News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DIA 11/07

Started by JotaCC, 11 de July de 2008, 08:20

Previous topic - Next topic

JotaCC

Kalaba chegou a Óbidos pronto a lutar pela titularidade

"Quero jogar o mais possível, mas cabe-me mostrar ao treinador que tenho valor para ser titular", sublinhou Kalaba, após dez horas de voo e instantes depois de ter chegado ao aeroporto Sá Carneiro, no Porto. Com uma atraso de duas horas e... uma mala perdida. O internacional zambiano viajou de seguida para Óbidos, onde chegou na companhia do secretário-técnico, Pedro Pereira, ao início da tarde, altura em que se integrou no estágio de pré-temporada.

Rainford Kalaba, de 21 anos (completa 22 no dia 14 de Agosto), foi observado no decorrer da Taça de África, em Janeiro, por Aloísio Sá, então elemento do departamento de prospecção dos arsenalistas, e em Abril deslocou-se à Cidade dos Arcebispos, onde se submeteu aos habituais exames médicos e, no dia 12, assinou um contrato válido por cinco anos. Que começou a cumprir ontem à tarde.

Kalaba defrontou a Suazilândia no passado dia 21 de Junho, jogo de apuramento para o Mundial'2010 - que a Zâmbia venceu (1-0) e no qual o centrocampista actuou os 90 minutos -, a tempo de se apresentar no Minho na reabertura da oficina arsenalista. Mas tal não aconteceu, e o atraso ficou a dever-se a questões administrativas e burocráticas, nomeadamente na dificuldade da obtenção de visto, que apenas foi superada terça-feira.

Determinado a "ajudar o clube a conquistar os seus objectivos" e, em consequência, a "ser feliz" na Cidade dos Arcebispos, o internacional zambiano reconheceu que tem de "trabalhar muito" para se "integrar e adaptar", e mostrou total disponibilidade para o fazer. Isto enquanto refere que o clima não constituirá dificuldade de adaptação, até porque já esteve uma época no Nice (França), ainda júnior. Kalaba referiu ainda que gosta de "jogar no sector ofensivo" e afirmou-se disponível para "aprender e desfrutar com o crescimento da equipa".


"Deco é uma inspiração para mim"

À chegada a Óbidos, Kalaba assume uma definição clara das suas características. "Sou um número oito!" - sublinha o africano, sustentando de imediato que gosta de "jogar nos espaços interiores". E, com um discurso sem direito a interrupções, lá vai acrescentando que existem "muitos jogadores na Europa" que gosta de "ver jogar" na sua posição, assumindo sem condicionalismos a sua condição de adepto incondicional de um médio que muito diz aos portugueses. "Há muitos jogadores que praticam um futebol excelente como, por exemplo, o Deco. Ele é um jogador cujas características me agradam e gosto muito da forma como ele joga. O Deco é uma inspiração para mim", frisou o internacional zambiano.


Eduardo manteve esperança de voltar


Eduardo regressou a casa para se afirmar como guardião do templo arsenalista. O guarda-redes, que brilhou em Setúbal na época passada, prorrogou recentemente o seu vínculo com o Braga para mais quatro anos e fê-lo com a convicção de que chegou a altura de conquistar o seu espaço. "Estou feliz por regressar a um clube onde fiz a minha formação, mas não consegui jogar como profissional. No entanto, nunca perdi a cabeça nem a esperança de voltar e por isso vou trabalhar muito para conseguir jogar, mas todos nós esperamos ser titulares. Todos os guarda-redes têm muita qualidade e estão a trabalhar para merecer a confiança do treinador", frisou.

Enquanto sublinha que o Braga "é o clube que mais cresceu nos últimos anos e já tem as exigências de um 'grande', do qual aprendi a gostar, o guarda-redes sustenta que "o grupo está empenhado em assimilar as ideias do treinador o mais rapidamente possível, até porque está já aí um jogo importante, para a Intertoto. É uma prova que dá acesso à Taça UEFA e por isso é muito importante para o clube", argumentou Eduardo, reconhecendo que as exigências do técnico Jorge Jesus são benéficas para o plantel bracarense. "São boas porque nos criam mais responsabilidade. É um treinador que ensina bem, vai aos pormenores e isso vai reflectir-se no campo", assinalou o guarda-redes.

O seu desempenho no Setúbal, cuja época considerou "extremamente positiva e para guardar" nas suas recordações, permitiu a Eduardo uma chamada aos Sub-21 (torneio na Suécia, em que puderam ser utilizados jogadores acima da faixa etária) e consequente conquista do estatuto de internacional. Mas o guarda-redes chegou a confiar na chamada para substituir Quim na selecção principal no Euro'2008. Não aconteceu, mas Eduardo mantém a fé. "Acreditar, acredito sempre... e vou continuar a trabalhar para isso. Sempre foi um objectivo meu, não é de agora. Mas as oportunidades só aparecem se tudo me correr bem esta época", argumentou.

45

É o número de jogos na I Liga, sendo que 15 foram no Beira-Mar, na época 2006/07, e 30 em Setúbal, na temporada passada, durante os quais sofreu 55 golos, 22 no clube de Aveiro, e 33 no do Bonfim


Adriano fica no Inter

Adriano vai permanecer no Internacional de Porto Alegre. Sem Gil, emprestado ao Botafogo, Tite não abdica de Adriano, que anteontem marcou o único golo contra o Goiás e garantiu a conquista de três pontos para a equipa do Rio Grande do Sul. Carlos Freitas já foi informado da indisponibilidade dos brasileiros para emprestar Adriano, pelo menos até que seja encontrada uma alternativa. E se esta surgir antes do fecho das inscrições e o Braga se mantiver interessado nos serviços do atleta o empréstimo poderá então ser concretizado...



Siena deseja Matheus

Matheus está referenciado pelo Siena. O esquerdino, que possui mais um ano de contrato com o Braga e aguarda por uma proposta para renovar, tem suscitado o interesse de vários clubes, casos do Sion e Steaua de Bucareste, que apresentaram propostas para a transferência do brasileiro, e surge agora referenciado pelo Siena. O clube italiano está ainda na fase de sondagens mas pode a qualquer momento avançar para uma proposta concreta. O atleta está em estágio e diz-se à margem destas questões, que estão a ser tratadas pelo seu empresário.



INQUÉRITO ONLINE

O Braga deveria renovar com Matheus ainda antes de começar a temporada de 2008/09?

O capital de confiança dos adeptos bracarenses no potencial de Matheus, à partida para a segunda temporada no clube, aconselha a apressar a renovação do contrato. O atacante brasileiro está ao serviço de Jorge Jesus com um vínculo contratual que expira no final do campeonato que se avizinha e não falta quem queira contar com ele por mais tempo.

REALIZADO NOS DIAS

9 E 10 DE Julho

VALORES EM PERCENTAGEM

Nº DE PARTICIPANTES: 651

SIM 80

NÃO 20


O JOGO

JotaCC

Kalaba: «Inspiro-me no Deco»
ZAMBIANO CHEGOU ONTEM E REVELOU ÍDOLO PORTUGUÊS
   
Raiford Kalaba juntou-se, ontem à tarde, à restante comitiva bracarense em Serra d'El Rei. O internacional zambiano não se amedrontou com mudança do Zesco United, da Zâmbia, para o Braga, e o "Génio", como é conhecido no seu país natal, disse identificar-se com o "Mágico" luso-brasileiro.

"Sou um típico número 8, mas inspiro-me no Deco. Adoro a forma como joga, como se movimenta", revelou o médio de 21 anos que, de manhã, no Aeroporto Francisco Sá Carneiro – onde era esperado pelo secretário técnico Pedro Pereira – já se tinha mostrado confiante: "Cabe-me a mim provar que posso ser titular. Sei que tenho de trabalhar muito e é isso que vou fazer". Kalaba treina-se hoje pela primeira vez, às 10 horas, havendo folga à tarde.


Década de luta
EDUARDO RADIANTE COM A PRIMEIRA GRANDE OPORTUNIDADE
   
      
      
Tinha 15 anos quando deixou o Mirandela para vingar no V. Guimarães, mas foi no rival que Eduardo cresceu e onde pretende, finalmente, ser uma figura incontornável do seu crescimento. Para a história ficam dois empréstimos bem sucedidos (Beira-Mar e V. Setúbal) para convencer a SAD e justificar, inclusivamente, a ampliação até 2012 do contrato que terminaria em 2009.

Agora, com 25 anos, e volvida uma década da sua primeira visita a Braga, sorri quando se lhe fala na possibilidade de ser o dono da baliza minhota. "Nunca joguei aqui como profissional, mas nunca perdi a esperança. É um prazer estar de volta ao clube onde cresci", resume, ciente de que o Sp. Braga da actualidade é cativante: "Estamos perante o clube que mais cresceu em Portugal nos últimos anos e o nível de exigência é similar ao de um grande. É uma referência no campeonato português e tem um nome que impõe respeito na Europa."

Com um treinador "muito exigente e que vai ao pormenor para ensinar o grupo", o guarda-redes garante que não tem um lugar assegurado. "A qualidade dos meus colegas do sector obriga-me a trabalhar ainda mais", aceita, perante a concorrência de Mário Felgueiras e Kieszek, fixando-se na primeira meta do grupo: "É muito importante para o clube superar a Intertoto."

RECORD

JotaCC

"Espero a oportunidade para ser titular"
Eduardo está pronto para agarrar a baliza minhota. O guarda-redes fez uma excelente época no Vitória de Setúbal e diz estar a trabalhar para lutar pela titularidade.

Óbidos - Pronto para agarrar o lugar de titular na baliza do Sp. Braga. Depois de uma excelente época ao serviço do Vitória de Setúbal, Eduardo espera agora triunfar com as cores vermelhas e brancas do clube que o viu crescer. Cedido a título de empréstimo aos sadinos, o guarda-redes foi peça fundamental na boa época do Vitória e na conquista da Taça da Liga, mas esta época espera fazer ainda melhor, num clube onde apenas jogou na equipa B.
"Foi uma época bastante positiva, uma época que vou guardar para mim, mas todos nós queremos melhorar, espero fazer ainda melhor no regresso a este clube onde nunca joguei como profissional. Estou pronto e preparado, espero fazer ainda melhor e ajudar a equipa a alcançar os objectivos e se possível troféus", confessou.

No pensamento, está a luta pela titularidade: "estou feliz pelo regresso a esta excelente equipa e clube e preparado para os desafios que aí vêm. Vou trabalhar muito para conseguir jogar a titular, como é óbvio. Todos nós esperamos por uma oportunidade, devido à elevada qualidade que o grupo tem, e eu também espero a minha", sublinhou.
Lembrando que o grupo está "empenhado e concentrado em assimilar os processos" de Jorge Jesus "o mais rápido possível", o guardião revela que o plantel está motivado para ultrapassar o desafio da Taça Intertoto: "é muito importante para o clube conseguir superar esta dificuldade que aí vem, depois pensamos no resto".

Eduardo considera Jorge Jesus "um treinador exigente", característica que aponta ser uma vantagem para todo o grupo: "é bom para nós, porque cria mais responsabilidade. O mister ensina bem e vai aos pormenores e isso irá reflectir-se no campo".
A trabalhar num dos clubes que diz mais ter crescido nos últimos anos, Eduardo aponta o Sp. Braga como uma "referência". "É um clube com uma exigência de um clube grande". Para o futuro, Eduardo continua a pensar na selecção nacional. "Espero estar ao melhor nível para que isso aconteça".



'Pequeno génio' inspirado por Deco
Rainford Kalaba já se juntou ao plantel arsenalista no estágio. O médio - ofensivo zambiano - que assinou por cinco épocas - chegou com ambição e começa a treinar hoje com a equipa.

Óbidos - Pequeno no tamanho, mas enorme na ambição e vontade de vencer. Aquele que foi o primeiro reforço anunciado para a nova época do Sp. Braga - o jogador assinou contrato em Abril - foi o último a juntar-se ao grupo.
Rainford Kalaba chegou, ontem, ao Porto proveniente da África do Sul e, depois de resolvidos os problemas burocráticos do visto, 12 horas de viagem, duas de atraso e uma mala perdida, 'aterrou' na Praia d'el Rey, em Óbidos, a tempo de se juntar ao plantel para os dois últimos dias de estágio.

O 'little genius' - pequeno génio, como é chamado na Zâmbia, que foi considerado o melhor marcador do ano e deu nas vistas na última edição da Taça das Nações Africanas - inicia, assim, a segunda experiência no futebol europeu. O zambiano confessou que veio para o Sp. Braga para mostrar valor e ajudar a equipa a conquistar êxitos. "Vai ser a minha primeira experiência no campeonato português, o que posso fazer por mim é desfrutar e crescer com a equipa", referiu.

À chegada ao resort onde está instalada a comitiva, Kalaba revelou ser "um natural médio", no entanto, prefere mais "jogar no sector ofensivo". "Sou um número oito", frisou.
Mais identificado como médio interior, Kalaba tem vários jogadores que admira pela Europa, contudo, existe um que funciona como uma espécie de ídolo: "na minha posição há muitos que jogam bom futebol, como por exemplo o Deco. Gosto da forma como ele joga. É uma inspiração".
Como a tarde de ontem foi de folga, Kalaba estreia-se esta manhã no treino.

CM

JotaCC

Kalaba chegou ao estágio do Sp. Braga

O internacional zambiano Kalaba conseguiu finalmente chegar a Portugal e já treinou ontem em Óbidos junto do plantel do Sporting de Braga. Noutro âmbito, o atacante Matheus, que continua lesionado, está a ser seguido por clubes italianos.

DM

MrCasp

Sp. Braga conhece domingo adversário na Taça Intertoto

O Sp. Braga ficará a conhecer o seu adversário na Taça Intertoto no próximo domingo, quando terminar o encontro entre os turcos do Sivasspor e os montenegrinos dos OFK Grbalj, da segunda mão da segunda eliminatória da competição.

O primeiro confronto entre as duas equipas terminou empatado a dois golos, a decisão está agora marcada para a Turquia.

O Sp. Braga entrará em campo na prova que pode dar acesso à Taça UEFA a 19/20 de Julho, estando a segunda mão agend para a semana seguinte (26 e 27)

Maisfutebol