News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 22/04

Started by Olho Vivo, 22 de April de 2008, 03:07

Previous topic - Next topic

Olho Vivo

SAD aceitou ontem à noite a resignação do TREINADOR, entregando a equipa a António Caldas

Manuel Machado demitiu-se

Por Pascoal Sousa e Vítor Queirós

Manuel Machado abandonou ontem o comando técnico do Sp. Braga, pouco mais de cinco meses depois de assumir os destinos da equipa. A decisão de abdicar do cargo partiu do professor, que na hora da despedida se revelou «grato à instituição», dirigindo palavras de agradecimento a António Salvador, presidente da SAD. António Caldas, treinador dos juniores, vai dirigir a formação principal nos três jogos que faltam disputar na Liga.

Foi já perto das 22 horas que o Sp. Braga emitiu um comunicado dando conta da decisão de Manuel Machado de colocar um ponto final na ligação com o clube, que durava desde o passado dia 8 de Novembro. A SAD aceitou o pedido de demissão, delegando em António Caldas a tarefa de dirigir a equipa até ao final da temporada — ou seja, nos próximos três compromissos da Liga, bem como na final da Liga Intercalar, frente ao Varzim.

Vital, treinador dos guarda-redes, e Virgílio Fernandes, elemento responsável pela observação dos adversários do Sp. Braga vão coadjuvar Caldas neste regresso à equipa principal. Com efeito, o actual treinador dos juniores já fizera a ponte entre os consulados de Jorge Costa e Manuel Machado, dirigindo a equipa em dois desafios da Liga, na 9.ª e 10.ª jornadas, frente ao Leixões (derrota 0-3) e o Sporting (vitória expressiva por 3-0).

Professor grato ao clube

A saída de Manuel Machado não deixou de constituir uma surpresa, até porque de manhã o professor dirigiu normalmente o treino, assistindo, à tarde, ao funeral de Monsenhor Melo, na companhia do plantel e de António Salvador. A decisão do treinador ganhou forma ao início da noite, na habitual reunião com a Administração destinada a analisar o resultado do último jogo, no caso concreto a derrota por 1-4 frente ao Marítimo, na Madeira, que afastou ainda mais a equipa dos lugares de acesso à Europa.

Nesse encontro, Manuel Machado pôs as cartas na mesa, apresentando a sua demissão por considerar que uma medida desta natureza pode ser benéfica para a equipa, estimulando-a a lutar pela melhor classificação possível nos três jogos que faltam disputar na Liga. A A BOLA, Manuel Machado revelou que se despede do clube sem mágoa: «Estou agradecido por me terem dado a possibilidade de trabalhar num clube com esta grandeza e dimensão. Desejo os maiores sucessos desportivos ao Sp. Braga, louvando o elevado trato da SAD, em especial do presidente António Salvador. Espero ver o Sp. Braga alcançar o objectivo mínimo traçado para esta época, a Taça UEFA.»




FINAL DA INTERCALAR É AMANHÃ

Varzim recusou adiamento

Salvo qualquer acordo de última hora entre Varzim e Sp. Braga, a final da Liga Intercalar disputa-se mesmo amanhã, às 16 horas, no Estádio do Trofense. Não era o desfecho desejado pelos bracarenses, que tentaram adiar a partida para 14 de Maio, ou, em alternativa, 17 do mesmo mês. A AF Porto, organizadora da prova, tentou mediar um acordo, mas esbarrou na intransigência dos poveiros. O Varzim não perdoou o facto de lhe ter sido recusada uma nova data para a partida da meia-final, recusando, com base nisso, qualquer adiamento do jogo decisivo com o Sp. Braga.

Desta forma, António Caldas vai assinalar o seu regresso ao banco de suplentes do Sp. Braga na Trofa. Mas o sucessor de Machado sabe que o mais importante é o jogo com o Paços de Ferreira...



PERUANO MUITO QUEIXOSO

Rodriguez em dificuldades

Convocado para o último jogo, apenas para compor o banco de suplentes, Rodriguez continua a evoluir num quadro de treino muito limitado, o que levanta algumas dúvidas sobre a sua condição física para o desafio com o Paços de Ferreira. Lesionado na perna direita desde a partida frente ao Sporting, o peruano trabalhou à parte do restante grupo e foram evidentes as suas dificuldades no desenvolvimento dos exercícios no relvado. De qualquer forma, e apesar de a antecipação do jogo com os pacenses ter reduzido a margem de manobra do defesa-central, o departamento médico vai fazer todos os esforços para colocar o jogador em condições mínimas de poder ser chamado por António Caldas.



ADEUS A MONSENHOR — Plantel e dirigentes do Sp. Braga prestaram ontem homenagem a monsenhor Melo, presidente do Conselho Geral e um nome que estará para sempre associado à história do clube. Milhares de pessoas assistiram ao funeral desta figura ímpar da cidade e do distrito de Braga

in A BOLA

JotaCC

Adeptos não têm dúvidas: SAD é a culpada pela crise


Na semana seguinte à apresentação de Carlos Freitas como manager do Braga - numa cerimónia em que António Salvador assumiu como seus os erros cometidos no passado - um inquérito de O JOGO online ratifica a afirmação do líder culpando a administração da SAD pela má temporada que a equipa vem protagonizando na Bwin Liga. Numa votação recorde e que duplicou a média de votos apurados, 46% dos adeptos culpam as decisões da SAD que, na pessoa de António Salvador, foi reconduzida já esta temporada para um novo mandato, até 2010. Na época em que Jorge Costa foi o técnico escolhido para começar e foi despedido à oitava jornada, depois de um empate na Naval, em que entraram 20 jogadores para o plantel entre Agosto de 2007 e Janeiro de 2008 e recaiu em Manuel Machado - que vinha do desemprego depois de ter saído de uma Académica no último lugar - o desejo formulado por Salvador de conquistar um título esbarrou na realidade de uma equipa que apesar de formada com base no quarto maior orçamento da Bwin Liga não foi capaz de conquistar nem os objectivos mínimos. Numa altura em que faltam três jornadas para terminar o campeonato, o quinto lugar - o último a dar acesso à Taça UEFA - dista já sete pontos e até a qualificação para a Taça Intertoto corre sérios riscos de perder. Na lista de culpas, Jorge Costa, com 6 por cento dos votos apurados (num total de 1436) surge como o menos atingido, seguindo-se Manuel Machado (23%) e, por fim, os atletas, com um quarto dos votos apurados. E por falar em jogadores, é bom lembrar que a equipa foi desde o início da temporada assolada por lesões, algumas de (muito) longa duração, factor que pesou também na forma como a temporada vem decorrendo.


João Tomás pronto para a recta final


O treino de ontem, o primeiro à porta aberta em várias semanas, mostrou que João Tomás está totalmente recuperado e pronto para se constituir como opção para o que resta da temporada, na primeira vez em ano e meio que poderá jogar sem dores no joelho esquerdo, recentemente operado. Ausente desde a recepção ao Werder Bremen, em 21 de Fevereiro, João Tomás tem agora as condições físicas ideais para voltar à equipa, restando agora a Manuel Machado a opção de o colocar em campo, depois de o ter convocado para a partida com o Marítimo. Outra questão pendente tem que ver com o processo de renovação. A SAD abriu esse dossiê no final de 2007 mas, desde então, a situação não conheceu desenvolvimentos sendo, a par de Carlos Fernandes, o único jogador que não tem contrato firmado para a próxima temporada, duas questões para Carlos Freitas resolver em breve.

Final joga-se amanhã

O Varzim não aceitou a proposta de adiamento da final para 14 ou 17 de Maio e a Associação de Futebol do Porto fez valer os regulamentos e confirmou para amanhã, pelas 16h00, no Estádio do CD Trofense, a partida de decisão da prova. De recordar que o Braga defronta, dois dias depois, o Paços de Ferreira para a Bwin Liga. A data da final - segundo a AFP - está marcada desde Outubro de 2007.

Em peso no funeral

António Salvador liderou ontem a comitiva do Braga que compareceu na Sé de Braga para o funeral do monsenhor Eduardo Melo, presidente do Conselho Geral do clube, falecido no passado sábado, numa impressionante manifestação de pesar pela morte de uma das figuras mais carismáticas do clube e figura sempre presente nas crises do emblema arsenalista. Emílio Macedo, presidente do Guimarães, também compareceu à cerimónia.


Machado deixa Braga


Manuel Machado deixou ontem de ser o treinador do Braga, dando por concluída uma relação que durava desde o início de Novembro, após a saída de Jorge Costa do comando técnico da equipa. A série de maus resultados e a consequente perda de margem de manobra no que concerne à luta por um lugar na Taça UEFA precipitou os acontecimentos e levou a que, à segunda, a SAD aceitasse o pedido do treinador de terminar as suas funções à frente da equipa. Manuel Machado assumiu o comando técnico da equipa, em jogos da Bwin Liga frente ao Leiria (0-0) e, dezasseis jornadas depois, abandona o comando técnico, depois de adicionar 19 pontos à contabilidade que encontrou.

António Caldas volta a ser o técnico escolhido pela SAD para assumir a direcção técnica da equipa, assim se mantendo até o final da temporada, sendo ele quem começará hoje de manhã a preparar a próxima partida, frente ao Paços de Ferreira.

A notícia foi ontem tornada oficial num comunicado publicado no sítio do Braga, com a SAD a declarar o "profundo agradecimento e reconhecimento dos méritos profissionais e humanos do professor Manuel Machado". No mesmo tom e em declarações a O JOGO, o treinador cessante deixou uma "palavra de apreço ao presidente, à SAD e ao clube bem como de agradecimento às mesmas entidades", desejando-lhes "muitos sucessos" no futuro para o clube.

OJOGO

JotaCC

Manuel Machado deixa Sporting de Braga
Manuel Machado pediu ontem a sua demissão do cargo de treinador do Sporting de Braga, tendo o seu pedido sido aceite pela administração da SAD.
   


Num curto comunicado, no seu site, ontem ao final do dia, a Administração da Sporting Clube de Braga — Futebol, SAD, afirma que "recebeu e aceitou o pedido de cessação de contrato do Prof. Manuel Machado".
No segundo ponto adianta ainda que "na hora da saída cabe referir o profundo agradecimento e reconhecimento dos méritos profissionais e humanos do Prof. Manuel Machado."
Ao que tudo indica, o treino de hoje vai ser orientado por António Caldas, que tem treinado a equipa de juniores e terminou este fim-de-semana o campeonato no terceiro lugar.


   

Europa nem por um canudo

O clube arsenalista está, praticamente, afastado da rota das competições europeias. Mesmo pela via da Intertoto, os caminhos estão tapados, dado a intromissão de clubes como Marítimo, Belenenses e Boavista...

A derrota de sábado, na Madeira, praticamente hipotecou todas as possibilidades do Sporting de Braga garantir o apuramento para as competições europeias. Seis pontos distam o clube arsenalista do 6.º classificado (Marítimo), quando já só estão nove pontos em disputa. Pior ainda, é que nem pela via da Intertoto o sonho "europeu" pode ser alimentado, face à intromissão de clubes como Marítimo, Belenenses e Boavista. Nesta altura, estes clubes estão melhor classificados que o Braga, logo só será possível entrarem dois clubes portugueses nesta prova, caso aconteça a desistência de algum clube de outro país.

É necessário recuar cinco anos na história do Braga, para dar de caras com uma época pior. Curiosamente foi no ano em que António Salvador assumiu a presidência da SAD, tendo apostado na contratação de Jesualdo Ferreira, que sucedeu a Fernando Castro Santos. Jesualdo apenas cumpriu os últimos dois meses da época, classificando a equipa no 14.º lugar, escapando aos últimos lugares da tabela. Sucederam-se quatro anos de êxitos, com o clube a afirmar-se no topo do futebol nacional. Nas últimas três temporadas conquistou o quarto lugar e foi, ainda, quinto classificado na época de 2003/04, garantindo igualmente o apuramento para as competições europeias. O objectivo desta época falhou.

Sem palavras para tanto descontentamento

Treino à porta aberta. Foi a grande novidade do dia de ontem no Sporting de Braga. Mas pouco mais de uma dezena de adeptos marcou presença, ao contrário do que se podia imaginar. As trocas de conversas entre os presentes incidiram na falta de rendimento da equipa e impressionante onda de lesões. De resto, desilusão e grande descontentamento pela carreira que o Sporting de Braga está a efectuar no presente campeo-nato. E essa desilusão foi reflectida, simplesmente, através de olhares desconfiados, sem aso a qualquer confusão.
Os jogadores e treinadores acabaram por sair do relvado em direcção aos balneários em silêncio. Os adeptos, indagados, responderam em silêncio. Não houve palavras para tamanho descontentamento. O treino de hoje está agendado para as 10 horas e novamente aberto ao público.

CM

JotaCC

Manuel Machado demite-se do Sp. Braga

Manuel Machado demitiu-se esta segunda-feira do cargo de treinador do Sporting de Braga, anunciou o clube da Liga portuguesa de futebol, no seu site oficial na Internet. 

   
Depois de ter orientado o treino matinal, à porta aberta, após a goleada sofrida na Madeira (4-1 frente ao Marítimo), Manuel Machado pediu a rescisão do contrato
com o Sporting de Braga, informa o clube.

"A Administração da Sporting Clube de Braga - Futebol, SAD recebeu e aceitou o pedido de cessação de contrato do Prof. Manuel Machado", diz o curto comunicado publicado hoje à noite no site oficial dos "arsenalistas".

A nota, que não se refere à sucessão do treinador, termina dizendo que "na hora da saída cabe referir o profundo agradecimento e reconhecimento dos méritos profissionais e humanos do Prof. Manuel Machado".

A saída de Manuel Machado segue-se a três derrotas consecutivas no campeonato - Sporting (2-0), União de Leiria (0-1) e Marítimo (4-1) - que deixaram o Sporting de Braga na nona posição e praticamente afastado do seu objectivo europeu. 

RTP

JotaCC

Sp. Braga: Machado demitiu-se, Caldas fica até ao fim


O Sp. Braga anunciou nesta segunda-feira que Manuel Machado apresentou a sua demissão do cargo de treinador. A SAD aceitou o pedido e entregou a António Caldas, uma vez mais, a responsabilidade de orientar a equipa até ao final da temporada, anunciando então o novo treinador.

Segue o comunicado, na íntegra:

«A Administração da Sporting Clube de Braga - Futebol, SAD recebeu e aceitou o pedido de cessação de contrato do Prof. Manuel Machado.

Na hora da saída cabe referir o profundo agradecimento e reconhecimento dos méritos profissionais e humanos do Prof. Manuel Machado.»

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Sobe e desce

SOBE
Weldon
Belenenses

O avançado do Belenenses marcou os dois primeiros golos e ajudou a equipa a transformar um jogo que se previa complicado num verdadeiro passeio. Weldon acabou com a resistência do V. Setúbal. Zé Pedro também marcou, mas o último fôlego pertenceu a João Paulo, que fez dois golos, um deles acrobático.

Boavista


Foi o grande protagonista da semana pelas piores razões. Mas no final, a direcção liderada por Joaquim Teixeira encontrou uma solução (ainda que provisória) e os jogadores responderam com uma vitória. Mais: Jaime Pacheco consegue manter o clube a sonhar ainda com um lugar na Europa.


DESCE
Sporting


Depois da estrondosa vitória sobre o Benfica pensou-se que o pior tinha passado em Alvalade. Não passou. A equipa continua a praticar um futebol medíocre e sem consistência. E foi goleada no terreno de uma equipa que já pensa na Liga de Honra. O V. Guimarães agradeceu mais uma "aselhice".

Benfica



Chalana chega a comover quem o ouve. No final do jogo com o FC Porto deu-se por satisfeito por o Benfica não ter sido humilhado no Dragão. Onde está a ambição do clube que Luís Filipe Vieira prometeu transformar num colosso mundial? Não existe. Talvez por isso o reinado do presidente corra o risco de estar a terminar.

Manuel Machado
Sp. Braga

No início, o objectivo era a Liga dos Campeões. Mas com a Liga perto do fim, até a Taça UEFA parece uma miragem. Por isso, e porque a qualidade do plantel permite sonhar com outros voos, as três derrotas consecutivas do Sp. Braga na Liga fizeram mossa. Ao ponto de o treinador Manuel Machado ter apresentado ontem a demissão. Agora, o clube terá de encontrar um terceiro técnico para uma só temporada.

PUBLICO

JotaCC

#6
Manuel Machado deixou o Sporting de Braga      


Manuel Machado demitiu-se  do cargo de treinador do Sporting de Braga, anunciou o clube da Liga portuguesa de futebol, no seu site oficial na Internet. Depois de ter orientado o treino matinal, à porta aberta, após a goleada sofrida na Madeira (4-1 frente ao Marítimo), Manuel Machado pediu a rescisão do contrato com o Sporting de Braga, informa o clube. "A Administração da Sporting Clube de Braga - Futebol, SAD recebeu e aceitou o pedido de cessação de contrato do Prof. Manuel Machado", diz o curto comunicado publicado hoje à noite no site oficial dos "arsenalistas". A nota, que não se refere à sucessão do treinador, termina dizendo que "na hora da saída cabe referir o profundo agradecimento e reconhecimento dos méritos profissionais e humanos do Prof. Manuel Machado". A saída de Manuel Machado segue-se a três derrotas consecutivas no campeonato - Sporting (2-0), União de Leiria (0-1) e Marítimo (4-1) - que deixaram o Sporting de Braga na nona posição e praticamente afastado do seu objectivo europeu.

MAIS ACTUAL

JotaCC

Sporting de Braga: Manuel Machado demitiu-se
Manuel Machado demitiu-se do cargo de treinador do Sporting de Braga, anunciou hoje o clube no seu site oficial.

Depois de ter orientado o treino matinal, à porta aberta, Manuel Machado pediu a rescisão do contrato com o Sporting de Braga.

«A Administração da Sporting Clube de Braga - Futebol, SAD recebeu e aceitou o pedido de cessação de contrato do Prof. Manuel Machado», lê-se no comunicado emitido no site oficial dos arsenalistas.

DIARIO DIGITAL

JotaCC

Manuel Machado demitiu-se ontem do cargo de treinador do Sporting de Braga     

Manuel Machado demitiu-se ontem do cargo de treinador do Sporting de Braga.

Segundo o site do Sporting de Braga, depois de ter orientado o treino matinal, à porta aberta, após a goleada sofrida na Madeira (4-1 frente ao Marítimo), Manuel Machado pediu a rescisão do contrato com o clube minhoto.

A nota, que não se refere à sucessão do treinador, termina dizendo que na hora da saída cabe referir o profundo agradecimento e reconhecimento dos méritos profissionais e humanos do Prof. Manuel Machado.

A saída de Manuel Machado segue-se a três derrotas consecutivas no campeonato - Sporting (2-0), União de Leiria (0-1) e Marítimo (4-1) - que deixaram o Sporting de Braga na nona posição e praticamente afastado do seu objectivo europeu.

ANTENA MINHO

JotaCC

Manuel Machado deixou Sporting de Braga
O técnico Manuel Machado deixou, ontem, o Sporting de Braga, onde deverá ser substituído, até final da temporada, por António Caldas. O técnico não resistiu aos maus resultados da equipa, que culminaram com uma goleada na Madeira (4-1).

DM

JotaCC



Manuel Machado abandona Sp. Braga



António Caldas volta a assumir a condução da equipa bracarense, consumada a saída de Manuel Machado


António Caldas que já tinha assumido o comando técnico do Sporting de Braga, na fase de transição, entre a saída de Jorge Costa e a contratação de Manuel Machado, volta a orientar a equipa nas três derradeiras jornadas do campeonato.

Comunicado:
"A Administração da Sporting Clube de Braga - Futebol, SAD recebeu e aceitou o pedido de cessação de contrato do Prof. Manuel Machado.
Na hora da saída cabe referir o profundo agradecimento e reconhecimento dos méritos profissionais e humanos do Prof. Manuel Machado."

RR