News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 09/05

Started by Olho Vivo, 09 de May de 2008, 03:26

Previous topic - Next topic

Olho Vivo

Avançado sem nova abordagem para renovar

João Tomás diz adeus frente à Académica

Por PASCOAL SOUSA e PEDRO Manuel COUTO

O último jogo do Sp. Braga na Liga, frente à Académica, assinalará o adeus de João Tomás ao clube. Abordado em Novembro para renovar por duas épocas, o avançado não chegou, numa primeira fase, a acordo e as conversações foram interrompidas. A SAD não voltou a insistir e agora o internacional luso tem emblemas da Europa e Médio Oriente no seu encalço.

O interesse manifestado pelo Sp. Braga na continuidade de João Tomás esbarrou num pormenor: o jogador concordou com os valores e os dois anos de vínculo propostos, mas não com a existência de uma cláusula de rescisão de um milhão de euros. Mesmo para um futebolista cujo empréstimo ao Al-Arabi e Al-Rayyan, do Catar, rendeu aos cofres bracarenses esse montante, cláusula tão elevada representaria um condicionalismo extremo a uma nova proposta das Arábias.

Entretanto, António Salvador decretou o fim de todas as negociações até a equipa atingir o objectivo de se qualificar para a Taça UEFA. Mas existem sinais claros de que as duas partes seguirão caminhos distintos no final da época.

O jogador já começou a arrumar o cacifo, ciente de que a inexistência de uma abordagem oficiosa (já feita a outros atletas) indicia o fim de um ciclo muito proveitoso. Máxima referência goleadora da equipa nos anos dourados de Jesualdo Ferreira (30 golos na Liga entre 2004 e 2006), João Tomás rendeu muito dinheiro aquando da sua aventura pelo Catar. Neste país, deixou saudades e já terá recebido convites para regressar. Grécia, Rússia, Chipre, Espanha, bem como Portugal, são possibilidades em aberto para continuar a carreira. O telefone não tem parado...

Selecção e lesões

Aos 32 anos (completa 33, no dia 27), João Tomás viveu época agridoce. Ao cabo de seis anos de ausência, regressou a uma convocatória da Selecção Nacional, para o jogo frente à Arménia, mas uma rotura na coxa esquerda afastou-o dos compromissos seguintes, com a Polónia e Sérvia. Operado a pequeno problema no joelho esquerdo, em Fevereiro, empreendeu boa recuperação e é uma das soluções de ataque à disposição de António Caldas.

No final da época, terá leque alargado de escolhas para continuar a jogar ao mais alto nível. Nova aventura no estrangeiro parece ser a via mais óbvia. Ironia do destino: Tomás despede-se de Braga frente à Académica, clube que o catapultou para a fama.



MATHEUS «OK»

O extremo Matheus colocou-se ontem à disposição de António Caldas para o jogo com a Académica. Veloz em campo, o brasileiro também se revelou mais rápido que a sombra a recuperar de uma rotura muscular contraída frente ao Sporting. É possível, então, que a despedida da época de Matheus seja feita a competir. A confirmar hoje, quando sair a convocatória.



EQUIPAMENTOS

Sem acordo com a Macron

A marca italiana Macron anunciou no passado dia 1 de Maio a existência de um acordo para fornecer equipamentos aos minhotos para os próximos três anos, mas fonte da SAD desmentiu qualquer negócio com aquela empresa. Também o Marítimo tinha sido dado como próximo cliente da Macron, o que não corresponde à verdade. No caso do Sp. Braga, a Lacatoni fornece equipamentos ao futebol há seis anos e tudo indica que a ligação vai continuar.



CHEGUE CEDO!  — Dani e João Pereira distribuíram convites a alunos da escola de Cabreiros para assistirem ao jogo de despedida da Liga. A festa está montada, a entrada é grátis, e o Sp. Braga faz apelo para que os adeptos e sócios cheguem cedo ao estádio para evitar confusões. As portas abrem às 15 horas, com a promessa de muita animação e música.

in A BOLA

JotaCC

Matheus pode ficar resolvido já hoje

A renovação de Matheus está prestes a tornar-se num caso bem resolvido entre as partes envolvidas, depois da polémica gerada no início do ano pelo extremar das posições entre o empresário José Almeida e o presidente da SAD minhota, António Salvador. Conforme O JOGO avançou em devido tempo, Carlos Freitas assumiu o dossiê logo que iniciou as funções de "manager" e a situação acabou revista em alta, com o responsável arsenalista a avançar com um proposta muito próxima daquela que Matheus pedira para renovar contrato até 2011. Vinculado ao clube até 2009, o extremo brasileiro é visto em Braga como o futuro dono do lado esquerdo do ataque arsenalista, sendo de todo o interesse renovar com ele rapidamente e aumentar a cláusula de rescisão, actualmente nos 1,5 milhões de euros, salvaguardando futuros interesses que se venham a desencadear em torno do jogador - de resto já cobiçado no mercado estrangeiro. O empresário já avaliou os números que tem em mãos e considera positiva a atitude da SAD, mas faz depender de uma conversa com o seu representado, que deverá acontecer durante o dia de hoje, a decisão que vier a ser tomada, sendo que o cenário de renovação está cada vez mais perto. Matheus, por seu lado, está também fortemente interessado em resolver a sua vida até partir para férias, um detalhe que concorre a favor de um fecho feliz das negociações no mais breve prazo possível. Nesta linha, tudo se conjuga para que o esquerdino brasileiro seja jogador do Braga até 2011


Vandinho é recuperável

Tendo como certas as ausências de Stélvio, Jorginho, Madrid e Rodriguez, todos a recuperarem de lesões, e de Frechaut e de Brum, castigados, no jogo de amanhã, António Caldas ensaiou ontem a estratégia para o jogo com a Académica, na última "final" para a desejada chegada à Taça Intertoto. Com Matheus num processo gradual de reintegração que poderá conduzi-lo à convocatória, a aposta vai no sentido de recuperação de Vandinho, que hoje fará um teste.


Dani queria ser CSI e João Pereira "profe"

A visita à escola EB 2.3 de Cabreiros trouxe revelações sobre o passado e os sonhos de criança do guarda-redes Dani Mallo e do defesa-direito João Pereira.

Inserida na iniciativa "Feira das profissões", a decorrer naquele estabelecimento de ensino, os dois jogadores foram convidados a falar do passado, presente e futuro, deixando ainda conselhos aos jovens alunos, na sua maioria meninas, que assistiram à sessão. O espanhol Dani Mallo fez a revelação mais surpreendente quando afirmou que, quando era criança, pensou estudar para ser criminologista, mas acabou "raptado" pelo futebol quando chegou a altura de tomar decisões. Um percurso em tudo idêntico ao de João Pereira, que trocou o sonho de ser professor de Educação Física pelo futebol, quando aos 16 anos foi confrontado com a obrigação de tomar uma decisão sobre a sua vida profissional, deixando os estudos quando estava a frequentar o 12.º ano.

Aos alunos, a dupla de futebolistas, deixou o conselho de que devem apostar num curso superior, lembrando-lhes os seus próprios exemplos, pois a carreira de futebolista acaba depressa, e depois a vida tem de continuar, ligada ou não à modalidade que abraçaram. Seguiram-se os autógrafos e o convite para os alunos estarem amanhã no Estádio AXA a apoiar a equipa frente à Académica


Sócios ficam em baixo e público em cima

A abertura de portas do Estádio AXA a todos quantos amanhã quiserem assistir ao jogo entre Braga e Académica levou a SAD a promover alterações, por forma a facilitar a vida a quem deseje assistir ao último encontro oficial da época. Assim, os associados e titulares de lugares anuais, independentemente do lugar que detêm no estádio, serão colocados nas bancadas inferiores, deixando as superiores para o restante público, contornando-se dessa forma a confusão que se possa gerar em torno dos detentores dos lugares. ^


INQUÉRITO ONLINE

P | O Braga deve renovar contrato com Carlos Fernandes e João Tomás?
João Tomás e Carlos Fernandes (na foto) são jogadores desejados para continuar em Braga na próxima época, com a maioria a votar em ambos para o futuro, ainda que se a pergunta for personalizada, o defesa recolha mais simpatizantes que o avançado para prosseguir a sua carreira com a camisola arsenalista.

REALIZADO NOS DIAS 7 E 8 DE MAIO

VALORES EM PERCENTAGEM

Só com Carlos Fernandes - 19

Só com João Tomás - 12

Com ambos - 41

Nenhum - 28

N.º DE PARTICIPANTES: 64




Balança desequilibrou-se em apenas cinco minutos

Benfica e ABC deram espectáculo no segundo jogo da final do "play-off" da Liga, com o pavilhão cheio de público para ver o segundo triunfo da equipa encarnada diante do bicampeão. A partida ficou marcada pelas exclusões nos cinco minutos finais: José Costa, por palavras, e Zelenovic, por um remate após uma decisão da arbitragem. Esse período foi determinante para encontrar o vencedor, já que o equilíbrio predominou. As alternâncias no marcador foram curtas, excepção para três momentos em que o Benfica, por Rui Silva, Luís Nunes - intratável nos livres de sete metros - e Cláudio Pedroso, alargou a diferença para três golos (17-14, 18-15 e 19-16). O ABC terá agora de evitar que, no domingo (16h05), o Benfica se sagre campeão. E, recorde-se, os da Luz venceram em Braga dia 4, também por um golo.


Jorge Rito
"O nosso esforço foi gozado pelos árbitros"

Jorge Rito contestou o trabalho dos árbitros, abandonando o pavilhão exaltado. "Ainda bem que o jogo deu na televisão, porque assim todos puderam ver a falta de respeito que a equipa de arbitragem demonstrou pelo ABC. Estes árbitros não têm nível, pois cometeram erros e pediram desculpa pelos mesmos. O que se passou nos últimos cinco minutos foi uma vergonha. O nosso esforço foi gozado pelos árbitros", criticou o treinador da formação bracarense, ironizando sobre o próximo jogo, no domingo: "Espero que escrevam que o Benfica merece ser campeão..."

O JOGO

JotaCC

Matheus alivia cenário de crise
BRASILEIRO SUPEROU LESÃO MUSCULAR E PODE SER OPÇÃO
      
Desta vez não é o ataque que preocupa António Caldas, mas o treinador do Sp. Braga não deixa de rejubilar com o regresso de Matheus ao lote das opções. O brasileiro trabalhou ontem sem limitações e deu sinais claros de que pode ser opção para a recepção à Académica. Não terá condições para ser titular, mas será convocado e constituirá opção para o decorrer do jogo em função das necessidades da equipa técnica. Matheus lesionou-se a 14 de Abril, dia em que os bracarenses receberam a U. Leiria. Perderam o jogo e ficaram sem Matheus e Vandinho, ambos devido a lesões musculares. O médio regressou mais cedo à competição, mas lesionou-se na última jornada e está em dúvida.

A presença na Taça Intertoto, que ainda carece de confirmação, vai obrigar os minhotos a começarem mais cedo a época. O arranque está previsto para a segunda semana de Junho, sensivelmente 1 mês antes da 3.ª eliminatória da prova de acesso à UEFA. Quanto ao estágio, está reservado para Melgaço, onde os bracarenses se têm dado bem. Interromperam na época passado um ciclo de quatro concentrações no Alto Minho, pois as despesas decorrentes do estágio realizado na Alemanha foram salvaguardadas pela empresa que organizou a digressão dos minhotos, tendo estes aproveitado, inclusivamente, para jogar no Luxemburgo.

RECORD

JotaCC

Aposta nas escolas volta à carga na próxima época
Terminou, ontem, em Cabreiros, a campanha de charme do clube junto dos alunos e jovens do concelho.

O sucesso é visível, por isso, a aposta vai ser reforçada na próxima época. A campanha de marketing do Sp. Braga junto dos alunos e jovens das escolas do concelho vai voltar à 'estrada' na próxima temporada, com o intuito de aproximar o clube à geração do futuro e cativar mais sócios.
"O balanço desta iniciativa é tão positivo, que estamos a pensar já no próximo ano  fazer as escolas que não conseguimos. A aposta vai ser feita desde o início, em escolas do 1.º ciclo, porque esta época começámos já a meio do campeonato", revelou Carlos Mangas.

O responsável pelo departamento de Marketing lembrou que as sessões de autógrafos e a conquista do público mais jovem tem dado frutos, o exemplo é o "aumento do número de pessoas que passou a ir ao estádio". "É a forma de o clube se ligar aos jovens e à cidade", destacou.
A campanha de charme terminou, ontem, na Escola EB 2,3 de Cabreiros, com a visita de João Pereira e Dani Mallo. Em euforia total, os alunos do 9º ano deliraram com a presença dos jogadores do Sp. Braga, uma presença integrada na Feira das Profissões.

Para além de autógrafos, conselhos e fotografias, a melhor aluna recebeu das mãos dos craques uma camisola autografada. "Gostei muito. Vai ficar sempre no meu quarto para me lembrar desde momento. Tenho que agradecer aos jogadores, porque é uma ocasião muito importante. É como que uma recompensa e dá para trabalharmos ainda mais, sentimos que o nosso trabalho é recompensado", contou ao Correio do Minho Magda Costa. Fã do Sp. Braga - "eu e o meu pai somos super adeptos" - a jovem, que tem por hábito ir ao estádio, aproveitou para dizer aos jogadores "para não desistirem". "Há sempre muita gente a torcer por eles", frisou.


Salários estão em dia

O Sindicato de Jogadores (SJFP) denunciou que o Sp. de Braga ainda não pagou os salários do mês de Abril aos jogadores, posição imediatamente contrariada pela SAD do clube bracarense, com a ameaça de agir pela acção criminal contra o SJFP, caso não seja reposta a verdade dos factos.
   
A denúncia de salários em atraso aos jogadores do plantel do Sporting de Braga, mais concretamente no que diz respeito ao pagamento dos salários do mês de Abril, caiu muito mal na SAD do clube minhoto.
A reacção foi imediata através de um comunicado, com a ameaça de "lançar mão de todos os mecanismos que tem ao seu dispor, nomeadamente, as competentes acções criminais, de forma a refutar as difamações perpretadas e repor a verdade e o bom nome da instituição e seus representantes", assim como exigir o devido "pedido de desculpas".
No ofícío da SAD do Sporting de Braga, é considerado "falso" que o clube "não cumpre os seus compromissos contratuais com os seus profissionais de futebol, nomeadamente, que não efectue o pagamento dos salários acordados no devido tempo".
Acrescenta: "desde que a actual administração da SC Braga SAD tomou posse, em Fevereiro de 2003, sempre honrou pontualmente e sem excepção todos os seus compromissos com os seus profissionais".

CM

JotaCC

João Tomás sem acordo para a renovação de contrato

João Tomás não está nos planos do Braga para a próxima época


João Tomás vai deixar o Braga no final desta época, deppois de não ter chegado a acordo com a SAD minhota para a renovação do contrato. O avançado reuniu-se com os dirigentes arsenalistas, e em cima da mesa chegou a estar uma proposta para mais dois anos, mas as duas partes não conseguiram o entendimento, pelo que a saída é mesmo inevitável. O internacional português, de 32 anos, já recebeu vários convites, sendo o estrangeiro o seu destino mais provável para a próxima temporada.

Recorde-se que João Tomás chegou a Braga há quatro anos, vindo do Bétis, destacando-se com os 15 golos marcados em 2004/05 e outros tantos em 2005/06. Na temporada passada, jogou por empréstimo num clube do Qatar, mas regressou ao Minho no início da presente época, ao longo da qual foi prejudicado por diversas lesões, que o impediram de lutar por um lugar na equipa bracarense durante vários meses.

A despedida do ponta-de-lança aos adeptos minhotos pode acontecer no encontro de amanhã com a Académica (17.30 horas, SportTV2), a contar para a última jornada da Liga portuguesa, mas também poderá ser feita na próxima terça-feira, dia em que o Braga realizará um jogo particular com o Cruzeiro, no Estádio AXA.

JN

JotaCC

Salários: chuva de reacções e desmentidos à lista do Sindicato

A maior parte dos clubes acusados de incumprimento salarial pelo Sindicato de Jogadores reagiu ao longo desta quinta-feira, contestando os dados avançados por Joaquim Evangelista. O Sporting falou em conferência de imprensa.

O presidente do Vitória, Emílio Macedo, garantiu ter pago esta quinta o mês de Abril e acusou o Sindicato de «calúnias» por ter denegrido o clube de Guimarães. «O Vitória normalmente paga aos seus atletas ao dia oito de cada mês. Hoje é dia oito e foi dia de pagamento. É lamentável que Joaquim Evangelista venha denunciar mentiras e coisas que não são verdade», criticou, ponderando accionar judicialmente o dirigente.

A reacção do P. Ferreira surgiu através de comunicado assinado pelos capitães Pedro, Pedrinha e Peçanha: «É totalmente falso que o P. Ferreira tenha o salário do mês de Abril em atraso, porque o acordo com os seus atletas, a vigorar desde sempre nesta instituição, prevê a sua liquidação até ao dia 8 do mês seguinte.»

Aprígio Santos, da Naval, garante que os pagamentos estão em dia, depois de ter sido avançado que o emblema da Figueira da Foz devia metade de Abril. «Não falo com gente que vive à custa do futebol, só com quem serve o futebol», acusou o dirigente, em declarações ao Maisfutebol, para, de seguida, deixar uma garantia: «Aqui está tudo em ordem!» Posteriormente, os capitães Gilmar, Taborda e Mário Sérgio, em declarações à Lusa, disseram não ter sido auscultados pelo Sindicato na matéria.

O Sp. Braga quer a retractação do Sindicato. «É falso que o Sp. Braga não cumpra os compromissos contratuais com os seus profissionais, nomeadamente, que não efectue o pagamento dos salários acordados no devido tempo», defendeu, reputando de «falsas» as declarações de Evangelista e pedindo que as mesmas sejam desmentidas, sob pena de os minhotos accionarem «os mecanismos ao seu dispor».

Quanto à U. Leiria, entre críticas ao presidente do Sindicato, garantiu que se trata de uma questão de prazos. «Há muito que está instituído que o pagamento dos salários é feito aos dias 20 ou 21 do mês seguinte a que dizem respeito», esclareceu.

Relativamente ao Leixões, a SAD explicou ter um acordo desde o início da época com os seus jogadores, no qual ficou estabelecido que o salário de um mês pode ser pago a partir do dia 15 do seguinte, «sem nunca deixar acumular dois meses».

O Belenenses reagiu através do seu presidente Fernando Sequeira e igualmente negou a existência de vencimentos por pagar. «Não está nenhum ordenado em atraso», assegurou, citado pela Lusa, esclarecendo que o clube do Restelo «paga sempre o mês anterior até à primeira quinzena do mês seguinte». O dirigente lembrou, ainda, que nem todos celebram contratos que vencem a dia 5: «Podem vencer a 8 ou a 9 ou até mesmo a 15.»

O Desp. Aves esclareceu que paga os salários dos jogadores em dez prestações e, como em Junho já não há jogos oficiais, pagou em Agosto de 2007 meio mês de Maio deste ano. João Freitas, presidente do clube da Liga Vitalis, pondera accionar judicialmente o Sindicato, se o clube perder apoios financeiros na sequência da divulgação.

Também deste escalão, o Fátima negou a existência de salários em atraso através de comunicado assinado por 18 jogadores. «Desde o início da época que os mesmos têm sido pagos entre os dias quatro e dez. O Fátima tem cumprido religiosamente com o que foi assumido», garantiram.

Recorde-se que o presidente do Sindicato de Jogadores, Joaquim Evangelista, anunciou esta tarde que F.C. Porto, Benfica, Trofense, Vizela, Olhanense, Freamunde, Feirense e Gondomar eram os únicos clubes com salários regularizados.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Sp. Braga e Guimarães "contra" sindicato de jogadores
Sporting de Braga e Vitória de Guimarães falaram, ontem, da "falsidade" das declarações do presidente do sindicato dos futebolistas, exigindo desculpas públicas relativamente aos propalados salários em atraso.


João Tomás deixa Sp. Braga
O avançado do Sporting de Braga, João Tomás, está de saída dos arsenalistas.

DIARIO DO MINHO

Reis


O lateral-direito Ângelo, do Paraná, pode estar se transferindo para o futebol português. O procurador do jogador, Paulo Affonso Neves, confirmou que ele recebeu uma sondagem do Sporting Braga. Uma proposta formal deve ser feita nos próximos dias.

- Os dirigentes do Sporting Braga vêm acompanhando as boas atuações do Ângelo no Paraná e demonstraram bastante interesse por ele. O fato de o atleta possuir passaporte europeu animou ainda mais os portugueses, mas, por enquanto, não chegou nenhuma proposta oficial. Pelo que me foi passado, acredito que isso deve acontecer em breve – diz o procurador.

Paulo Affonso Neves ainda disse que não conversou com o lateral-direito sobre a possibilidade de ir para exterior, até porque o Paraná estréia na Série B nesta sexta-feira, diante do Avaí.

- Estou procurando deixar ele de fora de qualquer assunto que envolva interesse de outros clubes, até porque o Paraná vai estrear em uma competição importante, que é a Série B. O que posso dizer, no momento, é que ele está muito feliz no Paraná.


globoesporte.globo.com
Vás para onde fores, veste a tua camisola para mostrares identidade gverreira.