News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Associação Braguista

Started by ric, 21 de August de 2006, 16:33

Previous topic - Next topic

ric

No tópico "estaremos á altura do nosso Enorme" o amigo reis coloca uma pertinente questão:"Estará a Associação Braguista á altura do Enorme?"

face a isto, e embora não queira vir aqui tecer considerações que vinculem a AB por não ser seu representante, parece-me que tenho responsabilidades na formação da AB para além de ser seu sócio fundador para esclarecer o seguinte:

A Associação Braguista é uma recente associação criada a pensar na conjugação de sinergias de adeptos do Sporting Clube de Braga no sentido de promover, incentivar e divulgar o gosto em ser "Braguista" (adepto único do Sp. de Braga) como forma de desenvolver o gosto pelo que é "da nossa região e das nossas raízes".

Sendo uma associação sem fins lucrativos, estão também associados objectivos culturais e lúdicos pelo que as actividades que nos propomos realizar abrangem múltiplos quadrantes. Desde conferências  e tertúlias sobre temas desportivos e sociais até á divulgação do clube em feiras e exposições passando por concursos para jovens de cariz literário e de expressão plástica, a AB pretende dinamizar também a cidade e a região procurando alertar para os problemas da violência no desporto e a necessidade de formação desportiva/cívica apelando ao fair-play.

Depois deste preambulo que serve também para posicionar a AB face aos seus objectivos e propósitos vamos ao que interessa:
1- A AB não foi constituída por qq razão de necessidade de "luzes de ribalta" dos seus associados nem sequer pretende ser porta-voz de associados face ao clube (para tal existem as AGerais do Braga onde cada sócio fala por si só e não em nome da Associação que não toma qq acção de "orça viva ou de bloqueio"). A AB foi criada porque muitos dos seus associados, sentem-se com vontade de tornar o clube maior e fazer, através dos seus pucos meios algo para que se possam sentir úteis na divulgação do nome do clube  e incentivar a sua grandeza.Nunca nenhum dos associados poderá servir-se da AB com fins menos claros que estes.
Por outro lado, nunca a AB procurará "colocar-se em bicos de pés" procurando trazer á área da sua influência aquilo que é de direito do clube. Agora, o que nós achamos é que muito do que preconizamos ESTARIA DENTRO DO AMBITO QUE UM CLUBE DEVE FAZER E NÃO FAZ.
2- a AB informou devidamente o clube e os seus responsáveis sobre os seus intentos e objectivos. Procuramos agir SEMPRE  com conhecimento do clube apesar de não termos de nos justificar pois somos uma associação legalmente constituida e agindo segundo os principios do livre associativismo
3- portanto, não queremos holofotes nem primeiras páginas. nem seuqer ponderamos alguma vez se o clube nos merecia e muito mais, se nós estaremos à altura do clube.
4- mesmo assim, pensamos que nunca estaremos á altura do clube pois ele encerra na sua história exemplos impares de amor e dedicação personalizado por associados e, funcionários e atletas que dificilmente serão igualados. daí nunca nos sentirmos "ao nível do clube"
5- Isto, contudo, não quer dizer que sejamos humildes e sem ambição de prosseguir com os nossos objectivos. Em pouco mais de 6 meses e com uma comissão de instalação mais preocupada nas questões burocráticas que são necessárias a uma associação desta envergadura, podemos orgulhar-nos de ter feito o seguinte:

a) ter cerca de 50 associados sem sequer termos iniciado uma "campanha" de angariação de associados e conseguir juntar na sua apresentação pública figuras das mais relevantes do clube e da cidade que se congratularam com os objectivos
b) ter estado presente na feira de papas de sarrabulho em Amares e na Agro 2006 com stands proprios e de divulgação do SCB. De sublinhar que sendo a Agro a maior feira da cidade, nunca o Braga tinha estado presente na sua história procurando chegar a milhares de visitantes sobretudo de zona rural. Consideramos a nossa acção um exito retumbante e que nos deixou mto orgulhosos
c) efectuamos com a TBZ parceria comercial permitindo usar a marca do Braga e vender aetigos do clube nestas realizações "sem qq lucro para a AB"
d) efectuamos uma viagem turistico/desportiva para ver o benfica- braga
e) Conseguimos ter a parceria da Universidade do Minho para realização de um video sobre a taça de portugal. efectuamos a apresentação pública na AFB e agora estamos a ultimar a montagem para colocarmos á venda o produto que perpetuará amemória eo feito daqueles maginificos jogadores do Braga
f) estamos neste momento a constituir uma direcção para que possamos ser mais ágeis e iniciar uma temporada repleta de projectos e ambições
g) ter elaborado um site institucional para divulgação dos seus propositos

penso, amigos, que não é pouco o que fizemos. Sobre se estaremos ou não à altura do Braga já falei. Não é isso que queremos.Queremos é acordar todos os dias, olhar para o emblema arsenalista e poder dizer: "estou a fazer a minha parte para te ver crescer".
Para mim é suficiente.

PS: DESCULPEM ESTE TESTAMENTO

Mau Maria

Boas.

O que me parece, quando se questiona sobre o que estaria a fazer a AB pelo SCB, ou mesmo o que cada um de nós pode fazer pelo SCB, está-se a tentar tapar o "sol com a peneira".

Este tipo de questão (com origem na frase de um dos grandes presidentes Norte Americanos - JFK ) parece-me que está mal colocada. Não devemos ser nós, simples adeptos e/ou sócios do SCB que devemos tomar a iniciativa de colocar a questão.

Ela deve ser colocada pelos responsáveis do clube.

Caso contrário poder-se-á cair num emaranhado de sugestões, de ideias, de acções que (por muito positivas que sejam, e até benéficas para o clube) vão cair em pano roto.

Serão apenas actos individuais que por muito nobre que sejam limitar-se-ão a ser um nada relativamente àquilo que o clube merece.

A questão deve, pois, ser colocado pelos Responsáveis de topo. E para a colocar tem que ser expresso um objectivo, um rumo, uma estratégia para o crescimento do clube.

Mais, para ser colocada, ela deve ser enquadrada num determinado contexto, tipo: a estratégia é esta, nós estamos a fazer isto e aquilo... aos adeptos cabe.... É aqui que entra então a celebre frase (adaptada obviamente) "Não devemos pensar no que o clube faz por nós, antes o que poderemos fazer por ele".

A partir daqui sim, deverá existir alguém que faça chegar as sugestões aos responsáveis, que as apoie, as patrocine, as torne praticáveis, em resumo as enquadre na tal estratégia global do SCB. Só assim se conseguirá um crescimento estruturado do clube... digo eu, claro.

E neste sentido, penso que a AB foi um passo muito importante para "reunir as tropas"... No entanto, e concordando com o RIC de que ela não é Força de Bloqueio, nem mesmo criadora de correntes de opinião, no entanto, dizia, penso que ela pode ir bem mais longe, e uma vez que teve na sua génese o apoio das maiores figuras da cidade e do clube.

A AB deve procurar junto desses responsáveis ganhar o seu espaço como sendo um meio alternativo extra clube para a promoção do mesmo, e aqui a questão que coloco não é a que foi posta (o que está a fazer a AB pelo Braga) mas antes, de que forma o Braga (e os seus responsáveis) utiliza as vontades, as disponibilidades, as ideias, a força de trabalho da AB para a promoção do clube.... ??? (nem sei mesmo se o braga deve fazer isso, ou se precisa desses meios... mas uma vez que há interesse, penso que deveria utilizar....)

Enfim... sem querer tornar este post num "orgasmo" de ideias o que me parece que podemos fazer pelo Braga, e desde já, é compreendermos a estratégia do clube de crescimento sustentado (acredito que esta existe e que está no bom caminho) compreendermos que a cultura do futebol em Portugal vive dos 3 grandes e devemos saber viver com isso.

Braga é uma cidade com gente jovem, cada vez mais informada, que tem as suas exigências ao nível dos serviços e produtos que adquire, e o Braga tem de adaptar-se a isso. Hoje em dia o futebol não se cinge apenas aos 90 minutos... é preciso cultivar no dia a dia o viver o clube... e que isso seja confortável, acessível e estimulante...

E neste sentido, este fórum é um bom exemplo, apesar de tudo.... Mas não chega olharmos só para o umbigo...

Abraço       
[url="http://maumaria17.blogspot.com/"]http://maumaria17.blogspot.com/[/url]

Pé Ligeiro

Quote from: Mau Maria on 21 de August de 2006, 17:18
Boas.

O que me parece, quando se questiona sobre o que estaria a fazer a AB pelo SCB, ou mesmo o que cada um de nós pode fazer pelo SCB, está-se a tentar tapar o "sol com a peneira".

Este tipo de questão (com origem na frase de um dos grandes presidentes Norte Americanos - JFK ) parece-me que está mal colocada. Não devemos ser nós, simples adeptos e/ou sócios do SCB que devemos tomar a iniciativa de colocar a questão.

Ela deve ser colocada pelos responsáveis do clube.

Caso contrário poder-se-á cair num emaranhado de sugestões, de ideias, de acções que (por muito positivas que sejam, e até benéficas para o clube) vão cair em pano roto.

Serão apenas actos individuais que por muito nobre que sejam limitar-se-ão a ser um nada relativamente àquilo que o clube merece.

A questão deve, pois, ser colocado pelos Responsáveis de topo. E para a colocar tem que ser expresso um objectivo, um rumo, uma estratégia para o crescimento do clube.

Mais, para ser colocada, ela deve ser enquadrada num determinado contexto, tipo: a estratégia é esta, nós estamos a fazer isto e aquilo... aos adeptos cabe.... É aqui que entra então a celebre frase (adaptada obviamente) "Não devemos pensar no que o clube faz por nós, antes o que poderemos fazer por ele".

A partir daqui sim, deverá existir alguém que faça chegar as sugestões aos responsáveis, que as apoie, as patrocine, as torne praticáveis, em resumo as enquadre na tal estratégia global do SCB. Só assim se conseguirá um crescimento estruturado do clube... digo eu, claro.

E neste sentido, penso que a AB foi um passo muito importante para "reunir as tropas"... No entanto, e concordando com o RIC de que ela não é Força de Bloqueio, nem mesmo criadora de correntes de opinião, no entanto, dizia, penso que ela pode ir bem mais longe, e uma vez que teve na sua génese o apoio das maiores figuras da cidade e do clube.

A AB deve procurar junto desses responsáveis ganhar o seu espaço como sendo um meio alternativo extra clube para a promoção do mesmo, e aqui a questão que coloco não é a que foi posta (o que está a fazer a AB pelo Braga) mas antes, de que forma o Braga (e os seus responsáveis) utiliza as vontades, as disponibilidades, as ideias, a força de trabalho da AB para a promoção do clube.... ??? (nem sei mesmo se o braga deve fazer isso, ou se precisa desses meios... mas uma vez que há interesse, penso que deveria utilizar....)

(...)

E neste sentido, este fórum é um bom exemplo, apesar de tudo.... Mas não chega olharmos só para o umbigo...

Abraço       

Concordo!
BRAGA SEMPRE MAIS!

Arsenal Braga

Sinceramente, acho que cada um de nós pode fazer nos locais próprios e nos momentos próprios algo pelo Clube.
Fundar Associações Braguistas é na minha opinião alimentar um ego, e sistemas paralelos. Considero-me um Bracarense de gema e não defendo a criação desse tipo de associações quando temos a maior de todas! O Sporting Clube de Braga.

Li noutro post que o ric já foi director do Braga!! Como era nessa altura o Clube?? Estava na Agros? Tinha mais sócios do que hoje?? Tinha melhor equipa do que hoje?? Tinha mais merchandising??

Vamos ajudar o Clube, mas não desta forma. Mais parece que quando não estamos lá, temos a necessidade de ter algum protagonismo...

Já agora, se a minha opinião contar, detesto quando os jornalistas dizem Sporting de Braga. Parece uma filial do Sporting.
Proponho Arsenal Clube de Braga!

Um abraço a todos os bracarenses!

Taça Portugal 65/66 15/16
Taça FPF 76/77
Taça Intertoto 08/09
Taça da Liga 12/13

ric

caro Arsenal:

Fundar a AB não é para dar azo ao ego.
é claro que temos a maior associação que queremos e que se chama SCB. Mas agora pergunto-te: estará o SCB receptivo ás participações desinteressadas dos seus associados? Até que ponto um adepto poderá ajudar o Braga? Sendo director?Para tal é preciso ser-se convidado. Aparecendo pelo estádio e a dizer o quê´?tipo chapeu na mão e Á espera que alguém nos receba?
Quantas ideias o clube apoiou oriundas e com organização propria sem interferencia do clube? que me lembre nenhuma. nem mesmo os núcleos (que é feito deles?????) t~em autonomia e realizam acções concretas...
Se o Braga tivesse capacidade para acolher o voluntariado a AB não teria razão de existir. Há anos, sob iniciativa de ermelando Sequeira , na altura VP do Braga tentou-se reactivar um serviço de voluntariado. Conheço 3 pessoas que se inscreveram, nunca foram chamadas nem sequer alguma vez foram contactadas a dizer que tudo ficava em águas de bacalhau...

posso tb dizer-te que este Superbraga tem realizado acções em prol do clube. Já organizamos um concurso de desenho integrado nas comemorações de aniversário do clube. No entanto, encontramos muitos onstáculos pois o SB.com não tem estatuto juridico, é uma coisa virtual e mesmo os patrocinadores torciam o nariz com esta situação.A AB também é uma forma de passarmos a ser repsonsáveis pelas acções e passarmos a ter visibilidade (leia-se nº contribuinte, sede, conta bancária, sistemas de controlo (conselho fiscal), etc, etc)...

Como vês, razões suficientes para a criação de uma associação deste género.

E já agora, arsenal, gostava de saber como podes a tirulo individual participar em acções de promoção do braga para além daquelas que podes fazer de iniciativa pessoal que são ir ao estádio e fazer sócios os amigos?

2378

Todos os clubes precisam de ajudas extras, não quero com isto dizer que os clubes não são auto-suficientes.

Se forem ver os grandes clubes mundiais, quase todos tem um grupo/associação de adeptos. Se não estou em
erro no início da AB um dos estatutos estudados foi de um clube brasileiro. Estes grupos existem só para ajudar as direcções
a engrandecer o nome do clube.

A AB tem objectivos muito parecidos com esses grupos, só queremos ajudar, mais nada.

" AB deve procurar junto desses responsáveis ganhar o seu espaço como sendo um meio alternativo extra clube para a promoção do mesmo" por Mau Maria

O Mau Maria de vez em quando até acerta  ;D, mas muito resumidamente aqui está o objectivo da AB.