News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DIA 06/07

Started by JotaCC, 06 de July de 2008, 08:13

Previous topic - Next topic

JotaCC

Luis Aguiar mostra-se

O Braga iniciou a temporada com um triunfo, importante para moralizar e motivar as tropas na ressaca de uma época menos positiva, apesar de, em termos objectivos, fundamental tenha sido avaliar a evolução dos profissionais arsenalistas. O técnico Jorge Jesus apostou no losango, com Madrid e Luis Aguiar nos vértices verticais a Matheus e Wender nas funções de médios interiores, com Paulo César e Linz na frente de ataque. O que demonstra a aposta clara numa estrutura de características ofensivas, mas que apenas conseguiu encurralar o adversário no seu meio-campo durante o primeiro quarto-de-hora, sob o comando de Luis Aguiar, e podia ter chegado à vantagem durante este período.

Em especial num livre directo de uruguaio que levou a bola à barra (3'). Com o Freamunde a libertar-se aos poucos da pressão e a equilibrar os acontecimentos do jogo, o Braga só conseguiu chegar ao golo na segunda parte (49'), por intermédio de Linz, em posição irregular...

Um pouco antes, no intervalo, Jorge Jesus havia feito algumas mudanças na estrutura, mas sem alterar o sistema de jogo, que manteve até ao final. As experiências foram essencialmente ao nível das posições dos jogadores, com Filipe Oliveira e actuar à frente de João Pereira e, mais tarde, Edimar à frente de Evaldo. Mesmo sobre o final, Stélvio desviou um tiro de Vandinho e fechou o marcador.

Braga 2 - Freamunde 0

Local | Estádio AXA | Braga

Árbitro | Flávio Sousa AF Braga

Braga


Kieszek ; João Pereira, Frechaut, Rodriguez e Evaldo; Madrid, Matheus, Wender e Luis Aguiar; Paulo César e Linz

Jogaram ainda: Eduardo, Mário Felgueiras, Filipe Oliveira, Edimar, Stélvio, Palmeira e Vandinho

T Jorge Jesus

Freamunde


Rui Ribeiro; Queirós, Marcão, Rui Jorge e Nélson; Tarciso, Rabiola e Kika; Gustavo, Bock e Cascavel

Jogaram ainda: Avelino, Tó Figueira, Artur, Salvador, Brandão, Luís Pedro, Alex Júnior, Alan Dinamite e Valdinho

T Jorge Regadas

Ao intervalo: 0-0

Marcadores: 1-0 Linz 49'; 2-0 Stélvio 89'


Como jogaram os reforços

Evaldo

Preocupou-se essencialmente em dar consistência defensiva ao seu flanco. Poucas foram as vezes que se aventurou só numa ocasião causou perigo, aos 28', mas Paulo César não deu a melhor sequência ao cruzamento.

Luis Aguiar


Empreendedor e determinado, foi o "dez" que tentou dinamizar o ataque da sua equipa, o que conseguiu na fase inicial da partida. Aos 3', num livre directo, atirou a bola à barra.

Paulo César

Inteligente nas movimentações, não foi feliz nas duas vezes em que teve oportunidade para finalizar. Assistiu Linz no primeiro golo.

Eduardo

Esteve a segunda meia hora em campo e, entre outras intervenções, impediu o empate com uma excelente defesa (54').

Edimar

Um lateral com grande vocação ofensiva (aliás, própria dos brasileiros) e muita disponibilidade, mas a carecer de aperfeiçoamento táctico. Jesus experimentou-o como lateral e médio-interior-esquerdo.

Filipe Oliveira


Um desempenho sereno e seguro, quer nas funções de médio, posição em que protagonizou algumas iniciativas interessantes, quer nas de lateral-direito, em que foi eficiente.

Mário Felgueiras

O guarda-redes contratado ao Portimonense jogou 30 minutos e foi sujeito a algum trabalho, ainda que de relativo grau de dificuldade, e mostrou que está à altura da concorrência.

Palmeira

É um jovem (17 anos) com enorme potencial. Contratado ao Diogo Cão, o defesa-central tem presença física, sentido posicional, boa leitura de jogo e qualidade técnica. Como ontem demonstrou.


Jesus gostou do que viu

Jorge Jesus gostou do que viu no decorrer do jogo com o Freamunde. O técnico arsenalista estreou-se com uma vitória, o que é sempre bom, independentemente de se tratar de um jogo de pré-temporada, e, no final, foi claro. "O balanço deste jogo é positivo, até porque nestes dez treinos não tivemos possibilidades de treinar 11 contra 11 em virtude das lesões e das ausências, assim como não tínhamos tido oportunidade de jogar em todo o relvado", sustentou, acrescentando: "Foi o primeiro jogo que fizemos, contra uma equipa da II Liga, mas com valor, e gostei do desempenho da minha equipa, quer em termos defensivos, quer ofensivos", destacou. Jorge Jesus lembrou de seguida que o plantel ainda não está fechado, que os dirigentes andam à procura das soluções para colmatar as vagas em aberto, enquanto recordava os indisponíveis.


Mossoró mais perto de chegar a acordo

Márcio Mossoró poderá ser reforço do Braga para a semana. Esta é a vontade do jogador e a convicção do seu empresário, Fernando César. O médio-ofensivo, que defendeu as cores do Marítimo na época passada, ficou agradado com a experiência no futebol português e por isso quer prosseguir a carreira em Portugal. Um desejo consubstanciado pelo interesse manifestado pelo Braga, que o deixou feliz, a ponto de estar agora a torcer para que a transferência seja concluída rapidamente. "As negociações estão a evoluir de forma favorável ao interesse das duas partes, Braga e Márcio Mossoró", adiantou o empresário do médio. Negociações que poderão ir além de um eventual empréstimo, com direito de opção, mas que poderão resultar "numa transferência definitiva. Nenhuma destas soluções está colocada de parte, ambas estão em aberto", explicou o empresário, recusando por ora falar de valores.


Qualidades agradam

Jorge Jesus que contar com mais um médio de características ofensivas, com capacidade para organizar e dinamizar o ataque da sua equipa. E Márcio Mossoró é um jogador que se encaixa no perfil. Uma realidade que o treinador não esconde quando confrontado com o potencial do atleta e que está a motivar as acções do "manager" Carlos Freitas, que tem vindo a negociar a contratação do brasileiro com Fernando César. Mas sem abdicar do rigor financeiro estabelecido no orçamento para a construção do plantel da época que se avizinha. Além de um médio-ofensivo, posição em que Márcio Mossoró está na linha da frente, uma vez que, para lá das suas qualidades técnicas, é um atleta que conhece bem o futebol português, os responsáveis arsenalistas vão contratar mais dois atacantes para fechar o plantel. Aliás, na apresentação Carlos Freitas disse que faltavam cinco reforços, mas dois já foram contratados: André Leone e Edimar...


André Leone só chega hoje

Afinal, André Leone só se vai apresentar hoje de manhã em Braga e seguir à tarde para estágio com os companheiros. O central tinha a chegada marcada para ontem, mas o atraso no voo de ligação de Goiânia a São Paulo, de cerca de uma hora e meia, impediu-o de apanhar viajar para Portugal. Quem não entra nas contas do estágio é o zambiano Kalaba, que se mantém na África do Sul à espera do visto... Rui Casaca chefia a comitiva arsenalista, integrada pelo director de comunicação, Ricardo Lemos, elementos do departamento médico, rouparia, equipa técnica e 27 jogadores.

Possível rival empata


O Grbalj-Sivassport, a contar para a primeira mão da primeira ronda da Intertoto, disputado ontem à tarde em Montenegro, terminou empatado 2-2. O confronto entre os candidatos a adversários do Braga foi dirigido pelo português Jorge Sousa, que expulsou um jogador de cada equipa: Grujic e Vardar. Os quatro golos foram marcados por apenas dois jogadores, Franciskovic (Grbalj) e Yildiz (Sivasspor). Miguel Quaresma e Marco Pedrosa, os espiões arsenalistas, regressam hoje de Montenegro e vão directamente para Óbidos.


Paulinho para Cascavel

Paulinho Cascavel, antigo goleador do Guimarães e Sporting, mas cujo primeiro clube em Portugal foi o FC Porto, esteve ontem em Braga, onde assistiu ao jogo com o Freamunde, clube em que joga o filho, que herdou a alcunha do pai: Cascavel... O jovem avançado foi substituído ao intervalo e pouco depois foi sentar-se junto do progenitor. Naturalmente. Mas com Paulinho a explicar alguns movimentos que um atacante deve fazer, aproveitando "ajuda" de alguns que iam acontecendo no relvado...


INQUÉRITO ONLINE



Depois da contratação de Edimar, o Braga precisa de mais algum reforço?

Mais de dois terços dos cibernautas apontam para a necessidade de mais contratações, e, destes, a maior fatia pede avançados (30%). A seguir, as exigências vão para o meio-campo (24%), e poucos são os que querem mais defesas (10%). Quase um terço (30%) diz serem suficientes as aquisições feitas até agora.

REALIZADO NOS DIAS

4 E 5 DE JULHO

VALORES EM PERCENTAGEM

N.º DE PARTICIPANTES: 649

Sim. Para o ataque 36

Sim. Para o meio-campo 24

Sim. Para a defesa 10

Não 30


O JOGO

JotaCC

Jorge Jesus: «Muito para melhorar»
CONVICÇÃO DO TÉCNICO APÓS O JOGO COM O FREAMUNDE
   
Jorge Jesus mostrou-se globalmente agradado com o rendimento dos jogadores utilizados no primeiro teste da temporada, mas não deixou de vincar uma ideia que serve de projecção para o futuro: "Claro que temos muito para melhorar, o que é perfeitamente normal."

O treinador considerou o ensaio "positivo" e foi directo na abordagem. "Gostei daquilo que os jogadores fizeram em termos defensivos e ofensivos", assumiu, ressalvando que o jogo-treino proporcionou o explanar de ideias que até então estavam vedadas mediante as dificuldades causadas pelas lesões.

"Nos 10 treinos já realizados nunca tivemos possibilidade de fazer um de 11 contra 11. Nunca tínhamos jogado, como se costuma dizer, em campo grande e este amigável foi contra uma equipa da Liga de Honra que tem muito valor", elogiou.



Sivasspor em vantagem
EMPATOU (2-2) NO MONTENEGRO MAS VAI FICAR SEM O GUARDA-REDES QUE FOI EXPULSO   
"Arbitrei um dos adversários do Sp. Braga na Intertoto? Nem me passava pela cabeça." Jorge Sousa declarou-se estupefacto com o telefonema de Record, convidando-o para uma troca de impressões sobre o Grbalj-Sivasspor que arbitrou ontem à tarde, no Montenegro.

A partida, seguida in loco por Miguel Quaresma e Marco Pedroso da equipa técnica comandada por Jorge Jesus, terminou com um empate (2-2) e os turcos têm a eliminatória na mão, até porque disputam o jogo decisivo na sua cidade, Sivas, no próximo sábado.

Na óptica do árbitro português, o Sp. Braga vai enfrentar o Sivasspor e tem, posteriormente, francas possibilidades de os eliminar. "Partindo do princípio que o Sivasspor vai passar, pois é claramente a equipa mais forte, parece-me que é um adversário ao alcance do Sp. Braga", reconheceu, embora ressalve que os encontros "não são todos iguais".

RECORD

JotaCC

Sp. Braga estreia-se com vitória

O Sp. Braga entrou a vencer na pré-época, aplicando dois golos sem resposta ao Freamunde. Naquele que foi o primeiro ensaio do plantel agora orientado por Jorge Jesus, Linz e Stélvio valeram a diferença no marcador.

Os golos só chegaram na segunda parte, já depois de Jorge Jesus ter promovido muitas alterações na equipa, tendo ao todo utilizado oito dos reforços para a nova época (Evaldo, Luís Aguiar, Paulo César, Eduardo, Mário Felgueiras, Palmeira, Edimar e Filipe Oliveira).


Meyong quer jogar em Portugal

Depois de ter vivido época atribulada, com castigo pelo meio devido a ter sido utilizado pelo Belenenses, Meyong continua ligado contratualmente ao Levante. No entanto, o seu objectivo é jogar em Portugal

«Ainda não sei qual vai ser o meu futuro. Tenho de falar com o Levante», começou por dizer o jogador esta manhã, no aeroporto de Lisboa: «A minha vontade é jogar em Portugal. Não quero voltar para Espanha. Sinto-me melhor aqui.»

Sendo certo que qualquer decisão passará sempre pelo clube espanhol, Meyong tem já em mãos proposta do Belenenses, mas o Sp. Braga também parece estar interessado no jogador.


A BOLA

JotaCC

VITÓRIA SOBRE FREAMUNDE NO PRIMEIRO TESTE

Um golo do austríaco Roland Linz e outro de Stélvio permitiram ao Braga vencer, ontem, o Freamunde por 2-0, no Estádio AXA, e presenciado por um elevado número de adeptos bracarenses.
Frente a uma equipa que disputa a Liga de Honra, Jorge Jesus fez alinhar Kieszek, João Pereira, Rodriguez, Frechaut, Evaldo, Andrés Madrid, Luís Aguiar, Matheus, Wender, Linz e Paulo César. Jogaram ainda: Eduardo, Mário Felgueiras, Palmeira, Edimar e Filipe Oliveira, cinco caras novas, e Stélvio e Vandinho.
O plantel do Sporting de Braga viaja, hoje, para Óbidos, onde vai permanecer em estágio de pré-temporada até ao dia 12 de Julho.

O NORTE DESPORTIVO

JotaCC

Sp. Braga parte hoje para Óbidos

A turma bracarense, que venceu ontem o Freamunde por 2-0 (Linz e Stévio) em jogo-treino, parte hoje à tarde para Óbidos, onde realiza o seu estágio de pré-temporada.

DM