal disputadas no passado mès de Maia, como aqui confere Armando Fernandes, director do ABC.

Do lado do ISAVE, Rui Matos recorda que já o ano passado o campeonato começou com um jogo entre as duas formações minhotas.

O sorteio, realizado ontem em Vila Nova de Gaia, ditou ainda um Benfica-Porto na ronda de abertura, agendada para o último fim-de-semana de Agosto.


ANTENA MINHO