News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Uma devida homenagem....

Started by miguel_afonso, 11 de August de 2006, 08:42

Previous topic - Next topic

VVCEPHEI

Era uma vez um vilaverdense que morava em Penafiel, e por lá viveu até aos catorze anos...
Esta poderia ser a introdução para o livro das minhas memórias, mas eu não quero escrever um livro. :D
O que aqui interessa é explanar a razão de ser Braguista, e tudo começou nos meados dos anos setenta, como disse residia em Penafiel, e mantive-me lá até ao 7º ano de escolaridade, altura em que transitei para Braga.
Era hábito a família deslocar-se quase todos os fins de semana, Páscoa, Natal e Férias  a Vila Verde, à casa dos meus avós, onde nasci mais ou menos por acaso num desses períodos natalícios (23 de Dezembro).
   Até essa altura a minha relação com o Sp. Braga era curta, pois tinha mesmo ali à mão um clube na 2ª divisão o Penafiel que por esses anos andava a lutar por subir de divisão e subiu mesmo, e mais, fiz uma bandeira enorme, a maior em todo o estádio 25 de Abril, na festa da subida com o Bragança. Mas aquela paixão era mesmo um encosto pois sempre que podia já ía ver jogos ao 1ª de Maio com o meu pai e com um tio que era sócio do Sp. Braga.
   Já em Braga a partir de 1980, a estudar no Sá de Miranda e a residir na Infantaria 8, com o 1º de Maio bem mais perto, foi uma paixão que nunca mais parou, alimentada num acompanhamento dos treinos, e nos relatos pois esse meu tio tinha deixado de ser sócio (hoje simpatizante benficalho), o meu pai nunca o foi (hoje já falecido mas sempre simpatizante Bracarense pois não conheceu o termo Braguista) e a independência financeira não era nenhuma, por isso também me vi obrigado a utilizar a táctica do " Deixe-me ser seu filho" para ver uns joguitos. ;D
Finalmente, veio a tropa e a independência financeira fiz-me sócio em 1987, andei 10 anos por fora de Braga mais, propriamente em Tomar, que sendo uma cidade central dava acesso mais ou menos rápido a todo o país. Lembro-me de sair de serviço às nove horas de um domingo e sozinho seguir até Faro para ver o Braga, julgo que arbitrado Martins dos Santos o seu 1º jogo na 1ª divisão, uma outra vez de comboio e  depois barco para ir a Setúbal e num outro fim de semana em que não pude trocar o serviço de sábado, vim ao Salgueiral ao Porto e voltei para Tomar sem vir a Braga visitar a família. Conheci os estádios todos exceptuando Campomaior, onde o Braga jogou.
E a Amadora onde apanhei um susto de morte quando me enganei no caminho e fui cair num daqueles bairros críticos, sozinho dentro do carro, à hora de almoço, e aquele pessoal todo na rua e ninguém se desviava do carro e eu a ter que os circundar tipo "chicane". Que susto !!!  Pior que Guimarães. :o
Por isso posso me vangloriar de nunca ter sido sequer simpatizante metralheiro e de poder garantir que sou apaixonado pelo Braga porque na altura da formação de vontade eu estava em Braga, entretido a crescer ( Plágio). ;D
Ah, e sou um Vilaverdense que nunca morou em Vila Verde já tenho um Ministrinho de 3 anos que é sócio, e que já sabe dizer : Benfic@ é p'ra sanit@. ;D ;D ;D

J.M.

Quem me incentivou desde cedo para ser bracarense foi o meu tio e devo-lh, principalmente a ele, o  facto de sr bracarense...tudo começou qnd m levava ao futebol desde pequeno (6 anos  s nao m falta a memoria) e desde aí faça chuva faça sol, quer no velhinho primeiro de maio, quer no emb, lá fui eu a ase tds os jogos das epocas anteriores............por isso temos tds d homenagear, os nossos tios, avos, bisavos, pais.....por esta herança única que nos deixaram, o sermos bracarenses

ric

Quote from: SoBraga on 12 de August de 2006, 23:29
Ahaha fizeste bem em ensinar isso ao teu filho, quando eu tiver filhos a primeira coisa que eu ensinar é slb slb ***** slb, todos deviamos fazer isso , temos que preservar a nossa raça ! Mouros ? não obrigado.

Ora aqui está o que de mais negativo existe.
Sóbraga, educar é pela positiva. é não acirrar ódios mas descobrir a amizade e o gosto de ser diferente.
Ainda vais a tempo de te emendares.
Só podemos ter uma grande SCBraga com os grandes tb fortes mas o Braga na mesma medida. Ser negativista não é correcto. Devemos incentivar o positivismo e não o lado negativo. Não quero ganhar com assobios aos adversários. Quero ganhar compalmas aos adversários pela excelente réplica.
Quero ser Braga com paixão mas não contra outros.

a diferença é esta e sinceramente, com esta tua mentalidade numa mais teremos paz, harmonia e fair-play no futebol

braga grande

pois a minha historia tb è bonita!!!tinha eu uns 5 anos quando começei a ir a bola com o meu pai !grande bracarense!!ou melhor familia toda ela bracarense com orgulho !e assim foi ate hoje !!tornei-me doente pelo sc braga onde raramente perco um jogo seja em casa ou fora !!uns dizem-me ----tudo bem q sejas do braga nos tb o somos mas dessa maneira?eu respondolhes o braga  è  a minha vida !!amote scbraga  !!!!!bem hajam a todos  socio 13901
braga è scbraga!!!!

Somos Braga!

Sempre fui do Braguinha desde pequenino, não tinha nenhum familiar Braguista (o meu pai não gosta de futebol e os meus tios são todos encarnados) mas sempre fui pelos clubes da minha terra (Braga e Merelinense). Comecei a ir ver os jogos do Braguinha ao 1º de Maio aos 13 Anos, sozinho pois não tinha ninguém que me levasse aos jogos... fui sócio até aos 17 Anos... aí como não tinha dinheiro para pagar as cotas deixei de o ser, mas não deixei de ir ver os jogos - ia para o picoto ou para o muro do parque de campismo ver a primeira parte e na segunda pedia ao porteiro para me deixar entrar de borla. Quando comecei a trabalhar, como já tinha dinheiro para pagar as cotas a primeira coisa que fiz foi tornar-me de novo sócio do meu clube.

Hoje acompanho o Braga para todo o lado, na época passada fui ver 10 jogos fora do EMB, só não vou mesmo quando não posso, faço qualquer sacrificio... e fico muito f***** quando vejo sócios a dizer que vão rasgar o cartão só porque tiveram que ficar meia hora na fila para comprar bilhete...

O dia mais feliz da minha vida vai ser o dia em que o meu braguinha for campeão!!  E esse dia já esteve mais longe...
O verdadeiro adepto vê-se nas derrotas!

Pé Ligeiro

Depois de ler com muito gosto as histórias de outros Braguistas, vou contar também a minha.
Sou natural de Arcos de Valdevez. Quando acabei a escola primária fui com a minha mãe para Braga, ela era professora primária (já faleceu), foi lá colocada e por lá ficámos durante 4 anos. Fui estudar para o ciclo André Soares, onde fiz o 1º e 2º ano (agora 5º e 6º), depois fui estudar para a Escola Secundária Carlos Amarante, onde fiz o 7º e o 8º anos de escolaridade.
Até ir para Braga não ligava nada ao futebol. Os meus pais nunca ligaram ao futebol. Em Braga, a minha mãe tinha uma colega que morava no Bairro da Misericórdia e cujos filhos não perdiam um jogo do Braga. Foi aí que despertou o meu interesse pelo futebol e a minha afeição ao Braga. Comecei a ir aos jogos e rapidamente o bichinho se instalou. A maior molha da minha vida apanhei-a no 1º de Maio, num jogo contra o Sporting (Braga 2 - Sporting 0), em que apenas levei um Kispo e choveu, choveu, choveu durante todo o tempo. Naquele tempo ia-se a pé para o estádio e voltava-se também a pé. Alguns dos valorosos jogadores desses tempos eram o Gr. Valter, o Artur(defesa dtº), o João Cardoso (defesa esqº), o Serra, o Manaca, o Marinho, o Paulo Rocha, o Chico Faria, o Chico Gordo (exímio cabeceador - grandes golos!), o Lito, o Nelinho entre outros.
O Braga é, foi e será sempre o meu único clube.
Há 21 anos que vivo em Lisboa e já há uma série de anos que passo todos os dias úteis da semana (excepto em período de férias ou quando estou fora de Lisboa) na 2ª circular ao lado do estádio do Sporting e em frente ao do Benfica, com o cachecol do Braga na parte de trás do carro - dá-me um gozo bestial!
É muito fácil defender a causa do Braga no meio da "mouraria" e outros que tais. Basta dizer que adepto dos três grandes qualquer um é, mesmo não fazendo ideia onde é o estádio, porque ganham muitas vezes, mas para ser do Braga tem que se gostar, tem que se ser genuíno, tem que defender a sua terra, a sua região. O adepto do Braga não se "pendura" nas vitórias do clube, apenas as partilha e saboreia quando acontecem.
Eu costumava dizer o seguinte: Para os adeptos dos 3, quando a sua equipa ganha é normal, mas quando perde é uma grande chatice, até entram em depressão. O Braga quando perde é mais ou menos normal, mas quando ganha é uma grande festa.( É claro que agora, atendendo aos três últimos anos e aos que aí virão, já tenho que modificar um pouco o discurso, porque agora já ganhamos muito mais vezes, mas a lógia mantém-se).

BRAGA SEMPRE MAIS!

Cmcorreia

Boas

A minha história é mais ou menos como quase todas. Desde de que me lembro (5-6 anos) que vou ver jogos do Braga. Quando era mais novo geralmente só ia com o meu pai (sempre o meu pai) ver jogos das camadas jovens (lembro-me de ficar manhãs de Domingo seguidas a ver jogos do Braga). Fui  crescendo (mas não muito) e sempre fui vendo jogos do braga, aliás quando era mais novo lembro-me de ir ver muitos jogos fora de Braga (Rio Ave, Chaves, Penafiel, Salgueiros, Covilhã).
Com 9 anos fiinalmente convenci o meu pai  a fazer me sócio (mas já antes ia ver muitos jogos), desde aí só perdi 3 jogos do nosso clube em Braga, e engraçado que antes de me tornar sócio o meu pai era sócio da superior, e muitos jogos lá fui ver, e depois por nossa causa, minha e do meu irmão, tornou-se sócio da central, até hoje, o meu irmão é que se perdeu neste processo (é fraco!!!!).

Uma das recordações que tenho de ter sempre acompanhado o Braga, é a de quando era mais novo fazer campismo em Viana do Castelo, e no primeiro jogo da época vir de lá com muitos bracarenses ver o jogo. Além de muitas outras como quando tinha 5 anos e pedi como prenda um equipamento do braga (com o n´.º 5 que era do jogador que eu mais gostava de ver nos juniores pq jogava a defesa esq. e tava junto da linha!!!!!!)

Não há nada melhor do que recordar estas historias, para sentir que de facto estamos num clube que é grande não pelos títulos mas pelas recordações e pelo significado da sua história na vida de todos nós!!!!!
Cláudio Correia

rikiz

A minha história de associado do s c braga começa com 6 anos de idade, agora tenho 23, num jogo do braga com o farense, num dia horrivel com chuva, vento e pouca gente no estádio primeiro de maio. Nesse dia vi a primeira de muitas vitórias do meu único clube, até esse dia não ligava a futebol, mas acho que as cores, e a força do karoglan me deixaram fascinados. A partir desse dia fui sempre com o meu padrinho, o meu tio e 2 amigos meus ver o braga. Lembro me de chegar eufórico a casa todos os fins de semana que o braga jogava, quer ganhasse ou perdesse, não me importava muito, o importante era lá ir. O Braga jogava pouco nesse altura, lutavamos constantemente para fugir ao último lugar, era gozado na escola pelos meus colegas que eram dos grandes, mas não ligava, era gozado em casa porque alguns familiares eram dos grandes, mas não ligava, eu queria era ver os jogos do Braga. O melhor presente de anos que me deram até agora foi uma camisola do Braga, com o meu nome quando fiz 10 anos, e olhem que já recebi uns bem melhores e mais caros, mas nunca liguei. O pior momento como sócio foi aos 17 anos quando fui ver o Braga fora pela primeira vez, em Guimarães, tive que correr quase 30 minutos para fugir á claque vitoriana, fiquei num café escondido até á noite, e só depois pude regressar são e salvo a braga. Fui um dos que chorei no último jogo no estádio primeiro de Maio, ainda a época passada sempre que podia ia ver os jogos do Braga B só para matar saudades o estádio e do sitio onde muitas vezes fiquei. Hoje sentado na cadeira do EMB lembro me das tardes em que chegava a casa todo molhado, ou das tardes de inicio de época com muito calor e com o sol a bater me na cara e a pedra a queimar me o "cú". Lembro me de ver os jogos por entre alguns guarda chuvas abertos e dos sinais de alerta das bancadas quando a chuva parava, quem não se lembra do "JÀ NÃO CHOVE". Ficam as recordações  e a nostalgia. Hoje o Braga evoluiu, temos um clube bom, um estádio magnifico,  e uns adeptos unidos. Tenho uma vida boa porque fiz grandes e boas opções uma delas foi ser sócio do Sporting Clube de Braga. Sócio Nº 4606
Saudações a todos os verdadeiros bracarenses.
ENORME E MÀGICO BRAGA
E                M            B

mitsubisho

Ora aí está um tópico muito interessante e que ajuda a construir a história do nosso clube.

A minha história é esta:

O meu pai trabalhava num dos cinemas da cidade de Braga e como tal estava impedido em ir ao futebol aos domingos à tarde, por razões óbvias.
A forma que ele usava para acompanhar o seu clube era assistir, aos domingos de manhã, aos jogos das camadas jovens, no campo da Ponte.
Recordo-me perfeitamente que aos domingos iamos á missa ao Carmo às 8 da manhã, descíamos a Av. Liberdade meios a correr para conseguirmos chegar à Ponte a tempo de ver o 1.º jogo que normalmente era às 9 da manhã. Faziam-se uma belas fogueiras, para contrariar o frio matinal enquanto se observavam todos aqueles jovens a despontar para o futebol e se expectava sobre o desempenho da equipa principal no desafio vespertino.
Mas um pouco antes disso, julgo eu, recordo-me quando o Braga desceu de divisão, após ter perdido com a CUF em casa por 1-0 (lembro-me de ouvir um carro com altifalantes a anunciar na cidade o jogo como fundamental para as aspirações do clube) e depois no Bessa com o Boavista por 2-0 (Aí eu sentia-me confuso, julgando que o meu avô, que morava na Rua da Boavista deveria ser adepto do Boavista!!!).
Na verdade era uima criança e lembro-me até do conselho do meu pai: "Se fulano (nosso vizinho) te gozar a dizer que o Braga desceu para a 2. divisão, diz-lhe que o Viseu (de onde ele era natural) desceu para a 3. divisão....lol.
O primeiro jogo da equipa principal que me recordo ter assistido, fui acompanhado por um amigo do meu pai, um tal Sr. Faria, que me levou com ele a assistir um jogo para o campeonato da 2. divisão Braga - U. Coimbra em que o resultado, para meu desapontamento foi 0-0 (ainda me recordo que uma bola entrou dentro da baliza do U. Coimbra através de um buraco na rede lateral da baliza). Seria algures no ano de 1970/71. Em 1974 tornei-me sócio do Sc Braga, porque fiz 12 anos e já não conseguia entrar "pendurado". Estava o Braga ainda na 2. divisão, lembro-me perfeitamente de ter preenchido a proposta para sócio numa das mesas do café Cinelândia. O sócio que me propôs foi o Sr. Ezequiel que trabalhava na Farmácia do hospital.
daí em diante nunca falhava um jogo em casa. O meu primeiro jogo como sócio de pleno direito instalado no tribunal perdemos 2-0 com o Beira Mar em casa, novamente para meu desapontamento. Mas essa foi também a última época do Braga na 2. Divisão. Ainda me recordo de quase todos os resultados casa e fora (Na verdade Ric o último jogo foi com o Vilanovense onde empatamos 0-0, resultado que e nos colocava automaticamente na 1. divisão). Fomos assim campeões da Zona Norte e hoje ainda guardo um livrinho que foi enão editado a comemorar o feito. Estive presente na festa em frente à sede no campo da vinha, muito orgulhoso da minha bandeira, e onde muitos milhares de pessoas saudaram a equipa que subiu. Tempos memoráveis....
Adorava o meu pai falar de jogadores fabulosos que haviam passado pelo nosso clube como por exemplo Corona, Fantim, Imbelloni, Irmãos Mendonça, Garófalo, Quim Coces, Perrichon e muitos outros. Falava também das jornadas de Aveiro e do famoso escadote...das goledas infrigidas ao Benfica, Sporting, Porto e Belenenses.
As minhas recordações são tantas que dariam para centenas de páginas.
Nas camadas jovens lembro-me de termos sido campeões de Juniores e de Juvenis, lembro-me de ter ido numa excursão a Coimbra com o Machado da Porta Larga ver a primeira final de Juvenis que perdemos com o Sporting (saímos às 7 da manhã e chegamos em cima da hora do jogo...outros tempos). Lembro-me de faltar às aulas no Sá de Miranda ao Sábado para ver os jogos dos juniores quando jogavam nesse dia.
De jogadores lembro-me do Marinho, do Pinto Tabuínhas, do Vilaça, dos Serras, do Louro, do Fernando Pires, do Vilaça, do Batistinha, do Luso, do Tozé, do Nogueira, do Martins, do Quim, do Lacota, do Zé Artur, do Anselmo, do Laranja, do Alexandre, do Zé Maria, do Toni, do Amadeu, e sei lá quem mais, uma imensidão de gente.
Pelos séniores recordo-me de jogadores como o Calú, o Edvaldo, o Rochinha, o Zé Carlos, o Ronaldo, o Zinho, Caio Cambalhota, Marconi, Chico Gordo, Canavarro, Mendes, Artur, Chico faria, Nélinho, Paulo Rocha, Valter, Jorge Gomes, Marinho, Quinito, Manaca, Lito, Serra, Fernando, Antenor, Pinto, Fidalgo, etc etc até aos nosso dias.
E já á vão 32 anos de sócio plenos de boas recordações.
Ainda guardo o meu 1. cartão de sócio - sócio 7414... e todos os outros, bem como alguns bilhetes de jogos que assisti - Totenham, West Bromwich, Swansea City, Hibernians de malta, a despedida do Ronaldo, etc etc

VIVA O SCBRAGA SEMPRE

Rita

Bem, a minha história é curta e simples...

Quando era criança detestava ir ao futebol. Os meus pais, que sempre foram grandes adeptos do SCB, bem me tentavam levar para o 1º de Maio e eu lá ia com as minhas bonecas, e lá ficava eu virada de costas para o relvado (como me conta a minha mãe) a brincar e a perguntar de 5 em 5 minutos quanto tempo faltava para aqueles homens pararem de andar atrás da bola. Os meus pais começaram a aperceber-se que não havia volta a dar e começaram a deixar-me ficar com a minha tia enquanto eles iam aos jogos.

Durante anos foi assim... Mesmo na televisão não me conseguia interessar por aquilo, era normal pois não percebia as regras nem nada. Até que comecei a prestar mais atenção e comecei a gostar. Quanto ao clube, não poderia ser de outro uma vez que venho de uma família de braguistas mas também não foi só isso que me influenciou. Sou muito bairrista e acho que mesmo com pais de outro clube dificilmente seria do clube deles.
De há uns anos para trás, adoro ir ao futebol e ver na televisão o meu SCB.

As voltas que a vida dá... :D