News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

ONDE ESTÁ O NOSSO MEIO CAMPO

Started by Finesco, 27 de June de 2008, 10:42

Previous topic - Next topic

Finesco

Caros Consócios,

É sabido que o meio campo é a zona "vital" de qualquer equipa de futebol.
Temos assistido a várias contratações, mas, acho que estamos algo fracos no meio campo.

Se equacionarmos a hipótese do JJ jogar em 4-4-2, com losango no meio campo, teremos as seguintes posições:

MDF - O lugar mais recuado do meio campo.
MID - Médio interior direito
MIE - Médio interior esquerdo
M10 - Armador de jogo, vulgo n.º 10.

Que soluções temos actualmente:

MDF
- Madrid (teve uma época miserável e ainda por cima acha que encaixa bem no Porto)
- Frechaut
(O Roberto Brum já foi embora!)

MID
- Vandinho (fez uma época muito fraca. Estará na curva descendente da carreira?)
- Stélvio (Jogador fraco)
- Bruno Tiago (época inteira parado)

MIE
- César Peixoto
- Evaldo (também pode fazer o lugar, acho eu...)

M10
- Jorginho (A recuperar de lesão grave)
- César Peixoto
- Luis Aguiar


Portanto, acho que dos 4 reforços que ainda estão para vir, um terá que ser defesa esquerdo e os outros 3 deverão ser médios.
O meio-campo actualmente é o sector menos apetrechado.

Na frente, a confirmar-se a táctica com dois avançados, acho que temos soluções:
Linz, Wender, Matheus, Paulo César, sendo que o Jorginho também pode actuar num desses lugares.

Assinado,

Fino (de joelhos...) :-*

Machado_87

Concordo plenamente...

Acho que emprestar o Stélvio era uma boa opção e contratar 3 médios não será de todo absurdo pois é preciso garantias numa zona tão importante e onde muito falhamos na época transacta...
Força Mágico Braga!!!
Uma equipa, uma fé, um orgulho
SPORTING DE BRAGA sempre

1

Faltam vários jogadores pro meio campo claramente, o pior é que nem se ouve falar deles.

Espero que venham o mais cedo possível.

José Soares

Não quero ser pessimista mas parece-me que falta muita coisa no meio campo e não só. Falta um ponta de lança (dois se o Linz sair) Continuo sem entender porque saiu Brum e não sai Madrid. Porque saiu Carlos Fernandes e entrou um defesa que ninguém dava nada por ele no Marítimo. Porque entram jogadores medianos e ficam na equipa vários que o ano passado se arrastaram no campo. E se sairem aqueles de que se fala então...

jcg

De facto estamos mesmo mt mal no nosso meio campo, se pensarmos bem as nossas previsões para sucesso assentam em SEs:

- temos um bom meio campo SE o madrid, peixoto e vandinho voltarem a jogar o que sabem
- temos um bom meio campo SE o stélvio, bruno tiago e luis aguiar forem bons jogadores

No fundo os únicos valores seguros que temos são o jorginho e o frechaut, e dois jogadores para formar um meio campo não chega!

É preciso estar atento...

disco infiltrator

A minha maior preocupação já não são os reforços que não vêm mas sim os cromos que ficaram da época passada.  Não sei o que alguns jogadores precisam mais de fazer para serem dispensados, talvez dar umas porradas no presidente.

perrinchon 66

se a saida de dois laterais esquerdos e com aquisiçao do Evaldo,só vejo o Cesar Peixoto a fazer tb esse lugar pq com o JJ e ele como gosta de providenciar o meio campo com gente que corra pra frente e para trás e nao com jogadores como o Cesar que só sabe correr pra frente...

Stk

Meio campo precisa ser reforçado.. O stelvio tem que ser emprestado.. Pois ainda nao tem o que é preciso para jogar na 1º Liga.. precisa amadurecer.. O madrid nao se sabe o que vai na cabeça daquele homem.. O bruno Tiago muito dificilmente vai fazer parte da equipa penso eu.. Por isso.. Um trinco e mais um meio ou dois.. nao fazia nada mal..

Zezinho 3005

vamos la ver  oque mostra o Kalafa,e esperar pelo dia 1 de julho para saber se vem o gilas ou nao,isso ja pode clarificar algumas coisas.E a situaçao do rafael bastos que and anao esta definida.

spinto

Ainda vai haver reforços, tenham calma.

Confio em absoluto no JJ e manager cf.
vamos ter boa defesa, excelente meio campo e ataque feroz, eu acredito e vcs

Lembram-se da campanha : EU SOU SÓCIO E TU ? ainda se veem muito autocolantes mesmo nas janelas das casas.

Vamos lançar uma este ano: EU ACREDITO, E TU ? tenho uma fezada que este ano vai haver algo ?

SOMOS 4 EM CASA E TODOS SÓCIOS , FAZ O MESMO - JUNTA-TE Á LEGIÃO BRAGUISTA !!!

jaimec

Eu também acredito que o meio campo é curto ... falta-nos um Madrid, ou melhor 2 . O clone que cá temos dificilmente terá disponibilidade para lutar pelo nosso emblema e o Frechaut é macio nessa posição, por isso, acho que nos faltam 2 bons "trincos" ... é a minha opinião .

Arménio

A equipa faz-se do guarda redes para frente se tivermos um bom guarda redes uma boa defesa o meio campo aparece

FIDELIS

tambem acho que estamos debiliados nesse sector
temos jogadores não sabmos é se vão cumprir, sejam eles jarras da época passada ou novas aquisições
mas também acho que o jesus não é burro e deve saber com o que conta..a ver vamos

como dizia o outro ...prognósticos só no fim do jogo

Fidelis Bracara
Braga e Basta

Finesco

No final da última época falou-se no Custódio.
Mas, depois não houve desenvolvimentos.
Assinado,

Fino (de joelhos...) :-*

easy_scb

É o sector com mais duvidas...
nao sabemos com que cabeça estará Madrid..
nao sabemos que Vandinho teremos..seo que encatou, se o da ultima epoca
Bruno Tiago passou um ano parado...era para regressar em fevereiro ultimo e ainda agora aparece no boletim clinico como estando ainda a recuperar..
Kalaba nao sabemos o que vale
Stelvio é jovem, para mim funciona bem mas como alternativa aos titulares
frechaut é o unico que dá garantias na alternativa ao Madrid
Precisamos de um bom médio para equilibrar estas contas..

Jazzdevill

#15
Concordo em absoluto com a abertura deste tópico pois acho-o da maior pertinência. Já alertei para o meio-campo da nossa equipa no mercado de inverno da temporada passada. Temos sobejos exemplos de que um bom meio-campo é quase o "segredo" pra conseguir uma equipa sólida. É importantíssimo para todos os equilíbrios, defensivos, ofensivos, transições, controlo do jogo. A Espanha acaba de sagrar-se campeã da europa com uma equipa com dois grandes avançados, é certo, mas sobretudo com um meio campo de luxo. Fez-me sinceramente lembrar (e o vaticíno de mourinho não será a isso alheio...) o Porto da vitória na taça UEFA e na Champions. Na Espanha tivemos Senna á frente da defesa, Xavi á sua frente, Iniesta num flanco, David Villa no outro (estes dois últimos eminentemente jogadores de meio-campo, não de ala) e em muitos minutos, Fabregas que entrava ou para jogar mais próximo do ataque mas sempre com a capacidade de jogar no meio e emprestar solidez á equipa mesmo defensivamente.O Porto de Mourinho tinha Costinha, Maniche á sua frente ou a cair para um dos flancos, Alenitchev que caía também para um dos flancos, Deco a "10" e muitas vezes Pedro Mendes quando havia necessidade. Estas equipas são capazes de grande futebol, de sufoco COM bola, de circulação, de compensações defensivas perfeitas e de grandes desiquilíbrios na frente apesar de não terem grandes flanqeadores. E o mais interessante é que os jogadores com menos tarefas defensivas têm grande mobilidade e trocam de posições com muita facilidade, dando uma plasticidade táctica admirável ás equipas. Dizem-me que a Espanha tem um boa defesa... Concordo, mas nem tanto. A Espanha teve uma defesa competente, mas nada mais, Puyol e Marchena apesar de estarem num patamar alto não são dos centrais com mais potencial. Capdevilla é um lateral banal, bom a defender mas muito limitado a atacar. Sergio Ramos fez uns bons dois últimos jogos mas teve actuações sofríveis nos primeiros, com a imprensa espanhola a ter dado disso conta, o que provocou até alguma celeuma. O facto é que esta defesa não sofreu qualquer golo nos jogos a eliminar. Estranho? Nada, se atendermos a que as lacunas da defesa jamais foram expostas. O meio-campo fantástico sempre foi capaz de compensar deficiências eventuais, com posse de bola, cobertura, boas transições defensivas. Passava-se exactamente o mesmo no Porto de Mourinho, que tinha o mesmo Paulo Ferreira que tanta água meteu no Euro 2008, um Nuno Valente muitas vezes pesado e em más condições físicas, um imponente Ricardo Carvalho e um super-lento Jorge Costa (ai, ai, ai, tem tanto para aprender como treinador...). E temos muitos outros exemplos deste tipo de jogo, que com os jogadores certos, é muito versátil e eficaz, além de bonito. Temos o Milan de Gattuso, Pirlo, Ambrosini, Kaká e Seedorf, vencedor da Champions há pouco tempo, temos o Manchester vencedor da Champions com Hargreaves, Carrick, Scholes e Tevez alternando com Rooney para jogar muito perto do meio campo. Concluindo, o que o nosso Braga tem a oportunidade de fazer agora, parece-me que será de novo passado ao lado. Jorge Jesus é até adepto de um modelo muito propício á boa utilização dos centro-campistas, como o fez ao serviço do Belenenses quando no onze ideal incluía sempre Ruben Amorim, Zé Pedro, Silas, Rafael Bastos, Hugo Leal (enquanto teve pernas) e muitas vezes Fernando. Não esquecer o Setúbal de Carvalhal que incluía o nosso emprestado Filipe, o nosso dispensado Ricardo Chaves, Sandro e Elias. Gostava que o Braga não se preocupasse tanto com pontas de lança em quantidade e mantivesse 2 de boa qualidade, que tivesse 3 ou 4 alas versáteis mas que pensasse melhor o meio. Madrid, como já aqui foi dito é uma total incógnita, Vandinho idem, Bruno Tiago idem,Rainford Kalaba idem, Stélvio é muito verde ainda e não sei se alguma vez poderá ser um bom médio. Luis Aguiar parece-me boa contratação se conseguir evoluir em tarefas defensivas, parece-me que será um jogador ainda muito ofensivo para se poder encaixar verdadeiramente num meio-campo. Valores seguros, parece-me apenas o Frechaut, que precisa (ele e a equipa) de se fixar verdadeiramente a trinco.Temos 3 valores com futuro muito duvidoso (Madrid, Vandinho, Bruno Tiago), duas incógnitas (Aguiar e Kalaba) e um médio muito jovem e que para mim ainda não está pronto a jogar, pelo menos se queremos lutar por objectivos altos (Stélvio). Não incluo sequer no lote César Peixoto, cujo rendimento o ano passado foi baixíssimo, menos mau quando jogou a "10" mas claramente um jogador sem qualquer dinâmica para ser um elemento válido no meio-campo de uma equipa que luta "para se intrometer entre os grandes". Jorginho também não o incluo no lote pois para mim é eminentemente um avançado, de qualidade, sim, mas claramente um jogador sem propensão para jogar na linha intermédia. Pensei muitas vezes a segunda parte da época passada que jeito nos daria um jogador como João Alves. E como este há outros exemplos de jogadores que pela sua posição de jogo poderiam dar ao Braga algo que falta desde os tempos de Jesualdo. Equilíbrio e personalidade. Tenho medo desta época, parece-me que vamos arriscar mais um ano com estes mesmos médios e as interrogações são muito mais que as certezas. Oxalá me engane e o Jesus consiga reabilitar alguns jogadores para fazer a equipa funcionar. Mas mesmo assim, a época é longa (Intertoto, ainda por cima...) e mesmo que seja possível conseguir um bom 11, faltam claramente alternativas em caso de lesões ou castigos. Não basta comprar defesas, extremos e avançados, é preciso clarificar a situação do nosso meio-campo.   

Stk


2378


  Para o nosso meio campo só ficaria contente com um nome IBSON

  Anda a ser emprestado pelo Brasil, pelo que dizem os jornais quer ficar por lá, é caro e tem salário alto, mas este não engana.

  A virem brasileiros que venham certezas porque para incógnitas temos muitos por cá á espera duma asposta.


Farricoco

#18
    Há um jogador tremendo no Fluminense, que ocupa a posição 10 e que se chama Thiago Neves. Se custa um milhão de euros não importa, o Braga vendê-lo- ia por sete, oito milhôes - à vontade. Grande craque!



   P.S. - Esqueçam, por favor, Madrid, Vandinho e César Peixoto. Madrid, na apresentação, disse que o Porto o "encantava" (vê-se que está com a cabeça no Braga); Vandinho não tem categoria para jogar no nosso clube (viram a qualidade de passe de qualquer jogador do meio-campo da selecção espanhola? Vandinho é zero nessa arte); César Peixoto vai ser o costume: 50 lesões nesta época, jogo e meio até ao fim do campeonato!