News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

O Renascer da fénix

Started by FIDELIS, 23 de April de 2008, 23:16

Previous topic - Next topic

FIDELIS

Esta época de todas as nossas frustações aproxima-se a passos largos do fim. Aquilo que todos desejamos é que o ENORME SCBRAGA a termine com a maior dignidade possível e que renasça em força na próxima, com novo treinador, novos jogadores, nova ambição.

Com este tópica queria lançar discussão sobre o que poderia mudar ou o que poderia ser feito para que a mistica Braguista regresse com mais força. È notório que o MKT do Braga está a fazer um enorme esforço no sentido de levar os bracarenses ao estádio e mais do que isso torná-los Braguistas, mas a época acabou por minar um pouco os objectivos. O que poderiamos nós fazer para manter viva e chama e se possivel elevá-la ainda mais?

Já se falou por aqui na criação de pequenos grupos de apoio, à semelhença das peñas espanholas, acho uma excelente ideia que serviria para agregar mais adeptos e torno de uma causa. O Braga tenta reactivar os núcleos o que serviria também para dinamizar o clube principalmente fora de Braga.

Mas outros exemplos podem ser dados, por vezes com pequenas grandes coisas, como por exemplo, exigir do clube que em todos os jogos os jogadores prestem a sua homenagem aos adeptos, o que serviria para unir ainda mais a familia Braguista, ou que o Hino do Braga volta-se a ser entoado o início de cada jogo.

Enfim, venham ideias e venha o debate
O MKT está atento e pode ser que nós proprios contribuamos para o seu sucesso.

Fidelis Bracara
Braga e Basta

ELSA

Por acaso esse aspecto do agradecimento aos adeptos é importante, eu acho, porque revela a consideração que os jogadores demontram ter (ou não) por eles...revela também o nível de liderança e até de organização de um clube!

E claramente este ano no SCB isso não existiu...foi um clube autenticamente "sem rei nem roque" e isso entristece-me!
Já não falo dos jogos com maus resultados/exibições, mas mesmo naqueles (poucos) em que foram aplaudidos, os jogadores (nem sequer todos) lá fizeram o frete de agradecer...isto nos jogos em casa, porque nos jogos fóra parece-me que a falta de consideração foi ainda maior!

Vi no nosso estádio tão bons exemplos...nacionais e estrangeiros...neste último caso, mesmo quando saíram derrotados! Reparei, por exemplo, no final de um jogo do porto, o seu treinador (que, por acaso já treinou o nosso, mas eu não me lembro qual era a sua postura cá) a "mandar" os seus jogadores agradecerem ao público...enfim...e outros mais...

Também aqui temos que evoluir, mudar mentalidades e atitudes...

mágicoBRAGAallez

Por falar em hinos... Porque raio é que somos o único clube que não entoa o Hino no inicio de cada jogo!!?? Por muito que  o "É golo é golo do Braga" seja uma música que puxe pelos adeptos, nada se compara à emoção de ouvir o Hino do SCBraga!

ric

Em 1 de Noivembro do ano passado, depois da tomada de posse de AS, elaborei aquilo que consideravam ser "os 7 trabalhos de salvador" para o seu mandato.é curioso relembrar e acho que se enquadra , perfeitamente, neste tópico.

à semelhança dos 7 trabalhos de Asterix, "Salvadorix" tem que meter "maos á obra":

1- DEFINIÇÃO DO PROJECTO ACADEMIA

Sendo o projecto do mandato, é urgente definir correctamente e com exactidão os contornos do mesmo. Situações indefinidas e que levam a especulações que não dignificam o clube nem os bracarenses devem ser escalpelizadas. Situação, esquema de pagamento dos terrenos, tipo de participação de entidades públicas e privadas, envolvência da área comercial/habitacional, esquema de funcionamento, objectivos e sobretudo, definição rigorosa do plano de custos e manutenção mensal são necessários.
SITUAÇÃO ACTUAL: NADA SE SABE DE CONCRETO

2- TORNAR A DAR ESTABILIDADE Á EQUIPA

Depois da turbul~encia dos últimos dias e da proporia temporada, Salvador precisa urgentemente de estabilizar o grupo dando-lhe a tranquilidade necessária. Transições não traumáticas precisam-se para colocar o Braga na rota dos últimos anos em termos desportivos. Impoem-se uma resolução urgente mas segura e pensada sobre o novo treinador. Rui casaca deve ter responsabilidades acrescidas , para com a sua experiência , bloquear focos de instabilidade.
Urgente a resolução do caso JVP
SITUAÇÃO ACTUAL: NÃO SE OBTEVE A NECESSÁRIA TRANQUILIDADE. COM FREITAS OXALÁ APAREÇA

3- DAR APOIO Á FORMAÇÃO

Convém salientar que serão 2 a 3 anos a preparação da nova Academia. E até lá, não podemos esquecer a formação nem as condições logisticas e humanas para a sua natural maturação e desenvolvimento. Que não se esqueça esta área com promessas e sonhos de que tudo será diferente com a Academia
SITUAÇÃO ACTUAL: NADA SE ESPECIAL SE FEZ PELA FORMAÇÃO

4- CONTINUAR COM O ECLETISMO NO CLUBE

manter a definição e projecto de que as modalidades deverão ser auto-suficientes mas pensar em canalizar alguns dividendos quando for caso de ..ganhar. O clube vive de titulos e não apenas do seu caracter formador desportivo. E titulos trazem mais atletas, maisor dinamismo e necessariamente novos horizentes.
Seria interessante repensar em 1 ou 2 modalidades como "modalidades de potencial sucesso " e dotar-las de maiores apoios
SITUAÇÃO ACTUAL: NÃO SE REFLECTIU SÉRIAMENTE NISTO. AS MODALIDADES ESTÃO "AO SABOR DO VENTO" SEM UMA POLITICA CONCRETA. ENTRETANTO, OS NOSSOS VIZINHOS GANHAM TAÇAS E CAMPEONATOS....

5- DAR VISIBILIDADE Á MARCA BRAGA

recentemente figura amiga ligada á televisão, confidenciou-me que um dos clubes mais dificeis na relação com a TV é o Braga. Os jogadores como que são "complidos" a não aceitar entrevistas e raramente o presidente compareceu em algum programa televisivo.
Ora esta "não visibilidade" é totalmente contrária á abertura ue um clube deve ter tornando-se elemento potenciador de interesse até para os sponsors. Como reage um sponsor se os seus "suportados" não aprecem nos média? Alguém se lembra da última grande entrevista, na radio, jornais ou televisão de um atleta do SCBraga que não seja a normal projecção de um jogo?
Verifico com agrado uma certa abertura e maior projecção do Braga nos jornais mas o clube não corresponde com os seus activos nessa visibilidade.Interessa repensar esta estratégia e pensar que o clube/SAD não se pode "fechar sobre si" mesmo que seja a proposito de interesses de fortalecer o grupo.
E além disto, apostar no merchandising, na criação do "público alvo" do SCB, apostar no esuqema certo de cativar adeptos e tentar que a se possa usar a ciencia,  através de sstudos de mercado e de cariz sociológico, perceber o afastamento dos adeptos.

SITUAÇÃO ACTUAL: É QUE MAIS SE APROXIMOU DOS GRANDES OBJECTIVOS DESTA ÁREA. SEM DÚVIDA QUE DEVE CONTINUAR COM ESTA FORÇA

6-  TORNAR O ESTÁDIO AXA "APETECIDO"

estou certo que Antonio salvador reconhece que temos um estádio grandioso mas pouco funcional. è urgente o repensar do mesmo e encontrar com a CMB as melhores opções para o mesmo.
É urgente reformular acessos, redefinir esquemas de movimentação, repensar divisórias preservando a segurança, atentar nos problemas de estacionamento, renovar bares e criar áreas de merchandising, criar corredores e acessos próprios para os mais
idosos e doentes, repensar os esquemas dos ascensores.
No fundo, tornar o AXA um estadio dos tempos modernos...
SITUAÇÃO ACTUAL: NADA SE SABE DE CONCRETO PARA ALÉM DOS TRANSPORTES COLECTIVOS QUE SÃO BEM MAIS APETECIDOS FRUTO DE PROTOCOLO COM O MKT DO SCB

7- REPENSAR O TRATAMENTO COM OS SÓCIOS

Este ponto apesar de estar no fundo é dos mais importantes. Quem disser que o clube evoluiu no relacionamento com os seus sócios da mesma forma com que ganhou nas 4 linhas mente.
Apesar de algumas boas tentativas ( o site por exe,ainda continua longe do esperado apesar de melhorado) deve ibcrementar-se um atendimento mais eficiente. Criar um linha de sócio, potenciar um Provedor do Associado, tornar mais agradáveos os pontos de venda e secretria do clube são factores que AS não deve descurar.
importaria repensar sériamente na baixa de sócios desde a última renumeração e tentar cativar aqueles que desistiram através de contactos dorectos e de telecontacto.
Importaria repensar o papel dos cobradores, veiculos importantes na dinamização e na continuidade de muitos sócios.
No fundo, seria conseguir ter uma atitide proactiva potenciando o contacto "electrónico" mas potenciando o contacto directo.
SITUAÇÃO ACTUAL: MELHOROU MAS AINDA MUITO FALTA FAZER

Estes são os 7 trabalhos de SALVADORIX. Para um Braga "demolidor e imparável" como op presidente quer e eu assino, entusiasticamente por baixo!

GanDhi

Porque será que quando os topicos envolvem coisas mais sérias e mais longas não obtêm tantas respostas como nos topicos mais simples ::)
Bem de qualquer das maneiras estou de acordo com o Sr Salvador e o Sr Ric..Os 7 trabalhos de Salvador sem duvida..Sem nunca querer-mos dar um passo maior que a perna e com calma penso que conseguiremos marcar a diferença no futebol nacional..

FIDELIS

obviamente que o Salvador tem ainda muito a fazer...mas eu estava a tentar ir um pouco mais longe...queria saber o que podemos nos fazer não só para manter viva a mitica braguista....se é que existe.....se não existe como podemos faze-la renascer??
foram apontadas algumas ideias...muitas vezes simpes que podem trazer grandes dividendos neste campo
ás vezes nem é preciso convencer as pessoas a ser sócios...ás vezes bastam determinadas atitudes nossas que por si só levantam o fervor clubistico e empurram outros para isso

venham ideias

Fidelis Bracara
Braga e Basta

GanDhi

O tema das colunas ou dos agradecimentos dos jogadores estão a ser mais discutidos do que este que me parece muito mais importante ??? ??? ???