News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 07/05

Started by Olho Vivo, 07 de May de 2008, 03:21

Previous topic - Next topic

Olho Vivo

SAD abre as portas do estádio à espera que a festa invada a alameda rumo à intertoto

Cortejar a Europa na queima

Por Augusto Bernardino

O cenário está montado para um Sp. Braga de linhagem internacional. Enquanto espera pela confirmação do afastamento do Belenenses do caminho europeu , o clube não deixará de queimar os últimos cartuchos de uma época volúvel, em ambiente de autêntica folia, para garantir, sem recurso à secretaria, um lugar na Intertoto.

Quis o calendário que o Sp. Braga dispusesse de uma última oportunidade para salvar a face na louca semana da Queima das Fitas, irónica ou promonitoriamente frente à Briosa.

E tal como no tradicional Enterro da Gata, sobejam motivos para colocar uma pedra sobre os problemas de um ano complicado, que para os minhotos termina com o frustrar de uma ambição e orgulho consolidados ao longo das últimas temporadas.

Na despedida do campeonato, acredita-se que a festa invada a Alameda do estádio e se misture com a louca noite da Queima, que sábado à noite, logo após o jogo com a Académica, acolhe a irreverência e a alegria das tunas e toma conta do recinto.

Entrada gratuita convida a romaria

Apoio é que não faltará à equipa, com fundadas razões para esperar uma enchente sem precedentes, com a SAD a tomar a decisão de franquear a entrada, iniciativa que convida à romaria e à chegada bem cedo ao estádio.

No último fôlego pela Europa, os minhotos confiam na capacidade de uma equipa ainda com as marcas visíveis das inúmeras contrariedades que a afectaram na pior altura, na hora das grandes decisões.

Agora, com o plantel a contar as últimas espingardas, não é previsível que o treinador António Caldas possa pela primeira vez reunir 18 jogadores para preencher o banco. Ainda assim, com outros recursos, embora enfrentando novo dilema... o de refazer o meio-campo sem Roberto Brum e Frechaut.

Matheus e Brum na Sé

Matheus e Brum fizeram as delícias da pequenada da Escola EB 1 da Sé, mesmo no coração da cidade, que durante uma hora bateu descompassado de tanta alegria. As músicas entoadas por quase três centenas de alunos em delírio não deixam dúvidas: O Sp. Braga marcou mais um importante golo na batalha do futuro.

Transporte gratuito

Além da entrada no estádio, serão disponibilizadas linhas de transporte gratuitas. A festa começa bem cedo com diversos espectáculos, desde tunas, a claques, passando pelo desfile dos atletas das outras modalidades.

Peru chama Rodriguez

Apesar de lesionado e em dúvida para o último jogo, Rodriguez consta da lista de jogadores que actuam fora do Peru a convocar para os próximos jogos particulares com Espanha e México, relação a oficializar este fim-de-semana.

in A BOLA

JotaCC

Despedida é grátis

Esta semana, as visitas do Braga às escolas locais são apenas isso. Não há oferta de bilhetes para o jogo com a Académica, porque, no sábado à tarde, as portas do Estádio AXA abrem-se para quem quiser assistir à última jornada da Liga.

Embora a classificação da equipa esteja aquém do desejado apuramento directo para as competições europeias - o sétimo lugar garante a participação na Taça Intertoto, antecâmara da Taça UEFA -, há um campeonato em que o Braga se pode considerar um vencedor: o da conquista dos próprios adeptos.

Desde Janeiro que o Braga anda pelos estabelecimentos de ensino locais a tentar cativar os mais jovens para o apoio à equipa. Ontem, na penúltima jornada desta prova singular, Roberto Brum e Matheus foram os protagonistas da rotina alegre. Foram recebidos numa sombra amiga do recreio da Escola EB1 da Sé com flores, música, cartazes de boas-vindas e um entusiasmo inesgotável, que contagia. Brum deu autógrafos, deu ainda o cachecol que tinha ao pescoço, sorria encantado com aquele apoio, que se transfere para as bancadas desde que haja oportunidade - como a que se oferece no sábado, com as portas abertas para a despedida do Campeonato. A medida não fez desmobilizar a equipa, que desde Janeiro organiza estas iniciativas. Mesmo sem ser preciso oferecer bilhetes, há este entusiasmo para saciar. "O nosso problema é optar, temos muitos pedidos de visitas", explica Carlos Manga, que promete atender a todos, na próxima temporada. Amanhã, em Cabreiros, termina esta primeira etapa da conquista dos bracarenses, e este professor acredita que "os resultados serão visíveis a longo prazo". Por agora, são já audíveis, quando o Braga joga em casa, alheios às oscilações da equipa na tabela classificativa, num ambiente de festa a celebrar com a Académica.



Carlos Fernandes e João Tomás à espera

Com a época a poucos dias do fim, o plantel do Braga tem dois jogadores em final de contrato com uma conversa prometida para a próxima semana. Carlos Fernandes e João Tomás aguardam pelas decisões que António Salvador repetidamente vem anunciando para depois do final do Campeonato.

Para o ponta-de-lança João Tomás, esta foi uma época ingrata, devido à lesão que só recentemente lhe permitiu voltar a ajudar a equipa no Campeonato.

Já no que respeita a Carlos Fernandes, o balanço desta, como das anteriores épocas no Braga, dificilmente poderia ser melhor: é um dos jogadores mais utilizados, um exemplo de regularidade à prova de treinadores.

Um e outro conhecerão a decisão da SAD para a nova temporada, que, entre outras mudanças, arrancará com o técnico Jorge Jesus.



Campeonato caseiro ganho em meia época

Durante muito tempo, o Braga queixava-se de ser o segundo clube da cidade - o primeiro era o Benfica. Em Janeiro, deixou de se queixar e foi à procura de gente para encher o estádio. Em 26 escolas, já houve oferta de bilhetes, e a cada sessão de autógrafos a assistência cresce. Na primeira volta, só as visitas dos ditos grandes preenchiam mais de 20 mil dos 30 mil lugares. Gradualmente, o número de espectadores foi subindo: 13 491 com o Belenenses, 14 905 com o Estrela da Amadora, 25 745 com o Guimarães - recorde da época -, surpreendentes 20 103 com a Naval, 21 182 com o Leixões. Nos jogos à noite, o estádio ressente-se, desce para os 15 mil. No início da época, não chegava aos dez mil.



INQUÉRITO ONLINE
Uma eventual participação na Taça Intertoto obrigará o Braga a competir a partir de 19 de Julho. Valerá a pena a equipa sujeitar-se a uma época tão longa só para chegar à UEFA?

Os bracarenses não querem perder o hábito de disputar as competições europeias que cultivaram nos últimos anos e que, em 2008/09, fica dependente do sucesso na Taça Intertoto. A participação nesta prova condicionará toda a pré-temporada e obrigará a equipa a entrar em campo prematuramente, mas o risco compensa para uma clara maioria dos adeptos.

REALIZADO NOS DIAS

5 E 6 DE MAIO

VALORES EM PERCENTAGEM

NÃO: 25

SIM: 75

N.º DE PARTICIPANTES: 829




O JOGO



JotaCC

Jesus não larga os seus adjuntos
NOVO TREINADOR INCLUI-OS NO ACORDO
      
Jorge Jesus não chegará a "solo" ao Sp. Braga e, sabe Record, Miguel Quaresma, Raul José e Mário Monteiro acompanham-no. Quaresma, que provavelmente terá ligação directa à área da formação, não surpreende, pois é da sua extrema confiança. "Fiz questão de estar por dentro da formação do clube [Belenenses] e tentei trazer um coordenador desportivo para a metodologia do treino da formação em sintonia comigo. O Miguel Quaresma tem 15 anos de experiência, tivemos grandes êxitos no E. Amadora, onde vendemos Jorge Andrade, Miguel, Chainho, Jordão, Paulo Ferreira, Rodolfo... jogadores que renderam bom dinheiro ao E. Amadora", disse Jesus em Novembro de 2006 numa entrevista ao jornal do Belenenses.

Raul José tem 43 anos e começou a trabalhar com Jesus no Moreirense (2004/05), continuando em Leiria e Belém. Anteriormente, trabalhara com Mário Wilson e José Romão no Alverca. Quanto a Mário Monteiro, trata-se de mais uma prova de confiança, dado que Jesus conheceu o preparador físico em Leiria. Jorge Jesus gostou dos seus métodos e quando se transferiu para o Belenenses fez-se acompanhar de Monteiro. Nascido em Famalicão há 44 anos, estreou-se em 1991 com o Famalicão na então 1.ª Divisão.

RECORD

JotaCC

Portas abertas para lutar pela Taça Intertoto

O Braga fecha as contas do campeonato no sábado, recebendo a Académica (17.30 horas), em busca da única vaga que garante a presença na Taça Intertoto.

Sem hipóteses de chegar aos lugares da Taça UEFA, não resta aos arsenalistas outra solução que não atingir essa objectivo via Taça Intertoto. Para tal se tornar uma realidade, a equipa de António Caldas depende apenas de si própria, muito embora o Belenenses ainda esteja na luta pelo sétimo lugar, mas com desvantagem pontual (um ponto) e no confronto directo. Com vista a ter o maior apoio possível, a SAD do Braga decidiu abrir as portas do estádio a todos os adeptos, que assim se podem despedir da Liga 07/08 sem gastar dinheiro.

Para o encontro com a Briosa, António Caldas não pode contar com Roberto Brum e Frechaut, ambos castigados, registando-se os regressos de João Pereira, Paulo Jorge, Contreras e César Peixoto, que cumpriram castigo na última ronda.

JN

JotaCC

Portas abertas no último jogo
O último jogo do campeonato, com a Académica, vai ter entrada livre para os sócios e adeptos. A palavra de ordem é encher o Estádio AXA, iniciativa incluída na campanha de marketing do clube.

De portas abertas para encher o Estádio AXA. Apesar dos percalços na Liga e do afastamento da Europa, o Sp. Braga mantém a campanha de promoção do clube de olho na conquista de novos sócios, por isso, a última jornada do campeonato terá entrada livre para todos os adeptos e simpatizantes do emblema arsenalista.
Encher o estádio é a palavra de ordem. As portas vão abrir-se, gratuitamente, aos sócios e adeptos, para a recepção à Académica, sábado, pelas 17h30.

Presença garantida é a dos alunos das escolas abrangidas pela operação de charme do Sp. Braga. Ontem, foi a vez da Escola EB 1 da Sé receber Roberto Brum e Matheus, numa sessão de autógrafos que levou ao delírio mais de 200 jovens alunos. "Sou sócia do Sp. Braga e costumo ir ver os jogos com a minha família. Canto, grito e gosto de tudo. Às vezes até levo cartazes, alguns é para pedir a camisola aos jogadores. É fixe ir ao estádio", contou Marta Fernandes, aproveitando para dei-xar uma mensagem à equipa: "que marquem muitos golos e que sejam bons jogadores".
Adepto também do Sp. Braga e jogador das escolas do Maximinense, Carlos Manuel lembrou que os jogadores preferidos são Zé Manel, Jorginho e João Pereira e deixou um apelo: "que o Sp. Braga ganhe todos os jogos na próxima época".

CM