News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DIA 08/04

Started by JotaCC, 08 de April de 2008, 08:18

Previous topic - Next topic

JotaCC

Kalaba chegou

Rainford Kabala está, desde ontem ao final da manhã, em Braga depois de uma maratona de dois dias a viajar desde Ndola, cidade onde alinha pelo Zesco United, até ao Porto. Pelo meio, pernoitou em Lusaca, de sábado para domingo, seguindo depois para Joanesburgo, na África do Sul, de onde viajou rumo a Frankfurt antes de efectuar a ligação final até ao Porto. Acompanhado de Gabriel Kaunda, responsável da Afrisports, empresa que gere a sua carreira futebolística, o pequeno jogador tinha mais dois empresários da mesma representação a aguardá-lo no aeroporto, seguindo em silêncio para a viatura. Avessos a esclarecimentos, os acompanhantes apenas disseram que Kalaba iria ficar em Braga "alguns dias" não confirmando, sequer, que tinha viajado para Portugal com o propósito de fazer os exames médicos e assinar um contrato válido por cinco temporadas com o clube arsenalista. Impedido de jogar pelo Zesco United no último sábado para a Liga dos Campeões Africanos, contra o Al Hilal, do Sudão, devido a lesão, Kalaba, segundo a imprensa da Zâmbia, tem à sua espera um contrato que vai custar à SAD cerca de 100 mil euros. De baixa estatura e aspecto franzino, mas com pernas arqueadas a denunciá-lo como jogador de futebol, o médio internacional tem agora dois dias para mostrar que reúne condições físicas para vir a integrar o futuro plantel dos minhotos.

Exames ontem, análises hoje

A Clínica de São Lázaro será, nestes dois dias, o local onde Kalaba vai passar mais tempo, repartindo a acção entre exames, que decorreram na sua maioria ontem, e as análises hoje de manhã. Depois será tempo de tratar da questão processual - uma vez avaliada a sua real condição física, e assinar contrato, regressando depois à Zâmbia para continuar a representar o Zesco United até Julho, altura em que vai regressar a Portugal para uma nova aventura no futebol europeu.


SAD quer ver os relatórios

A SAD do Braga fez ontem seguir para a Liga dos Clubes um pedido de acesso aos relatórios dos árbitros e observadores dos últimos jogos em que participou, a fim de poder avaliar o que uns e outros escreveram a propósito dos jogos em que interveio a equipa do Braga. Só depois de analisados os relatórios, a SAD tomará uma posição pública.

Esta reacção surge no dia seguinte à partida com o Sporting, em que o clube entende ter havido um erro do árbitro Bruno Paixão ao não assinalar o golo obtido por Matheus, já na segunda parte. De resto, as queixas não se circunscrevem ao que se passou frente ao conjunto leonino, já que na jornada anterior, findo o jogo com o Leixões, Manuel Machado também se queixou de um penálti cometido sobre Matheus. Numa altura em que tem o sexto lugar em perigo, o Braga esboça uma reacção que poderá revelar-se importante nesta fase da temporada, em que o rol de candidatos à Taça UEFA ganha novos nomes a cada jornada. Belenenses, Nacional, Marítimo e Boavista perfilam-se como sérios concorrentes.

Rodriguez com entorse

Rodriguez sofreu uma entorse traumática e, por força disso, ontem não foi autorizado a integrar a sessão de recuperação activa que precedeu a folga de hoje. O departamento médico vai reavaliar o jogador hoje, mas é quase certo que a sua lesão é recuperável a tempo de poder defrontar o Leiria. Sem evolução continuam as queixas de César Peixoto que ontem se manteve apenas com tratamento, contrariando as últimas expectativas que apontavam para um regresso ontem ao trabalho de campo. Madrid e Wender, fizeram apenas corrida ligeira no relvado, enquanto para João Tomás fez uma pausa.

Batido após 425 minutos


Batido na Luz ao minuto 21, por Luisão, Kieszek não sofreu golos nas quatro jornadas seguintes (Guimarães, Nacional, Naval e Leixões). No domingo, em Alvalade, a contagem dos minutos sem sofrer terminou no remate de Djaló, à passagem do minuto 36. Ao todo, Kieszek aguentou sem sofrer golos 425 minutos, uma marca de respeito mas, ainda assim, longe do recorde de Paulo Santos que, no arranque da temporada 2005/06 resistiu 594 minutos, só sendo batido à sétima jornada em Vila do Conde num... autogolo de Madrid.


INQUÉRITO ONLINE
REALIZADO NOS DIAS 6 E 7 DE ABRIL

P | O golo anulado a Matheus podia permitir uma reviravolta no marcador favorável ao Braga?

O golo que não foi sancionado a Matheus iria contribuir para uma reviravolta do Braga no marcador frente ao Sporting, concluiu assim a esmagadora maioria dos leitores d'O JOGO online que, seduzidos pela resposta em campo que a equipa estava a dar na altura, acreditam que a equipa de Machado ainda daria a volta ao resultado.

SIM - 73%

NÃO - 27%

Nº de participantes: 691



O JOGO

JotaCC

Braga solicita relatório do observador à Liga
O Braga queixa-se da arbitragem de Bruno Paixão em Alvalade


Revoltado com o trabalho de Bruno Paixão no encontro de anteontem, com os leões, o Sporting de Braga promete não calar a indignação e vai pedir o relatório do observador do árbitro à Liga de Clubes.

Alvalade, minuto 60 Matheus sobe mais do que Abel e cabeceia para as redes leoninas. Os bracarenses festejam um golo que não valeu, ninguém percebeu por que motivo. Seria o 2-1 e o jogo estaria relançado, até porque os visitantes dominavam claramente a partida, com vagas de ataque constante à baliza de Rui Patrício. O lance marcou o jogo e os arsenalistas não se conformam com a actuação do juiz setubalense. Aliás, o critério disciplinar do árbitro também mereceu reparos, logo após o final do embate, por parte do treinador Manuel Machado.

Encaixada a sétima derrota na Liga e com Belenenses e Marítimo a apertarem o cerco na luta pelo sexto lugar - o Braga divide o sétimo posto com os madeirenses, a dois pontos dos azuis -, o alarme disparou nos altos comandos da SAD bracarense, isto depois de Manuel Machado ter alertado, na conferência de Imprensa que se seguiu ao jogo com o Leixões, para o facto de as arbitragens estarem a penalizar, sistematicamente, a formação do Minho. A insatisfação não é nova, mas as críticas sobem de tom devido à sequência de trabalhos prejudiciais, na visão dos responsáveis arsenalistas. Assim, numa fase de grande decisões na Liga e com a luta por um lugar na Taça UEFA muito apertada, a SAD minhota decidiu pedir o relatório do observador do árbitro do encontro de anteontem, até para perceber se o erro de Bruno Paixão tem reflexo adequado na nota atribuída.

Kalaba assina e parte

Nos gabinetes, segue, também, a preparação da nova época. E o primeiro reforço ficou fechado ontem. Rainford Kalaba, jogador do ano na Zâmbia, esteve em Portugal a efectuar exames médicos e assinou um contrato válido por cinco épocas.

Jovem médio, de 21 anos, Kalaba foi observado por Aloísio Alves na Taça das Nações Africanas e regressa ao futebol europeu, após curta passagem pelo Nice, há duas épocas. O jogador efectuou testes médicos, celebrou o acordo e voltou à Zâmbia, onde ainda vai disputar um encontro pelo Zesco United, antes de se instalar, definitivamente, na Cidade dos Arcebispos.

Rodríguez tem entorse

Ainda no rescaldo do jogo de Alvalade, Rodríguez, com uma entorse traumática no pé direito, não se treinou ontem. Wender, Madrid, João Tomas, Jorginho e César Peixoto também estão lesionados, enquanto Paulo Santos voltou a abrandar o ritmo, ao ressentir-se da cervicalgia que o afastou dos relvados.

A preparação da partida com a União de Leiria, que se desloca ao Estádio AXA na próxima segunda-feira (19.45 horas, Sport TV1), prossegue amanhã, a partir das 10 horas, à porta fechada, uma vez que hoje o plantel goza, hoje, um dia de folga.
      
JN

JotaCC

Kalaba já chegou
Rainford Kalaba, médio ofensivo internacional da Zâmbia, de 21 anos, eleito jogador do ano no seu país, chegou on-tem a Portugal, com destino a Braga. Nas próximas horas deverá assinar um contrato válido por cinco épocas.

O médio zambiano Rainford Kalaba, de apenas 21 anos, que despertou a atenção dos responsáveis bracarenses na última edição da Taça das Nações Africanas, chegou ontem a Portugal para assinar contrato, tendo em vista o reforço da equipa arsenalista para a próxima época.
Na bagagem, Kalaba trouxe um pré-acordo com o Sp. Braga para as próximas cinco temporadas. Mas antes, o jogador tem de ser submetido aos habituais testes médicos e, caso tudo decorra dentro da normalidade, colocará o preto no branco, sendo o pri-meiro reforço oficial.
Kalaba foi um talismã descoberto por Aloísio Alves no CAN'2008, proveniente do Zesco United, da Zâmbia.

CM

JotaCC

Kalaba já chegou e está a ser avaliado
ZAMBIANO FEZ EXAMES MÉDICOS E DEVE ASSINAR POR 5 ÉPOCAS
      
O zambiano Rainford Kalaba aterrou ontem de manhã no Porto. O jogador foi proibido de falar à chegada e seguiu imediatamente para Braga, onde almoçou com directores bracarenses. À tarde, o jovem de 21 anos sujeitou-se aos habituais exames médicos, neste caso mais importantes do que o habitual. É que Kalaba sofreu uma lesão depois de assinar o pré-contrato e, embora haja informações de que tudo está normal, convém não arriscar.

Se os resultados forem os esperados, então o acordo será formalizado e torna-se efectivo, podendo o jogador começar amanhã mesmo a treinar. Recorde-se que o médio foi observado por Aloísio ao serviço da sua selecção na CAN. O Sp. Braga pagará ao seu anterior clube – Zesco United – pouco mais do que 100 mil euros.

RECORD

JotaCC

 Sp. Braga: Rodriguez com entorse traumática     

Rodriguez contraiu uma entorse traumática no pé direito no decorrer do jogo com o Sporting, que motivou a sua substituição no período de descontos da primeira parte.

O central peruano foi por isso ausência notada no regresso do Sp. Braga ao trabalho, esta segunda-feira, já com vista à recepção ao U. Leiria, da 26.ª jornada da Liga, agendada para o próximo dia 17. Paulo Santos ressentiu-se da cervicalgia com que se debate há algumas semanas, tendo cumprido tratamento, terapêutica aplicada igualmente a Wender, Andrés Madrid, João Tomás, Jorginho e César Peixoto, que complementaram com trabalho de ginásio. Manuel Machado concedeu dia de folga para terça-feira, agendando o regresso aos treinos para o dia seguinte, às 10 horas.

MAIS ACTUAL

Pé Ligeiro

Preferência sobre Rodriguez e Stélvio

O FC Porto tem direito de preferência sobre os bracarenses Rodriguez e Stélvio Cruz, contrapartida acertada, ao que O JOGO apurou, por alturas da transferência de Jorginho para Braga. Esta medida, que é uma prática comum entre clubes, não assegura a transferência de qualquer um deles para o Dragão, mas permite ao FC Porto a hipótese de cobrir uma eventual oferta que venha a ser feita.

Rodriguez, central peruano de 24 anos, é titular indiscutível do Braga - 17 jogos no campeonato, três na Taça UEFA - e já foi dado algumas vezes como alvo de cobiça por parte dos portistas, sendo chamado com regularidade à selecção do Peru. Stélvio Cruz, filho andebolista Filipe Cruz, ganhou notoriedade esta época, ainda que não seja presença assídua nas opções de Manuel Machado - cinco jogos na Liga, três na UEFA. Mesmo assim, a evolução de Stélvio, sobretudo nas selecções jovens, não passou despercebida ao FC Porto, que o incluiu neste acordo negociado com os bracarenses. Aos 19 anos, o médio defensivo é já apontado como valor seguro.

Este direito de preferência, repita-se, não concretiza a contratação de nenhum deles, mas garante aos portistas a última palavra quando o Braga analisar futuras propostas que cheguem para os dois jogadores.


Afinal, Jorginho rendeu

Jorginho ainda tinha contrato com o FC Porto, mas saiu a custo zero. O brasileiro não fazia parte dos planos de Jesualdo Ferreira, mas era bem visto por Jorge Costa, que então treinava os bracarenses. Os portistas, depois de algumas hesitações, até porque Jorginho tinha mercado, só aceitaram o negócio mediante as contrapartidas que O JOGO agora desvenda, permitindo perceber melhor os contornos de um negócio que, na altura, não se conheceu por inteiro.

IN OJOGO
BRAGA SEMPRE MAIS!

JotaCC

Rodriguez com entorse traumática

Rodriguez contraiu uma entorse traumática no pé direito no decorrer do jogo com o Sporting, que motivou a sua substituição no período de descontos da primeira parte.

O central peruano foi por isso ausência notada no regresso do Sp. Braga ao trabalho, esta segunda-feira, já com vista à recepção ao U. Leiria, da 26.ª jornada da Liga, agendada para o próximo dia 17.

Paulo Santos ressentiu-se da cervicalgia com que se debate há algumas semanas, tendo cumprido tratamento, terapêutica aplicada igualmente a Wender, Andrés Madrid, João Tomás, Jorginho e César Peixoto, que complementaram com trabalho de ginásio.

Manuel Machado concedeu dia de folga para terça-feira, agendando o regresso aos treinos para o dia seguinte, às 10 horas.

A BOLA

Olho Vivo

Zambiano chegou ontem a portugal, fez testes médicos e hoje deve formalizar ligação

Kalaba assina até 2013

Por Pascoal Sousa

RAINFORD KALABA chegou ontem com destino ao Sp. Braga. O internacional zambiano conclui hoje os exames médicos e formaliza contrato por cinco épocas. A passagem do médio ofensivo por terras minhotas será breve: depois de amanhã regressa ao seu país.

Foi longa a viagem de Kalaba até Portugal: aquele que foi eleito o melhor jogador da Zâmbia em 2007, ano em que também arrecadou o prémio de artilheiro do campeonato local (26 golos marcados) saiu no passado sábado de Ndola, cidade-sede do Zesco United, clube onde joga, para a capital da Zâmbia, Lusaka. Depois de uma noite mal dormida, saltou para África do Sul, fez escala em Frankfurt, na Alemanha, aterrando ontem no Porto às 11.30 horas. Passou 12 horas em aviões.

O jogador chegou acompanhado de Gabriel Kaunda, director do Afrisports FC Kitwe, o clube detentor do passe de Kalaba, pelo qual o Sp. Braga terá pago 100 mil euros — a maior transferência na história do futebol local, de acordo com a imprensa zambiana.

Silêncio à chegada

À espera do little genius (pequeno génio, como é chamado no seu país) estavam mais dois empresários, um deles com ordens para que Kalaba não falasse à imprensa que o aguardava no aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto.

Kalaba obedeceu e despediu-se sorridente com destino a Braga, onde iniciou numa clínica da cidade os testes médicos indispensáveis para a assinatura do contrato com o Sp. Braga, válido por cinco épocas.

Hoje, o atleta deverá concluir a bateria de testes e oficializar a ligação no notário, regressando amanhã à Zâmbia e ao Zesco United para continuar a jogar até final da época.

Kalaba só deverá retornar a Braga no arranque dos trabalhos da próxima temporada. Ontem aproveitou para conhecer os cantos à casa, falar com António Salvador, tendo-se cruzado com alguns dos seus futuros companheiros.

Rodriguez é a oitava baixa

Entretanto, o Sp. Braga regressou ao trabalho, depois da derrota em Alvalade. No plano físico, há a registar nova baixa no plantel, a oitava no espaço de poucas semanas: Rodriguez contraiu entorse traumática no pé direito, mas o departamento médico acredita ser possível recuperar o peruano para o desafio frente ao U. Leiria.

Mais azar teve Paulo Santos. O guarda-redes ressentiu-se de uma cervicalgia e voltou a parar.



Bruno Paixão na mira

SAD pede relatórios

A administração do Sp. Braga, presidida por António Salvador, vai solicitar à Liga o envio dos relatórios do árbitro Bruno Paixão, do observador em Alvalade e do delegado da Liga destacado para o jogo com o Sporting. Agastados com o desempenho de Bruno Paixão, os bracarenses querem saber que nota foi atribuída ao juiz e descobrir nos relatórios uma explicação para a anulação do golo apontado por Matheus. Depois de ler os relatórios a SAD irá decidir que tipo de medidas irá tomar junto da Comissão de Arbitragem.

in A BOLA

RicardoB

Futebol
Sp. Braga reforça-se na II Divisão
José Manuel, internacional português de 17 anos que representa o Merelinense, da II Divisão, vai ser jogador do Sp. Braga nas próximas cinco temporadas.


 
 
Homónimo do já «arsenalista» José Manuel – mais conhecido por Zé Manel -, o jovem jogador representa uma aposta para o futuro do clube minhoto, onde é visto como um goleador de referência.

Internacional sub-18, José Manuel tem ainda idade de júnior mas tem revelado «veia» de goleador ao serviço da equipa sénior do Merelinense, contabilizando 19 golos na presente temporada.